RCAAP Repository
Projeto Bloggers/ CLC - Uma relação de ensino-aprendizagem de língua inglesa entre um Blog Tutor e Blogs aprendizes: complementação e reforço na aprendizagem de língua inglesa
O interesse que as novas tecnologias despertam nas pessoas deve ser canalizado para a aprendizagem da mesma forma que para o entretenimento e para o trabalho. Todos os ambientes sociais e comerciais na atualidade utilizam as novas tecnologias, fazendo delas parte indispensável na sociedade contemporânea. As escolas já se equipam para oferecer educação com a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), tanto as escolas particulares quanto as públicas.
Modulação da amígdala basolateral sobre o colículo inferior no condicionamento clássico ao medo
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The redemption of literature: the making of fiction in Ian McEwan's Atonement
Atonement, do escritor britânico Ian McEwan, foi publicado em 2001, e apresenta a protagonista Briony Tallis, uma garota talentosa, interessada em escrever e que vive em meio às suas fantasias. É na intrigante fusão da realidade com a ficção que a pequena escritora comete um grave erro que afeta a vida daqueles à sua volta. Briony encontra na literatura uma forma de recriar o mundo e recontar a história que ela não pode mudar. Na última parte do livro, décadas depois e como uma renomada escritora, Briony assume a narrativa em primeira pessoa e explica que escreveu o livro imbuída do desejo de reparação pelo erro que cometera quando ainda criança. Dessa forma, a literatura e a composição literária são os principais focos dessa dissertação que busca entender como a literatura é representada, qual papel/função ela exerce na obra e a sua importância na construção dos personagens. Atonement é escrito em base metaficcional e os processos de escrita utilizados por Briony e por McEwan também são de interesse desta pesquisa. Os resultados alcançados são que Atonement apresenta uma narrativa fragmentada e sua metaficcionalidade está atrelada a um realismo não-tradicional, promovendo mudanças significativas na compreensão da obra e forçando o leitor a resignificar as categorias de sentido e interpretação erigidas ao longo da leitura. O formato romance-dentro-do-romance faz da análise de Atonement peculiar uma vez que os limites entre as composições de Briony e McEwan tornam-se imprecisos. Sendo uma obra altamente literária, Atonement faz da literatura um componente estruturador de sua narrativa, apresentando personagens que, além de ávidos leitores e entusiastas da literatura, têm suas relações mediadas e construídas pela mesma e também através dela. Ademais, no processo metaficcional desencadeado, os personagens (que já são por si só artifícios ficcionais) são ficcionalizados e Briony, como sendo um dos autores, passa pelo processo de auto-ficionalização. Pode ser concluído que nos vários níveis de ficcionalidade encontrados em Atonement o romance se apresenta como uma obra pós-moderna tanto temática quanto estruturalmente, e a mesma promove um diálogo com a tradição literária britânica intertextualidades que evocam diferentes modos de olhar a literatura e o fazer literário na contemporaneidade. Num momento em que parece ter sido superado o medo da exaustão da literatura, Atonement surge não com o intuito de provar que a mesma de fato sobreviveu, mas para perguntar o que pode ser feito com legado que a literatura nos deixou.
Uma formulação teórica consistente para análise não linear de estruturas treliçadas espaciais
Visando o estudo do comportamento não-linear das estruturas em treliça espacial, é apresentada uma teoria geral para a análise destas estruturas pelo método dos elementos finitos. Esta formulação considera os comportamentos não-lineares físico (NLF) e geométrico (NLG) das estruturas. O desenvolvimento teórico é feito dentro de uma rigorosa formulação Lagrangiana, que utiliza a técnica corrotacional para a dedução consistente da matriz de rigidez do elemento de treliça espacial. A formulação apresentada pretende ser a mais geral possível, permitindo que os nós sofram grandes deslocamentos e as barras sofram grandes alongamentos e, além disso, estas barras podem ser não-prismáticas e podem ser constituídas de material elasto-plástico. Será feita a análise estática da estrutura através de carregamento incremental, monótono e estritamente crescente, proporcional ou não, até que ocorra ruptura parcial ou global da estrutura. A solução do problema exige um procedimento incremental-iterativo, do tipo Newton-Raphson, para se alcançar a convergência do método. Desta forma, foi desenvolvido um programa de computador consistente e de fácil utilização que permite a análise de treliças espaciais e/ou planas levando-se em consideração os efeitos de segunda ordem. A implementação computacional do elemento é feita através da linguagem de programação PASCAL 7.0 dentro das padronizações do DELPHI 2.0. Os exemplos apresentados são comparados com resultados teóricos ou de outros programas de computador amplamente testados, profissionais ou não, demonstrando a consistência e precisão do programa desenvolvido.
Deslocamentos da soberania: percursos de um conceito-limite em Carl Schmitt e Giorgio Agamben
Jurista e teórico-político, Carl Schmitt foi um dos grandes nomes que se propôs a pensar o problema da soberania a partir do estado de exceção. No turbulento contexto de instabilidade político-econômica que marcou a Europa no período pós Primeira Guerra Mundial, cujos Estados-nação se encontravam até então ancorados na doutrina liberal e seu modelo de governo parlamentar, Schmitt revisita a tradição de estudos acerca da soberania, afirmando a impossibilidade de se neutralizar o político, bem como a subjetividade da autoridade, como almejava o liberalismo político com seu projeto de limitar o exercício de poder soberano por meio da lei. Nesse viés, por meio da paradigmática afirmação “soberano é aquele que decide sobre o estado de exceção”, Schmitt afirma a inescapabilidade do momento decisório acerca, em uma situação excepcional que identifica o inimigo público, momento esse de normalização que conforma tanto a identidade do soberano quanto a da unidade política, consubstanciando-se assim como verdadeiro processo de instituição do direito. Doravante, à medida que a identidade do soberano é definida a partir da decisão sobre a exceção, Schmitt apresenta sua possibilidade de deslocamento para outros campos não-estatais, de modo que mesmo a decisão orientada pelo saber técnico conforma-se como soberana, desde que tenha força suficiente para identificar o inimigo público. É a partir dessa reflexão que Giorgio Agamben, filósofo italiano do século XXI, dará continuidade aos estudos sobre a soberania, radicalizando a possibilidade de seu deslocamento para as relações microfísicas de poder que se perfazem na malha social, na medida em que vê na decisão sobre a exceção não apenas um momento de conformação identitária, mas de inclusão-exclusiva da vida no ordenamento jurídico.
2022-06-07T12:59:27Z
Andityas Soares de Moura Costa Matos Lorena Martoni de Freitas
Algoritmo paralelo e eficiente para o problema de pareamento de dados
Em um mundo onde cada vez mais a informação se torna importante, contar com bases de dados confiáveis e consistentes é requisito essencial para tomada de decisão, análise de tendências, detecção de fraudes, mineração de dados, suporte a clientes, inteligência de negócio entre outros. Uma das formas de melhorar a qualidade dos dados é eliminar réplicas e consolidar a informação. Neste trabalho, apresentamos a ferramenta chamada FERAPARDA (FERramenta de Apoio ao PAReamento de DAdos). Ela permite combinar informação de várias bases de dados por meio do pareamento probabilístico de registros. O processo de pareamento se baseia na construção e comparação de pares registros, comparando nomes, endereços e outros atributos que geralmente não serviriam como identicadores individuais e na classificação probabilística do resultado. Não é raro encontrarmos bases com milhares senão milhões de registros, onde os dados podem apresentar problemas como ausência, inconsistência, erros de entrada ou mesmo duplicidade de informação. Tais problemas e a quantidade de registros obrigam a comparação de muitos pares (no pior caso, quadrático em relação ao tamanho da base), algo que torna o processo muito demorado para ser executado em um único computador. Geralmente, o processo de pareamento de registros é executado mais de uma vez com seus parâmetros sendo a justados a cada execução, uma vez que características da base de dados podem tornar difícil a decisão sobre o resultado. Um exemplo são bases de dados onde nomes de pessoas ocorrem com grande freqüência ou ainda situações onde é muito difícil diferenciar se dois registros dizem respeito à mesma pessoa, como é o caso de gêmeos. Existem muitas ferramentas que realizam o pareamento probabilístico de registros. No entanto, poucos trabalhos discutem a paralelização do processo, que se torna ainda mais necessária quando lidamos com bases de dados reais. Para diminuir o tempo de processamento, estudamos neste trabalho formas de paralelizar o algoritmo de pareamento de registro. Apresentamos e discutimos cada etapa do processo de pareamento e como ele foi paralelizado. Conseguimos com sucesso implementar uma solução capaz de escalar bem quando executada em um cluster de computadores. Neste trabalho também discutimos diferentes aspectos do paralelismo aplicados ao problema e também como a localidade de referência pode ser explorada a fim de maximizar o desempenho e escala da implementação, sem no entanto demandar uma grande quantidade de recursos, especialmente memória principal. Mostramos como o uso de cache de comunicação é fundamental para a escalabilidade e como uma das etapas - a blocagem - tem importância direta neste resultado. Esperamos que a ferramenta FERAPARDA possa ser usada em diferentes bases de dados, desde bases comerciais até bases da saúde e de programas sociais a fim de melhorar a qualidade da informação e melhorar a qualidade dos serviços que se baseiam em tal informação.
2019-08-10T07:49:33Z
Walter dos Santos Filho
O ensino de Artes Visuais na educação infantil: a prática de leitura e apreciação de obras artísticas
O presente trabalho monográfico tem como objetivo verificar a possibilidade de atuação com o ensino de Artes Visuais na educação infantil, com foco específico na prática de leitura e apreciação de obras artísticas com crianças de dois a três anos de idade. Foi proposto para as crianças a apreciação de obras do artista plástico espanhol Joan Miró (1893-1983), considerando o interesse e envolvimento que estas geralmente têm por suas produções artísticas. A pesquisa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e análise de trabalho de campo, desenvolvido na turma da professora pesquisadora, regente na educação infantil. O estudo aborda questões referentes à metodologia de ensino de Arte, enfatizando a necessidade das práticas artísticas serem algo significativo para os alunos. Para nortear o trabalho, além de buscar referências na história da Arte, fez-se necessário conhecer os documentos oficiais que orientam a prática do ensino de Arte para a educação infantil. Desta forma, este trabalho monográfico contribuiu para a compreensão de que educadores deste nível de ensino, apesar de não terem uma formação específica em Arte, podem e devem investir na condição de estudo e aprimoramento neste campo de conhecimento, a fim de atuarem com o ensino de Artes Visuais de forma responsável e com qualidade.
2019-08-12T07:25:42Z
Poliana Priscila Sousa
Terapia de manutenção periodontal: perfil microbiológico e efeito do tabagismo na perda dental
Esta Tese reporta dois estudos distintos relacionados à terapia de manutenção periodontal (TMP): achados microbiológicos longitudinais de 6 anos relacionados à cooperação dos indivíduos e efeito do tabagismo na perda dental. A justificativa para estes estudos é baseada em dois aspectos pontuais: (1) Embora a associação do tabagismo como fator de risco para a periodontite e pior resposta à TMP tenha sido demonstrada em muitos estudos, o efeito isolado deste sobre a perda dental em indivíduos submetidos a TMP ainda não foi reportado em revisões sistemáticas; (2) Poucos estudos têm sido conduzidos avaliando mudanças longitudinais na microbiota subgengival de indivíduos em TMP e, até o momento, nenhum estudo relacionou níveis de bactérias associadas à periodontite com o grau de cooperação dos indivíduos em TMP. Neste sentido, os objetivos deste estudo são apresentados em dois artigos científicos: (1) realizar uma revisão sistemática e meta-análise do efeito do tabagismo na perda dental em indivíduos em TMP, com a seguinte questão focal: Qual é o efeito do tabagismo na perda dental em indivíduos em terapia de manutenção periodontal?; (2) avaliar longitudinalmente, durante 6 anos, o efeito da cooperação em TMP na frequência das bactérias Actinomyces naeslundii, Porphyromonas gingivalis, Tanerella forsythia e Treponema dentícola. Na revisão sistemática as bases de dados MEDLINE, WEB OF SCIENCE, COCHRANE LIBRARY e SCOPUS foram pesquisadas, incluindo artigos até fevereiro de 2017. A estratégia de busca identificou 728 referências. Após a remoção das duplicatas, restaram 591 para a seleção baseada nos títulos e resumos, e desses, foram selecionados 36 para leitura completa do texto. Após a leitura, foram incluídos 10 artigos para revisão sistemática e 3 artigos para meta-análise. A qualidade da evidência científica foi moderada para indivíduos tabagistas em TMP apresentarem maior chance de perda dental que indivíduos não tabagistas. A metodologia do estudo microbiológico englobou um total de 56 indivíduos, todos recrutados de um coorte prospectivo com 212 participantes de um programa de TMP. Estes indivíduos foram acompanhados durante 6 anos, em 5 tempos de avaliações: T1 (anterior à terapia periodontal ativa), T2 (após a terapia periodontal ativa), T3 (última visita à TMP em 2 anos), T4 (última visita à TMP em 4 anos) e T5 (última visita à TMP em 6 anos). Assim, 28 indivíduos cooperadores regulares (CR) foram randomizados e pareados, pelo gênero e idade, a 28 indivíduos cooperadores irregulares (CI). Durante a TMP, os exames periodontais avaliaram os parâmetros clínicos: índice de placa (IP), profundidade de sondagem (PS), nível clínico de inserção (NCI) e sangramento à sondagem (SS). A quantificação de bactérias em carga total e dos níveis de A. naeslundii, P. gingivalis, T. forsythia e T. dentícola foi executada pela reação em cadeia da polimerase quantitativa (qPCR). Este estudo concluiu que CI apresentaram piores parâmetros clínicos periodontais e maiores níveis de carga bacteriana total que CR, refletindo o papel benéfico da cooperação na TMP em manter a estabilidade da condição periodontal.
Acessibilidade e interação social: comportamento social em face de problemas de mobilidade no parque ecológico da Pampulha
Esta pesquisa investigou o comportamento social das pessoas em locais de lazer e espaços de convivência públicos, especialmente de um parque, ressaltando como as características de acessibilidade do lugar podem influenciar ou até mesmo determinar o comportamento das pessoas com problemas de mobilidade. Através de um estudo de caso, observando e acompanhando usuários do Parque Ecológico da Pampulha, objetivava-se compreender padrões de comportamento das pessoas com e sem problemas de mobilidade e verificar qual a relação entre as formas comportamentais e as características do espaço físico e, ainda, se a inacessibilidade poderia comprometer a qualidade da interação das pessoas com problemas de mobilidade. Foi realizada a pesquisa de campo em três etapas, constando do reconhecimento das áreas do Parque Ecológico da Pampulha, da observação e mapeamento do comportamento dos usuários e da aplicação de entrevistas. Como saldo desta pesquisa, foi possível observar diferenças comportamentais entre as pessoas com e sem problemas de mobilidade e foi plausível associá-las às características ambientais dos espaços estudados. Constatou-se que as pessoas com problemas de mobilidade, mesmo tendo acesso às áreas do parque, muitas vezes permaneciam marginalizadas em relação à maioria dos usuários e não conseguiam compartilhar com os mesmos as atividades disponibilizadas pelo parque. Dessa forma, conclui-se que a Acessibilidade deve ser aplicada num sentido mais amplo, provendo condições de acesso e flexibilização no uso para todas as pessoas, em consonância com o princípio primordial do Design Universal, o uso equitativo. Este é fator preponderante para a democratização dos espaços públicos de lazer e para garantir que os indivíduos com problemas de mobilidades consigam interagir com outras pessoas em seu meio social, sendo efetivamente incluídos nele
2019-08-10T17:39:53Z
Danielle Stuart Oliveira
Efeito de dois materiais cimentantes na resistência adesiva de pinos pré-fabricados
O sucesso do tratamento endodôntico e restaurador está vinculado à devolução da função e estética ao elemento dental. A escolha do agente cimentante e do tipo de pino têm influência na longevidade da restauração final. O objetivo do trabalho foi comparar a força adesiva do cimento à base de ionômero de vidro com a do cimento resinoso auto-adesivo. A análise de ANOVA realizada para comparação individual entre os três terços do mesmo cimento, CIV ou resinoso, não mostraram diferenças estatisticamente significantes na resistência adesiva (p<0,05). Já as análises comparativas entre os dois cimentos para cada terço separadamente demonstraram que o cimento resinoso apresentou maiores valores que os do cimento ionomérico, e que estas diferenças foram estatisticamente significativas para a resistência adesiva (p<0,05). Com base nesses resultados, recomenda-se o uso do cimento autopolimerizável por apresentar apenas uma etapa de trabalho, não necessitando de pré tratamento da dentina intra radicular nem da fotopolimerização. Tendo em vista que os dois materiais possuem composições, características e custos diferentes, mas apresentam basicamente a mesma simplicidade de técnica, concluiu-se que o cimento resinoso autoadesivo apresentou melhor resultado quando comparado ao cimento de ionômero de vidro.
2019-08-10T13:16:18Z
Fernanda Assis da Mata
Avaliação da qualidade das águas do Córrego Alegria e Rio Uberaba após acidente ferroviário no município de Uberaba/MG
Em 10/06/03, um acidente ferroviário na zona rural de Uberaba/MG, envolvendo o descarrilamento de composição da Ferrovia Centro Atlântica S.A. (FCA), derramou produtos químicos (Cloreto de Potássio, Metanol, 2-Etil-1-Hexanol e Isobutanol) diretamente sobre o solo, afetando águas do aqüífero freático e superficiais do córrego Alegria, importante afluente do rio Uberaba. A presente monografia vem tratar dos resultados do monitoramento ambiental das águas superficiais do córrego Alegria e rio Uberaba, cuja qualidade do primeiro se viutemporariamente comprometida após o acidente, ocasionando a suspensão temporária do abastecimento de água da cidade que se dava através do segundo. O estudo teve o propósito de avaliar a evolução do cenário ambiental, descrevendo o comportamento dos compostos químicos de interesse, suas interações com o ambiente easpectos dinâmicos relacionados características naturais ou vinculadas ao uso e ocupação da área pelo homem, assim como os riscos à saúde humana associados a ingestão do recurso. Para tanto, foi elaborado uma banco de dados composto pelos resultados analíticos, no período de 10/04/05 a 24/03/10, provenientes de amostras em uma rede de monitoramento composta de 09 pontos distribuídos ao longo do córrego Alegria e rio Uberaba. Através destes, foram conduzidos tratamentos estatísticos e construídos gráficos diversos com o intuito de avaliar a qualidade das águas superficiais, no que tangeu, dentre outros aspectos, análises comparativas com pontos de controle e da carga de contaminantes decorrente da contaminação do solo e águas subterrâneas após o acidente ferroviário, e com Valores Máximos Permitidos (VMPs) obtidos através de legislações nacionais e internacionais. Os resultados laboratoriais e provenientes das análises comparativas e estatísticas apontaram para a manutenção de uma condição segura quanto ao abastecimento de água, com qualidade não afetada pelo aporte de contaminantes provenientes do acidente, bem como para a manutenção das características físico-químicas dos corpos d´água considerados neste estudo.
2019-08-11T20:34:16Z
Maurício Ferreira Guimarães
Empowering learners: material didático para o ensino de inglês
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2019-08-14T04:24:48Z
Priscila Gonçalves de Queiroz
Fichte e a filosofia do espírito de Hegel
The issue of this paper is to explorethe relation between Hegel’s philosophy of spirit(erroneously taken for philosophy of mind by Anglo-americancommentators) and Fichte’s philosophy of art and a philosophy of philosophyas they were developed by Fichte in the mid-1790’s.
A influência das diferentes gerações de contraceptivos orais sobre a hemostasia e o risco de trombose venosa profunda
O Sistema Hemostático (ou Hemostasia) consiste na atividade conjunta dos diversos componentes do sangue com o intuito de que este se mantenha fluido e livre de coágulos dentro dos vasos normais, e de que a integridade vascular seja preservada. Assim, descontroles nesse sistema acabam por favorecer estados hemorrágicos ou de hipercoagulabilidade, sendo o evento trombótico um clássico exemplo. Eventos trombóticos tendem a ocorrer em todo o organismo, no entanto, membros inferiores são acometidos na maioria dos casos, constituindo o que se conhece por trombose venosa profunda. Dentre os fatores de risco para trombose, encontra-se o uso de contraceptivos orais combinados, preparados hormonais sintéticos a base de estrógeno e progesterona, muito utilizados por mulheres em idade fértil para prevenção de gravidezes indesejadas. Em virtude da quantidade diferente de estrógeno e do tipo de progestágeno presente nestes contraceptivos, os mesmos são classificados em 1ª, 2ª, 3ª e 4ª geração. Considerando as alterações hemostáticas que estes medicamentos podem causar e o consequente risco de trombose à eles associados, uma revisão da literatura com vistas a explicar mais detalhadamente a relação existente entre o processo hemostático, a ocorrência de fenômenos trombóticos e o uso destas diferentes gerações de contraceptivos orais, encontra-se como foco do presente trabalho.
2019-08-12T13:43:20Z
Natália Muradas Valério Souza
Arquitetura Orientada a Serviços: proposta preliminar de serviços para atendimento ao consumidor de uma empresa de energia elétrica
A percepção do cliente quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias conflita com a expectativa de sua aplicação nos negócios. É comum o cliente reclamar maior agilidade da equipe de TI para adoção de novidades enquanto, a TI está sustentando um legado de produtos que não raramente possuem os mesmos requisitos replicados. Alinhar a expectativa do negócio com os limites técnicos e financeiros da TI, diminuindo o custo de propriedade, simplificando a arquitetura, aumentando o reúso de software é o que tornou atrativo a adoção da Arquitetura Orientada a Serviços
2019-08-12T02:18:37Z
Daniel Mourão Felizardo
Avaliação do impacto do recurso de busca de condução intrínseca em pacientes chagásicos e não-chagásicos portadores de marca-passo
O conceito de estimulação cardíaca artificial vem mudando ao longo do tempo. A primeira indicação para implante de marca-passo (MP) definitivo foi o bloqueio atrioventricular total. Desde então, as indicações têm aumentado, assim como a complexidade dos dispositivos. Apesar de a estimulação apical do ventrículo direito ser usada há décadas, existem fortes evidências de que este modo de estimulação se associe ao aumento do risco de insuficiência cardíaca, de fibrilação atrial e da morbimortalidade. Diante disso, surgiu a necessidade de se empregar um modo de estimulação capaz de reduzir a estimulação ventricular desnecessária, promovendo a condução intrínseca, quando possível. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do recurso da busca da condução intrínseca (BCI) no padrão da ativação ventricular em pacientes chagásicos e nãochagásicos portadores de marca-passo DDD. O estudo foi realizado entre março de 2005 e junho de 2007, sendo incluídos 30 pacientes, todos com atividade atrial estável e condução atrioventricular preservada e submetidos a um protocolo de estudo que incluiu sorologia para doença de Chagas, análise do MP pela telemetria e ecocardiograma com obtenção das medidas de dissincronia ventricular. Durante a telemetria, o intervalo atrioventricular foi ajustado para permitir a predominância do ritmo ventricular intrínseco ou a predominância do ritmo estimulado pelo MP, realizando-se o ecocardiograma durante o ritmo intrínseco e durante ritmo de MP. Após a realização do ecocardiograma, o parâmetro BCI foi programado em todos os pacientes. Realizou-se nova telemetria 60 dias após essa programação, com obtenção dos registros dos dados disponíveis na memória dos geradores, como a porcentagem de batimentos atriais e ventriculares estimulados pelo MP. Com a obtenção dos valores da impedância, amplitude, largura, carga e corrente média de cada pulso, calculou-se a longevidade estimada dos geradores. Dos pacientes incluídos neste estudo, 73,3% eram do sexo feminino e não-chagásicos. Nos pacientes chagásicos, a maioria era do sexo masculino. A idade média foi de 62,5 anos e não diferiu entre os dois grupos. A análise dos dados da telemetria do MP mostrou que, com programação da BCI, a porcentagem de batimentos ventriculares estimulados pelo MP foi significativamente mais baixa. Não houve diferença significativa entre as outras variáveis obtidas pela telemetria. Quando comparados aos não-chagásicos, os pacientes chagásicos apresentaram baixa frequência máxima de acoplamento atrioventricular e alta porcentagem de batimento ventricular estimulado pelo MP após a programação BCI. Sem a BCI, os dois grupos não apresentaram diferença significativa quanto às variáveis obtidas pela telemetria do MP. As medidas de dissincronia intraventricular obtidas ao ecocardiograma não diferiram entre os pacientes chagásicos e nãochagásicos, com e sem a busca da condução intrínseca programada. Demonstrou-se que a BCI foi capaz de reduzir o número de batimentos ventriculares estimulados pelo MP, aumentar a longevidade dos geradores de pulso e, apesar de não ter sido observada dissincronia ventricular durante a estimulação do ventrículo direito, reduziu significativamente o tempo de ativação sistólica das paredes lateral e septal dos ventrículos esquerdo e direito.
Argumentação em salas de aula de biologia sobre a teoria sintética da evolução
Esse trabalho discute ações que permeiam o discurso dos alunos quando inseridos em processos de ensino e de aprendizagem de ciências. O nosso foco é a argumentação de alunos do terceiro ano do ensino médio durante a discussão de questões sobre evolução, mais especificamente, relativas a aspectos da teoria sintética da evolução. Nossa principal questão de pesquisa foi: Como os alunos desenvolvem argumentos ao discutir questões sobre a teoria sintética da evolução? Essa questão se desdobra em outras questões mais específicas: (1) Que tipos de movimentos discursivos os alunos realizam na argumentação? (2) Que conceitos evolutivos os alunos mobilizam em seus argumentos? (3) Em que níveis epistêmicos de abstração os conceitos evolutivos são articulados nas justificações dos alunos? As discussões de questões relacionadas a aspectos da teoria sintética da evolução ocorreram em três turmas (A, B e C) após as unidades didáticas sobre evolução, lecionadas por seus respectivos professores. As unidades didáticas dessas três turmas também foram analisadas, de modo a examinarmos aspectos próprios a essas salas de aula, tais como: as características das escolas em que se deram as aulas; as dinâmicas desenvolvidas pelos professores para condução de suas aulas; os temas abordados por esses professores durante as aulas; algumas interações discursivas entre alunos e professores, como a autoria da iniciação dos episódios das aulas e o tipo de discurso de cada um deles; as formas como os alunos interferiam nas aulas, com ênfase nos conceitos e práticas epistêmicas que eles explicitavam em suas afirmações e questões que iniciavam episódios de conteúdo, bem como nos ajustes que tais interferências demandavam do professor. A maior compreensão desse conjunto de aspectos, que constituíram o contexto de cada turma, nos auxiliou a compreender os resultados de nossa análise da argumentação dos alunos dessas turmas. Os resultados desse trabalho mostram que os alunos das turmas A e C desenvolveram argumentos mais elaborados que os alunos da turma B. Esse resultado pode ser interpretado em termos de diferenças relevantes identificadas nos contextos das turmas A e C com relação ao contexto da turma B: nas turmas A e C, os alunos apresentaram um maior domínio dos conhecimentos conceituais de evolução, em comparação com a turma B. Esses alunos, em geral, articularam conceitos evolutivos de forma coerente, explorando diferentes níveis epistêmicos de abstração, ao trabalharem com aspectos teóricos e dados evolutivos. Já os alunos da turma B apresentaram dificuldades tanto com os conceitos evolutivos quanto com conceitos estudados em outras unidades didáticas e, mesmo, em outros anos escolares. As turmas A e C estavam em um mesmo colégio, com uma tradição mais voltada à investigação e foram lecionadas por professores doutores envolvidos com atividades de pesquisa. Já a turma B estudava em um colégio mais tradicional, em que a atitude investigativa dos alunos não era estimulada, sendo lecionada por uma professora que estava dando início à sua jornada na área investigativa. Além disso, os professores das turmas A e C limitaram as discussões de suas aulas ao âmbito dos conhecimentos da ciência, com os alunos respeitando tal delimitação. Isso não ocorreu na turma B, na qual, por mais que a professora tentasse avançar nos conceitos da unidade sobre evolução, os alunos interferiam na dinâmica das aulas levantando temas de ordem religiosa e fazendo constantes desafios à visão da ciência.
2019-08-10T13:46:08Z
Marina de Lima Tavares
Engels como crítico do direito e da igualdade jurídica: a luta por direitos e sua ambiguidade
Este artigo trata do modo pelo qual Engels, procurando dar continuidade ao trabalho de Marx, debruça-se sobre o Direito e, em específico, sobre a questão da igualdade jurídica. O autor procura traçar uma oposição entre aquela igualdade que se coloca no “terreno do Direito” e a igualdade social a qual, segundo o autor do Anti-Düring, remete para além do Direito, do Estado e, no limite, para além da própria sociedade capitalista.
Fragmentos da revolta: apontamentos sobre a insurgência de black blocks em Belo Horizonte
O objetivo deste trabalho é investigar as insurgências de black blocs na cidade de Belo Horizonte nos anos de 2013 e 2014. Mais especificamente, voltamos nossa atenção para os processos que possibilitaram as manifestações dos blocos, buscando apreender o sentido atribuído às suas ações por alguns de seus participantes. Para isto, em primeiro lugar localizamos as manifestações de black blocs belo-horizontinos na interseção entre as definições e análises correntes sobre este tipo de ação direta e o contexto histórico, político e social brasileiro no qual black blocs emergiram. Segundo, analisamos dados provenientes de entrevistas semiestruturadas com alguns de seus militantes, contrapondo-os às nossas percepções em campo como observadores participantes em protestos, assembleias de ativistas, eventos de sociabilidade etc. Black blocs em Belo Horizonte, até certo ponto, são passíveis de serem analisados por meio dos quadro conceituais propostos pela literatura especializada, apresentando-se como uma tática militante, autônoma e horizontal de autodefesa para manifestantes, que sob a proteção do anonimato engajam-se em ações simbólicas de crítica ao sistema políticoeconômico vigente. Por outro lado, os blocos insurgentes na capital mineira herdam um histórico de lutas sociais específico, sendo atravessados por dinâmicas ideológicas, de classe e identidade que pouco têm que ver com suas versões estadunidenses, canadenses e europeias. Além disso, processos de transformação social recentes, associados em grande medida à emergência de novos parâmetros orientadores de avaliações pessoais e políticas, e a ascensão e popularização de tecnologias de informação e comunicação, têm levado black blocs à mobilização por vias outras que não a dos tradicionais grupos de afinidade.
2019-08-11T20:15:49Z
Victor Jose Alves Fernandes
Representações do professor de língua inglesa no ensino inclusivo dos alunos surdos
O presente estudo investiga as representações do professor de língua inglesa (LI) de escolas públicas do estado de Minas Gerais acerca da inclusão de alunos surdos no ensino regular. O objeto de pesquisa é o discurso do sujeito-professor, pois o sujeito se constitui na/pela linguagem. O sujeito é tomado como sócio-historicamente constituído, um sujeito do inconsciente e desejante. Como objetivo principal, buscam-se investigar as representações do professor acerca da sua prática pedagógica, da língua referente (LI), bem como as representações acerca dos alunos surdos e dos alunos ouvintes, da LIBRAS e do intérprete da LIBRAS. São as representações que levam à compreensão do que o professor faz na sua prática e como ele lida com o outro. A presente pesquisa em Linguística Aplicada apoia-se na análise do discurso francesa com contribuições de conceitos da Psicanálise. Trata-se de uma pesquisa de interpretação discursiva, considerando os gestos de interpretação, entendidos como os processos de identificação, e as filiações de sentido identificadas no discurso do sujeito. Para a formação do corpus da pesquisa, foram entrevistados oralmente os professores de LI e observadas algumas aulas para anotações de campo. Após a transcrição das entrevistas, uma análise linguístico-discursiva do corpus foi realizada, considerando a heterogeneidade que constitui cada sujeito, os equívocos no dizer, as contradições, as ressonâncias discursivas e as imagens que o sujeito apresenta e com as quais se identifica. Busca-se, nos gestos de interpretação, flagrar possíveis deslocamentos, bem como os processos de subjetivação do professor. A partir dessa análise, foi possível tecer uma rede de representações que revelaram as orientações práticas do docente. Partiu-se de uma problematização dos significantes inclusão e exclusão, traçando um breve percurso histórico da EI e da educação dos surdos (ES), uma vez que considerou-se a materialidade histórica do dizer do professor. Nas representações flagradas, percebeu-se a EI como uma impossibilidade no imaginário do professor, que se apresenta como alguém distante da imagem idealizada do docente descrita no discurso político-pedagógico. O aluno surdo e o aluno ouvinte são marcados pela imagem de sujeitos prejudicados pela EI. Notou-se, finalmente, que o professor oscila entre as posições enunciativas da inibição e da criação diante da inclusão de alunos surdos. Tal fato discursivo leva a apontar duas formações discursivas: inibi(a)ção e cri(a)cão.
2019-08-12T16:30:57Z
Rejane Cristina de Carvalho Brito