RCAAP Repository
Disfonia em professores municipais: aspectos clínicos, ocupacionais e de qualidade de vida
Introdução: A disfonia é um distúrbio de comunicação caracterizado pela dificuldade na emissão vocal que provoca um impedimento na produção natural da voz. Voz profissional é conceituada como uma forma de comunicação oral utilizada por indivíduos que dela dependem para exercer sua atividade ocupacional. Diante disso, o distúrbio vocal relacionado ao trabalho é apresentado como qualquer alteração vocal diretamente relacionada ao uso da voz durante a atividade profissional que diminua, comprometa ou impeça a atuação e/ou a comunicação do trabalhador. O professor é considerado profissional da voz porque depende de certa produção e/ou qualidade vocal específica para sua sobrevivência profissional. Essa pesquisa combina um estudo do perfil de professores com diagnóstico clínico de disfonia a um estudo que examina o impacto da voz na qualidade de vida de professores. Objetivos: Descrever as características sociodemográficas, ocupacionais, vocais e de saúde dos professores com disfonia, examinar o impacto da voz na qualidade de vida de professores e avaliar se o grau da disfonia e os diagnósticos fonoaudiológico e otorrinolaringológico estão correlacionados com a qualidade de vida. Métodos: Combinaram-se duas estratégias: 1) coleta de dados sociodemográficos, ocupacionais, vocais e gerais de 217 professoras atendidas por meio de protocolo próprio; 2) avaliação da correlação entre os dados vocais clínicos com a qualidade de vida de 88 professoras por meio de testes específicos. A amostra consistiu-se de professoras da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, com diagnóstico clínico de disfonia, admitidas no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Para o conjunto de 217 professores foram analisados dados (a) sociodemográficos: gênero, idade, escolaridade, número de filhos, renda total familiar por mês; (b) organização do trabalho: anos que leciona, níveis para os quais leciona, horas-aula semanal, duração do intervalo entre as aulas, número de alunos em sala de aula; (c) ambiente de trabalho: ruído, qualidade do ar, disponibilidade de água; (d) hábitos vocais: uso da voz, ingestão de água e orientação vocal; (e) saúde: medicamento para depressão e ansiedade, medicamento para refluxo gastroesofágico, alergia respiratória, afastamento relacionado à voz; (f) avaliação vocal: sintomas proprioceptivos, autopercepção da intensidade do problema vocal, grau de desvio vocal e diagnóstico otorrinolaringológico, sendo estes coletados de agosto de 2008 a dezembro de 2009. Para o estudo com 88 professoras foram analisadas as seguintes variáveis: qualidade de vida relacionada à voz, grau de desvio vocal, diagnóstico fonoaudiológico e otorrinolaringológico, sendo estes coletados de agosto de 2007 a maio de 2008. Realizou-se análise descritiva dos dados e do coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: A maior parte da amostra tinha 45 anos (38,7%), lecionando há mais de 11 anos (60,3%), carga semanal superior a 23 horas (61,3%). No tocante ao ambiente, destacam-se o relato de ruído incomodativo (48%) e exigência vocal constante (falar muito). Encontraram-se elevado escore da autopercepção da intensidade do problema vocal, grau de desvio vocal leve e presença de lesão exofítica em prega vocal. Não foram encontradas relações estatisticamente significativas entre o diagnóstico fonoaudiológico, otorrinolaringológico e grau do desvio vocal com os valores dos parâmetros de qualidade de vida auferidos pelo PPAV. Conclusões: As professoras com disfonia apresentam semelhanças quanto à exposição aos fatores de risco ambientais e organizacionais descritos em inquéritos ocupacionais e repercussões sobre a qualidade de vida vocal. Medidas para a promoção da saúde vocal no ambiente escolar são sugeridas.
O enquadramento biopolítico de pessoas empobrecidas: entre o governo dos corpos e a biopotência de modos de vida na imagem fotográfica
Neste artigo, argumento, junto com Fassin e Butler, que existe uma modalidade particular de governo dos corpos coletivos: o enquadramento biopolítico de sujeitos e grupos empobrecidos no contexto da implementação de políticas sociais. De modo mais específico, recorro a imagens institucionais de beneficiários do Programa Bolsa Família (encontradas no site do Ministério do Desenvolvimento Social) para mostrar como o governo biopolítico e neoliberal dos corpos coletivos envolve a produção de narrativas, argumentos e enunciados que passam a traçar distinções entre modos de vida considerados dignos e aqueles amplamente percebidos como menosprezáveis. O enquadramento biopolítico é uma técnica de governo ou de governamentalidade que formata as cenas de aparência, preparando-as para definir sujeitos e grupos exemplares, considerados como parâmetro, cujo projeto e modo de vida é tido como antítese do desvio e de existências moralmente julgadas como indignas de consideração e apreciação.
2022-05-11T14:17:28Z
Ângela Cristina Salgueiro Marques
Fatores associados ao risco de morte por suicídio após hospitalização psiquiátrica no Brasil (2002-2015)
Introdução - Indivíduos com transtornos mentais apresentam risco elevado de suicídio em comparação à população geral e o risco é ainda maior após a alta por internação psiquiátrica. Esforços têm sido feitos para identificar fatores relacionados ao aumento do risco de suicídio nessa população. Objetivo - Investigar, de modo geral e por sexo, as características sociodemográficas e clínicas associadas ao risco de morte por suicídio em até 365 dias após a alta hospitalar em pacientes admitidos para internação psiquiátrica em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos - Trata-se de uma coorte prospectiva não concorrente. Foram utilizados dados secundários de pacientes adultos admitidos para internação psiquiátrica em hospitais vinculados ao SUS, em todo o Brasil, entre 2002 e 2014. Os indivíduos foram caracterizados quanto a variáveis sociodemográficas e clínicas. Calcularam-se as razões de risco (hazard ratio – HR), geral e estratificadas por sexo, referentes à associação entre as variáveis e o risco de suicídio em até 365 dias após alta hospitalar. As HR foram estimadas pelos modelos de riscos proporcionais de Cox. Resultados - 1.228.784 adultos foram admitidos para internação psiquiátrica em hospitais vinculados ao SUS, dos quais 3.201 suicidaram em até 365 dias após a alta hospitalar. O risco de suicídio foi mais elevado para as seguintes características: sexo masculino (HR 1.88; IC95% 1.73; 2.05), idade entre 18 e 29 anos (HR 1.55; IC 95% 1.32; 1.82), residir na região Sul (HR 1.46; IC95% 1.35; 1.57) e em municípios rurais (HR 1.57; IC95% 1.42; 1.72) e intermediários (HR 1.39; IC95% 1.21; 1.59). O diagnóstico associado ao maior risco de suicídio foi transtornos depressivos (HR 3.87; IC95% 3.41; 4.38), com associação mais forte entre homens em comparação às mulheres. O segundo maior risco foi obtido para transtornos por uso de opiáceos (HR 2.71; IC95% 2.00; 3.67), com associação particularmente forte entre mulheres. No modelo geral, transtornos de personalidade (HR 2.59; IC95% 1.85; 3.64) e transtornos bipolares (HR 1.89; IC95% 1.64; 2.19) associaram-se ao aumento do risco de suicídio após a alta. Em comparação aos pacientes que tiveram uma internação psiquiátrica, pacientes com 2 (HR 1.59; IC95% 1.45; 1.75) e 3 ou mais (HR 2.05; IC95% 1.89; 2.22) internações apresentaram aumento do risco de suicídio após a alta. Conclusões - Pacientes previamente hospitalizados por causa psiquiátrica devem ter acesso a serviços de saúde mental de forma imediata e a longo prazo após a alta, sendo o tratamento do transtorno mental uma medida prioritária na prevenção ao suicídio. As diferenças nos riscos de suicídio após a alta hospitalar psiquiátrica apontam para a necessidade de programas de prevenção específicos por sexo, faixa etária, local de residência e diagnóstico psiquiátrico. Ademais, os resultados apresentados têm implicações em decisões clínicas relacionadas à alta e ao seguimento pós-alta.
Análise dos eventos adversos em uma unidade de terapia intensiva neonatal como ferramenta de gestão da qualidade da assistência de enfermagem
Os eventos adversos são lesões não intencionais que resultam em incapacidade temporária ou permanente e/ou prolongamento do tempo de permanência ou morte como conseqüência do cuidado prestado. Neste estudo epidemiológico do tipo coorte histórica, objetivou-se analisar a evolução dos eventos adversos em uma UTI Neonatal como estratégia gerencial para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem. O estudo foi desenvolvido em um hospital particular de médio porte da região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dados foram obtidos por meio de informações registradas nos prontuários dos neonatos internados na referida Unidade Neonatal. Foram incluídos e acompanhados todos os neonatos internados na unidade no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006 até a alta hospitalar. O projeto de pesquisa foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do campo do estudo, bem como pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. No que se refere aos resultados obtidos, verificou-se, no período estudado, a ocorrência de 547 internações. A média da idade gestacional e o peso dos RN eram de 35,4 semanas e 2411,2 gramas, respectivamente. O grupo de crianças mais afetado pelos eventos adversos foi o de prematuros extremos. Os eventos adversos que apresentaram associação com o óbito foram hemorragia intracraniana, troca de tubo traqueal e septicemia laboratorial. Destes os que chamam a atenção são a Hemorragia Intracraniana e a septicemia laboratorial que além de estarem fortemente ligadas ao óbito, ocorrem em volume significativo dentro da Unidade Neonatal. O serviço estudado apresentou índices de óbitos, septicemia laboratorial e hemorragia intracraniana que podem ser melhorados mediante a adoção de ações gerenciais, tais como a implementação de programas de educação permanente. Assim, pode-se afirmar que os eventos adversos encontrados são passíveis de serem controlados. A redução dos eventos adversos pode ocorrer mediante a implementação de programas de treinamento da equipe a fim de qualificar tecnicamente a equipe e propiciar o fortalecimento de iniciativas de humanização do cuidado na Unidade Neonatal.
2019-08-12T14:26:36Z
Veronica Resende Ferreira
Transferência adotiva dos efeitos indiretos da exposição parenteral a antígenos tolerados
A exposição parenteral a antígenos para os quais a tolerância oral foi previamente induzida afeta (inibe) atividades imunológicas ligadas a antígenos não relacionados, fenômeno que denominamos efeitos indiretos da tolerância oral (Carvalho, et al., 1994). Investigamos a possibilidade de transferir a tolerância oral e seus efeitos indiretos para receptores singênicos normais ou previamente irradiados por transfusão de células do baço. Tanto a tolerância oral, quanto seus efeitos indiretos, foram transferidos apenas para receptores irradiados, sendo que os efeitos indiretos requisitaram um maior número de células, o que sugere o envolvimento de um maior número de interações celulares nos efeitos indiretos. Em receptores não-irradiados existe uma barreira (barreira singênica) que impede a implantação funcional das células transferidas, interferindo em suas atividades imunológicas específicas. O padrão de distribuição das células transferidas em diferentes órgãos linfóides foi estudado por marcação com CFSE. Nos receptores irradiados, a porcentagem de células marcadas era maior em todos os órgãos estudados, independentemente se provindas de doadores tolerantes ou não-tolerantes. Entretanto, o número absoluto tende a ser um pouco maior nos receptores não irradiados. Animais receptores de células de doadores não-tolerantes, no terceiro dia após a transferência, apresentaram uma redução, tanto na porcentagem quanto no número absoluto de células marcadas com CFSE, quando comparados com os receptores de células de doadores tolerantes. Isto sugere que há diferenças na dinâmica de decaimento das células transferidas de doadores tolerantes ou não-tolerantes. Fenômenos como a barreira singênica e os efeitos indiretos da tolerância oral talvez sejam melhor entendidos em modelos que descrevam a interdependência dos componentes do sistema imune.
Atenção à gestação, parto e puerpério no sistema prisional de Minas Gerais
A pesquisa em saúde pública apresenta a possibilidade de articulação com diversos campos da sociedade, uma vez que, como princípio, é uma política universal e tem bases teóricas e metodológicas muito firmes e abrangentes. Deste modo, esta pesquisa se propôs a articular o sistema único de saúde com o sistema prisional, observando as nuances dos dois campos, a partir da perspectiva dos atores envolvidos. O trabalho aqui apresentado constitui recorte de uma pesquisa maior intitulada Direito à saúde no sistema prisional de Minas Gerais, que focaliza a saúde no sistema prisional, numa perspectiva geral e incorpora como um dos seus temas específicos, a atenção à saúde da mulher, inclusive a gestação, parto e puerpério.
2019-08-14T15:53:11Z
Viviane de Souza Maciel
A interação professor-aluno no processo de ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
O estudo aqui proposto teve como objetivo: analisar as produções científicas que tratam da interação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem na educação em enfermagem no Brasil. Buscou-se como método a revisão integrativa da literatura sendo caracterizada, portanto, como uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Utilizou-se como amostra 07 publicações de uma população de 20 indexações selecionadas na base de dado LILACS, (Literatura Latino Americana e Caribe em Ciências da Saúde) contida na BVS (Biblioteca Virtual de Saúde). Foram identificadas durante a análise inicial da amostragem, as seguintes categorias temáticas que embasaram a discussão: interação e confidencialidade, interação e comunicação, interação e processo ensino-aprendizagem, interação e formação profissional, interação e estágio curricular. Refletindo as categorias ficou evidenciada a importância dos vínculos afetivos para a construção do conhecimento, uma vez que eles estão intimamente ligados ao sucesso ou ao fracasso da aprendizagem em qualquer nível escolar, inclusive, no ensino superior. Cabe então ao professor uma atuação pedagógica aberta com o uso de uma comunicação pactual e sensível capaz de perceber o cotidiano do aluno no que diz respeito a sua realidade pessoal e sociocultural. Como recomendação ficou reforçada, na maioria dos trabalhos, a necessidade de garantir a articulação entre a interação afetiva e o ensino nos procedimentos didáticos buscando, assim, atingir os objetivos dos projetos pedagógicos cuja principal finalidade é o desenvolvimento da aprendizagem.
2019-08-10T06:33:11Z
Shirley Gonçalves Pinheiro
Literatura por quê?: os professores e a escolha de livros literários para indicação aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Esta pesquisa, que se situa no campo de estudos da Educação e Linguagem, partiu do objetivo geral de elucidar os critérios pelos quais se orientam professores de Língua Portuguesa atuantes no 6º ano do Ensino Fundamental ao escolherem títulos literários para a leitura dos seus alunos. Dentre os objetivos específicos, a investigação buscou: conhecer os percursos formativos dos professores participantes como leitores de literatura; investigar a formação acadêmica desses sujeitos, a fim de verificar como/se discussões sobre o ensino de literatura para jovens se fizeram presentes ao longo desse processo; conhecer os contextos de atuação profissional dos investigados, buscando perceber a presença ou não de direcionamentos institucionais para o trabalho com a literatura no 6º ano; identificar os livros e autores que têm sido indicados por esses professores aos estudantes da etapa de escolarização investigada; conhecer modos de circulação do livro literário e práticas escolares promovidas a partir da literatura; investigar práticas de leitura vivenciadas, na atualidade, pelos sujeitos pesquisados. Para atingir os objetivos elencados, realizouse um estudo qualitativo, que, como metodologia de coleta de dados, valeu-se de entrevistas direcionadas por um roteiro semiestruturado. O corpus, composto por um total de onze entrevistas feitas com 9 professores de escolas pertencentes a diferentes redes de ensino de Belo Horizonte, foi analisado à luz da análise de conteúdo, conforme descrita por Bardin (2016). O referencial teórico do estudo é composto, dentre outros autores, por Paulino, Soares, Rosenblatt, Petit, Cosson, Lajolo, Batista e Candido. De modo geral, os resultados apontam para o caráter multifacetado e subjetivo dos processos de escolha de obras literárias investigados. Os dados também revelam que, dentre os critérios pelos quais se orientam os docentes investigados ao escolherem as obras que indicam aos estudantes do 6º ano, destacam-se a adequação ao público leitor e os objetivos de ordem pedagógica, estabelecidos a partir dos currículos escolares. A análise do conjunto de títulos comumente indicados pelos sujeitos ouvidos evidenciou diversas tendências e formas de conceber a literatura juvenil e os seus leitores. Embora, nos discursos obtidos com as entrevistas, a afirmação de que a literatura é, de fato, trabalhada apenas no Ensino Médio (etapa em que ocorre uma sistematização da teoria literária), o estudo demonstrou que diversas propostas de ensino de literatura são, hoje, desenvolvidas em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, visando à sedução e à formação de jovens leitores, e sinalizando a necessidade de que o meio acadêmico se dedique, de forma mais enfática, a compreendê-las e discuti-las
2019-08-14T06:32:05Z
Livia Mara Pimenta de Almeida Silva
Práticas educativas em ortopedia e traumatologia: análise dos enfermeiros da estratégia de saúde da família
Introdução: a prática educativa deve ser considerada uma ação que provoca ou sugere uma reação, promovendo uma maior participação dos sujeitos nos processos de tomadas de decisão. Objetivo: analisar as práticas educativas em ortopedia e traumatológica desenvolvidas por enfermeiros que atuam na estratégia de saúde da família. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com Enfermeiros atuantes nas ESF do município de Altamira-Pa. Utilizou-se o questionário semiestruturado, permitindo o levantamento do perfil dos entrevistados bem como do seu conhecimento acerca do objeto de estudo. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva simples. Resultados: 22% (n=2) dos Enfermeiros pós graduados são especialistas em saúde da família; é marcante a ausência de curso introdutório para as ESF, sendo que 11% da amostra afirmou ter recebido tal curso antes de ingressar no saúde da família; identificou-se que 45% dos entrevistados afirmam conhecer pouco sobre ortopedia e traumatologia e 67% afirmam não trabalhar tal temática por não se tratar de nenhum programa do Ministério da Saúde e por não considerarem existir relação entre ortopedia e traumatologia e os programas de saúde desenvolvidos pela unidade de saúde; apesar disso, 89% afirmam ser importante o desenvolvimento de práticas educativas focadas na ortopedia e traumatologia.
2022-03-24T20:21:33Z
Gutembergue Santos de Sousa Maria Goreth Silva Ferreira Kátia Cristina Muradas da Costa Monroe
Memórias de docentes universitários e a produção do conhecimento no programa de pós-graduação em educação/UFMG
O objetivo deste trabalho é explicar como as memórias dos docentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, exprimem, ressaltam as práticas de produção do conhecimento científico face ao contexto histórico das políticas públicas do país, no período de 1972 aos anos de 2007. O referencial teórico deste trabalho fundamenta-se nos estudos de Habermas, que possibilitaram ressignificar a produção do conhecimento dos professores deste programa, por meio da discussão coletiva, da reflexividade, do interesse e da ação comunicativa, consideradas categorias essenciais na centralidade do trabalho intelectual. A metodologia deste trabalho incluiu procedimentos quantitativos e qualitativos, que buscaram qualificar as relações entre memórias de docentes e produção do conhecimento. Para tanto, o design metodológico do estudo de caso desta pesquisa estruturou-se da seguinte forma: desenvolvimento da análise documental, situando os diversos contextos sociais que nortearam a construção dos documentos e das memórias dos docentes, seguido de entrevistas com foco na memória dos docentes e finalmente incluíram-se as análises estatísticas referentes produção bibliográfica, artística e técnica, no período de 1997 a 2007. As análises dos dados possibilitaram organizar a produção do conhecimento da Pós- Graduação em Educação/UFMG em três momentos: a) Produção Nacional- observa-se que a produção do conhecimento nesse momento se faz para a criação de políticas públicas e a estrutura macroeducacional brasileira. Nesse sentido, as pesquisas compreendem as análises dos problemas da educação, essencialmente voltadas para os estudos teóricos quantitativos, a fim de determinar a formação dos professores do ensino superior e os quadros de gestão da educação brasileira. b) Produção Autorreferente-o trabalho intelectual desenha-se a partir da realidade brasileira em relação às novas práticas sociais presentes na sociedade civil, procurando analisar e reconstruir as interações com os processos econômicos e políticos, o que exige a reconstrução metodológica e epistemológica da produção teórica dessa Pós- Graduação, em face das lutas sociais e a democratização do país. c) Produção Avaliativa - produção que se destaca pela diversidade educacional com os desafios que redirecionam os saberes e os fazeres das políticas públicas de avaliação, principalmente em relação aos indicativos da CAPES. As entrevistas com foco na memória dos docentes nortearam as categorias da produção do conhecimento, quais sejam: interesse, a própria ação comunicativa, as políticas públicas, as orientações de trabalhos científicos, os tempos de produção e dimensão hermenêutica e a especificidade do trabalho com a pesquisa do orientador. A dimensão quantitativa da pesquisa revelou que os dados da produção bibliográfica gráfica têm apresentado um crescimento significativo, consolidando assim a crescente produção acadêmica do Programa, em direção às políticas propostas pelos PNGs, CAPES e agências de fomentos. Finalmente, esta tese concluiu também que memória, além de lembranças trabalhadas coletivamente é concebida como conhecimento em construção em face da complexidade da construção da ciência em educação.
2019-08-10T02:43:12Z
Claudia Oliveira Santos
iSRE: plataforma de definição e execução de procedimentos de suporte em sistemas em rede
Problemas ocorridos em componentes de um sistema em rede podem causar interrupção de serviços, elevar o custo de operação e provocar prejuízos materiais e imateriais as organizações. Uma opção para minimizar o impacto de problemas consiste em adicionar mais pessoas para realizar a operação, manutenção e evolução dos componentes do sistema. Porém, essa abordagem pode ser financeiramente inviável, dentre outras coisas, em função dos custos relacionados a utilização recursos humanos. Outra opção que pode minimizar esse tipo de impacto consiste em adotar e integrar ao sistema elementos de automação que minimizem a necessidade de intervenção manual. Nesse contexto, podemos destacar duas abordagens, que não são mutuamente exclusivas, a adoção de elementos de computação autônoma e/ou robotic process automation (RPA). A utilização dessas abordagens tende a ser mais escalável, centralizada, causar menor quantidade de erros por execução e oferecer maiores oportunidades de padronização quando comparadas as soluções que envolvem o aumento de equipe para suporte a operação, manutenção e evolução de um sistema em rede. Nessa direção, observamos um conjunto de limitações nas ferramentas e trabalhos disponíveis que contemplam alguns dos princípios característicos de elementos de computação autônoma e RPA. Nesse trabalho apresentamos a plataforma iServiceReliabilityEngineer (iSRE), na qual projetamos e implementamos, por meio de um protótipo, os mecanismos que viabilizam de forma prática algumas das características das abordagens de computação autonômica e RPA, sendo avaliada por meio de experimentos. Também apresentamos uma avaliação qualitativa a respeito da relevância do tema e do interesse de profissionais que atuam em atividades relacionadas a gerenciamento de sistemas em rede.
2019-08-11T15:31:55Z
Achiles Caldeira Quintella Santana Júnior
Das "Minas" e suas Serras: narrativas de construção das paisagens da mineração no Quadrilátero Ferrífero (MG)
O território reconhecido como Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais tem sua formação histórica marcada pela exploração de seus recursos naturais, principalmente, suas jazidas minerárias. As paisagens resultantes de tal processo, ao mesmo tempo em que foram apropriadas como exemplares significativos do patrimônio cultural e natural do país, também podem ser identificadas como símbolos de degradação ambiental e injustiça territorial, decorrentes da apropriação deste território pela indústria da mineração na contemporaneidade. A indústria da mineração, agente espacial que representa os interesses do capital nos territórios, além de uma grande capilaridade, tem a necessidade de utilização, até chegar à exaustão, de uma grande parte de seus recursos naturais, sociais e culturais. É justamente para minimizar e mitigar os danos ambientais nestas áreas, que o Estado deve atuar como mediador entre a ação de tal indústria e o direito de condições para a reprodução de outros agentes espaciais que convivem nestes territórios; principalmente, os socialmente e economicamente mais vulneráveis. Atualmente no Brasil, a patrimonialização das paisagens conforme previsto pelas normativas estatais pode ser percebida por dois vieses principais: o ambiental e o cultural. E apesar destas legislações convergirem em sua fundamentação legal, muitas vezes, sua aplicabilidade para a preservação e a regulação dos usos dos recursos de um determinado território, nem sempre produzem resultados harmônicos entre si. A nosso ver, a usual ação territorial baseada na atuação fragmentada dos agentes estatais, em detrimento de uma atuação sinérgica entre os mesmos, constitui-se em um dos maiores entraves à consolidação de uma política de Estado para a gestão das paisagens em um território. E para ilustrar nossa ideia, vamos nos utilizar do patrimônio paisagístico resultante da aplicação das normativas relativas ao meio ambiente e ao patrimônio cultural, conforme pode ser observado em territórios que tem sua ambiência modificada, e recursos utilizados pela indústria da mineração. Ante o exposto, o que objetivamos no presente trabalho, a partir de revisão teórica e abordagem de estudos de casos ocorridos no território do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, é o de refletir sobre a configuração do patrimônio paisagístico resultante da atuação preservacionista do Estado em territórios que vem sendo transformados pela indústria da mineração.
2019-08-12T20:22:39Z
Jeanne Cristina Menezes Crespo
Efeito dos parâmetros de recozimento contínuo na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço revestido por imersão a quente da classe de resistência de 800 MPa
Aços bifásicos são caracterizados por uma microestrutura constituída de ilhas de martensita dispersas em uma matriz ferrítica, podendo apresentar pequenas quantidades de outros constituintes. A elevada resistência mecânica, baixa razão elástica, elevada taxa de encruamento e bons níveis de alongamento uniforme e total os habilitam à confecção de peças estruturais mais leves. Neste trabalho objetivou-se avaliar em escala piloto, a partir de amostras de aço laminado a frio não recozidas, o efeito de diferentes ciclos térmicos na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço Dual Phase revestidos por imersão a quente, da classe de resistência de 800 MPa, considerando duas temperaturas de encharque no recozimento intercrítico (740°C e 780°C) e três temperaturas isotérmicas no resfriamento rápido (610°C, 560°C e 510°C), com auxílio do equipamento HDPS (Hot Dip Process Simulator), para investigar quais parâmetros de processo terão maior probabilidade de êxito em escala industrial, mediante os ensaios de tração à temperatura ambiente, determinação do efeito bake hardening (BH2%) e expansão de furo. Foi realizada a caracterização dos constituintes microestruturais e a determinação das suas frações volumétricas via microscopia ótica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), assim como a avaliação de suas influências nas características mecânicas obtidas. A caracterização microestrutural e os ensaios dilatométricos evidenciaram que a temperatura de encharque de 740°C não foi suficiente para dissolução completa dos carbonetos, limitando-se à recristalização total da ferrita e à nucleação de pequenas frações de austenita no recozimento intercrítico, o que resultou em pequenas frações de segundo constituinte em todas as microestruturas avaliadas. Como consequência, o limite de resistência mínimo de 800 MPa não foi alcançado. Além disso, os resultados de ductilidade, tenacidade, efeito bake hardening e expansão de furo se mostraram aquém dos obtidos nas simulações com encharque a 780°C. Por sua vez, as simulações com temperatura de encharque de 780°C e temperaturas isotérmicas de 510°C e 560°C no resfriamento rápido apresentaram resultados satisfatórios, atendendo o limite de resistência mínimo, com boa tenacidade e capacidade de expansão de furo ligeiramente superior à obtida nas simulações com encharque a 740°C, influenciados pelas maiores frações de segundo constituinte, especialmente pela presença do constituinte MA (martensita-austenita).
2019-08-14T15:51:56Z
Gislan William Guimarães
Características físico-químicas e microbiológicas e aceitação sensorial de leites fermentados por bactérias produtoras de ácido láctico isoladas de queijo coalho de Pernambuco
No Brasil, assim como em todo o mundo, o consumidor vem buscando alimentos que além de prover necessidades nutricionais tragam benefícios a sua saúde; e é neste contexto que se destacam os alimentos contendo microrganismos probióticos, tendo como principais representantes os leite fermentados. A produção brasileira de leites fermentados é baseada na utilização de microrganismos iniciadores importados, comercializados por empresas estrangeiras. Verifica-se que há um grande potencial para a utilização de bactérias produtoras de ácido láctico, potencialmente probióticas, isoladas de produtos lácteos artesanais brasileiros, como o queijo coalho de Pernambuco. O presente trabalho teve como objetivo elaborar leites fermentados a partir de bactérias produtoras de ácido láctico isoladas de queijo coalho produzido em Pernambuco, Brasil; avaliar a habilidade de bactérias produtoras de ácido láctico, Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus fermentum fermentarem isoladamente o leite e resultar em produtos finais com características sensoriais distintas; e avaliar a viabilidade dessas bactérias, bem como as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais dos leites fermentados durante 45 dias de estocagem sob refrigeração a 8-10°C. As curvas de fermentação obtidas a partir de valores de pH, acidez titulável (%) e enumeração dos microrganismos produtores de ácido láctico, indicaram valores mais altos de acidez titulável e consequentemente valores mais baixos de pH para Lactobacillus rhamnosus. Em relação às contagens de microrganismos produtores de ácido láctico, os dois leites fermentados apresentaram quantidades adequadas de microrganismos viáveis, acima de 108 UFC/g. Em relação às análises sensoriais, os leites fermentados com 15 dias apresentaram melhor aceitabilidade entre os provadores, em relação àqueles analisados aos 60 dias de estocagem sob refrigeração à 8-10°C.
2019-08-14T11:06:49Z
Debora Pinheiro Guimaraes Mendes
Perfil dos pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico atendidos no Hospital João XXIII em julho de 2016 e identificação dos fatores que influenciaram sua mortalidade
O traumatismo cranioencefálico (TCE) é considerado uma das maiores causas de morte e incapacidade em todo mundo, principalmente em indivíduos com menos de 45 anos de idade. No Brasil, estima-se que mais de um milhão de pessoas vivam com sequelas neurológicas decorrentes do TCE. Apesar da sua alta prevalência e taxas de incidência em constante elevação, estudos epidemiológicos permanecem escassos. No intuito de estabelecer o perfil epidemiológico das vítimas de traumatismo cranioencefálico atendidas em um grande centro de trauma do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, e determinar os fatores que influenciam sua morbidade e mortalidade, foram avaliados todos os prontuários dos pacientes atendidos no Hospital de Emergência João XXIII no período de um mês (julho de 2016). Foram selecionados os pacientes admitidos com TCE com menos de 24 h de evolução. A principal causa dos TCEs foram as quedas. Houve grande acometimento das crianças. Os casos leves foram a maioria, mas em adultos jovens, de 20 a 39 anos, sobressaíram as causas mais violentas resultando em eventos mais graves. Houve prevalência de homens e as mulheres apresentaram lesões mais leves e com melhor prognóstico. Alteração do reflexo pupilar, presença de alterações tomográficas, idade e gravidade do trauma foram fatores relacionados à mortalidade. Os resultados sugerem que as causas, as faixas etárias acometidas e as características clínicas do TCE parecem ser influenciadas por fatores sociais e culturais de cada população, portanto conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes de cada serviço é essencial para a melhoria do atendimento e para se estabelecer ações preventivas mais específicas
2019-08-12T13:17:24Z
Ana Luisa Gonçalves Magalhães
Efetividade geral do teste de genotipagem do HIV-1 em Minas Gerais, Brasil nos anos de 2010, 2014 e 2016
Introdução: Diversos estudos documentaram a eficácia e a efetividade da terapia antirretroviral (TARV) de resgate orientada pelos testes de genotipagem e mostraram a possibilidade de sustentação de níveis plasmáticos de carga viral (CV) do HIV abaixo do limite de detecção dos métodos empregados. Entretanto a efetividade geral da terapia de resgate orientada pelo teste de genotipagem num longo período de tempo e através da observação direta dos resultados obtidos na prática clínica ainda não foi avaliada no Brasil. Objetivo principal: Avaliar a efetividade virológica e imunológica da troca do esquema antirretroviral baseado no teste de genotipagem de pacientes infectados pelo HIV-1 em acompanhamento em serviços especializados de Minas Gerais nos anos de 2010, 2014 e 2016. Metodologia: Coorte retrospectiva de pacientes de Minas Gerais, acima de 18 anos e que realizaram o teste de genotipagem do HIV-1 nos anos de 2010, 2014 e 2016. Os desfechos primários avaliados na semana 48 (±4semanas) de acompanhamento serão a proporção de pacientes com carga viral (CV) <50 cópias/ml ou <200 cópias/ml e a variação no número de linfócitos T CD4+ em relação aos exames antes da genotipagem. Os dados foram obtidos através de banco de dados nacionais (SICLOM e SISCEL) e análise dos mesmos no software de análise estatística SPSS (versão 15.0). As sequências virais obtidas no teste de genotipagem foram analisadas com o algoritmo de interpretação de mutações de resistência e perfil de sensibilidade do HIV Stanford HIV-DB. Resultados: 485 pacientes que realizaram o teste de genotipagem nos três anos foram analisados. Os resultados mostram que a maioria dos participantes eram do sexo macusclino (277/57%) e com idade média de 42 anos. Este estudo mostrou uma efetividade virológica da troca da TARV baseada no teste de genotipagem de 71,1% nos três anos avaliados. Em relação às mutações de resistência relacionadas aos ITRN, há uma queda da prevalência das mutações dos análogos dos timidínicos (TAM-1 e TAM-2) variando de 1,4% a 0,0% e de 11,6% a 3,8% respectivamente. Não foram encontradas mutações relacionadas ao complexo de inserção 69 e 151. Houve aumento da mutação no códon K65R ao longo do tempo, provavelmente associada ao uso do tenofovir (TDF), passando de 3,6% para 10,9% no último ano avaliado. Houve uma queda da prevalência da mutação M184V, de 80,6% em 2010 para 55,4% em 2016. Para as mutações associadas aos ITRNN, observou-se uma estabilização da prevalência de mutações. Entre as mutações principais para esta classe apenas a mutação no códon 188 apresentou discreto aumento no último ano analisado. As mutações de IP, houve tendência de queda das mutações de resistência ao longo dos três anos observados. Conclusão: O teste de genotipagem mostrou-se excelente ferramenta para guiar o esquema terapêutico de resgate na presença de falha terapêutica, onde 71,1% dos pacientes apresentaram CV indetectável em 48 semanas após a troca.
2019-08-11T06:21:14Z
Abdusalam Mustafa A Algayd
Avaliação do polimorfismo da metilenotetraidrofolato redutase (MTHFR) em amostras de câncer colorretal e câncer de mama
Estudos epidemiológicos sugerem que o polimorfismo da metilenotetraidrofolato redutase (MTHFR), C677T, pode modificar o risco de câncer colorretal (CCR) e câncer de mama (CM). O polimorfismo C677T está associado à expressão de uma enzima termolábil de baixa atividade, e afeta diretamente o nível de folato, crucial para evitar o estado de hipometilação genômica. Considerando que as anormalidades de metilação são importantes na patogênese do CCR e CM, este trabalho avaliou em amostras de CCR, a relação entre o polimorfismo C677T da MTHFR, hipermetilação da região promotora de cinco genes (DAPK, MGMT, INK4a ARF and p14 ) e instabilidade de microssatélites (MSI). Nos casos hMLH1, p16de CM, os genótipos do polimorfismo C677T foram analisados com relação aos parâmetros clínicos das pacientes, e o estadiamento da doença. A genotipagem do polimorfismo C677T foi realizada através da técnica PCR-RFLP. Não foi encontrada associação entre genótipo 677TT e CCR. Não houve diferença das freqüências genotípicas da C677T, em relação à presença ou ausência de hipermetilação de um ou mais locos analisados. Por outro lado, houve uma forte associação entre o genótipo TT e a presença de MSI. Essa associação parece ser independente do status de metilação do promotor do gene hMLH1, ou da ancestralidade genômica dos pacientes (genotipados através da análise de indels). Em relação ao CM, não foi encontrada associação estatística entre genótipo TT e CM. Não houve diferença estatística das freqüências genotípicas da C677T com relação ao tabagismo, à idade e status hormonal (pré ou pós-menopausa), no momento do diagnóstico. No entanto, foi encontrada uma forte associação estatística entre o genótipo TT e pacientes com CM etilistas e pacientes diagnosticadas no estadio IIIA. Nossos resultados sugerem que os efeitos deletérios advindos da baixa atividade da MTHFR, associados à potente ação antagonista do folato, induzida pelo álcool, podem aumentar o risco para CM. Apesar de encontrarmos associação entre estadio avançado da doença e genótipo TT, o estadiamento neste estudo pode estar ligado à temporalidade do diagnóstico, não refletindo a agressividade tumoral. Estudos adicionais focados na relação do álcool, estadiamento para CM e polimorfismo da MTHFR devem ser realizados. O uso preventivo de folato, para pacientes etilistas portadoras do genótipo TT, deve ser considerado, com o objetivo de reverter os efeitos do genótipo 677TT no CM.
2019-08-11T15:31:24Z
Alessandra Duarte Clarizia
O papel educativo do profissional nutricionista nos Ensinos Fundamental e Médio no Brasil
A educação alimentar e nutricional representa um papel importante na relação do indivíduo com o seu alimento desde a infância. A adoção de hábitos alimentares saudáveis tem consequências positivas na saúde de uma população a curto, médio e longo prazos. O espaço escolar é um lugar onde crianças e jovens dedicam boa parte de seu tempo e, por esse motivo, a escola torna-se um importante local de produção de conhecimentos e desenvolvimento de ações de orientação de promoção de saúde e prevenção de doenças. Assim, o profissional nutricionista tem em sua formação esta preocupação e a habilidade técnica para contribuir para a melhoria da saúde de indivíduos e grupos populacionais. Objetivou-se, portanto, com esta revisão integrativa de literatura, buscar estudos que evidenciassem o trabalho desenvolvido por nutricionistas dentro do ambiente escolar do ensino fundamental e médio no Brasil. Definiu-se uma pergunta norteadora a partir da qual foram escolhidos os descritores, os quais permitiram selecionar os artigos nas base de dados LILACS e SCIELO, no período entre 2007 e 2013. Os artigos selecionados foram submetidos aos critérios de inclusão e somente os artigos que atendiam a todos e cuja temática era Educação Nutricional para escolares do ensino fundamental e médio, foram selecionados para a amostra. Os estudos foram caracterizados a partir do ano do estudo, público alvo, métodos de intervenção, objetivos e resultados. Observou-se que o profissional nutricionista é atuante nodesenvolvimento das ações e que os estudantes eram incluídos nas atividades de maneira a despertar o pensamento crítico e o cuidado com a sua saúde alimentar. Foram encontrados poucos estudos sobre o tema, o que sugere que os profissionais nutricionistas podem até estaratuando de maneira significativa, mas poucos estão publicando suas vivências. Reconhece-se, assim, a necessidade de estabelecer novos incentivos para que sejam publicados estudos que evidenciem as práticas de nutricionistas nas escolas, desenvolvidas por nutricionistas com a temática Educação Alimentar e Nutricional.
2019-08-09T21:14:06Z
Adriana Mendonça Caetano
A experiência turística inteligente e suas consequências sobre o viajante segundo a teoria do apego e a teoria das trocas sociais
A Organização Mundial do Turismo tem incentivado a formação dos destinos turísticos inteligentes (DTIs) cujo ecossistema mantém uma rede de organizações digitalmente conectadas em prol de um ambiente favorável à experiência turística inteligente (ETI). Esse movimento avolumou a pesquisa da ETI, porém limitada atenção tem sido dada à percepção do viajante. Assim, o objetivo deste trabalho é validar as dimensões da experiência turística inteligente e estimar suas consequências sobre o viajante segundo a interpretação da teoria das trocas sociais. Dois percursos metodológicos guiaram esta pesquisa. O primeiro teve abordagem exploratório-qualitativa por meio da Grounded Theory, sendo elaborados dois códigos teóricos retratando as estruturas teóricas substantivas acerca da STE-DTI e suas consequências para o viajante. O primeiro deles, “vivendo como um cidadão”, reflete a percepção de viajantes, pesquisadores e profissionais do turismo, tanto na iniciativa privada quanto pública. O segundo, “Destino turístico inteligente”, estabelece as impressões dos viajantes, com e sem deficiência. Os entrevistados entendem a ETI como uma experiência interativa, rica em acessibilidade digital e tecnologia da informação e comunicação (TIC), que viabiliza a mobilidade, a personalização da experiência, a diversão, o compartilhamento e busca de informações nos meios digitais. A confiança, a independência (dependência-poder) e o comprometimento, na forma de apego ao lugar (place attachment), emergem como elementos da troca social que explicam as relações entre o viajante e demais Stakeholders. No segundo percurso metodológico, de natureza conclusivo-descritiva, as dimensões da ETI foram validadas, e suas consequências foram testadas por meio de modelagem de equações estruturais. Os dados foram coletados internacionalmente nas plataformas de crowdsourcing Prolific e Pollfish em duas amostras (inicial e final). Foram confirmados os impactos diretos da ETI sobre o bem-estar, a confiança e a independência, e o seu impacto indireto — via bem-estar — sobre o apego ao lugar e a transformação pessoal. Esse resultado mostrou que a ETI reúne as condições adequadas para a formação do apego ao lugar, uma vez que, por meio da ETI, o viajante sente pertencimento e ligação psicológica ao DTI se vendo como parte dele. Tal achado é inédito, pois até então o apego ao lugar havia sido estudado em diversos outros contextos, mas não no contexto do ETI e do DTI. Assim, a pesquisa tem como principal contribuição teórica a introdução da teoria do apego no plano das trocas sociais consubstancializadas por meio da ETI de forma que o destino é o objeto do apego do viajante e o bem-estar nele alcançado por meio das ETIs é o agente pelo qual são formados os vínculos psicológicos e senso de pertencimento experimentado pelo viajante, ou seja, seu apego ao DTI. Além disso, a pesquisa contribui positivamente com os estudos da psicologia positiva ao reconfirmar a capacidade do bem-estar de provocar a transformação pessoal do viajante. Outra contribuição é a validação de escalas para medição de construtos ainda não mensurados no contexto da ETI, quais sejam as dimensões da ETI (TIC, acessibilidade digital, mobilidade inteligente, influência inteligente de terceiros, compartilhamento de dados, personalização inteligente da experiência e diversão) e independência. Tais resultados sinalizam que serviços turísticos apoiados em tecnologia — notadamente aqueles ofertados por microempreendedores individuais — tendem a ser mais personalizados e socialmente interativos, favorecendo o desenvolvimento do apego do viajante ao destino, devendo, portanto, serem estimulados por Organizações de Marketing do Destino e políticas públicas.
Determinantes da estrutura de capital e o nível de endividamento nas empresas de capital aberto: um estudo comparativo entre Argentina, Brasil e Estados Unidos
Uma das questões mais importantes no que diz respeito à teoria de estrutura de capital é a determinação de quais fatores definem essa escolha. Todavia, a abordagem usualmente adotada considera o comportamento médio das firmas, deixando de levar em conta uma possibilidade menos restritiva de que empresas pouco alavancadas possam sofrer influências distintas daquelas medianamente ou muito endividadas. Com a intenção de verificar tal hipótese, esta tese tem por objetivo central analisar, com base em uma amostra de firmas da Argentina, do Brasil e dos Estados Unidos, se existem e quais seriam as diferenças nos determinantes da estrutura de capital para cada tipo de firma (com utilização baixa, mediana ou elevada de dívidas). Para se atingir esse objetivo, foram adotadas duas metodologias: regressões quantílicas e regressões com termos de interação entre a defasagem do endividamento e outras importantes variáveis. Formularam-se 9 hipóteses de pesquisa, cada uma relacionando o endividamento a uma variável de interesse usualmente citada na literatura sobre os determinantes da escolha da estrutura de capital. A amostra é composta por 1.192 firmas, sendo 61 argentinas, 296 brasileiras e 835 norte-americanas, considerando um período de tempo de 15 anos (1997 a 2011). Das nove hipóteses formuladas, uma (referente ao atributo singularidade) não apresentou qualquer tipo de evidência favorável; duas foram mantidas em suas formas originais as ligadas a lucratividade e concentração de propriedade ; e para as outras seis as evidências empíricas sugeriram a necessidade de ajustes nas proposições originais. As evidências obtidas sinalizaram claramente a existência de diferenças na forma de definição da estrutura de capital para firmas com níveis distintos de endividamento. Aquelas com utilização baixa de dívidas procediam a alterações em seu nível de endividamento a partir de mudanças ocorridas principalmente nos valores dos atributos lucratividade (relação negativa), presença de tax-shields (negativa), tamanho (positiva) e índice de dividendos distribuídos (positiva); aquelas com utilização mediana de dívidas foram mais influenciadas por lucratividade (relação negativa, porém mais forte do que nas empresas com poucas dívidas), presença de tax-shields (negativa, mas com intensidade menor que nas firmas pouco alavancadas) e concentração de propriedade (relação convexa); e aquelas com elevada alavancagem financeira tiveram como principais determinantes de seu nível de endividamento: lucratividade (relação negativa e muito forte), tamanho (positiva), risco de falência (positiva) e índice de dividendos (negativa). Constatou-se, ainda, forte tendência de ajuste parcial da estrutura de capital nas empresas com utilização baixa ou elevada de dívidas, sendo tal efeito menor nos demais casos. Com isso, evidenciou-se a importância de serem avaliados separadamente os comportamentos assumidos pelas firmas em diversos níveis de endividamento, já que os fatores determinantes variam em sinal e intensidade ao longo da amostra.