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Práticas pedagógicas relacionadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família: Um estudo em Escolas Municipais de Campinas (SP) situadas em regiões de maior vulnerabilidade social que atingiram o IDEB projetado para 2013

Considerando que existem inúmeras discussões acerca do Programa de transferência de Renda Bolsa Família e de suas condicionalidades, principalmente no que se refere à capacidade de a frequência escolar romper com o chamado ciclo intergeracional da pobreza, esta pesquisa se propõe a analisar se existem ou não práticas pedagógicas adotadas relacionadas especificamente aos beneficiários do Programa Bolsa Família, a partir do ponto de vista da equipe gestora de 4 (quatro) escolas municipais de Campinas – SP, localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social de acordo com o mapa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), e que atingiram os índices projetados de avaliação de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2013. A pesquisa visou, também, analisar o grau de conhecimento dos gestores das escolas em relação ao Programa Bolsa Família. Como procedimento de pesquisa, utilizamos entrevistas semiestruturadas com seis gestores no intuito de analisar suas concepções e seus conhecimentos em relação ao Programa, assim como identificar as práticas pedagógicas adotadas nestes espaços em que estudam os filhos dos beneficiários do Programa. Como resultados, não identificamos no discurso dos(as) entrevistados(as) práticas voltadas especificamente a este público, porém identificamos outras práticas adotadas nestes espaços e as classificamos quanto a sua amplitude, participação da família, quanto às necessidades atendidas, quanto ao método utilizado e quanto ao público atendido. Percebemos que existem esforços por parte da equipe gestora no que se refere ao envolvimento da família e da comunidade na aprendizagem, assim como um esforço na utilização de métodos a fim de que o conhecimento faça sentido para o aluno, identificamos, também, que os gestores têm um bom conhecimento em relação ao Programa Bolsa Família, principalmente no que se refere à condicionalidade de frequência escolar, mas que não acreditam no potencial dessa condicionalidade para o rompimento com a pobreza em longo prazo.

Análise histórico-evolutiva do ativismo judicial no brasil e no mundo com enfoque na atuação do STF

O presente trabalho objetiva a análise do ativismo judicial a partir da perspectiva histórico evolutiva, desde seu advento até os dias atuais, abordando o seu desenvolvimento em diversos países e as fases resultantes desse processo, com enfoque no Direito e nas Cortes Supremas do Brasil e dos Estados Unidos. Trata-se de fenômeno cada vez mais disseminado no mundo, com presença constante no dia a dia dos doutrinadores – estudiosos de todas as áreas do Direito, já que todas compartilham de um eventual provimento jurisdicional – e dos juristas, fato que instiga o aumento do debate acerca de sua legitimidade e dos efeitos das decisões ativistas provenientes dos Tribunais Superiores sobre a sociedade e sobre as estruturas de poder do Estado. Para tanto, foram compulsadas as literaturas jurídicas estrangeira e nacional, constatando a existência de um extenso estudo apresentado na primeira, ao passo que, na segunda, há uma substancial carência de produção teórica, mormente no que tange à evolução histórica do fenômeno ativista. Nesse aspecto, busca-se a exposição das fases do ativismo judicial no Brasil e nos Estados Unidos, a partir da atuação de seus Tribunais Supremos, vinculação indispensável dada a influência do movimento ativista americano sobre o brasileiro. Ainda será apresentada a conduta do Supremo Tribunal Federal, nos últimos anos, especialmente em face ao enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19. Para isso, far-se á um estudo de decisões ativistas em casos concretos, limitado às principais decisões relacionadas à Covid-19, em matéria de direito público, em ADPFs. Não menos importantes, ainda serão expostos o desenvolvimento e a implementação do projeto de autoria do STF, com início em 2005, em meio virtual, intitulado “A Constituição e o Supremo”. Por derradeiro, diante dos possíveis efeitos negativos do ativismo judicial em prática atual no Brasil, foram consultados os trabalhos de alguns autores pós-positivistas, cujas obras, vistas em conjunto, apresentam uma proposta de solução para a falta de linearidade nas decisõesjudiciais. Em suma, a resposta estaria no desenvolvimento de uma metodologia de aplicação da norma, segundo critérios preestabelecidos.

Psicólogo na escola: avaliação do projeto vôo da águia

Considerando que muito se tem pesquisado e discutido a respeito da intervenção preventiva do Psicólogo Escolar, este trabalho se propõe não apenas a elucidar algumas questões sobre a atuação deste profissional, mas, também, a discutir um projeto de intervenção preventiva que tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento saudável dos alunos. O embasamento teórico da pesquisa está delineado com base em quatro eixos de discussão: o primeiro eixo considera alguns aspectos importantes sobre a formação e atuação do psicólogo escolar no Brasil; o segundo traz alguns fundamentos teóricos a respeito do conceito de saúde e prevenção, além de evidenciar o papel da escola na promoção da saúde; o terceiro faz uma breve explanação sobre a Abordagem Ecológica trazendo alguns conceitos básicos; e, por último, são apresentados a história e os objetivos do projeto Vôo da águia: prevenindo problemas sócio-emocionais e promovendo saúde , coordenado pela Profª. Drª Raquel Souza Lobo Guzzo. É importante considerar que esta proposta encontra-se inserida no projeto maior Do risco à Proteção: uma intervenção preventiva na comunidade . Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar uma proposta de intervenção preventiva em Psicologia no contexto educativo, denominado projeto Vôo da Águia , desenvolvida em uma creche municipal situada na região Leste da cidade de Campinas. O trabalho adota como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo, no caso, duas fontes de coletas de dados: os diários de campo da psicóloga e a entrevista semi-estruturada com os educadores da escola. Por meio da coleta destes dados, foi observada uma avaliação positiva deste projeto na visão dos educadores, considerando a importância de um trabalho interdisciplinar quando se busca o desenvolvimento saudável das crianças, além de considerarem importante o trabalho com os pais.

A música, a narrativa e a formação de professores

Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da compreensão de seu vasto e especializado campo de conhecimento. A pesquisadora é triplamente implicada na temática, como aluna, professora e formadora, o que amplia a potência da narrativa como conteúdo e forma da pesquisa, além de trabalhar com dados igualmente narrativos. Os textos produzidos pelos estudantes de Licenciatura em Educação Musical na Universidade Estadual Paulista (UNESP) -São Paulo como parte do contrato didático, são narrativas pedagógicas tomadas como dados da pesquisa, e dão a ver conceitos como o talento, o aprender 'para' outro, o entrelaçamento de linguagens - verbal e musical - , enquanto narram as próprias histórias.

Professoras do 3º ano do Ensino Fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em Matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar

O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em Matemática. Nossa questão problema assim se configura: Como e por que ocorrem os encaminhamentos de alunos com dificuldades relacionadas à Matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental de uma rede pública municipal na visão das professoras? Teve por objetivo analisar, a partir das informações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental da sala regular e de educação especial as concepções relacionadas às dificuldades encontradas pelos alunos ao aprender conceitos matemáticos e a necessidade de encaminhamento psicológico ou de reforço pedagógico. No desenvolvimento da pesquisa trouxemos apontamentos relativos às questões das dificuldades de aprendizagem das crianças em Matemática, das suas emoções no percurso da aprendizagem e de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática na escola. Os dados originaram-se das entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras de 3º ano duas de sala de aula e a professora da sala de recurso em dois momentos diferentes: no início do ano letivo de 2013 e no mês de novembro do mesmo ano. Ainda, de documentação relativa ao encaminhamento do aluno para sala de reforço e de atendimento psicológico. Nas entrevistas as participantes indicaram que o curso de formação inicial não lhes ofereceu subsídios teóricos suficientes para a atuação na docência na disciplina de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Também que muitas das dificuldades de aprendizagem destes alunos, de maneira geral estão relacionadas com os conceitos matemáticos não compreendidos por eles. Analisamos as considerações das professoras referentes ao encaminhamento de alunos com defasagem de aprendizagem, suas concepções sobre como e por que esses encaminhamentos devam se dar. Ainda, a documentação de um aluno de 3º ano, que freqüentou por dois anos a sala de recurso e o atendimento psicológico. Concluímos que os serviços de sala de recurso e atendimento psicológico, ambos oferecidos pela prefeitura, não se articulam, trazendo pouca contribuição para os avanços dos alunos. As considerações para avaliar o desenvolvimento do aluno se fazem evasivas, pouco avançando no sentido de identificar suas dificuldades e de apresentar alternativas para o trabalho daqueles que com a criança vão continuar atuando, o que proporciona pouca contribuição para os avanços cognitivos e psicológicos.

Year

2022

Creators

Silva, Silvia Helena Ferrão

Adolescentes e uso problemático de substâncias psicoativas: História e Projeto de Vida

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Sentimentos da mulher frente ao relacionamento amoroso

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Excelência criativa de mulheres brasileiras e portuguesas

Considerando o aumento do número de mulheres em posição de destaque nos diversos setores da sociedade, esta pesquisa buscou investigar os estilos de pensar e criar e verificar as diferenças nos fatores ambientais e psicológicos que influenciam a produção criativa de mulheres excelentes criativas brasileiras e portuguesas em diferentes áreas. Para tanto, fizeram parte da amostra 35 mulheres - 20 brasileiras e 15 portuguesas. 11 brasileiras e 9 portuguesas eram socialmente reconhecidas por produção criativa em diferentes áreas de conhecimento, enquanto 9 brasileiras e 6 portuguesas não eram reconhecidas socialmente por produção criativa. Os instrumentos utilizados foram: o Roteiro de Entrevista, a Escala de Estilos de Pensar e Criar e a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas. O Roteiro de Entrevista é composto por 15 questões semi-abertas relacionadas à infância, adolescência, carreira, processo de trabalho, mudanças observadas no trabalho com o passar dos anos, bloqueios pessoais, identificação de jovens talentosos na área de atuação, administração da vida pessoal e profissional, desafios na atualidade e tempo livre. A Escala de Estilos de Pensar e Criar é do tipo Likert e composta por 100 itens que avaliam os estilos Cauteloso- Reflexivo, Inconformista-Transformador, Lógico-Objetivo, Emocional-Intuitivo e Relacional- Divergente. A Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas também é do tipo Likert e constituída por 69 itens relacionados a 5 dimensões infância e adolescência, vida escolar, trabalho, família e sexualidade. O teste Mann-Whitney foi utilizado para a Escala de Estilos de Pensar e Criar e para a Escala Biográfica de Mulheres Líderes Criativas para comparar os grupos de mulheres brasileiras e portuguesas socialmente reconhecidas como criativas e não reconhecidas. Quanto às entrevistas, foi feita análise de conteúdo e as categorias de respostas foram comparadas entre as mulheres brasileiras e portuguesas reconhecidas e não reconhecidas socialmente em produção criativa por meio do Qui-quadrado. Os resultados indicaram que não existiram diferenças significativas nos estilos de pensar e criar entre as mulheres excelentes criativas e as não excelentes criativas brasileiras e portuguesas e entre as excelentes criativas de ambos países. Houve diferenças significativas na dimensão Influência da Mãe na Infância e na Adolescência (p<0,05) da Escala Biográfica entre as brasileiras premiadas e não premiadas e nas dimensões Masculinidade e Feminilidade no Trabalho (p<0,05) e Afiliação no Trabalho (p<0,05) do mesmo instrumento entre as portuguesas premiadas e não premiadas. Além disso, para a análise de conteúdo foram encontradas diferenças significativas (p<0,05) nas categorias Motivação Intrínseca, Tempo Livre, Fatores Ambientais Favoráveis à Criatividade e diferenças altamente significativas (p<0,001) nas categorias Características Pessoais Cognitivas, Características de Personalidade e Condições que Influem no Processo Criativo (p<0,01) entre as brasileiras premiadas e não premiadas. Entre as portuguesas premiadas e não premiadas houve diferença significativa (p<0,05) para a categoria Comportamento na Infância e diferenças altamente significativas (p<0,001) nas categorias Características Pessoais Cognitivas e Fatores Ambientais Favoráveis à Criatividade. Conclui-se que as mulheres excelentes criativas de ambos países possuem perfil semelhante, entretanto existem diferenças entre as mulheres excelentes criativas e não excelentes criativas nos dois países.

Year

2022

Creators

Mundim, Maria Célia Bruno

Falando da criança e de sua vida: compreendendo a visão de pais

Este trabalho visou compreender o que pais ou responsáveis apontaram sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre suas histórias de vida, por meio das entrevistas registradas no banco de dados do projeto 'Do Risco à Proteção: uma intervenção preventiva na comunidade', referente à construção de uma base para o desenvolvimento de intervenções preventivas em comunidades de risco. Foi analisada a questão aberta de um instrumento denominado PACED (Parent's Appraisal of Child Early Development), aplicado, entre os anos de 2000 a 2003, em 271 pais - e/ou responsáveis - de crianças de 0 a 12 anos. Nesta referida questão havia a possibilidade dos pais comentarem, livremente, sobre o instrumento, sobre algum aspecto da criança não mencionado na entrevista realizada ou ainda sobre outros assuntos considerados necessários. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente, em categorias segundo seu conteúdo e significado. Os resultados apontaram que, na maioria dos relatos dos entrevistados, houve uma visão predominantemente negativa sobre o desenvolvimento de seus filhos. De um modo geral, ficou evidente o empobrecimento do valor afetivo nas interações entre pais e filhos e a presença marcante da violência nas relações interpessoais. No entanto, tanto as figuras que compõem as redes informais de apoio social e afetivo, quanto a escola, assumiram uma importante dimensão valorativa e de proteção na visão destas famílias. A partir destes resultados, a presente pesquisa pode subsidiar a programação de intervenções futuras do trabalho da Psicologia junto a comunidades com as mesmas características, servindo como um apoio para um acompanhamento e desenvolvimento integral, assim como uma alternativa que pode ser e fazer a diferença na trajetória de vida de uma criança.

Year

2022

Creators

Marques, Carolina de Aragão Escher

Inscrições Híbridas da Ceramista

A presente pesquisa se dedica a relacionar os processos da arte cerâmica aos modos de subjetivação da ceramista, em agenciamentos e fluxos, entre objetos humanos e não humanos, no espaço do ateliê, levando em consideração as contribuições da psicanálise, filosofia, arte e estudos sobre tecnologia de si, que dialogam com todo o mover-se da ceramista em processos de (des)dobramentos e suas relações de sentidos no ato de criação. Para tanto, articula-se os conceitos de: acontecimento, hecceidade, devir, diferença, agenciamento, arquivo, memória, desejo e inscrições. Busca-se correlacionar as formas de agenciamento em processo de (re)(des)construção de si com o O(o)utro, ou seja, com outros ceramistas, com as tradições, técnicas, ferramentas, espaços reais e virtuais. Procura-se, com isso, compreender como esses elementos se integram no conjunto de procedimentos ligados à prática e, por seguinte, à arte. Para tal estudo, analisa-se o corpus composto por diários pessoais, fotografias e blog da autora desta dissertação. Desta maneira, opta-se pela autonarrativa como método para compor a escrita, juntamente a uma atitude interpretativa e reflexiva, que dialoga com as experiências e poética da artista-ceramista-pesquisadora, sua relação com a história e os rastros que evidenciam construções subjetivas e modos de existência, considerando processos sociais e culturalmente traçados no coletivo e em articulações rizomáticas.

Year

2022

Creators

Azevedo, Acácia Rósea Souza

Ambientes fluviais urbanos: novos paradigmas de projeto

Os ambientes fluviais são espaços que apresentam interações ecológico-funcionais importantes para a manutenção da biodiversidade. Porém, na história das cidades é recorrente a sua descaracterização fisco-ambiental, principalmente, pela adoção de soluções com enfoque hidrossanitário que não levam em consideração as relações entre a dinâmica ambiental e urbana. As contradições estruturais do processo de urbanização contemporânea intensificam os problemas e os desafios a serem enfrentados. As intervenções contemporâneas estudadas demonstram a tendência de repensar o modelo técnico-cientifico, adotando novos paradigmas ecológico-ambientais, desenvolvidos de acordo com as especificidades do seu contexto ambiental e urbano. Como contribuição resultante da pesquisa são apresentadas recomendações para elaboração de projetos de forma dialógica e sistêmica. Primeiramente, são abordados os aspectos relacionados com a dinâmica ambiental e as transformações decorrentes do processo de urbanização, com destaque para as intervenções inadequadas que levam a população ao afastamento físico, social e cultural em relação aos cursos d´águas urbanos e às novas perspectivas que incorporam a bacia hidrográfica como elemento estruturante. A seguir são expostos os antecedentes do urbanismo com preocupação ecológico-ambiental, suas vertentes e o levantamento das experiências nacionais e internacionais de intervenções em ambientes fluviais, assim como a reflexão sobre os novos paradigmas do urbanismo com preocupação ecológico-ambiental. Foram levantados e analisados aspectos gerais em relação a concepção de 150 projetos, em 24 países, com intervenções que valorizam a água no meio urbano. Os projetos desenvolvidos para as cidades de Velenje (Eslovenia), Denver (Estados Unidos) e Belo Horizonte (Brasil) foram selecionados e analisados detalhadamente, a partir de uma metodologia própria que procura estabelecer uma leitura sistêmica e dialógica. Na parte final do trabalho são apresentadas recomendações em relação aos aspectos metodológicos e soluções de projetos de intervenção que promovam a incorporação e valorização dos elementos do ambiente fluvial na morfologia e na paisagem urbana, levando-se em consideração as relações entre a dinâmica ambiental e urbana. Conclui-se que os projetos de intervenção em ambientes fluviais urbanos devem estabelecer a dialética entre a dimensão ambiental, urbana e humana, tendo como pressupostos que o homem não cria novos sistemas, que a cidade possui uma racionalidade própria e que os ambientes fluviais urbanos são espaços com múltiplas funções. Sua elaboração deve partir da compreensão da dinâmica ambiental e urbana, estabelecendo princípios e critérios coerentes com essa realidade, que levem em consideração as múltiplas relações dimensionais e escalares, apresentando múltiplos objetivos para responder à complexidade do meio urbano. A intervenção deve contemplar e/ou articular as escalas do planejamento regional e urbano com as intervenções pontuais no ambiente fluvial. O diferencial, que qualifica os projetos de intervenção em ambientes fluviais urbanos, está na valorização da água como elemento estético e a sua incorporação como elemento da morfologia e da paisagem urbana, a partir da compreensão da sua bacia hidrográfica e da relação com escalas maiores e menores.

Vetores urbano-regionais no estado de São Paulo: o caso do Corredor Urbano Campinas-Sorocaba

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Proença, Anderson Dias de Almeida

A distribuição das oportunidades educacionais no âmbito municipal referenciados no índice de oportunidades da educação brasileira (IOEB): mapeamento e tendências da região metropolitana de Campinas

Esta dissertação aborda a questão das oportunidades educacionais na região metropolitana de Campinas, localizada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo 19 municípios com grande heterogeneidade em termos socioeconômicos. Considerando a divulgação do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) e seus objetivos propostos para realizar análises territoriais sobre a distribuição de oportunidades educacionais, esta dissertação se norteia pelos seguintes problemas de pesquisa: quais são as tendências em termos de oportunidades educacionais na Região Metropolitana de Campinas? Será que os dados evidenciam também a relação centro-periferia, no âmbito territorial, na oferta de oportunidades educacionais para o sucesso educacional? O objetivo geral desta dissertação foi estudar a distribuição das oportunidades educacionais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) à luz do IOEB. Três foram os objetivos específicos: a) compreender teoricamente o significado das oportunidades educacionais e sua operacionalização no âmbito das políticas públicas para a garantia do direito à educação; b) caracterizar a região metropolitana de campinas, evolução, segregação residencial, áreas de vulnerabilidade social, e indicadores socioeconômicos e educacionais; c) identificar e analisar as tendências em termos de oportunidades educacionais nos municípios que compõe a RMC a partir do IOEB. Para atingir esses objetivos, além de apurada pesquisa bibliográfica sobre referenciais teóricos da temática das oportunidades educacionais, foram utilizados dados secundários que compõe o IOEB e outras fontes, como os dados do IBGE e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, os quais permitiram que a construção de gráficos, tabelas comparativas, e mapas temáticos utilizando técnicas de Geoprocessamento. Como é recorrente na literatura, a pesquisa evidencia que as melhores oportunidades educacionais encontram-se em municípios nos quais existem infraestrutura consolidada favorecidas pelo seu alto nível de desenvolvimento econômico e social. Contudo, a pesquisa revelou algumas excepcionalidades e realidades instigantes: a) Hortolândia-SP (que possui a taxa de vulnerabilidade social mais alta da RMC) mantém uma média que de acordo com o IOEB é superior à média de municípios vizinhos com alto desenvolvimento socioeconômico; b) as análises de como se articulam as variáveis que compõe o índice revelam que municípios mesmo estando situados em áreas de vulnerabilidade social vêm garantindo o acesso de permanência dos alunos nas unidades escolares, principalmente nos anos iniciais e esta garantia de acesso traz consigo bons desempenhos nas avaliações externas; c) municípios menores e que possuem redes de ensino municipalizadas no ensino básico e fundamental são também os municípios que atingem os níveis mais elevados de oportunidades educacionais segundo o IOEB; d) evidenciam-se realidades em que os resultados em avaliações externas não estão necessariamente relacionados com a maior experiência dos gestores, há evidencias que municípios com gestores com menor trajetória profissional conseguem melhor desempenho no IDEB.

Year

2022

Creators

Oliveira, Leandro Barbosa

Consolidação de tecidos urbanos em Campinas: simultaneidades e condicionantes

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Year

2022

Creators

Parahyba, Natalia Loureiro

O brincar e a afetividade na prática pedagógica de professores de educação infantil

O presente trabalho tem por finalidade analisar o papel da afetividade e do brincar na educação da criança da educação infantil, enfocando o caráter teórico-prático da formação dos professores no que se refere à importância que atribuem à relação do brincar e da afetividade com o objeto de conhecimento. Nesse sentido, a problemática que envolve este estudo busca identificar as contribuições da relação do brincar e da afetividade na formação dos professores de educação infantil como aspecto fundamental e facilitador da educação da criança na escola. Diante de tal problema compreendo que a formação do educador passa pela articulação teórico-prática no desenvolvimento de sua prática pedagógica, pois só assim se produz o conhecimento que dá origem e que explica a realidade. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa pauta-se, principalmente, nos estudos de Wallon, Vygotsky, uma vez que ambos, em linhas gerais, buscam identificar a presença da afetividade na relação professor-aluno e as influências desta no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa é realizada com fundamentos na concepção histórico crítico de educação, ou seja, a axiologia da práxis. A metodologia constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, entrevistas com profissionais da área de Educação Infantil e observação sistemática de suas salas de aula. Para analisar o material empírico, foram construídas três categorias de análise: concepção de criança, conceito de afetividade e do brincar e a relação teoria-prática. Como resultados finais, apontamos para a necessidade de se pensar o trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir do brincar e do afetivo e de forma fundamentada, e articular teoria e prática, realizando um trabalho que supere toda forma de fragmentação ou de mera transmissão de informações acríticas. Aqui situa-se a relevância deste estudo.

Year

2022

Creators

Sawaya, Cristiane Maria Franzini

Higiene pessoal fora da residência: os sanitários públicos na área central da cidade de São Paulo

No decorrer do seu processo civilizatório, os agrupamentos humanos dão conta de respostas diversas à questão dos locais de satisfação das necessidades fisiológicas, de seu escoamento e saneamento. Esta monografia tem por escopo o exame desse tema e como objeto de estudo os sanitários públicos em logradouros da área central da cidade de São Paulo (Subprefeitura Sé) e seus usuários, especificamente os trabalhadores sem base fixa aqueles que exercem alguma atividade econômica nessas vias. A expressão higiene pessoal é usada para as funções fisiológicas de defecação e micção e ações de asseamento. Como direito fundamental, a saúde implica o completo bem-estar físico, mental e social do cidadão e baseia-se na definição das necessidades humanas e sua satisfação, papel este atribuído aos representantes do poder público. Para avaliar o desempenho desse papel, estuda-se a evolução dos hábitos e costumes relacionados à higiene pessoal e as soluções encontradas ao longo dos tempos para escoar e tratar os dejetos humanos. Discorre-se sobre as transformações sociais advindas do processo de industrialização e do surgimento de uma classe operária que passa a ocupar o tecido urbano em condições e espaços insalubres, originando a disseminação de doenças epidêmicas e prejuízos ao corpo social, o que força o Estado a assumir a saúde do povo. Em São Paulo, o descompasso das políticas públicas com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da população e o crescimento acelerado da cidade gera uma metrópole de contrastes extremos em termos de infra-estrutura, distribuição de renda e acesso à educação, saúde, trabalho, moradia e transporte. Tais contrastes podem ser identificados na pesquisa de campo realizada com 360 trabalhadores sem base fixa da região central da cidade, em que se procura delinear as soluções por eles encontradas para satisfação da higiene pessoal fora da residência. A partir da análise da gestão dos serviços de sanitários públicos em logradouros do centro da cidade, oferecidos pelo poder municipal, e do conhecimento da experiência de outros gestores, especialmente do Metrô, em virtude da similaridade com este estudo em relação à localização, demanda e utilização dos seus sanitários, busca-se caracterizar os desafios existentes para melhoria dessa prestação de serviços.

Year

2022

Creators

Iamamura, Rosalia Brasil Ribeiro

Fotografia, cidade e paisagem urbana: revelações entre Brasil e França (1840-1889)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Souza, Rodrigo Henrique Busnardo de