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Fundando sensibilidades, educando os sentidos: dos sujeitos na cidade (Belo Horizonte, uma capital no ano de 1900)
Esta dissertação teve por objetivo compreender os impactos da urbanização sobre os corpos e sentidos dos habitantes do arraial de Belo Horizonte, local que abrigaria a nova capital do estado de Minas Gerais. Nesse processo de construção e constituição de uma cidade, construída sobre a égide da modernidade, intentamos perceber como foi se fundando uma sensibilidade urbana e como as formas de percepção da cidade e as tolerâncias foram sendo educadas a partir de um modo de vida urbano. Utilizamos, como principal fonte, a produção literária/jornalística de Alfredo Camarate, viajante português, sujeito de múltiplas experiências e que vislumbrou oportunidades na construção da nova capital, chegando a Belo Horizonte em 1894, ainda nos primeiros tempos da construção. O escritor lançou seu olhar sensível e atento sobre a cidade, registrando, em suas crônicas, publicadas no jornal oficial do Estado, o Minas Gerais, ao longo do ano de 1894, as alterações que o antigo arraial sofria para se tornar cidadecapital.Nessas crônicas, são recorrentes as referências em torno dos comportamentos rudes, simples e rurais dos moradores do pequeno arraial. Como um viajante, já tendo percorrido os principais centros urbanos à época, como Paris, Londres e Rio de Janeiro, e atento às mudanças, que percebia e comparava, Alfredo Camarate foi um narrador privilegiado para dizer das transformações que a cidade e seus habitantes foram experimentado. A partir de seus escritos, é possível perceber como as sensibilidades dos habitantes do antigo arraial foram se alterando pela introdução de novos valores trazidos pela modernidade. Além dessas crônicas, também utilizamos outras fontes, entre elas, o aparato legal, produzido, principalmente, na primeira década da nova capital, sobretudo aquele que revela uma clara pretensão de organizar a vida na cidade, prescrever novos hábitos, incutir outras tolerâncias. Também contamos com as imagens, projetos, plantas, produzidos à época da construção, e que, juntos, deram-me a possibilidade de ver Belo Horizonte naquele momento. Construindo a narrativa com foco sobre cada sentido humano, pudemos perceber como pouco a pouco os moradores do arraial e da futura capital foram adquirindo maneiras próprias de ser, estar e sentir nae a urbs.
Qual é o valor financeiro das transferências em Educação Pública e Previdência Social no Brasil? Uma análise para as coortes nascidas entre 1923 e 2000
O ciclo de vida humano pode ser divido em três fases: duas fases de dependência econômica (idades muito jovens e avançadas), intercalada por uma fase em que os indivíduos produzem mais do que consomem. Entre as formas de alocação de recursos para os grupos de idade dependentes, destacam-se as transferências entre gerações, que podem ser públicas ou privadas. Estas transferências são uma forma de contrato social em que os benefícios pagos a uma geração são mantidos graças à contribuição de gerações futuras ou passadas. É extremamente importante discutir as transferências. Do ponto de vista econômico, elas são fundamentais, pois uma proporção elevada da renda familiar é alocada para as crianças e idosos. Do ponto de vista de políticas públicas, nas sociedades modernas, o volume de transferências públicas destinado aos idosos é dominante. Se for mantido o padrão de alocação atual, dado que a estrutura etária está envelhecendo, os países poderão enfrentar déficits fiscais no futuro. Além do mais, o Estado destina uma parte das contribuições arrecadas para investir em educação e previdência. Sendo assim, crianças e idosos competem pela alocação desses recursos. Além disso, o sistema tem implícito um pacto intergeracional, pois uma geração reivindica o benefício contra a próxima geração.O objetivo deste estudo é investigar como os recursos públicos são alocados entre as gerações, particularmente, como ocorreu a introdução e a universalização dos sistemas de educação pública e previdência social no Brasil, no que tange aos resultados financeiros obtidos por diferentes coortes. Para tal, procurou-se resgatar a trajetória do sistema de educação pública e de previdência social brasileiro, contextualizar os sistemas historicamente e examinar as transferências públicas por período e por coorte, para as coortes nascidas entre 1923 e 2000.Os resultados mostram que o sistema de transferências trata diferentemente as coortes, o que resulta em retornos diferenciados para cada uma delas. No sistema educacional, a primeira geração que pagou os benefícios educacionais teve perdas, pois não foi beneficiária do sistema e apenas as gerações nascidas após 1969 e antes de 1989 obtiveram ganhos. Já na previdência social, houve ganhos para os primeiros participantes no sistema. Mas, para as coortes nascidas após 1974, há perdas com a seguridade social. Os resultados por coorte dependem do peso que cada coorte tem na estrutura etária e da maneira como cada sistema foi historicamente estabelecido. No caso do Brasil, a previdência social foi consolidada antes que fossem feitos investimentos mais significativos no sistema educacional, o que pode explicar a concentração da pobreza e desigualdade entre os mais jovens.
Práticas de memória em ensino de história: as ressonâncias de uma prática com o museu
Nesse texto apresentamos reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de história desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, mas que atravessam esse ambiente em um diálogo com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de prática de ensino de história e de memória em ambientes museais.
Representações sociais de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na escola Sagrada Esperança da cidade de Cabinda - Angola
Essa pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais de professores do Ensino Básico de uma escola de Cabinda/Angola, sobre alunos adolescentes. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da Representação Social de Serge Moscovici, segundo a qual a representação social retém o poder de organizar, de unir e de filtrar o que vai ser reintroduzido e reaprendido no domínio das experiências e condutas das pessoas durante a vida cotidiana. Moscovici (1961) estabeleceu a representação social como uma construção da pessoa, com origem social e destino social. No caso desta pesquisa, podemos observar que a elaboração das representações sociais decorre de um fenômeno de interação, pois elas são construídas na/pela relação entre professor e aluno. Daí o interesse em saber como se dão estas representações de professores que trabalham com alunos adolescentes, analisando como eles pensam, sentem e agem em relação aos seus alunos. No trabalho com essas representações, podemos encontrar as inclinações dos professores quando analisam o processo de interação social entre eles e seus alunos. Cinco sujeitos participaram da pesquisa, sendo utilizados os seguintes instrumentos: um questionário, uma entrevista semi-estruturada e uma redação com o tema Adolescência. A análise dos dados coletados demonstrou que as representações sociais dos professores sobre alunos adolescentes estão relacionadas a três tipos de conhecimento: os saberes tradicionais, a formação acadêmica e o contexto denominado pelos sujeitos de a rua, ou seja, o conhecimento aprendido no dia-a-dia das interações sociais. As representações ligadas aos saberes tradicionais destacam o filho que se tornou homem ou a filha que se tornou mulher, sem especificar um tempo prolongado para essa transformação. Um segundo grupo de representações está relacionado à formação acadêmica, realizada pelos professores em seus cursos de formação, ou adquirida nos livros. Nesse segundo grupo, encontramos as representações da adolescência como fase difícil e agitada, mas também como um bom período, já que, neste período, o indivíduo está mais aberto e é capaz de assimilar melhor os aprendizados. A própria experiência e as interações ocorridas no cotidiano também são apontadas pelos docentes, como uma fonte de onde provêm seus conhecimentos sobre alunos adolescentes. Por fim, foi possível relacionar essas representações com as práticas pedagógicas elaboradas por esses professores.
Migrânea ou enxaqueca
Das várias modalidades clínicas das cefaléias, a migrânea é, seguramente, uma das mais freqüentes, a que tem sintomatologia clínica mais variada para a qual se dispõe de maior número de propostas terapêuticas. Muito se tem pesquisado sobre a migrânea, mas ainda não se conseguiu elucidar completamente todos os seus aspectos clínicos, fisiopatogênicos e terapêuticos. É uma forma de cefaléia prevalente e incapacitante, que ocupa no ranking da Organização Mundial de Saúde, a 19ª posição entre todas as doenças que causam incapacidade. É uma das causas mais freqüentes em perdas de dias de trabalho. Determinados estudos mostraram que a maioria dos pacientes buscam, além do alívio da dor, uma explicação para sua dor. Este trabalho pretende realizar uma revisão narrativa da literatura, atualizando os resultados dos estudos científicos, relacionados à epidemiologia com o absenteísmo e a auto-medicação, para a execução de um diagnóstico mais preciso e a possível aplicação prática desses conhecimentos aos portadores de cefaléias que buscam a equipe Saúde da Família.
Acidentes com soluções irrigadoras utilizadas na terapia endodôntica
O emprego de substâncias químicas utilizadas como auxiliares no preparo mecânico do sistema de canais radiculares (SCR) tem como função principal auxiliar na limpeza desse sistema. Para tal, essas soluções devem apresentar ação antimicrobiana, dissolver resíduos teciduais, promover lubrificação facilitando a ação instrumentação endodôntica e apresentar baixa toxicidade aos tecidos periapicais. Dentre essas substâncias tem-se principalmente o Hipoclorito de Sódio, a Clorexidina e o Vinagre de Maçã. No entanto, nenhuma substância química auxiliar atende a todos os requisitos e propriedades ideais para que o tratamento endodôntico seja bem sucedido. E, uma preocupação está na toxicidade dessas soluções que podem causar acidentes e/ou complicações durante o preparo mecânico-químico do SCR.
Research with indigenous populations in Brazil: particularities and challenges
Epidemiological studies that evaluate the health of Brazilian indigenous populations are scarce. Recently, the Australian Institute Lowitja, in partnership with the English magazine ‘The Lancet’, released a study analyzing the state of health and social status of indigenous and tribal peoples around the world. In Brazil, a single national study was conducted in 2009, the First National Health and Nutrition Survey of indigenous peoples (I Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos povos indígenas). Examples of ad hoc studies on cardiovascular risk factors in indigenous peoples have been published in recent decades.
2022
Nayara Ragi Baldoni Jéssica Azevedo de Aquino Sofia Pereira Madeira Daniela Saes Sartoreli Laercio Joel Franco Amaury Lelis Dal Fabbro
As representações sobre a aritmética e seu ensino veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940)
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sobre a aritmética e seu ensino veiculadas através da Revista do Ensino de Minas Gerais (RE) ao longo da primeira fase do seu ciclo de vida – 1925 a 1940. A RE circulou entre 1925 e 1971 com a proposta de formar os professores mineiros de acordo com os preceitos pedagógicos vigentes em várias épocas desse longo período, sendo considerada, por isso, um impresso oficial de extrema importância para a história da educação em Minas Gerais. Do ponto de vista metodológico, construímos um histórico da Revista, analisamos alguns aspectos contextuais e normativos do campo educacional mineiro e procedemos ao levantamento de todos os textos da RE em que foram localizadas referências à aritmética e seu ensino no período de referência da investigação. A pesquisa utilizou como fundamentação teórica a noção de representação do historiador cultural Roger Chartier. Após identificarmos a existência de referências à matemática ou a seu ensino em 376 textos da Revista, observamos que 166 deles focalizam, especificamente, a aritmética ou seu ensino. Dedicamo-nos, então, à leitura e análise desses últimos para o levantamento e estudo das representações. Propusemos a organização das representações identificadas em quatro categorias: 1) representações sobre a aritmética; 2) representações sobre o papel do ensino da aritmética no curso primário; 3) representações sobre abordagens teórico-metodológicas para o ensino e aprendizagem da aritmética; 4) representações sobre formação de professores e outros profissionais da educação quanto à aritmética e a seu ensino. Constatamos, que, mesmo com certas variações, algumas das mais frequentes representações sobre a aritmética e seu ensino veiculadas na Revista do Ensino, em sua primeira fase de circulação, se alinham, em alguma medida, com o discurso em circulação em outros periódicos brasileiros e com a legislação oficial em relação ao ensino primário de aritmética de Minas Gerais no período focalizado. Essas aproximações são notadas, principalmente, em relação às seguintes representações: considerações sobre o uso e a utilidade da aritmética na vida prática; compreensões sobre os conhecimentos aritméticos fundamentais que deveriam ser focalizados no ensino primário; ensino da aritmética intuitivamente ou pelo método intuitivo; uso de recursos didático-pedagógicos para o ensino e aprendizagem da aritmética; resolução de problemas mobilizando contextos da vida prática, centros de interesse e excursões; mobilização da aritmética em testes de capacidade intelectual e de rendimento escolar; cursos e palestras para professores e outros profissionais do ensino envolvendo a aritmética; recomendações ou críticas a livros envolvendo a aritmética para o professor.
Toda escola deveria ter uma parada do orgulho LGBTQIA+ que a ajudasse a sair do armário e a enfrentar o Bullying com motivação LGBTfóbica
Isto é um plano de subversão! Precisamos garantir que as pessoas LGBTQIA+ ingressem e permaneçam na escola e entendemos que o diálogo é um caminho possível. As escolas têm se mostrado como um espaço de reprodução das desigualdades de gênero e sexualidade. Essa pesquisa se propôs a compreender como essa desigualdade tem ocorrido, de que forma pessoas LGBTQIA+ tem resistido às violências, assim como identificar os elementos no percurso escolar que as auxiliam na construção de uma resistência, utilizando como referência teórico autoras e autores pós-estruturalistas. Por meio de uma cartografia, que explorou essas questões dentro de uma escola pública de Belo Horizonte, com entrevistas e análises do seu cotidiano, foi possível, por um lado, construir uma interpretação sobre as identidades das pessoas LGBTQIA+ no ambiente escolar; e, por outro lado, localizamos dimensões do ambiente escolar um conjunto de fatores sociais que influenciam como elas trabalham as questões de gênero e sexualidade na educação. A categoria Bullying se mostrou como uma possível estratégia para garantir que as conversas sobre as identidades de gênero e orientações sexuais com discentes, docentes e demais profissionais da escola venham a ocorrer, permitindo um diálogo educativo entre a escola e os que nela trabalham e estudam. Com esses achados foi possível a construção de um Ciclo de Oficinas Pedagógicas a serem disponibilizadas para jovens do Ensino Médio, propomos uma resistência, uma nova forma de se pensar o lugar LGBTQIA+ dentro da sala de aula. As paradas do orgulho LGBTQIA+ dentro das escolas é uma metáfora para mostrar como símbolos e elementos LGBTQIA+ ampliam as possibilidades dessas identidades permanecerem nesses espaços, tornando a escola o mais diverso, inclusive para pessoas heterocisgênero.
Evolving spatio-temporal forecasting models for renewable energy systems
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Projeto e construção de um conversor monofásico em ponte H multicelular entrelaçado para geração fotovoltaica e eólica de pequeno porte
A demanda por energia elétrica tem aumentado nos últimos anos, além da busca por novas fontes de energia para atender esse crescimento de forma não poluente e sustentável. Assim, as energias renováveis como a fotovoltaica e a eólica, tem ganhado posição de destaque no cenário energético mundial. O proposito deste trabalho é apresentar o projeto, construção e comissionamento de um conversor monofásico híbrido em ponte H multicelular entrelaçado para geração fotovoltaica e eólica de pequeno porte, com potência nominal de 11,7 kW. O sistema é composto por: i) dois arranjos fotovoltaicos de 5,1 kW cada que tem sua potência rastreada através de dois conversores Boost entrelaçados; ii) uma turbina eólica com gerador de imã permanente com potência de 1,5 kW, cuja potência é extraída através de um terceiro conversor Boost. A interface entre a geração e a rede elétrica é realizada por um inversor VSI entrelaçado de quatro braços via um ICT. O trabalho de dissertação apresenta os principais conceitos da geração fotovoltaica e eólica, modelagem dos principais elementos do sistema e as técnicas utilizadas para o controle e rastreamento da máxima potência do sistema. Por fim os resultados simulados e experimentais para o sistema desenvolvido são apresentados e discutidos.
Estado, políticas sociais e recomposição de hegemonia: o caso da previdência social
Esta tese busca compreender as mudanças que ocorreram nos padrões de regulação social do Estado brasileiro, durante o primeiro governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-98), através da análise da reforma do sistema público de Previdência Social. Ela também pretende apontar, embora de forma mais genérica, o papel educativo do Estado nesse processo, tendo em vista a criação de um conformismo social que forneça sentido e legitimidade às mudanças que se pretende concretizar. Em outras palavras, essa tese visa analisar as mudanças que ocorreram nos padrões de regulação social do Estado brasileiro, nos anos 90, conquanto um processo que também traz dentro de si uma relação pedagógica. Utilizou-se, para tanto, como foco histórico, das ações e estratégias empreendidas nessa direção pelo primeiro governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e, como mediação empírica, a Reforma do Sistema Público de Previdência Social. Nesse sentido, a tese que procuramos demonstrar defende a idéia de que não existe um afastamento ou um desengajamento do Estado brasileiro em relação às políticas sociais no decorrer do primeiro governo FHC, mas uma mutação desse papel e uma atenuação gradual do tipo de regulação social estruturada a partir do trabalho assalariado formal. O Estado buscaria, então, remeter a responsabilização pública pela gestão estatal da força de trabalho para o setor privado, impelindo os trabalhadores a buscar meios mercantis para o acesso a serviços e benefícios sociais. O alvo da atenção estatal (em parceria com a rede privada e filantrópica) passaria a ser as camadas da população consideradas vulneráveis socialmente. Esse deslocamento da ação estatal em direção às políticas compensatórias e à mudança conceitual sobre a qual ele se apóia nos parece indicar uma tendência, assumida pelo governo de FHC, de institucionalização do trabalho informal e desregulamentado. Isso significa que o Estado, no governo de FHC, vem buscando desvencilhar-se de seu papel de provedor das políticas públicas, transferindo-o para o setor privado lucrativo, reorganizando a proteção social, de forma que atenda aos novos requisitos do processo de reestruturação do capitalismo contemporâneo.
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico
Esta pesquisa buscou investigar as práticas de leitura dos textos de História instituídas no contexto de uma turma de quinta série/sexto ano de História do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Eleonora Puiricetti da Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte, buscando responder a seguinte questão: Como a Leitura dos textos de História foi socialmente construída na sala de aula investigada. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em sala de aula: a Etnografia Interacional. Essa abordagem é informada pelo entendimento do papel central do discurso nos processos de construção de conhecimentos em salas de aula (Bloome and Bailey, 1992; Bloome and Egan-Robertson, 1993; Collins and Green, 1992; Gee and Green, 1998; Santa Barbara Classroom Discourse Group, 1992). Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada. Os procedimentos metodológicos incluíram registros em vídeo; notas de campo; materiais coletados durante a observação participante quais sejam, cadernos de alunos, textos e testes ; análise do espaço institucional; entrevistas com o professor e nove alunos; e um tempo prolongado de imersão em campo oito meses. Desse modo, acompanhamos, sob o viés etnográfico, uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da Rede pública de ensino de Belo Horizonte, observando o cotidiano da classe.
Atuação fonoaudiológica no núcleo de apoio à Saúde Da Família
O fonoaudiólogo é o profissional que atua nos processos de comunicação humana. O surgimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em 2008 ampliou as possibilidades de atuação desse profissional em saúde pública. Na perspectiva de conhecer aspectos desta atuação, este estudo tem como objetivo descrever ações educativas que vem sendo desenvolvidas nesse Núcleo na área de fonoaudiologia. Assim, foi utilizado o método de revisão integrativa de literatura com pesquisa em artigos nas bases de dados BIREME, Lilacse Scielo, utilizando os descritores: fonoaudiologia; saúde da família, educação em saúde, atenção primária à saúde e promoção da saúde. No total, obteve-se uma população de 152 artigos dos quais foram selecionados 18 conforme os critérios de inclusão. Da amostra final18 (100%) artigos, 9 (50%) encontram-se na base LILACS e 9 (50%) na base Scielo. Como resultado verificou-se que os artigos foram escritos em sua maioria por profissionais doutores 9 (50%), fonoaudiólogos 13 (72,2%), atuando na área de saúde pública 14 (77,7%), sendo a maioria dos estudos primários/qualitativos 11 (61,1%). Com este estudo foi possível identificar que as ações predominantes no NASF na área de fonoaudiologia são as de promoção à saúde, visitas domiciliares e o apoio matricial oferecido as Equipes de Saúde da Família.
Suplementação com cromo para equinos Mangalarga Marchador em treinamento para provas de marcha
O trabalho objetivou identificar os possíveis benefícios de uma suplementação com cromo na dieta de equinos Mangalarga Marchador submetidos a treinamento para provas de marcha, alem de avaliar o consumo de matéria seca destes animais em regime de extensão. Os benefícios focados na pesquisa foram à ação desse mineral na melhor utilização da glicose, com consequente menor utilizações da via glicolítica anaeróbica para aproveitamento da energia de reserva e estímulo do sistema imune. Foram sorteadas 12 éguas Mangalarga Marchador, para três tratamentos, caracterizados pelo fornecimento de placebo, 5 e 10mg de cromo. O experimento teve duas etapas, de 24 e seis dias, respectivamente. A primeira para adaptação dos animais e a segunda para realizar três provas de marcha de 50 minutos, em dias alternados. Durante o período experimental os animais permaneceram soltos em pastagem de Coast Cross com sal mineral e água ad libium e receberam suplementação com ração concentrada duas vezes ao dia. Antes e depois das provas foram coletadas amostras sanguíneas para análise de lactato, glicose, triglicerídeos, cortisol e insulina, número total de leucócitos, proteína total e hematócrito. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com arranjo em parcelas subdivididas, com quatro repetições e com o concurso de uma variável (temperatura na hora da prova). Para o consumo alimentar, as análises foram realizadas através de um delineamento inteiramente ao acaso com cinco repetições e três tratamentos. As médias foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste t de Student (P<0,05). Para tempos de avaliação foi feito ajuste de modelo de regressão. Os resultados mostraram que não houve interação entre dose dia e momento (antes e depois do exercício) mostrando que o fornecimento de cromo na dieta, nas doses utilizadas não influenciou as variáveis analisadas, indicando que mais pesquisas devem ser realizadas a fim de elucidar sua ação e que o consumo de matéria seca pelos animais criados em liberdade está de acordo com as indicações do NRC.
Determinação multielementar por ICP-MS em material particulado (PM10) coletado em área urbana de Belo Horizonte
Nesse estudo foi adaptado e validado um método para determinação multielementar utilizando ICP-MS em material particulado (PM10) que foi aplicado para quantificação de metais em amostras coletadas em uma estação de monitoramento fixa na área urbana de Belo Horizonte, entre 2013 e 2014. Avaliaram-se os elementos Be, Li, V, Cr, Mn, Co, Ni, Cu, As, Se, Sr, Cd, Sb, Pb, U, Fe, Zn, Ba e Al. As digestões das amostras foram realizadas com HNO3 50% v/v em forno microondas. A faixa linear de trabalho do método foi até 100 µgL-1, com exceção do selênio que apresentou linearidade até 60 µgL-1. Os limites de detecção obtidos foram de 0,052 a 9,51 µgL-1. As recuperações e a precisão estiveram dentro dos critérios de aceitação da AOAC (Association of Official Analytical Chemists) para a grande maioria dos elementos. Os resultados mostraram a presença de Cromo em duas amostras. De acordo com a OMS, não há limite de exposição considerado seguro para a inalação de Cromo, sendo o Cromo(VI) classificado como substância carcinogênica. Foram obtidos resultados para Manganês entre 1,6-178 ng/m3. O limite de tolerância segundo a OMS é de 150 ng/m3 (média anual) e uma das amostras (correspondente a uma semana) apresentou concentração acima desse limite. Para Chumbo é de 500 ng/m3 (média anual) e os valores obtidos estiveram entre 25,9-169 ng/m3. Os elementos que apresentaram maiores concentrações foram Fe, Zn, Al e Ba. Estudos de literatura inferem que Ferro e Manganês advêm predominantemente de atividades mineradoras e siderúrgicas as quais são intensas nas redondezas de Belo Horizonte. Sr e Al que apresentaram forte correlação positiva de Pearson podem ser originados de fontes naturais como a ressuspensão de poeiras do solo e de indústrias metalúrgicas. Sb, Pb, Cu, Cr e Zn são atribuídos frequentemente às emissões veiculares. Bário foi associado principalmente às indústrias cimenteiras, de cal e metalúrgicas. A análise multivariada mostrou correlação entre Fe e Mn de forma que suas concentrações variam de forma inversa, ou seja, quando a de um deles aumenta a do outro diminui. Observou se também que nos meses de fevereiro e março, em que há um retorno concomitante de várias atividades que estiveram em recesso de férias há uma elevação das concentrações dos elementos relacionados a emissões automotivas (Cr, Pb e Zn) e alguns relacionados a outras atividades, como cimenteiras e metalúrgicas (Ba, Al, Sr).
Estudo comparativo dos ganhos relativos às técnicas de modulação em largura de pulso e dispositivos de banda larga em conversores multiníveis
Os conversores est´aticos trif´asicos de potencia sao amplamente utilizados para diversas aplica¸coes, que sempre demandam por menor custo e maior eciencia dos equipamentos. Esta dissertac¸ao apresenta as caracter´sticas de perdas para conversores de dois e tres n´veis utilizando dispositivos de carbeto de sil´cio (SiC) e sil´cio (Si) e os moduladores Selective Harmonic Elimination (SHE) e Space Vector Modulator (SVM). Com o estudo ´e poss´vel denir os ganhos em fun¸cao da escolha dos dispositivos, topologia de conversores e moduladores. O estudo contribui com a deni¸cao das equa¸coes que caracterizam corretamente as condi¸coes iniciais para o modulador SHE. Sera´ apresentada uma metodologia para obten¸cao dos angulos de comutac¸ao para as t´ecnica de modula¸cao com elimina¸cao seletiva de harmonicos Bipolar e Unipolar, assim como, a implementa¸cao dos moduladores. Tamb´em ´e contemplado o projeto do ltro de sa´da com o objetivo determinar o desempenho dos moduladores SV e SHE para diferentes frequencias de chaveamento. Por m, verica-se os ganhos relativos as perdas entre as condi¸coes de maior e menor frequencia de chaveamento considerando as perdas no conversor e nos componentes passivos do ltro de sa´da
A teoria das restrições aplicada à análise de processos de alta complexidade: um estudo de caso em um hospital de emergência de Belo Horizonte
A teoria das restrições (TOC) propõe que a capacidade máxima de um sistema qualquer não é dada pela soma de suas partes, mas sim em função da capacidade de sua restrição. Assim, o desempenho de qualquer sistema depende diretamente da torma como a restrição é gerenciada, configurando-se como um fator de Sucesso para a organização. A TOC é proposta por vários autores como uma ferramenta de gestão completa, cuja aplicabilidade não é restrita simplesmenteaos métodos de controle e gestão da produção ou ao método de contabilidade gerencial proposto por Goldratt e Cox (2002) e sistematizado por outros autores, como Corbett (2005). A tim de explorar os limites desta teoria, esta pesquisa pretende avaliar qualitativamente a sua adequação à análise de um processo de alta complexidade. Para tal, selecionou-se como objeto de estudo a Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII, localizado em Belo Horizonte/l\/IG, cuja análise incluiu o estudo dos fatores produtivos envolvidos na prestação dos serviços de assistência aos pacientes queimados, suas capacidades máximas e a identificação da restrição deste processo. Apurou-se que a restrição estava localizada justamente no número de leitos da Enfermaria de Queimados. Dessa forma, foram propostas várias soluções e proposições para a otimização da utilização desse recurso escasso. A principal conclusão deste trabalho é que, assim como é válida para a análise de uma empresa como um todo, a TOC pode fornecer insights valiosos para a análise de um processo isoladamente, sob um prisma diferente, a partir de informações que outros métodos desconsideram. Além disso, Constatou-se que o papel da informação gerencial é relevante como importante fator de sucesso para a implementação de um modelo de gestão na organização estudada com base nas proposições da TOC.
As relações interpessoais no espaço de ensino aprendizagem
O presente trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Marianos com o tema As relações interpessoais no espaço de ensino-aprendizagem. O objetivo geral é analisar as relações interpessoais no espaço de ensino-aprendizagem no intuito de aprimorar uma educação de qualidade no contexto da gestão democrática, buscando a interação com toda a comunidadeescolar e local. Tem como objetivos específicos identificar de que forma as relações interpessoais que acontecem na escola estão favorecendo as atividades e práticas pedagógicas; levantar os aspectos positivos e negativos no cotidiano do convívio permanente no espaço escolar e avaliar as ações do gestor escolar no espaço de ensino aprendizagem bem como no espaço de convívio diário. No decorrer da análise foram realizadas pesquisas bibliográficas buscando fundamentação teóricaobservando se o tema em questão está coerente com as tomadas de decisões neste espaço educacional e com o próprio Projeto Político Pedagógico da instituição. Ao final, pontuo que a Escola Municipal Marianos necessita articular suas ações buscando uma gestão democrática embasada em políticas públicas que venham enriquecer o conhecimento e a atuação dos profissionais envolvidos no processoeducacional proporcionando um ambiente adequado para o educando, incentivando o respeito às diferenças individuais e coletivas no espaço de ensino aprendizagem e propondo metas que subsidie uma interação mais harmoniosa no espaço educacional.
Análise de coberturas superficiais e sua correlação com a geodinâmica na bacia do Ribeirão Chiqueiro - Serra do Espinhaço Meridional MG
As geocoberturas constituem para Geomorfologia chaves de interpretação da paisagem, pois guardam heranças da atuação de processos que que podem desvendar a dinâmica atuante emdeterminada área. Esta dissertação tem o objetivo de identificar pelo menos parte da dinâmica das vertentes atuante na bacia do ribeirão do Chiqueiro, afluente do rio Paraúna, no município de Gouveia, Serra do espinhaço Meridional, MG, considerando a relação entre a energiafluvial, processos de vertente e características das geocoberturas. Foram inicialmente extraídos os valores do Índice de Hack para estabelecer uma visão sobre a distribuição da energia na bacia e, em conjunto com a análise dos perfis longitudinais das principaisdrenagens, foi utilizado como base para a definição das áreas de amostragem. Sete vertentes foram amostradas, e sítios geomorfológicos identificados, no centro dos quais foram descritose observado perfis, cujos materiais foram coletados para análises laboratoriais de granulometria e pH, CTC e fertilidade simples, que auxiliaram na interpretação do grau de alteração e evolução das geocoberturas. Os valores do Índice de Hack são baixos na maiorparte da bacia. Os valores mais altos estão associados às características litológicas da região, podendo ser observados nas bordas da Depressão de Gouveia, zona de contato litológico emque predominam rochas quartzíticas. A análise dos perfis longitudinais permitiu constatar que a maior parte da bacia do ribeirão do Chiqueiro encontra-se em situação de equilíbrio, tendo em vista que os mesmos não apresentaram rupturas significativas de declive, possibilitandointerpretar que a área não conta com evidências de soerguimento ou subsidência que possam ser detectados por este tipo de técnica. As coberturas analisadas mostraram-se quimicamente muito intemperizadas, indicando alto grau de evolução, sendo que as geocoberturas mais antigas localizam-se nas poções superiores da vertente, enquanto as mais jovens nas porções inferiores. Na bacia do ribeirão do Chiqueiro, os fatores litológicos foram os principaisbalizadores dos valores do índice de Hack, assim como foram os principais responsáveis pelas anomalias morfológicas dos perfis longitudinais.