RCAAP Repository

Indígenas e ensino médio em Roraima: demandas de estudantes Macuxi

Esta tese expõe uma pesquisa dedicada a dois objetivos centrais: 1) entender as motivações que atraem estudantes macuxi ao Câmpus Amajari (CAM) do Instituto Federal de Roraima, para cursarem ensino médio técnico profissionalizante em Agropecuária e Aquicultura em regime integrado e de alternância; 2) descobrir o que buscam nessa instituição. Os/as estudantes que participaram da pesquisa vieram de comunidades que estão, em média, a 150 km do CAM, enfrentando muitas dificuldades para seguir e concluir o curso, mesmo dispondo de escolas de ensino médio indígenas em suas comunidades. A pesquisa identificou as expectativas dos/as estudantes sobre sua permanência na instituição, bem como suas impressões sobre suas comunidades e sobre as opções de escolarização disponíveis. Para tanto, optou-se pela observação participante e por entrevistas detalhadas com 22 estudantes da instituição e 11 estudantes de escolas indígenas das comunidades Três Corações, Guariba e do Barro, além de conversas com gestores, docentes e lideranças indígenas da região. As hipóteses tratadas com as informações empíricas foram: 1) os motivos que traziam esses/as estudantes respondiam ao desejo de familiares, de amigos/as e de lideranças de que os/as jovens retornassem às suas comunidades para auxiliar em futuros projetos agropecuários ou de piscicultura, sendo que os/as estudantes também tinham outros objetivos decorrentes de sua experiência no CAM, que poderiam não coincidir com o desejo de seus/suas responsáveis; 2) o que buscam na instituição estaria relacionado majoritariamente à perspectiva de ingressarem nas universidades públicas e privadas do estado, por considerarem a escolarização do CAM mais apropriada para esse objetivo em oposição às dificuldades que as escolas indígenas apresentam. A hipótese referente aos motivos que atraem os/as jovens macuxi ao CAM se mostrou verdadeira, pois foi constatado que estão inicialmente condicionados/as às decisões de seus/suas responsáveis e, da mesma forma, evidenciou-se que, no decorrer da formação e do ambiente escolar, a maioria é impulsionada a prosseguir em seus estudos. A hipótese sobre o que buscam na instituição também se confirmou, tendo-se explicitado o ensino superior como um projeto de futuro desses/as estudantes do CAM.

Year

2020

Creators

Marcos Antonio de Oliveira

A relevância da oralidade no processo de alfabetização e letramento de crianças em Timor-Leste

Levando em consideração os percursos históricos e educacionais de Timor-Leste e a forte presença das tradições orais naquele contexto, este trabalho tem como principal objetivo compreender os desafios concernentes ao processo de alfabetização e letramento das crianças timorenses, mais especificamente daquelas que vivem em Díli - Capital do país. Partindo dessa compreensão, esta investigação se propõe também a contribuir para uma reflexão sobre a importância da oralidade para a entrada da criança na escrita. Recorrendo a abordagem metodológica de pesquisa participante, realizou-se um trabalho de campo de caráter diagnóstico e interventivo com alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico (4o ano), a partir do qual foi possível analisar o desempenho do grupo selecionado quanto à oralidade, à leitura e à escrita em língua tétum, considerando ser esse o idioma mais utilizado no contexto familiar e escolar dessas crianças. Após a análise das principais dificuldades apresentadas por elas, desenvolveram-se e aplicaram-se estratégias pedagógicas que buscaram contribuir na aprendizagem do grupo e, ao mesmo tempo, testar a viabilidade da abordagem teórico- metodológica a que se vincula esta pesquisa, que tem como principal pressuposto a relevância da utilização dos gêneros orais (contos, fábulas, adivinhas e outras práticas de oralidade) para a alfabetização e o letramento. Dentre os resultados obtidos foi possível observar que as crianças que mais se vincularam à oralidade foram também aquelas que apresentaram melhor desempenho na leitura e na escrita, ratificando assim, a hipótese inicial do trabalho.

Year

2020

Creators

Márcia Vandineide Cavalcante

Aproximações entre biologia, biopolítica e bioarte: um ensaio sobre a biocontemporaneidade

Este trabalho, de caráter ensaístico, pretende configurar algumas implicações do discurso biológico na contemporaneidade por meio da análise de como certos conceitos oriundos do campo das ciências biológicas espécie e gene, particularmente espraiam-se pelo corpo social, associando-se a determinados modos de subjetivação. A hipótese norteadora do estudo é a de que a não explicitação da fragilidade de ambos os conceitos obedece a demandas de controle e de assujeitamento, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento e à utilização de biotecnologias. Trata-se da produção de novas formas de vida e, ao mesmo tempo, de processos específicos de subjetivação. Partindo da premissa de que um novo homem está sendo forjado pelas biotecnologias, argumenta-se no sentido de que elas puderam granjear certa legitimidade no imaginário social justamente porque tais conceitos são solidários à conversão da identidade biológica em bioidentidade. De acordo com Foucault, se antes as disciplinas se dirigiam ao homem-corpo, com a biopolítica elas se voltam ao homem-espécie. Os mecanismos regulamentadores da vida passam a fazer parte das relações de poder-saber, com vistas à manipulação dos fenômenos vitais. Assim, parece despontar claramente uma conexão direta entre o espectro biopolítico e os conceitos de espécie e de gene. Entende-se, pois, que os desdobramentos dessa conexão desembocarão no âmbito da biossociabilidade e da bioidentidade. Tomando como material empírico algumas obras do cinema e das artes plásticas, propõe-se uma visada analítica singular sobre as relações entre biologia, biopolítica e bioarte, tendo como perspectiva uma estética da existência baseada na ética da amizade. Na construção dessa visada, foi fundamental a filosofia produzida por Michel Foucault, bem como a de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Year

2009

Creators

Luciana Valeria Nogueira

Deleuze-Guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013)

Essa pesquisa parte da percepção, cada vez mais acentuada, da centralidade que alguns conceitos formulados pelo filósofo Gilles Deleuze e pelo psicanalista Félix Guattari têm tido no pensamento educacional brasileiro. Não é difícil depararmos com apropriações de conceitos tais como nomadismo, devir, cartografia, rizoma, platôs, micropolítica, desterritorialização e tantos outros. A apropriação do conceitual deleuze-guattariano tem produzido deslocamentos e inspirado procedimentos analíticos diversos daqueles que tomaram corpo no início dos anos 1990, no seio dos estudos denominados de póscríticos, abrindo espaço para aquilo que denominamos de experimentações do pensamento. Procurando erigir uma crítica capaz de afectar o leitor e levá-lo a produção um pensamento outro, mais do que conduzi-lo à constatação de uma verdade presente alhures, a produção que tem se valido da filosofia de Deleuze e Guattari assume contornos analíticos até então inéditos, experimentando o intensivo que os conceitos elaborados pela dupla de autores comportam. Diante desse cenário, da imensa miríade de escritos que vemos surgir a cada dia articulando de maneira inusitada o pensamento da diferença de Deleuze e Guattari a tópicos educacionais, faz-se necessário interpelar essa literatura de forma a apreender sua singularidade e os novos procedimentos analíticos resultantes desse cruzamento. Dessa forma, buscaremos apresentar uma problematização dos estudos de cunho deleuze-guattarianos no campo educacional brasileiro, focalizando para tanto os artigos publicados nos 44 melhores conceituados periódicos acadêmicos da área de acordo com a tabela Qualis 2013 entre os anos 1990 e 2013. Orientado por uma abordagem pós-estruturalista em educação, trata-se de um estudo crítico fundamentado nos conceitos de arquivo e problematização, ambos oriundos do legado do pensador francês Michel Foucault; tendo por objetivo apreender as condições de emergência da literatura deleuzeana na seara educacional, tomamos como referência analítica a seguinte questão frente ao fundo documental dos periódicos indexados: de que maneira a produção acadêmica educacional tem experimentado a necessidade de deleuzear ou guattariar ou deleuze-guattariar?

Year

2014

Creators

Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

O percurso da didatização do pensamento algébrico no ensino fundamental: uma análise a partir da transposição didática e da teoria antropológica do didático

O ensino de álgebra nos três últimos anos do Ensino Fundamental tem se reduzido a um momento destinado ao treino e à fixação de regras e procedimentos algébricos. Ao que parece, os livros didáticos corroboram com essa visão do ensino de álgebra. Por outro lado, sabemos que no livro didático estão presentes algumas intenções didáticas legitimadas, de certa forma, por todos aqueles que participam do processo de ensino. Ao professor, que muitas vezes só possui o livro didático como material para preparar as suas aulas, cabe transformá-lo no saber que será ensinado na sala de aula. A álgebra é uma ciência ensinada predominantemente na escola e é relevante para capacitar os sujeitos a compreender o desenvolvimento científico e tecnológico atual. Por isso, parece-nos que o ensino de álgebra nos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental deveria contribuir para a construção de um pensamento algébrico, superando as práticas rotinizadas. Assim, o objetivo do nosso trabalho é analisar de que modo os livros didáticos desse nível de ensino permitem a construção do pensamento algébrico. Ou seja, investigar o percurso de didatização da álgebra no Ensino Fundamental ou, mais propriamente, nos livros didáticos. Para essa análise utilizamos a Teoria da Transposição Didática e a Teoria Antropológica do Didático, propostas por Yves Chevallard. Essas teorias propiciaram uma análise mais aprofundada sobre os materiais e também demonstram ser uma ferramenta consistente para auxiliar o professor na sua prática pedagógica. Analisamos três materiais pedagógicos: dois livros didáticos, que vieram da lista de livros aprovados no PNLD-2011 e o Caderno elaborado pelo governo do Estado de São Paulo proveniente da proposta São Paulo Faz Escola. Com essas análises conseguimos perceber que a programabilidade do saber legitimada pela noosfera impossibilita muitas inovações na didatização referente ao ensino de álgebra, e que alguns livros ainda mantêm o ensino de álgebra voltado para o treino de procedimentos e resoluções. Por outro lado, também conseguimos encontrar outros percursos de didatização nos quais está presente um ensino voltado para o desenvolvimento do pensamento algébrico.

O diálogo e a construção do conhecimento: apontamentos a partir de John Dewey e Matthew Lipman

Por meio deste trabalho pretende-se examinar a função da escola como instituição e do professor como agente ativo dentro desta instituição através do pensamento de John Dewey e de Matthew Lipman. Para isto a pesquisa irá se debruçar sobre a concepção de conhecimento, de filosofia e de educação no pensamento destes dois filósofos e educadores. Posteriormente a pesquisa objetiva aproximar o que Dewey diz a respeito do conhecimento e da educação daquilo que Lipman afirma a respeito da filosofia, para assim verificar se, tomando como base a concepção de conhecimento em Dewey, o método de ensino desenvolvido por Lipman para a filosofia pode aplicar-se não apenas ao ensino desta como disciplina, mas também a outras áreas do conhecimento.

Percepções de professores de língua portuguesa sobre a formação leitora de seus alunos dos meios populares

Esta pesquisa inseriu-se no campo dos estudos relacionados à leitura e à educação e objetivou compreender, da perspectiva da psicologia histórico-cultural, questões referentes às opiniões que os professores de língua portuguesa do 2º. segmento do ensino fundamental e do ensino médio manifestam sobre a formação leitora dos alunos das camadas populares. A coleta de dados para análise consistiu de 87 textos escritos por professores, em sua maioria da rede pública de ensino da região metropolitana da cidade de São Paulo, e objetivou investigar que aspectos os docentes valorizam ao explicar os raros casos de constituição leitora entre tais alunos. A partir da análise dos dados, percebeu-se que há uma tendência a atribuir o mérito pelo êxito na constituição leitora à família do aluno e a ele próprio por suas características inatas, suas capacidades, e seu papel ativo , e que há uma perspectiva pouco crente no papel da escola e do professor, aos quais apenas um quarto dos sujeitos atribuíram papel relevante. A análise também apontou que a graduação em instituições de maior prestígio está ligeiramente vinculada a um menor recurso a justificativas endógenas e fortemente ligada a uma crença maior na possibilidade de a escola e o professor serem fatores de constituição leitora. Tais achados apontam a importância de sólida formação: que enfatize que o desenvolvimento humano e, portanto, a constituição leitora, não se devem a características inatas, e não são espontâneos ou naturais; que aqueles, ao contrário, requerem não apenas a mediação desafiadora, qualificada e cativante de membros mais experientes do grupo cultural, mas também trabalho por parte do aluno; e que fortaleça a crença dos professores na educação e em si próprios. Do ponto de vista teórico, foram levados em consideração os estudos sobre leitura e letramento de Magda Becker Soares, Marisa Lajolo e Maria Zélia Versiani Machado, as análises sociológicas de Bernard Charlot, Bernard Lahire e Zaia Brandão, as reflexões sobre a formação e o trabalho docente por Bernardete Gatti, José Carlos Libâneo, Maria Isabel de Almeida e Maurice Tardif, e os estudos sobre a perspectiva vygotskiana do desenvolvimento humano conduzidos por Ana Luíza Smolka, Marta Kohl de Oliveira, Pablo del Río e Teresa Rego.

Year

2014

Creators

Ana Paula Carneiro Renesto

Os jogos de linguagem e o ensino de filosofia: uma abordagem wittgensteiniana

Este trabalho apresenta uma análise wittgensteiniana de alguns problemas ligados ao ensino de filosofia. Tomando como ponto de partida a difícil relação entre a formação inicial do professor e a cultura escolar, esta dissertação trata as transformações a que a filosofia é submetida na passagem da academia à escola como mudanças nos usos da linguagem filosófica. Esta mudanças são esclarecidas à luz dos conceitos de jogos de linguagem e formas de vida, desenvolvidos na filosofia tardia de Ludwig Wittgenstein, como alternativa a teorias linguísticas referenciais e metafísicas. Examinando os limites das explicações que fundamentam os jogos de linguagem em geral, torna-se compreensível o aspecto do aprendizado dos jogos linguísticos da filosofia que, irredutível à compreensão de razões, reside na vontade do aprendiz que, como tal, só pode ser persuadida. Este é o viés pelo qual será enfrentada a questão didática da motivação dos alunos. Ademais, o problema da persuasão e a atenção aos usos da linguagem filosófica animam, se não um método, uma estratégia de uso da história da filosofia no ensino médio, na qual a história da filosofia se torna uma ocasião para o aluno afrontar os limites do sentido de sua forma de vida.

Year

2014

Creators

Rafael Pereira

A educação e a formação de atitudes que envolvam valores morais

O presente trabalho, pautado na análise de textos de autores que se ocuparam ou não da educação como tema, retoma a antiga e sempre atual questão do ensino das atitudes morais. Nesta discussão, indicam-se dois elementos que podem enriquecer e até contribuir decisivamente para esse ensino a virtude e a reflexão filosófica. De saída, questionam-se os discursos que objetivam construir atitudes morais, sobretudo com base no exame de seus possíveis significados para aqueles a quem se dirigem. Embora apoiado exclusivamente na bibliografia consultada, este trabalho encontrou indicações de que a assimilação de algo que é externo pode ser mais proveitosa e dotada de significado quando existe um tempo para entendê-lo, analisá-lo e enfim absorvê-lo. Analogamente, a repetição reiterada de uma atitude pode ser ressignificada se essas repetições forem entremeadas por momentos de reflexão. Neste contexto, complementa-se a idéia de virtude fazendo-a sempre acompanhar de reflexão atenta e argumentação rigorosa, como convém às disposições e ações que demandam atualização permanente. O trabalho envolve também questões relativas ao conceito de ensino, procura delimitar os limites tênues entre moral e ética e tece algumas reflexões sobre a virtude. Finalmente, sustenta a idéia de uma crença alicerçada em fundamentos filosóficos e encerra-se com algumas observações sobre como a escola pode atuar a partir destas formulações.

Year

2006

Creators

Jorge Alves de Oliveira

Educação especial: um esboço da política pública

Este trabalho apresenta uma discussão acerca da crise pela qual passa a Educação especial. Esta crise está presente tanto no interior desta área, nas formas que vêm discutindo o especial, como na configuração que esta política pública tem se apresentado no país. O caráter privado do atendimento da educação especial no Brasil e a terceirização dos serviços por parte do poder público, apontam que a política de inclusão e a escola para todos estão longe de serem concretizadas para as pessoas especiais. A pesquisa de campo realizada no município de Campinas, particularmente com a Secretaria Municipal de Educação e com instituições privadas sem fins lucrativos de educação especial reafirma o cenário nacional através da opção política, por parte do poder público, da transferência da responsabilidade da educação especial às instituições privadas sem fins lucrativos.

O ensino técnico industrial segundo os professores: adaptações e resistências à reforma em duas escolas estaduais gaúchas

São enfocados neste trabalho os processos de reconfiguração dos currículos dos cursos técnicos de duas escolas estaduais gaúchas, no contexto da reforma empreendida pelo Governo Fernando Henrique Cardoso a partir de 1997. A investigação é baseada em entrevistas semi-estruturadas com professores, nos planos de curso e em outros documentos produzidos nas escolas e por órgãos governamentais durante o processo de reestruturação, complementados por observações de aulas e de eventos escolares, questionários e entrevistas com estudantes. Na análise dos processos de reconfiguração curricular são examinadas as interpretações, apropriações e reações, por parte dos professores que atuam nas escolas, às políticas governamentais e às pressões oriundas do mundo do trabalho. São identificados nexos entre as visões relativas ao mundo do trabalho e ao ensino e as vivências e identificações profissionais dos professores, construídas nas trajetórias individuais de formação e trabalho e no interior de cada instituição. O estudo mostra que a afirmação do caráter generalista dos cursos técnicos e a relevância atribuída à iniciação dos estudantes numa cultura técnica que não se reduz à aprendizagem dos processos em uso nas empresas antepõem-se, nas escolas, à lógica governamental da flexibilização, do aligeiramento e estrita adequação da formação às demandas da esfera produtiva. As resistências a essa lógica são atribuídas à validação dos modelos praticados de ensino técnico e à autonomia relativa das escolas face ao mercado de trabalho, mas também à persistência da idéia de profissão e da figura de técnico industrial tal como é projetada pelos professores, diversa das formas predominantes de inserção dos egressos. O estudo mostra também uma apropriação seletiva de elementos da pedagogia das competências pelos professores. O uso da linguagem oficial é combinado com a preservação de uma estrutura disciplinar dos cursos, da avaliação segundo notas e de objetivos relacionados à fundamentação das técnicas que não podem ser descritos como competências. A crítica ao ensino centrado na transmissão de conteúdos é incorporada por uma parcela dos professores e refutada, num dos estabelecimentos, por professores que rejeitam esse discurso pedagógico como estranho ao chão-de-escola. O estudo mostra ainda que a política governamental de ampliação de vagas com redução de custos encontra limites numa seletividade interna aos cursos atribuída, em parte, à disposição de preservação de um perfil de profissional egresso por parte dos professores, mas também às dificuldades de incorporação, pelas escolas, das diferentes expectativas e experiências de escolarização dos estudantes. Enfim, o estudo mostra que os professores do ensino técnico nessas escolas reivindicam para si uma profissionalidade baseada nos saberes construídos através da experiência e da formação e no compromisso com a ação docente, a despeito de sua contratação como emergenciais ou temporários. Ao retratarem suas concepções e práticas docentes, os professores revelam combinações singulares de aceitação de modelos existentes e esforços de inovação que estão referidos a essa profissionalidade reivindicada.

Year

2004

Creators

Elisabete Zardo Búrigo

Cartografia da avaliação educacional no Brasil

A tese aqui apresentada tem como objetivo central responder à seguinte questão: como os estados brasileiros se apropriaram e traduziram a diretriz nacional de avaliação da Educação Básica no período 1996-2007? A relevância desta pesquisa de doutoramento se justifica, antes de mais nada, no fato de que a avaliação é um dos pilares de sustentação da reforma educacional empreendida pelo Governo FHC e que tem continuidade/aprofundamento no atual Governo Lula. Ademais, embora sejam variados os estudos que investigam os desdobramentos dessa diretriz política em estados e municípios, ainda não se teve uma visão completa dessas iniciativas. A partir disso, esta pesquisa coletou informações documentais e depoimentos nos vinte e seis estados e no distrito federal visando compor um mapeamento da avaliação educacional nestas unidades federativas. O tratamento que a avaliação educacional recebe em cada realidade permitiu reconhecer que há mais semelhanças que diferenciações. A maior aproximação entre as avaliações desenvolvidas nos estados brasileiros e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica reside nos aspectos metodológicos. A tradução que os estados brasileiros têm feito da diretriz nacional de avaliação não considera sua dimensão mais forte: constituir-se como um mecanismo potente de regulação e gerenciamento, imprescindível no ciclo de realização de uma política educacional.

Year

2007

Creators

Valéria Virgínia Lopes

A formação do aluno para a participação: uma utopia da escola pública?

Este trabalho foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo entre o segundo semestre de 2005 e o primeiro semestre de 2006. Ele tem a finalidade de discutir o processo de formação de crianças e adolescentes para a participação em processos decisórios em uma escola pública municipal. Tal objetivo se justifica por estar determinado constitucionalmente à educação a formação para a cidadania, sendo a participação um de seus elementos fundamentais. A nossa referência é o conceito de cidadania ativa (Benevides), que implica a interferência intencional dos cidadãos nos rumos das políticas públicas. Além disso, compreende-se que há um vínculo necessário entre educação e democracia (Paro), na medida em que o ser humano somente se constrói enquanto tal por um ato de vontade própria no processo de transcendência a uma dada realidade (o que gera o domínio da liberdade), constituindo a cultura acumulada e construída historicamente o que lhe possibilita tal transcendência e sendo a educação o meio de apropriação da cultura. Portanto, a educação, enquanto um direito humano, somente se concretiza na medida em que o aluno faz-se sujeito desse processo. Disso decorre a necessidade do aluno, em conjunto com o coletivo da escola, também auxiliar a decidir sobre os rumos pedagógicos. Diante disso, a participação estudantil é entendida como a atuação dos alunos nas decisões acerca do projeto pedagógico e dos meios necessários para se atingir as finalidades coletivamente definidas. Na escola pública municipal o espaço instituído legalmente para isso é o Conselho de Escola. Contudo, em termos de formação para a participação discente, outros espaços como o Grêmio Estudantil, a rádio da escola (formada a partir do programa Educom.radio) e os projetos desenvolvidos pela EMEF Eliseu Dias, principalmente as ações em defesa dos fragmentos de Mata Atlântica em associação a uma Sociedade Amigos de Bairro local, mostraram-se mais relevantes. Os dados da pesquisa, obtidos principalmente em entrevistas à equipe escolar e discente e durante as reuniões do Grêmio, da rádio e do Conselho de Escola, sugerem as contradições de uma escola que almeja ser democrática, busca construir relações humanas e pedagógicas pautadas nesses valores, mas que ainda se reconhece marcada por práticas autoritárias.

Year

2006

Creators

Ydeliz Coelho de Souza Sanches

O papel do diretor escolar na formação em serviço: um estudo da proposta de formação da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo

Esta investigação tem como objetivo repensar o papel do diretor escolar na formação em serviço, tendo como referência a análise de práticas bem sucedidas de formação contínua, desenvolvidas por duas diretoras da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, SP, em escolas de periferia. Trata-se de uma pesquisa empírica, com abordagem qualitativa, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas, tendo como referencial teórico a produção de Libâneo (2002), Pimenta (2002) e Rios (1997), que consideram o professor um intelectual crítico e reflexivo. A pesquisa analisa como as diretoras investigadas assumem a incumbência de formadoras de professores frente à proposta da Secretaria. Para isso, apresento a influência da cultura escolar na formação dos educadores e algumas reflexões sobre as ações formativas da Secretaria e suas repercussões na atuação das diretoras, bem como as especificidades da escola de periferia nesse processo, apresentando, ainda, algumas estratégias de formação realizadas pelas diretoras pesquisadas. Finalizo refletindo acerca das possibilidades de atuação do diretor na formação em serviço, tendo a escola como locus privilegiado para essa formação, e concluo que uma escola reflexiva não é apenas fruto de professores reflexivos, mas de um coletivo reflexivo e de políticas públicas adequadas, em que o diretor pode ser mediador do processo formativo, desde que assuma o papel de co-responsável pela organização do trabalho pedagógico de formação e adote uma postura crítico-reflexiva sobre sua própria atuação, sendo, portanto, o articulador do projeto político pedagógico.

Year

2004

Creators

Christiane Oliveira Teixeira de Barros

Estado, educação e subsidiariedade: o princípio de subsidiariedade como responsabilidade social do Estado nas relações com a educação pública

O presente trabalho apresenta, como tema de pesquisa, a relação entre o Estado e a Educação, procurando demonstrar como o princípio de subsidiariedade aplicado à educação pública corresponde à ação de responsabilidade social do Estado, favorecendo a maior integração e participação das comunidades ou dos movimentos populares e incentivando a cidadania participativa. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental complementada por uma reflexão filosófica que procurou identificar a totalidade dos fatores presentes e relevantes na situação estudada. Como resultado foi possível identificar a adoção do princípio de subsidiariedade pelo Estado como uma possibilidade de exercer a responsabilidade social em relação à educação pública.

Year

2007

Creators

Carla Andréa Soares de Araújo

Leitura profissional docente em tempos de universitarização do magistério das séries iniciais.

Este estudo focaliza processos relacionados ao movimento atual de universitarização da docência, procurando descrever e caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental receberam, leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais. A investigação foi realizada sob uma abordagem etnográfica e teve como referencial empírico o PEC-Formação Universitária, um programa de formação docente continuada em nível superior, implementado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em parceria com a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade Estadual Paulista. A partir de subsídios teóricos oferecidos pela história cultural, pela sociologia cultural, pela lingüística e, também, pela psicologia cognitiva, a leitura é entendida como resultado de relações dialéticas estabelecidas entre a ordem do discurso que se impõe e a apropriação do texto por parte do leitor. Nesse sentido, questiona-se: que representações, práticas e saberes estiveram envolvidos nas leituras que as professoras focalizadas realizaram dos textos acadêmico-educacionais que lhes foram dados a ler naquele contexto formativo? Como tais leituras as atingiram? Que efeitos os discursos então veiculados sofreram em função daquelas leituras? As observações e análises tecidas revelaram que a atuação de diversos dispositivos, presentes naquele ambiente bem como nos textos lidos, favoreceram a instauração de um \'novo padrão\' de leitura - mais próximo ao modelo acadêmico - entre as professoras. Por outro lado, as posturas e os procedimentos por elas assumidos sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente caracterizada, entre outros aspectos, por uma racionalidade prática que lhes possibilitava, muitas vezes, subverter a ordem de discursos presentes naqueles textos e, assim, elaborar sentidos alternativos. Fatores identificados nessas relações das professoras com textos educacionais ensejaram considerações sobre a temporalidade dos usos nas leituras profissionais docentes, caracterizados por traços de mobilidade e de diversidade. Ademais, a centralidade de seus saberes e interesses práticos para a configuração das leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica partilhada entre os professores, como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.

Year

2005

Creators

Flavia Medeiros Sarti

Uma análise das concepções sobre ciência, biodiversidade e desenvolvimento sustentável presentes no discurso de um programa televisivo.

Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções sobre ciência, biodiversidade e desenvolvimento sustentável presentes no discurso de um programa do Globo Repórter intitulado Parque do Tumucumaque, que trata de uma expedição científica ao Parque localizado no Amapá. A abordagem das referidas concepções é realizada por meio de algumas questões direcionadoras: Qual a relação entre o conhecimento científico e o não científico? Quais os mitos que embasam a abordagem da biodiversidade? Quais os mitos que embasam a abordagem do desenvolvimento sustentável? A ciência é apresentada de forma a corroborar as concepções sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável sugeridas no programa? Tais concepções sobre esses temas se aproximam mais da visão disseminada pelos países desenvolvidos e grupos dominantes, baseadas de forma geral, no pensamento neoliberal e no mainstream econômico, ou se aproximam mais dos grupos dissidentes que se preocupam com a pluralidade cultural e com a organização de fóruns sociais? A fundamentação teórica é oriunda da filosofia e da sociologia incluindo autores que não necessariamente concordam entre si. Alguns exemplos são: Adorno, Bakhtin, Barthes, Habermas, Foucault, Ellias, Bauman, Giddens, Boaventura, Rorty, Berlin, Chalmers, Lyotard, Cassirer, Rouanet, Cambi, Castells. O método utilizado é de cunho qualitativo em que três características são básicas: visão holística, abordagem indutiva e investigação naturalística. A teoria é fundamental para dar sustentação e validade ao estudo por atribuir significados aos dados. A análise demonstrou que o discurso do programa é polifônico, pois ecoa vozes contraditórias, ao mesmo tempo em que reforça as vozes dos grupos dominantes que disseminam o neoliberalismo e o primado da ciência sobre outras formas de produção do conhecimento. Considerando o aspecto educativo da televisão, e o esvaziamento do monopólio educativo da escola, é importante valorizar a capacidade do \"distanciamento\" tão necessária para a percepção do que está por trás das aparências, do que é mitificado e apresentado como verdade indiscutível. Na era da comunicação e da sociedade de risco, em que os problemas são globais e os discursos se entrelaçam de forma a obscurecer fronteiras claramente definidas, a escola deve repensar o seu papel

Year

2007

Creators

Harlei Alberto Florentino

Mawa\'aiaká - escola de resgate cultural: a trajetória da escola entre os índios Kamaiurá, de 1976 a 2004.

Esta pesquisa é uma tentativa de iniciar a historiografia de uma experiência escolar que está apenas começando: \"Mawa\'aiaká. Escola de Resgate Cultural\". Trata-se do projeto escolar dos índios Kamaiurá, que habitam o Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. O período abrangido, de 1976 a 2004, se estende desde o ano em que foi construída a primeira escola no Parque, num Posto Indígena da FUNAI, próxima à aldeia Kamaiurá, até o ano de 2004, no qual estes índios, que até então se recusavam a participar dos projetos oficiais ali realizados, desenvolveram seu próprio projeto e construíram uma escola dentro de sua aldeia. Após uma apresentação do contexto histórico antropológico próprio da região do Alto Xingu e da inserção ali do povo Kamaiurá, recolhe depoimentos de lideranças, professores indígenas da aldeia, ex-professoras, não índias, contratadas pela FUNAI durante este período, para constatar, baseado na história das disciplinas escolares e conforme a sociologia da mudança, de Georges Balandier, que este povo busca, através do controle direto da Escola e de seus currículos, um posicionamento político que fortaleça sua identidade no contato com a nossa sociedade.

Year

2006

Creators

Jailton Nascimento Carvalho

Formação contínua de professores: um contexto e situações de uso de tecnologias de comunicação e informação.

Esta dissertação, resultado de uma pesquisa etnográfica realizada em determinada escola municipal da cidade de São Paulo, trata de contextos e situações de formação contínua de professores com o uso de tecnologias de comunicação e informação. Para o levantamento de dados, além de observações focais foram utilizados registros oficiais feitos pelos professores em horário coletivo e entrevistas a oito professoras da referida unidade escolar, a fim de orientar uma discussão para saber como ocorre (e se ocorre) a incorporação de tecnologias pelos professores e a relação disto com a sua formação contínua; analisar se esta incorporação é desencadeada por interesse próprio dos professores; e verificar quais são as possibilidades de formação mediante o uso destas tecnologias. Para orientar a análise dos dados coletados foram utilizados alguns conceitos fundamentais, quais sejam: contextos, situações e formação contínua de professores, inclusive no caso específico do uso de tecnologias de comunicação e informação. A formação contínua é entendida a partir dos conceitos de professor reflexivo e de professor pesquisador, sendo estes fundamentados em metáforas com origens no fenômeno da desregulação da Educação. Percebeu-se, neste trabalho, uma possibilidade metodológica para a proposição de situações didáticas de formação de professores em contextos semelhantes.

Year

2006

Creators

José Joelson Pimentel de Almeida

Educação ambiental & espiritualidade laica: horizontes de um diálogo iniciático

O movimento ambientalista tem como um dos seus aspectos mais evidentes uma certa mística ou espiritualidade particular que tende a ser qualificada como \"ecológica\". Esta, por uma questão de filiação histórica, também se revela nos valores e pressupostos teóricos e práticos de algumas correntes da educação ambiental (EA), que na sua maior parte se constituíram no contexto anglosaxônico antes de se tornarem conhecidas em outros países. De maneira mais específica, contudo, no que tange ao campo da produção de conhecimento (meio acadêmico) da EA brasileira, enquanto temática central a dimensão da espiritualidade não tem merecido a mesma atenção que outras dimensões, como a política e a social. Esta tese, motivada pelo incômodo provocado por essa \"área de silêncio\", procurou refletir sobre o lugar da espiritualidade na educação ambiental, seus limites e possibilidades, fundamentando-se na problematização de três questões: (1) o conceito contemporâneo de espiritualidade; (2) o lugar da espiritualidade na educação; (3) a importância ancestral da natureza como fonte para a espiritualidade. Na primeira questão o objetivo foi: demarcar o significado que o termo espiritualidade tende a assumir atualmente, diferenciando-o de religião/religiosidade; discutir o conceito de espiritualidade laica ou imanente, conforme desenvolvido por alguns filósofos contemporâneos, e as noções de transcendência horizontal e imanência do sagrado, que sem negar a espiritualidade identificam-na como uma metadimensão da condição humana que pode ser cultivada a partir de perspectivas tanto seculares quanto místico-religiosas. Na segunda questão o objetivo foi: discutir um dos dilemas da educação moderna, que se vê pressionada entre o proselitismo religioso e o secularismo empobrecido, discutindo a possibilidade de uma educação do espírito que, através de valores laicos importantes para a coexistência e diálogo humano, reconheça a importância da busca (secular ou religiosa) pelo sagrado; apresentar os pressupostos da Educação Holística; discutir a importância da relação mestre-aprendiz em todo processo educativo e em particular no contexto de uma educação do espírito. Na terceira questão o objetivo foi: problematizar a dicotomia que opõe natureza sacralizada/dessacralizada no mundo moderno; discutir a espiritualidade do movimento ambientalista e em particular da Ecologia Profunda; apresentar propostas de religiosidades planetárias laicas; problematizar as condições para que religiosidades ecológicas se estabeleçam no cenário contemporâneo. Finalmente, no quarto capítulo, a partir das fundamentações anteriores e numa inflexão mais autoral, buscou-se: (1) problematizar a \"ausência em termos\" da espiritualidade e do sagrado nas pesquisas em educação ambiental no Brasil, considerando como hipóteses explicativas (a) a indiferença do meio acadêmico ao campo da espiritualidade, em parte por esta ainda ser associada às religiões organizadas e práticas neo-esotéricas no estilo Nova Era, e (b) à crescente influência da macrotendência crítica da EA, que ao enfatizar corretamente a importância das dimensões político-social para a práxis do campo, tendem a desconsiderar outras dimensões e em particular a da espiritualidade/sagrado, que por sua vez é relevante entre as correntes consideradas conservadoras; (2) sugerir alguns pontos fundamentais de convergência entre a noção de espiritualidade laica e as questões e temas da educação ambiental, elaborando-os a fim de discutir a vocação espiritual da EA e seu potencial \"iniciático\", na medida em que é capaz de desvelar elementos para uma transcendência imanente. Como conclusão, é discutida a relevância de uma educação ambiental que também valorize a dimensão espiritual no atual contexto de crescentes incertezas desse mundo reduzido que parece se tornar a marca do Antropoceno.

Year

2015

Creators

Tiago Costa Nepomuceno