RCAAP Repository

Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos

Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido processo. Partiu-se da problemática levantada por estudiosos da área, e publicada em jornais e revistas, de que o processo de ensino/aprendizagem, no Brasil, mostra-se deficiente, haja vista o desempenho de estudantes brasileiros em testes nacionais e internacionais. Considerando os avanços sobre o funcionamento do cérebro, o objetivo desse trabalho é o de investigar a necessidade da incorporação de estudos relacionados à Neurociência Cognitiva na área educacional, em cursos de formação de professores e de pedagogos, como contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem na educação básica. Para tal, fez-se uso de estudos de pesquisas recentes relacionadas a processos cerebrais e cognitivos da mente considerados ou não no contexto da formação inicial ou continuada de professores. A trajetória metodológica, dado o caráter investigativo do assunto, abarcou uma pesquisa qualitativa em que os seis entrevistados são professores universitários com algum envolvimento em estudos no campo da Neurociência Cognitiva. A análise das entrevistas trouxe contribuições para que se entenda melhor o sujeito cognoscente em seu processo de construção do conhecimento, processo esse que deve também ser considerado pelos promotores da educação formal

Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as possibilidades concretas de realização da melhoria do ensino e da educação, partindo do investimento na formação de seus sujeitos, no âmbito pessoal, acadêmico e na sua atuação profissional. Pretende discutir e desmistificar o uso do aparato tecnológico em sala de aula através de um olhar local e atento para o importante papel da avaliação como processo de formação do profissional em serviço e na melhoria da qualidade do ensino e observa a instrumentalização das instituições com aparatos tecnológicos, como facilitadora da comunicação e aproximadora de linguagens, auxiliares do processo de ensino-aprendizagem e a importância da utilização da avaliação como instrumento auxiliar na intervenção e resolução de problemas. São utilizadas a análise documental e a entrevista com alguns dirigentes de ensino, incluindo-se o próprio Secretário da Educação do Município. Enfatiza a necessidade da participação de toda a equipe escolar em conjunto com a estrutura de uma Secretaria de Educação que aproxime e acolha as suas instituições respeitando as suas necessidades locais e assistindo-as no seu desenvolvimento com o Projeto Político Pedagógico.

Year

2022

Creators

Florentino, Eva Conceição Aparecida

Tambaú: memória e turismo religioso

O presente trabalho enfatiza a importância de preservação da história e de alguns locais de memória religiosa da cidade de Tambaú no interior do Estado de São Paulo. Esta cidade foi palco de fatos religiosos que, a partir de 1925, marcaram a vida da sociedade local e fez com que Tambaú ficasse nacionalmente conhecida. O Padre Donizetti de Lima Tavares (1882 1955) foi o protagonista desta história. Seus atos religiosos propagaram milagres, sua presença ativa nos acontecimentos da cidade conferiu-lhe uma importante dimensão pública, tornando sua opinião decisiva para a resolução de problemas de várias ordens causando grandes mudanças na pequena cidade de Tambaú. A repercussão destes eventos se amplia atualmente tendo em vista que a atuação religiosa do Padre Donizetti está sendo investigada pelo Vaticano num processo aberto visando sua beatificação. Com o passar dos anos, essas lembranças permaneceram fortes no presente e este trabalho pretende contribuir para que sejam preservadas para o futuro de Tambaú. A cidade ainda possui alguns dos lugares onde os fatos religiosos se passaram. Hoje eles se tornaram lugares de memórias e pontos de visitação religiosa e turística. Este trabalho justifica a importância de manter essa memória viva e alerta para a necessária preservação para futuras gerações destes lugares de memória . Tendo em vista que Tambaú é hoje, em função de sua história, cenário de turismo religioso a dissertação procurou enfocar ainda aspectos relacionados com o turismo como fenômeno atual de nossa sociedade, e particularmente para a dimensão do turismo religioso. Existe uma demanda de turistas e peregrinos que vão à cidade para visitar os locais referentes à história do Padre Donizetti. Se bem planejado este turismo poderá contribuir de forma responsável para a preservação do patrimônio material e imaterial da cidade e gerar lucros e desenvolvimento, através da inserção de novas atividades para os diversos setores da economia de Tambaú. O Caminho da Fé , instituído recentemente é uma dessas novas atividades que ampliam o interesse e a curiosidade de novos turistas. Como conclusão este trabalho aponta para a necessidade de construção de um diálogo entre a história da cidade e a dinâmica atual do turismo visando garantir para o futuro de Tambaú a preservação de suas lembranças e dos seus lugares de memória .

A exclusão social no mercado da informação no Brasil na década de 1990

Esta dissertação retrata a ligação da Ciência da Informação com a Economia no ambiente da exclusão social, traçando um panorama histórico do encontro destas duas ciências. Contextualiza o ambiente econômico da exclusão social e informacional, conceituando-as sob as diversas denominações fornecidas na literatura. Por fim, aplica metodologia empírica baseada na econometria, utilizando-se dos dados de consumo de livros e revistas técnicas, fornecidos pelo IBGE, por intermédio da sua Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). Para tanto, toma como base comparativa de evolução a POF de 1987 e a de 1996, enfocando sob diversos aspectos a distribuição e concentração de informação sob a ótica da renda e da instrução, na mensuração das diferenças de consumo entre os estratos mais ricos e os mais pobres, os mais instruídos e os menos instruídos.

Year

2022

Creators

Nogueira, José Jorge Meschiatti

O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Araujo, Marcela Aparecida Moreira

Uma proposta de modelo de controlador para computação em nuvem utilizando máquina de estados nebulosos

A utilização de sistemas de Computação em Nuvem tem se tornado quase que obrigatória na disponibilização de soluções e serviços, seja para pequenas ou grandes corporações, ou mesmo para usuários finais. Tal modelo de consumo de recursos abre toda uma gama de oportunidades de negócio que está sendo cada vez mais explorada. Em especial, o uso de Nuvens Híbridas, nas quais os recursos da própria organização usuária são combinados com recursos de provedores externos, representa um novo desafio para as ferramentas de gerenciamento. Estas ferramentas devem permitir a alocação dos recursos de forma eficiente e possibilitar ao gestor a visualização do estado do sistema em tempo real. Com tal cenário em vista, neste trabalho apresenta-se e investiga-se um modelo de controlador para Computação em Nuvem baseado em uma máquina de estados nebulosos. Esta máquina de estados opera de acordo com critérios definidos nos contratos de nível de acordo (service level agreement SLA) e com a qualidade de experiência do usuário (quality of experience QoE). Comparando-se o desempenho desta ferramenta com o de um controlador típico, baseado em Álgebra Booleana, obteve-se uma economia entre 3% até 50% de recursos, isto para um sistema operando com servidor único, dependendo das solicitações de demanda. Finalmente, observa-se que, até o presente momento, a abordagem desenvolvida neste trabalho é inédita na literatura.

Evidências de Validade da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Variação da posição anatômica da veia jugular interna direita verificado por ultrassonografia

A abordagem dos acesos venosos e arteriais são procedimentos rotineiros realizados nos centros médicos, tradicionalmente realizados por método de punção por visualização direta, apresentando complicações mecânicas, decorrentes do procedimento. Com o advento da Técnica guiada por ultrassom, a variabilidade da posição anatômica descrita em literatura médica, é um fator importante. Procedimentos médicos, como hemodiálise, monitorização hemodinâmica, drogas vasoativas, plasmaférese, biópsias e implante de marca-passo, são realizados por este aceso venoso. Verificamos a variação da posição anatômica da veia jugular interna direita por ultrassom, numa amostra da população ambulatorial, sem doenças agudas descompensadas. Usamos o método observacional, descritivo, prospectivo, e amostra por conveniência, foram selecionados 180 pacientes adultos consecutivamente de ambos sexos,com co-morbidades, em ambulatório na cidade de São José dos Campos – São Paulo, para avaliação por ultrassom do diâmetro e posição anatômica da veia jugular interna direita no Triângulo de Sedillot e sua correspondência anatômica com a artéria carótida comum direita. Análise dos dados foi feito pelo teste de Qui-quadrado e pelo teste de t-student. Definimos a percentagem da variação da posição anatômica nesta população, para correlacionar com dados de publicações anteriores.

Year

2022

Creators

Urena, Augusto Ricardo Barba

Da classificação das ciências à classificação da informação: uma análise do acesso ao conhecimento

A base teórica para o fundamento desta pesquisa foi a discussão dos conceitos, paradigmas e abordagens pertinentes às áreas de classificação em Biblioteconomia, especialmente, quanto à classificação e à organização da informação, ao levar em consideração a alteração do paradigma do acervo para o paradigma da informação, bem como o comportamento da classificação bibliográfica à luz de ligação de acesso aos documentos. Ao recorrer-se ao método hipotético indutivo, à pesquisa exploratória e histórica e à análise documentária, buscaram-se as explicações necessárias que se interrelacionam e que devem ser mais bem investigadas e compreendidas. A classificação bibliográfica, como tópico de estudos, abrange desde a fase mais incipiente da pesquisa cientifica, quando temos o acervo como a identificação do problema a ser estudado até o momento em que o conhecimento produzido é absorvido e internalizado como acesso ao saber humano. Identifica relações e diferenças entre taxonomias, esquemas de classificação e tesauros. Analisa o acesso com abordagem à linguagem, como fator preponderante, e o que possibilita, qual o diferencial dele e em que contribui para a Ciência da Informação e a institucionalização da mesma.

Representação de informação e conhecimento: estudo das diferentes abordagens entre a ciência da informação e a ciência da computação

A Ciência da Informação vem estudando formas de representação da informação e do conhecimento visando a recuperação da informação. Esta pesquisa tem seu foco na representação do conhecimento e da informação, procurando investigar quais são os pontos convergentes e divergentes entre as linguagens documentárias da Ciência da Informação e as linguagens de marcação desenvolvidas e utilizadas na Ciência da Computação, tendo em vista identificar as ações, teorias e processos necessários para uma maior integração entre as duas áreas. Para isso, faz-se uma revisão dos elementos fundamentais necessários a representalção da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Para tornar possível a comparação entre áreas, apresentam-se os modelos mais consagrados de representação do conhecimento e da informação provenientes da Ciência da Informação, tais como metadados, tesauros e ontologias. No âmbito da Internet, apresentam-se as técnicas de representação com o uso das linguagens de marcação mais utilizadas e suas contribuições para o desenvolvimento da Web Semântica. Encerra-se apresentando uma proposta de estrutura de representação para recursos informacionais, especialmente os disponibilizados pela Internet. A proposta foi desenvolvida a partir dos recursos existentes na Ciência da Computação, particularmente, os oferecidos pela linguagem XML. Contempla a definição de uma ontologia e culmina com a criação de uma estrutura em XML para armazenar metadados de artigos eletrônicos.

Identificação de ofensores via análise da sensibilidade de estações na vazão de redes IEEE 802.11

Este trabalho apresenta uma análise do comportamento das redes sem fio diante da presença de ofensores dispositivos causadores do fenômeno conhecido como Anomalia da MAC em redes IEEE 802.11. Essa análise permite um melhor entendimento do comportamento da rede e isso é necessário para que se possa observar padrões que caracterize o causador da anomalia, tornando possível a identificação do ofensor da rede para que se possa partir para a próxima etapa que é a de mitigar o problema. Por meio de um arranjo de componentes de hardware e software, especificou-se uma bancada de testes que permite a coleta das informações necessárias a partir do ponto de acesso, tais como, a potência recebida e a taxa de transferência efetiva das estações conectadas à rede sem fio. Utilizando uma síntese dessas informações coletadas, na presença de ofensores, pôde-se observar padrões no comportamento da rede que deixaram evidente uma diferença na sensibilidade da estação ofensora em relação à vazão total da rede, o que a caracteriza como ofensora.

Year

2022

Creators

Marques, Claurem Paulus Ceolin

Nosti - A indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital

Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital e tem como objetivo encontrar uma solução para ampliar de maneira apropriada e segura a disponibilização de conteúdo animado nostálgico que se encontra de forma descentralizada, além de promover formas de interação social e coletiva entre o público deste conteúdo. Durante o andamento do projeto foram utilizadas duas metodologias de design, sendo elas design de interação de Jesse James Garrett e Design Thinking de Tim Brown, as quais guiaram o grupo com base em seus princípios até encontrar a melhor solução para o problema. Primeiramente, foi feita uma pesquisa aprofundada com diferentes usuários sobre o tema, em união a uma busca de maior compreensão sobre o assunto sob o ponto de vista histórico e social. Com a base teórica desenvolvida, foi possível então iniciar o desenvolvimento visual com painéis, logos, wireframes entre outros meios de geração e organização de ideias e, assim, abarcar o usuário para dentro do projeto. Ao término do estudo, concretizou-se que é possível ter uma maior disponibilização de forma ampliada gerando boas experiências. Foi observado também o interesse e a vontade de relembrar animações da infância, dentro do público jovem-adulto, o que se encaixa como ponto de partida para gerar por meio do design um resultado onde o usuário consiga ter boas experiências e se sentir emocionalmente ligado ao projeto.

Year

2021

Creators

Rodrigues, Eduardo Fernandes Jaconi, Gabriel Tung, Lillian Nogami

Rede de textos científicos: um estudo sob a ótica da institucionalização da Ciência da Informação no Brasil

Análise da institucionalização da pesquisa científica da Ciência da Informação no Brasil através do periódico Ciência da Informação. O objetivo geral da pesquisa é investigar a institucionalização social e cognitiva da Ciência da Informação com base nos artigos científicos do periódico Ciência da Informação em meio eletrônico, no período de 1995 a 2005, com o propósito de fornecer indicadores científicos para compreensão da área. Têm-se como objetivos específicos: mapear a rede de textos científicos formada através do periódico Ciência da Informação, a partir dos artigos de periódicos e suas citações; e destacar as tendências temáticas e a frente de pesquisa em Ciência da Informação, referente aos artigos científicos do periódico Ciência da Informação. Discute as diferenças e relações entre constituição e institucionalização de uma disciplina científica, as operações conceituais e sociais da constituição e as perspectivas cognitiva e social de institucionalização de uma ciência. Apresenta um quadro teórico de referências da Ciência da Informação, enfocando o objeto de estudo, as bases históricas, as características, as relações interdisciplinares e as questões polêmicas e controversas, a partir de textos importantes para a área. Revisa a literatura específica sobre o ciclo de produção, disseminação e uso da informação, dando destaque ao etos científico; ao periódico científico e suas funções, características e processo de avaliação; e ao artigo científico e suas funções e categorizações. Aborda a citação e as relações com a construção do conhecimento científico, como também a finalidade dos estudos de citação e a rede de textos científicos que se visualiza através dos mecanismos de citação e referência. Utiliza o método cienciométrico e a análise de citação, a análise de assunto e as representações cartográficas como técnicas. Constitui-se como pesquisa descritiva e exploratória segundo seus objetivos e, segundo os procedimentos metodológicos pela bibliográfica. Os principais resultados da pesquisa são: tendências temáticas voltadas para gestão da informação, mediação, circulação e uso da informação e avaliação da produção científica; concentração de artigos e livros como fontes citadas e o crescimento gradual da página de Internet, a cada ano; e destaque para os autores mais citados por recortes temáticos do campo, através dos grupos de trabalho da ANCIB. Revela-se que do artigo científico e suas citações é possível obter resultados satisfatórios sobre a formação de redes de textos científicos, as tendências temáticas e as contribuições dos atores científicos, assim como visualizar o grau de institucionalização da atividade científica de uma ciência. Portanto, afirma-se que, a partir do periódico Ciência da Informação, a Ciência da Informação no Brasil encontra-se em vias de institucionalização.

Year

2022

Creators

Silveira, Murilo Artur Araújo da

Estado "Juristocrático" de Direito: entre a judicialização da política, o ativismo judicial e o sistema dos precedentes

A presente pesquisa propõe a análise, sob o enfoque do Estado Democrático de Direito, de dois fenômenos largamente debatidos no âmbito jurídico não só brasileiro, como mundial: são a judicialização da política e o ativismo judicial. A partir do exame conduzido sobre os movimentos que levaram à formação da judicialização da política e do ativismo judicial no seio das sociedades ocidentais, busca-se conceituar, com maior nível de acuidade, o que se entende pelos fenômenos. A conceituação pretendida é de suma importância, uma vez que enfrenta a dificuldade que a pluralidade de significados, muitas vezes utilizados de forma imprecisa, impõe aos estudiosos do Direito. Deste modo, a investigação visa contribuir e enriquecer o debate na comunidade jurídica nacional. Na sequência da conceituação da judicialização da política e do ativismo judicial, busca-se traçar pontos de convergência e de afastamento entre os fenômenos, de maneira a comprovar a hipótese de que não se tratam de uma mesma manifestação. Por derradeiro, o estudo pretende investigar a judicialização da política e o ativismo judicial à luz do sistema dos precedentes brasileiros, perquirindo se este sistema apresentaria uma solução para mitigar os efeitos negativos causados pelos fenômenos. A pesquisa conclui que não existe resposta binária para a indagação, no sentido de que a judicialização da política e do ativismo judicial são fenômenos multifatoriais, complexos, e ligados, sobremaneira, à política, e que, por isso, reformas na legislação infraconstitucional, embora importantes, não seriam suficientes para mitigar, sozinhas, os efeitos causados por este movimento de politização da Justiça e, por consequência, de judicialização do processo decisório democrático. Finalmente, o presente estudo tem como método o hipotético dedutivo, e lança mão da revisão bibliográfica como ferramenta metodológica.

Year

2022

Creators

Bittencourt, Isabella Cardoso Rodrigues Beckedorff

O lugar da escola pública na construção da identidade de alunos e ex-alunos da Vila São Nazi

Embora a literatura especializada aponte freqüentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há um consenso sobre seus efeitos na construção da identidade de seus alunos. O objetivo dessa pesquisa é compreender, a partir de entrevistas com ex-alunos de uma escola pública, a relação indissociável entre escola, contexto sócio-familiar e a construção de sua identidade. O conceito de identidade está fundado na teoria histórico-cultural, em especial na teoria da subjetividade de González Rey (2003). A entrevista individual em profundidade foi o principal instrumento metodológico, caracterizando o método de história de vida (ALBERTI, 1990). Este método preserva o caráter interpretativo, interativo e singular propostos pela epistemologia qualitativa de González Rey (2002). Nesse sentido, nos permitiu reconstituir pelo relato dos entrevistados não apenas sua história na escola, mas a história de toda a comunidade e o lugar da escola dentro dela. A concepção de identidade por nós adotada rompe com uma circunscrição estreita dos sujeitos e os insere em um contexto repleto de dinamismo e oscilações característicos da vida em sociedade. Por meio das entrevistas foi possível observar mudanças na forma como as atividades e as funções escolares são compreendidas pelos ex-alunos de diferentes gerações, apontando para uma maior flexibilização da postura transmissiva e disciplinar. Contudo, mesmo que em seus relatos as vivências identitárias sejam consideradas importantes no seu processo de aprendizagem mesmo quando essas acontecem na escola não há, nem por parte dos entrevistados, nem por parte da escola, a percepção de uma relação necessária entre esses elementos. Em seus relatos, os entrevistados tendem a apresentar a identidade e a aprendizagem escolar como universos separados.

Year

2022

Creators

Santos, Marcelo Loures dos

Mediação de conflitos familiares e criatividade: um estudo a partir do perfil do mediador

O trabalho apresentado pretende, a partir de conceitos teóricos sobre mediação, família e criatividade, traçar o perfil dos mediadores e sua influência na prática de mediação familiar junto aos Tribunais. A pesquisa enfocou as características pessoais do mediador, assim como do processo de mediação por ele realizado e sua relação com a criatividade. A amostra foi composta por 16 mediadores, de ambos os sexos, na faixa etária de 32 a 64 anos, de várias origens profissionais. Os instrumentos foram: questionário e três situações problema que versavam sobre conflito entre pais a respeito de pensão alimentícia. Os resultados apontaram que os mediadores se capacitaram através de curso com duração média de 40 horas, são voluntários, têm pouca experiência prática em mediação e realizam em média uma sessão de mediação por caso, com duração de 30 a 60 minutos. A partir das situações problema, os resultados demonstraram maior tendência para definição dos problemas sob o ponto de vista psicológico e interrelacional, adoção de estratégias informativas e realização de perguntas fechadas. Constatou-se maior utilização de posturas avaliadoras, em detrimento das facilitadoras. Também se verificou ser limitado o processo criativo dos mediadores pela análise do nível de fluência, flexibilidade e originalidade das respostas. As respostas ao questionário foram submetidas à análise de conteúdo e avaliação qualitativa, passando ao crivo de três juízes especialistas na área para verificação do índice de concordância. Concluiu-se que a mediação, na forma como vem sendo aplicada, não facilita o desenvolvimento da criatividade pessoal e social nesse tipo de conflito.

Year

2022

Creators

Pligher, Simone de Andrade

Comunicação e isolamento: uma análise clínica de diários e blogs de adolescentes

Na presente pesquisa foram analisadas questões relativas à comunicação e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diário e blogs. Foi realizada a leitura de um diário de uma jovem, que foi escrito entre 1893 a 1895, e de blogs, escritos por adolescentes e que estão disponíveis na rede Internet. A análise e a interpretação foram feitas por a partir da teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Em ambas as formas de expressão diário e blogs podemos verificar alguns paradoxos característicos da adolescência, quais sejam: 1) apesar da necessidade de afastamento familiar do adolescente, ele necessita do acolhimento de sua família; 2) há uma busca por uma cura imediata para as suas angústias, mas ao mesmo tempo rejeita todas as curas que encontra, pois as consideram falsas porque não são suas próprias soluções; 3) o adolescente tem a necessidade urgente de se comunicar e necessidade mais urgente ainda de não ser decifrado; 4) o adolescente tem um medo de não ser encontrado, de não ser visto ao mesmo tempo que necessita se esconder das pessoas; 5) o adolescente tem uma incapacidade de ficar só, e esta capacidade é conquistada como fruto do amadurecimento que pressupõe à distinção de si mesmo na relação com os outros, e este ficar só do adolescente contribui para chegar a si mesmo. A partir de tais considerações, vislumbramos que o isolamento pode favorecer o desenvolvimento individual, principalmente neste período da vida; entretanto, a solidão e o retraimento também podem ser considerados como um abandono afetivo, o que pode ser reconhecido nos adolescentes que possuem apenas amigos virtuais. Entendemos também que um ambiente acolhedor e confiável contribui para a construção da identidade de um adulto saudável, e que uma presença potencial, implicada e reservada para acolher as angústias do adolescente, favorece a superação das dificuldades por ele enfrentadas. Assim, o ambiente em que os adolescentes vivem deve ser capaz de estar aberto à sua comunicação assim como ao seu silêncio. Já o ambiente virtual, quando bem utilizado, pode ser visto como um espaço potencial para a experiência lúdica e a criatividade, favorecendo a descoberta, por parte do adolescente, de ser alguém em algum lugar.

Itaipu e a urbanização da zona de fronteira do Iguaçu: cidade e conjuntos habitacionais da usina hidrelétrica

Esta pesquisa realiza uma reflexão sobre os fenômenos urbanos e sócio-espaciais na fronteira do Iguaçu, onde se encontram as cidades formadas nos territórios da Argentina, Brasil e Paraguai. Para isso, utiliza o conceito de fronteira adotado pela geografia e o conceito de fenômeno urbano adotado pelo urbanista Bernardo Secchi. Para a investigação, delineamos a década de 1970 como o recorte temporal, período representado pela construção da Usina de Itaipu Binacional, que promoveu um plano global de urbanização para as cidades paraguaias e brasileiras, se baseado principalmente na construção de conjuntos habitacionais e na estruturação do sistema viário, articulando as malhas urbanas das cidades da zona de fronteira. A análise é realizada pontuando os aspectos políticos, econômicos e sociais que envolveram a construção da usina, bem como dos projetos urbanos e arquitetônicos implantados pela empresa que, por fim, contribuíram para os processos atuais de expansão urbana e interação entre estas cidades. Analisamos primeiramente as lógicas naturais que configuraram as relações urbanas ao longo do tempo, como vínculos comerciais e turísticos, mobilidade e estrutura urbana, imigração e processos de territorialização, trocas culturais e identitárias para, em seguida, refletir sobre os documentos e projetos da época da construção da usina que revelam os interesses dos governos militares do Brasil e do Paraguai. A análise dos projetos urbanos demonstra que o partido adotado foi concebido para o controle e a vigilância da população, além de organizar hierarquias sociais e culturais, ao mesmo tempo em que, para a classe militar, observam-se projetos urbanos orientados para a socialização, a valorização do espaço público e do meio ambiente. Finalmente, concluiu-se que as conseqüências imediatas conduziram à segregação, ao esgarçamento da malha urbana e ao inchaço das cidades, culminando em conflitos sociais e identitários.