RCAAP Repository

The effect of ownership-control divergence on investment sensitivity to idiosyncratic risk: evidence from an emerging economy

This study investigates the moderating role of the agency conflict between controlling and minority shareholders on the investment-risk relationship. When the ownership-control structure is concentrated, the agency theory indicates that the separation between cash-flow rights and voting rights induces the controlling shareholder to extract private benefits. To assess the effect of ownership-control divergence on the investment-risk relation, we use system generalized method of moments estimator (SYS-GMM) in longitudinal data from 412 Brazilian firms between 1997 and 2010. Our results show that investment is less sensitive to idiosyncratic risk for companies in which the largest shareholder presents high levels of ownership-control divergence. The impact of excess voting rights on the investment-risk sensitivity holds after we group firms according to distinct corporate governance and financial characteristics, such as financial constraints, family control, board independence, and the type of control-enhancing mechanism. Board independence does not affect controlling shareholders\' behavior toward risky investments. Among the control-enhancing mechanisms, the issuance of dual class shares is the main driver of the lower investment sensitivity to idiosyncratic risk. Our findings are consistent with entrenchment effects in the sense that dominant shareholders may select riskier projects when investing other people\'s money, which have both managerial and policy implications.

Year

2018

Creators

Daniel Ferreira Caixe

Efeitos da reputação corporativa nas decisões de investimento

Este estudo tem por objetivo verificar como a reputação afeta as decisões de investimento das firmas. Já existe um consenso na literatura de que uma boa reputação contribui para o desempenho da firma, mas ainda são poucos e recentes os estudos que verificam as relações entre reputação corporativa e decisões de investimento. Portanto, deseja-se verificar se a reputação afeta a probabilidade de uma empresa ser classificada como subinvestimento, investimento eficiente ou sobreinvestimento; e também qual é o impacto da reputação na taxa de crescimento do investimento de uma firma. Para isso utiliza-se uma base de dados longitudinais de 180 firmas espanholas entre 2000 e 2015. A mensuração para reputação corporativa é feita através da classificação no ranking de reputação Merco, que divulga anualmente uma lista com as cem empresas espanholas com melhor reputação naquele ano. Os dados financeiros e de estrutura de propriedade são obtidos através do sistema SABI. Inicialmente, o modelo tem como variável dependente uma binária que representa se a empresa pertence ou não a determinado nível de investimento. Neste caso, regressões logísticas são utilizadas para determinar como a reputação afeta a probabilidade da empresa ser classificada por apresentar subinvestimento, investimento ótimo ou sobreinvestimento. Em seguida, a variável dependente é a taxa de investimento da firma, portanto, o método GMM-sys é aplicado para controlar a endogeneidade provocada pela inclusão da variável dependente defasada no modelo. Também são estimados modelos considerando a restrição financeira da firma, seu tamanho e sua estrutura de propriedade. Os resultados mostram que a reputação interfere de maneira positiva na taxa de investimento das firmas espanholas. Além disso, quando a empresa tem melhor reputação, sua dependência de caixa para fazer investimentos também aumenta. Contudo, a reputação não é significativa para aumentar a probabilidade de uma empresa apresentar investimento eficiente, nem para explicar o investimento das firmas consideradas restritas financeiramente.

Year

2018

Creators

Mirian Wawrzyniak Chimirri

Orientação estratégica e desempenho organizacional na pequena empresa: uma análise do setor metal-mecânico

O presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre as orientações estratégicas de Miles e Snow (1978) com o desempenho organizacional nas pequenas empresas à luz de suas especificidades. O atual contexto econômico é marcado essencialmente pelo acirramento da competição entre as empresas. Neste ambiente dinâmico é fundamental que as empresas consigam formular e implementar estratégias que lhes confiram uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e, assim, maximizar seu desempenho. Apesar dessa importância, poucos estudos têm se dedicado a discutir os antecedentes da estratégica, especialmente a orientação estratégica seguida por uma firma e sua ligação com o desempenho da firma, sobretudo quando considerado o universo específico das pequenas empresas, o qual se mostra distinto do das grandes organizações. Através de um questionário aplicado em 35 empresas do setor metal mecânico dados foram coletados e analisados empiricamente utilizando técnicas estatísticas de análise de variância e teste de Fischer. A principal contribuição do trabalho é mostrar que em pequenas empresas a orientação estratégica seguida por uma firma, isoladamente, não tem relação direta com o desempenho organizacional, evidenciando que nestas empresas outros fatores além da orientação estratégica devem ser considerados ao analisar o desempenho organizacional.

Year

2015

Creators

Rodrigo Messias de Andrade

In the multitude of words, sin is not lacking: an analysis of codes of ethics across Fortune 500 companies

Despite millions of dollars being deployed to few studies have been able to effectively address and measure the effectiveness of codes of ethics in reducing misbehavior. In this article, we propose to evaluate what information codes can highlight in terms of deeper ethical structures of organizations. We suggest that codes of ethics can be separated into two different contents: a legal approach, based on rational decision-making and mainly focused on the institutional legal framework, and a behavioral approach takes onboard insights from the behavioral ethics literature. To evaluate both the codes\' structure and development empirically, we decided to use Fortune 500\'s public companies dataset. Our results show that, via cluster analysis, three main code categories emerged: legalistic codes, behavioral codes, and paper codes – which have low proportions of both legal and behavioral content. Also, by evaluating the relationship between code effectiveness and content, we found that companies with higher behavioral content had a better compliance effectiveness system when measured as risk behavior. However, behavioral content fared worse when measured against the risk of class action litigations. We believe that our results may shed light on how to improve compliance policies better and how to build guidelines that effectively consider how key stakeholders effectively make ethical decisions. By structuring compliance guidelines that take into consideration the particularities of each organization, we will be one step closer to foster and create truly ethical organizations.

Year

2021

Creators

Matheus de Sena Dall'Agnol

Cultura organizacional e gestão estratégica em escolas públicas: sistematização de fatores para o desempenho escolar

As escolas públicas necessitam de recursos gerenciais (técnicos) e democráticos (políticos) para a modernização administrativa e pedagógica em busca de um melhor desempenho, qualidade, eficiência, eficácia e participação em seu planejamento e gestão. Entretanto, alguns conceitos dessa possível melhoria, como cultura organizacional e gestão estratégica, são pouco pesquisados na escola pública. O objetivo deste trabalho foi sistematizar como a cultura organizacional e a gestão estratégica influenciam os fatores de desempenho das escolas públicas municipais. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento de escolas públicas municipais paulistas e o estudo de caso polar em quatro escolas. Foi empregada uma abordagem mista, sendo uma pesquisa aplicada e descritiva. Para a coleta de dados, foi aplicado o levantamento de dados secundários para uma etapa preliminar e de dados primários para as etapas seguintes, com base nos questionários, roteiros de entrevistas, observação não participante e diário de campo. Para a análise dos dados, foram feitas a análise estatística descritiva, a análise fatorial, a análise sintética e a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a cultura organizacional das escolas públicas municipais é pouco conhecida. Além disso, as dimensões culturais das escolas, em específico, são diferentes das dimensões culturais brasileiras sob a perspectiva de Geert Hofstede. A gestão estratégica é um tópico emergente na realidade escolar com foco no planejamento e nos problemas nas etapas de execução e avaliação. Não obstante as dificuldades, a gestão escolar é o elemento que conduz todos os tópicos e atividades da organização. Os fatores técnicos (gerenciais), como coesão, liderança e organização possuem grande influência na escola pública, assim como os fatores políticos (democráticos), como diálogo, democracia e participação. Outros fatores que também afetam esse processo são os fatores culturais, estratégicos, contextuais e escolares. Assim, conclui-se que ainda há pouco desenvolvimento e conhecimento de aspectos de gestão na escola pública. Por isso, mapeou-se e sintetizou-se a relação dos principais fatores da realidade escolar, bem como se propôs um esboço de um índice das atividades da gestão da escola, ainda não utilizado como forma de avaliação formal nas organizações escolares públicas.

Year

2021

Creators

Pedro Henrique de Oliveira

Análise de métodos de capacitação profissional por meio de gestão do conhecimento para o contexto da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 representa a chamada Quarta Revolução Industrial, baseada principalmente em tecnologias de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e sistemas Ciber-Físicos como IoT, Big Data, computação em nuvem, robôs autônomos entre outras, a proposta é que essa nova perspectiva da indústria mude o conceito de manufatura, do trabalho e transforme a sociedade como um todo. A nova proposta industrial que surgiu na Alemanha foi incorporada por diversos países que buscam realizar iniciativas com objetivos semelhantes. Ao falar sobre essa perspectiva industrial futura, as pessoas representam a grande resistência, já que as empresas passaram a lidar com profissionais que precisam atualizar suas qualificações e habilidades profissionais para poder lidar com as novas tecnologias. Na era da Economia do Conhecimento, é por meio da Gestão do Conhecimento que espera-se que as empresas invistam nos profissionais de forma a garantir que os mesmos adquiram os conhecimentos necessários para lidar com os desafios da Indústria 4.0. A proposta deste trabalho foi analisar como dois métodos específicos agindo com a Gestão do Conhecimento auxiliam na capacitação profissional dos profissionais levando ao desenvolvimento de novas competências necessárias no novo mercado de trabalho. As metodologias selecionadas para análise são: Learning Factories, com uma proposta mais técnica e a gameficação com uma proposta mais lúdica e motivadora. Através de uma Pesquisa de Campo com aplicação de questionários, foi estudado como empresas brasileiras e alemãs lidam com essa hodierna situação e como os métodos selecionados têm desenvolvido as competências esperadas para a constante atualização profissional dos trabalhadores. Posteriormente os resultados foram analisados comparando os resultados obtidos nas empresas brasileiras e os resultados obtidos nas empresas alemãs. Do ponto de vista prático, os resultados auxiliam na compreensão de um tema de alta relevância empresarial, contribuindo com perspectivas para a diretriz estratégica das empresas à Indústria 4.0.

Year

2020

Creators

Maria Beatriz Escanhuela Sajovic

Proposta e aplicação de um Modelo de Excelência de Gestão do Conhecimento para analisar como e quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU estão sendo atingidos em empresas brasileiras com objetivos de sustentabilidade definidos

Desde o século passado conceitos como \"sustentabilidade\", \"desenvolvimento sustentável\" e \"responsabilidade social corporativa\" começaram a ser parte das teorias organizacionais e das pesquisas científicas mais recentes, como vários autores têm argumentado. Desde o ano de 2013, quando a ONU começou a discutir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, onde se incluiu a declaração de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, sempre existiu um foco no esforço dos governos e países para cumprir esses objetivos. No entanto, com o enorme potencial e visão dos ODS, existem lacunas relacionada à gestão da informação por parte das instituições de alto nível, bem como o desconhecimento desses ODS na sociedade e o papel das organizações como promotoras e atores para atingir os ODS. Para resolver esse problema, este trabalho toma como base a pesquisa feita por Barrantes-Briceño e Santos (2019) para estudar, complementar e melhorar o Modelo de Excelência em Gestão do Conhecimento, rebatizado como KMEM21, criado com o fim de ser um indicador, medidor e ferramenta para avaliar como e quais ODS da ONU estão sendo atingidos em organizações brasileiras, indicando por meio de conceitos relacionados à Gestão do Conhecimento quais outros potenciais ODS podem ser atingidos, ajudando a direcionar as organizações para um Desenvolvimento Sustentável ótimo. A metodologia aplicada foi um questionário de 40 perguntas tipo survey que permitiu avaliar, com uma tabela de pontuações, a porcentagem que as organizações alcançaram em relação ao cumprimento cada ODS. No total, 5 organizações responderam o questionário, e os resultados obtidos apresentam observações destacáveis quanto ao modelo. Em alguns casos houve divergências entre os relatórios das organizações com os resultados alcançados no KMEM21, em outros, o modelo provou estar alinhado com a visão que as organizações têm respeito ao cumprimento interno dos ODS. Mostrando que o KMEM21 é uma ferramenta com potencial para ser aplicado de forma prática e poderá apresentar resultados fieis que reflitam a realidade das organizações a favor do cumprimento dos ODS.

Year

2021

Creators

Christian Eric Barrantes Briceño

Relations between national culture dimensions the supplier integration in the product-process-supply chain triad: case study of the modular consortium

In the rapid pace of globalization and new market competition, the New Product Development (NPD) and the Supply Chain Management (SCM) represent today a frontier to obtain competitive advantages to companies. One interface between NPD and the SCM, the Supplier Integration (SI) has proved to be effective as competitive advantage. However, there is a lack of research on how human variables, such as national culture, can moderate the effectiveness of Supplier Integration on those fields. Therefore, this study investigates the relationships between Supplier Integration from the Product-Process-Supply Chain triad and the National Culture Dimensions. I conducted an exploratory case study in 3 companies in the automobilist industry that operates as a Modular Consortium (MC) in Southern Brazil and used the Hofstede´s (2001) national culture dimensions to model national cultural factors. The findings show an evident relation between Supplier Integration with the Low Power Distance, Low Individualism and High Uncertainty Avoidance poles, while no Masculinity and Longterm Orientation pole was distinct for the Supplier Integration in the case study. The managerial implications of this study is to provide a better understanding of the potential impact of human factor to the Supplier Integration in companies that will have operations in Brazil.

Year

2015

Creators

Fausto Perez Rodrigues

Developing competences through individual assessments in an Engineering Education context: creativity and critical thinking

The demands on engineering professional in the knowledge society do not correspond to those of the last century and to meet them, the engineering education practices must adapt. The accelerated technological evolution and fast change on social and economic contexts corroborate the importance of two key competences in the engineering professions, critical thinking and creativity. The objective of this work is to promote through the comprehension of individual assessment role, techniques and tools the development of both competences in the context of engineering. To promote individual assessment practices that allow such development, this work began with the bibliographic review of education theories, competence development, motivation, engineering demand and assessment theories. With a deeper understanding of these concepts, a discussion on the main practices that can add value to engineering education and the development of critical thinking and creativity in this context. As a research result strategies are proposed to incorporate these practices in engineering courses, taking into account both the objectives of education processes as well as constraints such as time limitations for preparations and activities execution, the size of classrooms, infrastructure and task availability.

Year

2016

Creators

Omar Cheidde Chaim

Trabalho e aprendizagem gerencial do dirigente da pequena empresa: estudo com survey e etnometologia no setor metal-mecânico

O objetivo da pesquisa foi potencializar a explicação da relação da aprendizagem e do trabalho do dirigente da pequena empresa conhecendo objetivamente o estilo e os papéis e compreendendo o seu significado subjetivo. O tema da pesquisa foi estudar o trabalho do dirigente da pequena empresa objetivamente, por meio de um levantamento e subjetivamente por meio da abordagem etnometodológica, juntamente com os estilos de aprendizagem do dirigente. Para isso o trabalho de campo foi realizado em duas fases: na 1ª fase a abordagem foi quantitativa: levantamento sobre os estilos de aprendizagem - por meio do inventário de estilos de aprendizagem de Kolb - e dos papéis do administrador - por meio do questionário utilizado na pesquisa de Oliveira (2010) que foi desenvolvido com base na abordagem dos papéis de Mintzberg (1973); na 2ª fase a abordagem foi qualitativa com estudo de caso etnometodológico e análise da conversação a fim de compreender a percepção dos dirigentes sobre seu estilo de aprendizagem e seu trabalho. Ao final, quantitativamente não foi possível estabelecer uma relação significante entre as variáveis estilo de aprendizagem, trabalho do dirigente e desempenho organizacional, porém, qualitativamente essas relações foram identificadas e explicadas. Também foi realizada uma triangulação dos dados quantitativos e qualitativos a fim de comparar os resultados e identificar a importância de cada técnica.

Base de referência para o mapeamento de competências de trabalho em equipe de servidores técnico-administrativos em universidades públicas, no estado de São Paulo

O objetivo geral é caracterizar o trabalho em equipe, com base na abordagem das competências, em universidades públicas. Os objetivos específicos são identificar os papéis que o servidor desempenha na equipe; a maturidade das equipes; as características de super equipe; os indicadores de competência (conhecimento, habilidade e atitude) para o trabalho em equipe; e os atributos de competência \'conhecimento\' do servidor com relação à organização (estrutura e processos), informação (comunicação) e desenvolvimento (treinamento e aprendizagem). Alguns trabalhos na literatura destacam a importância das competências e do trabalho em equipe na gestão de competências e a relevância da gestão pública. Entretanto, se faz necessário estudos sobre as competências para o trabalho em equipe na gestão de universidades públicas. Para atingir o objetivo proposto foi feito um levantamento em três universidades paulistas, por meio de um questionário, respondido por servidores técnico-administrativos, além de uma revisão bibliográfica sobre o tema. Foi possível comparar teoria e prática e obter conclusões sobre o tema estudado. Como principais resultados observou-se os atributos e os indicadores de competências, que tornam possível iniciar um processo de mapeamento de competências para desenvolver um modelo de aprimoramento dos setores que utilizam as equipes.

Year

2016

Creators

Roberta Salgado Gonçalves da Silva

O coordenador de curso superior de instituições de ensino superior privadas: análise dos contributos políticos, gerenciais, acadêmicos e institucionais

O atual cenário das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas brasileiras, caracterizado por alta competitividade, pressupõe que o perfil do coordenador de curso, entendido neste processo como gestor universitário, deve ser adequado às novas demandas para a função. Este estudo buscou reconhecer se o conjunto de competências identificáveis nestes pode ser inerente ao exercício da função de coordenador de curso de IES privada, e, com vistas a garantir a visão sistêmica para atuação como gestor de curso, se estas competências estabelecem-se nos campos políticos, gerenciais, acadêmicos e institucionais, que contribuiriam para a sobrevivência deste curso no mercado. Foram pesquisados coordenadores de curso, cujas graduações alcançaram conceito máximo no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A metodologia utilizada consistiu na utilização de pesquisas bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo considerou a aplicação de um protocolo de investigação proposto por Franco (2002), que busca identificar o coordenador ideal, precedido por instrumento confeccionado para identificar o perfil do coordenador, da IES e do curso. Foram realizados estudos com a finalidade de construir conhecimento contextualizado e relevante para contribuir, de forma crítica e responsável, para as políticas de capacitação e para a gestão de IES privadas brasileiras, com vistas à transformação do conhecimento em diferencial competitivo, e incentivar o processo de inovação e de transferência de conhecimento formalizado para a atividade da gestão acadêmica destas IES, auxiliando no desenvolvimento de uma cultura institucional condizente com o contexto da gestão do conhecimento. Foi refletida a singularidade desta função no atual processo de gestão acadêmica das IES privadas e as diferentes formas de investigar a fronteira acadêmico-administrativa nesta função. Os resultados deste estudo permitem uma análise crítica sobre a forma como os responsáveis pela coordenação de cursos privados de graduação vêm buscando atender às diversas demandas contemporâneas para a função. Embora as funções pesquisadas tenham sido consideradas de responsabilidade das coordenações de cursos pelos próprios coordenadores, uma vez que atingiram altos escores na maioria dos quesitos avaliados nas quatro funções pesquisadas, o que também expressaria alinhamento destes gestores às premissas de um coordenador-gestor, quando se compara os perfis destes profissionais às atividades por eles exercidas contemporaneamente, constata-se relativa incoerência. Mesmo reconhecendo-se que a construção de um coordenador ideal passe por toda esta gama de responsabilidades, o que nos remete a um perfil pronto e acabado, não foi possível reconhecer no profissional estudado, que experimenta resultados significativos nas avaliações tradicionais do ensino superior no curso que coordena, a expressão da essência de um profissional suficiente para esta função frente às atuais demandas. Reconhece-se a necessidade ainda contínua de manter a atitude de aprendiz deste coordenador, que busca a superação constante para alcançar a plenitude da liderança e gerência esperadas, e que possa dar atendimento às prováveis tendências e futuros direcionamentos do mercado do curso que atua.

Year

2014

Creators

Dyjalma Antonio Bassoli

Instrumento para mensurar presença social em curso de graduação ofertado na modalidade a distância

A Educação a Distância tem crescido de forma muito expressiva nos últimos anos. Com esse crescimento, a preocupação com a qualidade em cursos ofertados nessa modalidade tem aumentado. Para nortear gestores sobre o que é qualidade nessa modalidade de ensino, referenciais de qualidade foram criados pelo Ministério da Educação, objetivando orientá-los na concepção e na condução dos seus cursos. Um dos fatores abordado nesse referencial de qualidade se trata de que o estudante deve ser o centro do processo educacional, no qual os cursos devem prever vias efetivas de comunicação para que o estudante não se sinta isolado e consequentemente venha a abandoná-lo, diminuindo os índices de retenção dos estudantes e aumentando os índices de evasão. Portanto, o tema presença social, que é a forma com que o estudante se sente pertencente ao seu curso, contribui para o aumento da qualidade do mesmo. Diante disso, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e seus benefícios para essa modalidade de ensino. Também foram apresentadas estratégias que podem ser utilizadas para fomentar a presença social, no que tange o ambiente virtual de aprendizagem quanto aos professores/tutores e estudantes. Porém, para que a presença social seja detectada é necessário que se tenha um instrumento válido e confiável. Diante disso, foram pesquisados instrumentos existentes que pudessem contribuir para atingir o objetivo desta pesquisa. Na pesquisa foi encontrado um instrumento validado num contexto educacional que se mostrou importante para esta pesquisa. Esse instrumento, para ser validado no contexto em que a pesquisa foi realizada, passou por tradução, consulta a especialistas e pré-teste, antes da sua aplicação. Posteriormente, o instrumento foi aplicado para estudantes de um curso de graduação de uma Instituição de Ensino Superior particular e para seus professores/tutores. Para verificar a confiabilidade do construto, foi utilizado o alfa de Cronbach e para a validade do construto foi utilizada a análise fatorial. As análises dos dados mostraram que o instrumento, resultado desta pesquisa, é confiável e válido, podendo contribuir efetivamente para mensurar presença social em cursos de graduação a distância e contribuir com estratégias para melhorar ações nos cursos.

Year

2014

Creators

Alessandra Fracaroli Perez

Modelo de Avaliação do Aprendizado de Metacompetências (MAAM) em cursos de Engenharias

Imersos no contexto complexo e desafiador da Era do Conhecimento, voltando a atenção aos contextos de ensino-aprendizagem dos cursos de Engenharias, observamos a necessidade da proposição de modelos avaliativos formativos, contextualizados e que apoiem um processo de ensino-aprendizagem continuado, ativo, autônomo e sustentável. Este trabalho tem, portanto, como objetivo propor um modelo formativo de avaliação do aprendizado de metacompetências, aplicável aos cursos de Engenharias, em contextos que utilizem metodologias ativas de ensino-aprendizagem, entendendo aqui as metacompetências como um encontro sinérgico de competências que podem levar o indivíduo a alcançar e demonstrar resultados extraordinários. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental que resultou em uma primeira versão do modelo, seguida por uma pesquisa quantitativa do tipo survey com uma amostra de 330 participantes, na qual por meio da PCA (Análise dos Componentes Principais) e do Alpha de Cronbach otimizamos o modelo e aferimos níveis aceitáveis de confiabilidade e validade; ademais, ainda em busca de uma validação qualitativa, realizamos uma entrevista semiestruturada com docentes universitários com notório saber. Uma vez concluído, o modelo foi testado em um grupo amostral de 31 aprendizes que representa uma amostra estratificada do público-alvo para o qual o modelo foi proposto, o que confirmou sua aplicabilidade e adequação. Os resultados são formados por um modelo de avaliação de aprendizado aplicável aos cursos de Engenharias composto por 12 metacompetências e 44 competências a elas associadas, proposições de aplicações no âmbito de três categorias avaliativas e rubricado de acordo com o contexto em que for inserido. O MAAM apresenta-se como um modelo útil, relevante e capaz de contribuir para um aprendizado sustentável e adequado ao contexto contemporâneo.

Year

2018

Creators

Simone Aparecida Tiziotto

Análise das atividades do dirigente da pequena empresa: estudo baseado nos conceitos de Mintzberg sobre o trabalho do administrador

O objetivo geral de investigação é avaliar as coerências e divergências entre a explicação da natureza do trabalho do dirigente da pequena empresa e teorizações de Mintzberg e demais contribuições existentes na literatura administrativa. Como objetivos específicos pretende-se: verificar as características e o conteúdo do trabalho do dirigente da pequena empresa; identificar as semelhanças e diferenças entre os casos múltiplos estudados; e interpretar as possíveis diferenças entre as características do trabalho dos dirigentes. O tema da pesquisa é a natureza do trabalho do administrador e o objeto de análise a pequena empresa. Dada a importância da pequena empresa no contexto social e econômico e o papel determinante do seu dirigente na sua administração, a pesquisa fundamenta-se na lacuna de estudos na literatura que abordem o trabalho do dirigente da pequena empresa. O paradigma investigativo é qualitativo usando como estratégia o estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de múltiplas fontes de evidências e a análise feita internamente e entre casos cruzados. Na etapa de campo, dois dirigentes de pequenas empresas, selecionados por meio de escolha amostral proposital, foram observados na sua rotina diária por uma semana cada um. Os dados coletados permitiram a análise comparativa com as teorizações selecionadas para trabalho sendo possível concluir que há mais semelhanças nas características do trabalho do dirigente da pequena empresa do que propriamente diferenças. O trabalho teve o propósito de contribuir com estudos organizacionais voltados para o desenvolvimento de uma teoria administrativa para a pequena empresa; o dirigente da pequena empresa que deseja conhecer a teoria sobre o trabalho do administrador; trabalhos acadêmicos visando despertar o interesse em futuras investigações sobre o tema e o objeto de estudo; projetos de consultoria organizacional voltados para pequenas empresas; e trabalhos educacionais de capacitação profissional dos dirigentes da pequena empresa.

Year

2011

Creators

Sérgio Ricardo Gromik

Aprendizagem organizacional na pequena empresa: proposta de um mapa conceitual

O objetivo principal deste trabalho é construir um mapa conceitual, informado pelas Teorias de Aprendizagem Organizacional, que represente os processos de aprendizagem organizacional na realidade da pequena empresa. O tema geral da pesquisa é a aprendizagem organizacional, sobre o qual foi realizada uma busca sistemática e uma revisão do estado da arte da literatura. O tema específico da pesquisa é a aprendizagem organizacional na pequena empresa, sobre o qual ainda parece haver uma lacuna importante na bibliografia, principalmente nas publicações brasileiras. Assim, a revisão bibliográfica do tema específico foi realizada primariamente sobre o tema mais amplo pequena empresa, utilizando a abordagem segundo a qual a pequena empresa apresenta algumas especificidades que podem ser compreendidas em três dimensões: o dirigente, a organização e o ambiente. O questionamento central da pesquisa é Como mapear a aprendizagem organizacional em relação às especificidades da pequena empresa? Para responder a esse questionamento a pesquisa foi desenvolvida em três etapas: primeiramente foi construído o mapa conceitual representativo dos processos de aprendizagem organizacional encontrados na pequena empresa, partindo da revisão bibliográfica. O mapa é composto por dois construtos principais, a aprendizagem vertical e a aprendizagem horizontal, que orientaram a segunda etapa, a pesquisa de campo. Dada a natureza subjetiva do fenômeno a ser estudado foi adotada uma postura subjetivista-interpretativa. O método escolhido foi o estudo de caso instrumental único, que permite uma análise profunda o suficiente para a geração de novos conceitos, apoiada em entrevistas realizadas com todos os envolvidos nas atividades da empresa e na observação do seu cotidiano de trabalho. A empresa escolhida é uma pequena empresa de base tecnológica considerada inovadora, para aumentar a expectativa de ocorrência dos processos de aprendizagem. Para finalizar foi apresentada, na terceira etapa do trabalho, a proposta final de um mapa de aprendizagem organizacional na pequena empresa, após a verificação empírica da adequação conceitual dos construtos de aprendizagem vertical e aprendizagem horizontal. Os dados colhidos em campo confirmam a coerência interna do mapa, e indicam os principais caminhos para futuro aperfeiçoamento

Year

2013

Creators

Caroline Teixeira de Barros Moraes

Fatores de mortalidade de pequenas empresas: análise de empresas do setor varejista a partir do ciclo de vida organizacional

Com o objetivo de descrever os fatores de mortalidade nos estágios de desenvolvimento das pequenas empresas, esta pesquisa foi realizada em seis empresas: duas em atividade, uma encerrada por vontade da proprietária-dirigente e três empresas que foram vendidas por insuficiência de capital. Apesar da relevância social e econômica das micro e pequenas empresas, seu ciclo de vida costuma ser interrompido prematuramente. As pesquisas sobre mortalidade ignoram as características típicas das pequenas empresas e o estágio do ciclo de vida no momento do encerramento. Esta pesquisa usou a abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas e documentos e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo indutiva. Constatou-se que a mortalidade da pequena empresa pode ser influenciada por suas especificidades, pois são revelados os problemas típicos de cada estágio e, consequentemente, os fatores que podem ou não contribuir para o encerramento da empresa. Quanto aos estágios do ciclo de vida, sua duração também é diferente de uma empresa para outra, ainda que as especificidades sejam semelhantes no estágio. Os fatores determinantes do encerramento das pequenas empresas manifestaram-se de forma diferente nos três estágios iniciais da pequena empresa: gênesis, existência e sobrevivência. A importância dos fatores de mortalidade nas empresas do setor de vestuário pode variar de um estágio para outro, indicando que a relevância de um fator pode ser alterada à medida que a empresa se desenvolve. A manifestação de um fator pode ser benéfica em determinada fase do ciclo de vida e prejudicial em outra fase. A descrição dos fatores pode contribuir efetivamente para melhorar a eficácia da gestão empresarial, dependendo, para tanto, de treinamento adequado de empresários nos problemas típicos do estágio de desenvolvimento de sua empresa, de políticas públicas de fomento ao fortalecimento da pequena empresa e de pesquisas futuras pelo aprofundamento do estudo dos fatores relevantes de cada estágio

Year

2013

Creators

Alexandre Farias Albuquerque

Modelo integrado de análise de investimento para produtos e processos inovadores: uma aplicação do Value at Risk

A avaliação de riscos em projetos de produtos inovadores transformou-se em peça chave, na atualidade de competição crescente, para as empresas. Esse fato foi reconhecido na área de pesquisa nas últimas décadas e vários autores desenvolveram modelos para estimar riscos em projetos de produtos inovadores, tanto qualitativos como quantitativos. Porém, não foram encontrados, nas principais bases de dados, estudos que tratam o tema pela integração dos riscos de desenvolvimento e comercialização, mensurados por meio do Value at Risk (VaR). O objetivo geral do trabalho, portanto, é propor um modelo de análise de investimento que integre as etapas de desenvolvimento e comercialização para projetos inovadores, com utilização do VaR como medida de risco. Para a elaboração do modelo foi desenvolvido, primeiramente, um framework, qual relaciona os principais riscos em projetos de inovação e as variáveis que quantificam as tais. Este framework serve como base para a construção do modelo conceitual. Com a utilização das variáveis no modelo é possível estimar e quantificar os processos de desenvolvimento. A aplicação do VaR para a avaliação econômica em projetos de investimento representa uma novidade, mas se baseia na aplicação normal de estimação de riscos desenvolvida para o mercado financeiro. A vantagem do VaR é que resume os riscos considerados no cálculo do projeto em um único número, em unidades monetárias e de fácil compreensão, o que permite a comparação de projetos de investimento mutuamente exclusivos. O modelo integrado proposto possibilita uma avaliação econômica mais tangível que os métodos tradicionais de avaliação, aproximando o resultado à realidade e assim apresentando um avanço na estimação de risco no ambiente de desenvolvimento de produtos inovadores. Este fato foi comprovado na aplicação do método proposto em duas simulações de casos reais, quais resultados foram consistentes e compreensíveis.

Year

2015

Creators

Carolin Debertin

Avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva em fórum de discussão online

O número de mensagens nos fóruns educativos online gera uma sobrecarga de informação, que dificulta a organização e a comunicação entre os membros, comprometendo, também, a eficácia do processo de avaliação da aprendizagem. Diante da necessidade de uma solução metodológica para o contexto da EAD no Brasil, realizou-se uma revisão de literatura sobre os modelos de organização e o processo de análise das mensagens que envolvem os indicadores das habilidades da presença cognitiva (Garrison et al. 2001) e o pensamento crítico e a dinâmica do questionamento socrático (Paul, 1993). Propõe-se um novo modelo de fórum intitulado \"Fórum Socrático Cognitivo- FSC\" com uma metodologia de avaliação da presença cognitiva e dos níveis de pensamento crítico dos alunos em cursos superiores online. Os procedimentos metodológicos e o grid de avaliação foram aplicados em duas disciplinas do curso de aperfeiçoamento em EAD em 2011, 2012 e 2013 de uma instituição de ensino superior vinculada a UAB do Brasil. A metodologia adotada envolve os princípios da lexicometria, da análise documentária, textuais e estatísticas, modelos de regressão linear e redes complexas. Realizou-se a análise de 3.400 mensagens postadas por 544 alunos para verificar as relações de dependência entre a variável resposta \"nota\" e as covariáveis: conceitos, categorias de Garrison, tópicos socráticos, riqueza vocabular e sala (tutor). Construíram-se 2 modelos de regressão linear e 136 redes complexas que permitiram confirmar os testes ANOVA utilizados na avaliação de desempenho dos alunos. As covariáveis conceitos, categorias de Garrison e sala apresentaram nível de significância positivo na associação com a nota final do aluno. Considera-se que o modelo FSC contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão e comunicação de conceitos abordados na disciplina e colabora na avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva do aluno nos fóruns online.

Year

2014

Creators

Elenise Maria de Araujo

A influência do entorno populacional e macroeconômico na eficiência dos Hospitais Universitários Federais

Em meados dos anos 80, especialistas da área de saúde ficaram frente ao desafio de reformular a funcionalidade e a maneira como eram organizados as instituições de saúde e os sistemas de saúde disponibilizados à população. O cenário de grande desigualdade e agravamento das precárias condições de vida das populações tornou incisiva a busca por alternativas, que permitissem maior equidade e possibilitassem serviços de melhor qualidade no âmbito da saúde pública. Assim, surgiu a necessidade de alteração do estilo gerencial dos Hospitais Universitários brasileiros, que atendem à população pelo Sistema Único de Saúde. Tornou-se necessário, então, o desenvolvimento de sistemas de indicadores para auxiliar a gestão e a avaliação, com intuito de melhorar a eficiência dos serviços prestados. No entanto, apesar da eficiência do hospital ser importante para avaliação de serviços de saúde, a mesma sofre a influência de diferentes variáveis que não estão, necessariamente, sob o controle dos gestores. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar a influência do entorno na eficiência dos Hospitais Universitários Federais brasileiros. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizadas a Análise Envoltória de Dados e a econometria, com a utilização da regressão linear pelo método dos mínimos quadrados generalizados. Os resultados demonstraram que o entorno possui influencia significativa na eficiência dos HUFs, sendo que a população, a formação em medicina e o nível de desenvolvimento são grandezas diretamente proporcionais. Por outro lado, o PIB e a formação na área da saúde (exceto médicos) possuem relação inversa com a eficiência.

Year

2016

Creators

Bruno Dantas Yamashita