RCAAP Repository

Representações Sobre Alimentação e Ciência em um Texto de Divulgação Científica: implicações para a educação em ciências

Os textos de divulgação científica (TDC) podem representar importantes recursos semióticos na produção de sentidos. O uso destes textos como material didático tem sido debatido na literatura da área de Educação em Ciências, entretanto, a abordagem de temas relativos à alimentação e saúde tem sido escassa. O trabalho foi centrado na temática do consumo de sal na alimentação e sua relação com a saúde e teve como objetivo a análise das representações sobre alimentação e ciência em um TDC utilizado como material em um curso de formação continuada focado na análise e produção de materiais educativos por professores de classes hospitalares. A análise apontou a importância da abordagem de questões científicas como parte de um contexto sócio-histórico-cultural mais amplo para as práticas de educação alimentar e nutricional nas aulas de Ciências. 

Year

2013

Creators

Lobo, Mônica Martins, Isabel

Educação em saúde para clientes externos do Instituto de Pesquisa Evandro Chagas: uma estratégia preventiva de transmissão de microorganismos multiresistentes na comunidade

Este trabalho é parte do reconhecimento da necessidade de divulgação do conhecimento técnico científico para os clientes externos do IPEC/FIOCRUZ sobre os riscos existentes no ambiente hospitalar e a aplicação prática das atividades de prevenção e controle. A proposta deste estudo foi inserir através de práticas educacionais realizadas nas aulas em controle de infecção hospitalar da Comissão de Infecção Hospitalar do Instituto de Pesquisa Clínica EvandroChagas, IPEC/FIOCRUZ à adoção de um dos procedimentos indispensáveis na prática diária de trabalho, a lavagem das mãos. Realizamos um diagnóstico inicial que nos permitiu verificar a alta freqüência de colonização nasal /infecção/óbito por MRSA (Staphylococcus aureus resistente a meticilina) em pacientes do IPEC. A partir daí priorizamos a elaboração e implementação de práticas educacionais que permitissem conhecer quais são os saberes dosclientes externos, os seus hábitos para poder trabalhar e tentar gerar uma transformação dos mesmos em saberes novos, crenças modificadas, hábitos trocados.

Year

2009

Creators

Neves, Sonia Maria Medeiros Ferraz Montes, Marco Aurélio de Azambuja Souza, Cláudia Teresa Vieira de

Uma Abordagem Fleckiana da Experimentação Animal na Educação Científica Superior

A experimentação animal é uma prática amplamente empregada em diversas atividades científicas de pesquisa e ensino, e compõe o processo de formação em muitos cursos de graduação e pós-graduação voltados às Ciências Biológicas e Saúde. A partir da fundamentação epistemológica de Ludwik Fleck, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o perfil de 185 professores das áreas de Fisiologia e Farmacologia e 140 estudantes de pós-graduação da mesma área em diferentes universidades federais brasileiras, em relação ao emprego de animais em atividades de pesquisa. A pesquisa identificou uma forte sintonia por parte da maioria dos professores e estudantes com um perfil potencialmente tradicional, levando a crer que a atual abordagem da educação científica favorece a manutenção de uma forma de pensar afinada ao estilo de pensamento hegemônico vivisseccionista-humanitário. O conceito dos 3Rs foi considerado como difundido especialmente dentre os que utilizam animais. As implicações para a educação científica são discutidas. 

Year

2013

Creators

e Tréz, Thales De A. da Rosa, Vivian Leyser

Literatura, arte e ciência

Para marcar os vinte anos da tese de doutorado “Física também é cultura”, um grupo deconhecidos educadores em ciências presta uma justa homenagem ao autor, João Zanetic, com o lançamento de um conjunto de textos reunidos com a proposta de “rever criticamente a sua tese, debater ideias, refletir sobre o ensino de física atualidade.”

Anamorfose no Ensino de Geometria

Para o estudo de Geometria Espacial, no Ensino Médio, são necessários desenhos de figuras geométricas em sua tridimensionalidade. Ao desenhá-las, ocorre anamorfose de faces, arestas e vértices. Por intermédio de fotografias e grades anamórficas, buscou-se, nesta pesquisa, uma conexão entre Geometria Projetiva e Geometria Espacial. Neste artigo, relatam-se as experiências sob o ponto de vista do professor e dos alunos, sendo que a composição das imagens necessitou de experimentação, análise e validação de resultados. Por meio de uma sequência de atividades, que envolveu técnicas e conceitos de perspectiva e visualização, foi possível vislumbrar a anamorfose como uma ferramenta necessária para auxiliar a aprendizagem de geometria na escola. 

Year

2013

Creators

Semmer, Simone da Silva, Sani de Carvalho Rutz Neves, Marcos Cesar Danhoni

Uma Proposta de Estratégia Pedagógica Para Iniciação aos Conceitos de Medição por Avaliação de Dois Métodos Alternativos

Pesquisas acerca de atividades experimentais que abordam medições apontam que alunos, sejam do ensino médio sejam do universitário, carregam interpretações a respeito de medidas condizentes com o paradigma Pontual que podem comprometer momentos de instruções pedagógicas. Investiga-se uma estratégia pedagógica inspirada na proposta sugerida por Millar em 1987 e que é aplicada à questão da medição. A estratégia partiu da hipótese de que alunos que conhecem de antemão o resultado da medida a ser encontrada em um experimento demonstram comportamentos mais condizentes com os do paradigma de Conjunto. Para testar essa hipótese, submeteram-se, alunos do primeiro ano do ensino médio a experimentos em que eles conheciam e não conheciam o resultado a ser encontrado. Constatou-se que alunos submetidos à estratégia investigada, em comparação com os que não se submeteram a ela, apresentaram comportamentos que confirmam a hipótese, propiciando discussão de noções mais adequadas ao paradigma de Conjunto como de flutuações e incertezas. 

Year

2013

Creators

Força, Ana Claudia Laburú, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura

Editorial

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Os livros didáticos de física e suas omissões e distorções na história do desenvolvimento da termodinâmica

A Termodinâmica é vista neste artigo com um olhar histórico, no qual fizemos uma leitura do seu desenvolvimento ao longo dos séculos XVIII e XIX, destacando tanto as contribuições dos mais conhecidos personagens deste período, mas também daqueles menos conhecidos e de outros até completamente esquecidos por professores e pelos livros didáticos. Analisando o período histórico da revolução industrial durante o século XIX, ressaltamos como os fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram o desenvolvimento daquela ciência,principalmente no tocante ao desenvolvimento das máquinas a vapor. Com base neste referencial, fizemos uma análise de cinco dos livros didáticos de ensino médio mais utilizados em nossas escolas, identificando as omissões e distorções presentes nas apresentações do tema em questão em tais textos, evidenciando um uso ingênuo e distorcido da história daciência no ensino da ciência.

Year

2010

Creators

Baldow, Rodrigo Monteiro Júnior, Francisco Nairon

Construção dos conceitos científicos em aulas de ciências: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino sobre sexualidade humana

O objetivo da investigação foi conhecer como um processo de ensino promove construções conceituais no estudo da Sexualidade Humana em uma situação que envolveu trinta e quatro estudantes da sétima série e sua professora de Ciências. Com o olhar voltado para a ZDP dos estudantes, relacionaram-se três parâmetros para compreender, na dinâmica das aulas, a emergência dos processos de significação: os conteúdos priorizados pela professora, as interações discursivas e os amplificadores culturais utilizados. O pensamento histórico-cultural de Vygotsky foi aporte teórico utilizado para as reflexões, entendendo que os sujeitos modificam de forma ativa as forças ativas que os transformam. A análise microgenética foi a abordagem metodológica definida para se estudar os mecanismos associados à aprendizagem e os movimentos de construção conceitual sob supervisão docente. Os resultados mostram que muitos estudantes conseguiram estabelecer uma unidade entre a linguagem, pensamento eação, possibilitando a utilização dos conceitos como instrumentos de operações qualitativamente superiores. 

Year

2010

Creators

Schroeder, Edson Ferrari, Nadir Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa

Mudança de atitude de estudantes do ensino médio a partir de um projeto interdisciplinar sobre temática ambiental

Este texto apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar resultados de um projeto integrado sobre o tema Aquecimento Global, numa escola particular de ensino médio e técnico. Nesse projeto, em continuidade ao projeto desenvolvido no ano anterior, os alunos da segunda série do ensino médio foram desafiados a analisar os impactos desse fenômeno no Brasil, num trabalho orientado por professores da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática Básica. Houve umacompanhamento constante e os memoriais descritivos solicitados aos alunos no final da atividade foram submetidos a uma análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Foi constatado o envolvimento dos alunos no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação a atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem.

Year

2010

Creators

Duso, Leandro Borges, Regina Maria Rabello

A pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências

Este trabalho tem como objetivo analisar artigos no campo do ensino de ciências que se apóiam na metodologia da Pesquisa baseada em Design para pesquisa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mediados pelas TICs. O foco da análise é compreender: (1) os problemas educativos abordados; (2) as teorias de aprendizagem eleitas para nortear o desenvolvimento das intervenções pedagógicas; (3) as características das intervenções e (4) os conhecimentos construídos a partir das pesquisas. Quatorze artigos foram selecionados para a análise a partir de um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De forma geral, os artigos apresentam um posicionamento crítico sobre o ensino de ciências, investigando problemas educativos, teorias, intervenções e conhecimentos no sentido de buscar modelos inovadores de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o aporte da PBD constitui um possível caminho metodológico para integrar pesquisa e prática no campo de ensino de ciências.

Year

2010

Creators

Ramos, Paula Giannella, Taís Rabetti Struchiner, Miriam

A história da matemática na formação inicial de professores de matemática

Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar eanalisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.

Year

2010

Creators

Balestri, Rodrigo Dias Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade

Ilhas e ilhas: Jean-Pierre Astolfi (1942-2009)

Je m’apelle Jean-Pierre. Foi assim que travei conhecimento com Jean-PierreAstolfi em uma fria manhã do inverno de 1995.

Literatura, arte e ciência

Na última edição da revista Alexandria o professor Arden Zylbersztajn nos brindoucom uma belíssima crônica sobre as idéias de João Zanetic. E a encerrava dizendo:“Literatura, música, poesia, cinema...aportes culturais que podem – e deveriam – ser maisintegrados. Esse é o espírito das ideias do João”.

A Promoção da Saúde nos Livros Didáticos de Ciências do 6º ao 9º Ano

O presente estudo teve como objetivo analisar de que forma a promoção da saúde se insere e é tratada na coleção de livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Analisaram-se os livros de Ciências de Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino, de 2011. Observou-se que, de forma geral, o tema promoção da saúde é desenvolvido praticamente somente no livro do 8º ano, estando estes, ligados a conceituações e explicações informativas e não explorando o cotidiano dos alunos. De maneira geral, nos temas encontrados, houve uma forte tendência em tratar a promoção da saúde sob o ponto de vista biológico/fisiológico e biomédico, nãodesenvolvendo o ponto de vista social, cultural e econômico. Portanto, se o professor assumir o livro didático como única fonte didática para desenvolver uma posição crítica sobre a promoção da saúde, suas aulas poderão ser prejudicadas por apresentar uma perspectiva limitada sobre o tema. 

Year

2013

Creators

Ilha, Phillip Vilanova Righi, Marcia Medianeira Toniasso Rossi, Daniela Sastre Soares, Félix Alexandre Antunes

Tentativa de Superar Obstáculos de Aprendizagem

Neste artigo analisamos a prática de uma sequência didática, elaborada por um professor-pesquisador, buscando superar obstáculos de aprendizagem de estudantes do Ensino Médio envolvendo os conceitos de Calor e Temperatura. Estas intervenções, em uma turma do segundo ano na disciplina de Física, foram compostas de oito aulas. Como o referencial teórico didático adotado pelo professor-pesquisador foi o trabalho de Jean-Pierre Astolfi, buscamos neste autor categorias de análise que evidenciassem, por meio das ações didáticas do professor, a aproximação entre a proposta da sequência didática e sua execução. Isso é apresentado em formato de relato de caso por meio da transcrição das aulas e depoimentos. 

Year

2013

Creators

Farias, Thiago Simões, Bruno Dos Santos Trindade, Elizabeth Cristine Adam

Ensino de Gênero e Sexualidade: diálogo com a perspectiva de currículo CTS

Neste artigo desenvolvemos uma reflexão sobre desafios e possibilidades na abordagem de gênero e sexualidade no currículo de ciências em diálogo com a concepção CTS. Realizamos reflexão pautada nos Estudos Culturais que postula o sujeito sempre em processo de constituição identitária; pressupomos gênero e sexualidade como construções históricas e sociais constituídas por discursos e práticas e entendemos o cotidiano escolar como espaço formativo onde ocorrem importantes processos de disciplina e normalização. A discussão aponta a centralidade das disciplinas de ciências nas abordagens de gênero e sexualidade; ressalta que tais abordagens possuem repercussões amplas que envolvem práticas sociais e políticas públicas; aborda, com base nas reflexões promovidas pelo currículo CTS, as críticas ao currículo prescritivo, ressaltando o papel do/a professor/ano estabelecimento de pontes entre as experiências cotidianas e os conteúdos de sexualidade. Estudos como este contribuem para ampliação das possibilidades de abordagem dos conteúdos de gênero e sexualidade na escola. 

Year

2013

Creators

Lima, Ana Cristina de Siqueira, Vera Helena Ferraz

Vozes epistemológicas e pedagógicas nos parâmetros curriculares nacionais de Biologia

Pesquisas na área de Educação em Ciências têm demonstrado que as concepções da natureza da ciência constituem importante dimensão da prática do professor, implicando diferentes posturas frente ao conhecimento e ao seu papel de educador. Supondo que visões epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Biologia influenciam a prática pedagógica dessa disciplina, investigamos aspectos epistemológicos e pedagógicosdo discurso apresentado no documento. A filosofia da linguagem de Bakhtin serviu como referência para a análise. Foi possível perceber que o documento se apropria majoritariamente da voz do racionalismo contemporâneo, mas, ao incorporar também gêneros discursivos que ecoam a voz do empirismo, acaba expressando ambiguidade epistemológica. Por outro lado, a composição de gêneros discursivos coerentes com o racionalismo contemporâneocom o currículo por competências acaba por conferir ambigüidade também à sua proposta pedagógica.

Year

2010

Creators

Borges, Gabriela Rezende, Flavia

The interpretation of graphs: reflecting on contextual aspects

Considerando a ampla utilização de gráficos em diferentes contextos da sociedade contemporânea, curriculistas de diversas partes do mundo incluíram o ensino de gráficos como tópico de todos os níveis escolares. Essa inclusão tem como objetivo a atualização o papel social de conteúdos escolares relacionados a Matemática e a Estatística. Além disso, essa inclusão tem sido justificada como uma maneira de proporcionar oportunidades para osalunos usarem ferramentas matemáticas e estatísticas para interpretar e compreender dados em situações em situações cotidianas fora da escola. Este artigo discute alguns aspectos das origens sócio-históricas de gráficos e alguns contextos atuais nos quais eles são usados, incluindo implicações pedagógicas de tais reflexões.

Year

2010

Creators

Monteiro, Carlos Eduardo Ferreira Ainley, Janet Mary

Análise de propostas para a formação de professores de Ciências do ensino fundamental

A caracterização da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental mostra que, para que o professor esteja habilitado a lecioná-la, deve ter formação ampla nas ciências da natureza, como a química, física, biologia e geociências, devido à diversidade de fenômenos que propõe ensinar, e, que proporcione um ensino integrador entre as ciências que compõem esta disciplina. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar dois modelos de formação do professor de Ciências para o ensino fundamental, um oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, e o outro pela Universidade de São Paulo. A metodologia desenvolvida foi um estudo de caso que contou com entrevistas com coordenadores de curso e análises documentais dos projetos pedagógicos. Os resultados da pesquisa mostram que os dois cursos convergem quando oferecem uma formação generalista nas diversas áreas das ciências naturais, mas diferem quando metodologicamente estruturam o curso na busca da formação do professor integrador entre as ciências.

Year

2010

Creators

Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de