RCAAP Repository
Relações entre satisfação no trabalho e competências dos trabalhadores em diferentes culturas organizacionais
Os temas de Satisfação no Trabalho, Cultura Organizacional e Competências dos Trabalhadores não são novos na pesquisa científica. Contudo, as interfaces entre estes três temas em conjunto ainda não haviam sido discutidas. Neste contexto, esta tese teve como objetivo compreender como a Satisfação no Trabalho e as Competências dos Trabalhadores se relacionam em diferentes Culturas Organizacionais. Métodos quantitativos e qualitativos foram utilizados em conjunto, buscando uma maior robustez das análises. Um questionário QCOCTST (Questionário Cultura Organizacional, Competências dos Trabalhadores e Satisfação no Trabalho) foi elaborado e validado, com índices satisfatórios para ser aplicado nesta pesquisa e replicado em outras organizações. Foram obtidas 305 respostas do questionário e foram coletadas entrevistas com 16 pessoas, as quais foram transcritas e analisadas por Análise Temática. Por fim, 7 hipóteses de pesquisa foram elaboradas, validadas e discutidas. Como principais resultados: Verificou-se a correlação das variáveis de Tipos Culturais, Dimensões Culturais e Valores do Trabalho por meio de Análise teórica, Correlação Canônica e Análise Fatorial. As variáveis de Cultura Organizacional desta pesquisa foram agrupadas em 4 fatores: Dinâmico, Colaborativo, Competitivo e Padronização. As variáveis de Satisfação no Trabalho foram agrupadas em 7 fatores: Remuneração, Relações no trabalho, Trabalho, Influência do trabalho na vida pessoal, Políticas organizacionais, Habilidades da liderança e Motivação pessoal. As principais Competências para o trabalho observadas foram: Saber agir nas tarefas do trabalho, Saber se comunicar com a equipe de trabalho e Saber trabalhar em equipe, com conhecimentos complementares. Os principais elementos para Satisfação no Trabalho são: Feedback sobre o trabalho realizado, Valores morais do trabalho e Envolver-se ao realizar o trabalho. Buscou-se por relações entre Satisfação no Trabalho e Competências dos Trabalhadores para promover a competitividade das empresas juntamente com o oferecimento de benefícios aos trabalhadores. Observou-se que Trabalho em Equipe, Feedback sobre o trabalho e Ter autonomia são fatores que podem ser incentivados pelas Culturas Organizacionais e têm capacidade de proporcionar satisfação atrelada à aquisição de competência. Argumenta-se que os resultados obtidos contribuem para a compreensão dos mais importantes fatores a serem incorporados no design do trabalho para melhorar a satisfação dos seus membros. Compreensões nesse tema promovem enormes oportunidades para qualquer empresa gerenciar melhor os recursos humanos e melhorar os locais de trabalho.
Modelo integrado para a implantação e desenvolvimento da gestão do conhecimento
O conhecimento tem se tornado um dos recursos estratégicos mais importantes no atual ambiente competitivo das empresas, fonte de vantagem competitiva sustentável. Devido a sua importância no sucesso organizacional, geri-lo adequadamente é uma das principais preocupações dos executivos. Com esse fim foram desenvolvidos modelos e metodologias para implantar a gestão do conhecimento nas companhias, trabalhos que apresentam limitações e levam às organizações a intentos falhos ou abordagens parciais do tema, limitações como a excessiva orientação sobre as tecnologias de informação, a falta de alinhamento com as estratégias da organização, a insuficiente atenção sobre os fatores humanos e culturais, o desenvolvimento de modelos sem base metodológica, e principalmente, a abordagem dividida da implantação da gestão do conhecimento. Fundamentado em uma exaustiva análise e reflexão dessas limitações, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo integrado para a implantação e desenvolvimento da gestão do conhecimento, utilizando a metodologia de modelagem Enterprise Knowledge Development (EKD). Para a consecução do objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, gerando a primeira versão do modelo, posteriormente este foi validado com especialistas em modelagem organizacional e gestão do conhecimento, obtendo-se da análise dessas apreciações uma versão aprimorada. O trabalho tem como resultado a confrontação e relação dos pareceres dos especialistas com a construção teórica, tendo como base o modelo proposto. O modelo proposto poderá orientar às organizações na prática da gestão do conhecimento e servir de referência para sua melhor compreensão.
2011
Lucio Abimael Medrano Castillo
Proposta de uma heurística construtiva baseada na teoria das restrições para definição de mix de produção
A definição do mix de produção proporciona a alocação dos recursos produtivos no processo de manufatura, visando a otimização da sua utilização e do desempenho do sistema produtivo o que, por sua vez, em um nível gerencial, norteia a performance da organização. Entretanto, apesar de sua importância, a definição do mix de produção é um problema do tipo NP-Completo, ou seja, de difícil solução. Assim, com o auxílio da Teoria das Restrições - TOC, muitas heurísticas construtivas têm sido apresentadas para fazer frente a esse problema. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor uma nova heurística, denominada TOC-SN, baseado na TOC e no problema da mochila, que proporcione melhores soluções quando comparada com as principais heurísticas apresentadas na literatura, a TOC-h de Fredendall e Lea e a TOC-AK de Aryanezhad e Komijan. Para realização dessa comparação foram realizadas experimentações computacionais visando identificar o mix de produção que possibilitasse o maior ganho possível, em situações nas quais não há recursos disponíveis para produção de todos os produtos. Como resultado, observou-se que a TOC-SN obteve uma solução mais satisfatória quando comparada à aplicação das outras heurísticas e à solução ótima o que, em conclusão, evidencia a sua importância na definição de mix de produção.
2012
Vinicius Amorim Sobreiro
As dimensões culturais de Hofstede e a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde: estudo de caso em um hospital universitário
A Política Nacional de Humanização (PNH) basicamente direciona quanto à relação e aos processos de atenção ao usuário. A eficiência da PNH depende da forma como a instituição está estruturada, de quais são seus valores, hierarquias, objetivos, ou seja, da cultura da organização, a qual pode ser considerada conforme as dimensões culturais de Hofstede. Assim, foram elaborados pressupostos que relacionavam as diretrizes da PNH com as características das dimensões culturais de Hofstede, inferindo-se que houvesse: baixa distância ao poder; baixa aversão à incerteza; coletivismo; orientação a longo prazo; feminilidade; e indulgência. Desse modo, para validar essa inferência, primeiramente, caracterizou-se a cultura organizacional de um hospital universitário quanto às dimensões culturais de Hofstede, por meio de dados secundários, aplicação do questionário de Hofstede e de questionário de apoio, com questões abertas, elaborado pelo autor e aplicado para os níveis hierárquicos da gerência e da divisão do hospital. Assim, identificou-se, conforme percepções das gerências, que as dimensões culturais de Hofstede da unidade eram: baixa distância ao poder; baixa aversão à incerteza; coletivismo; orientação a longo prazo; feminilidade; e indulgência. A convergência de resultados indicou a busca da instituição em seguir as diretrizes da PNH, e certa uniformidade cultural, devido, principalmente, ao momento da coleta de dados que foi na transição de gestão, diminuindo a influência de subculturas. Os resultados indicaram uma possibilidade de mensuração da implementação da PNH em uma instituição, a partir da identificação das características culturais de Hofstede, por meio do questionário padrão. No entanto, sugerem-se ajustes para verificar a replicabilidade do pressuposto deste trabalho, como a aplicação do questionário aos usuários e demais funcionários, o estudo em diversas instituições hospitalares e o emprego de outros modelos culturais.
2017
Nelson Teixeira Lacerda Neto
Análise de eficiência em rotas de transporte de soja nos principais corredores brasileiros e norte-americanos utilizando Análise Envoltória de Dados (DEA)
A presente pesquisa está inserida na questão da infraestrutura logística para o transporte de carga a granel, especificamente a soja, a partir das principais mesorregiões produtoras dos dois maiores produtores mundiais, Brasil e Estados Unidos, até os principais portos exportadores. Este trabalho tem por objetivo analisar a eficiência das rotas e corredores nacionais de transporte de soja, levando em consideração os três pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental). O método parte de uma revisão de literatura sobre o tema, seguido de uma explanação sobre eficiência, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), e uma contextualização do cenário de escoamento em ambos os países. Foram determinadas 72 rotas brasileiras e 30 norte-americanas com diversas composições de modais. Os dados foram analisados por correlação e análise de componentes principais (PCA) e teste de Wilcoxon. Em seguida, as variáveis foram inseridas num modelo DEA de Slack-Based Measure (SBM), que minimiza os inputs (variáveis de entrada) e maximiza outputs (variáveis de saída) simultaneamente. Foi aplicado, como técnica quantitativa de desempate, o índice composto. Os resultados mostraram que as rotas norte-americanas foram as mais eficientes. Além disso, combinações de curtos trajetos de caminhão e longas rotas de modais hidroviários ou ferroviários estavam entre as eficientes. Ou seja, os resultados se mostraram coerentes com a literatura e a expectativa de especialistas. Em resumo, o uso da DEA pode notadamente fortalecer a análise de rotas e corredores domésticos nacionais usados para o escoamento produtivo da soja a granel e pode direcionar políticas de investimento públicas e privadas.
Contribuições ao estudo da gestão do conhecimento e da colaboração universidade-empresa-governo: proposição conceitual e estudo de casos em Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Brasil
O propósito desta tese é investigar como a gestão do conhecimento e a colaboração universidade-empresa-governo incluindo as três hélices se relacionam influenciando o desempenho das organizações. Como principal contribuição, pretende-se propor um modelo analítico que relaciona as teorias da Gestão do Conhecimento e da Tripla Hélice, modelo mais referenciado para aprofundar esse tipo de cooperação, e as dimensões propostas (que são a estrutural, a relacional, a cognitiva e o contexto), considerando as particularidades do contexto brasileiro. No ambiente competitivo contemporâneo, a capacidade de as organizações criarem e utilizarem o conhecimento torna-se cada vez mais fundamental para a busca da vantagem competitiva sustentável, o que leva inclusive à busca de novas formas de arranjos interorganizacionais. A escolha do tema se justifica pela escassez de pesquisas empíricas que relacionem os tópicos de gestão do conhecimento e de colaboração universidade-empresa-governo de forma integrada com foco no contexto brasileiro. Os representantes desse tipo de colaboração selecionados para compor o estudo são Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Como técnica qualitativa de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo categorial. Os principais resultados mostram que a estrutura organizacional (estrutural) influencia tanto o relacionamento entre os integrantes (relacional) quanto o fluxo de conhecimento (cognitiva), bem como os elementos relacionais (cultura colaborativa, confiança e liderança) facilitam o compartilhamento de conhecimento. Além disso, o contexto afeta essas três outras dimensões. Como principais barreiras no processo de transferência de conhecimento são identificadas as diferenças culturais, a burocracia e a realidade socioeconômica, e como facilitadores a presença de parques tecnológicos e incubadoras, a proximidade geográfica entre universidade e empresa e os incentivos governamentais.
Impacto da avaliação equivocada dos preços das ações sobre o investimento das firmas: uma análise aplicada ao Brasil
Utilizando informações financeiras de 226 firmas brasileiras nos anos de 2000 até 2015, este estudo buscou investigar se a mispricing (avaliação equivocada do preço das ações) presente no mercado financeiro possui influência nas decisões de investimento dessas firmas. A restrição financeira também foi incorporada ao modelo ao se utilizar os índices KZ, WW e SA na classificação das firmas: financeiramente restrito e financeiramente não restrito. Buscou-se evidenciar como firmas financeiramente restritas e irrestritas ajustam suas fontes de recursos financeiros em resposta à avaliação equivocado dos preços das ações. Estimou-se através do GMM-System um modelo de investimento dinâmico considerando as variáveis de investimento defasado e quadrático, fluxo de caixa, alavancagem, crescimentos das vendas, q de Tobin, e como proxy da mispricing, Accruals discricionárias e Composite Share Issuance. Os principais resultados apontaram que a mispricing atua de maneira positiva no nível de investimento das empresas brasileiras. Elevadas accruals e CSI contribuem para o que o investimento seja impulsionado em virtude da sobrevalorização dos preços das ações e consequente valoração de mercado das firmas. Essa sobrevalorização torna possível a captação de recursos via mercado e a implantação de novos projetos. Os efeitos da mispricing podem inclusive auxiliar na superação de questões de sub-investimentos e propiciar o aumento dos investimentos na economia, atuando como \"relaxador\" das restrições financeiras e incentivando a execução de projetos eficientes.
2017
Jéssica Eveline Arthuso
Aprendizagem ativa na formação do engenheiro: a influência do uso de estratégias de aprendizagem para aquisição de competências baseada em uma visão sistêmica
A necessidade de ampliar a formação de estudantes de Engenharia visando desenvolver novas competências tem sido anunciada de forma enfática por diversos segmentos da sociedade, inclusive pelos próprios alunos egressos desses cursos quando se deparam com o mercado de trabalho. Assim, esta Tese de doutorado se insere no âmbito da linha de pesquisa Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento que investiga os processos de geração, modelagem, transferência e mensuração do conhecimento, e estuda o atual cenário dos cursos de Engenharia, pesquisando o desenvolvimento de competências e a influência das metodologias ativas na formação de engenheiros. A formação de profissionais em qualquer área pressupõe capacitação permanente amparada por ações que sejam embasadas na gestão do conhecimento. O desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes deve trazer benefícios para as organizações, que incluem o aumento de produtividade, preservação de conhecimento, melhoria na qualidade de tomada de decisões, subsídios à capacitação organizacional e a valorização do trabalho. Considerando que o modelo tradicional predominante no ensino de engenharia tem se mostrado inadequado e insuficiente para a formação do profissional com o perfil esperado, o objetivo dessa tese foi identificar as possíveis contribuições do uso de metodologias ativas para o desenvolvimento de competências na formação do engenheiro, na perspectiva de uma visão sistêmica. Pretendeu-se identificar as competências que melhor se desenvolvem com o uso de metodologias ativas no ensino de engenharia, com o pressuposto de que o uso dessas ferramentas de ensino e aprendizagem favorece o desenvolvimento de habilidades e competências. A metodologia utilizada para a execução do projeto consistiu na utilização de pesquisas bibliográfica e de campo. O enquadramento metodológico foi o de pesquisa exploratória, com a abordagem quantitativa complementando o estudo qualitativo através de mensurações feitas pelo instrumento de coleta de dados construído para levantamento das competências desenvolvidas durante o processo de formação de estudantes de engenharia, buscando que o resultado da pesquisa seja aplicado. Os resultados da pesquisa sugerem que a aplicação de conhecimentos fundamentais da engenharia, a curiosidade e aprendizagem contínua, assim como a necessidade de manter-se atualizado no mundo da engenharia, o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação oral e escrita são habilidades e competências que melhor se desenvolvem durante o processo de formação, mediante a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. A principal contribuição desta pesquisa está no desenvolvimento de um instrumento que integra competências, habilidades e estratégias ativas de aprendizagem que colocam o estudante em contato direto com a realidade profissional e o desenvolvimento de projetos e solução de problemas de engenharia. O instrumento desenvolvido para essa propositura encontra-se disponível e o registro das experiências vivenciadas podem gerar um material para professores interessados em trabalhar com o desenvolvimento de competências, com vistas a proporcionar melhorias à qualidade do ensino e ao processo de aprendizagem em engenharia.
2016
Carmen Silvia Gonçalves Lopes
Cultura organizacional e qualidade de vida no trabalho: um estudo com funcionários de um restaurante fast-food
Estudos sobre a relação entre Cultura Organizacional (CO) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) são escassos na literatura científica, principalmente no segmento de restaurantes fast-food. O desenvolvimento de uma investigação que interligue esses dois temas pode contribuir para a gestão da produção e de pessoas nesse segmento de empresas. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de estudar as relações entre a CO e a QVT de funcionários de restaurantes fast-food. Trata-se de um estudo empírico, com delineamento de grupo contrastante (caso e controle) e categórico, com tratamento quantitativo e qualitativo dos dados obtidos. A amostra do estudo foi composta por três organizações localizadas em um mesmo bairro de classe média de uma cidade da região central do estado de São Paulo. A primeira empresa, restaurante fast-food (grupo caso); a segunda, um restaurante vegetariano (grupo controle 1) e a terceira, um restaurante universitário (grupo controle 2). A opção de dispor de um grupo contrastante objetiva facilitar a identificação de características específicas aos restaurantes fast-food. Participaram do estudo um total de 30 funcionários. Instrumentos de pesquisa: a variável CO foi avaliada por meio do Inventário de Valores Organizacionais (IVO) e a variável QVT, avaliada através da Escala de Indicadores de Prazer-Sofrimento no Trabalho (EIPST). A escolha desses instrumentos considerou sua validação e uso em pesquisas brasileiras na área. Além disso, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com a equipe gerencial do restaurante caso. O estudo qualitativo mostrou-se fundamental considerando o tamanho pequeno da amostra. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com as planilhas de cálculos específicas a cada instrumento, e posteriormente relacionados. Os resultados foram discutidos com bases nas contribuições teóricas, empíricas e metodológicas dos estudos referentes à CO, à QVT e à psicodinâmica do trabalho.
2010
Patricia Miola Gorzoni
Estrutura organizacional e pequena empresa: estudo de caso no setor metal-mecânico de São Carlos-SP
O principal objetivo dessa pesquisa é propor recomendações sobre a estrutura organizacional adequadas às especificidades das pequenas empresas do setor metal-mecânico de São Carlos-SP. Os objetivos secundários são: 1) Verificar se estão coesos ou dispersos os elementos que compõem a estrutura organizacional - autoridade, comunicação e atividades; 2) Analisar como e em que medida esses elementos interferem na gestão das pequenas empresas; 3) Verificar a constituição e o uso do controle organizacional; 4) Identificar as especificidades da pequena empresa; 5) Verificar a influência das especificidades da pequena empresa na constituição e funcionamento da estrutura e do controle organizacional; 6) Verificar as influências da estrutura organizacional da pequena empresa para se gerar recomendações no âmbito da gestão e administração; 7) Propor recomendações relevantes advindas da análise da estrutura organizacional da pequena empresa aos dirigentes, para que possam aprimorar seus modelos de gestão, administração e produção. A metodologia utilizada é o estudo de caso e as etapas da pesquisa são: 1) Mapear o setor metal-mecânico de São Carlos-SP, a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado; 2) Selecionar, intencionalmente, 6 empresas que possuam uma estrutura organizacional adequada para a aplicação da metodologia e 3) Realizar o estudo de caso nas empresas participantes. Essa pesquisa contempla a abordagem qualitativa, cuja importância reside nas recomendações a este importante ramo empresarial do Brasil. Espera-se também contribuir para o desenvolvimento das pesquisas do GEOPE, da EESC-USP.
2010
Bárbara Ilze Semensato
Pequena empresa e ambiente organizacional externo pela ótica das teorias da organização industrial e da visão baseada em recursos
Este estudo tem por objetivos analisar as variáveis do Ambiente Organizacional Externo, à luz das Teorias da Organização Industrial e da Visão Baseada em Recursos, reconhecidas pelo dirigente como adequadas à administração estratégica da pequena empresa. As relações das Pequenas Empresas com o Ambiente Organizacional Externo (EOE) é menos investigada proporcionalmente do que os aspectos do dirigente e da estrutura dessas empresas. Não são encontrados portanto estudos sobre pequenas empresas industriais, de comércio e de serviços e suas relações com seu Ambiente Organizacional Externo principalmente no meio científico, com o enfoque dado nessa pesquisa. Por Ambiente Organizacional Externo compreende-se o entorno externo imediato da organização, composto por fatores como clientes, concorrentes, fornecedores, marcos legais, regulatórios e variáveis macroeconômicas. Esses fatores são abordados com diferentes enfoques pelas duas teorias de referência nessa pesquisa. A compreensão do EOE pode significar para as PE sobrevivência e competitividade tanto quanto as decisões internas do dirigente com respeito a custos e gestão de empregados. Para aprofundamento desses aspectos 154 pequenas empresas dos setores de indústria, comércio e serviços das regiões de São Carlos-SP e de Ribeirão Preto-SP, no Estado de São Paulo, foram objeto de levantamento de dados. A pesquisa é de natureza quantitativa, utilizando-se das 37 questões do instrumento \"Diagnóstico Empresarial\" do Programa ALI - Agente Local de Inovação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Constatou-se a não relevância para o dirigente dos fatores: da missão e da visão, do registro de informações e para a variável clientes. Já para os fatores gestão dos empregados e fornecedores os resultados da relevância para o dirigente não foram conclusivos. Para o fator exigências legais e marcos regulatórios constatou-se que há relevância para o dirigente. Os resultados apontam para necessidade de complementos qualitativos de investigação mas sinalizam que, para essa amostra, os dirigentes não \"percebem e não dão atenção\" a fatores muitas vezes julgados como essenciais para sobrevivência e competitividade das pequenas empresas, como clientes, fornecedores e registro de informações.
Capacitação em gestão escolar: estudo interpretativista no setor público
O objetivo da pesquisa foi compreender o sentido dado pelos gestores de escolas públicas à capacitação em gestão escolar. O tema da pesquisa é capacitação de gestores em gestão escolar. Entende-se por capacitação, a ação sistemática de educação para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do indivíduo. As pesquisas sobre capacitação para gestores têm mostrado que há uma lacuna entre o que é ensinado nas formações e a realidade do cotidiano escolar. O método da pesquisa se classifica em abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com fins descritivos e estudo de caso como procedimento técnico. Para a coleta dos dados primeiramente foram realizadas análises documentais do material teórico e dos questionários de reação fornecido pelo curso – Formação de Gestores Escolares do Programa Melhor Gestão, Melhor Ensino (MGME) oferecido e elaborado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP). A intenção da avaliação desses materiais era potencializar a explicação da relação entre a teoria e a prática, além de compreender o significado objetivo dado pelos gestores a capacitação. Após esta etapa, foram efetuadas entrevistas, com seis dos gestores escolares participantes de uma das duas versões da capacitação. As entrevistas foram utilizadas para coletar os dados relacionados a visão e sentido atribuídos pelos gestores a respeito da realidade das capacitações. Os principais resultados encontrados pela pesquisa foram: significação do sentido dado pelos gestores sobre à capacitação em gestão escolar, descrição das disfunções do desempenho competente da capacitação MGME e proposta de aproximação entre a teoria e prática.
2018
Fabiana Becalette Scatolin Sóla
Criação e transformação do conhecimento: estudo de casos em programas de educação ambiental
A importância da gestão, da criação e da disseminação do conhecimento para qualquer ambiente organizacional, como uma estratégia de enfrentamento à instabilidade atual, é amplamente reconhecida; apesar disso, pouco se sabe sobre a criação do conhecimento organizacional. O processo de transformação do conhecimento (SECI) e os fatores facilitadores da criação de novos conhecimentos apresentam uma possibilidade de sua criação nas organizações. Diversos são os contextos em que a sua gestão e criação podem ser aplicadas proporcionando a geração de novos conhecimentos e uma melhor utilização destes, sendo um deles os programas de educação ambiental, diante da crescente degradação ambiental e da consequente necessidade da educação ambiental. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar e descrever o processo de criação do conhecimento em programas de educação ambiental. A pesquisa pode ser definida como estudo comparativo de casos, pois se deseja realizar um estudo aprofundado das características de dois programas de educação ambiental de universidades públicas. A pesquisa teve um caráter descritivo, pois pretende observar, ordenar e registrar dados e comportamentos, explicando e interpretando fatos sem manipulá-los. Ela se utilizou de um método de coleta de dados qualitativos, a entrevista. O método de análise de dados adotado foi a análise de conteúdo. Ao final da pesquisa foram feitas algumas sugestões aos programas de educação ambiental, entre elas medidas de boas práticas já adotadas pelos casos estudados. Também como resultado da pesquisa, com relação à teoria da criação de conhecimento de Nonaka, foi observado que alguns dos requisitos da teoria dependem da legitimidade dos agentes de criação do conhecimento e do alinhamento de seus objetivos e dos stakeholders para sua plena eficácia.
O trabalho do dirigente da pequena empresa: estudo do setor da construção civil no contexto de obras públicas
O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho do dirigente da pequena empresa a partir da teoria das abordagens dos papéis proposta por Mintzberg e sua possibilidade de descrever o trabalho do dirigente, tendo como unidade de análise o setor da construção civil e o contexto de obras públicas. A pequena empresa é vital para a economia dos países. Da mesma forma, a indústria da construção civil contribui com significativo percentual do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e de diversos países, sejam desenvolvidos ou em desenvolvimento. Embora apresentem-se como relevantes áreas de estudo - a pequena empresa e a indústria da construção civil - carecem de uma melhor análise integrada de suas inter-relações. Na primeira etapa da pesquisa foi realizado um mapeamento sistemático (MS), em uma base de dados de periódicos indexados, para levantar o estado da arte do tema da pesquisa: o dirigente da pequena empresa. Para explorar a questão da pesquisa foi desenvolvido questionário estruturado dividido em duas partes fundamentais. A primeira para obter dados qualitativos (nominais e ordinais) e quantitativos (discretos e contínuos). A segunda parte para identificar a incidência de cada um dos dez papéis propostos por Mintzberg, utilizando modelo categórico de resposta - escala Likert de cinco pontos. A amostra da pesquisa é composta por 39 dirigentes (n = 39) de empresas que entre 2013 e 2015 executaram obras civis - subsetor edificações - para empresa pública da esfera Federal via licitação pública. A análise dos dados foi realizada por meio das médias de frequência obtidas e testes de análise de variância (ANOVA) entre as variáveis (primeira parte do questionários e papéis desempenhados pelo dirigente - segunda parte). Como resultado constata-se que dirigentes de empresas de construção civil inseridos no contexto de obras públicas desempenham atividades fundamentalmente relacionadas aos níveis de atuação interpessoal e decisório. Os papéis de líder e contato, ao nível interpessoal, e os papéis de alocador de recursos e negociador, ao nível decisório, são desempenhados com maior frequência pelo dirigente da amostra, representando grande parte do seu dia a dia de atuação. Das variáveis analisadas, a idade do dirigente (para os papéis de contato e disseminador), a estrutura organizacional da empresa (para o papel de disseminador), o percentual de contratos firmados com a Administração Pública em relação ao total de contratos firmados no período de um ano (para o papel de porta-voz) e a capacidade financeira da empresa (para o papel de porta-voz) apresentaram significância estatística, indicando a associação com a variável resposta da pesquisa - o papel desempenhado pelo dirigente da pequena empresa de construção civil. Comprova-se que a abordagem dos papéis de Mintzberg é capaz de explicar o trabalho do dirigente da pequena empresa de construção civil, constatado pelas médias de frequência apresentadas nos três níveis de atuação e dos papéis desempenhados, além das significâncias estatísticas apontadas pela ANOVA. As inferências realizadas contribuem para uma melhor compreensão integrada do trabalho do dirigente da pequena empresa de construção civil inserido no contexto de obras públicas e melhoria de sua gestão.
2015
Luiz Adalberto Philippsen Junior
Estratégias na pequena e média indústria de panificação: um estudo multicasos
O objetivo deste trabalho foi obter informações sobre a correlação qualitativa entre o sucesso econômico e a consistência estratégica das panificadoras de pequeno e médio porte de diferentes modelos de loja. O estudo da estratégia nas pequenas empresas é fundamental para o entendimento das ações que levam esse tipo de empresas ao sucesso, devido à suas especificidades em relação às grandes empresas; cuja literatura é ainda relativamente escassa. Por outro lado o setor de panificação é de grande relevância e para a economia nacional e vem apresentando boas taxas de crescimento anual e uma transição para a agregação de maior qualidade nas suas operações. Para a concepção do objetivo desta pesquisa a metodologia adotada foi a realização de um estudo multicascos, de caráter qualitativo, em dez panificadoras da cidade de São José do Rio Preto/SP. Este estudo compreendeu entrevistas com os proprietários das empresas, sendo que desse total três eram de médio porte e sete de pequeno porte. Os resultados obtidos apontaram que quanto mais aderentes forem as ações estratégicas tomadas pelas empresas às dimensões estratégicas de seu grupo estratégico, melhores serão os resultados apresentados. Além disso, o estudo trouxe uma contribuição ao oferecer um conjunto de dimensões estratégicas mais específico para cada um dos grupos estratégicos encontrados no segmento de panificação brasileiro. Espera-se com esse trabalho um maior entendimento sobre a estratégia em pequenas e médias empresas, e de forma mais específica, uma contribuição para o estudo e o ensino de estratégias para este setor.
2012
Humberto Luiz da Silva Filho
Determinantes da atividade exportadora: uma análise das empresas paulistas
As importantes mudanças macroeconômicas e a abertura comercial ocorridas na década de 90 tiveram como uma de suas conseqüências a reversão dos superávits comerciais. Esse fato gerou uma série de análises sobre a composição das importações e exportações das firmas brasileiras. Com a abertura comercial, as empresas passaram a investir na racionalização de processos produtivos e gerenciais para se tornarem competitivas. A desvalorização da taxa de câmbio, no final da década de 90, implicou no aumento significativo da parcela exportada pela indústria brasileira e mudanças ocorreram na estratégia competitiva da indústria. A análise destas diferenças e do caminho percorrido por elas contribuem para um melhor mapeamento e discussão das condições competitivas da indústria no mercado internacional. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é identificar os principais determinantes da atividade exportadora de indústrias paulistas. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se dados referentes aos anos de 1996 e 2001 de indústrias paulistas, disponíveis na Pesquisa da Atividade Econômica Paulista (PAEP), realizada pela Fundação Estadual de Análise de Dados (SEADE). Os dois períodos de análise apresentam características distintas no que se refere ao contexto econômico, o que pode ter acarretado na adoção de estratégias competitivas diferentes pelas empresas. Para a estimação dos parâmetros das variáveis explicativas adotou-se os métodos Probit e Logit. Os resultados da pesquisa permitiram identificar o tamanho da empresa, participação estrangeira no capital, idade, importação e inovação tecnológica como determinantes da atividade exportadora das indústrias paulistas. A produtividade do trabalho e a qualificação do trabalho apresentaram resultados distintos para os anos de 1996 e 2001.
Relações entre gestão da informação e criação de conhecimento em empresas de base tecnológica: um estudo comparativo de casos
Informação e conhecimento têm sido citados por duas décadas como ferramentas de vantagem competitiva. Recentemente, discute-se a utilização destas na promoção da inovação. A premissa indica que a interação de indivíduos, o compartilhamento de informação e a criação do conhecimento são vitais para o sucesso das organizações que precisam aprender e inovar a todo o momento. O estudo tem como propósito apontar contribuições de um ambiente de aquisição, disseminação e utilização da informação para a subseqüente criação do conhecimento, verificando como esses dois processos ocorrem em empresas de base tecnológica. Optou-se pelo emprego do método comparativo de casos e pela pesquisa qualitativa, realizada em nove empresas de base tecnológica, as quais se encontravam incubadas ou que passaram recentemente pela fase de incubação no Parque Tecnológico da cidade de São Carlos. Entre os principais resultados, constatou-se que nas empresas graduadas a gestão da informação e seus procedimentos foi identificada como mais consciente e estruturada. Em contrapartida, percebeu-se que as empresas incubadas possuíam um ambiente com maiores condições de criação de conhecimento.
Desempenho e competitividade em pequenas e médias empresas: estudo do setor hoteleiro da região central do Estado de São Paulo
O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a existência de uma orientação do controle do desempenho utilizados nas pequenas e médias empresas hoteleiras e sua adequação aos fatores-chave de competitividade do setor. Essa pesquisa foi realizada na região central do Estado de São Paulo contemplando os circuitos Paulista da Chapada Guarani e Ecocaipira. A pesquisa fundamenta-se no vácuo existente entre a visão estratégica e visão operacional na gestão empresarial, ou seja, a falta de integração entre as diretrizes estratégicas e a operação das empresas. A medição de desempenho é uma atividade que visa melhorar gradativamente a atuação das empresas, fazendo com que elas se mantenham competitivas. O trabalho de campo foi dividido em três fases: a primeira e segunda fase concentrou-se na abordagem quantitativa. A primeira fase teve o propósito de identificar a quantidade de empresas hoteleiras na região central do Estado de São Paulo, considerando o mapeamento da equipe de pesquisadores do GEOPE da EESC - USP. A segunda fase teve o propósito de caracterizar a preocupação com o controle do desempenho e com as medidas de desempenho da organização. A terceira fase concentrou-se na abordagem qualitativa, na qual foi feito um estudo de caso com o propósito de verificar os indicadores utilizados pelas empresas e verificar se estão orientados para a competitividade. Como principal resultado, observou-se que os mecanismos de controle do desempenho são adequados as características do contexto social de cada organização e, como conseqüência, está relacionado à estratégia da empresa. Ainda, concluiu-se que os indicadores de desempenho das grandes e das pequenas empresas hoteleiras são semelhantes, a diferença está na formalização desses indicadores.
Gestão de estoque e eficiência dinâmica: uma abordagem integrada entre Análise Envoltória de Dados (DEA) e Teoria do Controle Ótimo (OCT)
Este trabalho tem por objetivo propor um método eficiente para avaliar gestão de estoque, aplicando conjuntamente a Teoria de Controle Ótimo (OCT), para obter funções de estocagem dinamicamente ótimas, e Análise Envoltória de Dados (DEA), para calcular as eficiências relativas. Tendo em vista esse objetivo foi desenvolvido um modelo integrado DEA-OCT para calcular a eficiência de custo otimizada ao longo do tempo, quando o sistema possui variáveis relacionadas entre si, como no caso de sistemas de controle de estoque, e para analisar produção e demanda (assim como a variável estoque, oriunda dessa relação), estendendo o modelo variacional. Este trabalho aplica o modelo proposto a 647 empresas das Américas do Sul e do Norte, depois faz uma comparação entre Brasil e Chile (países emergentes economicamente), posteriormente focando no setor de comércio, considerando seus sistemas produção-estoque com dados de variáveis contábeis. Os modelos minimizam os custos de produção e de estoque para calcular a eficiência de custo ao longo do tempo. O output (produto, ou variável de saída) é a demanda; o input (insumo, ou variável de entrada) é a produção, e o intermediate (variável intermediária) é o estoque. Seus custos são considerados na função objetivo. É acrescentada uma restrição variacional da OCT para descrever a relação entre demanda, produção e estoque. Em resumo, o modelo é relevante por calcular eficiência prevenindo a possibilidade de obter uma projeção que ignora a relação entre as variáveis, uma vez que essa relação sempre ocorre, na prática, em sistemas de controle de estoque. As principais contribuições são: possibilitar o uso de OCT como a ferramenta de benchmarking DEA no contexto de eficiência dinâmica, estender o modelo DEA variacional de Sengupta (1995), incluindo restrições de modelos mais recentes e possibilitar o cálculo de eficiência quando há relação entre as variáveis.
2018
Paulo Nocera Alves Junior
Um roteiro para aplicação de metodologia ativa, maximizando o desenvolvimento de competências
Observa-se que o modelo de ensino tradicional ainda é dominante nas salas de aula. Considerando que a meta da educação contemporânea não é ensinar conteúdos, mas desenvolver competências, o objetivo deste trabalho foi criar um roteiro de aprendizagem, em que o método de aula é baseado na aprendizagem por competências e aplicação de metodologias de gestão de projetos para o desenvolvimento de desafios reais. Para atingir o objetivo, o roteiro foi aplicado seguindo o passo a passo proposto para discentes que ao longo de sua formação no ensino superior tecnológico numa Instituição de Ensino Superior participaram da execução de projetos. Em seguida, para avaliar o impacto do roteiro foi usado um método de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas com esses mesmos discentes. Durante a execução do projeto os discentes vivenciaram situações complexas e imprevisíveis; por meio da aplicação de recursos e conhecimentos, conseguiram resolver situações-problema, que são singulares e que não seriam vivenciadas em aulas tradicionais. Diante de todo o estudo, foi possível considerar que este é um roteiro apto a ser usado no ensino superior, com o objetivo de maximizar o desenvolvimento de competências dos discentes. Para isso, regras e demanda de esforço precisam estar claras para os docentes, para os discentes e para a instituição de ensino. Cumpridas tais demandas a realização de um desafio real é um método possível para preparar os discentes das novas gerações para a atuação em sociedade, inserindo-os no centro e não somente como espectadores do processo de ensino-aprendizagem.
2022
Alexandre Calabro Simon