RCAAP Repository
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Barros, Adelir Aparecida Marinho de
Psicologia Comunitária e a Vida Cotidiana: Reflexões a partir do lugar de moradia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Santos, Laura Casagrande Leon dos
Estratégia de polling híbrida para prolongamento do tempo de vida de uma rede de sensores sem fio
Redes de Sensores Sem Fio são redes próprias para a coleta de dados em ambientes agressivos, de difícil acesso ou de alto custo de implantação de infraestrutura cabeada. Apesar destas vantagens, tais redes muitas vezes dependem de baterias para funcionar, o que pode acarretar uma séria limitação em seus tempos de operação. Em função disso, neste trabalho, desenvolveu-se uma estratégia para o prolongamento do tempo de vida de redes de sensores, mediante a aplicação de uma estratégia de polling híbrida que permite reduzir a quantidade de quadros transmitidos pelo nó roteador. Desta forma, pode-se estender significativamente o tempo de vida do nó roteador e, consequentemente, a vida da rede. A técnica proposta torna-se progressivamente mais vantajosa, quando comparada a técnica de polling clássico, conforme aumenta-se o número de nós da rede. Os resultados experimentais obtidos com uma rede com quatro nós indicam uma ampliação do tempo de vida em cerca 32,14%. É importante notar que a extensão do tempo de vida da rede de sensores amplia a viabilidade econômica da tecnologia e, portanto, a torna mais accessível a potenciais usuários.
2022-12-06T14:21:30Z
Yano, Inácio Henrique
Porosidade urbana: continuidade, descontinuidade e ação na cidade contemporânea
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Blumer, Mariana Piovan
Análise de Requisitos de Segurança para uma Rede de IoT
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Monteiro, Tiago Guimarães
Uma topologia das visões de mundo como introdução à bioética
A reflexão Bioética, em tempos de globalização, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da ?tica e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que pressupõe o não desconhecimento das supera??es concretas, parciais e deficitárias que ocorrem no mundo real, no pensamento, no comportamento e na história. Desta forma buscou-se dar inteligibilidade a conceitos usuais nas áreas das quais a Bioética ? tributária, através de uma topologia obtida lançando-se tais conceitos em um plano geométrico, chamado aqui "plano da imanencia". Neste plano, os conceitos e categorias ganham operacionalidade e inteligibilidade uma vez que estão articulados entre si de tal forma a delimitarem quatro campos distintos, espécies de campos epistemológicos. Como resultados, são desvendados os vínculos, especialmente os fenomenológicos, os axiológicos e os ideológicos de conceitos que refletem saberes acumulados em vários campos do conhecimento, no entanto muitas vezes desarticulado pelos excessos analíticos e hermenêuticos na filosofia contemporânea. A partir desta metodologia que parte do TELOS para o ONTOS, buscou-se uma aproxima??o do fundamento último do homem que ? o de um ser DEVENIENTE, em busca por sentido que, sujeita a perigosos desvios, é essencialmente busca de autotranscedência que ocorre, no entanto, no plano da imanência e ? nesse campo que se imprimem as tensões entre o ser e o dever-se.
2022-12-06T14:21:30Z
Ilario, Enidio
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino do interior do Estado de São Paulo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Pires, Renata de Souza
Relatório final do projeto experimental da Agência Mesoz para a marca Nike
O presente trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento do calçado Nike React Infinity Run Flyknit 2, além de reforçar o seu posicionamento perante o público-alvo. Trata-se de um tênis específico para corrida da marca Nike, com foco nos corredores de entrada, ou seja, que percorrem de 5 a 10 quilômetros por treino. Baseado em pesquisas de fontes primárias e secundárias realizadas pelos próprios graduandos, foi realizada a análise do micro e do macroambiente para a elaboração do planejamento de comunicação. A linha criativa fundamentou-se no conceito "Calce uma nova [re]ação". O termo "[re]ação" foi escolhido como ponto focal da campanha pois carrega o nome do produto, React, sendo assim uma estratégia de fixação e aumento de share of mind. A campanha terá duração de dois meses, entre março e abril de 2022, com foco no estado de São Paulo. O plano engloba estratégias de mídia, com ênfase em Internet (Instagram, Facebook, Youtube, Google Ads e Mídia Programática) e Out of Home (relógios de rua digitais), e também uma ação de marketing promocional, o Desafio React, que visa elevar o valor agregado do produto e impulsionar as vendas, além de promover o esporte. Como resultado espera-se não apenas um aumento no share interno de vendas e um crescimento do share of mind do produto, mas também a consolidação do mesmo como referência para os corredores de entrada.
2022-12-06T14:21:30Z
Coletti, Cesar Augusto Galassi, Eduardo Queiroz, Isabella Caroline de Almeida Brolacci, Milena Amarante Diniz, Silvia Juliana Xavier Calazans Ferreira, Tainá Reis Oliveira, Taís Nouér De
O periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o enfoque temático, no período compreendido entre 1977 e 2000, data de sua fundação até os dias atuais. Com fundamento na análise identifica as tendências de pesquisa na área de Educação na UFPR. Avalia o periódico Educar em Revista em relação aos critérios UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES. Para concretizar os objetivos, buscaram-se informações em documentos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação e Administração da Revista, realizaram-se entrevistas com dez coordenadores do PPGE visando preencher lacunas no registro histórico. Os dezenove fascículos foram analisados, quando foi possível identificar títulos dos documentos, os autores, o tipo de autoria e a origem dos autores, os assuntos dos documentos e as palavraschave encontradas. Após relacionar as variáveis citadas em uma base de dados Access, os dados foram tabulados e analisados utilizando-se a técnica de análise documentária e de conteúdo. Os resultados indicam que Educar em Revista é um periódico de cunho científico. Nos documentos registrou-se uma presença maciça de autoria única, com autores em sua grande maioria do Setor de Educação da UFPR, só ocorrendo modificações significativas no período entre 1998 e 2000, quando se observou um crescer das colaborações externas na Revista. A temática dos documentos relacionou-se basicamente com a área de concentração do Programa – Currículo, tendência verificada até 1998, quando a mesma foi extinta.
2022-12-06T14:21:30Z
Silva, Suely Ferreira da
Baixas doses de midazolam para ansiólise de gestantes submetidas ao parto cesariana
Unimed Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Oliveira, Pedro Solfa Campos
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é configurado pelos sujeitos analfabetos e qual o impacto dessas configurações no seu modo de perceber-se, sentir e agir. Para tanto, adotou-se a teoria da subjetividade de González Rey juntamente com a teoria da Libertação de Paulo Freire, como suportes teóricos que podem proporcionar uma nova compreensão do processo de alfabetização. No aspecto metodológico, a epistemologia qualitativa de González Rey constituiu-se como aporte e caminho às investigações, em que se fez uso de instrumentos como: observações, entrevistas e encontros-aula. Como resultados da pesquisa foi possível acessar indicadores e sentidos dos sujeitos sobre o analfabetismo, como: para ser considerado sujeito é preciso saber escrever o próprio nome, sentir-se acolhido e possuir conhecimentos acadêmicos. Também foi possível acessar indicadores do processo de alfabetização idealizado pelos participantes como sendo um momento que deve valorizar a cultura, permitindo-lhes expressar seus desejos e problemas, fundado no diálogo e no respeito às diferenças. Evidenciaram-se, também, a importância da linguagem no processo como meio de recuperação do sujeito histórico-social que cada um deles representava, se constituindo de subsídio relevante para construir alguns princípios de uma proposta de alfabetização com foco no sujeito.
2022-12-06T14:21:30Z
Costa, Maria Betânia Gondim da
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem.
2022-12-06T14:21:30Z
Moura, Antônio Carlos Silva
Análise comportamental em depressivos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Campos, Ana Paula Azevedo
Revistas da área da ciência da informação: análise das referências citadas nos diferentes períodos da publicação em versões impressa e eletrônica
Estudo exploratório sobre o acesso aberto às informações científicas em três revistas da área da Ciência da Informação. A revisão de literatura incluiu a discussão sobre a importância da comunicação científica para fins de elaboração de novos estudos. O objetivo geral foi identificar a influência do acesso aberto às informações científicas sobre o uso dos artigos científicos das referidas revistas; como objetivos específicos, (a) a elaboração de estudo exploratório utilizando as referências das revistas Ciência da Informação, Perspectivas em Ciência da Informação e TransInformação; (b) a coleta de informações das revistas selecionadas para fins de identificar mudanças relevantes no período de análise e (c) a análise quantitativa dos dados colhidos nos períodos pré-estabelecidos das revistas selecionadas. De acordo com o método quantitativo de análise de referências empregado neste estudo, foram analisados 59 fascículos e 9.145 referências, considerando como critério de seleção das revistas o fato de serem consideradas Qualis A nacional pela CAPES e apresentarem tempo de publicação suficiente para a aplicação desta análise. O período de análise deste estudo variou entre as revistas, pois tevese como intenção analisar quatro anos em que as mesmas eram publicadas somente em formato impresso e quatro anos após seu início de publicação também em acesso aberto. As principais conclusões deste estudo foram que o acesso aberto às informações científicas, quando estudado nestas três revistas da Ciência da Informação e neste período, não causa influência referente ao aumento de referências de seus artigos; que possivelmente há direcionamento dos autores quanto às suas referências para as revistas que desejam publicar; e que grande parte das fontes utilizadas pelos autores é de língua inglesa.
2022-12-06T14:21:30Z
Cartezani, Grasiela
Hospital de Isolamento de São Paulo: Investigações históricas de sua formação e de suas edificações remanescentes a partir de um projeto de restauro
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo investigar a história da formação, a implantação e a tipologia das construções do Hospital de Isolamento de São Paulo, atual Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Instituto Adolfo Lutz. Estes edifícios foram construídos entre 1875 e 1900, num período no qual a concepção médica, antes da revolução bacteriológica, professava que as transmissões e o surgimento de doenças tinham como seu principal veículo de transmissão o ar. Os atuais remanescentes deste Hospital de Isolamento, a Casa Rosada (antigo Pavilhão Classe), a Casa Azul (antigo Pavilhão 2 ) e a atual biblioteca do Instituto Adolfo Lutz (antigo Pavilhão 4) , constituem um patrimônio histórico representativo da arquitetura pavilhonar do século XIX. Esses edifícios ainda guardam informações valiosas a respeito do conjunto hospitalar ali projetado e neles estão presentes tipologias, técnicas construtivas e materiais de construção de alto significado histórico: em seus tijolos, nos ferros fundidos dos seus gradis, nas aberturas dos porões, nos pátios internos, nas passarelas, nas formas arquitetônicas e em suas implantações em relação ao conjunto. Esta dissertação pretende valorizar este patrimônio histórico através do estudo de prospecções para fins de realização de projetos de restauro arquitetônico.
2022-12-06T14:21:30Z
Silveira, Paulo Fraga
Granularidade da informação em sistemas hipermídia adaptáveis
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CpqD
2022-12-06T14:21:30Z
Angelo, Fábio Nunes
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A investigação focalizou cinco adultos com TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, pela possibilidade de esse tipo de pesquisa qualitativa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo, bem como dos sujeitos envolvidos. Dentre as opções de trabalho com o Estudo de Caso, elegemos a História Oral, que possibilitou, por meio de entrevistas orais gravadas, analisar a influência da docência no desempenho escolar dos sujeitos da pesquisa. O conhecimento produzido evidenciou a necessidade do estudo crítico e aprofundado sobre o tema abordado nos cursos de formação de professores no Ensino Superior. Concluiu-se que a abordagem do TDAH, nos cursos de formação docente, inserida no contexto da teia de significados das práticas escolares, em suas várias dimensões social, cultural, pedagógica, biológica deve contribuir significativamente para a valorização de cada aluno e dos relacionamentos no ambiente escolar, além de contribuir para o professor conhecer o que pode influenciar o desempenho escolar de alunos com TDAH.
2022-12-06T14:21:30Z
Reis, Maria das Graças Faustino
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Camargo, Fernanda Furtado
Planos de saneamento na região metropolitana de Campinas: modelos de gestão e a garantia de acesso ao serviço
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022-12-06T14:21:30Z
Gottardello, Maria Flávia de Araujo
Gestão do conhecimento no treinamento e desenvolvimento de pessoas
As organizações estão cada vez mais pressionadas a responderem às demandas do mercado e às mudanças sofridas com rapidez, porém buscando as melhores práticas em seus processos. Esta pesquisa procurou, neste contexto, verificar a possibilidade de inter-relação entre a área de Gestão do Conhecimento, que visa o capital intelectual da empresa e seu fomento através do compartilhamento de conhecimento com a área de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, que lida com a capacidade de aprendizado dos funcionários. Outros objetivos foram: analisar os conceitos de Gestão do Conhecimento e de Treinamento e Desenvolvimento disponíveis na literatura, relacioná-los às informações disponíveis em sites de empresas que demonstraram aplicar tais processos em seu ambiente, verificando as adequações ou as inadequações existentes, e, identificar as contribuições da Ciência da Informação para estes processos. O método que norteou esta pesquisa foi o indutivo, possuindo característica qualitativa e bibliográfica. Para tanto, foram escolhidas duas empresas que disponibilizam em seus sites informações sobre os dois processos. A bibliografia selecionada sobre tais processos embasou análise dos sites. Após a análise, identificou-se que a empresa A pratica a Gestão do Conhecimento e o processo de Treinamento e Desenvolvimento seguindo as tendências norteadoras desta área. A empresa B não tem uma prática clara de Gestão do Conhecimento, porém o processo de Treinamento e Desenvolvimento, assim como na empresa anterior, segue as tendências orientadoras da área. Considerou-se também que a Ciência da Informação, tendo a informação como seu insumo básico, contribui satisfatoriamente para estes processos, já que lida com a essência que originará a formação do conhecimento, e que foi a base de estudo nesta pesquisa. Concluiu-se que há convergência entre os processos de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento, visto que o crescimento e desenvolvimento corporativo pressupõem, em dias atuais, a capacidade da empresa em criar conhecimento novo, compartilhando-o entre os funcionários e agregando-o, de forma concreta através do aprendizado, a processos, serviços e produtos.
2022-12-06T14:21:30Z
Moreira, Gardênia Garcia Benossi