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Vila ferroviária Ponte Preta - Campinas, SP passado e futuro
A Revolução Industrial constituiu o inicio de um fenômeno histórico que marcou profundamente uma grande parte da Humanidade, assim como todas as outras formas de vidas existente no nosso planeta e que se prolonga até anos nossos dias. Os vestígios materiais destas mudanças profundas apresentam um valor humano universal e a importância do seu estudo e da sua conservação deve ser reconhecida. A preservação das vilas ferroviárias deve ser motivada pelo fato de, nesses bens, ser reconhecido um significado cultural, seu valor estético e /ou histórico - não se podendo desprezar os valores simbólicos, emocionais, afetivos o que os torna dignos de medidas a fim de que sejam tutelados para as próximas gerações. Ainda, pode ser destacada a preocupação em preservar as vilas ferroviárias como patrimônio histórico através dos processos de tombamentos, considerando não apenas seu valor histórico arquitetônico mas também a ação urbana que possibilita a manutenção dos atuais moradores nos conjuntos residenciais. Um exemplo é a Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurada em Campinas em 11 de agosto de 1872. O objetivo era construir uma estrada de ferro entre as cidades de São Paulo e Campinas, A Companhia em questão, construiu durante sua existência um total de 1.612 casas ao longo de suas linhas e principais entroncamentos ferroviários. Dentre as vilas ferroviárias construídas pela Companhia Paulista em Campinas, há a Vila localizada no bairro Ponte Preta. Ao longo dos últimos 80 anos, suas residências sofreram inúmeras intervenções por parte de seus moradores, adaptando-as a diversos gostos e necessidades. As casas foram sendo paulatinamente modificadas, com a substituição de diversos componentes construtivos e mesmo com o acréscimo de área construída. Dentro desse contexto, procuramos, conhecer as modificações ocorridas na Vila. Ainda na fase inicial das pesquisas constatamos a deterioração das casas da referida Vila com risco de vida para seus residentes. Assim, dada a importância da preservação deste importante patrimônio ferroviário através do tombamento e a imediata busca por financiamento para a restauração das casas, a fim de que os moradores tenham condições de continuarem residindo de forma segura, solicitamos a abertura de estudo de tombamento da Vila Ferroviária Ponte Preta tendo sido a petição aceita junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc). As investigações e os resultados constituem o escopo da presente tese/dissertação.
2022
Müller, Christine
Análise do comportamento mecânico de concretos reforçados com fibras e adição de resíduo de fresado asfáltico
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Martins, João Victor Rodrigues
A Educação Corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o impacto do programa na melhoria das condições de empregabilidade dos ex-funcionários da organização. As mudanças ocorridas no período histórico pós-industrial afetaram decisivamente a organização do trabalho e o perfil do trabalhador. A capacidade produtiva precisou ser revista, de modo a atender as novas necessidades do mercado global. O processo de qualificação profissional dos trabalhadores se estendeu para o ambiente empresarial, buscando o atendimento das novas necessidades de produção e acumulação, características desta nova etapa do desenvolvimento capitalista. Neste contexto, iniciativas educacionais são desenvolvidas onde a pessoa exerce efetivamente seu trabalho. A Educação Corporativa consiste em ações conduzidas pelo meio empresariais com vistas à qualificação de seus funcionários. Dentro do propósito da realização de uma pesquisa qualitativa, lançamos mão do estudo de caso, enquanto opção metodológica. Para isso, utilizamos dois instrumentos para coleta dos dados: análise documental e bibliográfica e entrevistas semi-estruturadas com oito ex-funcionários da Instituição, que permitiram ao final deste trabalho, tecer nossas análises, elencar perspectivas e promover sugestões. Contrapõe-se à idéia da Educação Corporativa ou como se veicula no meio empresarial, Universidade Corporativa ser capaz, sozinha, de contribuir para o aumento da chamada empregabilidade do trabalhador. As organizações são beneficiadas pela Educação Corporativa, mas também colaboram com a qualificação do trabalhador para o mundo do trabalho. No entanto, não soluciona o problema do desemprego, pois ela própria apresenta limites, além daqueles oriundos do mercado, ressaltando assim a necessidade da presença do Estado como regulador da economia e como provedor dos direitos sociais básicos igualmente a todos.
2022
Amaral, Rodrigo Buzin Siqueira do
Resiliência e sensibilidade materna na interação mãe-criança com fissura labiopalatina
O trabalho descreveu a interação mãe-bebê nos casos de fissura labiopalatina sob a perspectiva dos conceitos de resiliência e sensibilidade materna. Foi investigada a influência de quatro fatores de proteção para organização dos atributos resilientes no processo de enfrentamento das participantes: a autodescrição, a integração e organização familiar, o suporte social e o relacionamento com a equipe de saúde e com outros pais com a mesma experiência. A interação mãe-bebê foi avaliada segundo a observação de comportamentos indicadores da sensibilidade materna. A pesquisa envolveu seis mães de crianças com fissura labiopalatina, com idades entre seis meses a um ano e seis meses. Foi aplicada uma entrevista semi-estruturada, composta por vinte questões, para avaliação dos atributos resilientes, além de um protocolo de observação naturalística da díade mãe-bebê, denominado Maternal Behaviour Q-Sort. Os dados da entrevista foram analisados qualitativamente, utilizando procedimentos da análise temática e da Grounded Theory. Os resultados indicaram que os fatores de proteção influenciaram a manifestação de atributos favoráveis ou não favoráveis para inferir a presença da resiliência. O processo de enfrentamento das participantes foi composto pelas seguintes fases: (fase anterior) a habilidade das participantes para enfrentar os problemas em geral, anteriores a fissura; (1ª fase) o confronto com a fissura labiopalatina; (2ª fase) o segundo contato com o bebê; (3ª fase) o retorno a casa; (4ª fase) a realização da primeira cirurgia. Para todas as participantes, a interação mãe-bebê caracterizou-se por comportamentos indicativos de sensibilidade materna.
2022
Nascimento, Ana Cristina Araújo do
O acesso à Internet como realização do direito à educação sob a ótica da pandemia de COVID-19.
Esta pesquisa tem a finalidade de analisar o acesso à internet como um modo de garantir o direito constitucional à educação, seja através de seu reconhecimento como direito fundamental, seja disponibilizando os meios necessários para sua conexão, demonstrando as particularidades que a pandemia de COVID-19 evidenciou e agravou no seu decorrer, resultante da inércia na tomada de decisões. Para esta análise utiliza-se do método dedutivo, pois, uma vez apreciados os deveres e metas constitucionais para com a educação, em tempos excepcionais como a da pandemia de Sars-Cov-2, no qual o contato social foi reduzido expressivamente, em termos de isolamento social, o acesso à internet de qualidade, oferecendo tanto o serviço em si quanto os dispositivos demandados, tornou-se o meio mais seguro e eficaz tendo em vista os pormenores enfrentados desde o ano de 2020 na educação brasileira. Nesse sentido, é importante considerar a cooperação entre os entes públicos, porque, segundo a Carta Maior Brasileira, estes são responsáveis pelo provimento da educação, sendo igualmente encarregados por contornar as adversidades desse período excepcional que demanda uma atuação conjunta e coordenada tanto da União, quanto dos Estados e Municípios e das demais esferas da sociedade. Ainda assim, pauta-se esta pesquisa tanto na bibliografia especializada sobre esta temática, contemplando algumas análises do caso em foco, principalmente em estudos realizados pelo Congresso Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), como também se observam as metas constitucionais visando aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030). Por fim, a análise deste objeto permite consagrar a relação entre as desigualdades educacionais e as desigualdades socioeconômicas que evidentemente têm impacto direto no acesso à internet, haja vista que esta é a principal via de realização do direito constitucional à educação, o qual tem vital importância para os interesses nacionais, e relaciona tal temática com uma atuação mais incisiva na área legislativa e na elaboração de políticas públicas, para que sejam superados os empecilhos impostos pela pandemia de COVID-19 ao Sistema Educacional Brasileiro.
2022
Morais, Gabriel Toledo de
Os espaços livres públicos centrais na estruturação urbana do Recife
Este trabalho tem como objetivo analisar os espaços livres públicos centrais, na estruturação urbana da cidade do Recife, buscando verificar a existência de diálogo entre estes espaços e a dinâmica metropolitana. Tendo como eixo central da investigação os espaços livres que estão localizados nos centros urbanos e que possuem uso público, a pesquisa utilizou-se do contexto territorial da cidade do Recife como estudo de caso. Após uma busca conceitual que considerasse o espaço livre público como integrante dos usos e apropriações da área central, investigou-se o conjunto de espaços livres localizados no centro da cidade do Recife, o que resultou na análise de três espaços livres públicos com raio de influência metropolitana. Após investigar a Praça do Derby, a Praça Rio Branco e o Parque 13 de Maio, ficou escolhido como foco da pesquisa a Praça do Derby, por ser um ponto nodal de influência na dinâmica espacial metropolitana e apresentar características contemporâneas da na esfera da vida pública.
2022
Rosal, Ricardo Luís Galvão
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores .
2022
Silva, Daniela Regina da
Relação entre eventos estressantes e urgência hipertensiva em mulheres
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Santos, Flávia Urbini dos
Respiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literatura
Introdução: A voz é um dos bens mais preciosos da humanidade, é um importante instrumento de comunicação e é também utilizada como um instrumento musical, presente desde a idade medieval e que permite outra forma de expressão através do canto. Cantar exige uma demanda maior de todo o sistema e uma ação articulada e coordenada entre os diferentes recursos do aparelho fonador. A respiração é um dos recursos da fonação que pode ser controlada e ajustada durante o canto, auxiliando na melhora da qualidade e no controle da emissão vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto e seus benefícios, com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: Revisão integrativa de literatura que se caracteriza como uma análise qualitativa, descritiva e exploratória. Para realização da busca dos artigos nas bases de dados foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia. Os descritores “canto” e “respiração” foram selecionados como os principais, de forma que foram combinados entre si e entre os demais descritores utilizando o operador booleano ‘’AND’’. Foi utilizado um teste de relevância, para se verificar o atendimento aos critérios de inclusão e assim determinar se os artigos se enquadravam ou não no estudo em conformidade aos seus objetivos. Resultados: Foram encontrados inicialmente 10.394 e após a verificação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Foi observado que o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, melhora a qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia na realização do vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora a projeção vocal, auxilia a mudança de tom e contribui para a elevação da pressão subglótica, exigida em emissões de intensidades elevadas. Não existe consenso na literatura em relação ao tipo respiratório preconizado para o canto, sendo que o mais citado foi o intercostal e diafragmático. Não foram obtidos dados científicos referentes a qual seria o valor de TMF preconizado para o canto. Existem controvérsias entre os profissionais do canto em relação à definição do apoio respiratório, porém os estudos citam a participação da musculatura abdominal e do tórax durante o suporte respiratório. Não foram encontradas descrições de estratégias para adequar o apoio respiratório, visto que os estudos preconizaram considerar medidas fisiológicas para definir melhor os aspectos respiratórios no canto. Foram identificadas diferenças entre os gêneros na investigação da ventilação regional (um estudo). Encontraram-se dados sugestivos de que o fator emocional durante a emissão vocal e o nível de experiência profissional podem ter impactos positivos no suporte respiratório. Outro dado relevante foi o de que profissionais do teatro musical precisam de um maior preparo respiratório, pois ao dançar e cantar o consumo de oxigênio aumenta e as demandas cardiovasculares exigidas podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório tem benefícios significativos no canto, mas ainda existem inúmeras controvérsias em relação a definição, estratégias e fatores fisiológicos envolvidos. Há necessidade de mais estudos relacionados ao tema, principalmente no canto popular.
2021
Tagliaferro, Sabrina Laureano, Thais Macedo
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas jornalísticas, direcionados a professores para o uso do jornal em sala de aula. A avaliação é feita com base em cinco categorias, sendo elas: capacitação de professores, desenvolvimento de uma competência midiática, jornal como instrumento didático-pedagógico, jornal como instrumento que estimula a criticidade e jornal como instrumento que promove a interdisciplinaridade. Também foi obtida a opinião de coordenadores de programas com esta finalidade, por meio de questionário on-line. A presente pesquisa surgiu porque, em Educação, os educadores deveriam estar atentos às influências dos meios de comunicação e das novas tecnologias de comunicação e informação na escola. Como isso não ocorre de modo satisfatório, as empresas jornalísticas é que estão preparando os professores para o uso nem sempre didático do jornal, por meio de programas com objetivos comerciais. Como são muitos os programas deste tipo, sendo 50 ao todo, uma análise do ponto de vista pedagógico de materiais distribuídos aos professores torna-se relevante, já que a quantidade de programas cresce a cada ano, ao mesmo tempo em que há uma queda no número de leitores diários de jornais. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar que a criticidade deve estar sempre presente na utilização de reportagens em sala de aula, já que as empresas jornalísticas possuem ideologias e interesses que podem não ser os mesmos da Educação. Portanto, o trabalho aborda uma reflexão sobre quem deveria preparar os professores para a utilização do jornal em sala de aula: as empresas jornalísticas ou os cursos de formação de professores?
2022
Paroli, Rebeca Maria
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Rocha, Marina
O trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunos
Baseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. Partindo do princípio de que houve um grande aumento dos cursos jurídicos e, conseqüentemente, aumento da contratação de professores de educação superior, foi feito um estudo junto aos alunos do quinto ano da faculdade de Direito mencionada para saber qual a análise que eles fazem sobre a didática dos seus professores e como está, na visão deles, o processo ensino-aprendizagem. Também foram ouvidos alguns professores - os mais citados pelos alunos como sendo os melhores - e foram feitas comparações a respeito das suas opiniões e as dos alunos. O resultado foi surpreendente, tanto os alunos quanto os professores têm idéias e opiniões muito parecidas e ficou claro que o que mais se valoriza em um curso jurídico é o tradicional, tanto em relação à metodologia utilizada nas aulas (preferem a aula expositiva) quando às avaliações. Com esse estudo, foi possível identificar o que pode ser mudado ou não e como o professor deve agir diante de alunos tradicionais e as possibilidades de mudança desse quadro para uma situação de maior busca da aprendizagem.
2022
Cabral, Rosemary Cardoso
Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.
2022
Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
Análise da Qualidade Ambiental de Remanescentes Florestais por meio de métricas de paisagem: Um estudo no município de Campinas/SP
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
2022
Silva, Alessandra Leite da
Fatores associados a não adoção de comportamentos saudáveis entre indivíduos com hipertensão arterial e diabetes mellitus no Brasil
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm grande impacto na mortalidade mundial e nacional, dentre essas focaremos nas doenças cardiovasculares (DCV) e o diabetes mellitus (DM). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a principal causa de DCV. Para o controle de HAS e DM fazse necessário que os portadores adotem hábitos de vida saudáveis, tais como prática de atividades físicas, alimentação saudável, diminuição do consumo de álcool e abdicação ao tabaco. Essas práticas são desafiadoras na prevenção e controle das DCNT. O objetivo desse estudo foi identificar os fatores associados a não adoção de comportamentos saudáveis em hipertensos e diabéticos brasileiros. Trata-se de um estudo transversal que utilizou o questionário individual da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013. A variável desfecho foi a não adoção de hábitos saudáveis (adoção de 2 ou menos comportamentos saudáveis). Foram considerados hábitos saudáveis para hipertensos: muito baixo/baixo/adequado consumo de sal, consumo adequado de frutas, legumes e verduras (5x/dia), não fumar, não beber em excesso e praticar atividade física regularmente (≥150 min/semana). Para diabéticos o sal foi substituído por baixo consumo de açúcar (< 1 vez/semana). Mais de 70% dos hipertensos e diabéticos receberam recomendação sobre comportamentos saudáveis em algum estabelecimento público. A recomendação mais frequentemente mencionada pelos hipertensos foi “ingerir menos sal” (91,1%) seguido de “manter alimentação saudável” (88,3%). Entre os diabéticos, foi “manter alimentação saudável” (94,8%), seguido de “manter o peso adequado” (91,8%). Os comportamentos saudáveis mais adotados pelos adultos hipertensos foi o não consumo excessivo de bebida alcoólica (91,5%), seguido do hábito de não fumar (86%) e entre os diabéticos foi “não consumir bebida alcoólica em excesso” (94,1%), seguido por “não fumar” (89,1%). Entre os hipertensos, 63,8% não adotam comportamentos saudáveis e entre os diabéticos a proporção foi de 49,3%. Os resultados da análise multivariada para hipertensos mostraram que o menor tempo de diagnóstico da doença (OR=1,21, IC95%: 1,02-1,42), não usar medicamentos (OR= 1,38, IC95%: 1,13-1,68), não ir ao médico regularmente (OR=1,43, IC95%: 1,23-1,65) e ter boa autopercepção da saúde (OR=1,16, IC95%: 1,00-1,36) aumentaram a chance dos indivíduos não adotarem comportamentos saudáveis. Para os diabéticos, indivíduos que não fazem uso de medicação têm maior chance de não adotarem comportamentos saudáveis (OR=1,37, IC95%: 1,02-1,85), assim como aqueles que não vão ao médico regularmente (OR=1,42, IC95%: 1,08- 1,87), não têm limitação das atividades diárias (OR=1,39, IC95%: 1,00-1,94) e que têm boa autopercepção da saúde (OR=1,47, IC95%: 1,09-1,98). Para mudança desse cenário acredita-se que estratégias de recomendação devem considerar as particularidades dos pacientes, sendo necessário que os 6 profissionais se atentem para questões como o tempo de diagnóstico da doença, uso de medicação, frequência às consultas médicas, limitações diárias das atividades e autopercepção de saúde, que são fatores capazes de interferir na adoção dos comportamentos saudáveis de hipertensos e diabéticos. A adoção de comportamentos saudáveis é um processo complexo, e não depende apenas da promoção da saúde no nível assistencial. O estímulo à adoção de estilos de vida saudáveis se mostra fundamental, sendo necessário focar não apenas nos efeitos adversos dos hábitos nocivos, mas promover também os benefícios dos comportamentos saudáveis.
2022
Dionato, Franciele Aparecida Vecchia
Participação popular no Município de Campinas: avaliação do processo de elaboração do Plano Local da Macrozona 05
A presente dissertação tem como objetivo geral analisar a questão da participação popular na elaboração de políticas urbanas no Brasil desde a aprovação do Estatuto da Cidade. Busca avaliar, a partir da investigação do processo de elaboração de um Plano Local no município de Campinas (SP), como este requisito previsto no Estatuto se integrou à construção de uma gestão democrática da cidade. Enfoca o papel dos espaços de participação popular institucionalizados os Conselhos Gestores - constituídos a partir da Constituição Federal de 88, seus limites, contradições e possibilidades de interferência nas políticas públicas municipais, assim como procurou observar como as diversas camadas e interesses sociais interagiram na tomada de decisões e na busca de soluções para o território. As reflexões aqui traçadas têm como referência o município de Campinas e dois conselhos gestores, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e o Conselho da Cidade (CONCIDADE), atuantes no processo de planejamento urbano municipal e que foram de grande importância durante os processos de elaboração do Plano Diretor Participativo de 2006 e do Plano Local da Macrozona 05, objeto de análise da pesquisa realizada.
2022
Silva, Maitti Gadioli Monteiro da
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição.
2022
Santos, Jurandir dos
A secularização no pensamento de Charles Taylor
Esta dissertação procura explorar o conceito de secularização no pensamento de Charles Taylor e entender, à luz do seu pensamento, a realidade secular do Estado brasileiro. Para o autor canadense, a secularização pode ser definida em três sentidos: a separação entre Igreja e Estado; o abandono das práticas religiosas; e, por fim, a fé como uma opção dentre tantas outras. Para o primeiro sentido, que é o da separação entre Igreja e Estado, o autor se refere aos Estados Unidos, na condição de uma das primeiras sociedades a separar Igreja e Estado, ainda que aquele país se insira na sociedade ocidental com as estatísticas mais elevadas de fé e práticas religiosas. Tudo para mostrar que separação não quer dizer inimizade do Estado com a Igreja. O segundo sentido, que é o do abandono da fé, consiste no abandono de convicções e práticas religiosas, em pessoas se afastando de Deus e não mais frequentando sua igreja (comunidade eclesial). O terceiro sentido da secularização, segundo Taylor, é o da fé como uma opção dentre tantas outras. Uma opção que não é mais o padrão, mas deve ser preservada e respeitada. Com o objetivo de mergulhar no pensamento de Taylor, como ele mesmo diz que seu pensamento é fruto de um entendimento equivocado de outros sociólogos da religião a respeito da secularização, procuramos encontrar um desses sociólogos, Peter Ludwig Berger, que representa bem a discussão, a fim de demonstrar que o pensamento do filósofo canadense não surgiu do nada. Por isso mesmo, esta dissertação segue a seguinte divisão: 1º Capítulo, Peter Berger e a teoria da secularização; 2º Capítulo, A própria tese de Taylor: a fé como uma opção dentre tantas outras; e 3º Capítulo, A realidade secular brasileira. Concluímos que, dos três sentidos apresentados por Taylor, dois deles contemplam a realidade secular brasileira. Apesar das divergências de opinião, é possível se falar da separação entre Igreja e Estado no Brasil (1º sentido). Também no maior país da América do Sul, a fé está fortemente presente, porém, sem ser a única opção, e muito menos a opção-padrão (3º sentido).
2022
Jeudy, Josner
Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de informatização irreversível. Desse modo, o objetivo deste trabalho é investigar o processo de formação de professores para o uso das novas tecnologias no contexto da política do Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO -, implantada nas escolas municipais da cidade de Campinas/SP. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi utilizada uma metodologia qualitativa, pois esta possibilita acompanhar a dinâmica dos conflitos, as contradições, a análise, a formulação e a reformulação de hipóteses causais. Foram utilizados, como instrumento para coleta dos dados, questionários aplicados a professores de Ensino Fundamental de escolas municipais de Campinas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a coordenadora do Núcleo Tecnológico Educacional NTE -, o qual é a representação da política do PROINFO em Campinas; com o diretor do Departamento Pedagógico da Prefeitura; com os dois diretores das escolas pesquisadas e com dois coordenadores nelas desenvolvidos. Os dados coletados e analisados apontam para um cenário complexo e contraditório nas relações que envolvem a escola, a tecnologia e o meio público. Constatamos que a política do PROINFO em Campinas se apresenta sem foco e sem clareza nas suas diretrizes de funcionamento.
2022
Barreto, Patricia
A economia da produção do conhecimento científico e as bases de dados
O trabalho aborda a questão das relações econômicas estabelecidas entre as etapas de produção, distribuição e uso da informação na cadeia produtiva do conhecimento, disponível nos provedores em linha, para compreender a lógica econômica que sustenta essa indústria.Discutem-se primeiramente elementos sobre a História da Informação, inter-relacionando o histórico da Ciência da Informação, da Sociedade da Informação e das edições científicas certificadas. Apresentam-se, em seguida, a oferta, a demanda e suas relações no mercado do conhecimento científico, mostrando as particularidades desse mercado com relação aos mercados convencionais.Finalmente aborda-se a cadeia produtiva e as bases de dados, particularmente do provedor Dialog e algumas de suas bases de dados, oferecendo dados quantitativos. O problema é mostrar a lógica contraditória na cadeia produtiva do conhecimento científico, o acesso à informação não foi uma conseqüência espontânea da liberalização comercial, mas criou gargalos técnicos e econômicos para quase toda a comunidade científica, recrudescidos e perpetuados pelo oligopólio dos grandes provedores de acesso em linha, os quais agrupam em si as grandes bases de dados privadas.
2022
Xavier, Rodolfo Coutinho Moreira