RCAAP Repository

Gestão de desastres no Brasil: uma perspectiva de gênero

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Year

2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Julia Lopes da

Entre Cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Gonçalves, Luciana dos Santos

Sucesso Profissional: Um Estudo do Perfil Psicológico de Pessoas com Deficiência Física

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Santos, Marco Antonio dos

Análise experimental da aplicação da tecnologia de rádio sobre fibra em redes IEEE 802.15.4

Esse trabalho apresenta uma investigação experimental da implementação de redes de sensores (IEEE 802.15.4) sobre fibras ópticas. Tal investigação foi realizada com a utilização de transceptores IEEE 802.15.4, de uma infra-estrutura de fibras ópticas localizada dentro uma rede experimental, chamada Rede KyaTera, e de lasers com modulação direta e foto-diodos projetados para operações usuais em laboratórios. A análise compreendeu medidas a razão sinal-ruído óptica e elétrica e a avaliação da taxa de erro de quadros sob diferentes condições de transmissão (p. ex., tamanho de payload e intervalo de tempo entre quadros sucessivos). Os resultados indicam que os sinais de RF da rede de sensores podem ser propagados adequadamente, sem amplificação ópticapor, em enlaces de até 100 km ou por distâncias ainda maiores, com a utilização de amplificadores ópticos.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Diego Cesar Valente e

Contribuições de Winnicott para estudo e prevenção da atitude antissocial no ambiente escolar

Nesta pesquisa procura-se apresentar as contribuições de Winnicott para a compreensão da tendência antissocial nos ambientes escolares e educacionais. Depois de retomar as pesquisas relacionando a obra de Winnicott à Educação, são analisados conceitos relevantes de sua teoria tais como: a gênese da atitude antissocial, a sustentação ambiental e a atividade do brincar, assim como sua explicação sobre o que leva o ser humano a compartilhar o mundo da cultura,enquanto expansão da área do brincar. Apoiado na visão do autor sobre a mentira, o roubo e a destrutividade como reações à deprivação ambiental, procura-se mostrar de que maneira essas concepções podem auxiliar os educadores a refletir sobre os problemas da tendência antissocial, nos diversos ambientes escolares, e poder modificar possíveis atitudes no dia a dia com estas crianças. Dirigida a educadores, esta pesquisa diferencia o trabalho terapêutico do pedagógico, procurando apresentar essas concepções psicanalíticas numa linguagem e abordagem próxima ao universo teórico e prático dos educadores. A teoria psicanalítica, do ponto de vista de Winnicott, oferece uma compreensão do processo de desenvolvimento afetivo que pode ser útil para o trabalho dos educadores, uma vez que pensa esse desenvolvimento ,bem como seus desvios, em termos das relações de dependência, sustentação e comunicação entre o indivíduo e o ambiente. Nesse sentido, pretende-se mostrar como as noções winnicottianas de ser e continuidade de ser, de desenvolvimento da relação de dependência para a independência, bem como a diferenciação dos diversos tipos de integração dos indivíduos, podem não só explicar comportamentos agressivos no ambiente escolar como também oferecer possibilidades de reflexão e de ações de cuidado e prevenção do comportamento antissocial com enfoque nas principais atitudes desta problemática.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Labrunetti, Sylvia Fernandes

Redes de freqüência única microrregionais

De forma ampla, este trabalho propõe uma nova premissa para o planejamento de canais de TV Digital que privilegia a otimização de espectro. É feita uma contextualização sobre os decretos, leis e regulamentos que tratam da TV Digital no Brasil. Apresenta os aspectos técnicos mais relevantes do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), principalmente aqueles que podem de alguma forma afetar uso do espectro. Será apresentado o Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital (PBTVD) e as premissas que nortearam a sua construção. Uma nova proposta é enfocada considerando que cada geradora utilize apenas um canal por microrregião no país e realiza um estudo de caso desta proposta na microrregião de Campinas, Estado de São Paulo. Este trabalho conclui com uma análise dos resultados do estudo de caso e apresenta as possibilidades de trabalhos futuros.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Faria, Renato de Melo

Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

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Furlaneti, Débora da Silva

Imaginário Coletivo sobre o cuidado religioso na Igreja Católica

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:30Z

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Paiva, Vanildo de

Afetividade e Permanência na Educação de Jovens e Adultos – Anos Iniciais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:30Z

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Buzioli, Josiane Regina de Souza

Estudo do funcionamento diferencial do item em um instrumento de avaliação da personalidade

Estudos que relacionam traços de personalidade e inteligência (do ponto de vista psicométrico) são bastante recentes e vêm se ampliando devido à constatação de que a inteligência pode exercer influência no modo como as pessoas respondem a testes de personalidade (e vice-versa). Assim, a presente pesquisa buscou verificar, com o uso da estimativa do funcionamento diferencial do item (DIF), a influência do nível de inteligência, sexo e escolaridade nas respostas a um instrumento de auto-relato da personalidade. A amostra foi composta por 161 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, os quais responderam à Bateria Fatorial de Personalidade e dois subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio (raciocínio abstrato e verbal). Para a estimativa do DIF existe a exigência de se trabalhar com 2 grupos, de forma que o procedimento de divisão dos grupos foi a divisão natural para sexo e escolaridade e para o nível de inteligência, os participantes foram divididos em dois grupos: média baixa e média alta. A estimativa da dificuldade de cada grupo em cada um dos 126 itens que compõem o instrumento de personalidade foi calculada, sendo posteriormente comparadas com o objetivo de identificar a presença ou não de DIF. Os resultados demonstraram que, usando dois critérios de medidas de DIF, vemos que, de acordo com o critério de Mantel-Haenzel (contraste maior que 0,42) nenhum dos itens apresentou DIF, entretanto, considerando-se os índices de diferença de probabilidade (menor que 0,05) vemos que para nível de inteligência 11 dos 126 itens apresentaram funcionamento diferencial para os grupos, para escolaridade 17 dos 126 itens apresentaram DIF, e por fim, para sexo 22 dos 126 itens apresentaram funcionamento diferencial para os grupos. Dessa forma pode-se verificar que uma proporção pequena de itens mostraram-se influenciados pelo nível de inteligência do respondente, sendo que a maior parte dos itens que apresentaram DIF pertencem a variável sexo e ao fator Abertura.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Silva, Izabella Brito

Revoada: o Design como ferramenta de visibilidade para o “Novíssimo” Cinema Brasileiro

O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas tecnologias e pela revolução digital — que possibilita novas expressões artístico-culturais e a promoção de identidades regionais diversas. As produções independentes enfrentam vários desafios devido ao modelo de distribuição/exibição e a centralização da indústria cinematográfica brasileira, que dificultam a aproximação do público às experiências proporcionadas por estas obras. Assim, discute-se a importância do campo cinematográfico e do campo do design como expressões que interferem no modo como a sociedade percebe a realidade, entendendo o papel do design também como ferramenta para a promoção e valorização da diversidade cultural, encontrando no “Novíssimo” um potencial de atuação. Através da metodologia e dos processos do Design Thinking, foram realizadas diversas pesquisas e estudos que possibilitaram o desenvolvimento da marca Revoada, com o objetivo de promover visibilidade às produções do “Novíssimo” cinema brasileiro, ampliar a troca de informações entre diversos coletivos e realizadores e disponibilizar dados e informações sobre as obras ao público. As pesquisas e testes realizados apresentam resultados positivos e cenário promissor para a implementação do projeto, visto que este se mostra de interesse e relevante aos públicos envolvidos.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Serrate, Jéssica Santos Giese, Vinicius Parrado Celestino, Yasmin de Paula Tanimoto

O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais

O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária do Programa de Mestrado da PUC-Campinas. A metodologia utilizada consistiu de um estudo bibliográfico sobre o tema a partir de 1960, baseado principalmente em Paulo Freire, além de análise qualitativa de entrevistas semi-estruturadas com educadores que participaram diretamente dos projetos: Ginásios Vocacionais (Rede Estadual Paulista, 1961-1969), Programa Estágio Capacitação Docente (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, 1993-2000) e o Movimento de Pedagogia Waldorf (Campinas, 1987-2005). A base de análise é a histórico-dialética uma vez que revela interesses e resistências no processo democrático participativo dentro de contextos sócio-político-econômico. A contribuição principal do estudo está na compreensão de que a participação de educadores pressupõe um posicionamento social, sustentado por uma utopia pessoal, pela gestão participativa e por um projeto de educação que se propõe superar a cultura neoliberal baseada no individualismo, na competitividade e eficiência.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Pupin, Dercílio Aristeu

O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”

A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Araujo, João Marcos Pulz

Representação de informação e conhecimento: estudo das diferentes abordagens entre a ciência da informação e a ciência da computação

A Ciência da Informação vem estudando formas de representação da informação e do conhecimento visando a recuperação da informação. Esta pesquisa tem seu foco na representação do conhecimento e da informação, procurando investigar quais são os pontos convergentes e divergentes entre as linguagens documentárias da Ciência da Informação e as linguagens de marcação desenvolvidas e utilizadas na Ciência da Computação, tendo em vista identificar as ações, teorias e processos necessários para uma maior integração entre as duas áreas. Para isso, faz-se uma revisão dos elementos fundamentais necessários a representalção da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Para tornar possível a comparação entre áreas, apresentam-se os modelos mais consagrados de representação do conhecimento e da informação provenientes da Ciência da Informação, tais como metadados, tesauros e ontologias. No âmbito da Internet, apresentam-se as técnicas de representação com o uso das linguagens de marcação mais utilizadas e suas contribuições para o desenvolvimento da Web Semântica. Encerra-se apresentando uma proposta de estrutura de representação para recursos informacionais, especialmente os disponibilizados pela Internet. A proposta foi desenvolvida a partir dos recursos existentes na Ciência da Computação, particularmente, os oferecidos pela linguagem XML. Contempla a definição de uma ontologia e culmina com a criação de uma estrutura em XML para armazenar metadados de artigos eletrônicos.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Furgeri, Sérgio

Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira

O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência na comunidade onde os participantes residem. O estudo envolveu 41 participantes, de 8 a 15 anos de um Núcleo Comunitário e os dados foram coletados em duas etapas, compostas por um desenho e uma entrevista individual, semidirigida e gravada. Os participantes caracterizaram o "bullying" a partir de seu referencial enquanto agressores (16%), vítimas (29%) e espectadores. De seus relatos depreende-se: decadência de valores como a solidariedade e sentimento de impotência por parte dos espectadores; ansiedade e insegurança devido expectativa de novas agressões, revolta, sentimento de impotência, autoculpa, e reflexos negativos na auto-estima por parte das vítimas; insensibilidade pelo sentimento do outro, valores preconceituosos e formação de grupos que se utilizam de estratégias violentas por parte dos agressores. Das manifestações de violência na comunidade sobressaem-se as relacionadas ao tráfico e uso de drogas. As discussões têm como referência a crítica à ética competitiva e individualista, cujos valores tendem a favorecer a manifestação das diversas violências. Apresentam, ainda, o contraponto entre competição e cooperação

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2022-12-06T14:21:30Z

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Catini, Nilza

Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores

Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São Paulo em Campinas após o desenvolvimento de um processo de educação continuada, inserido no PDE-Programa de Desenvolvimento Educacional, cujo foco foi a avaliação formativa. Contou-se com a participação de 14 sujeitos. O método adotado para o desenvolvimento dessa análise fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicação de dois questionários e pesquisa documental A justificativa pelo tema apóia-se no reconhecimento da necessidade de intensificar os debates e pesquisas sobre a avaliação segundo a visão da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, cujo enfoque educacional introduzido nos três níveis de ensino do sistema educacional brasileiro privilegia a avaliação formativa, contínua, sem caráter classificatório. O texto apresenta um histórico da criação e expansão do SENAC no contexto da educação brasileira, focando a avaliação em diferentes tendências pedagógicas. É abordada a avaliação no SENAC-São Paulo e, particularmente, no PDE. São discutidas as teorias pedagógicas/psicológicas que embasam a avaliação formativa e suas relações com a educação brasileira. Na análise das respostas dos sujeitos da pesquisa observou-se que o PDE provocou reflexões e mudanças de atitude dos docentes e identificou problemas e perspectivas de um processo de formação continuada com foco na avaliação formativa.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Moraes, Vera Lúcia Della Torre de

Critérios de inserção do discurso religioso na esfera pública, no contexto das democracias pós-seculares, segundo Jürgen Habermas

A dissertação apresenta um exame do conceito de esfera pública e sua relação com o discurso fundamentado das confissões religiosas, desde a perspectiva do filósofo Jürgen Habermas, em um contexto pós-secular. No primeiro capítulo, procura-se reconstruir o conceito de esfera pública e sua importância para o Estado democrático de direito. Argumenta-se em favor de um conceito de esfera pública que atenda as demandas do Estado liberal pós-secular, aberto às perspectivas confessionais, porém sem delas prescindir. Busca-se, no segundo capítulo, identificar algumas peculiaridades do discurso religioso que o permitem figurar entre as vozes que compõem a pluralidade, em contraposição àquelas outras que o tornam inviáveis em contextos públicos. O terceiro capítulo procura explicitar alguns critérios que servem de orientação para a validação das perspectivas religiosas quando inseridas na esfera pública. Por fim, pretende-se considerar o processo secular / pós-secular que implica no reposicionamento da religião perante as esferas da vida e do sistema. Argumenta-se que o deslocamento do eixo de valores, proporcionado pela virada antropológica defendida pela tradição Iluminista, deixou em aberto a questão da religião para o indivíduo, cuja revalorização alcança os tempos de hoje.

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2022-12-06T14:21:30Z

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Vasconcellos, Diego Inácio Fernandes

Experiências com casais que receberam óvulos doados: um estudo psicanalítico

A dificuldade de alguns casais para gerar um filho pelo método natural foi o que motivou a ciência médica a desenvolver a Reprodução Humana Assistida (RHA). A Fertilização In Vitro (FIV) é uma das técnicas da RHA que, juntamente com o uso de óvulos doados, favorece as mulheres que apresentam certa incapacidade física para gerar óvulos saudáveis para fertilização. Nesse sentido, tal contexto também motivou o pesquisador desse estudo, porém com o objetivo de compreender, a partir das teorias psicanalíticas e grupanalíticas, o processo e o funcionamento psíquico de três casais que se submeteram ao tratamento de reprodução assistida, com receptação de óvulos doados, tendo gerado seus filhos com sucesso. O método de investigação psicanalítico configurou-se como a melhor opção para a realização dessa pesquisa, já que envolveu a análise e compreensão das vivências emocionais, a partir do registro de um encontro com cada casal. Para a apreciação do material coletado foi empregada a técnica de análise interpretativa de conteúdo inconsciente criada por Mathieu, assim como a técnica grupal, tendo em vista o casal como uma configuração de grupo especial. Para tanto, foi realizada uma pergunta disparadora, pelo entrevistador, e em seguida os cônjuges associavam livremente a respeito de suas experiências durante todo o tratamento de RHA. Os resultados encontrados mostram que a sugestão em receber óvulos doados trouxe a esperança em poder ter o tão desejado filho mas, por outro lado, a frustração em não ter um filho geneticamente parecido com a mãe. Os casais atravessaram momentos de sofrimento físico e psíquico para realização do desejo de terem um filho, assim como continuam em processo de elaboração psíquica a respeito da perda narcísica por não conseguirem ter um filho biológico por parte da mãe. Além disso, foi detectado que nos casais o inconsciente produziu algumas formulações psíquicas, tanto na vivência que tiveram ao longo do tratamento quanto durante as entrevistas, tais como: desejos inconscientes; fantasias inconscientes originárias: fantasias das diferenças do sexo e fantasia de castração; complexos familiares; sentimentos de ilusões messiânicas; e fantasias persecutórias. Contudo, ressalta-se que foi detectado também que os casais conseguiam se organizar em seus vínculos afetivos e, por conseguinte, amenizavam suas angústias mediante um pacto negativo de não revelarem a ninguém sobre o tratamento que se submeteram, até mesmo ao próprio filho. Este segredo fortaleceu as alianças inconscientes do casal, mediante a perda narcísica de não conseguirem ter o filho que fantasiavam. Decerto que, a partir dos resultados obtidos nesse estudo, faz-se necessário um acompanhamento psicológico aos pacientes antes, durante e após o período do tratamento, bem como maior esclarecimento da importância do profissional da psicologia na composição da equipe clínica e sua atuação, também, com estes profissionais, já que podem lidar com ansiedades e frustrações quando os resultados dos tratamentos não são positivos.

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2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Oliveira, Gustavo Presídio de