RCAAP Repository

O Instituto de Estudos Avançados da UFMG e sua contextualização como um IEA com características próprias

Neste trabalho, recupera-se a história da criação e do desenvolvimento dos Institutos de Estudos Avançados no mundo. Após essa retomada, o trabalho se detém na apresentação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG), que, como o nome indica, traz a transdisciplinaridade como horizonte principal, no contexto de uma instituição universitária, para a tentativa de lidar com a complexidade dos problemas reais da sociedade. Dessa maneira, apresentam-se algumas iniciativas do IEAT em associar pesquisa de alto nível com aplicação na solução de problemas, utilizando-se metodologias transdisciplinares

Year

2022

Creators

Estevam Barbosa de Las Casas Aretusa Kelly Alves Duarte

Convergência na educação: políticas, tecnologias digitais e relações pedagógicas

Em tempos da denominada sociedade da informação, estivemos atentos às modificações sociais, culturais, políticas, econômicas e, evidentemente, educacionais. Dentre as várias mudanças no campo educativo, focalizamos as alterações derivadas da presença e do desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e da comunicação que promoveram reflexões sobre os paradigmas educacionais tradicionais, os modos de ensinar e de aprender, o tempo e o espaço, a ampliação dos espaços de trocas de conhecimento, as políticas educacionais, as modalidades presenciais e a distância; assim como, nas formas de se relacionar e produzir novos conhecimentos que envolvem a colaboração, a partilha, a participação, a horizontalização, as comunidades de aprendizagem, a interação, a mediação, os ambientes virtuais de aprendizagem, a socialização, a autonomia e as redes. Nesse emaranhado de situações e de provocações, criamos como hipótese que a convergência verificada em outras áreas do conhecimento tecnologia, comunicação e artes e o uso cada vez mais constante da educação a distância (EaD), conjugada com o ensino presencial, consubstanciaria-se em convergência na educação. Dessa maneira, este trabalho teve por objetivo geral compreender a convergência na educação como uma possibilidade para o ensino superior. Por objetivos específicos, problematizar as atuais políticas de educação no contexto do ensino superior, relacionando a oferta de disciplinas a distância no ensino presencial; caracterizar conceitualmente a convergência na educação; identificar os elementos da convergência na educação; problematizar sobre as noções de presença e de distância. Para tanto, a metodologia desta investigação foi dividida em dois eixos: (1) analítico, em que se destacam as políticas públicas, os sentidos da convergência, os elementos da convergência, a presença e a distância; e, (2) operacional, na qual a pesquisa se desenvolveu por meio da metodologia filosófica, da análise documental e do Estágio Sanduíche (realizado entre agosto de 2014 a setembro de 2015 na Universidade Aberta de Portugal-UAb). Ao final, verificamos que a convergência, antes de mais, é social. Ela se faz nas relações criadas em rede e mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) e ampliam os paradigmas educacionais, os locais de ensinar e aprender, as relações entre os sujeitos professores e estudantes. Ademais, a convergência se verifica como uma tendência do presente com os olhos para o futuro.

Year

2019

Creators

Fernanda Araujo Coutinho Campos

O fenômeno do big data e os pressupostos para uma nova onda de acesso material á justiça

Diante do florescimento de aplicações em big data e do ganho de eficiência das políticas públicas em prol da população em várias áreas da atividade humana pela detecção de padrões de comportamentos eletrônicos, o presente trabalho consiste na análise de possibilidades de utilização destes mecanismos digitais pelo universo jurídico. Investiga-se como uma ação conjunta dos entes públicos com a participação da sociedade em novos desenhos institucionais podem levar ao jurisdicionado-cidadão uma experimentação típica da sociedade infodemocrática do século XXI com significativo ganho na efetividade de direitos em uma nova fase de acesso à justiça.

Year

2022

Creators

Adriana Goulart de Sena Orsini Caio Augusto Souza Lara

Todo desgaste oclusal é por bruxismo?: relato de caso clínico

Os distúrbios gástricos não diagnosticados e não tratados podem ter diversos efeitos destrutivos na cavidade oral: dissolução do esmalte dentário, alteração da dimensão vertical de oclusão, comprometimento da função e da estética bucal, bem como a fonética. As consequências sistêmicas também podem ser observadas, como: gastrite, ressecamento intestinal, hemorroida, sinusites, laringites e até mesmo bronquite asmática. Este trabalho objetiva realizar uma revisão da literatura e relatar um caso de erosão ácida grave com grande comprometimento de todo sistema estomatognático.

Year

2019

Creators

Marcela de Queiroz Bernardes

Símbolo e sabedoria prática Carl Gustav Jung e o mal-estar da modernidade

Neste trabalho, concedendo-se que há uma dimensão filosófica reconhecível no campo da psicoterapia contemporânea, busca-se determinar a natureza desta dimensão como análoga à phronesis ou sabedoria prática constitutiva da vida filosófica segundo as escolas da Antiguidade. Para tanto, a psicologia analítica concebida por Carl Gustav Jung é tomada como objeto de análise, demonstrando-se como em sua dimensão prática ela pode ser adequadamente compreendida como uma forma de sabedoria prática, nomeadamente como uma hermenêutica vivida das imagens simbólicas. Paralelamente a essa demonstração, o sentido histórico, filosófico e cultural da psicologia analítica é explicitado a partir de sua inserção na experiência da modernidade, como uma busca de respostas para os sofrimentos anímicos engendrados por esta mesma experiência.

Year

2019

Creators

Marco Heleno Barreto

Sistemas de Franchising do projeto à realidade: plano de negócio

O Sistema de Franchising tem sido uma mola propulsora do crescimento das micros, pequenas e médias empresas brasileiras na última década. Apesar de o Franchising não ser uma fórmula infalível de sucesso, é sim um sistema que consiste em expandir, desenvolver e administrar negócios. O presente trabalho tem o objetivo de analisar os riscos e os potenciais de investimento em sistemas de franquias e ser uma contribuição para empreendedores, que queiram se instalar na cidade de São José dos Campos. Pretendeu-se com este trabalho, enfatizar a importância de se conhecer os riscos, as vantagens, edesvantagens para a busca e manutenção da competitividade no setor de prestação de serviço. Os dados obtidos com a Revisão de Literatura foram utilizados com o intuito de estabelecer conceitos para melhor compreensão do assunto abordado.

Year

2019

Creators

Nilton Abilel Camillo

Lacunas, alternativas e desafios vivenciados pelos jovens da Comunidade de Capoeirão Ibiassucê Ba

Este trabalho consiste no resultado da pesquisa realizada com jovens da Comunidade rural de Capoeirão, município de Ibiassucê Bahia, onde o tema central é a questão das políticas públicas de juventude rural e o protagonismo dos jovens na realidade em que vivem. Para tanto se analisa conceitos de juventude, de políticas públicas de juventudes e como os jovens têm lidado com a realidade decorrente da situação das políticas públicas no universo em que vivem. O trabalho buscou valorizar as percepções dos próprios sujeitos investigados, e a partir delas, levantar algumas reflexões sobre a realidade investigada.

Year

2019

Creators

Alideia Oliveira Rodrigues

Afetividade na Educação Infantil: o entendimento do educador sobre afetividade na educação infantil

Este trabalho tem como tema o entendimento do professor ou educador sobre afetividade na educação infantil. Indagamos, centralmente, se não teria uma relação entre o entendimento dos professores sobre como se dão estas relações afetivas e a forma como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem nas crianças. Vários autores discutem sobre afetividade, mas não abordam o tema a partir do entendimento dos educadores sobre esse fenômeno, por isso justifica-se essa pesquisa. Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral identificar qual o entendimento dos educadores sobre a importância da afetividade na educação infantil, e as suas práticas, decorrentes deste entendimento como importantes elementos para mudanças no comportamento das crianças. Esta pesquisa foi fundamentada nas bases teóricas de autores como Wallon (1995), Almeida (1999), Dantas (l995), pois neles encontramos a discussão sobre as relações afetivas entre os educadores e as suas crianças. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal em Ribeirão das Neves, que atende em dois turnos, crianças entre quatro e seis anos, provenientes de realidades socioeconômica e culturalmente diversificadas. Foi desenvolvido um estudo de caso, a partir de observações em sala de aula dessa criança e um questionário estruturado, que foi respondido por algumas professoras da educação infantil, o que nos orientou para a realização também de uma intervenção, no formato de grupo de reflexão com todos as professoras. Os resultados dessa pesquisa apontam para a importância do entendimento do professor das manifestações das crianças, como singulares e próprias de cada uma delas. Ou seja, cabe a cada professor, a frente destas manifestações, fazerem suas intervenções não somente diante dos sentimentos das crianças, considerando-as apenas como alunos, mas também como sujeitos únicos, em seu processo de constituição de subjetividade. Por isso, como conclusão deste trabalho, podemos afirmar que o entendimento do educador sobre afetividade pode levá-lo a sentir e viver essa afetividade, o que amplia o olhar e a escuta na tentativa de capturar na expressão e na comunicação das crianças as dificuldades e possibilidades que expressam para a ação do aprender.

Year

2019

Creators

Dirlene Raquel Felipe de Oliveira

Decisões administrativas e subjetividade do trabalhador: uma análise a partir da visão dos alunos da pós-graduação de Gestão Estratégica da UFMG

O presente estudo pretendeu investigar a relação entre a tomada de decisão na organização e a subjetividade do trabalhador, buscando compreender de que forma algumas decisões organizacionais podem afetar no desempenho dos profissionais envolvidos. Para alcançar este objetivo, foi realizada a aplicação de um questionário para os alunos da Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), das ênfases de Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, com perguntasque especificavam o nível de concordância com a afirmação, que podia ser uma resposta negativa ou positiva a cada pergunta. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a tomada de decisão é fator preponderante para influência no desempenho profissional e também na vida pessoal. Tais fatores são reforçados principalmente pela centralização da decisão e falta de autonomia. Os comportamentos adotados pela organização influenciam no envolvimento da pessoanão apenas com relação a realização do trabalho, mas também com as práticas de gestão adotadas.

Year

2019

Creators

João Paulo de Souza Lacerda

Clima organizacional em uma instituição escolar: um estudo de caso no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais

Muitas transformações ocorreram nas últimas décadas em relação à dinâmica das organizações e suas preocupações. O olhar sobre o trabalhador tem aumentado, e a percepção que este tem sobre o seu ambiente de trabalho têm se tornado um fator extremamente importante para as organizações, pois, a qualidade do ambiente de trabalho influencia diretamente a satisfação e a motivação dos funcionários.

Year

2019

Creators

Felicia Maria Pereira dos Santos

"Tanto por ser mulher, quanto por ser estrangeira" : lutas por reconhecimento e formas de resistência de mulheres migrantes no Brasil

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2021

Creators

Paula Dias Dornelas

Associação entre capacidade funcional e fatores sociodemográficos, econômicos e de condições de saúde em idosos comunitários de Belo Horizonte (MG), Barueri (SP), Santa Cruz (RN): estudo da rede fibra

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial de grande intensidade na população brasileira. Dentre os principais comprometimentos advindos do envelhecimento com multimorbidades está a incapacidade funcional. Trata-se de uma condição multifatorial de desfechos adversos que podem ser influenciados por fatores ambientais e pessoais. O objetivo deste estudo foi investigar a associação entre as atividades instrumentais da vida diária (AIVD) e fatores sociodemográficos, econômicos e condições de saúde em idosos comunitários das cidades de Belo Horizonte, Barueri e Santa Cruz, no âmbito dos dados da Rede FIBRA (Rede de Estudos de Fragilidade em Idosos Brasileiros) obtidos do pólo UFMG. A amostra foi composta por 1334 idosos, com 65 anos ou mais, sem déficits cognitivos e capazes de deambular de forma independente. A capacidade funcional foi avaliada pelos itens da escala de Lawton para AIVD. As variáveis independentes foram avaliadas a partir do inquérito multidimensional padronizado pela rede FIBRA, agrupadas em dois blocos investigativos: das variáveis sociodemográficos e econômicas; das variáveis referentes às condições de saúde. Análise descritiva foi realizada por meio de medidas de tendência central e dispersão para as variáveis contínuas, frequência absoluta (n) e relativa (%) para as variáveis categóricas para a caracterização da amostra. Em seguida, foi aplicada análise, pelo teste qui-quadrado de Pearson. As variáveis com valor de p< 0,05 foram incluídas nos modelos de regressão logística binária. A maior parte da amostra foi considerada independente em AIVD com média de 81% de independência para cada AIVD investigada. A amostra foi composta em sua maioria por mulheres (64,17%; n=856), com média de idade de 73,36 ±6,35 anos, sendo a maioria na faixa etária de 65 a 74 anos de idade, morando sozinhos, de baixa escolaridade e com doenças crônicas. Em relação à distribuição de frequência de comprometimento na realização de cada AIVD identificamos que em torno de 20% dos idosos tinham alguma dificuldade para usar telefone, usar transporte, manejar medicamentos e dinheiro, fazer compras, realizar tarefas domésticas e preparar alimentos. A regressão logística identificou que as mulheres têm maiores chances de apresentar dependência nas AIVD do que os homens, bem como os idosos mais idosos (85 e mais), os que tinham mais multimorbidades e os que avaliaram sua saúde como ruim ou muito ruim. Ao analisar cada AIVD do instrumento separadamente, ao invés de um escore sumarizado, o presente estudo trouxe uma vantagem analítica à temática, contribuindo para entender as associações entre as variáveis dependentes escolhidas e os desfechos medidos de forma intrínseca, o que amplifica as evidências já encontradas. Outro aspecto que contribui para o avanço do conhecimento, é a estratificação da amostra em grupos de idosos mais jovens e mais idosos, o que possibilitou demonstrar que o avanço da idade é um fator relevante associado à incapacidade funcional e que deve ser considerado nas abordagens de desfechos de saúde dos idosos. Estes dados podem contribuir para o estabelecimento de ações terapêuticas e políticas públicas para aprimorar o manejo e prevenção de incapacidade em idosos.

Year

2019

Creators

Ana Cisalpino Pinheiro

A dupla instância do bem integrado: análise dos critérios de restauração sob a ótica das artes e da arquiteturasobre o ornamento aplicado

O estudo trata dos critérios de restauração para os Bens Integrados. Para tanto, foi feita uma revisão dos diferentes contextos históricos nos séculos XVIII, XIX e XX, e suas conseqüentes influências na arquitetura e nas artes. É também feita uma revisão nos critérios de restauração, onde se verifica a evolução do pensamento neste campo e as divergências entre vários critérios. Por fim, o estudo propõe a verificação de uma instância arquitetônica para o restauro dos Bens Integrados, no qual estes seriam avaliados não somente como obra de arte ou como parte de uma edificação, mas fundamentalmente uma expressão integrada de arquitetura e arte, onde a alteração em uma influencia a outra.

Year

2019

Creators

Maria Angela Reis de Castro

Da relevância dos casos do desarmamento nuclear perante a Corte Internacional de Justiça

Este trabalho visa determinar se a decisão da Corte Internacional de Justiça sobre as objeções preliminares nos casos do Desarmamento Nuclear oferece outras contribuições além da questão da existência de uma controvérsia. A tese geral sustentada é que essas contribuições existem e são, pelo menos, três. Por primeiro, o fato de que a Corte revisitou e reafirmou alguns princípios básicos relativos a armas nucleares. Em segundo lugar, argumenta-se que o julgamento serviu, igualmente, para dar reconhecimento à causa nuclear da República das Ilhas Marshall e para reconhecer “o sofrimento que seu povo suportou”. Por fim, algumas questões processuais serão examinadas, principalmente aquelas não resolvidas pela Corte como a questão do princípio do Ouro Monetário e a ausência de um efeito prático do julgamento. Essas questões permanecem em aberto, embora tenham sido objeto de análise de alguns juízes em suas opiniões individuais. Ao tratar desses três pontos, conclui-se que o julgamento oferece elementos de reflexão que vão além da questão do que é uma controvérsia e contribui, em pelo menos três aspectos distintos, para o debate jurídico internacional.

Year

2022

Creators

Lucas Carlos Lima

Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos

Este estudo investigou o papel dos gestores junto ao Projeto Político-Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as implicações da formação docente em sua prática. O desenvolvimento desta análise se deu no período entre 2006 e 2008. Para tanto, tal pesquisa esteve concentrada nos aspectos relacionados aos modos de atuação dos gestores escolares na construção e na implementação do Projeto Político-Pedagógico escolar, através da identificação dos desafios, dilemas e estratégias das gestões por eles desenvolvidas, no contexto da Escola Plural da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. A metodologia utilizada foi composta por questionário semi- aberto (para caracterização dos sujeitos da pesquisa de duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde há turmas de EJA em funcionamento); além de ter sido, também, composta por observação e análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas onde os gestores pesquisados trabalhavam, como também se compôs do recurso da entrevista. O desenvolvimento dessa investigação está sustentado na idéia de que o Projeto Político-Pedagógico é um espaço de alteridade, de vivências e de aprendizagens, capaz de trazer substantiva significação e relevância ao contexto dos processos formativos da EJA, constituindo-se, ainda, como um espaço que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Corroborando os princípios da Educação Popular, como fundamentos demandados pela prática educativa na EJA, esta pesquisa dialoga com os processos de formação docente, no que se refere às suas demandas e perspectivas, no intuito de destacar o papel dos gestores como sujeitos capazes de potencializar experiências educativas significativas na área, de fomentar a interlocução entre a EJA e suas raízes históricas de constituição e, finalmente, de ampliar os sentidos da escola e da formação escolarizada para os alunos e professores da EJA. Por fim, esta análise sinaliza como possibilidade e como estratégia de gestão o estabelecimento de parcerias firmadas entre escolas e universidade.

Year

2019

Creators

Cristiane Fernanda Xavier

Dinâmica da transmissão da leishmaniose visceral em umacoorte de cães em Juatuba-MG, de 2010 a 2011

Objetivou-se estudar a dinâmica de transmissão da leishmaniose visceral (LV) em uma coorte prospectiva de cães em Juatuba, entre 2010 e 2011, para verificar a incidência e fatores associados à infecção por Leishmania infantum. Foi feito um estudo observacional e prospectivo de coorte fechada por meio de análise sorológica em cães selecionados aleatoriamente em todo o município, com acompanhamento semestral dos resultados soronegativo e indeterminado na Imunofluorescência Indireta (IFI). Usou-se questionário semiestruturado junto aos proprietários de cães para avaliação da soroconversão e fatores determinantes à essa, por meio da regressão logística. Foram feitas análises parasitológica e molecular com caracterização da espécie de Leishmania dos fragmentos obtidos na necropsia. O coeficiente de incidência canina foi de 206/1000cães.ano (IC: 178 238), e foi identificado cluster em área com elevada concentração de cães positivos, mas com baixa densidade populacional canina. A variável cão de grande porte foi identificada como fator de risco e as variáveis idade do cão superior a 4 anos, limpeza diária do peridomicílio e melhores condições socioeconômicas como fatores de proteção. A maioria dos cães era assintomática e dentre os sintomáticos a IFI apresentou título predominante no ponto de corte. Foram caracterizadas L. amazonensis e L. infantum em cães com comprometimento visceral, o que demanda melhor entendimento da epidemiologia das leishmanioses. A infecção está ocorrendo em curto período de tempo e com ampla distribuição em Juatuba.

Year

2019

Creators

Eliane Goncalves Paiva Lopes

A retórica de Platão em cena: crítica filosófica e refutação no Fedro

Esta tese analisa o Fedro, tomando como fio condutor a reflexão filosófica sobre a retórica, compreendida como encenação dramática de discursos antagônicos sobre o amor, na primeira parte do diálogo, e como reflexão sobre a persuasão, na segunda parte. O pressuposto principal é a confluência entre forma e conteúdo, ou seja, entre os diferentes mecanismos retóricos e discursivos utilizados e a prática da refutação propriamente dita. Por um lado, a palinódia socrática é um exemplo (parádeigma) de boa retórica, pois fornece definições, leva em conta seu auditório específico, é psicagógica, faz uso da dialética e dirige-se a um outro lógos, visando refutá-lo. Por outro lado, o lógos de Lísias é apresentado como um modelo discursivo equivocado, pois falha no fornecimento de definições, ainda recorre às práticas do elogio e da censura, e não à investigação definicional do amor, é repetitivo e não estabelece uma relação dialética entre as partes e o todo, ou seja, não é orgânico. A tese articula essas duas perspectivas, defendendo que os bons discursos, segundo a retórica dialética platônica, são aqueles que assumem a tarefa de refutar e de estarem, eles mesmos, abertos à refutação. A refutação, compreendida tanto como característica dos discursos filosóficos, quanto como efeito da psicagogia, é o núcleo que articula a encenação dramática à argumentação propositiva. Há, finalmente, no Fedro, uma refutação indireta e irônica, que visa a retórica de Isócrates, e que demonstra a diferença a partir da qual Platão elabora sua crítica à retórica estabelecida.

Year

2019

Creators

Venuncia Emilia Coelho

Contribuição da educação à distância para capacitação de profissionais de saúde

O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da Educação à Distância para a capacitação dos profissionais da saúde. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de artigos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Educação à Distância, Pessoal de Saúde e Capacitação Profissional. Foram relacionados artigos publicados no período de 2004 a 2013, nos idiomas português ou espanhol, sendo selecionados 22 artigos para análise. Diante dos achados, foi possível perceber que a Educação à Distância viabiliza o acesso ao aprendizado e apresenta contribuiçõessignificativas para a capacitação dos profissionais da saúde como: Metodologia Inovadora, por meio da transformação dos métodos de ensino com utilização de tecnologias; Construção do conhecimento, otimizando a formação adequada dos profissionais; Facilitadora daEducação Permanente, sendo forte o auxílio no apoio do desenvolvimento contínuo dos profissionais de saúde; Flexibilidade e Aprendizado colaborativo, ao propiciar tempo necessário para dominar o conteúdo a partir do seu ritmo de aprendizado, necessidade,capacidade e disponibilidade de tempo. A maioria dos profissionais de saúde que escolhe essa modalidade de ensino pode se tornar sujeito ativo de sua aprendizagem, com autonomia para definir horários, escolha de acesso aos recursos tecnológicos disponíveis, sendo esta uma modalidade de ensino dinâmica, que estimula o indivíduo à interação. O sucesso das experiências de aprendizagem em Educação à Distância contribuem para a efetividade das ações educacionais reflexivas em relação à realidade dos serviços de saúde.

Year

2019

Creators

Miria Cleia Lopes Borges