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Liberdade sindical: contributo para sua efetividade no Brasil
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 iniciou um processo de de-mocratização do sistema sindical brasileiro, entretanto não o completou. Restam, ainda, postulados antidemocráticos como a unicidade sindical, o sindicalismo por ca-tegoria, a base territorial mínima e a contribuição sindical compulsória. Para superar esse modelo, o sindicato é analisado com base na dignidade da pessoa humana como seu fundamento, em que articula a liberdade, a igualdade e a democracia no sentido substancial, e a luta pelo reconhecimento de direitos como seu fim. A partir desses aspectos básicos do sindicato, a liberdade sindical é reconhecida como um direito humano cuja integração se dá no direito interno, seja por sua previsão material em tratados ratificados pelo Brasil, seja pelo ingresso do Brasil em organizações interna-cionais que a resguardam como princípio ou direito fundamental. Essa integração se dá conforme a Teoria do Diálogo das Fontes de Erik Jayme conjugada com o princípio pro homine. Uma vez reconhecida a integração da liberdade sindical no plano jurídico interno, analisam-se todos os seus efeitos sobre os institutos do direito sindical brasi-leiro, rompendo definitivamente com o modelo sindical corporativista.
Storytelling as survival in Margaret Atwood's "Oryx and Crake" and "The year of the flood"
A presente dissertação examina Oryx and Crake e The Year of the Flood, romances de ficção especulativa de Margaret Atwood. A proposta deste trabalho é a de que o ato de contar histórias funciona como uma forma de sobrevivência em ambos os romances, uma vez que seus protagonistas contam suas próprias histórias a fim de lidar com a situação de serem sobreviventes do apocalipse. Primeiramente, discuto como esse ato de contar histórias é tematizado nos dois romances, utilizando as considerações de Linda Hutcheon e Patricia Waugh sobre narrativas fragmentadas. A seguir, articulo as narrativas autoconscientes de ambos os romances com a teoria da distopia, baseando-me principalmente em Tom Moylan e seu conceito de distopia crítica. Finalmente, considero o modo como Atwood reescreve a narrativa apocalíptica tradicional nos dois romances em foco. Nessa dissertação, ainda proponho a leitura de Oryx and Crake e The Year of the Flood como romances que formam uma contraparte no sentido de que, quando lidos juntos, amplificam a discussão do cenário distópico apresentado. O ato de contar histórias como forma de sobrevivência está presente nos diversos níveis narrativos em ambos os textos. Argumento que, mesmo que a conexão entre contar histórias e sobrevivência seja um tema comum nas duas obras, essa relação é trabalhada diferentemente em cada uma delas. Oryx and Crake fomenta uma discussão sobre a impossibilidade de contar uma história neutra e as consequências de uma sociedade que desvaloriza o ato de contar histórias. The Year of the Flood, por outro lado, explora esse ato como um modo de transmitir conhecimento de sobrevivência, assim como as consequências, positivas e negativas, de compartilhar experiências por meio de narrativas orais.
Análise ergonômica do trabalho como possibilidade de intervenção no espaço em um setor administrativo de uma universidade
O objetivo deste estudo foi identificar, por meio da análise ergonômica do trabalho, as exigências e as condições reais de execução da atividade em um setor administrativo de uma universidade e evidenciar como o mobiliário associado á outros fatores do local de trabalho influenciam no modo operatório e as estratégias utilizadas pelos trabalhadores durante a atividade real, para embasar a escolha de um mobiliário específico e adequado à natureza da atividade e às características do uso. Através desse estudo evidenciou-se que não só o mobiliário interfere no modo como o trabalhador realiza sua tarefa e que para se recomendar um ambiente de trabalho adequado é necessário conhecer o trabalho para identificar todos os fatores que interferem na atividade.
Dois tempos, vários lugares: trabalho e emancipação em alternância
O presente estudo buscou revelar o potencial emancipatório da Pedagogia da Alternância no âmbito da Escola Família Agrícola de Tabocal (EFA-Tabocal), localizada na Comunidade Primavera no município de São Francisco - Minas Gerais. Para atender ao propósito deste estudo, optou-se pela pesquisa do tipo etnográfica. Ao eleger a Alternância como objeto de análise, o pesquisador se comprometeu em adotar o caminho da alternância pelo Gerais Mineiro. Tempo Escola e Tempo Comunidade ditaram o tempo e o espaço da pesquisa. Foi necessário fazer o caminho dos alunos, e reconhecer nestes tempos o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da Alternância têm a dizer sobre ela. Observou-se que a Pedagogia da Alternância não se resume aos dois tempos, mas, forja-se em dois tempos e vários lugares, que não são independentes, mas se amalgamam no processo de ensino-aprendizagem, no qual o trabalho é categoria central. Os resultados evidenciam o que a Alternância significa para os alunos, famílias e comunidades envolvidas no projeto pedagógico. Percebeu-se que a Escola Família Agrícola Tabocal não é simplesmente um projeto contra-hegemônico de educação, mas, sim, um projeto carregado de vida e de esperança das comunidades envolvidas. O alternante não é um investimento vivo da família; é um investimento comunitário. Não se espera dele que seja apenas um bom aluno, mas também um agente transformador da realidade de cada comunidade que o envia à escola. Por isso, pode-se concluir que o potencial emancipatório da alternância está na aproximação, no envolvimento dos sujeitos [aluno, escola, comunidade], que contribuem para a formação omnilateral do alternante e municia-o de instrumentos que lhe proporcionam a capacidade de autodeterminação e transformação de sua realidade e da realidade de sua comunidade.
Identidade e escrita: o ethos discursivo em textos acadêmicos em Inglês como Língua Adicional
O ingresso na educação superior traz muitos desafios para os estudantes, especialmente no que se refere à produção dos gêneros escritos do domínio acadêmico. No caso de enfermeiras educadas internacionalmente, imigrantes, buscando sua qualificação e inserção profissional no sistema de saúde canadense, o fracasso acadêmico pode ter consequências dramáticas. Esse trabalho é uma investigação acerca das estratégias discursivas de posicionamento (stance) na produção de textos do domínio acadêmico, de um grupo de 7 profissionais de saúde cursando um programa de adaptação – um Bacharelado em Enfermagem – na York University em Toronto/CA. Os desafios representados pelas demandas da intensa produção de textos dos gêneros do domínio acadêmico em língua inglesa nesse programa, língua que essas profissionais conhecem como segunda língua ou língua adicional, são incomparáveis à experiência anterior na sua formação como enfermeiras. Este trabalho é um recorte que procura a compreensão da produção textual do grupo pesquisado, em comparação com as publicações de autores experientes da comunidade acadêmico-profissional de Enfermagem. Como suportes teóricos e metodológicos para essa empreitada, foram utilizados pressupostos da Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK 2001, 2007; RAJAGOPALAN, 2003), das teorias correntes que conectam Língua, Escrita e Identidade (HYLAND, 2005; IVANIC, 1998; NORTON, 2013; SIGNORINI, 1998), da Teoria da Argumentação (AMOSSY, 2016; 2020) e os recursos das ferramentas de Linguística de corpus (CALLIES, 2015; DUTRA, ORFANÓ, ALMEIDA, 2019; GILQUIN, GRANGER, PAQUOT, 2007; GRANGER, 2015). Os resultados sugerem que as participantes se aproximam, em vários pontos, das práticas da comunidade acadêmico-profissional de Enfermagem, nas suas práticas discursivas na escrita acadêmica, mas os pontos de divergência apontam caminhos para a formação de estudantes estrangeiros na aprendizagem desses gêneros. Acima de tudo, os resultados revelam o delicado equilíbrio entre a impessoalidade e a visibilidade do ethos discursivo, tanto das participantes quanto dos escritores experientes dessa comunidade.
Rastreamento e contagem de peixes utilizando filtro preditivo
Este trabalho aborda o problema de se estimar o número de peixes que nadam através de mecanismos de transposição, também conhecidos como escadas de peixes. Este mecanismos são construídos com o objetivo de auxiliar os peixes em seus processos migratórios para desova, fenômeno este conhecido no Brasil como Piracema. O sistema de contagem de peixes proposto neste trabalho juntamente com um módulo complementar para classificação das espécies de peixes, compõe um sistema mais amplo cujo objetivo é realizar o monitoramento e a avaliação da eficácia de escadas de peixe. Devido a rica biodiversidade do ecossistema brasileiro, este trabalho representa uma tarefa de grande relevância para o estudo e quantificação dos volumes de espécies de peixes que se encontram em extinção ou ainda que tenham um significativo valor econômico. Diferentemente dos métodos existentes, os quais não fornecem meios adequados para aquisição de informações relevantes sobre espécies diferentes de peixes, tal como suas habilidades de nado, tempos de migração e picos de fluxo, este trabalho apresenta uma abordagem baseada em análise de seqüência de imagens e no uso de um rastreador bayesiano de múltiplos objetos (BraMBLe), a qual permite a realização de um rastreamento mais confiável de peixes mesmo diante de variações ambientais bruscas, como variações de luminosidade e propriedades da água. A direção de migração dos peixes é estimada dividindo a cena em regiões de interesse que são constantemente monitoradas pelo sistema. Nossa metodologia foi validada com sucesso utilizando-se vídeos do mundo real, alcançando uma exatidão de contagem de cerca de 80%.
Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao escopo deste estudo. Os resultados obtidos atestam o valor didático, estético e estilístico do material, discutem a validade do ensino por imitação e ouvido, as vantagens do tocar a quatro mãos e a acessibilidade das peças. Além disso, os resultados confirmam o valor dos gêneros brasileiros, a importância da apreciação, do conhecimento estilístico e o papel da motivação no processo de aprendizagem. A partir destes resultados acreditamos estar colaborando não só para o refinamento deste repertório específico, mas para a ampliação do universo musical de alunos e professores. Além disso, a partir da constatação da carência de material com uma proposta musicalmente rica e interessante que aproxime a criança da música brasileira, esperamos que este estudo possa influenciar profissionais, compositores e educadores na criação e seleção de repertório dessa natureza para iniciação ao instrumento.
Análise de vibrações em pisos mistos aço/concreto
O aprimoramento dos processos de cálculo estrutural e a modernização de técnicas construtivas possibilitaram a execução de estruturas de piso mais esbeltas, vencendo grandes vãos livres. No entanto, essa inovação construtiva ocasionou uma diminuição na rigidez dos pisos, tornando-os susceptíveis a vibrações provenientes de atividades associadas à movimentos de pessoas, tais como o caminhar, exercícios aeróbicos, danças e eventos esportivos. A diminuição na rigidez de uma estrutura resulta na redução da sua primeira freqüência natural, o que pode gerar problemas de ressonância pelo fato desta freqüência natural se aproximar das freqüências representativas das excitações mencionadas. Neste trabalho, sistemas de piso misto aço/concreto, modelados com a utilização de um programa computacional em elementos finitos, são submetidos a uma análise dinâmica ao atuarem sobre eles carregamentos correspondentes a atividades rítmicas. Utilizaram-se elementos de placa para simular a laje de concreto e elementos de barra tridimensionais para as vigas de aço, garantindo a interação total entre os mesmos. Outra análise foi realizada utilizando-se um modelo simplificado, onde o sistema de piso foi reduzido a um sistema com um grau de liberdade, obtendo-se as respostas máximas para carregamentos harmônicos. Considerações sobre limites aceitáveis deaceleração de pisos sugeridos por normas técnicas são apresentadas, sendo também avaliados os níveis de aceleração obtidos numericamente no piso misto. Nos pisos analisados, observou-se resultados preocupantes para a aceleração do piso, tendo sido obtidos níveis de aceleração superiores aos limites recomendados paraconforto humano. Os esforços solicitantes sofreram pequena variação com relação aos resultados de uma análise estática. A análise simplificada do piso mostrou-se válida para uma análise preliminar do sistema estrutural, não podendo, no entanto, substituir uma análise dinâmica mais detalhada para a determinação de esforços.
Outro modernismo em Minas: a trajetória marginal de Inimá de Paula
O tema desta dissertação é analisar a obra do pintor mineiro Inimá de Paula (1918 - 1999) em perspectiva histórica, sob a hipótese de ser sua trajetória marginal à história do modernismo em Minas Gerais, centrada na figura do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard e seus discípulos. Inimá participou da difusão e implantação do modernismo brasileiro no Ceará e no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 50 antes de retornar para Minas em meados da década de 1960, onde consolidou sua carreira. A trajetória do artista testemunha um caminho atípico e discreto dentro da história da arte brasileira e que talvez por essa mesma razão constitui uma fonte instigante e provocadora, que levanta novas possibilidades de interpretação da modernidade artística no Brasil em termos históricos e críticos.
Comparação dos valores medidos e preditos de pressões respiratórias máximas em escolares saudáveis - criação de uma nova equação de referência preditiva de força muscular respiratória
A Força Muscular Respiratória, definida como a pressão máxima mensurada ao nível da boca e refletida pelas mensurações da força dos músculos inspiratórios e expiratórios, compõe um importante arsenal capaz de diagnosticar e prognosticar desordens neuromusculares e pulmonares. É influenciada por vários fatores, e atualmente existem diversas equações de referência preditivas descritas considerando diferentes populações e metodologias. Entretanto, não há um consenso de valores ideais de referência a utilizar, além de serem escassos os relatos na literatura de equações preditivas de pressões respiratórias máximas em crianças e adolescentes na população brasileira. OBJETIVOS Dentro deste contexto, esse estudo teve por objetivo medir e comparar valores de força da musculatura respiratória de crianças e adolescentes saudáveis da rede de ensino de Belo Horizonte com valores preditos propostos por equações descritas por Wilson et al., Domènech et al. e Schmidt et al. ,conjuntamente com análise da função pulmonar e dados antropométricos, reforçando assim a necessidade de se propor a criação de uma nova equação de referência preditiva de pressões respiratórias máximas. MÉTODOS Tratou-se de um estudo transversal e a amostra de conveniência foi constituída de 90 crianças e adolescentes saudáveis com faixa etária de 6 a 12 anos; sendo 44 indivíduos do sexo feminino (39,6%) e 46 do masculino (41,4%). Os indivíduos foram classificados quanto ao IMC proporcional para idade, sendo todos eutróficos e saudáveis, sem patologias atuais ou prévias. O espirômetro VITATRACE VT 130 foi utilizado para realizar as medidas espirométricas (CVF e VEF1,) de modo a garantir a normalidade da função pulmonar. As medidas antropométricas aferidas foram peso, altura, circunferência do braço e prega cutânea tricipital. O manovacuômetro GERAR foi utilizado para mensuração das pressões respiratórias máximas. Foi aplicado o questionário ISAAC para avaliação de doenças alérgicas. ANÁLISE ESTATISTICA A distribuição das amostras foi verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov e/ou Shapiro-Wilk; Teste-t não pareado para comparar os sexos; Análise de variância (ANOVA) e post-hoc Student-Newman Keuls (SNK), para comparações de valores medidos e preditos; Teste de Correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis e Regressão linear múltipla, para modelar as equações de referência propostas e fazer previsões. O nível de significância considerado foi de 5%. RESULTADOS/CONCLUSÃO A comparação dos valores medidos e preditos de pressões respiratórias máximas se diferiram significativamente, e as equações de referência atuais não foram capazes de predizer os valores de PImáx e PEmáx na população estudada, e, com isso, o presente estudo propôs uma nova equação preditiva de força muscular respiratória considerando esta população.
A gestão da Escola Municipal Santos Dumont: uma visão da conquista da participação da comunidade escolar
Este trabalho objetiva refletir sobre a importância da comunidade escolar na gestão democrática, conforme a proposta do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Santos Dumont. Por conseguinte, analisa-se a participação da comunidade escolar na gestão desta escola e, também, desenvolve reflexão sobre o conceito de gestão democrática presente no PPP da escola em questão e sua relação com a comunidade escolar. Para tanto, aborda os mecanismos usados pelaescola para a conquista desta participação. Enfatiza-se que para a concretização de uma gestão democrática-participativa é necessário a participação de toda comunidade escolar, opinando e sugerindo em todos os processos escolares. Destaca-se que é fundamental a integração da escola à comunidade para desenvolver ensino de qualidade. Acredita-se que cabe ao gestor promover essa participação, começando pela construção do Projeto Político Pedagógico que é abase para a gestão participativa e democrática. Portanto, uma escola democrática se concretiza em ações coletivas.
Efeitos do nível de estabilização do desempenho na adaptação a perturbações imprevisíveis inseridas após o início do movimento
O objetivo do presente estudo foi comparar o efeito da manipulação de dois níveis de estabilização do desempenho na adaptação a perturbações imprevisíveis em uma tarefa de interceptação. Participaram do estudo quarenta voluntários (n=40), destros, universitários, sem experiência na tarefa eles foram divididos em dois grupos em relação ao nível de estabilização do desempenho: GE (grupo estabilização) e GS (grupo superestabilização). Os instrumentos utilizados foram um computador, uma mesa digitalizadora e uma caneta digital. A tarefa consistiu em interceptar um alvo virtual movendo a caneta através de um movimento rápido ao longo de um espaço determinado na mesa digitalizadora. O experimento foi composto por duas fases: pré-exposição e exposição. Na pré-exposição foram manipulados os níveis de estabilização do desempenho e o número de tentativas realizadas por cada grupo se referia ao necessário para alcançar o critério de desempenho (GE - três interceptações corretas e GS - seis blocos de três interceptações corretas). Na exposição foram inseridas as perturbações (P) relacionadas à mudanças na velocidade (PI aumento e PII - redução) de deslocamento do alvo após o sujeito ter iniciado o movimento. As medidas utilizadas foram: erro absoluto espacial (cm), erro constante espacial (cm), número de tentativas realizadas por cada grupo na pré-exposição, tempo para o pico de velocidade (ms) e número de correções dos movimentos. Para análise dos dados foram utilizados os testes estatísticos t-Student e ANOVA two-way, quando necessário era utilizado o post hoc de Tukey (CV < 30%) e Duncan (CV > 30%). A análise da pré-exposição indicou que o desempenho dos grupos melhorou ao longo da fase, que a estratégia de controle utilizada foi predominantemente pré-programação e que o GS realizou mais tentativas do que o GE. Em relação à exposição as análises detectaram que o GS se adaptou ao segundo bloco da PI, segundo e terceiro da PII, entretanto o GE não se adaptou a qualquer bloco de qualquer perturbação. O mecanismo de controle predominantemente utilizado pelo GS para se adaptar às perturbações foi o feedback. Os resultados permitem concluir que o nível de estabilização do desempenho influencia na adaptação, sendo assim pode se afirmar que a aprendizagem não constitui um processo finito e que mesmo após a estabilização do desempenho é possível continuar aprendendo.
Um método para transcrição de termos biomédicos e um protótipo de ferramenta didática para ensino de lógica em ontologia aplicada
O campo de ontologia aplicada está em ascensão devido à modernização dos sistemas de informação e à necessidade de atribuição semântica tanto de domínios especializados quanto da web. É então feito um grande esforço para a formalização do conteúdo para que sejam passíveis de leitura por máquinas computacionais e que informação implícita se transforme em informação explícita. A Construção de ontologias envolve um esforço que exige Interdisciplinaridade dos envolvidos por tratar de assunto especializado. Além do conhecimento de ontologia aplicada, o profissional da ciência da informação deve ter noções de sistemas de informação e tecnologia, lógica descritiva e apoio de um especialista do domínio. Com o suportedestas três bases, se torna possível construir uma ontologia bem fundamentada que atende aos requisitos da representação da informação. Contudo, notou-se que profissionais da ciência da informação nem sempre cursam disciplinas que envolvam a parte lógica da construção de ontologias. A lógica pertence ao núcleo da construçãode uma ontologia, mas ela não é usada de maneira adequada para aproveitar seu potencial. Este trabalho é uma tentativa de esclarecer o uso da lógica em ontologias. Para isto, foi criado um método de transcrição de definições formais para lógica descritiva utilizada em ontologias. A validação deste método foi testada com a transcrição de definições formais da Blood Ontology e o auxílio de motores deinferências para ontologias. Além disso, propôs-se a criação de um sistema online (nomeado como OntoLogica) voltado à didática do ensino da lógica para sistemas de ontologia aplicada. Este sistema, que foi prototipado, auxiliará aos usuários na criação e transcrição de definições para a lógica utilizando-se do método proposto neste trabalho. Os resultados das transcrições geraram inferências corretas e outras que foram consideradas equivocadas. Conclui-se que as transcrições são importantes por deduzirem conhecimento novo, mas que o campo precisa de cuidados para definição de definições biomédicos e também para sua transcrição.
Perspectivas de liderança no ensino coletivo de música
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Contribuições de Joaquim Felicio dos Santos para o direito das sucessões no Brasil: fragmentos da história do código civil brasileiro
Dentro do contexto da história das fontes do Direito – especificamente, da história do Código Civil –, esta tese examina a história dos preceitos acerca do Direito das Sucessões no Código Civil de 1916 para verificar se este recebeu contribuições do Projeto de Código Civil de Joaquim Felicio dos Santos. O trabalho começa por um estudo da disciplina do Direito das Sucessões no Direito anterior à codificação. Em seguida, passa por importantes apontamentos da biografia de Felicio dos Santos, bem como pelos principais fatos na trajetória histórica do seu Projeto de Código Civil, para, então, proceder a um estudo da disciplina do Direito das Sucessões neste Projeto. Posteriormente, são apresentados os principais fatos na história da tramitação do Projeto de Código Civil de Clovis Bevilaqua, de 1899 até se chegar ao Código Civil de 1916. Enfim, a tese analisa os documentos acerca do Direito das Sucessões na elaboração do Código Civil, e revela as contribuições que este recebeu do Projeto de Felicio dos Santos.
Estratégias educativas utilizadas por profissionais de saúde na abordagem à mulher vítima de violência
Introdução: A violência contra a mulher tem sido reconhecida como um problema de Saúde Pública considerando que afeta significativamente o processo saúde-doença das mulheres. Os profissionais de saúde estão em posição estratégica para o diagnóstico e a atuação no problema da violência, em especial quanto à violência contra a mulher. Objetivo: identificar as estratégias educativas que estão sendo utilizadas por profissionais de saúde na abordagem às mulheres vítimas de violência. Metodologia: revisão integrativa da literatura. Resultados: A estratégia educativa mais apontada pelos autores pesquisados como forma de abordagem a essas mulheres foi o estabelecimento de uma relação dialógica através de oficinas de grupo, utilizando-se dinâmicas e dramatizações para facilitar a interação do grupo estimulando as mulheres a construírem juntas estratégias de enfrentamento. Conclusão: É necessária a conscientização dos profissionais para uma educação em saúde emancipatória, que considere a mulher como sujeito ativo em seu processo de transformação da realidade vivida. Os grupos foram as melhores estratégias identificadas, propiciando a interação entre os sujeitos que vivenciam situação semelhante, e o apoio mútuo auxiliando as mulheres a saírem da situação de violência.
Análise da força de preensão palmar, sensibilidade cutânea manual e uso funcional das mãos em crianças e adolescentes com doença renal crônica em hemodiálise
A Doença Renal Crônica (DRC), em estágio terminal, pode gerar prejuízos significativos quando ocorre na infância e na adolescência. O objetivo deste estudo foi avaliar a força muscular de preensão palmar, a sensibilidade cutânea manual e o uso funcional das mãos em crianças e adolescentes em tratamento hemodialítico. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, que incluiu 21 indivíduos que realizaram hemodiálise (11 por via cateter e 10 por fístula) comparados com 21 controles, pareados por idade e sexo. Para a análise da força de preensão palmar foi aplicado o dinamômetro Jamar®, para a sensibilidade, o teste de monofilamentos de Semmes Weinstein® e para o uso funcional das mãos, o teste de Jebsen-Taylor. O uso funcional das mãos foi mais comprometido no grupo em hemodiálise em relação ao controle (mão dominante p=<0,001, não dominante p=0,001). A força de preensão palmar foi menor no grupo em hemodiálise comparado ao controle (p=<0,001) e a sensibilidade apresentou alteração apenas para o grupo com fístula, referente à inervação do mediano (p=<0,001). Crianças e adolescentes com DRC podem apresentar alterações importantes na força de preensão palmar, no uso funcional das mãos e na sensibilidade. Resultados como estes podem substanciar ações multidisciplinares com essa população.
2022
Thaís Thaler Souza Arthur Melo Kummer Ana Cristina Simões e Silva Ana Amélia Cardoso Rodrigues Carla Ribeiro Lage Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
O uso do solo e os padrões de vento: o caso da cidade de Belo Horizonte, MG
Este trabalho teve como objetivo verificar a influência da ocupação urbana sobre os padrões de vento para o caso do município de Belo Horizonte, como auxílio à prática do planejamento urbano, a partir de uma perspectiva cronológica da evolução da ocupação do território e utilizando técnica de simulação computacional. Três variáveis constituíram os parâmetros de entrada do programa utilizado, o WindMapTM: a topografia, a ocupação urbana e o vento. A topografia foi reproduzida por um Modelo Digital de Terreno. A ocupação urbana, por sua vez, foi representada pelo parâmetro comprimento de rugosidade (z0), determinado por método morfométrico aliado à classificação de imagens de satélite Landsat em três momentos que caracterizam a evolução da cidade, correspondentes aos anos de 1987, 1996 e 2006. A aplicação destas técnicas permitiu a criação de um Modelo Digital de Elevação para os respectivos períodos de evolução urbana. Já a caracterização do vento fundamentou-se na abordagem da climatologia dinâmica, baseada na seleção de episódios capazes de demonstrar as particularidades dos fenômenos da circulação atmosférica em escala local. Foram selecionados episódios característicos de estabilidade e instabilidade atmosféricas nos anos de 1987, 1997 e 2007. Estes correspondem, respectivamente, à condição média de vento durante todo o ano e à variação verificada no verão. Através de dados de velocidade e direção do vento de estações meteorológicas fixas e de vento geostrófico, extraído de sondagens do Aeroporto Internacional de Confins, foi possível caracterizar os episódios selecionados. A partir da coleta e tratamento dos dados de entrada do WindMapTM foram feitas simulações dos episódios selecionados, comparando o comportamento do vento considerando apenas a influência da topografia e analisando o efeito da ocupação urbana. Como resultado foi possível observar a variação da velocidade do vento diante da evolução da cidade e da condição de estabilidade atmosférica. Em grande parte do território analisado houve redução das velocidades quando comparados os testes realizados com a presença da ocupação e aqueles considerando apenas a topografia. Também se verificou o aumento de áreas em que houve redução das velocidades ao longo tempo, acompanhando a expansão urbana de Belo Horizonte. Além disso, foi possível notar que as altas densidades urbanas provocam maior redução da velocidade do vento quando comparada às médias densidades urbanas. Assim, concluiu-se que a metodologia aplicada produziu resultados satisfatórios da análise dos padrões de vento para aplicação em planejamento urbano.
Ações na perspectiva da lei 10.639/03 com alunos da educação de jovens e adultos
Este trabalho registra a análise de uma ação pedagógica desenvolvida com o objetivo de promover ações que facilitem a implementação da lei federal 10.639/03,que tem por finalidade a valorização da história da cultura Africana e Afro-brasileira dentro do nosso país. O Público alvo da ação foram os alunos do ensino noturno da escola de uma escola municipal de Belo Horizonte, matriculados na modalidade EJA (ensino para jovens e adultos ).Foram aplicados questionários com o intuito diagnosticar o conhecimento sobre a cultura afro brasileira assim como a percepção e vivencia dos mesmos sobre racismo e preconceito. A partir disso, foram desenvolvidas várias atividades com o grupo de alunos como: oficinas de produção de máscaras, contação de história, exibição de documentários de orientação étnico-racial ( vista a minha pele ) e leituras orientadas em sala de aula e na biblioteca. O trabalho se iniciou em meados do ano de 2011 e se encerrou entre maio/junho do ano de 2012 e teve boa participação dos alunos que envolveram-se nas atividades e foram introduzidos a discussão sobre as relações étnico raciais em nossa sociedade.
Proposta para modelo de gerenciamento de risco, visando a mitigação de acidentes ampliados na mineração
Eventos indesejados e agudos com elevado potencial de fatalidade e latência nos aspectos de danos sociais, ambientais e à saúde física e mental dos seres expostos, onde a gravidade e dimensão excedem os limites espaciais e temporais de sua fonte, são denominados como: acidentes ampliados. Diante deste conceito e com a recorrência de fatos, no âmbito mínero-metalúrgico, questionamento vieram à tona acerca das boas práticas na mineração brasileira. A dimensão dos danos e a ressonância das vozes das vítimas fomentaram dúvidas sobre a sustentabilidade dos processos mineiros. É possível fazer mineração responsável e produtiva? Quais seriam os papéis e responsabilidades dos envolvidos nestes processos? Quais as práticas e ferramentas necessárias para garantia do desenvolvimento sustentável na mineração? Logo, um estudo que busca resgatar a noção dos desastres ampliados mineiros assume relevância para tentar responder a estes questionamentos. No plano metodológico foi desenvolvido um modelo contínuo de controle e gerenciamento dos sistemas passíveis de falhas, voltado para a mineração. O embasamento do modelo está sobre o estado do conhecimento das técnicas de gerenciamento de risco e análise de acidentes anteriores. A fim de aplicação, foi admitido um protocolo e empregado em duas operações mineiras. Os resultados indicaram que é necessário elevar a aplicação dos conceitos e técnicas de gestão de risco ao setor mineiro, e de posse da compreensão e evolução dos tópicos do modelo desenvolvido, torna-se possível fazer mineração responsável, produtiva e que seus danos, quando houver, possam ser mitigados.