RCAAP Repository
Migração de peixes neotropicais em rio com barramentos sucessivos
A quebra da conexão entre habitats essenciais por barragens e reservatórios reduz a abundância e diversidade de peixes migradores. Para conter esse declínio, passagens para peixes foram desenvolvidas em diversas regis do mundo incluindo o Brasil. O curimbatá Prochilodus lineatus, objeto desse estudo, com ampla distribuição na América do Sul é o potamódromo neotropical mais estudado. Com o uso da radiotelemetria, associada à coletas de ovos, larvas e alevinos, novo e atualizado modelo conceitual é proposto para o comportamento migratório de curimbatás no trecho do rio Grande que compreende as barragens de Marimbondo, Porto Colômbia, Volta Grande, Igarapava e Jaguara. Também são testadas cinco hipóteses: (h1) que a implementação de passagens para peixes nas barragens de Porto Colômbia e Volta Grande não cumprirá as precondições para que funcionem como armadilhas ecológicas; (h2) peixes artificialmente transpostos migram com maior probabilidade que os soltos no sopé das barragens; (h3) peixes soltos no reservatório mostram comportamento direcionado para montante e não se perdem dentro do reservatório; (h4) peixes soltos no reservatório podem usar tributários que são sítios de reprodução e (h5) peixes após se deslocarem para montante são capazes de retornar através do reservatório e transpor a barragem em direção para jusante. O novo modelo conceitual mostra que peixes utilizam os tributários Carmo (a montante de Volta Grande), SapucaíPaulista (a montante de Porto Colômbia) e Pardo-Mogi-Guaçu (a jusante de Porto Colômbia) como sítios reprodutivos. Também que o acúmulo de peixes sedentários ao sopé das barragens estudadas é notório. Os resultados indicam que a teoria de armadilhas ecológicas não se aplica ao caso das barragens de Porto Colômbia e Volta Grande, pois, as precondições: migração unidirecional e habitats a montante da barragem de baixa qualidade para reprodução e desenvolvimento dos alevinos, não se aplicam ao trecho estudado no rio Grande. Dados mostram que peixes são capazes de atravessar grandes reservatórios como os de Porto Colômbia e Volta Grande através em movimentos migratórios descendentes. Além de serem capazes de transpor as barragens e continuar sua migração para a jusante. Os dados também confirmam a atividade reprodutiva e presença de berçários naturais da espécie a montante de ambas barragens. Concluo a partir desses resultados que a construção de passagens para peixes nas barragens de Porto Colômbia e Volta Grande poderá auxiliar na conservação e promover o aumento da abundância do curimbatá na região.
A necessidade de planejamento efetivo na prática das ações da Estratégia de Saúde da Família
Introdução: A relevância dessa pesquisa está no aprofundamento dos estudos existentes sobre a necessidade de planejamento das ações da equipe saúde da família prestada à população.As equipes de saúde da família realizam ações de saúde na comunidade, porém essas ações são isoladas, ou seja, não possuem um plano de ação, não há elaboração de um plano operativo nem avaliação das ações e indicadores de desempenho. Há uma percepção empírica de que os programas integradores das ações realizadas pelas equipes de saúde da família não possuem o devido e necessário planejamento sistematizado, bem como a importante medição de sua eficácia. São operações isoladas que mesmo possuindo objetivos estabelecidos, não seguem as parametrizações e procedimentos de um planejamento efetivo. Objetivos: O objetivo geral do presente estudo foi compreender a sistemática do planejamento das ações da estratégia de saúde da família e seus resultados, e estabeleceu-se um levantamento bibliográfico acerca das práticas de planejamento da estratégia saúde da família; identificar os métodos de medição de desempenho empregados pela estratégia de saúde da família.Metodologia: O estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e análise de evidências científicas, abordando o planejamento e ações da estratégia de saúde da família (ESF). Para desenvolver o presente estudo inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico. Portanto, foi necessário consultar bancos de referências eletrônicas dentre os quais foram explorados indexadores como, Scielo (Scientific Electronic Library Online), Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde) para construção do conhecimento sobre o tema em questão. O recorte temporal foi subsidiado nos artigos e demais publicações ocorridas durante o ano de 1997 a 2010 utilizando os descritores em Ciências da Saúde: planejamento, ações em saúde, programa saúde da família, equipe saúde da família, gestão em saúde. Os textos foram explorados através de leitura e fichamentos.Resultados: A estratégia de planejar nada mais é que a arte de elaborar o plano de um processo de mudança, um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos classificados de modo a interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o mais que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecido. A prática gerencial é uma ferramenta relevante de transformação do processo de trabalho que tem como um de seus instrumentos a construção de relações entre as pessoas, onde a comunicação entre os profissionais, por exemplo, passa a ser um determinador comum do trabalho em equipe, o qual decorre da relação recíproca entre trabalho e interação. Os indicadores de saúde são formas numéricas obtidas a partir dos sistemas de informação, como saídas a partir dos dados coletados, utilizados para se mensurar as atividades realizadas, ou o grau de risco de um agravo à saúde, para atribuir valor aos dados da realidade que se deseja conhecer e a partir desse conhecimento intervir para alcançar metas.Conclusão: O processo de planejamento e gerenciamento de ações resulta na tomada de decisões que afetam a estrutura, o processo de produção visando ações que proporcionem intervenções relevantes no processo de trabalho. As ações em saúde exigem do enfermeirogerente competência técnica e administrativa para atenção à saúde da população, pois, as providências tomadas para problemas apresentados são paliativas. Portanto, vê-se a relevante necessidade de efetivação das políticas sociais, em especial, as de saúde. Para o planejamento eficaz de ações o enfermeiro-gerente se utiliza de inúmeros instrumentos, objetivando a qualidade da assistência interligando-a a alguns princípios e diretrizes do SUS como, a igualdade, a universalidade e a integralidade.
2019-08-10T16:41:06Z
Sheron Hellen da Silva
A argumentação "pró-vida" e pró-escolha" nas audiências públicas no Supremo Tribunal Federal: a relação entre doxa e endoxa
A contemporaneidade proporciona, em termos de teorizações e análises, uma vasta produção sobre retórica, uma vez que convivemos com valores cada vez mais pluralistas e com uma exigência cada vez maior de elaborar construções argumentativas para sustentar posições. No Direito, tal fato não é diferente, inclusive por causa da alteração metodológica na aplicação e na interpretação da norma, o que colabora para a construção de um ambiente argumentativo mais amplo, sendo necessária a inserção do valor como elemento de aplicação, além do fato e da norma. O objetivo da pesquisa é, nesse contexto, estudar os papéis desempenhados pela doxa na construção argumentativa dos proferimentos apresentados em audiências públicas (AP) das ações constitucionais ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 3.510 e da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº54 , no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). No percurso da tese, pretendemos focalizar, primeiramente, o papel da doxa referente à legitimação que se produz nos proferimentos dos sujeitosenvolvidos nas APs, construídos por discursos de autoridade que se fundamentam em uma doxa referente ao próprio STF. A partir deste, outro papel seria o de permitir a imbricação entre os discursos jurídico, político e social. Podemos considerá-la uma instância opinativa,consultiva e probatória, que permite à autoridade competente abrir espaço para que o máximo de pessoas, que possam sofrer os reflexos de tal decisão, tenham oportunidade de se manifestar antes do desfecho do processo. Na produção discursiva nas AP, no STF, utiliza-se de endoxas (discurso médico, biomédico, biológico, religioso, além do jurídico, que antes era único) para alcançar a sociedade (representativa da doxa). Encontramos um embate entre argumentação pró-vida e pró-escolha, buscando a legitimidade, por meio de elementos doxicos, visando alcançar a sociedade de um modo geral através de uma ampla divulgação dos proferimentos pela mídia, tanto em tempo real pela TV Justiça, como pela permanênciana internet, no Youtube, dos debates ocorridos na AP. Isso se justifica porque as decisões do STF necessitam ser fundamentadas e legitimadas pela sociedade. Para que essas decisões se tornem legítimas, elas devem incluir uma participação ou uma compreensão social, requisito da democracia. A legitimidade é definida como função das AP em sede de controle de constitucionalidade nas normas que regulam esse procedimento. Para analisar como se dá a construção dessa legitimidade, observaremos quais são os elementos doxicos em jogo na construção dos argumentos nas AP e como eles interferem na construção dos lugares discursivos e diretamente no gênero AP no STF.
2019-08-09T23:11:01Z
Egina Glauce Santos Pereira
Antes e depois da cirurgia bariátrica: dispositivos biopolíticos, blogs terapêuticos e outras narrativas biomidiáticas
O crescente interesse pelos cuidados com o corpo, a fim de mantê-lo saudável, é facilmente perceptível na sociedade contemporânea, transformando terapias em roteiros para os modos de subjetivação. Quando consideradas as tecnologias para controle da obesidade, vê-se a atenção desdobrar-se. Esta pesquisa busca descrever como uma rede de técnicas, discursos e tecnologias biomédicas e comunicacionais engendram dispositivos biopolíticos para redução de peso, especificamente como blogs associam-se à gastroplastia, também conhecida como cirurgia bariátrica ou de redução do estômago, e a outros elementos heterogêneos, nos percursos terapêuticos. Indagam-se como os blogs de pacientes bariátricas abrigam, respondem e, quiçá, reinventam aos discursos biopolíticos. Onze narrativas foram selecionadas entre aquelas lidas e recomendadas por uma autora identificada em pesquisa exploratória. A partir dos elementos verbais, não-verbais e interacionais utilizados por esse grupo de mulheres, descrevem-se os sentidos que elas atribuem à cirurgia e à obesidade, os processos de escrita e exposição de si e as mediações em rede - biossociabilidades. Os discursos biomédicos estão presentes nos blogs e servem para as produções de sentidos, especialmente enquanto partícipes de uma linguagem de riscos. A responsabilização dos indivíduos impelidos à autonomia estende-se dos cuidados corporais para os diversos âmbitos por meio do discurso da autonomia. A própria escrita de si torna-se recurso para exposição dos desempenhos e performances na adequação corporal resultado das escolhas sanitariamente corretas, da gestão dos riscos. Mas também são identificadas ambiguidades relativas às temáticas, às táticas, às visibilidades e sociabilidades entre os processos de subjetivação acionados pelos dispositivos biopolíticos e terapêuticos.
2019-08-12T01:33:10Z
Deyvisson Pereira da Costa
Avaliação do comportamento de sistemas estruturais de linhas de transmissão submetidos à ação do vento
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Sentidos de ser e fazer a universidade: trajetórias de grupos de militância negra para o pertencimento e a transformação dos letramentos na academia
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Práticas discursivas e construção da participação e da fala em uma turma de alfabetização
Partindo do pressuposto que no processo de alfabetização há um privilegio da aprendizagem do código escrito em detrimento da fala, sendo esta, muitas vezes, utilizada como instrumento de apoio a essa aprendizagem, esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar como foi sendo construído o espaço de participação e de fala dos alunos numa sala de alfabetização. Nesse caso, as reflexões teóricas do trabalho acerca da alfabetização, apresentam discussões sobre os processos de ensino- aprendizagem da escrita, da leitura e, particularmente, do lugar dado à fala e à participação, nesse contexto. Considera os aspectos referentes à interação e as práticas discursivas em sala de aula, fundamentais para a compreensão de como os participantes se posicionam, se envolvem e significam a sua realidade (Moita Lopes,1998). Para tanto, a análise seguiu a abordagem interpretativista. A escolha dessa metodologia pode ser justificada pelo fato de trabalharmos com a interação em sala de aula e, por esse paradigma, permitir interpretar as relações estabelecidas entre professora e alunos a partir de práticas discursivas desenvolvidas nesse contexto que oportunizam a construção do espaço de participação e de fala dos alunos. Nesse sentido, analisamos as interações discursivas, em aulas de alfabetização, observando em que medida as ações da professora buscaram possibilitar a construção desse espaço. A análise revelou, num primeiro momento, que desde o momento inicial das aulas (primeiros diais) a professora procurou promover o espaço de participação e de fala dos alunos, levantando e problematizando questões, dando repercussão à fala dos alunos e valorizando suas vivências. Em um segundo momento, foi possível constatar que as ações da docente indicaram os limites e regras na construção da participação e da fala em sala de aula. Ela buscou construir e garantir o espaço de participação, fazendo com que os alunos se posicionassem frente às diferentes situações que emergiram em sala de aula. Num terceiro momento, por meio da observação de atividades de leitura, constatamos que a dinâmica estabelecida durante a realização dessas atividades, no que se refere à participação e à fala, não se difere de outros tantos momentos em sala de aula. Elas se configuram em situações de debates, discussões, falas, argumentações que objetivaram construir o espaço participativo. Por fim, a última etapa da análise revela que, mesmo com dificuldades em conduzir o processo democrático e participativo, a professora persistiu no propósito de fazê-lo. Por meio da elaboração conjunta de um projeto, buscou fazer com que os alunos co-participassem na reelaboração do conceito de participação. O estudo revelou portanto, que as ações da docente indicam a preocupação em construir um espaço alfabetizador em que os alunos possam participar, falar e se posicionar, face às diversas situações que emergem no contexto da sala de aula. O conjunto desses elementos é utilizado, pela professora, como constitutivo do processo de alfabetização. Através de suas ações e de práticas discursivas a docente procurou conduzir os alunos à construção do conceito de participação e à compreensão das possibilidades dessa participação em sala de aula.
2019-08-14T08:38:50Z
Marco Antonio Melo Franco
Lugares em cena: caminhos documentários
Os lugares, os locais e as cenas: condições de formação das imagens dos filmes documentários brasileiros O fim e o princípio, Terra deu, terra come e A falta que me faz. São, neste estudo, encaminhadas reflexões sobre as possíveis convergências sobre os lugares, como recortes de mundo, e formas de dar a ver tais recortes relações entre sujeitos colocadas em cena pela mediação das imagens dos filmes documentários , a partir das partilhas e encontros envolvidos em sua realização. Os ambientes de contato entre as alteridades realizadores e personagens envolvidas nos filmes são como territórios de relações criados pelo embate entre as mise-en-scènes de seus sujeitos; os corpos dos filmes são constituídos pelas contiguidades espaciais, os locais fílmicos, que, abrigando as relações construídas para o filme, transformam-se em certas novas instâncias. Assim, mais do que buscas pelos locais a serem filmados, os filmes documentários referidos, sob a luz que os vejo aqui, procuram estabelecer um lugar coincidente com suas cenas este feito de materialidade física e de relações interpessoais, marcadas pela proximidade de quem as partilha. Os documentários, feitos pelas convergências entre os locais fílmicos, os lugares vividos por seus habitantes e os lugares de relações partilhadas entre os sujeitos envolvidos nos filmes, constroem novos espaços de relações: lugares em cena.
2019-08-11T16:09:56Z
Helena Augusta da Silva Gomes
Variáveis preditivas para o diagnóstico do comprometimento cognitivo leve em idosos
A velhice deve ser entendida como uma fase da vida, da mesma forma que temos a infância, a adolescência e a adultez (Zimerman, 2000). No decorrer do processo de envelhecimento os indivíduos vão se diferenciando de acordo com fatores endógenos e exógenos aos quais se expõem e a forma como enfrentam as diferentes circunstâncias. Desse modo, verifica-se que a velhice é heterogênea, sendo classificada em senescência (envelhecimento saudável) e senilidade (envelhecimento patológico) (Ardila, 2007).
2019-08-12T15:41:07Z
Zelia Maria Costa Duarte
Avaliação da remoção de fármacos e desreguladores endócrinos em sistemas simplificados de tratamento de esgoto(reatores UASB seguidos de pós-tratamento)
Este estudo avaliou a ocorréncia de nove micro contaminantes classificados como fármacos ou desreguladores endócrinos (DE) em esgoto sanitário caracteristico brasileiro e a remoção deles em sistemas de tratamento constituídos de reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) seguidos das seguintes unidades simplificadas de pós-tratamento; (i) dois filtros biológicos percoladores (FBP) operados em paralelo preenchidos com diferentes materiais deenchimento baseados em placas de polietiIeno e em esponjas de poliuretano; (ii) três Iagoas de polimento operadas em série; (iii) wetland construída não plantada de fluxo sub-superficial preenchida com esocória de alto-forno. Os compostos-alvo desta pesquisa foram: 17 -estradiol (E2); 17-etinilxtradiol (EE2); nonilfenol (NP); bisfenol A (BPA); sulfametoxazol (SMX); trimetoprima (TRI); bezafibrato (BZF); diclofenaco (DCF); mioonazol (MCZ). As amostras de esgoto bruto e de esgoto tratado foram submetidas à extração em fase sólida (SPE) eanalisadas em um sistema de cromatografia Iíquida de alta eficiência Shi nudzu acoplado a espectrômetro de massas de alta resolução híbrido ion-trap - time of flight (LC-IT-TOF-M S). A ocorréncia do E2, EE2, BPA e MCZ no esgoto bruto foi similar a encontrada em outros estudos, sendo que o E2, o EE2 e o MCZ foran raramente quantificados. Os antibióticos estudados (SMX e TRI) e os demais fármacos (DCF e BZF) apresentaram menor ocorrência em relação a estudos realizados em outros países, indicando um menor consumo desses medicamentos no Brasil. Os reatores UASB foram ineficientes na remoção dos DE (NP eBPA) e de aguns fármacos estudados (BZF e DCF). Para os antibióticos estudados, foi possível observar uma tendência de relação entre o tempo de detenção hidráulica (TDH) e as eficiências de remoção. A configuração UASB/Iagoas de polimento foi a que apresentou asmelhores eficiências de remoção para o maior número de micro contaminantes (quatro compostos foram efetivamente removidos, sendo ineficiente na remocção dos DE). O sistema UASB/wetland construída não-plantada apresentou elevadas eficiências de remoção para dois(SMX e TRI) dos seis micro oontaminantes estudados e removeu parcidamente outros três (BPA, BZF e DCF), sendo ineficiente na remoção do NP. Os sistemas UASB/FBP apresentaram eficiência de remoção dos micro contami nantes variável, a depender do materialde enchimento empregado. O material plástico mostrou-se pouco eficiente (nenhum dos compostos foi efetivamente removido), enquanto que o material baseado em esponjas proporcionou elevadas eficiências de remoção para dois oompostos (SMX e BZF), sendo os demais parcialmente removidos. No caso do DCF, nenhum efeito fol observado nesse sistema.
2019-08-09T16:21:42Z
Emanuel Manfred Freire Brandt
O ensino de história nos espaços de formação técnica e profissional: o caso do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015)
O currículo prescrito da disciplina de História nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Técnica Profissional, durante os anos de 2004 e 2015, no Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador constituiu-se no objeto dessa pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, circunscrito ao universo de um campus de uma instituição que é multicampi, e abordou o currículo da disciplina de História no IFBA/Campus Salvador em sua dimensão histórica, ou seja, datado e singularizado. O objetivo principal foi compreender o lugar e o sentido que o currículo da disciplina ocupou nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional de Manutenção Industrial e Automação Industrial ofertados por essa instituição, em meio ao processo de implementação do Decreto 5.154/04 que prevê, dentre outras disposições, a integração das modalidades do Ensino Técnico e Médio. O trabalho foi construído sob as fronteiras movediças dos Campos da Educação, Educação Profissional e Ensino de História, ancorando-se nos aportes teórico-metodológicos que contribuíram para tratar o objeto delimitado para esta pesquisa. Esse processo contou com a necessária revisão bibliográfica, estudo da legislação e das normas que orientam essa modalidade de ensino e da instituição em questão, a pesquisa e análise dos Planos dos Cursos do Ensino Médio Integrados ofertados pelo Campus Salvador e das ementas da disciplina, aplicação de questionários semiestruturados com os gestores, coordenadores de curso e professores de História. Verificou-se que a construção e organização deste currículo resultaram das disputas, bastante específicas, desse espaço que congrega professores licenciados e não licenciados, da área técnica, em uma instituição cuja cultura escolar ainda se vê muito marcada por um viés de educação profissional tecnicista. Percebe-se que, em grande medida, o projeto de integração do ensino na instituição ainda é uma meta, a pesquisa apontou este ser um objetivo dos professores e gestores, mas que ainda encontra-se em seus passos iniciais. No currículo prescrito da disciplina de História foi possível perceber as marcas das disputas, da cultura escolar e das tentativas de construir esse projeto. O lugar da disciplina como componente de formação em curso de Ensino Médio Integrado ainda não se consolidou plenamente, e o sentido deste currículo para a colaboração na formação para o mundo do trabalho evidencia algumas contribuições, mas não se apresenta claramente orientado para este fim.
Uma modelagem visando economia de energia em smarthomes
O aumento do consumo de energia elétrica, juntamente com o consequente crescimento de emissão de carbono, tornam-se grande incentivo para esforços na implantação de energia renovável em estabelecimentos comerciais e industriais. Altos picos de demanda implicam em grande custo de produção de energia elétrica, juntamente com o aumento da emissão de carbono, resultando assim, no aumento do custo da energia para o usuário final. O modo como companhias tarifam a venda de energia também constitui grande incentivo para modelos que priorizam a homogeneização dos picos de energia ao longo do dia. Neste trabalho apresentamos GreenPeaks, uma modelagem para implantar o uso de energia limpa, juntamente com uso de baterias de armazenamento em SmartHomes. GreenPeaks nos mostra tanto uma redução significativa na conta e nos picos e do consumo de energia elétrica para o usuário final, quanto uma diminuição do custo para geração da mesma para as companhias provedoras.
2019-08-11T15:13:48Z
Raphael Luciano de Pontes
Plano para o enfrentamento da obesidade infanto-juvenil no distrito de Estevão de Araújo na cidade de Araponga-MG
Araponga é uma cidade localizada na Zona da Mata Norte de Minas Gerais, distante 280 quilômetros da capital mineira, com uma população de 8.152 habitantes, para a qual foi realizado um diagnóstico municipal de saúde, no segundo semestre de 2012, com a utilização de fontes secundárias com o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e observação ativa. Após a identificação dos nós críticos, hábitos e estilos de vida, considerados os problemas, como comportamento sedentário, pressão social e distúrbios endocrinológicos, traçou-se como objetivo elaborar um plano de ação para a redução da obesidade infantil. Esse plano tem como finalidade instrumentalizar e apoiar programas que visem modificar os hábitos de vida a partir da infância. Para tanto, utilizou-se o método do Planejamento Estratégico Situacional. O resultado mostrou que, embora não atinja todos os problemas identificados, esse plano de ação poderá contribuir para a diminuição e prevenção da obesidade infanto-juvenil a fim de colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes da cidade de Araponga.
2019-08-11T07:27:30Z
Raquel Aparecida de Miranda Ferreira
Gestão internacional de pessoas: quais possibilidades de pesquisa avultadas pela produção científica brasileira de ponta?
O presente artigo teve como objetivo analisar a produção científica em 32 periódicos brasileiros na área da Administração, restringindo-se àqueles que estão inseridos nos estratos superiores conforme classificação Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), acerca da temática ‘Gestão Internacional de Pessoas’. Empregou-se uma cuidadosa análise bibliométrica que utilizou indicadores para mensurar os padrões demográficos, metodológicos e temáticos dos artigos selecionados. Os resultados apontaram gradualmente o desenvolvimento de estudos a respeito do tema, porém apresentando algumas deficiências, principalmente em relação à institucionalização da pesquisa no Brasil. Identificou-se predominância de investigações teórico empíricas, de natureza qualitativa, realizadas recorrentemente no Segundo Setor. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista, e como técnica de análise a de conteúdo e abordaram-se, sobretudo, questões relativas à Expatriação. Por fim, foi possível a proposta de uma agenda de pesquisa, sugerindo o aprofundamento da temática ‘Gestão Internacional de Pessoas’, através da realização de pesquisas futuras que apontem caminhos para o desenvolvimento do tema, preenchendo as lacunas não abordadas em trabalhos anteriores.
2022-04-13T13:31:10Z
André Luiz Mendes Athayde Luana Stephanie Oliveira Silva
Valor nutritivo, energia líquida de dietas e morfometria intestinal de suínos alimentados com níveis crescentes de casca de soja
A carne suína é a mais produzida e consumida no mundo e considerada uma das principais atividades do agronegócio brasileiro. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína segundo USDA, (2015). Mas, ao longo do ano períodos de instabilidade ligados há aquisição de matéria prima para um bom desenvolvimento da atividade vem acontecendo devido a elevação ou queda dos preços do quilo do suíno terminado e ainda a variação e até falta dos insumos utilizados nas dietas desses animais USDA, (2015). O suíno é um animal que apresenta fácil aceitação aos diferentes alimentos, assim, como uma alternativa há essas instabilidade do mercado, produtos alternativos podem ser utilizados nas dietas visando reduzir a concorrência do uso do milho e da soja, a oscilação nos preços e a disponibilidade destes produtos, otimizando assim a produção. O uso de alimentos com um índice de fibra não comumente usado antes vem crescendo ao longo dos anos, e a medida que esses animais foram se desenvolvendo e adaptando esses alimentos vem ganhado mais espaço como a casquinha de soja que era pouco usada pra essa espécie animal. A casca de soja como um alimento alternativo na dieta de suínos tem se mostrado eficiente no aumento dos níveis de consumo quando utilizada em percentagens de 12 a 24% na dieta total, com pouco ou com nenhum efeito sobre o ganho de peso diário, digestibilidade dos nutrientes e desempenho final dos animais BOWERS et al. (2000). A porcentagem de fibra contida na casca de soja, até o nível de 30% de substituição na dieta basal não influencia de forma negativa na absorção de nutrientes para suínos na fase de crescimento, não prejudicando também o ganho de peso final e digestibilidade, podendo assim ser utilizada na alimentação desses animais como uma forma de reduzir os custos da produção. Assim, objetivou-se nesse estudo a avaliação do melhor nível de substituição do alimento alternativo casca de soja em dietas de suínos em crescimento sem alteração no ganho de peso final dos animais e na qualidade final do produto produzido.
2019-08-12T00:50:37Z
Andressa Nathalie Nunes
Influência de fragilidade e quedas sobre capacidade funcional e marcha de idosos comunitários de Belo Horizonte
Introdução: a fragilidade e as quedas, separadamente, causam prejuízo da capacidade funcional para Atividades de Vida Diária e alterações das variáveis espaço-temporais da marcha e seu desempenho em idosos. Porém, não se sabe se sofrer uma queda pode piorar as conseqüências da fragilidade já prejudiciais para estes desfechos adversos. Objetivos: analisar as conseqüências da fragilidade e quedas, separadas e em conjunto, para capacidade funcional em Atividades Básicas (ABVD), Instrumentais (AIVD) e Avançadas (AAVD) de vida diária e desempenho na marcha e variações das variáveis espaço-temporais dela de idosos. Métodos: estudo transversal de uma amostra de 125 idosos (65 anos) comunitários, capazes de deambular selecionados aleatoriamente entre os 613 idosos componentes do banco de dados da Rede de Estudos da Fragilidade em Idosos Brasileiros (Rede Fibra) no Pólo de Belo Horizonte- MG, nos mesmos setores censitários. A fragilidade foi avaliada pelo Fenótipo de Fragilidade: perda de peso não intencional, baixo nível de atividade física, exaustão, fraqueza de preensão palmar e lentidão na marcha. A presença de um ou dois desses itens caracteriza o idoso como pré-frágil e três ou mais o idoso como frágil; não pontuar em nenhum item significa que o idoso é não-frágil. As quedas nos últimos 12 meses foram avaliadas por auto-relato. A capacidade funcional foi avaliada pelas escalas de Katz para ABVD, Lawton para AIVD e Atividades Avançadas por questionário estruturado para a Rede Fibra. As variáveis espaço-temporais de marcha foram registradas após caminhada no Sistema GaitRite e equilíbrio e desempenho mensurados pelo Indice Dinâmico da Marcha (DGI). Resultados: Dos 125 idosos avaliados, 70,4% eram mulheres, a idade média foi 73,77 (±5,65) anos. Em relação às quedas, 34,4% dos idosos sofreram pelo menos uma queda no último ano, sendo registradas apenas duas fraturas, nenhuma de fêmur. O perfil de fragilidade da amostra ficou com 10,4% de idosos frágeis, 48,8% pré-frágeis e 40,8% não-frágeis. A capacidade funcional para ABVD e AIVD foram diferentes entre os grupos de fragilidade (p<0,05), mas não para quedas (p>0,05). As AAVD não mostraram diferença significativa entre os escores entre nenhum dos grupos (p>0.05). As variáveis espaço-temporais da marcha velocidade, cadência, comprimento e tempo do passo foram diferentes entre os grupo de idosos frágil e os pré-frágeis e não-frágeis(p<0,05), mas não para quedas (p>0,05). Base de suporte, porcentagem e apoio e balanço não apresentaram diferenças significativas para nenhum grupo (p>0,05). Apenas o DGI mostrou diferença entre os grupos divididos por fragilidade e por quedas (p<0,05). Não houve interação entre os efeitos de quedas e fragilidade nas variáveis dependentes. Conclusões: As quedas registradas na amostra não geraram lesões graves e por isso não pioraram as conseqüências deletérias da fragilidade para capacidade funcional para AVD e variáveis espaço-temporais da marcha. O DGI avalia o equilíbrio e atividades desafiadoras da marcha, que pode ser influenciado pelas quedas, mas ainda assim sem interação com o efeito da fragilidade.
2019-08-12T07:53:54Z
Silvia Lanziotti Azevedo da Silva
Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Córrego do Bosque no Parque Estadual de Grão Mogol,MG
Este trabalho apresenta um estudo da caracterização física por meio da análise morfométrica da bacia do Córrego do Bosque, inserida no Parque Estadual de Grão Mogol, no município de Grão Mogol. O córrego do Bosque é um dos principais recursos hídricos do Parque Estadual de Grão Mogol, que por sua vez desempenha um papel estratégico na recarga hídrica do município e na conservação da biodiversidade local. Os índices morfométricos foram obtidos por meio do uso de cartas topográficas, imagem de satélites, equações e softwares especializados. A caracterização da bacia resulta índices de relações numéricas de diferentes atributos permitindo avaliar suas inter-relações e realizar uma análise hídrica mais consistente. Os parâmetros morfométricos indicaram que a bacia hidrográfica em estudo possui forma circular (Ic=0,64), com maior suscetibilidade a enchentes, comprovados pelo fator de forma (0,59) e coeficiente de compacidade (1,24), os quais reforçam a tendência mediana a enchentes, em que estas, se ocorrerem, poderão ser de grande vulto. Os resultados obtidos conduzem à eficiência na interpretação ambiental da Unidade de Conservação e, naturalmente, à melhor efetividade na sua gestão. Este estudo também poderá contribuir para a elaboração do planejamento de manejo da Unidade.
2019-08-10T06:42:26Z
Carla Cristina de Oliveira Silva
Fatores motivacionais para a prática de atividade física em academia
O objetivo do presente estudo foi verificar os fatores motivacionais para a prática de atividade física em alunos de uma academia de ginástica da zona sul de Belo Horizonte, bem como verificar se há diferenças entre os gêneros e as dimensões. Participaram do estudo 100 indivíduos, sendo 56 do gênero masculino, com média de idade de 25,11 (±3,19) anos, e 44 do gênero feminino, com média de idade de 25,84 (±3,31) anos. Foi utilizado o instrumento Escala de Motivos para Atividades Físicas Medida Revisado (MPAM-R) composto por 30 itens, organizados em cinco dimensões. Os dados foram analisados no pacote estatístico SPSS for Windows® versão 16.0. No geral os resultados mostraram que há diferença significativa entre as cinco dimensões propostas pelo instrumento Motivos para Atividades Físicas Medida Revisado (MPAM-R), que levam o indivíduo a praticar atividade física. Sendo que a Saúde é o principal motivo que levam os indivíduos à prática de atividade física. Existe diferença significativa entre os gêneros, sendo que o grupo feminino apresenta maior preocupação com a dimensão Forma Física quando comparado com o grupo masculino. Em relação à confiabilidade interna, o instrumento apresentou um índice Alpha de Cronbach de 91, sendo considerado assim de boa confiabilidade. Conclui-se que existe um perfil motivacional semelhante entre homens e mulheres que os levam a prática de atividade física.
2019-08-11T13:57:42Z
Christiane de Castro Machado
Algoritmo genético para otimização de parâmetros de acelerador circular de prótons com cavidade cilíndrica ressonante
Os aceleradores de partículas circulares são equipamentos com grande aplicação em áreas da medicina, seja para a produção de radioisótopos ou fins terapêuticos. Contudo observa-se ao longo dos últimos anos cada vez mais especificidades dos projetos desses equipamentos em função de sua aplicação, com o intuito de redução de dimensões e custos, mas com aumento de desempenho. Entretanto tais equipamentos seguem requisitos já presentes em projetos anteriores, tornando-os não otimizados para a prática proposta. Assim o presente trabalho aborda a computação evolutiva, especificamente algoritmos genéticos (AG), como função geradora de parâmetros otimizados para projeto de aceleradores de partículas circulares (AC). Foi empregado o modelo de AC com cavidade cilíndrica ressonante, como estrutura de aceleração. Um modelamento analítico físico-matemático foi proposto e implementado computacionalmente, dito código ACEL. O código ACEL gerou dados para o AG, ambos implementados no software Matlab®, com uma função fitness minimizada. Foram impostas restrições à função fitness para garantia de todas as condições mandatórias ao problema, obtendo então somente soluções em domínio válido para o mesmo. Os resultados mostram a viabilidade do emprego de uma cavidade cilíndrica ressonante como estrutura de aceleração, assim como do modelo completo do acelerador de partículas circular proposto neste trabalho. Além disso, destaca-se o AG desenvolvido e os parâmetros propostos otimizados para projetos específicos de ACs. Foram apresentados parâmetros físicos básicos otimizados dos seguintes aceleradores: AC produtor de radioisótopos emissor de pósitron, assim como radioisótopos que sofrem decaimento por captura eletrônica (ACPR - 35); AC dedicado a produção de radioisótopo carbono-11 (ACC - 11); assim como ACs para terapia por feixe de prótons, em energias de 65 MeV e 250 MeV (ACPT - 65 e ACPT - 250).
O que é ler na disciplina ciências da natureza?: um olhar sobre práticas de leitura promovidas na sala de aula de um professor em início de carreira
A presente dissertação teve como objetivo investigar as práticas de leitura promovidas por um professor de Ciências da Natureza. O professor participante, denominado Domingos, leciona em uma turma de 25 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de um projeto de Extensão em uma Universidade Federal do sudeste do Brasil. O estudo caracteriza-se como uma investigação naturalista em que adotamos ferramentas da etnografia. Realizamos observação participante, com auxílio de registros tecnológicos, por meio da gravação de vídeo e áudio. Ainda produzimos notas de campo e arquivamos cópias de textos empregados pelo professor e elaborados pelos estudantes. Uma entrevista de cerca de uma hora foi realizada com o docente. Elaboramos mapas de eventos e linhas de tempo das aulas observadas, bem como algumas transcrições em turnos de fala. Inicialmente, construímos uma descrição das atividades de leitura desenvolvidas por Domingos com a turma de EJA. Para o docente, a leitura era um fenômeno complexo que demandava cuidado para ser explorado na escola e, particularmente, na EJA. A leitura não podia ser limitada à aquisição de informações contidas no texto escrito. Para se aprender Ciências, era preciso ler, discutir em grupo, escrever algo sobre o assunto lido, ler outros textos e apresentar para a turma. A discussão em grupo tinha um papel central, pois era por meio dela que Domingos esperava que os estudantes elaborassem seu texto e apresentação. Com essa configuração de leitura na sala de aula de Domingos, selecionamos um grupo de cinco aulas sequenciais, a fim de analisar as interações discursivas entre professor e alunos. Buscamos ver como se davam as construções de intertextualidades. Percebemos alguns tipos de interações discursivas, gerando um conjunto de categorias analíticas que foi importante para compreender a leitura como prática de intertextualidade. Vimos que a forma como o professor conversava com os alunos variava, dependendo do estudante e do grupo. A construção social discursiva de conexões intertextuais aconteceu nessa comunidade à medida que Domingos orientava os grupos, dando importância à interação com os textos escritos lidos. Os processos de elaboração de ligações intertextuais estavam relacionados com outras atividades, bem como a produção de um novo texto e a apresentação oral para a sala. A intertextualidade, então, é uma prática reconhecida como fundamental para uma leitura adequada no grupo. Por fim, o que conta como leitura nessa sala de aula de Ciências da Natureza na EJA inclui práticas de escrita e de intertextualidade. Ler, portanto, não era simplesmente decodificar um texto escrito e deste extrair informações. Ler, segundo as atividades planejadas pelo professor e desenvolvidas com a turma de EJA, era engajar-se em uma dinâmica de ações que transitam entre o individual e o coletivo.
2019-08-12T23:18:22Z
Natalia Almeida Ribeiro