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Texto, música e cena de Elis Regina em Alô, alô marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
O estudo da música popular brasileira e dos processos que envolvem sua aprendizagem e performance estão entre as tendências mais recentes e relevantes da pesquisa acadêmica. Entre os cantores populares, uma as principais ferramentas, tanto de ensino quanto autoaprendizagem, é a modelagem baseada em performances consolidadas de outros artistas. Mesmo após sua morte, Elis Regina (1945-1982) continua sendo considerada um dos mais importantes referenciais na interpretação da música brasileira, tanto do ponto de vista técnico-musical quanto cênico. A partir de duas gravações audiovisuais de Elis Regina para a canção Alô, alô, marciano de Rita Lee e Roberto de Carvalho, o presente estudo investigou as relações entre texto, música e cena na performance da cantora à luz de (1) oito princípios do ator, diretor de teatro, pedagogo e escritor russo Constantin Stanislavski (1863-1938), selecionados entre os princípios propostos no seu sistema para a atuação do ator e (2) conceitos-chave oriundos da análise do discurso e relações intertextuais. Observou-se uma imbricação entre elementos da performance da música popular e do teatro na construção e ressignificação de possíveis sentidos inerentes à canção, possibilitando caminhos para a construção e consolidação de performances bem fundamentadas do cantor de música popular.
Epidemiologia das lesões fibro-ósseas benignas dos maxilares
As lesões fibro-ósseas benignas (LFOBs) são condições raras caracterizadas pelo desenvolvimento de doenças neoplásicas, reativas ou displásicas, nas quais o osso normal é substituído por tecido conjuntivo composto por colágeno, fibroblastos e diferentes materiais mineralizados semelhantes ao osso ou cemento. Os principaistipos são: displasia fibrosa (DF): monostótica (DFM) ou poliostótica (DFP); displasia óssea (DO): periapical (DOP), focal (DOFoc) ou florida (DOFlor); e o fibroma ossificante (FO): convencional (FOC) ou juvenil (FOJ). O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico das LFOBs dos maxilares diagnosticados no serviço de referência em Patologia, Estomatologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais e comparar com os resultados encontrados em outros estudos. Os dados foram obtidos dos arquivosdos serviços clínico e laboratorial, no período de 26 anos (1990-2015). Informações de gênero, idade, raça dos pacientes e principais características clínicas e radiográficas da lesão foram coletadas. Foi realizada a análise estatística descritiva das variáveis e teste de associação entre os grupos de lesões e o gênero, faixa etária, aumento de volume e osteomielite. Entre todos os diagnósticos do períodoavaliado (27998 prontuários), as LFOBs representaram 1,36% (n=383). As DOs (n=187, 48,8%) foram as mais frequentes, seguidas pela DF (n=103, 26,9%) e FO (n=93, 24,3%). Quanto aos subtipos de LFOBs, as mais frequentes e a DFM, ambas com 101 casos (26,4%). As mulheres foram a ma ifoorriaam n oa eDsOtuFdloor, com frequência de 82,0% (n=314), assim como os pacientes não negros (59,0%, n=226). Entre todas as LFOBs a média de idade foi de 38,52 ± 17,54, acometendomais a 4ª e 5ª décadas. As características radiográficas mais comuns foram imagens mistas: radiopaca e radiolúcida (51,7%). A mandíbula foi a região mais acometida (n=247, 64,5%), exceto para DF que envolveu mais a maxila (n=68, 66,0%). A DF foi observada mais entre os homens que em mulheres, assim como entre os pacientes mais jovens. DOs foram mais comuns em mulheres e em pacientes mais velhos.Enquanto que no FO não foi observada diferença significativa entre o gênero. A associação entre a presença de osteomielite e DO foi estatisticamente significante (p=0,0001). O aumento de volume foi significante na DF e FO (p=0,0001). A frequência de LFOB é semelhante à previamente reportada na literatura no mesmo país, mas difere dos dados observados em outras populações. É importante considerar a correlação de dados clínicos, radiográficos e histopatológico para odiagnóstico definitivo de LFOBs. Estudos epidemiólogicos podem orientar o clínico sobre a perfil do paciente acometido por uma doença. Nossos resultados são importantes para auxiliar no diagnóstico e manejo clínico das lesões fibro-ósseas benignas.
A gestão democrática e o PPP
O presente trabalho teve como temática uma análise do modelo de Gestão Democrática e a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal João Severino de Azevedo. Tema complexo e desafiador abordado cada vez mais pelos estudiosos desde que a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, entrou em vigor trazendo novos desafios e perspectivas para a gestão da escola pública. O presente estudo não pretende esgotar as discussões, mas contribuir para um debate entre todos os seguimentos da comunidade escolar com propostas a intervenção. Para tanto, se utilizou de uma pesquisa bibliográfica e observação de campo da escola citada para se chegar a uma primeira análise, na qual foi constatada a ausência do espaço coletivo e democrático. Na prática cotidiana esse modelo de gestão educacional cujo princípio primordial é a participação, esta quase inexiste na mesma, devido a complexidade do trabalho diário, falta de recursos humanos, espaço no calendário escolar e a cultura do individualismo. A análise permitiu notar que no interior da escola ainda não se desenvolveu uma cultura que compreenda o projeto como um instrumento que organiza e sistematiza o trabalho educativo e que é um processo a ser construído coletivamente. É importante ressaltar que dada à abrangência dos temas abordados, levou-se a uma reflexão, conclusões, apontamentos de problemas e de possíveis soluções sobre a prática pedagógica para poder contribuir efetivamente na construção de uma gestão democrática definindo ações e metas educativas que ajudem na melhoria da qualidade de ensino.
Uma experiência de conversação com adolescentes agressivos no espaço escolar: o que eles dizem?
Este trabalho tem como referencial teórico a Psicanálise e procura investigar, na escola, o que os adolescentes têm a dizer sobre a agressividade vivida dentro dela. A primeira hipótese levantada para realização da investigação concebia que a agressividade dos alunos considerados alunos-problema agressivos e com dificuldade de aprendizagem estaria relacionada às nomeações ofertadas pela escola. Este nome, ofertado e dito ao adolescente, nos leva a investigar, como cada um se posiciona em relação a ele. A discussão sobre a criança-problema, bem como o adolescente problema e que fracassa no espaço escolar, são antigas no Brasil. Esses estudos colocavam a hereditariedade, as doenças e os aspectos da vida social como causas dos comportamentos indesejáveis e desadaptados ao ambiente escolar que, na atualidade, ainda se fazem presente na Educação, pela escola. Na escola pesquisada, ao ouvirmos os gestores, eles elaboram suas hipóteses de que a agressividade e os problemas de aprendizagem estão entrelaçados aos conflitos vividos pelos adolescentes dentro de seus lares. Definindo como metodologia de trabalho o uso da Conversação, procuramos compreender o que os adolescentes tinham a dizer sobre a agressividade vivida no espaço escolar. A Conversação é um dos dispositivos da Pesquisa-Intervenção de Orientação Psicanalítica que abre espaço para a circulação da palavra em grupo, mas não no formato de uma enunciação coletiva. Ela propõe uma associação livre coletivizada da qual esperamos certo efeito de saber. Os adolescentes, na Conversação, nos apresentam uma solicitação em grupo um arranjo grupal para lidar com esse mal-estar via palavra e atos. Eles não são como concebem os gestores, os alunos agressivos, briguentos, indisciplinados. Nas palavras dos adolescentes, eles são os atentados, os valentes, os agredidos e os humilhados. Eles estão atentos às diferenças entre os professores folgados e professores humildes, aos injustiçados e oprimidos e aos impasses de uma autoridade autêntica e uma autoridade autoritária. Mais adiante, emerge nas palavras de um adolescente: eu sou o exemplo. O exemplo na família e, agora, na aula do professor Z. Nas Conversações, colhemos os tesouros que emergem das palavras dos adolescentes, quando se possibilita um espaço para uma saída singular. Uma saída que considere suas contingências, o aluno como Um.
Construção civil sustentável: avaliação da aplicação do modelo de gerenciamento de resíduos da construção civil do SINDUSCON-MG em um canteiro de obras: um estudo de caso
Os materiais descartados pelas obras de construção civil que são gerados nas cidades constituem-se em verdadeiras jazidas de matérias-primas que não são aproveitadas e sua disposição inadequada causa grandes prejuízos à qualidade de vida de seus habitantes. A percepção da necessidade de ampliar o conceito de saneamento básico para saneamento ambiental, que lidasse de forma integrada com os diversos componentes (água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem e controle de vetores) que influenciam a qualidade do meio urbano, só recentemente vem acontecendo. Somente com a entrada em vigor da Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002, o Conselho Nacional do Meio Ambiente estabeleceu diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. No Brasil, algumas prefeituras, tentando solucionar o problema dos resíduos da construção civil, estão partindo para a reciclagem dos resíduos em usinas montadas com essa finalidade. Com o objetivo de gerenciar os resíduos no canteiro de obra o SINDUSCON-MG elaborou a Cartilha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, criada para atender a Resolução CONAMA nº 307/2002 e minimizar os impactos ambientais da cadeia produtiva da indústria da construção, por meio do planejamento de projeto que maximiza a utilização dos materiais, da segregação que reduz custos do construtor com a remoção dos resíduos recicláveis (papelão, vidro, plástico entre outros) e da disposição final, que destina ao aterro somente aqueles materiais que não podem ser reciclados. O gerenciamento adequado dos resíduos produzidos pelas empresas, incluindo a sua redução, reutilização e reciclagem, tornará o processo construtivo mais rentável e competitivo, além de mais saudável. O objetivo do presente trabalho é analisar o funcionamento desse programa de gerenciamento de resíduos em canteiro de obras, avaliando os resultados obtidos com sua implantação e comparando esses resultados com referências de outros autores e da própria construtora. Essa avaliação é de grande importância devido ao fato da construção civil ser responsável por aproximadamente a metade dos resíduos gerados nas cidades brasileiras. O sucesso da implantação desse modelo poderá reduzir muito a quantidade de resíduos gerados e descartados pela construção civil. Os resultados alcançados demonstram a eficiência do programa que, além de fazer a triagem dos resíduos, conseguiu reduzir significativamente o volume gerado. O indicador de geração de resíduos da obra foi de 0,089 m3 de resíduos por m2 de construção, ficando dentro da meta proposta, servindo como referência para as próximas obras da construtora, assim como para todo o setor da construção civil.
Modelo de previsão de número diário de exames liberados de um laboratório de apoio
As análises das futuras condições de mercado e a previsão de demanda são da maior importância para elaboração do planejamento em longo prazo no laboratório de apoio. A finalidade deste estudo foi estimar a produção de exames através da liberação diária de resultados de um Laboratório de Apoio Diagnóstico, para que os setores responsáveis pela gestão de compras e de materiais possam se organizar de forma a atender a demanda prevista e controlar os custos envolvidos. Foram utilizadas técnicas de previsão de séries temporais, modelos SARIMA e Holt-Winters para calcular a previsão de liberação diária de exames. As predições calculadas mostraram-se aderentes ao número de exames liberados no período de janeiro de 2013 a junho do ano de 2016.
Interações discursivas e o uso de imagens em uma sequência multimodal de ensino sobre a água nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho busca examinar como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental estabeleceu vínculos entre as contribuições iniciais dos alunos sobre o tema água e os elementos que compuseram a sequência multimodal das aulas de ciências. Para isso, examinamos as interações discursivas nas quatro primeiras aulas da sequência, buscando elos entre eventos que foram evocados e desenvolvidos pela professora com intensa participação das crianças. A partir do referencial de análise qualitativa, utilizamos os construtos teóricos e metodológicos da perspectiva sócio-histórica aliados aos aspectos da semiótica social. Interessa-nos examinar as estratégias didáticas conduzidas pela professora, destacando-se a presença de recursos visuais nas atividades de produção de textos, entendendo-as como práticas de alfabetização e letramento no contexto das aulas de ciências. Para isso, utilizamos como critérios de análise: marcas do discurso da aula de abertura e das discussões preliminares à atividade na produção dos alunos; evidências de mudanças nos repertórios iniciais dos alunos; evidências de relações entre as situações que exemplificam a água na vida cotidiana e a água como objeto de estudo de ciências. Buscamos investigar, ainda, os desenhos das crianças compreendidos como linguagem e as contribuições e limitações de um infográfico animado e interativo como recurso mediacional no processo de construção do conhecimento na sequência das aulas de ciências sobre o tema água. Para examinar a efetividade das produções de desenhos das crianças como um modo de construção de sentidos, o foco das análises busca compreender quais relações podem ser estabelecidas entre os desenhos e os textos oral e escrito produzidos pelas crianças, em dois momentos da sequência de ensino sobre o tema água: na primeira aula através do levantamento das ideias preliminares das crianças e na quarta aula após a utilização de um infográfico animado sobre o ciclo da água na natureza. A coleta dos dados da pesquisa aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte/Minas Gerais.
Investigação do processo de passivação da superfície de arsenopirita (FeAsS) - uma abordagem teórica
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Os métodos de abordagem em planejamento familiar: revisão bibliográfica
Este trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica, que objetivou sistematizar os métodos de abordagem em Planejamento Familiar (PF) desenvolvidos por profissionais que atuam na atenção primária à saúde. A revisão sobre o tema foi iniciada com a leitura de 50 artigos e abordada a partir do estudo de 22 artigos científicos publicados no período de 2000 a 2011, disponíveis na base bibliográfica Scientic Eletronic Library Online (SciELO) base brasileira, três monografias, documentos normativos oficiais, cadernos do Ministério da Saúde (MS). Além disso, para atingir os objetivos propostos, foram selecionados dentre os vinte e dois trabalhados, nove artigos científicos, e a partir da leitura desse material, foram incluídos na discussão outros estudos referenciados pelos autores selecionados. Os resultados foram sintetizados em quatro grandes aspectos: conceito de planejamento familiar, aspectos históricos do planejamento familiar, as políticas de apoio ao planejamento familiar e os métodos de abordagem em planejamento familiar no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esta revisão de literatura possibilitou a sistematização dos principais métodos de abordagem que devem ser considerados no planejamento das ações em saúde destinadas ao planejamento reprodutivo no âmbito da atenção básica à saúde e da ESF. Certificou-se que os métodos de abordagem em PF pelos profissionais de saúde são trabalhados com várias dificuldades, por falta de sistematização da equipe, o que afeta o atendimento prestado à população. Os fatores que interferem na excelência dos métodos de abordagem são: informação e Métodos Anticoncepcionais (MACs) insuficientes, quantidade e qualidade escassas de profissionais, ausência de capacitação e/ou educação permanente destinadas aos profissionais, falta de matérias de apoio e espaço físico adequado, ausência de trabalho em equipe e ações voltadas para o atendimento individual em prol do coletivo. Concluiu-se que a assistência ao PF está distante de um patamar satisfatório, pois as ações, quando existentes, são realizadas de forma isoladas, com pouco interesse da equipe multiprofissional, e longe do enfoque destinado a outras ações que também fazem parte do atendimento prestado na atenção primária à saúde.
Avaliação dos Efeitos do Ativador da Enzima Conversora de Angiotensina 2 (DIZE) na Pressão Arterial de ratos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Detecção de vídeos não-colaborativos com base no conteúdo visual em redes sociais para compartilhamento de vídeo
A atuação conjunta desses dois fatores, avanço da tecnologia de geração de vídeo digital e advento das redes sociais virtuais, permitiu a criação de uma nova forma de interação entre as pessoas, as Redes Sociais para Compartilhamento de Vídeo Digital. Novos canais de comunicação, criados a partir da Internet, trouxeram a necessidade de busca e tratamento da informação em níveis nunca antes imagináveis. Essas necessidades, contudo, ainda estão longe de ser atendidas, sobretudo quando nos focamos no vídeo digital. Os usuários anseiam por instrumentos que venham à auxiliá-los na recuperação e manipulação do vídeo que sejam tão eficientes e eficazes quanto os disponíveis para a informação textual. Este trabalho se insere nesse contexto, apresentando uma alternativa para avançar o estado da arte em classificação e recuperação semântica de vídeos digitais, considerando o seu conteúdo visual. É adotada a extração automática de descritores espaço-temporais altamente discriminantes e são empregadas técnicas de aprendizagem de máquina, capazes de prover a generalização necessária para a busca de categorias complexas. O cenário de aplicação adotado é atuação na identificação de vídeos com conteúdo não-colaborativo em vídeos postados em uma rede social virtual para compartilhamento de vídeo digital.
Problemas elípticos quasilineares com singularidades cilíndricas e múltiplas não lineatidades críticas
Neste trabalho estudamos a existência de soluções não negativas para uma classe de problemas elípticos quasilineares com singularidades cilíndricas e múltiplas não linearidades críticas.
O livro indígena e suas múltiplas grafias
Desde o final dos anos 70, vários livros de autoria indígena estão sendo produzidos e publicados no Brasil. A partir de um levantamento inédito destes livros, e também da experiência junto a alguns povos na produção deles, busca-se compreender, ainda que parcialmente, a história dos povos indígenas em suas relações com a escrita e com a produção de livros, explicitando o contexto de produção e recepção destas obras. Estes livros também partilham de um trabalho gráfico-textual bastante característico, através do qual é possível perceber como as literaturas indígenas estão se traduzindo ao registro impresso. Para pensar este processo de tradução, que é a base de todo produto editorial que parte de literaturas orais, o livro indígena é abordado em duas dimensões não dicotômicas: uma, que é o texto, a mensagem e a língua em que é transmitido; e outra, que é o livro como objeto físico, seu projeto gráfico: o formato, as cores, os desenhos e outras grafias que compõem a página. Esta abordagem busca perceber elementos que indicam o tratamento que se tem dado ao texto a fim de se manter a oralidade, a historicidade e a cultura no registro impresso
Development of heterogeneous catalysts based on porous silica material and lanthanide ions for the hydrolysis of phopsphodiesters
A sílica é abundante e estruturalmente maleável para inúmeras aplicações. Neste trabalho, aplicamos a sílica mesoporosa e suas formas funcionalizadas como catalisadores na hidrólise da ligação fosfodiéster. Materiais híbridos foram obtidos por pós-funcionalização com grupos carboxila e amina, que eram pontos de ancoragem para íons lantanídeos (III). Os materiais foram caracterizados em relação a composição, a morfologia e propriedades usando espectroscopia de infravermelho, Análise termogravimétrica (TGA), calorimetria diferencial de varredura (DSC), análise elementar, a fluorescência total-reflexão de raios-X (TXRF), adsorção de nitrogênio, de e a microscopias electrónicas de transmissão e de varredura, Difração de raios X (XRD) e potencial zeta. A funcionalização e coordenação foram eficazes, e o material híbrido manteve a estrutura mesoporosa com pequena redução da área superficial. A sílica organometálica é um catalisador heterogêneo eficaz para a hidrólise de um modelo de fosfodiéster bis(2,4-dinitrofenil) fosfato a diferentes pH e 25 ° C. No primeiro uso, as eficiências catalíticas obtidas estão entre 10 a 50 vezes em relação à hidrólise não catalisada. Todos os materiais apresentaram maior atividade catalítica quando reutilizados em sua forma hidratada, efeito causado por alterações estruturais na superfície da sílica. A reuso de PSiM-NH2La em condições hidratadas em pH 8,1 segue um perfil de primeira ordem com uma constante kobs = 8,4 x 10-3 min-1, o que corresponde a uma eficiência catalítica de cerca de 600 vezes. Observamos que a hidratação (e o método de hidratação) da superfície é fundamental para as propriedades catalíticas do material. A hidrólise completa não segue duas cinéticas de primeira ordem consecutivas simples, e desenvolvemos um modelo que leva em conta o modelo cinético de Avrami, que descreve como os sólidos de se converte de uma fase (estado da matéria) para outra a uma temperatura constante. A mudança de fase foi caracterizada por difração de raios-X em pó, adsorção de nitrogênio, microscopia electrónica de transmissão, potencial zeta, ressonância magnética nuclear de silício no estado sólido. A importância da natureza da funcionalização (carboxila e amino) foi avaliada em diferentes pH mostrando que a hidrólise de BDNPP é realizada por caminhos diferentes, mas com uma eficiência catalítica semelhante.
Avaliação termo-hidráulica experimental de grades espaçadoras comerciais para reatores PWR e de protótipo fabricado por impressora 3D
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Criação de um programa preventivo-educativo em uma escola de Educação Básica de Campo Alegre - Alagoas
No município de Campo Alegre-AL são realizadas, através do Programa Saúde na Escola(PSE), atividades educativas a cada seis meses, com escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e distribuição de escova e dentifrício em todas as escolas do município. Porém, observa-se nos alunos um alto índice de cárie, necessidade de tratamento curativo e recidiva desse processo infeccioso, após seis meses do final do tratamento. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da criação de um programa preventivo-educativo que visou à redução do índice de cárie nos escolares da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, a qual possui um consultório odontológico em sua estrutura. Através do método de planejamento estratégico situacional foi realizado um plano de ação visando à integração entre professores, Unidade Básica de Saúde (UBS), alunos e familiares nas atividades educativas em saúde bucal. O plano de ação foi dividido em seis etapas, as quais incluíram: atividade educativa com instruções e orientações para professores e familiares; distribuição de kits de higiene oral; implantação do momento de escovação na própria escola; fornecimento de material para professores realizarem atividades sobre higiene bucal durante as aulas; tratamento odontológico e reavaliação dental após seis meses. Foram avaliados e reavaliados, durante oito meses, 255 alunos. Os resultados obtidos foram: familiares mais atentos e instruídos, alunos mais conscientes, funcionários da escola e UBS mais integrados nas atividades de higienização bucal e redução na recidiva de cárie nos alunos. Acredita-se que em longo prazo ocorra grande redução dos índices de cárie nessa escola e esse plano de intervenção possa ser aplicado em todas as escolas do município de Campo Alegre-AL. Esse plano de intervenção obteve financiamento através da Prefeitura Municipal de Campo Alegre-AL, através do Programa Saúde na Escola.
Políticas urbanas: a encriptação do direito e a desencriptação pela aplicação da ideologia constitucional adotada
O artigo pretende discutir a ausência da efetividade qualitativa das políticas urbanas brasileiras baseadas no artigo 182 da CF/88 e nos instrumentos presentes na Lei nº 10.257/2001. Como hipóteses propõem-se: (i)que esta ausência se dá em decorrência da encriptação de poder pelo direito que operacionaliza o planejamento urbano em simulacro democrático; (ii)que a leitura jurídica com base na ideologia constitucional adotada é capaz de desencriptar o direito e possibilitar a re-apropriação democrática do planejamento urbano brasileiro. A pesquisa é documental apoiada na doutrina e na legislação pertinente, tendo como principais referenciais teóricos Sanín Restrepo e Washington Peluso Albino de Souza.
2022
Giovani Clark Bruno Fernandes Magalhães Pinheiro de Lima
O tácito como conhecimento e seu modo de uso no labirinto organizacional contemporâneo
Estudo etnográfico compreendendo imersão numa organização de médio porte, com sede em Minas Gerais, da área de Tecnologia da Informação, buscando identificar distinções relacionadas ao conhecimento tácito e seu uso no contexto de trabalho. A pesquisa realizada buscou colher dados, formular teorias provisórias, criando novos significados, explorando as tensões entre o conhecimento individual e grupal, entre a intuição, senso comum e o aprendizado organizacional, questões inscritas na área da Ciência da Informação, no que diz respeito à arena de criar significados internos nas organizações, a partir de informações várias, do ambiente interno e externo. A Pesquisa envolveu análise de documentos, entrevistas e observação de campo, numa perspectiva de triangulação metodológica. Inicialmente, buscouse compreender o ambiente em que o conhecimento tácito se manifestava da maneira como ele é nomeado em documentos, depois pela maneira como os próprios participantes daquele ambiente vêem seu cotidiano, descrevem-no, orientam-se nele para realizar as suas atividades diárias, caracterizadas como práticas. O uso do método etnográfico exigiu que o observador no campo procurasse se orientar através daquilo que vai apreendendo nos contatos, conversas e vivências e, a partir daí, criar categorias que seriam reconhecíveis e aceitáveis para aqueles nativos do lugar, em vez de utilizar conceituações e categorias preestabelecidas, criadas em outros ambientes artificiais. Da análise dos documentos, surgiram categorias relativas às práticas, às normas, aos significados da empresa. Essas categorias foram consideradas como settings ou como loci, nos quais o conhecimento tácito reside: 1) Uniqueness/singularidade; 2) Modelo de Negócio; 3) Ciclos/história da empresa; 4) Curtição, alegria,diversão; 5) Hierarquia e do lucro; 6) Aprendizado e formas de compartilhamento. A categorias foram consideradas como pertencentes a distintos pólos de conhecimento, os três primeiros de natureza interna ao negócio, conclusão que leva ao cerne de pesquisas recentes feitas em administração estratégica, na chamada Visão da Empresa Baseada no Conhecimento, que considera o conhecimento como o principal ativo estratégico de uma organização. E os três últimos ligados a externalidades, que favorecem mais do que fundam a existência do negócio e se inscrevem na discussão sobre políticas de RH, ligadas ao contexto capacitante. Essas categorias, ao confrontadas, são vivenciadas na empresa como antagônicas, proposições que chegam a conclusões opostas, entre as quais a empresa deve fazer escolhas. Numa perspectiva compreensiva, percebemos a tendência de resolução desses aparentes dilemas, como se representassem um problema e, portanto, fossem passíveis de uma solução final. O paradigma mecanicista impede, muitas vezes, o tensionamento e a conciliação entre controle e liberdade, estabilidade e mudança, coesão e diversidade, comuns nas organizações contemporâneas e encontradas na empresa pesquisada. A opção por vezes exagerada pelo registro, pelas regras, leva à asfixia e empobrecimento do conhecimento tácitoexistente. No entanto, há conciliações possíveis no estímulo e cultivo das comunidades de prática e ainda no uso ampliado de linguagens hipertextual, tal como a encontrada na wikipedia, soluções que remetem ao conceito de complexidade e que fogem de visões contemporâneas simplificadoras.
Minichromosome maintenance protein (MCM)-7 e a sua correlação com o papilomavírus humano na patogênese do câncer do colo do útero
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Las políticas públicas sobre el trabajo docente en Chile: análisis de la configuración estatal de la docencia durante la dictadura militar (1973-1990)
Esta pesquisa situa-se na área de estudos da História da Educação, mais especificamente, História do Trabalho Docente e História das Políticas Públicas Educacionais. O seu objetivo geral é analisar a Política Pública Educacional referida ao Trabalho Docente construída pela Ditadura Militar no Chile (1973-1990). As hipóteses que guiam a pesquisa são: a) a Ditadura Militar prestou uma especial atenção ao sistema educacional e ao Trabalho Docente através da elaboração de regulações que modificaram aos mesmos; b) essas regulações foram desenvolvidas por diferentes atores da Ditadura Militar, que tinham diferentes perspectivas teórico/políticas e compartilhavam o objetivo de transformar o existente; c) o Trabalho Docente foi afetado pela violência política por meio de estratégias de vigilância e perseguição especialmente desenhadas pela Ditadura Militar para o professorado; d) A Política Pública Educacional da Ditadura Militar relacionada ao Trabalho Docente projeta-se com força e claridade para o presente. Para explorar estas hipóteses apoiou-se em contribuições teóricas de Antonio Gramsci e Edward Palmer Thompson, as que facilitaram o exercício de levar a cabo um trabalho de interrogação de diferentes fontes. Dentro destas privilegio-se a análise da legislação e relatórios de direitos humanos, fontes que facilitaram a identificação e analise duma serie de Políticas Públicas Educacionais e Políticas Públicas Educacionais não públicas voltadas para o Trabalho Docente. Os resultados desta pesquisa confirmam as hipóteses propostas no início, adicionando o seguinte: a) a Ditadura Militar atingiu seu objetivo de transformar o Trabalho Docente, diminuindo o seu valor e mudando a relação entre aquele e o Estado; b) existiram diferenças profundas entre membros da Ditadura Militar em relação à orientação da Política Econômica e a Política Pública Educacional executada pelo Regime; c) a Ditadura Militar desenhou e executou um complexo sistema de vigilância e repressão orientado para o Trabalho Docente e outros membros do sistema educacional, isto, com significativa participação de diferentes atores das mesmas comunidades educativas e de funcionários públicos do sistema de administração da educação; d) a Ditadura Militar utilizou diferentes Políticas Públicas Educacionais como ferramentas para a realização de tarefas de perseguição e repressão a professores; e) as Políticas Públicas Educacionais da Ditadura Militar, e suas heranças, mostram uma surpreendente capacidade de sobrevivência no presente do sistema educacional, demonstrando uma profunda incapacidade das instituições democráticas chilenas para rever e reavaliar parte importante do seu legado autoritário.