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Mobilidade pedonal e o efeito barreira das rodovias urbanas: as contradições e os conflitos no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, em Belo Horizonte (MG)
A histórica priorização das políticas públicas dada aos modos de transporte individuais motorizados gerou (e ainda gera) expressivos impactos na mobilidade e no acesso da população no espaço urbano. Fruto da ação de agentes econômicos e sociais que o (re)produzem, com base nos interesses das classes dominantes, o espaço urbano tem sido remodelado na tentativa de suprir a demanda do fluxo de veículos e não das necessidades pessoas, conduzindo a reorganização do espaço de circulação, abertura de novas vias e criação de infraestrutura de suporte aos automóveis, não raro, potencializando conflitos e contradições. Nesse contexto, as infraestruturas de transporte têm comumente se tornado obstáculo à mobilidade e à acessibilidade, especialmente para as pessoas que se deslocam por modos ativos. Sua localização no ambiente urbano induz à ocorrência do fenômeno conhecido por “efeito barreira”, que causa uma forte segregação socioespacial e, consequentemente, reduzir diversas formas de contatos sociais, impactando diretamente no bem-estar e na liberdade de locomoção dos moradores. Esse efeito se materializa de forma mais intensa nas rodovias urbanas, visto que nesses locais a alta velocidade dos veículos, o intenso volume de tráfego e a própria infraestrutura que rompe o tecido urbano, causa a separação física das comunidades que residem nos bairros lindeiros às suas margens, como ocorre no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, localizado em Belo Horizonte (MG). As rodovias urbanas também realçam as contradições e os conflitos do uso entre veículos e pedestres, incorrendo em privações de deslocamentos a pé, afetando as condições em que a mobilidade pedonal se realiza, potencializando os riscos e sinistros durante as travessias. Diante desse contexto, essa tese tem por objetivo analisar a mobilidade pedonal no entorno do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, tendo como base a proposição de indicadores de mobilidade, acessibilidade e risco de travessia, bem como uma breve reflexão sobre os possíveis conflitos e contradições impostos ao fluxo de pedestres nesse espaço. Para tanto, propõe-se, primeiramente, a estimação dos atravessamentos de pedestres entre suas margens (dos cruzamentos nos dois sentidos) e a identificação das características dos pedestres que realizam esses deslocamentos, tendo como base os dados da série histórica recente da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de Belo Horizonte (1992-2002-2012). Posteriormente, de posse dos dados mais recentes da Pesquisa OD da RMBH, realiza-se a aplicação dos indicadores propostos, correlacionando-os com fatores preponderantes para a avaliação do risco potencial de atravessamento, como fluxo de veículos, acidentalidade, características socioeconômicas dos pedestres, motivos de acesso e localização das ocupações irregulares. Os resultados indicam que, ao longo do período de análise, os fluxos de atravessamentos foram reduzidos, mesmo em áreas onde se registou crescimento populacional. O perfil dos pedestres também se modificou, com destaque para alterações na idade, sexo e renda dessas pessoas. Evidenciou-se, ainda, a prevalência dos atravessamentos pelos modos motorizados, as desigualdades no acesso às passarelas e o risco elevado para os pedestres que realizam os atravessamentos, cenário esse que se reflete em expressivas ocorrências de atropelamentos na rodovia.
Efeito da emulsão lipídica intravenosa, e sua associação com diazepam, em coelhos
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Projeto de intervenção em pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica do Programa de Saúde da Família do município de Sericita, Minas Gerais
Nas estatísticas de saúde pública percebe-se que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) tem alta prevalência e baixas taxas de controle, sendo por isso considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública. As doenças cardiovasculares são importantes causas de morbimortalida de se geram altos custos econômicos. O controle adequado dos pacientes com HAS deve ser uma das prioridades da atenção básica a partir do princípio de que o diagnostico precoce, o bom controle e o tratamento adequado dessa afecção são essenciais para diminuição dos eventos cardiovasculares adversos. Este trabalho propõe a criação de um projeto de intervenção para o desenvolvimento de ações de prevenção a saúde aos usuários hipertensos, pertencentes ao PSF Almiro Pinho Coelho, do município de Sericita/Minas Gerais.Trata-se de uma revisão de literatura realizada no período de 2004 a 2014, nos bancos de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Propôs-se um plano de ação a partir do Planejamento Estratégico Situacional. A partir da implementação do plano de ação proposto pretende-se a abordagem da HAS como doença crônica, aumento da adesão da população as mudanças de estilo de vida e uso correto medicações. Ao estimular a autonomia dos sujeitos em relação ao seu estado de saúde e propiciando melhoras na qualidade de vida esse projeto pretende contribuir de forma significativa para melhorias das condições de saúde e de vida da população da área de abrangência do ESF Almiro Pinho Coelho.
Análise de uma proposta para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral Isurgida na UFMG após o REUNI usando o testbench de Engeström comomodelo de aplicação da teoria da atividade em um estudo de caso
Nos últimos anos, mudanças no cenário socioeconômico brasileiro têm gerado uma demanda crescente por educação superior no país. Em resposta a esse novo contexto, após anos de debates e de certa imobilidade do setor público, o Governo Federal lançou, em 2007, o REUNI um programa que visava ampliar o acesso ao ensino superior público. Nesse ambiente de mudanças, diversas propostas têm surgido para adequar as Universidades federais brasileiras a uma nova realidade. Neste estudo de caso, o foco da pesquisa foi uma dessas propostas surgida no Departamento de Matemática da UFMG com o intuito de criar um novo modelo para as disciplinas do ciclo básico dos cursos de Ciências Exatas e que estava sendo aplicado a alunos de Engenharia em uma turma de Cálculo Diferencial e Integral I. Para realizar esta pesquisa, foram feitas entrevistas com alunos, monitores e com o professor que elaborou a proposta analisada. O aparecimento de outra proposta durante essa primeira coleta de dados nos levou a entrevistar também, em um segundo momento, outros professores do Departamento que estavam envolvidos nesse processo de mudanças no funcionamento das disciplinas. Esses dados obtidos foram analisados através da teoria da atividade, seguindo o modelo elaborado por Y. Engeström em um trabalho sobre mudanças no sistema público de saúde finlandês. Esse estudo é, para seu autor, também um teste(testbench) à teoria da atividade em sua aplicação a um caso concreto. Seguindo os passos de Engeström em sua pesquisa, chegamos a um modelo que mostra as tensões internas e os limites na elaboração de propostas de mudança no funcionamento de disciplinas do ciclo básico dos cursos de Ciências Exatas, que é a atividade avaliada em nosso trabalho a partir do caso estudado
Uma análise biogeográfica das florestas Pré-Andinas e Atlânticas a partir da modelagem de distribuição potencial de espécies arbóreas com distribuição disjunta
A face da Terra está em constante transformação. Em consonância com isso, as espécies vegetais, em particular, estão sempre se (re)organizando em diferentes escalas de tempo e espaço em associação com as mudanças de fatores bióticos e físicos. Em especial na América do Sul, próximo a latitude que marca o Trópico de Capricórnio, nota-se uma grande diversidade de fitofisionomias. Padrões disjuntos de espécies denunciam uma possível comunicação pretérita entre formações vegetacionais semelhantes, mas hoje separadas por extensas áreas com vegetação e ambiente contrastantes. Com o objetivo de investigar a comunicação entre as formações vegetacionais que ocorrem, principalmente, na região central do continente Sul Americano, este trabalho pretende, através da Modelagem de Distribuição Potencial de Espécies, para o presente e passado, propor uma possível conexão ou corredor de dispersão das espécies arbóreas com distribuição disjunta nos Domínios Andino e Atlântico. Para isso, foram extraídos do banco de dados NeoTropTre listagens de espécies e dados Bioclimáticos. Foi feita uma modelagem das correlações atuais entre os padrões de variação da composição atual da flora arbórea, como resposta, e variáveis climáticas e espaciais como preditoras. As variáveis preditoras selecionadas foram empregadas em modelagens da distribuição atual e pretérita de três subconjuntos de espécies com distribuição disjunta (florestas nebulares, estacionais e pluviais). Foram construídos modelos preditivos para os últimos períodos Último Interglacial e Glacial Máximo do Pleistoceno, para o período do Holoceno Médio e Atual. As previsões geradas foram representativas de acordo com os parâmetros utilizados para a validação dos modelos. Os modelos gerados mostram uma possível mudança de ocupação das espécies ao longo dos períodos considerados. Para o período do Último Interglacial, o modelo sugere a formação de uma conexão ou corredor de dispersão entre os Domínios Andino e Atlântico localizada em região sub-tropical. O modelo para o período do Último Glacial Máximo, também sugere a formação de um corredor de dispersão ligando os Domínios formado em região tropical. Para os períodos Holoceno Médio e o Atual não há formação de corredores de dispersão que ligam os dois domínios. Para esses dois últimos períodos podemos observar a formação de dois Núcleos distintos representando os Domínios Andino e Atlântico em um padrão disjunto. O resultado alcançado com a modelagem sugere que o clima é um importante fator que promove a separação entre os dois Domínios Andino e Atlântico ao longo do tempo.
Análises de risco aplicadas a barragens de terra e enrocamento: estudo de caso de barragens da CEMIG GT
Barragens são elementos críticos e essenciais em nossa infraestrutura e, diante dos acidentes ocorridos recentemente no país, existe uma forte demanda da sociedade em conhecer o risco imposto por essas estruturas. Prova disso é a criação da Política Nacional de Segurança de Barragens, que potencializa a relevância do tema e fomenta a cultura de segurança de barragens e gestão de risco. Nesse contexto, as técnicas de análise de risco, largamente difundidas em outras áreas de conhecimento, são instrumentos importantes em uma abordagem premente de gestão orientada para o risco. Apresenta-se um panorama dos métodos de análise de risco disponíveis na literatura com emprego potencial em barragens, tais como os Índices de Risco, Diagramas de Localização, Causa e Indicadores de Falhas (LCI), Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (FMEA) e Análises por Árvore de Eventos (ETA) e Árvore de Falhas (FTA). O presente trabalho tem como objetivo precípuo a aplicação dos métodos essencialmente de natureza qualitativa (Índices de Risco, LCI e FMEA), expondo suas vantagens e limitações e os utilizando para hierarquização de barragens, além de avaliação pormenorizada e sistêmica de estruturas identificadas como de maior risco. O estudo de caso é realizado em uma amostra de barragens de terra e enrocamento operada pela empresa Cemig Geração e Transmissão S.A. (Cemig GT), subsidiado por pesquisa documental, banco de dados de deteriorações e inspeções de campo. Em que pesem a variedade e a subjetividade dos métodos qualitativos, os resultados mostram que eles tendem a convergir quanto à análise das barragens com base no risco. A metodologia de aplicação evidencia a viabilidade de avaliação em fases, abrangendo a análise preliminar para portfólio de barragens, seguida pelas análises formais e individuais de risco para as estruturas mais críticas. Os resultados ratificam a aplicabilidade das técnicas de análise de risco, contribuindo para a consolidação dessa ferramenta no processo de avaliação de risco de barragens.
Progressão da doença renal crônica: fatores de risco e medidas preventivas
Estudos epidemiológicos têm apontado um aumento significativo da incidência e prevalência da doença renal crônica em estágio terminal. Por ser essa uma morbidade caracterizada por um processo progressivo e insidioso a qualidade do serviço oferecido aos pacientes em risco de desenvolver a doença é de extrema relevância no desfecho da mesma. O objetivo deste estudo foi descrever os fatores de risco e as medidas preventivas relacionadas à progressão da doença renal crônica. Para tal foi realizada uma revisão narrativa a partir de leitura e discussão de informações extraídas de artigos selecionados sobre os fatores de risco relacionados à progressão da DRC e sua prevenção nas populações em risco de desenvolvê-la. A pesquisa bibliográfica foi conduzida nas bases de dados Lilacs, Pubmed e Scielo utilizando como descritores insuficiência renal crônica, prevenção, fatores de risco, nefropatia, diabetes e, hipertensão arterial. O mau controle dos níveis pressórico, glicêmico e lipídico, bem como o tabagismo e a obesidade são fatores determinantes na evolução da doença. Somam-se, ainda, o diagnóstico precoce e o encaminhamento para o especialista em tempo oportuno. Concluindo, cabe, portanto, à atenção básica, por meio da utilização de protocolo (para a uniformização do atendimento/assistência), o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção e prevenção, inclusive em conjunto com a atenção secundária, no atendimento não apenas dos pacientes em risco (hipertensos e diabéticos, por exemplo), mas também àqueles em estágios iniciais da doença e dessa maneira, reverter o atual quadro da insuficiência renal crônica.
Sistematização dos processos de trabalho do Núcleo de Experimentação Animal da Faculdade de Medicina da UFMG
Administrar organizações de trabalho não é tarefa fácil para nenhum gestor, principalmente quando se trata de um órgão público. O Núcleo de Experimentação Animal é um órgão auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, subordinado administrativamente ao Centro de Pesquisa da Unidade, tendo por finalidade, atender a comunidade da Faculdade de Medicina e alojar animais durante o período em que estiver submetidos a processo de experimentação, mediante pagamento de uma taxa, a titulo de hotelaria para custeio dos gastos com os animais. O valor pago inclui alimentação, cuidados básicos como limpeza e higienização das gaiolas dos animais e auxílio técnico aos pesquisadores durante os experimentos. O setor, recentemente reformado, é dotado de três salas apropriadas para alojamento de animais como ratos, camundongos e coelhos, sala cirúrgica, salas para experimentos diversos, como testes de comportamentos, laboratório de optogenética, aquário para experimentos com peixes Zebrafih e laboratório multiusuário com alguns equipamentos. Como o setor iniciou suas atividades de forma precária, carece principalmente de equipamentos, treinamento dos técnico-administrativos e sistematização dos processos de trabalho. A idéia central desse trabalho é evidenciar que a sistematização dos processos de trabalho deste setor se faz necessária, principalmente para atender às legislações vigentes e para que se tenham registros das atividades desenvolvidas, o que aqui é feito, quando, como é feito e por quem. Outro ponto importante da sistematização dos processos é ter um documento referencial do que fazer diante de problemas, que aparentemente deveriam ser simples de resolver, mas que podem consumir tempo precioso, gerar estresse e atraso nas atividades, é identificar a quem recorrer em caso como necessidade de manutenção de equipamentos, de como operar um equipamento, dentre outros. Todos esses fatos, por si sós, já demonstram a importância e urgência de se descrever de forma prática e em documento formal, todos os processos de trabalho do setor em questão.
Processamento e análise digital de imagens aplicados aos estudos de liberação mineral
O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de processamento e análise digital de imagens denominado LibMin. Ele foi desenvolvido para auxiliar os estudos de liberação mineral. O sistema permite processar um grande número de partículas separadas em classes de tamanho. Para cada classe de tamanho ele permite: classificar as partículas por classes de composição; calcular a área ocupada por cada fase mineral (análise modal); calcular o grau de liberação da fase mineral de interesse. O LibMin analisa imagens de elétrons retroespalhados tomadas em microscópios eletrônicos de varredura (MEV). Nesse processo, as amostras são preparadas na forma de seções polidas. Para a avaliação do desempenho do sistema, foi realizado um estudo de caso envolvendo a análise de dois tipos de minérios: minério de cobre de baixo teor; minério de ferro proveniente do Quadrilátero Ferrífero. Os resultados mostraram que o sistema é bastante sensível. Ele possibilitou identificar e quantificar todas as fases mineralógicas presentes nos dois tipos de minérios. No caso específico do minério de ferro, foi feita uma análise de variância para definir a precisão analítica do procedimento utilizado na determinação do espectro de liberação. Essa análise estabeleceu o número mínimo de partículas necessário para determinar com a máxima precisão possível o grau de liberação deste mineral em cada uma das classes de tamanho estudadas. Foi observado nessa análise que, quanto maior o tamanho das partículas, maior o número delas a serem analisadas para obter resultados minimamente confiáveis. A relevância do presente trabalho consiste no fato de que o sistema desenvolvido possibilita determinar o espectro de liberação de minérios de forma mais rápida e mais precisa que as técnicas convencionais utilizadas. A relevância está, também, no fato de que a determinação do espectro de liberação de forma precisa e segura é uma questão fundamental para o sucesso de todo empreendimento mineiro. A definição das características de liberação de um minério influencia não só a definição da rota ideal de processamento, mas, também, nos ajustes importantes para a sintonia dos processos de concentração e do controle da qualidade dos produtos obtidos.
Simulation of a series hybrid electric vehicle powered by brazilian hydrated ethanol engine
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O Esporte e suas Práticas no PELC
Este texto propõe apresentar reflexões sobre o esporte e suas práticas no Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), tendo como fio condutor para o debate os desafios da educação à distância. O objetivo foi analisar as características e implicações da formação em EAD e do esporte nesse contexto. Para isso aborda reflexões gerais sobre esse modo de educação, problematiza a intercessão ao esporte, lazer e EAD, sob o foco da aprendizagem, e explora alguns elementos que possam permitir a tematização do esporte na EAD.
Material concreto para o ensino de trigonometria
Nesse trabalho pretende-se discutir a importância do uso de material concreto para o ensino da trigonometria, no Ensino Médio, e mostrar alguns materiais que podem ser utilizados. Ainda, apresentaremos atividades para serem utilizadas com o material e propostas de oficinas. Essas atividades e oficinas têm como foco a formação e visualização de conceitos e relações trigonométricas
Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo historiográfico sobre os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto, no período que se estende de 1890 a 1930. As Escolas Normais brasileiras eram espaço de formação de professores desde meados do século XIX e a Escola Normal de Ouro Preto em Minas Gerais foi a primeira escola de formação docente do estado. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e da historiografia e como método utilizamos a análise documental, mediante leitura de bibliografia específica do campo e dos procedimentos de localização, recuperação, seleção, ordenação e análise das fontes primárias. Os documentos consultados tais como as provas dos alunos, programas das matérias, a legislação educacional mineira e os periódicos Revista do Ensino e Jornal oficial Minas Gerais, tomaram lugar central nas análises empreendidas. Os resultados mostraram que a partir da década de 1880, na Escola Normal de Ouro Preto, com a modificação e ampliação de seu currículo os saberes psicológicos estavam presentes nas matérias respaldando a formação de novos docentes. Ao longo do século XX até 1930, a psicologia foi tomando espaço cada vez mais significativo na formação de professores e na educação em Minas Gerais. Entendemos que os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a compreensão da história da psicologia em Minas Gerais em especial e no Brasil em geral.
Viabilidade da aplicação de técnicas de cinema na construção de objetos audiovisuais de ensino
A educação a distância apresenta como principal característica a separação espacial e temporal entre o professor e seus alunos. Para vencer este obstáculo, que é inerente à modalidade de ensino, são criados materiais didáticos que substituem a presença do professor, representando-o em menor ou maior grau, e agregando novas possibilidades expressivas aos atos de ensinar e aprender. Estaproposta sugere que seja avaliada a produção destes objetos de ensino, feita pelo Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais.Após esta avaliação, serão feitas recomendações de correções e ajustes nos processos envolvidos, baseando-se no referencial técnico e teórico pesquisado nasáreas de educação a distância, cinema e administração de processos. Pretende-se, com esta proposta, que se alcance um ambiente de produção mais controlado, que possa fornecer elementos audiovisuais de qualidade, contribuindo positivamente para a construção de objetos audiovisuais de ensino eficientes e adequados aos seus objetivos pedagógicos.
Tecnologias educacionais na micropolítica do trabalho vivo na atenção domiciliar
Esta pesquisa parte da premissa que a potencialidade da atenção domiciliar favorece a centralidade no trabalho vivo em ato por aumentar a capacidade inventiva e criativa dos profissionais. Estes, ao criarem linhas de fuga, têm a possibilidade de causar rupturas na lógica normativa do modelo hegemônico, fugir do pragmático e operar na heterogeneidade utilizando as tecnologias educacionais. O objetivo geral dessa investigação foi analisar o uso das tecnologias educacionais na micropolítica do trabalho vivo em ato na atenção domiciliar. Teve como objetivos específicos identificar como as tecnologias educacionais são utilizadas na produção do cuidado domiciliar e descrever como essas tecnologias subsidiam os processos educativos no território da atenção domiciliar. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com abordagem cartográfica por permitir capturar movimentos, aproximar e observar fenômenos que expressam intencionalidades, disputas e desejos investigados de modo intensivo. Essa investigação cartográfica está ancorada na perspectiva Pós-Estruturalista dos guias cartográficos Deleuze e Guattari, os quais permitiram a pesquisadora projetar um novo olhar sobre o trabalho em saúde, a interseção do uso das tecnologias educacionais e a produção do cuidado na atenção domiciliar em sua subjetividade. O território dessa investigação foi um Serviço de Atenção Domiciliar, Programa Melhor em Casa, do município de Betim - Minas Gerais. Para capturar os movimentos de produção e utilização das tecnologias educacionais foi escolhido uma equipe de atenção domiciliar, definida nessa investigação, como equipe-guia. Os efeitos da viagem cartográfica foram apresentados por meio de narrativas que expressam a micropolítica do trabalho vivo de cada participante da equipe-guia. A partir dessa processualidade analítica inicial, foram construídas duas categorias empíricas, sendo a primeira com duas subcategorias. A análise dos dados revelou que os movimentos de criação/produção e utilização das tecnologias educacionais acontecem na micropolítica do trabalho vivo em ato da atenção domiciliar e essas tecnologias ao (des) territorializar os campos duros e normativos do saber podem (re) territorializar em diferentes velocidades e intensidades, em um traçado de linhas de fuga, desencadeando agenciamentos do saber/fazer, os quais em conexão com outros agenciamentos podem engendrar as multiplicidades dos processos educativos no plano molecular da gestão do cuidado domiciliar. Esses movimentos de linhas de fuga dos profissionais, reinventam o processo educativo a partir da singularidade vivenciada no território da atenção domiciliar buscando, na repetição, a diferença do fazer criativo em domicílio. Com isso, os novos modos de ensinar e aprender, por meio das tecnologias educacionais, fazem emergir fissuras na dualidade educador-educando, revelando processos educativos que não fecham em si mesmo e abre-se para o novo ressignificando a aprendizagem no território da atenção domiciliar. As tecnologias educacionais são incorporadas na atenção domiciliar e se apresentam nas modalidades impressas, dialogais e expositivas. Assim, apesar da tecnologia educacional ser um meio para disparar e potencializar a produção do cuidado, ainda concretiza-se como um desafio pensar rizomaticamente a realidade educacional no plano micropolítico da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde.
2019
Francisca das Chagas Cunha Gonçalves Neta
A representação social dos acidentes escolares por educadores em escola de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, Belo Horizonte
Os acidentes na infância além de causarem prejuízo para a vida humana, podem causar seqüelas, tanto físicas quanto emocionais, na criança e no adolescente. Na escola, o acidente pode ter como conseqüência o absenteísmo e o insucesso escolar sendo, portanto, um problema educacional e de saúde pública. O objetivo dessa pesquisa foi estudar as representações sociais de educadores sobre os acidentes ocorridos em crianças de 1ª a 4ª série do ensino fundamental em Belo Horizonte. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas com educadores em 17 escolas privadas de nível sócio econômico elevado de Belo Horizonte. Os entrevistados foram escolhidos por serem pessoas que detinham asinformações privilegiadas do grupo. O número de escolas entrevistadas não foi previamente definido, tendo sido utilizado o critério de exaustão para interromper a coleta de dados. Na análise, os seguintes temas foram estudados: impressões gerais sobre o acidente na escola; conceitos e crenças a respeito do acidente escolar; capacitação relatada para lidar com a criança acidentada; sentimentos relativos à autocompetência para lidar com o acidente; concepção de medidas para evitar e lidar com acidentes e percepção de responsabilidade sobre o acidente. Em relação ao conceito de acidente observamos nos relatos, que existe ainda, a concepção da fatalidade ao lado do conceito de acontecimento previsível. Outro aspecto que chama atenção é o fato de que os educadores não se sentem preparados para lidar com o acidente relatando capacitação incipiente para o atendimento da criança acidentada, recorrendo às suas experiências como pais nesta situação. Percebeu-se heterogeneidade e ambigüidade relativas à questão da7 responsabilidade pela prevenção e atendimento no acidente, variando desde a responsabilização da escola, passando pela família e incluindo, em alguns casos, a criança. A responsabilização de todos os envolvidos também foi aventada. As soluções apontadas variaram de acordo com a atribuição de responsabilidade, sendo que destacou-se a vigilância da criança e intervenções no espaço físico. Apareceram também, expressões de necessidade e desejo de capacitação. Discutese no trabalho, determinantes, atuais e históricos, relacionados à educação, família e criança, da construção das representações do acidente pelos educadores. Acreditamos que é necessário ampliar a discussão e a realização de mais pesquisas sobre o tema entre os educadores, abrangendo também a escola pública, a adolescência e a violência. Recomendamos a implantação de uma Política Públicade Saúde que estabeleça estratégias preventivas e capacitação dos educadores visando beneficiar as escolas e os alunos na prevenção dos acidentes.
Possibilidades de ferramentas visuais para a gestão do ambiente construído: a representação digital do espaço físico associada a funções computacionais
Esta dissertação aborda ferramentas computacionais (software) voltadas para a compreensão do espaço construído. O trabalho apresenta-se da seguinte maneira: primeiramente, serão apresentados três estudos de caso relacionados ao projeto de pesquisa Plataforma visual 3D com banco de dados georreferenciado para gestão completa de infraestruturas, realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq. Os estudos de caso são Centros Históricos em 3D: Resposta à demanda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, para a composição de maquetes eletrônicas de centros históricos. A importância dessa ferramenta está no fato de representar a oficialização de demanda pela construção de software customizado para a gestão do espaço físico urbano, que necessita ter como parte das funcionalidades sua representação. Segundo item apresentado: software voltado para a comercialização de sistema construtivo de divisórias modulares. Explora-se a arquitetura do sistema computacional, que extrai da representação do projeto arquitetônico as referências de quantidades para comercialização, produção e montagem do sistema construtivo em questão. Cumprindo o papel de discussão e atualização de tecnologia apresentada no primeiro estudo de caso, o terceiro relaciona-se à tecnologia de fotogrametria automática aplicada ao campo do patrimônio histórico, que permite a digitalização de objetos ou espaços físicos a partir de fotografias. O trabalho finaliza com a apresentação do protótipo desenvolvido para a visualização de dados relativos à gestão de um shopping center. Trata-se de uma proposta de integração de um módulo de visualização de dados relativos ao espaço a sistemas tradicionais já difundidos nesse campo. A reunião desse conteúdo estabelece um referencial de recursos computacionais capazes de aprimorar as formas de compreensão ou observação do espaço, defendendo-se a hipótese de que esse tipo de ferramenta constitui um meio para a construção de conhecimento sistemático sobre o uso de edifícios, podendo, portanto, contribuir para que desempenhem a função que lhes cabe.
Plano de ação para o cuidado ao portador de Alzheimer e seu familiar/ cuidador: desafio da Estratégia Saúde da Família Novo Tempo São Geraldo - MG
Embora se estime que a proporção de idosos duplicará até 2050, alcançando 15% do total da população, as doenças crônico degenerativas e distúrbios mentais já têm determinado, atualmente, maciça utilização dos serviços de saúde (CHAIMOWICZ, 1997). Este estudo foi realizado a partir do diagnóstico situacional realizado pela Equipe da Estratégia de Saúde da Família Novo Tempo do município de São Geraldo MG que revelou esta realidade, em especial à pessoa idosa com doença de Alzheimer. Para fundamentar o plano de ação proposto, recorreu-se à literatura disponível nas bases de dados Medline, SciELO e Lilacs no período de 1997 à 2013 visando agregar evidências para o desenvolvimento do projeto de intervenção a ser implantado pela equipe. Embora não atinja todos os problemas diagnosticados, este plano pretende ser um instrumento de ação proporcionando mudanças consideráveis no cuidado à pessoa idosa com doença de Alzheimer, oferecendo uma resposta progressiva às suas necessidades e contribuir na qualidade da assistência e nas orientações prestadas ao seu familiar/cuidador.
O assédio em instituições de ensino superior brasileiras: retratos de uma dinâmica de violência
O assédio tem se tornado um tema de reconhecida importância para organizações diversas, embora dificilmente seja estudado fora do contexto empresarial. Num cenário de ascensão do número de estudantes de nível superior no País e de degradação do ambiente acadêmico, esta pesquisa descritivo-exploratória teve como objetivo compreender como se dão as dinâmicas de assédio que envolvem estudantes das instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionário digital e analisados qualitativamente via análise de conteúdo, realizada com o software Iramuteq. Os resultados mostraram que, entre os respondentes, o assédio acontece nas dependências das IES, é predominantemente vertical e presencial, e mais frequente entre estudantes do sexo feminino. A maioria dos assediadores são docentes. Poucas ocorrências são denunciadas e menos ainda resultam na punição do agressor. Foi possível concluir, assim, que o assédio está presente no cotidiano de alunos, professores e trabalhadores das IES, que ainda não institucionalizaram formas de combate a essa prática. Isso contribui para os números alarmantes desse tipo de violência dentro dessas instituições. A partir dessas constatações, tecem-se algumas considerações a respeito do assédio e de como ele poderia ser enfrentado, assim como se discutem consequências nefastas de se negligenciar o assunto.
2022
Stefânia de Castro Helmold Cristiana Trindade Ituassu
Avaliação de ofertas públicas iniciais no Brasil segundo as abordagens de Múltiplos e de Lucros Residuais
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior