RCAAP Repository

Construção e validação de escala de posse

Trata-se da construção e validação de uma escala de posse de auto-relato, baseada na experiência clínica e numa teoria etológica da posse, que a postula como uma tendência instintiva de o indivíduo obter e/ou manter o domínio de uma ou mais figuras de posse, por meio de padrões instintivos de comportamento de posse, regulando a provisão para usufruto pessoal e/ou da prole. Essa primeira versão ficou composta por 25 itens, referentes à posse dos dois tipos gerais de figura de posse: pessoas e coisas. Esses itens permitem ao sujeito indicar o grau de intensidade das respostas, numa escala do tipo Likert de quatro pontos (1-fraca, 2-média, 3-forte, 4-demasiada). A fase de construção incluiu a análise semântica e teórica dos itens por universitários e juizes, respectivamente. O índice de acordo entre cinco juizes independentes sobre a sua pertinência teórica foi de 90% e Kappa = 0,88, sendo, portanto, alto. A amostra do teste foi constituída por universitários (N= 296, 140 homens e 156 mulheres) das áreas de humanas, exatas e biológicas, entre 18 e 28 anos de idade. A fase de validação envolveu a estimativa de precisão, a validade de constructo e a validade de critério. O estudo de precisão, feito pelo coeficiente de correlação por postos de Spearman, com uma amostra (N= 84, 38 homens e 46 mulheres), indicou que os padrões de posse segura e ansiosa e padrão invejoso, para a figura de pessoa, e os padrões de posse segura e ansiosa, para a figura de coisa, apresentaram estabilidade temporal aceitável no reteste (p< 0,01), quatro meses depois. O estudo de validade de constructo, feito por análise fatorial pelo método de análise de componentes principais e rotação Oblimin, resultou em três fatores interpretáveis (21,88% de variância), que avaliam as seguintes dimensões: F1 - Segurança da posse - Pessoas, F2 - Segurança de posse - Coisas, e F3 - Desprendimento da posse. A boa consistência interna da escala foi revelada por um Alpha de 0,70. Como medida de critério externo, para o estudo de validade de critério, foram realizadas entrevistas clínicas semi-estruturadas numa amostra menor (N= 30, 15 homens e 15 mulheres). A estimativa de acordo entre três juizes independentes, incluído o autor, sobre a categorização e quantificação das respostas de quatro entrevistas, de 69,69%, e, pelo coeficiente Kappa, de 0,51, 0,43 e 0,73 para cada par de juizes, foi considerada aceitável, sugerindo a fidedignidade do critério. Os coeficientes de correlação por postos de Spearman, entre a escala e as entrevistas, indicaram boa validade (p< 0,01) para os padrões de posse segura (rs = 0,65) e ansiosa (rs = 0,73) e padrão invejoso (rs = 0,65), quando se referem à figura de pessoa ou animal. Quando se referem à figura de coisas, os coeficientes foram um pouco mais modestos, mas significantes (p< 0,01) para os padrões de posse segura (rs = 0,51) e ciumenta (rs = 0,54). Uma análise descritiva da distribuição dos referidos padrões, na amostra geral e por sexo, também foi feita.

Year

2022

Creators

Elyseu Júnior, Sebastião

A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Year

2022

Creators

Rocha, Karina Nalevaiko da

A legitimidade do ministério público na exclusão do herdeiro indigno e as hipóteses de exclusão do herdeiro

O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre a questão da legitimidade do Ministério Público para a propositura da ação declaratória de indignidade, objetivando garantir que o herdeiro que tenha cometido alguma das causas de exclusão, não possa receber bens advindos daquela pessoa. O tema é muito controvertido, de modo que será apresentado o entendimento dos juristas sobre o tema, e ao final, serão apresentados dois casos que ressaltam a importância da atuação do Ministério Público. Além disso, serão estudados outros institutos, tais como os princípios aplicados no direito sucessório, os tipos de herdeiros, as causas e efeitos da deserdação e da indignidade. No último capítulo em que se aborda a legitimidade da propositura da ação pelo Ministério Público, será apresentado diversos pensamentos da doutrina. Para alguns, o Ministério Público deve defender os interesses da sociedade e ingressar com a ação declaratória de indignidade, por defender o interesse coletivo e garantir que não fique impune o herdeiro que cometer qualquer das causas de exclusão por indignidade. Para outros, por se tratar de herança e ser matéria de direito privado, o Ministério Público não deve intervir, pois deve tutelar apenas direitos coletivos e interesses gerais, não devendo atuar em situação de herança. Após analisar casos que tiveram grande repercussão na mídia, um em que houve a exclusão da herdeira, no caso a Suzane Von Richthofen, seu irmão promoveu a ação declaratória de indignidade, de modo que ela foi considerada indigna e não terá acesso aos bens decorrentes da herança dos seus pais. Já no caso da família Rugai, apesar de Gil Rugai ter sido condenado em âmbito penal em decorrência do homicídio do pai e da madrasta, a sentença foi confirmada pelo STF, mas o irmão por acreditar que Gil é inocente não promoveu a ação declaratória de indignidade no prazo estipulado, de modo que ao completar a pena terá acesso aos bens deixados por seus pais. São nessas hipóteses que o MP deve garantir que o herdeiro seja punido, hipóteses em que o herdeiro tenha chance de se beneficiar do próprio crime cometido. A doutrina converge para a legitimidade do MP em caso de homicídios. Para o trabalho será utilizado o método dedutivo, com a técnica de pesquisa bibliográfica e documental-legal.

A função da informação na formação de público para a arte

Estudo da arte sob a ótica da Ciência da Informação com o objetivo de identificar a função da informação na formação do público de arte. Para isso empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar a associação da Arte e da Ciência da Informação. Recorreu-se aos seguintes conceitos: documento, tratamento informacional da obra estética pelos sistemas de informação, oferta e a demanda de informação artística-cultural. Realizou-se um estudo empírico sobre o comportamento do público em relação à usabilidade da informação sobre a arte para interpretar a obra estética. Com isso expande-se a compreensão das condições de recepção da obra estética quando mediada pela informação.

Year

2022

Creators

Pirolo, Ana Claudia Inácio da Silva

Avaliação da instabilidade da modulação em diferentes ambientes

Este trabalho avalia a cobertura de uma WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), com características de um sistema WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) operando em 5.8GHz, de acordo com a modulação utilizada. Para tanto, empregaram-se tanto predições de cobertura quanto medidas de campo. A modulação de uma antena depende do valor da potência recebida e a atenuação desta potência varia de acordo com a região por onde o sinal se propaga. Neste trabalho foi avaliada a mudança da modulação dentro da área de cobertura, utilizando-se o modelo de Shadowing para descrever a atenuação do sinal de acordo com o ambiente considerado. Como resultado pôde-se observar a associação de áreas com dois tipos de modulações possíveis, devido às faixas de sobreposição de modulação geradas pelo desvio padrão do valor médio do sinal.

Year

2022

Creators

Oliveira, Kerlla de Souza Luz

Inovação tecnológica: do funcionamento da palavra ao funcionamento do termo

Estudo da linguagem de especialidade do domínio da Inovação Tecnológica, sob a ótica da terminologia nela inscrita. A pesquisa pretende responder às seguintes indagações/problema: Existe estatuto terminológico no vocabulário utilizado no domínio da inovação tecnológica? Como as teorias da terminologia podem auxiliar no estabelecimento de linguagens mediadoras da inovação tecnológica? Objetiva-se com este trabalho auxiliar na transferência de conhecimento científico para o setor produtivo, controlando-se a dispersão semântico-conceitual das unidades vocabulares do domínio da inovação. Empregando-se fichas de coleta de termos, foram coletados termos utilizados no domínio da Inovação Tecnológica. Com a realização da coleta, procedeu-se a análise dos termos, a qual resultou numa proposta de estabelecimento da estrutura da terminologia do domínio Inovação Tecnológica, para, assim, sugerir a articulação, a partir do escopo proposto, entre termo e descritor. A proposta de escopo do campo da Inovação Tecnológica apresentada ao final permitirá subsidiar a estruturação terminologia do campo, conferindo maior rigor á circulação da informação, sua recuperação e uso para a produção do conhecimento.

Year

2022

Creators

Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira

Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas

Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e mulheres em cargos de comando, em micro e pequenas empresas na regiao de Campinas. A amostra foi constituida por 35 respondentes, sendo 17 em cargos de gerencia e 18 em cargos de sub-gerencia. Entres eles 20 pessoas do sexo feminino e 15 do sexo masculino. Foram aplicadas nos participantes a Escala de Pensar e Criar (Wechsler, 2006) e um questionario sobre Percepcao da Lideranca Criativa. Os resultados obtidos na escala de estilos foram analisados segundo a Analise da Variancia Multivariada e Univariada e para os resultados do questionario de Percepcao de Lideranca foram utilizadas analises qualitativas. Os resultados apontaram valores significativos no estilo Cauteloso Reflexivo (CR) em relacao a interacao do sexo com porte da empresa; e no estilo Emocional Intuitivo (EI) houve valores significativos para o sexo e, tambem, em relacao ao sexo e funcao na empresa. Quanto aos comportamentos relacionados as liderancas, nas micro e pequenas empresas, identificou-se em relacao aos gerentes uma visao macro em lideranca, observando-se preocupacao com os resultados quanto a producao e lucratividade, ja os sub-gerentes apresentaram preocupacao com os resultados por meio da qualidade de produtos e servicos e desenvolvimento de pessoas. Assim, concluiu-se que os aspectos relacionados a importancia da lideranca criativa de atingir objetivos por meios diferentes, colocar novas ideias em pratica, desenvolver novas formas de realizar as tarefas ficou como segunda opcao ou preocupacao nas atividades rotineiras do trabalho, dando-se prioridade a obtencao de resultados imediatos. Observou-se, entao, a importancia de se investigar os estilos e concepcao de lideranca nos ambientes empresariais.

Os sentidos subjetivos de adolescentes com câncer

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Year

2022

Creators

Silva, Giselle de Fátima

As críticas morais de Amartya Sen é economia de mercado

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Storytelling e Design: Uma Abordagem Para a Produção Artística no Âmbito Digita

Esse projeto apresenta essencialmente um estudo que analisa os padrões da indústria artística digital, e indaga sobre como o posicionamento do mercado nacional brasileiro afeta a decisão profissional de novos artistas. Assim como um estudo da relação do storytelling com o design e como este age na indústria atualmente. Buscou-se então explorar possíveis papéis em que o design possa se aplicar para facilitar a entrada de jovens artistas brasileiros nessa indústria. À partir de metodologias como Design Thinking e de Garret, foi desenvolvido o projeto Arti.co, que utili - zando conceitos de storytelling como a principal forma de cons - trução, tem como objetivo principal proporcionar uma melhor interação social entre artistas para seu desenvolvimento pessoal a fim de ajudá-los nessa inserção ao mercado artístico. Por fim, após testes com usuários foi possível verificar um cenário pro - missor a implementação da plataforma, sendo que foi vista como inovadora e necessária pelo público alvo envolvidos nos testes.

Year

2021

Creators

Takahashi, Arthur Okamura Luís Felipe Macedo, Zibordi Vitor Antunes, Camargo

Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma Política Pública

Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ferramentas específicas para o Ensino Fundamental II. O aprendizado de uma segunda língua em um processo de globalização é muito importante na formação do sujeito, e esta afirmação é confirmada pela determinação da LDB (Leis de Diretrizes e Bases) para que haja o ensino de pelo menos uma língua estrangeira para alunos da educação básica de 6º ao 9º ano, que geralmente é o Inglês; e a escolha dependerá de cada esfera estadual ou municipal conforme as realidades regionais. Considerando o mapeamento da literatura específica, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos tem sido deficitária, mesmo com quatro anos seguidos de ensino de inglês. Igualmente, alguns autores ainda afirmam ser o professor o responsável pela ausência de aprendizagem dos alunos. Face à inserção das novas tecnologias nas escolas, percebe-se a necessidade de ser colocada à disposição de nossas instituições escolares, por meio da formulação de política pública, ferramentas que contribuam como proposta para atender as demandas da educação e a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa investigou a aplicação de um software específico em uma escola privada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo duas turmas do 8º ano, com o propósito de avaliar a referida ferramenta. O problema da investigação estava assim formulado: que resultados, após aplicar o referido software, podem ser avaliados como subsídios para uma política pública? O método utilizado diz respeito à pesquisa documental, bibliográfica e estudo de campo, e os instrumentos foram: dois questionários e observação de classe, além da perspectiva dos professores como interlocutores deste processo. Como resultado, evidenciou-se a importância da ferramenta de ensino de inglês, a qual atua como aliada na experiência diária do ensino e aprendizagem do inglês, como também motivar os alunos para a prática da Língua Estrangeira fora do ambiente de sala de aula tradicional. Evidenciou-se também dificuldades de conexão da ferramenta com a internet nos primeiros dois meses de implantação, principalmente com relação ao dispositivo de fala que dava acesso ao programa.

Year

2022

Creators

Santos, Altamir Gomes dos

Produção científica sobre depressão: análise de resumos (2004-2007)

A pesquisa teve como objetivo avaliar a produção científica sobre depressão no período de 2004 a 2007, com especial ênfase sobre a depressão masculina e os instrumentos utilizados para avaliá-la. Utilizando os verbetes, depressão e escalas, foram acessados os artigos indexados na base de dados Medline. Foram identificados aproximadamente 6400 resumos. Neles, foram identificados 66 instrumentos de avaliação de depressão. Para o estudo das demais variáveis, decidiu-se limitar as análises à produção relativa ao ano de 2007, devido às limitações de tempo. Dentre os 988 resumos do ano de 2007, 656 foram considerados adequados aos objetivos da investigação e foram listados pela sua ordem cronológica. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero da amostra estudada, país, faixa etária, idioma, tipo de instrumento utilizado para a avaliação da depressão e a natureza dos instrumentos. Os resultados mostram que o instrumento mais utilizado é a Hamilton Depression Rating Scale (HDRS). As amostras das pesquisas são prioritariamente compostas por participantes de ambos os gêneros. Os adultos foram a faixa etária mais estudada. Os Estados Unidos da América são a nação que mais artigos publicou sobre o tema. O inglês é o idioma mais utilizado. A natureza dos instrumentos para mensurar a depressão foi prioritariamente de tipo self report. Dentre os artigos, 1,2% eram de autores brasileiros e conservavam o mesmo perfil da produção mundial. Apenas 3,7% dos artigos estudaram a depressão no gênero masculino. Nenhum instrumento foi identificado para mensurar exclusivamente a depressão no gênero masculino. Foram identificados oito temas de interesse para se estudar a depressão no gênero masculino e todos eles se referiam a situações de alto estresse: biológico, social e ocupacional. Verificou-se uma considerável lacuna no estudo da depressão em indivíduos masculinos com o perfil mais freqüentemente encontrado em ambulatórios que assistem à comunidade. Conclui-se que devem ser desenvolvidos novos instrumentos para a avaliação da depressão, em que características concernentes ao gênero sejam valorizadas, pois as demandas e dinâmicas psíquicas são particulares e diferenciadas para homens e mulheres.

Escala de avaliação de sintomas-90-R-SCL-90-R: adaptação, precisão e validade

Apresenta estudo de precisão e validade da Symptom Checklist - 90 - Revised (SCL-90-R), junto a população clínica, além de um estudo preliminar de padronização. SCL-90-R é uma escala multidimensional de auto-avaliação para diagnosticar sintomas psicopatológicos segundo 9 dimensões: somatização, obsessividade-compulsividade, sensibilidade interpessoal, depressão, ansiedade, hostilidade, ansiedade fóbica, idéias paranóides e psicoticismo, com 90 Itens aos quais o respondente indica um grau de intensidade numa escala Likert de 5 pontos: desde O (nenhum) a 5 (muito). A amostra conta com 200 pacientes (Grupo Caso= GCa) do ambulatório de saúde mental e 399 pacientes das enfermarias (Grupo Controle= GCo) de um hospital geral universitário com idade acima de 19 anos (M=43,5; DP=23 ,8), sendo 41 % de mulheres e 59% de homens. Os estudos de precisão pela Análise de Consistência Interna e Teste-Reteste, indicam boa consistência interna (de 0,73 a 0,88) e estabilidade temporal (de 0,40 a 0,82) confirmando a boa fidedignidade do instrumento. O estudo de validade é efetuado pela validação de constructo e validação de critério. A validação de constructo estudada pela Análise Fatorial (AF), Análise de Agrupamento (AA) e Análise de Correspondência (AC) indica que os Itens agrupam-se em 4 Fatores (40% variância total) e que a intensidade de sintoma, nos níveis intermediários (I =pouco, 2=moderadamente, 3=bastante) é pouco discriminativa. A validade de critério estudada pelos métodos de Grupos Comparados e Contrastantes, Kruskal- Wallis e Validade Concorrente demonstra que o instrumento discrimina os grupos (Índice Global de Severidade/IGS-GCa=I,34 para homens e 1,47 para mulheres; IGS-GCo=0,80 para homens e 0,90 para mulheres), KW( X2 de 26,5 a 88,5 com nível de significância 0,001) e utilizando-se o Questionário de Saúde Geral (QSG) como medida de critério externo obtém-se correlação de 0,74. O estudo preliminar de padronização indica que normas brasileiras devem ser desenvolvidas. Sugere-se que dos 90 Itens originais, 40 que apresentaram carga fatorial mínima de 0,30 nos respectivos Fatores, sejam retidos para a adaptação e versão em português, e distribuídos em 4 dimensões: psicoticismo, obsessividade-compulsividade, somatização, ansiedade e adote-se uma escala Likert de 3 pontos (0=nenhum, 1=um pouco, 2=muito) para a avaliação da intensidade do sintoma. A escala, assim constituída, fornece medida válida da predominância de sintomas psicóticos, neuróticos, psicossomáticos e de ansiedade em pacientes atendidos em hospitais gerais em nosso meio. Propõe-se o desenvolvimento de normas brasileiras em pesquisas futuras.

Caracterização das vozes de cantores do estilo pop sul-coreano

O canto é uma arte que se faz presente desde os povos antigos e está em constante evolução. A música pop, ou pop music, determina um estilo musical que abrange e é proveniente de diversos gêneros populares. Na Coréia do Sul, o desenvolvimento da música pop pode ser entendido como uma consequência da globalização. Os cantores de pop coreano, ou k-pop, por passarem por extensos períodos de treinamento, adquirem as habilidades necessárias para realizar boas performances com canto e danças, mesmo em longas apresentações. Objetivo: Caracterizar por meio de análise perceptivo-auditiva as vozes de cantores do estilo pop sul-coreano. Metodologia: Estudo de caráter analítico-descritivo, em que foi realizada análise perceptivo-auditiva da voz cantada de seis cantores de pop sul-coreano, três mulheres e três homens. Os critérios de inclusão foram: ser cantor ou cantora solo no estilo pop sul-coreano, estar em destaque na atualidade, possuir apresentações solo na plataforma Youtube e possuir performances que evidenciem a voz. Critérios de exclusão: apresentações em dupla ou em grupo, apresentações com excesso de ruído, batidas, mixagem e backing vocals que dificultem a análise da voz e apresentações compostas em sua maior parte por rap. Para a análise das vozes, foi elaborada e adaptada uma proposta de protocolo de avaliação, contendo aspectos como: escala GRBASI, pitch, loudness, ressonância, extensão vocal, entre outros. Três profissionais, um fonoaudiólogo especialista em voz, um professor de canto e um fonoaudiólogo e professor de canto, participaram como juízes avaliando as vozes. Resultados: Com base na análise perceptivo-auditiva das amostras, os aspectos predominantes do canto no estilo pop sul-coreano foram: soprosidade em grau leve a moderado, tensão leve a moderada, loudness tendendo a forte, pitch agudo ou médio, ressonância equilibrada, uso de registro vocal modal de cabeça e falsete, extensão vocal moderada, ausência de vibrato, melisma moderadamente frequente e belting pouco ou moderadamente frequente. Conclusão: O canto pop sul-coreano apresenta características únicas, sendo que algumas variam entre os gêneros. Faz-se necessária a realização de novos estudos relacionados à temática, visto que o consumo deste estilo musical tem crescido exponencialmente em todo o mundo, e suas particularidades ainda são desconhecidas.

Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura

Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros indivíduos e com o mundo. A Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA pode ser um meio para que esses sujeitos consigam se expressar. O fonoaudiólogo, é o profissional responsável por estabelecer a CSA através de uma conduta personalizada, que visa atingir às necessidades dos pacientes. Objetivo: Este estudo tem por objetivo caracterizar a comunicação alternativa utilizada por fonoaudiólogos com sujeitos em que a linguagem oral não foi efetiva. Método: A partir das combinações dos descritores encontrados, foram obtidos na amostra n=124 artigos, que após leitura dos títulos se tornaram n=14. Após este processo foram excluídos os artigos duplicados e por fim foram selecionados n=7 artigos para compor o estudo. Os critérios de inclusão para seleção foram: ser um artigo científico original, em português, dos últimos 15 anos, terapia realizada por um fonoaudiólogo em crianças. Resultados: Foram encontrados no total oito artigos que relataram a atuação fonoaudiológica fazendo uso de Comunicação Suplementar e Alternativa. Os estudos envolveram participantes na faixa etária de 2 a 20 anos, de ambos os sexos, com predomínio de diagnóstico de paralisia cerebral, transtorno do espectro autismo e deficiência intelectual. O tipo de comunicação suplementar e alternativa mais utilizada pelos estudos foi o PECS (Picture Exchange Communication System) atualizado. Conclusão: Foi possível observar que o tipo de comunicação alternativa mais encontrado nos estudos sobre paralisia cerebral, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e apraxia de fala foi o PECS adaptado, uma ferramenta que tem como intuito promover a interação com o meio através do desenvolvimento da comunicação. O PECS por ser um material de baixa tecnologia, possui um custo mais acessível que permite ser acessado por uma maior população.

Year

2022

Creators

Santos, Ana Flávia Souza

Entre indivíduo-sociedade e natureza-cultura: a constituição do ser - uma modelagem para a psicologia

A partir de uma perspectiva metodológica que traz os diagramas como ferramentas centrais e tomando como referência alguns autores que se utilizam dessa metodologia como recurso explicativo, pretende-se demonstrar a adequação dessa abordagem no campo da psicologia. Na filosofia, por exemplo, o more geometrico (de acordo com a ordem de demonstração na geometria) sempre foi recurso largamente utilizado, fincando raízes profundas no campo do conhecimento. Os modelos, grosso modo, são abstrações e implicam sempre em certo grau de simplificação frente à complexidade dos fenômenos que se quer explicar. Um clássico exemplo de modelagem (ou modelamento) é a metapsicologia freudiana e a partir dela, outros empreendimentos se desenvolveram, por exemplo, na Escola de Relações Objetais o desenvolvimento de modelos complementares às tópicas freudianas, buscando dar conta da fenomenologia da intersubjetividade e grupalidade. Em outros campos da psicologia, modelos explicativos foram desenvolvidos, entre outros, por Kurt Lewin, Piaget, neurologistas e psicólogos russos, entre os quais Vygotsky, autor que já vislumbrava em seu tempo uma disciplina mais geral do que a psicologia, hoje identificada no projeto transdisciplinar das ciências da cognição. Podemos dizer que de comum a todos, a busca da formalização na psicologia, contudo, sem lograr sucesso, mantendo o projeto ainda em aberto. Tais autores, bem como muitos de seus discípulos, procuraram e ainda procuram contribuições em áreas como a Matemática, a Lógica, o Estruturalismo, a Teoria dos Sistemas e mais recentemente, a Teoria da Auto- Organização e a Neurociência. No presente estudo, renovando o olhar sobre as mesmas fontes e tendo a metapsicologia como fio condutor, buscou-se desenvolver uma modelagem original a partir da lógica diagramática. Disso, resultou um plano topológico-vetorial, constituído através de dois eixos ortogonais e fundadores de um plano de imanência com duas dimensões diversas e complementares, a horizontal constituída pela polaridade indivíduo-sociedade e a vertical, constituída pela polaridade natureza-cultura. Os eixos também delimitam quadrantes, espécies de territórios existenciais, colonizados por personagens conceituais e, através deles, meta-experimentações, no sentido de quase-empiria , tornam-se possíveis através de uma analítica vetorial.