RCAAP Repository
Alterações fisiológicas em juvenis de Pacamã (Lophiosilurus alexandri) submetidos a hipóxia
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Webradio: Novos gêneros, novas formas de interação
As transformações tecnológicas têm alterado profundamente a história do rádio. Além dos sucessivos avanços, duas rupturas, do ponto de vista da linguagem, marcam a história da radiofonia, justamente por causa da tecnologia. A primeira ruptura foi com o advento da TV; a segunda acontece agora, com a webradio, que aponta para um novo modelo de radiofonia. Este processo de evolução, que chamamos de radiomorfose, altera e reconfigura os gêneros e as formas de interação presentes no rádio. O objetivo desta tese é conhecer os novos gêneros e as novas formas de interação na webradio. Para se chegar a esse fim, foi realizada pesquisa qualitativa, com corpus delimitado a 30 emissoras de rádio agrupadas em três grandes grupos (hertzianas, hertzianas com presença na internet e webradios). Em cada grupo, foram estudadas as duas categorias de análise desta tese: gênero e interação. Como parte do estudo da interação nas webradios, foi feito ainda um levantamento sobre a usabilidade das homepages. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, concluímos que os novos gêneros da webradio são o chat, o e-mail (mensagem eletrônica), o endereço eletrônico, a enquete e o fórum, nascidos genuinamente em meio digital. Mas também são novos, no suporte internet, os tradicionais gêneros radiofônicos hertzianos. Tratam-se de formas híbridas, nascidas da complexa tessitura digital da webradio. A webradio pode ser entendida como uma constelação de gêneros que abriga formatos antigos, novos e híbridos. Como as novas formas de interação na webradio, podemos elencar o chat, o fórum, a enquete e o e-mail (correio eletrônico). Mas como a web é um ambiente heterogêneo, que permite mais manipulação que o rádio hertziano, as webradios disponibilizam a seus usuários várias ferramentas interativas com o objetivo de atrair e fidelizar o seu público. A principal delas, com certeza, é o próprio site, constitutivamente polifônico, marcado por vozes não apenas sonoras, como no rádio hertziano, mas também estruturalmente formado por textos e imagens.
2019-08-12T21:33:59Z
Nair Prata Moreira Martins
Determinação da atividade antioxidante de polifenóis extraíveis, macromoleculares e identificação de lupanina em tremoço branco (Lupinus albus)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2022-02-20T23:32:24Z
Júlia de Oliveira Silva Débora Naiane da Silva Santos Gustavo Pereira Cosenza Jean Carlos Silva de Melo Márcia Regina Pereira Monteiro Raquel Linhares Bello de Araújo
Concepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?
Este estudo exploratório analisa a constituição dos significados de ambiente e de educação ambiental em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos dos significados são examinados através das narrativas da infância, das praticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. As analises tem como contraponto as categorias de conteúdos referentes ao ambiente impactado, ao ambiente conservado e os sentidos que articulam essas duas categorias; o histórico da construção do campo da educação ambiental e os próprios dados de pesquisa. Pela analise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender a elaboração dos significados considerando-se o modo como os professores falam de suas praticas: a relação dos significados com o saber estabelecido e com as próprias experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam que os significados oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado. Os significados, que são atribuídos ao ambiente conservado, envolvem aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos que, dentre outros, coadunam-se com a complexidade do conceito de natureza na historia da humanidade. Quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos, explicitam significados devastação para o ambiente. A articulação desses significados constituem-se em uma referência para significados mais abrangentes. O significado da educação ambiental emerge no discurso no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. As concepções são associadas a uma dinâmica de contextos específicos e às pessoas envolvidas. Os discursos também explicitam práticas culturais especificas, sendo que em alguns casos, essas práticas estão em contradição com os próprios significados de ambientes preservados, que são expressos pelos professores. Os enfrentamentos políticos e institucionais são também relacionados ao significado da educação ambiental. Assim, constata-se uma multiplicidade de sentidos para o ambiente, que oscilam entre saber cientifico e do senso comum. Eles revelam aspectos de participação civil e um conjunto de obstáculos que os professores enfrentem em suas práticas de educação ambiental. São eles curriculares, institucionais e aqueles relacionados à necessidade da aquisição de conhecimentos e enfrentamento de situação inéditas. Nos discursos, os entrevistados têm dificuldades em identificar as suas práticas com a educação ambiental. Entretanto, as experiências revelam elementos significativos para um projeto de educação ambiental. Ressaltam-se a relação afetiva com o ambiente; o estímulo à valorização da realidade dos envolvidos, seja esta referente ao passado ou ao presente; e a participação que denota uma perspectiva de constituição. Os professores se revelam limitados em suas atividades de educação ambiental, indicando conhecimentos insuficientes e a necessidade de uma atualização. Os discursos apontam deficiências nas formações profissionais, que são consideradas muito acadêmicas e afastadas das realidades em que os professores atuam. Os professores revelam que aprendem com a própria prática e explicitam a inadequação das suas formações profissionais. Esses aspectos são considerados na discussão final desse trabalho
O estoicismo imperial como momento da idéia de justiça: universalismo, liberdade e igualdade no discurso da Stoá em Roma
Apesar de amplamente estudada em sede filosófica pura, a escola estoica romana ainda não recebeu tratamento sistemático no que se refere a Filosofia Jurídica, cuja principal preocupação radica-se na descrição histórico-crítica da justiça enquanto ideia e projeto. Há, semdúvida, textos acadêmicos que relacionam o estoicismo ao Direito Romano e, de forma geral, a noção de direito, tomado o termo no seu sentido objetivo. Todavia, a bibliografia jusfilosófica ressente-se de uma análise capaz de evidenciar a contribuição estoica para a conformação da ideia de justiça contemporênea que, conforme assevera Salgado, deve ser tratada pela Filosofia do Direito.
2019-08-12T01:04:48Z
Andityas Soares de Moura Costa Matos
Estudo sobre a evolução das internações hospitalares por hipertenção essencial (primária), no município de Medina, Minas Gerais: uma patologia sensível ao cuidado primário no período de 2000 a 2010
O Ministério da Saúde adota o termo Atenção Básica e o define como, primeiro nível de atenção à saúde, e a porta de entrada para o SUS, envolvendo ações de promoção e prevenção, como também ações curativas e de reabilitação realizadas por equipe multiprofissional com foco na família e seus aspectos socioculturais e ambientais (BRASIL, 2006). O presente trabalho estudou a evolução e o perfil das internações hospitalares por Hipertensão essencial (primária) no município de Medina, Minas Gerais, no período de 2000 a 2010 e buscou descrever as ações prestadas aos hipertensos para a redução de internações. Foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), os princípios que orientam a atenção primária em saúde e pesquisados documentos da Prefeitura de Medina e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para descrição das ações voltadas para o tratamento da Hipertensão essencial (primária) dos protocolos assistenciais. Observouse que no período estudado houve diminuição das internações por Hipertensão essencial (primária), considerada uma patologia sensível aos cuidados primários em saúde. Acredita-se que essa redução possa estar relacionada aos investimentos realizados na atenção primária no município, com a ampliação das ações das equipes de Saúde da Família e a criação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
2019-08-13T07:22:42Z
Ricardo de Oliveira Diniz
Influência do número de nódulos de grafita nas propriedades mecânicas do ferro fundido nodular austemperado
Nos últimos anos, o ferro fundido nodular austemperado emergiu como um importante material da engenharia por apresentar excelentes propriedades mecânicas. Estas propriedades, resultantes de uma microestrutura formada de nódulos de grafita e ausferrita, incluem alta resistência mecânica, ductilidade, tenacidade, boa resistênciaao desgaste e boa usinabilidade. Ao longo dos anos, tem havido uma atenção especial no estudo da influência das variações de processo nessas propriedades. No entanto, sabe-se que, durante o processo de solidificação, um maior número de nódulos de grafita desempenham um papel importante na formação da microestrutura por diminuírem as regiões de segregação promovendo, assim, a formação de microestruturas mais homogêneas. Apresenta-se neste trabalho a influência do número de nódulos de grafita no limite de resistência à tração, limite de escoamento, alongamento e na dureza Brinell de umferro fundido nodular austemperado. Foram obtidas 43 amostras com uma variação de 87 a 784 nódulos de grafita/mm2 utilizando variações na velocidade de resfriamento, na taxa de inoculação e no tipo de processo de nodularização. Todas as amostras, apresentando a mesma composição química, foram austenitizadas na temperatura de 885oC por 2 horas, resfriadas e mantidas em banho de sais na temperatura de 360oC por 1,5 horas. Análises metalográficas por microscopia óptica, análises por microscopia eletrônica de varredura e difração de raios-X foram realizadas com o objetivo de correlacionar aspropriedades mecânicas obtidas com a microestrutura. Os resultados obtidos nos ensaios mecânicos mostraram uma tendência no aumentodo limite de resistência à tração à medida que se aumentou o número de nódulos de grafita. Já o limite de escoamento se mostrou sem alterações. Foram observados que o alongamento aumentou sensivelmente e a dureza Brinell diminuiu gradativamente com o aumento do número de nódulos de grafita.
Estudo fotográfico da variabilidade fotométrica na região de M42 (ORION)
A região de M42 em Orion está entre as regiões mais ativas em relação à formação estelar na vizinhança do sistema solar. A uma distância de apenas 450 pc, é uma excelente região para se estudar os processos de formação estelar. Através do estudo de 22 filmes fotográficos dessa região, cobrindo uma área de 5o por 5o, tiradas em intervalos quase regulares em um período de 2,5 anos pelo Telescópio Schmidt de 1m do ESO, em La Silla, Chile, buscamos descobrir estrelas variáveis dentre as estrelas jovens. Os filmes foram digitalizados pela equipe do SuperCOSMOS (o mais preciso scanner científico atualmente) e cada filme foi exposto por 30 minutos. O conhecimento sobre a variabilidade de estrelas jovens de baixa massa está ultrapassado e é baseado em antigas placas fotográficas, as quais eram estudadas pelos chamados comparadores blink e fotômetros Íris. Desenvolvemos um processo para estudar estes dados, identificar possíveis candidatas a estrelas constantes ou variáveis e desenvolvemos alguns programas baseados neste processo. Usamos também alguns programas fornecidos pela equipe do SuperCOSMOS que foram muito úteis na análise dos dados. Após a identificação das estrelas que podem realmente ser consideradas variáveis, estas, serão estudadas mais profundamente, na esperança de se obter novos dados sobre o processo de formação estelar. Neste trabalho, descrevemos o método, os procedimentos envolvidos durante o desenvolvimento e as limitações deste estudo.
2019-08-10T23:11:37Z
Gustavo Henrique Reis de Araujo Lima
Estudo de associação entre os polimorfismos dos genes da POMC, MC4R, HMCN-1 e COMT e a suscetibilidade à depressão pós-parto
A Depressão pós-parto é um transtorno comum que afeta as mulheres, com importantes consequências para a mãe e a criança. Diversos estudos, sugerem um importante componente genético na gênese da DPP. Foram selecionadas aleatoriamente, cento e dezessete mulheres que deram à luz em uma maternidade. Foram preenchidas a Escala de depressão pós-parto de Edimburgo (EPDS) e uma entrevista psiquiátrica estruturada (MINI PLUS 5,0), cerca de 8 semanas após o parto. Polimorfismos dos genes POMC, MC4-R, HMCN-1 e COMT foram analisados por PCR. As diferenças nas frequências dos genótipos foram calculadas pelo teste X2 e a diferença entre os grupos avaliada pelo teste t de Student. Todos os testes foram bicaudais e os resultados considerados significativos quando p !0,05. Após entrevista psiquiátrica estruturada, 34 (29,06%) mulheres foram diagnosticadas com DPP. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os dados sócio-demográficos entre mulheres deprimidas (DPP +) e não-deprimidas (DPP-), à exceção do nível de escolaridade. Não foi encontrada associação alélica ou genotípica entre o SNPs estudados para os genes da POMC e MC4R com a DPP. Encontrou-se uma interação significativa entre o desenvolvimento de sintomas depressivos no pós-parto e os polimorfismos dos genes HMCN-1 (p !0,01) e COMT (p = 0,01). Em conclusão, este estudo corrobora com a noção de que o DPP é o resultado de interações complexas entre múltiplas variáveis, incluindo fatores genéticos. Repetições independentes em amostras maiores e investigações mais aprofundadas sobre o papel desses genes na DPP fazem-se necessárias.
2019-08-13T21:28:00Z
Antonio Marcos Alvim Soares Junior
Fatores de desempenho gerencial de administradores de centros/sistemas de informação: subsídios ao processo de capacitação gerencial
A presente pesquisa caracteriza-se por ser do tipo survey, de caráter exploratório-descritivo, com enfoque no conteúdo do trabalho gerencial. Especificamente, tem como problema central a indagação de quais seriam os fatores de desempenho gerencial dos administradores de centros/sistemas de informação. Esses fatores dizem respeito aos requisitos que promovem a atuação eficaz do gerente em seu papel organizacional. Referem-se, no seu conjunto, aos requisitos em termos de conhecimentos indispensáveis à compreensão do trabalho gerencial, às habilidades diretamente relacionadas com o desempenho e as atitudes condizentes com o papel organizacional. Para realização da pesquisa, este estudo baseou-se em duas fontes principais: a primeira consistiu na busca, na literatura especializada, da concepção que os autores têm sobre o desempenho gerencial; e a segunda consistiu na investigação das concepções dos próprios ocupantes da posição de gerente de centros/sistemas de informação acerca de seu desempenho nas organizações. Em relação ao desempenho gerencial analisaram-se os seguintes aspectos: a relevância atribuída aos papéis gerenciais e o preparo dos gerentes para desempenhá-los; os requisitos necessários em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes; barreiras e desafios ao desempenho. Levou-se em consideração a formação acadêmica do gerente (bibliotecário e não-bibliotecário) bem como o tipo de organização onde atua (pública, privada e de economia mista). Quanto ao desempenho gerencial, concluiu-se que há uma relação positiva entre a relevância atribuída aos papéis gerenciais e o preparo dos gerentes para desempenhá-los. Os fatores de desempenho, caracterizam-se por conhecimentos voltados para o ambiente interno da organização, habilidades que dizem respeito à capacidade de receber, processar, transmitir e usar informações e atitudes que propiciam e facilitam a introdução de mudanças nos centros/sistemas de informação. Os fatores de desempenho, as barreiras e os desafios apontados com relação ao desempenho gerencial, praticamente, foram os mesmos para os dois tipos de gerentes e não diferenciam em função do tipo de organização em que estes atuam.
2019-08-10T22:46:34Z
Ana Lucia Neves Pimenta
A leitura literária na formação de leitores competentes e autônomos
O presente trabalho se configura como a análise de uma ação que teve como proposta incentivar a leitura literária de crianças do 3º ano do 1° ciclo da Escola Municipal Aurélio Pires, da regional Pampulha de Belo Horizonte. Nessa ação, intitulada Ler pode ser bom, foi utilizada como estratégia a leitura em voz alta pela professora, com o objetivo de formar leitores competentes e autônomos, incentivar a leitura, desenvolver a oralidade e a compreensão dos textos. A duração do projeto foi de um semestre e os resultados alcançados foram satisfatórios.
2019-08-11T11:54:24Z
Claudia de Jesus Pereira Guimarães
Efeito do treino de resistência muscular progressivo na melhora da velocidade da marcha de idosos residentes da comunidade: uma revisão da literatura
Introdução: Projeções demográficas indicam que entre os anos de 2000 e 2050 a população mundial acima de 60 anos aumente 22%, o que significa um aumento absoluto de 605 milhões para mais de 2 bilhões. A fraqueza muscular dos MMII está associada à redução da velocidade de marcha e quedas em pessoas idosas. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura sobre o efeito do treino de resistência muscular progressivo na melhora da velocidade da marcha de idosos residentes na comunidade. Métodos: Foram realizadas buscas nas bases de dados eletrônicas PEDro, MEDLINE (via PubMed) e LILACS, com o objetivo de identificar estudos que investigaram os efeitos do treino de resistência muscular progressivo na velocidade de marcha de idosos residentes na comunidade. Os critérios de inclusão foram:ensaios clínicos aleatorizados ou controlados que investigaram o treino de resistência muscular progressivo em indivíduos com idade maior ou igual a 60 anos, residentes na comunidade e que apresentaram como medida de desfecho a velocidade de marcha. Foram excluídos artigos de revisão e estudos contendo participantes com doenças ortopédicas ou neuromusculares que pudessem influenciar a velocidade da marcha. Resultados: Dos 247 artigos encontrados na busca eletrônica, 5 preencheram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos reportou melhora significativa na velocidade da marcha dos idosos após treinamento de resistência muscular progressivo. Entretanto, os estudos apresentaram heterogeneidade metodológica. Conclusão: O treino de resistência muscular progressivo é eficaz na melhora da velocidade da marcha de idosos residentes da comunidade, e esses efeitos podem ser mantidos ao menos por seis meses
2019-08-09T23:27:39Z
Marília Oliveira Santos
A importância das ações de promoção da saúde realizadas pelo enfermeiro na equipe de saíde da família
A promoção da saúde consiste nas atividades dirigidas à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e promovendo uma modificação na sua maneira de pensar e agir. Os programas ou atividades de promoção da saúde tendem a concentrar-se em componentes educativos, primariamente relacionados com riscos comportamentais passíveis de mudanças. Os desafios para a promoção da saúde, particularmente junto à população, sem dúvida, são múltiplos, se levarmos em conta que os fatores que as colocam em situação de risco se originam nos diferentes níveis de seu contexto de vida, incluindo desde o micro sistema familiar até o macro sistema social, cultural, político e econômico. Constituiu objetivo deste trabalho investigar a produção científica e documental disponível sobre a importância do enfermeiro na promoção em saúde no Brasil, fornecendo subsídios para a prática em saúde coletiva. Trata-se de um trabalho descritivo do tipo revisão bibliográfica, onde foram consultados livros, artigos, teses, dissertações e publicações sobre o assunto. Concluiu-se que o enfermeiro deve realizar a promoção de saúde por meio de ações educativas na comunidade. O trabalho aponta para a necessidade da atuação direta do enfermeiro na promoção de saúde.
2019-08-10T22:41:49Z
Wellington Wagner de Oliveira
Competências gerenciais de professores-gestores do ensino superior: um estudo comparativo entre coordenadores de instituições públicas e privadas de Belo Horizonte (MG)
Este estudo tem por objetivo geral Analisar e comparar as competências gerenciais (ideais-exigidas e reais-efetivas) de coordenadores de IES públicas e privadas de Belo Horizonte (MG), nas suas próprias percepções, com base no modelo de Quinn et al. (2003). No referencial teórico, abordaram-se a função gerencial, o trabalho gerencial e o papel do professor-gestor nas IES, bem como as competências profissionais, as competências gerenciais, o modelo de Quinn et al. (2003), as competências gerenciais do professor-gestor e as funções e competências do coordenador de curso das IES. Para atingir o objetivo da pesquisa, os procedimentos metodológicos apoiaram-se em uma pesquisa descritiva, de campo, utilizando um survey, e abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação metodológica, que propiciou maior profundidade e amplitude à pesquisa. Os dados provenientes do questionário quantitativo de Quinn et al. (2003) foram tratados a partir de análise estatística uni e bivariada e as respostas às questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a exigência de uma atuação equilibrada e satisfatória em todos os papéis, em ambos os grupos, com destaque à maior preponderância dos papéis de mentor, de facilitador e de monitor pelos coordenadores de instituições públicas e a preponderância dos papéis de mentor, facilitador, inovador, diretor e produtor pelos coordenadores de instituições privadas. Já no que tange aos achados de sua atuação efetiva, os coordenadores das instituições públicas possuem competências reais-efetivas relacionadas aos papéis de mentor e de facilitador, enquanto os de instituições privadas possuem competências vinculadas aos papéis de mentor, facilitador, diretor, inovador e produtor. Em relação ao processo de aquisição e desenvolvimento das competências gerenciais, percebeu-se que os coordenadores de instituições privadas se desenvolvem por meio de cursos de aperfeiçoamento, diálogo, estudos e realização de um número maior de atividades de formação/atualização, enquanto os coordenadores de instituições públicas se desenvolvem apenas pela prática do dia a dia da gestão, não havendo nenhum estímulo relacionado às ações de formação, capacitação e atualização. Por fim, diante desses achados, citam-se as limitações do estudo, apontam-se as suas contribuições e formulam-se as recomendações para a realização de pesquisas futuras.
2019-08-10T13:13:16Z
Ana Paula Costa Oliveira
Associação do diagnóstico etiológico, classificação de child, presença ou não de ascite e coagulograma com o perfil tromboelastográfico pré-operatório de pacientes submetidos a transplante hepático
Estudo clínico transversal, realizado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), Instituto Alfa de Gastroenterologia Grupo de Transplante, no período de setembro de 2001 a junho de 2004, com o objetivo de investigar a ocorrênciade associação entre características clínicas (diagnóstico etiológico da cirrose hepática, gravidade da insuficiência hepática segundo a classificação de Child e presença ou não de ascite clinicamente evidente) e laboratoriais (coagulograma convencional) de pacientessubmetidos a transplante hepático (TH), com o perfil tromboelastográfico no prétransplante imediato. No total, 113 pacientes foram incluídos no estudo de forma prospectiva. A ocorrência de associação foi investigada empregando-se o teste estatísticoqui-quadrado ou exato de Fischer, sendo a direção da associação quantificada pela razão das chances. O nível de significância adotado foi de 5%. Quarenta e um (36,3%) pacientes eram do sexo feminino e 72 (63,7%), do sexo masculino. A idade variou de 1 a 75 anos, com média de 45,1 ± 16,6 anos e mediana de 49 anos. Quanto à classificação de Child, 16 (14,2%) casos foram classificados como Child A; 72 (63%), como Child B; e 25 (22,1%), como Child C. Oitenta e cinco (75,2%) pacientes não apresentavam ascite evidente no préoperatório imediato. Os pacientes foram distribuídos em grupos no que se refere aodiagnóstico etiológico da hepatopatia: cirrose pós necrótica (Posnec), 77 (68,1%) pacientes; doença de vias biliares (Viasbl), 15 (13,3%); hepatite autoimune (Auto), sete (6,2%); retransplante (Reop), três (2,7%); hepatite fulminante (Fulm), cinco (4,4%); e outras, seis pacientes (5,3%). Dos 113 pacientes, seis (5,3%) não tiveram o tempo de tromboplastinaparcial ativado (TTPa) recuperado para a análise, 47 (41,6%) apresentavam TTPa alterado e x 60 (53,1%), normal. Cinco (4,4%) pacientes não tiveram a razão normatizada internacional(RNI) recuperada para a análise; 81 (71,7%) apresentavam RNI alterado; e 27 (23,9%), normal. A avaliação dos perfis tromboelastográficos no pré-operatório imediato evidenciou53 pacientes (46,9%) com perfil hipocoagulável, 19 (16,8%) com perfil normal e 41 (36,3%), com perfil hipercoagulável. Verificou-se associação entre os padrões do tromboelastograma (TEG) e os diagnósticos etiológicos Posnec e Viasbl (p = 0,0301). Osindivíduos incluídos neste segundo grupo etiológico apresentaram mais frequentemente o perfil hipercoagulável; enquanto no grupo Posnec o perfil hipocoagulável foi mais freqüente. Não houve associação estatisticamente significativa entre os padrões do TEG e aclassificação de Child (p = 0,1045) nem com a presença ou não de ascite clinicamente evidente (p = 0,1694). Verificou-se associação entre os padrões do TEG e o RNI (p = 0,0372) e também com o TTPa (p = 0,0247). Os pacientes que tinham TTPa e RNI alterados apresentaram, com maior freqüência, o perfil tromboelastográfico hipocoagulável.As mesmas associações foram investigadas dentro de um grupo com diagnóstico etiológico único, Posnec. Não foi observada associação entre os padrões do TEG e as variáveis, gravidade da insuficiência hepática-classificação de Child (p = 0,6354), presença ou não deascite clinicamente detectável (p = 0,1310) e RNI (p = 0,0815); porém, foi encontrada associação entre os padrões do TEG e o TTPa (p = 0,0216). Indivíduos com TTPa alterado apresentaram com maior freqüência o perfil tromboelastográfico hipocoagulável. O estudo concluiu que o equilíbrio hemostático, quando avaliado pela tromboelastógrafia no pré-transplante imediato dos pacientes com insuficiência hepática éextremamente variável. As associações encontradas foram: pacientes com cirrose Posnec associados a perfil tromboelastográfico hipocoagulável; pacientes do grupo Viasbl com perfil tromboelastográfico hipercoagulável; TTPa alterado com perfis tromboelastográfico
Avaliação do papel da proteína Cinase associada ao receptor de interleucina-1 4 (IRAK-4) na resposta imuneinata durante a infecção causada pela bactéria intracelular Brucella abortus.
A Cinase Associada ao Receptor de Interleucina-1 4 (IRAK-4) uma proteína cinase que possui um papel fundamental na resposta imune, como mediadora da sinalizador intracelular via receptor de IL-1 e receptores do tipo Toll (TLR). Este trabalho teve como objetivo determinar a participaçao de IRAK-4 na resposta imune inata durante ainfecão causada pela bacteria intracelular Brucella abortus. Camundongos deficientes em IRAK-4 (IRAK-4-/-) e camundongos heterozigotos para esta molecula (IRAK-4+/-) foram infectados com B. abortus S2308. Foi possível observar, uma semana apos a infecção, que os animais IRAK-4-/- apresentaram um maior numero de bacterias recuperadas do baço quando comparado aos animais IRAK-4+/-. Entretanto, após 3 e 6 semanas, os animais foram capazes de controlar a infecão de maneira similar aos animais controle. Além disso, foi avaliada in vivo e in vitro a produzir o de citocinas pertencentes ao perfil imunologico de resposta do tipo 1, importante para o controle da brucelose. Os animais deficientes em IRAK-4 apresentaram uma menor produção de IL-12 sistêmica, bem como uma menor produção de IFN- e TNF- pelas celulas esplênicas. Contudo, a maior diferença naprodução IFN- entre os animais IRAK-4+/- e IRAK-4-/- foi observada na 1 semana de infecção, coincidente com a maior susceptibilidade dos animais IRAK-4-/- neste período. Essa redução da produção de IFN- pelos camundongos IRAK-4-/- foi observada em linfitos T CD4+, T CD8+ e em células NK1.1+/CD3-, indicando a participação de IRAK-4 na ativação destes tipos celulares. A produção de IL-12 e TNF-, analisada no sobrenadante dos macrófagos e células dendríticas dos animais IRAK-4-/-, foi drasticamente reduzida. Além disso, a fosforilação das MAP cinases, ERK1/2 e p38, e da subunidade p65 do NF-B em macrófagos provenientes de animais IRAK-4-/- estimuladoscom B. abortus, demonstrou ser dependente de IRAK-4. Paralelamente, observou-se ainda VIII um total bloqueio da ativação dessas vias nos macrófagos deficientes em MyD88. Os resultados obtidos demonstram que IRAK-4 crucial para o controle inicial da infecção por B. abortus, porém o controle da infecçaão em fases mais tardias demonstrou não ser dependente desta moléula.
2019-08-11T06:47:48Z
Fernanda Souza de Oliveira
Impactos do curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação na vida pessoal e profissional de professores de Química
Este trabalho teve como objetivo propor a investigação de que maneira o curso de especialização em Ensino de Ciências por Investigação, ofertado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECIMIG/FaE/UFMG), localizado no polo de Formiga e de Confins, impactou na vida profissional e pessoal dos professores de Química. Para compreender as mudanças provocadas pela especialização, houve um levantamento teórico por meio de textos acadêmicos para conectar o tema de nossa pesquisa ao contexto existente dos professores pesquisados. Por meio de uma pesquisa realizada com os cursistas do ENCI III e IV, com questionários enviados por meio de endereços eletrônicos, foi feita uma análise qualitativa sobre as contribuições que a especialização trouxe para professores de Química. Para complementar os dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Observou-se que o curso promove mudanças na prática pedagógica de forma significativa, além de estimular e auxiliar os professores a dar prosseguimento no processo de formação continuada. Espera-se, portanto, que os resultados deste trabalho possam contribuir para análise de que investir na formação continuada de professores pode melhorar a prática profissional cotidiana em sala de aula.
2019-08-10T12:07:32Z
Thais Maria dos Santos
A representação do professor em Manuais do Professor de livros de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2019-11-14T17:15:53Z
Juliana Cabral Junqueira de Castro
Respostas fisiológicas e metabólicas em juvenis de Tambaquis (Colossoma macropomum) expostos a situações de estresse: hipóxia e exposição ao ar
O objetivo deste estudo foi avaliar as repostas fisiológicas e metabólicas em juvenis de Colossoma macropomum submetidos a estresse por hipóxia e exposição ao ar. No experimento 1 animais foram submetidos ao tratamento de normóxia (6,27 ± 0,42 mg L-1) e de hipóxia (0,92 ± 0,37 mg L-1) por três dias, após este período todos os animais foram mantidos em normóxia por quatro dias. Amostras de sangue foram coletadas 24 e 72 horas após o início da hipóxia e 24, 48 e 96 horas após o reestabelecimento da normóxia. No experimento 2 os animais foram submetidos a testes de exposição ao ar por 30 e 60 minutos, foram coletadas amostras de sangue imediatamente após a exposição, uma, 24 e 48 horas após a exposição. Ambos os experimentos não apresentaram mortalidade. No experimento 1: O maior nível de glicose foi registrado após 24 h (P <0,05); o nível mais alto de lactato estava em 72 de recuperação; e o maior pH sanguíneo foi em 24 e 72 h (P <0,05). A maior concentração de PvCO2 foi após 24 (P <0,05), enquanto em 96 de recuperação foi equivalente ao basal (P> 0,05). A variável PvO2 só foi maior que a basal em 24 h de recuperação (P <0,05). No experimento 2: glicose, houve interação entre os fatores tempo de exposição e diferentes tempos de coleta com valores maiores para a exposição de 60 min em comparação com a exposição de 30 min na coleta de 1h, enquanto após 24h os níveis não diferiram do basal. Outra variável que teve interação foi o lactato com maiores valores para a exposição imediatamente e uma hora após a exposição. O pH sanguíneo variou entre as coletas, com menor valor após 1h em animais expostos por 60 min. Para PvCO2 e PvO2 houve interação entre os tempos de exposição e os tempos de coleta, eles foram inversamente proporcionais na coleta após 1h. Os valores de HCO3- diferiram entre os tempos de exposição e variaram entre as coletas. O C. macropomum conseguiu recuperar os principais indicadores de estresse (glicose e lactato) nas 48 horas após os diferentes tipos de estresse, restaurando assim sua homeostase.
Mediação e conciliação: a necessária previsão de um real incentivo
O escopo do presente trabalho é demonstrar a necessidade de estímulo efetivo à conciliação e mediação, para superar a cultura de litigância, já que as estatísticas demonstram que a simples previsão de uma fase destinada à tentativa de composição consensual, no processo civil, não é suficiente para criar real incentivo ao acordo. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, examinando-se obras de relevo e estatísticas recentes. Promovem-se, também, comparações entre as leis brasileira, italiana e portuguesa. A relevância do estudo decorre da importância do fomento aos métodos consensuais de resolução de conflitos para reduzir a sobrecarga da Justiça, garantindo eficiência.
2022-02-08T19:01:57Z
Gláucio Ferreira Maciel Gonçalves Fernanda Loures de Oliveira