RCAAP Repository
A formação docente na área de relações públicas: tendências e perspectivas na era da comunicação digital
Este artigo é uma produção que tem como objetivo destacar e evidenciar os principais fundamentos que têm intima relação com a formação docente na área de relações públicas. Com essa preocupação apresentam-se aspectos, fatos e reflexões r elacionados à trajetória, formação e prática pedagógica do profissional e, ao mesmo tempo, discutem-se as possibilidades de o docente de relações públicas aplicar os princípios da competência em informação no cotidiano da era digital. Com as reflexões apresentadas acredita-se que o desafio de envolver novas competências na formação docente em relações públicas, certamente, trará contribuições benéficas, otimizando os diferentes processos que fazem parte dos cursos de relações públicas.
2022-12-06T14:43:37Z
Belluzzo, Regina Celia Baptista Cabestré, Sonia Aparecida
How to make students’ diagnostic assessment using concept map with errors
La insatisfacción de docentes y alumnos con el formato actual del proceso de enseñanza-aprendizaje ha generado la búsqueda de innovaciones pedagógicas. Este trabajo presenta los mapas conceptuales con errores (MCE) como una actividad de diagnóstico de aplicación rápida, lo que permite al maestro ofrecer comentarios inmediatos y personalizados a los estudiantes. Esto puede estimular la resonancia pedagógica y favorecer el aprendizaje signi�icativo. Las actividades que utilizan MCE pueden incorporarse fácilmente en entornos virtuales de aprendizaje, aprovechando su uso a gran escala.
2022-12-06T14:43:37Z
Correia, Paulo Rogério Miranda Nascimento, Thalita de Souza Ballego, Raíssa dos Santos Soares, Marília Moon, Brian
Neuroscience, innovation and new higher education: contributions for public relations professors in the transformation society
Diante das aceleradas transformações da sociedade, da inovação como palavra de ordem e do avanço da neurociência na compreensão da aprendizagem, este levantamento bibliográfico propõe uma reflexão sobre uma nova maneira depensar a educação no ensino superior de relações públicas. Refletindo sobre a “modernidade líquida”, o novo papel do professor, a necessidade da educação continuada com foco no aprendente e em metodologias ativas, o artigo apresentaseis contribuições fundamentais da neurociência para uma nova concepção de educação.
2022-12-06T14:43:37Z
Zwicker, Melanie Retz Godoy dos Santos
Communication, theories, teaching: records of the trajectory of a research group
El presente texto tiene como objetivo describir la trayectoria del tema relacionado con la enseñanza y las teorías, la formación académica y la fundación, las metodologías y la historia del área en los congresos de Abrapcorp, y sus registros son una contribución a la memoria del grupo de investigación. Se presenta una cronología del tema considerando elnombre y la sinopsis del grupo, los contenidos tratados, los autores participantes, en base a un análisis de documentaciónen los anales de los eventos de 2007 a 2019.
2022-12-06T14:43:37Z
Fagundes, Esnél José Moura, Cláudia Peixoto de
Relações públicas globais: mais que nunca essenciais para o consenso na sociedade pós-contemporânea
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Ferrari, Maria Aparecida
Comunicação financeira no ecossistema virtual: informalidade, polifonia e humor no canal Me poupe! no YouTube
By catalyzing sociotechnical, communicational, and economic transformations that alter perceptions and resignify cognitions, the digital media ecosystem has become a stage for research on corporate communication. Based on the French tradition of discourse analysis, this study evaluates the discursive functioning of the audiovisual production entitled “6 lessons from the coronavirus that I will never forget”, from the Me Poupe! YoutTube channel by Nathalia Arcuri. In subverting the traditional language of financial education and adopting a polyphonic discourse that constructs generalization, informality and humor, the analysis suggest that the enunciation device of the work at stake prompts spectators to decipher it.
2022-12-06T14:43:37Z
Maio, Ana Maria Dantas de Silva, Marcelo Pereira da
Discurso, midiatização e circulação de sentidos em relações públicas
Aiming at contributing to Organizational Communication by discourse and mediatization studies, this article seeks to update the understanding of Public Relations. Based on a bibliographic research, it argues that functional and linear models do not represent all the complexity of communication processes in mediatized societies or those in process of mediatization, and it concludes that its relevance to work on conflict management between social actors should be uplifted, since circulation is the ultimate area of dispute and negotiation of meanings.
2022-12-06T14:43:37Z
Pinheiro, Lidiane Santos de Lima
Crisis generadas por influenciadores digitales: propuestas para la prevención y gestión de crisis
The relation between brands and digital influencers is already part of the strategic communication planning of organizations. However, some can become a risk to companies’ reputation, especially in the social media. Thus, this article seeks to discuss some concepts of crisis management and their effects on the public opinion. Moreover, the author proposes a category of crises generated by digital influencers and presents some tools for preventing these situations.
2022-12-06T14:43:37Z
Karhawi, Issaaf
Politização via comunicação organizacional: um estudo de caso sobre o quadro “Solidariedade S.A.”
Neste estudo de caso problematizamos a politização via comunicação organizacional. Para isso, analisamos as 40 primeiras exibições do quadro “Solidariedade S.A.”, do telejornal Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão. Partindo de um estado da arte sobre “comunicação organizacional”, “politizações” e “engajamentos” que emergem de discursos e de produções audiovisuais e adotando a análise de conteúdo como recurso analítico, observarmos no corpus coletado um movimento de estreitamento entre jornalismo e branding de empresas/marcas engajadas com suas realidades sociais e mercadológicas.
2022-12-06T14:43:37Z
Postinguel, Danilo
Comunicación, dispositivo y espacio corporativo: la estrategia de la promesa en la dinámica de las organizaciones en el capitalismo
O artigo reflete sobre o dispositivo de comunicação e seu desdobramento corporativo como promessa da comunicação. A temática, pouco presente em estudos brasileiros sobre comunicação organizacional e afins, comparece fortemente na produção teórica francesa das duas últimas décadas. Inspirado na biopolítica de Michel Foucault e em abordagens francesas sobre o dispositivo de comunicação, o texto apreende a relação entre espaço corporativo e macrodispositivo do social, abrindo caminho para caracterizar a promessa da comunicação como estratégia inseparável da reprodução do capitalismo.
2022-12-06T14:43:37Z
Gonçalves, Daniela Norcia Trivinho, Eugênio Rondini
La opinión pública en la producción literaria y académica de relaciones públicas en Brasil: 1960-2019
Este artigo relata uma investigação que mapeou a produção literária e acadêmica de relações públicas no Brasil, buscando compreender as abordagens sobre o tema opinião pública no referido corpus. Uma consulta a bibliotecas universitárias, à Fundação Biblioteca Nacional e a programas de pós-graduação stricto sensu ocorreu para a coleta de dados, resultando na identificação de 20 livros e seis teses que discorreram sobre opinião pública, e de onde emergiram sete categorias com abordagens distintas sobre o tema.
2022-12-06T14:43:37Z
Becker, Gustavo Eugênio Hasse
The use of new social media in public opinion research
Este trabalho discute a relação entre as mídias sociais e os estudos de opinião pública tendo como base uma seletiva revisão da literatura. Apresenta uma série de métodos utilizados internacionalmente para a mensuração da opinião pública pelas mídias sociais em diversas temáticas, discutindo suas vantagens e limitações, bem como as diferentes conclusões que estes métodos permitem. Tomando como foco a unidade de análise e as limitações de inferência populacional destas novas mídias, o trabalho oferece uma oportunidade de discussão acadêmica entre dados coletados via amostras populacionais de indivíduos e amostras populacionais das informações que estão exercendo influência na opinião destes indivíduos.
2022-12-06T14:43:37Z
Batista, Leandro Leonardo
Interesses e requisitos da participação em cooperativas de café da Costa Rica
Para pensarmos os requisitos e interesses que intervêm no importante processo da participação dos cooperados, neste artigo analiso a vigilância e a confiança em dezessete organizações cooperativas cafeeiras costarriquenhas. Os dados evidenciam a existência de confiança na organização, identificam no controle democrático uma área que tem de melhorar e ratificam a confiança como sendo um requisito para a participação ativa acontecer.
2022-12-06T14:43:37Z
Araya Jiménez, Lisbeth
La comunicación de las organizaciones ante las audiencias, la esfera pública y la opinión pública:: ¿cómo se encuadran las plataformas sociales digitales en eso?
Desde un abordaje conceptual, analizamos la caracterización del discurso y de las acciones comunicativas de las organizaciones frente a una esfera pública híbrida en la cual la opinión pública adquiere un estatus paradójico de autonomía de expresión al mismo tiempo que se encuentra bajo el determinismo algorítmico de los entornos de expresión de opinión. Comenzamos con la discusión de la comprensión de la esfera pública híbrida que se constituye de una miríada de ambientes que abarcan redes de sociabilidad; luego, consideramos los factores intervinientes que impactan en la comunicación de las organizaciones – los discursos mediados por modulaciones algorítmicas y también por influenciadores –; y concluimos con reflexiones sobre las relaciones con las audiencias, el público y la formación de opiniones que, a pesar de claros propósitos de la organización, se ven impactadas por procesos de desinformación. El marco conceptual utilizado, además del material elaborado por la autora, fueron las fuentes clásicas de Papacharissi (2002), Boyd y Baym (2012), Livingstone (2015) y Caplan y Boyd (2016).
2022-12-06T14:43:37Z
Saad, Elizabeth
Gira mundo, rueda gigante
Frederico FinchelsteinDo fascismo ao populismo na história
2022-12-06T14:43:37Z
Penafieri, Vânia
Desde las raíces de la noticia: vínculos entre el periodismo y la comunicación estratégica H
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Ferreira, Giovandro Marcus
Un análisis de cómo se utilizan las noticias falsas, las teorías de la conspiración y los algoritmos para difundir el odio, el miedo e influir en las elecciones
No summary/description provided
2022-12-06T14:43:37Z
Cardoso, Ivelise de Almeida
Communication, public opinion and the impacts of the digital revolution in the era of post-truth and fake news
El artículo reflexiona sobre la difusión de la posverdad y la influencia de las noticias falsas, difundidas por algoritmos y redes sociales, y consideradas una fuente primaria de información capaz de crear realidades paralelas, de influir en la toma de decisiones o de consolidar tendencias en la sociedad actual. Los medios de comunicación y las autoridades públicas están preocupados por contener la disipación del fenómeno en todo el mundo, sin embargo, la tecnología evoluciona como aliada de las fake news.
2022-12-06T14:43:37Z
Farias, Luiz Alberto de Cardoso, Ivelise Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
Esferas públicas en movimento
EntrevistaPablo Ortellado
2022-12-06T14:43:37Z
Farias, Luiz Alberto de Reis, Daniel Lopes, Valéria de Siqueira Castro Bezerra, Camila Paschoal Cordeiro, Gabriel
Vigilancia, control y atención: la desinformación como estrategia
Este ensaio de cunho teórico foi construído no intuito de tensionar o debate sobre a desinformação procurando trazer para a visibilidade aspectos mais amplos e que se inserem silenciosamente em nosso contexto social nos dias atuais. Partimos de uma visada situada entre Foucault e Deleuze sobre vigilância e controle, passamos rapidamente pela economia da atenção e problematizamos as reações que podem irromper a partir da sinergia entre ações despertadas por uma consciência histórica.
2022-12-06T14:43:37Z
Rêgo, Ana Regina