RCAAP Repository
A história da Ciência nos livros didáticos de Biologia do ensino médio: uma análise do conteúdo sobre o episódio da transformação bacteriana
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a história da ciência que está sendo apresentada nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Nossa investigação parte do seguinte questionamento: que tipo de história esta sendo apresentado nos livros didáticos, já que ela é considerada nos documentos oficiais como um dos critérios de avaliação do livro didático? Para isso apresentamos uma rápida descrição acerca da importância do livrodidático; em seguida sugerimos que uma história de problemas parece ser o tipo de história mais adequado para a compreensão de importantes episódios da história da ciência; no que segue apresentamos um episódio da história da biologia, a descoberta do princípio da transformação bacteriana. Em seguida, na última seção, procuramos mapear asformas de exposição historiográfica deste episódio em alguns livros didáticos. Neste mapeamento nos propomos a explorar as potencialidades historiográficas abertas pelas narrativas destes livros didáticos.
2010
Rosa, Sandra Regina Gimenez Silva, Marcos Rodrigues da
Literatura, arte e ciência
o olhar transfinito do márionos ensinaa ponderar melhor a indecifradaequação cósmicacinzazul
2010
Campos, Haroldo de
Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM
Este trabalho procurou identificar os processos de contextualização presentes nos livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados pelo PNLEM 2007 a partir do tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala e as considerações sobre Ciência e Tecnologia presentes nessas obras. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizamos um roteiro organizado a partir das questões orientadoras da pesquisa. A análise de dados foi inspirada no que vem sendo chamado na literatura de Análise de Conteúdo. O tema Produção de Energia Elétrica é apresentado em cinco das seis coleções, a partir dos aspectos mais técnicos e conceituais do tema sob uma perspectiva reducionista, possibilitando o fortalecimento do mito de neutralidade científica e a idéia de um determinismo tecnológico. Esses aspectos presentes nos livros didáticos de Física podem se converter em importantes obstáculos para os professores contextualizarem suas aulas a partir de uma perspectiva mais crítica.
2010
Macedo, Cristina Cândida de Silva, Luciano Fernandes
A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química
Este trabalho discute algumas relações entre a teoria sócio-histórica de Vygotsky e as atividades experimentais no ensino de química, tais como a relação entre a afetividade e a aprendizagem, o papel da linguagem e do uso dos instrumentos na organização do pensamento, a importância dos problemas em sala de aula, as relações entre significado e sentido e entre conceitos científicos e cotidianos, a formação de pseudoconceitos, e as interações dos alunos em sala de aula com o professor e com os demais colegas. A análisede tais aspectos demonstrou que as atividades experimentais devem propiciar aos estudantes mais que a abordagem fenomenológica do conhecimento químico. Estas devem ser um espaço para a (re)construção do conhecimento químico, para a internalização dos conceitos científicos, com e pela linguagem, e principalmente para estímulo às interações sociais nesse processo.
2010
Oliveira, Jane Raquel Silva de
Escolhendo gêneros audiovisuais para exibições em aulas de Ciências e Biologia: como os professores entendem a referencialidade da imagem
As imagens são essenciais para a Ciência e os Recursos Audiovisuais são frequentemente utilizados na Educação em Ciências com o objetivo de aproximarem os estudantes dos temas e conceitos científicos. No entanto, dados da literatura sugerem que estes são utilizados de forma restrita, com função informativa principalmente, com predomínio de documentários. Por meio de questionários e entrevistas, analisamos os gêneros privilegiados para exibição por professores de Ciências e Biologia recém-formados, bem como sua compreensão sobre a relação indicial e representativa da imagem com a realidade. Nossa interpretação sugere o predomínio do modo epistêmico de uso dos recursos, além de variações na percepção da construção das obras. Aparentemente os professores percebem e se valem da relação indicial das imagens com o real, mas não acreditam que elas reproduzem o real.
2010
Vidal, Fernanda Luise Kistler Rezende Filho, Luiz Augusto Coimbra de
Mapas conceituais: um estudo sobre aprendizagem em aulas de ciências
A partir da Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por Ausubel e colaboradores e doconceito de mapas conceituais de Novak realizamos uma pesquisa em aulas de ciências com estudantes da sexta série, em Blumenau (SC), no desenvolvimento do tema “Biodiversidade animal da Floresta Atlântica”. O objetivo foi avaliar o fenômeno da aprendizagem em aulas de ciências, na construção de mapas conceituais por meio do software Cmap Tools - versão 5.03, voltado especificamente para a construção de mapas conceituais. Os dados para a análise foram obtidos a partir de exercícios, dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes e pelo diário de campo dos pesquisadores. Como importante etapa nos processos de construção dos conhecimentos, evidenciamos a participação da professora de ciências, com suas orientações coletivas e individuais. Os resultados indicam que, no processo de construção dos mapas, os estudantes conseguiram estabelecer relações conceituais argumentadas, transformando qualitativamente seus conceitos originais associados ao tema estudado.
2010
Wendt, Itatiana Barbara Novak Schroeder, Edson
A formação de professores enunciada pela pesquisa na área de educação em Ciências
Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre formação de professores. Inicialmente, realiza uma revisão de estudos que tomam como objeto de análise a pesquisa sobre formação de professores no Brasil e em outros países. Na sequência, apresenta resultados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica sobre formação de professores de Ciências Naturais, publicada nas atas do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC), particularmente nas seções de comunicações orais. No foco do estudo, estiveram a frequência da pesquisa, as instituições de ensino superior ligadas à sua produção, as áreas de origem, os níveis de ensino, os sujeitos envolvidos e a modalidade de formação abordada. O objetivo do estudo foi analisar características da pesquisa sobre formação de professores difundida em uma década de ocorrência do evento. A partir do agrupamento dos trabalhos em duas categorias, pesquisa sobre formação inicial e pesquisa sobre formação continuada de professores, foi possível inferir que essa produção recebeu significativa influência do movimento de valorização da formação e da profissionalização dos professores, movimento oriundo de diferentes países, a partir de 1990.
2010
Slongo, Iône Inês Pinsson Delizoicov, Nadir Castilho Rosset, Jéssica Menezes
Literatura, arte e ciência
A homenageada neste número da Revista Alexandria é Jan Conn. Bióloga geneticista,reconhecida por seu trabalho em evolução e ecologia de mosquitos transmissores depatógenos, e considerada uma das melhores poetas canadenses de língua inglesa, elanavega com a mesma graça e competência pelos mundos da ciência e da literatura.
2010
Ferrari, Nadir
Os Estilos de Aprendizagem no Ensino Médio a partir do Novo ILS e a Sua Influência na Disciplina de Matemática
O presente trabalho apresenta um estudo sobre os estilos de aprendizagem dos alunos do ensino médio de algumas escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais, com o objetivo de identificar e categorizar o perfil de aprendizagem dominante entre os alunos desse nível de ensino. Baseou-se no modelo de estilos de aprendizagem de Felder e Silverman (1988), cuja proposta teórica define 16 diferentes perfis comportamentais, para buscar identificar estilos de aprendizagem dos alunos. Aplicou-se o inventário N-ILS (New Index of Learning Styles), cuja construção e validação fatorial é apresentada por Vieira Junior (2012), em uma amostra composta de 556 alunos das três séries do ensino médio. Após realizar análise dos dados, pode-se verificar que os alunos com melhor desempenho na disciplina de matemática possuem características mais próximas as de seus professores e isso pode ter influenciado a aprendizagem desses discentes. Além disso, observou-se que os estudantes do Ensino Médio, em geral, apresentam o seguinte estilo de aprendizagem: sensoriais, visuais, ativos e sequenciais.
2013
Pereira, Elton José Vieira Junior, Niltom
Aprendizagem da Docência no PIBID-Biologia
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação a respeito da aprendizagem docente de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A questão principal da pesquisa é a seguinte: O que os acadêmicos estão aprendendo sobre a docência, participando deste programa? Para o desenvolvimento da investigação, foram realizadas entrevistas com 19 bolsistas e seus depoimentos foram transcritos e analisados, segundo os Focos da Aprendizagem Docente (FAD), propostos por Arruda et al. (2012). Por meio desta investigação, pudemos constatar que os bolsistas do PIBID envolvidos na pesquisa demonstraram em suas falas: crescente interesse pela docência; evidências de que estão aprendendo sobre a mesma e que estão refletindo sobre as próprias ações em sala de aula e analisando-as; que estão mantendo diálogos com seus professores supervisores e outros bolsistas a fim de aprenderem mais a respeito da profissão docente; e, que a participação no PIBID tem contribuído para que eles pensem sobre si mesmos como futuros professores.
2013
Moryama, Nayara Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello
Educação Ambiental e Fisiologia Humana: compreensões e práticas de professores de biologia
Considerando o caráter transversal e contínuo da Educação Ambiental (EA) no ensino formal, e, compreendendo o estudo do homem como um tema da Biologia que possibilita articular todos os assuntos desta disciplina para compreender a percepção das relações homem-ambiente; propomos uma investigação sobre a abordagem da EA na Fisiologia Humana. A pesquisa objetiva analisar como a EA é abordada na Fisiologia Humana no Ensino Médio. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário semi-estruturado. O estudo das respostas foi realizado através da análise de conteúdo sob a perspectiva qualitativa. Os professores relataram que o ensino da Fisiologia Humana pode ser atrelado à EA, possibilitando ao estudante uma formação para cidadania e para responsabilidade socioambiental. A pesquisa foi um necessário momento de reflexão e reformulação das concepções da relação entre EA e Fisiologia Humana e da prática docente da EA na Biologia.
2013
de Rezende, Izabelle Maria Nascimento Coutinho, Anderson da Silva Folena Araújo, Monica Lopes
Aprendizagem Social nas Práticas Colaborativas: exemplos de ferramentas participativas envolvendo diferentes atores sociais
A Aprendizagem Social contribui como proposta norteadora para a intervenção conjunta dos atores locais e disseminação de metodologias e atividades colaborativas em diagnósticos socioambientais. Tem como princípios o envolvimento ativo, a consulta e o acesso público à participação. Diversas ferramentas participativas foram desenvolvidas e vem sendo aplicadas dentro dos princípios da Aprendizagem Social, como: construção de agendas socioambientais locais, pesquisa-ação; jogos de papéis, world café; monitoramento participativo dos riachos e mapeamento socioambiental como (re)conhecimento local, aplicados em diferentes contextos e com grupos diferentes de atores sociais, visando sempre elaborar um diagnóstico participativo da realidade socioambiental para melhoria da qualidade de vida. O presente artigo apresenta uma dessas metodologias, a do mapeamento socioambiental, e dá exemplos de suas aplicações.
2013
Bacci, Denise de La Corte Jacobi, Pedro Roberto dos Santos, Vânia Maria Nunes
A Ação Didática Como Ativadora do Pensamento Metacognitivo: a análise de um episódio fictício no ensino de física
O presente texto refere-se a uma pesquisa de natureza teórico-reflexiva referente à importância da evocação do pensamento metacognitivo na aprendizagem em Física. O objetivo é descrever e analisar uma situação fictícia de sala de aula, a qual permitirá identificar momentos em que o professor pode fomentar o uso do pensamento metacognitivo de forma explícita nas aulas de Física. Como resultado, destaca-se a importância de que o professor organize suas ações didáticas de modo metacognitivo e que, ao desenvolvê-las em sala de aula, aja de maneira a permitir que os estudantes evoquem essa forma de pensamento. Além disso, o texto discute como a ação do professor poderá contribuir para provocar sentimentos que favorecem a aprendizagem.
2013
da Rosa, Clecli Werner Darroz, Luiz Marcelo da Rosa, Álvaro Becker
Tutoria na Formação de Professores Para o Tema dos Movimentos da Lua
Este trabalho enfoca modelos de tutoria direcionados para os participantes de um curso de Astronomia para professores de Ciências e Geografia de 5ª a 8ª séries, levando-se em conta o referencial teórico do professor reflexivo e a racionalidade prática. O curso teve 46 horas e mais cinco reuniões posteriores. Os dados foram obtidos por meio de avaliações, entrevistas, relatos dos participantes, registros de aulas e reuniões. São analisados particularmente os movimentos ocorridos nas cinco reuniões que ocorreram após ocurso. Os resultados mostram ações de tutoria, por parte do professor-pesquisador, desencadeadas por perguntas dos participantes sobre as fases da Lua. Discute-se a diferença entre um conteúdo trabalhado de duas formas: na abordagem teórica da racionalidade técnica, utilizada durante o curso, e na abordagem da racionalidade prática, por meio de tutoria, ocorrida durante as reuniões. Verifica-se que o modelo de tutoria utilizado nas reuniões foi o chamado “siga-me”. Também se evidencia a importância do tutor na formação de professores, particularmente para o conteúdo aqui abordado.
2014
Bretones, Paulo Sergio Compiani, Maurício
A Leitura Por Alunos do Ensino Médio de Um Texto Considerado de Alto Grau de Dificuldade
Considerando resultados de estudos realizados sobre a leitura de divulgação científica (DC) no ensino básico de física/ciências e tomando como apoio teórico-metodológico noções da Análise de Discurso em sua vertente iniciada por Pêcheux, procuramos responder duas questões: como se dá o funcionamento de um texto de DC que consideramos com alto grau de dificuldade se ele for trabalhado sem modificações? E: o possível interesse dos estudantes pela leitura de textos de DC se deve mais ao tema discutido no texto ou ao tipo de linguagem com que foi produzido? As análises de informações coletadas junto a estudantes do Ensino Médio após o desenvolvimento de uma atividade de leitura de DC sugerem, entre outras coisas, que encontrar muitas dificuldades na interpretação de um texto pode desencorajá-los pelo estudo de um tema que lhes interessava e que mesmo textos de DC podem ser pouco acessíveis a alunos desse nível de ensino.
2014
da Silva, André Coelho de Almeida, Maria José P. M.
A Conceituação Científica nas Relações Entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação
O presente estudo investiga possíveis contribuições da conceituação científica no contexto de uma proposta didático-pedagógica de Ciências/Física baseada nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e o Ensino de Ciências por Investigação. Organizou-se a proposta com base no tema “Rio Cachoeira: que água é essa?”, na disciplina de Ciências, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabuna-BA, em que as atividades foram desenvolvidas com base nos Momentos Pedagógicos. Os registros foram obtidos por meio de diário, gravações em áudio e produções dos alunos e analisados pela Análise Textual Discursiva, a partir da categoria a priori da conceituação científica. Dentre os resultados, constatou-se que: as interlocuções entre a perspectiva freireana e o ENCI potencializaram a aprendizagem dos alunos, uma vez que os mesmos se apropriaram de algumas palavras representativas de conceitos físicos com base em um problema local, assim como as atividades do ENCI contribuíram para a sistematização do conhecimento científico no contexto dos Momentos Pedagógicos.
2014
Solino, Ana Paula Gehlen, Simoni Tormöhlen
O Ensino de Polímeros na Perspectiva da Educação Dialógica com Enfoque em CTS
Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou as contribuições de um processo adaptado da Investigação Temática, para a indicação de um conteúdo programático sobre o tema Plásticos, visando o ensino de polímeros no ensino médio, a fim de contemplar uma abordagem CTS em sala de aula. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma escola pública de ensino médio em Dourados-MS. Foi possível o desenvolvimento do trabalho e a indicação de um conteúdo programático para abordagem dos temas sociais: Mídia e Consumismo, Meio Ambiente e Políticas Públicas relacionando-os com situações de contradição vividas pelos estudantes e evidenciando relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade a serem abordadas no desenvolvimento em sala de aula. A adaptação da Investigação Temática desenvolvida permite considerar a possibilidade de desenvolvimento de um ensino balizado pelos pressupostos da concepção dialógica de educação no ensino formal.
2014
De Oliveira, Adriana Marques Recena, Marina Celina Piazza
Aprendizagem de Conceitos de Geometria Esférica e Hiperbólica no Ensino Médio Sob a Perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa Usando Uma Sequência Didática
O estudo de Geometria Esférica e Hiperbólica, devido sua importância, é um dos conteúdos mais ressaltados entre diversos pesquisadores no ensino de Matemática. Entretanto, devido sua complexidade dos conceitos relacionados a esse tema, aliada a carência de linhas metodológicas para sua abordagem em sala de aula, dificulta o pensar do estudante de compreender o mundo que vive. Com isso, neste artigo apresentamos um relato parcial de uma pesquisa de mestrado, de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo analisar se a utilização de diferentes atividades, por meio de uma sequência didática para o ensino de Geometria Esférica e Hiperbólica, permite aos estudantes do Ensino Médio, compreender a existência de uma pluralidade de modelos geométricos no espaço em que vivem. Para isso, realizamos uma pesquisa participante com 14 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina. A pesquisa foi embasada e discutida à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A pesquisa foi dividida em três momentos: no primeiro foi aplicado um pré-teste, no segundo momento ocorreu a aplicação da sequência didática, e por fim, foi aplicado um pós-teste. Os resultados evidenciam que, após a sequência didática a maioria dos estudantes conseguiram assimilar, diferenciar e reconciliar conceitos de Geometria Euclidiana, Esférica e Hiperbólica. Por ser um tema ainda novo nos bancos escolares, houve estudantes que permaneceram com um posicionamento euclidiano frente ao problema não euclidiano.
2014
Brum, Wanderley P. Schumacher, Elcio