RCAAP Repository
Concepções de adolescência: Um estudo sobre adolescentes de diferentes tipos de escolas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
2022
Porto, Annelise Klettenberg
Gerência de risco de enchentes em cidades inteligentes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Aguirre, Tiago Ferraz de Arruda
Segurança da informação e QoS na gestão de redes de telecomunicações em conformidade com as práticas de ITIL®
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Freitas, Pablo Gulias Rufino de
As contribuições da economia e indústria criativa para o desenvolvimento sustentável
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Souza, Pedro Henrique Marciano de
Quando a cidade vira muro: os condomínios residenciais fechados de Itatiba
O foco é análise do processo de formação dos condomínios residenciais fechados no município de Itatiba, estado de São Paulo, explicado por meio do fenômeno da metropolização. Essa dinâmica produz uma organização espacial do tecido urbano de baixa densidade e territorialmente dispersa, que resulta, entre outras consequências, o aumento dos custos de urbanização, uma cidade fragmentada, perda da identidade cultural relacionadas aos hábitos de uso da cidade, etc. Nesta perspectiva é que se observou, a partir de meados dos anos 1970, a proliferação da construção de condomínios residenciais fechados, como causa e efeito do processo de urbanização contemporânea, identificado pela metropolização paulista. Os fatores que podem explicar essa dinâmica estão relacionados, pelo menos, ao seguinte: 1) valor da terra, relativamente baixo se comparado a outras localidades em contextos semelhantes e próximos a Itatiba; 2) estratégias de propaganda e markenting que produzem um quadro de violência urbana inexistente na cidade nas proporções anunciadas e relacionando a moradia em condomínios fechados a idéia de segurança; 3) proximidade a grandes centros metropolitanos geradores de fluxos econômicos comerciais, industriais e, especialmente, de serviços; 4) oferta de um dos mais modernos sistemas viários do país; e, 5) paisagem predominantemente rural atrelada às expectativas de um modo de vida saudável. O caso analisado também revela de maneira exemplar evidências do respaldo que a legislação municipal garante à aprovação e legalização dessa forma de empreendimento imobiliário.
2022
Massaretto, Nadya
O jardim como espaço terapêutico: seus benefícios e suas qual idades espaciais paisagísticas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Lima, Gustavo de Paula
A ferrovia no espaço urbano de Assis/SP: da preservação do patrimônio edificado à defesa da paisagem
O projeto propõe uma análise atual do desenvolvimento urbano da área central de Assis, a partir do estudo do potencial de aproveitamento dos edifícios remanescentes e do espaço urbano definido pela malha ferroviária na cidade de Assis-SP, em especial, em seu trecho urbano e central. Em princípio, busca-se contextualizar o papel da estrada de ferro na ocupação da cidade, explicitando o caráter desenvolvimentista presente em sua implantação e os fatores históricos, econômicos e sociais que promoveram a sua desativação e subutilização em período recente Tendo em conta as diretrizes aprovadas pelo Plano Diretor da Cidade, pretende-se aprofundar o estudo sobre o uso e ocupação das áreas do entorno da linha - onde ainda se conservam as habitações e os equipamentos relacionados ao seu funcionamento - e sua relação com o centro da cidade, a partir das diretrizes que se referem à preservação do patrimônio cultural, histórico e paisagístico, e discutir as possibilidades de reintegração urbana e reabilitação arquitetônica da antiga Estação FEPASA e demais edifícios e equipamentos presentes ao longo da linha. Entre outros aspectos, serão discutidos critérios de preservação à luz da discussão sobre o caráter e o potencial atual destes equipamentos desativados como promotores de recuperação de um setor urbano central e como elemento de recomposição do tecido urbano historicamente cindido. Como resultado espera-se contribuir com a definição de um conjunto de critérios de preservação e de reabilitação que possam servir como base para a regulamentação das diretrizes já aprovadas no Plano Diretor de Assis.
2022
Mota, Bárbara Moraes da
Universalização do saneamento no contexto dos assentamentos precários urbanos brasileiros
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Furigo, Renata de Faria Rocha
Movimento social da diversidade sexual e política social: quais são os dilemas?
Este estudo analisa a função das políticas sociais da diversidade sexual, o papel da V Conferência Municipal de Políticas Públicas LGBT e elementos do movimento da consciência presentes em um grupo do movimento social da diversidade sexual do município de Campinas/SP. A pesquisa foi realizada pelo registro da participação de 11 integrantes do grupo na reunião preparatória para a conferência. A reunião foi gravada e transcrita com a autorização de seus membros. Dentre os participantes havia um dos fundadores do grupo e participantes que começaram a ir a suas reuniões este ano. A análise se utilizou do materialismo histórico dialético, por meio da construção de unidades de sentido. Os resultados evidenciaram que os sujeitos não distinguem políticas públicas e políticas sociais e as separam das políticas econômicas. A ideológica universalização do ser humano como cidadão, pelo Estado, foi revelada por meio da revolta, e a política social foi reconhecida como limitada, mas a contradição se expressa no ruim com ela, pior sem ela . O processo da realização da V Conferência Municipal de Políticas Públicas para LGBT de Campinas/SP, como instrumento de participação popular, é tido como limitado, sem efetividade, mas suas contradições ainda não foram explicitadas. Mesmo assim, o grupo reconhece que esse processo pode ser um importante espaço de encontro do próprio movimento e de pessoas novas, bem como momento de formação tendo a possibilidade de revelar as contradições do Estado, enquanto mediador da inconciliável desigualdade imposta pela luta de classes. Foi possível observar o movimento contraditório da consciência comprometendo os rumos do movimento, levando-o a adaptar-se à ordem, alienar o ser humano de sua condição de desenvolvimento, descolando a subjetividade da objetividade, da materialidade que a determina e impossibilitando a passagem para a consciência da necessidade de transformação da sociedade.
2022
Marçal, Cristiane Ramos de Matos
Transtorno do pânico: investigação sobre alterações de relato em terapia analítico-comportamental.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Siebert, Graziela
Plantão psicológico em um serviço universitário de psicologia: a experiência de aprimorandas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Zanoni, Maria Rita de Lima
A pessoa com deficiência intelectual e o trabalho: um estudo sobre vivências de pais
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Tedeschi, Eduardo Henrique
Educação infantil e criatividade: perspectiva de professoras
O objetivo do estudo foi avaliar a concepção de criatividade e atuação criativa em professoras de educação infantil, dando ênfase à auto-percepção sobre criatividade, às estratégias usadas em sala de aula e à interação professor-aluno. Foram sujeitos 185 professoras de Educação Infantil municipal dos Estados: Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Roraima e São Paulo englobando todas as regiões brasileiras, divididas em nove grupos sendo três de São Paulo, tendo sido feita em um deles, observação em sala de aula de 9 professoras. O instrumento foi composto de 80 perguntas para identificar caracterização da professora e questões relativas às crenças, atuação profissional e auto-percepção como professora criativa. As respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo e avaliação qualitativa. Os dados foram analisados quantitativamente utilizando percentagens e médias. Os resultados demonstraram que em todos os grupos predominaram as educadoras menos jovens, com faixa etária entre 31 e 40 anos de idade, perfazendo quase metade dos sujeitos. Quanto à escolaridade 148 professoras (80%), terminaram o 3º Grau, das quais 81 têm curso de Pós-Graduação. Foram encontrados treze tipos de Especialização e Psicopedagogia foi o curso que apresentou maior número de professoras, seguido pelo curso de Educação Infantil. Os grupos que obtiveram as maiores médias foram: grupo de Minas Gerais, que alcançou a maior média nas áreas da educação infantil; o grupo de Mato Grosso, que obteve a maior média nas áreas de relacionamento com alunos, humor e imaginação e avaliação de si mesma e o do Rio Grande do Sul, nas áreas da didática e freqüência de uso das características indispensáveis à professora. Concluiu-se que embora haja diferenças entre as professoras das regiões brasileiras, todas demonstraram fazer uso da criatividade e foram unânimes em afirmar terem alunos criativos. Ter tido noções de criatividade, e como incentivá-la, no curso de formação apresentou impacto nas áreas: relacionamento com alunos, humor e imaginação e avaliação de si mesma. Essas noções foram consideradas insatisfatórias nos grupos do Rio Grande do Sul, Paraná e nos do interior de São Paulo, havendo necessidade de rever os cursos de formação e enfocar a importância deste tema, nessas regiões.
2022
Oliveira, Lucilena Marcondes Coelho de
Elaboração e aplicação de um programa de intervenção para alunos do Ensino Médio
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Pereira, Patrick
Narrativas de uma equipe de enfermagem diante da iminência da morte
O profissional de enfermagem que trabalha no ambiente de UTI é diariamente confrontado com a realidade da morte. Tal processo é usualmente acompanhado de sentimentos ambivalentes que, ao serem menosprezados ou negados pela própria equipe, trazem prejuízos no que se refere ao acolhimento do sofrimento do paciente, ocasionando o sofrimento psíquico do profissional. Este estudo tem por objetivo investigar as produções imaginativas de uma equipe de enfermagem de Unidade de Terapia Intensiva que cuida de pacientes adultos, em busca dos campos de sentido afetivo-emocional que sustentam suas construções imaginativas diante da iminência da morte. Adotamos o método psicanalítico, que permeia nosso percurso desde a elaboração de uma narrativa interativa, a ser apresentada como procedimento dialógico que enseja a criação imaginativa dos participantes desta pesquisa, perpassando as entrevistas que se seguiram às narrativas interativas, até a análise interpretativa do material obtido. As narrativas interativas e as narrativas transferenciais, como os dois documentos de registro que compõem este estudo, desvelam, entre outros achados, o campo de sentido o qual denominamos Inevitabilidade da Morte, sendo este composto por três subcampos: a impotência, a indiferença e a ausência assimilada. Os três subcampos se encontram intimamente imbricados, por vezes surgindo ao mesmo tempo nas diversas narrativas. O subcampo da impotência é caracterizado por sentimentos e crenças ligadas ao sentimento de derrota ou fracasso da equipe de enfermagem ao enfrentar a morte sem conseguir subjugá-la. O subcampo da indiferença se expressa por reações predominantemente intelectualizadas, onde o distanciamento emocional e a racionalização predominam como defesa contra o impacto emocional da morte. No subcampo chamado de ausência assimilada, encontramos a integração ii entre a potência relativa ou limitada aos recursos disponíveis e a vivência da dor da separação, o que vem resultar na aceitação da morte como parte integrante do viver. A gama emocional tecida em narrativas pelos participantes revela um campo fértil para a pesquisa do sofrimento profissional, dos processos de envelhecimento, dos cuidados paliativos, além de estudos psicossociais sobre o modo contemporâneo de lidar com a morte.
2022
Moraes, Cleber José Aló de
Paisagem Mogiana: transitoriedades e resistências na configuração de um território
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Polito, Jéssica de Almeida
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a definição dos estilos de temperamento foram consideradas quatro dimensões, cada uma composta por um par de estilos de temperamento, a saber: Social (Extroversão Introversão), Processamento da Informação (Prático Imaginativo), Processo Decisório (Pensamento Sentimento) e Planejamento (Organizado Flexível). Esta pesquisa teve por objetivo construir e validar o Inventário de Estilos de Temperamento do Professor (IETP), um instrumento de autorrelato orientado à identificação das características de temperamento do professor a partir de situações do cotidiano escolar. Foram realizados dois estudos para avaliar as evidências de validade deste instrumento: um deles foi baseado no conteúdo dos itens; o segundo na estrutura interna do IETP. O primeiro estudo contou com a participação de cinco psicólogos. O segundo estudo foi realizado com uma amostra de 400 professores que lecionavam no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Por meio da Análise Fatorial Exploratória os 40 itens do IETP foram distribuídos em quatro perfis: Habilidoso (47,5%), Compreensivo (30,8%), Catalisador (19,2%) e Analista (2,5%), que representaram 30% da amostra total. Os estudos comprovaram as evidências de validade do IETP. Não foi detectada relação entre estilo de temperamento, gênero, ou componente curricular que o professor lecionava, pois cada perfil abarcou professores de diferentes áreas do conhecimento. Os perfis configurados indicam que os professores apresentam características de temperamento propícias ao cuidado com o outro, flexibilidade para adaptar seu planejamento às necessidades dos alunos e facilidade de relacionamento interpessoal, condições fundamentais para que haja um clima propício ao ensino e à aprendizagem. Os resultados indicam a necessidade de novos estudos incluindo professores de outras fases de ensino e de outras regiões do país para garantir maior variabilidade da amostra, oportunizando a formação de outros perfis previstos na literatura. São indicados também estudos para comparar o IETP com outros instrumentos de avaliação do temperamento.
2022
Bachert, Cristina Maria D Antona
Relações entre risco psicossocial familiar, coping do tratamento da obesidade infantil e controle parental da alimentação
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
2022
Cunha, Kainara Silva da
A justiça restaurativa como alternativa ao direito penal retributivo sob o prisma da vitimologia nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher
O presente trabalho tem como objetivo compreender, com base na neutralização sofrida pelas vítimas na resolução de conflitos expostos à órbita penal, se a Justiça Restaurativa é um mecanismo apto a proporcionar a reintegração da vítima na resolução dos referidos conflitos, adotando, para tanto, a visão da Vitimologia a respeito do assunto e dialogando com as situações de violência familiar e doméstica contra a mulher. Para a consecução do referido propósito, a pesquisa foi pautada pelo emprego do método hipotético-dedutivo desenvolvido por Karl Popper, de sorte que a hipótese testada foi a de que a Justiça Restaurativa poderia proporcionar a recuperação do protagonismo da vítima no processo penal. Ao final, concluiu-se que a Justiça Restaurativa pode proporcionar a recuperação do protagonismo da vítima no processo penal. Entretanto, é necessário que os programas restaurativos desenvolvidos adotem certas cautelas, tais como a tomada em consideração das particularidades envolvidas em cada cenário apresentado, conforme revelado pelo estudo das situações de violência familiar e doméstica contra a mulher, e que estes programas contem com uma estrutura que permita seu adequado desenvolvimento e produção de efeitos.
2022
Massaro, João Paulo Gomes
Aspectos simbólicos da produção científica: uma análise de periódicos da área da Nutrição
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Matoso, Maria Cristina