RCAAP Repository
Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário.
2022
Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
Monitoramento e gestão de variáveis em ambiente fechado por meio de rede de sensores sem fio (RSSF)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Paulino, Mateus Leandro
Poesia na sala de aula: um exercício ético e estético
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, mostra como a poesia tem sido trabalhada nas aulas de literatura do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de ensino do estado de São Paulo e como os alunos-leitores contemporâneos têm recepcionado o texto poético. O interesse por esta pesquisa nasceu da experiência da professora-pesquisadora, que é amante da poesia e, portanto, compartilha leituras poéticas com os alunos, atentando para o estranhamento e para o encantamento que o texto poético é capaz de proporcionar nas dinâmicas em sala de aula. Buscaram-se, inicialmente, referenciais teóricos que justificassem a importância ética e estética de se ensinar arte, poesia e literatura erudita na escola; em seguida, uma reflexão histórica acerca das raízes da poesia na cultura ocidental greco-latina, bem como pesquisou-se o berço da relação poesia-educação na Antigüidade até o ingresso dessa tradição pedagógica em solo nacional. Ainda dentro de uma perspectiva histórica, foram assinalados momentos de ruptura que mudaram significativamente a história da leitura, do livro, da literatura e da concepção de poesia na educação, da Antigüidade à Idade Moderna. A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas orais gravadas com docentes de língua portuguesa de ambas as redes de ensino do estado, a fim de investigar o que entendem como poético e como se constrói o ensino-aprendizagem da literatura através da poesia nas escolas onde lecionam, deparando-se, neste processo, com críticas e sugestões dos educadores. Analisou-se a voz dos professores em diálogo com autores da teoria literária e da educação para se concluir que a poesia, linguagem de reflexão, insubmissão e prazer, merece espaço privilegiado dentre os discursos escolares.
2022
Neves, Cynthia Agra de Brito
Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Chiodi, Marcelo Gulini
A natureza como contágio
Com o consumo intensivo dos recursos naturais que alcançamos no século XXI e o reconhecimento das ações humanas como condutoras do esgotamento socioambiental, é imprescindível investigar modos de interferência nos ambientes por meio da interação e de transformar essas relações em potência. Com isso, busca-se através da cartográfia uma enunciação relacional aproximando processos artísticos e práticas eco-lógicas desenvolvidas no Atelier Contágio. A partir desse mapeamento, apresentam-se fascículos que contribuem com um esforço teórico/conceitual para abordar alguns sentidos presentes nessas práticas.
2022
Reis, Matheus
Auto-avaliação institucional numa escola pública básica da rede estadual de São Paulo
O presente trabalho de mestrado objetivou analisar processo de implementação de auto-avaliação institucional, numa perspectiva de aperfeiçoamento, em escola pública, de pequeno porte e de zona rural, da rede estadual de São Paulo. Para essa finalidade, além de bibliografia específica que ofereceu base teórico-metodológica, houve a consulta de documentos do estabelecimento de ensino, bem como a utilização de questionários que privilegiaram a ótica de 23 participantes, dos vários segmentos escolares (direção, professores, funcionários, pais e alunos), os quais explicitaram posições acerca do tema. No caso estudado, foram evidenciadas contribuições que a prática trouxe à instituição, como a valorização das vozes de seus sujeitos enquanto agentes transformadores da realidade, o desenvolvimento de uma avaliação capaz de proporcionar autoconhecimento à instituição e a criação de uma estrutura de participação que tende a se aperfeiçoar. Entretanto, verificaram-se limitações que permitiram dizer que a escola está num processo inicial de construção tanto de gestão democrática quanto de avaliação de aperfeiçoamento. Finalmente, este trabalho considerou que há espaço para tal tipo de avaliação na escola pública, desde que haja a real intenção de se valorizar a gestão democrática, capaz de promover um clima participativo e, conseqüentemente, o desenvolvimento de uma cultura avaliativa, que longe de mérito ou punição vise à revisão de práticas e à transformação cotidiana do estabelecimento de ensino e por que não? chegue a produzir reflexos nas próprias relações da comunidade.
2022
Moraes, Sandro Ricardo Coelho de
Psicologia e luta de classes no Brasil: uma análise histórica da inflexão política da psicologia comunitária
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Baima, Larissa Soares
O Programa Bolsa Família e o desafio da construção uma vida nova: percepções das mães de crianças beneficiárias do programa matriculadas em uma escola de Campinas/SP
O recebimento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF), política pública de transferência de renda do governo federal destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza está vinculado ao cumprimento de condicionalidades nas áreas de saúde e educação. Na área da educação é exigida a frequência escolar mínima de 85% para as crianças entre 6 e 15 anos e de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos. Segundo justificativa explicitada na legislação e documentos oficiais do PBF, a garantia da frequência escolar de crianças e jovens na escola seria um fator importante para romper com a chamada transmissão intergeracional da pobreza. O presente trabalho parte das seguintes indagações: será a frequência escolar fator importante para impedir a chamada transmissão intergeracional da pobreza? Será que o fato da criança estar na escola com o auxílio do programa garante a sua educação? Este estudo analisou as percepções de mães beneficiárias do programa a respeito da exigência da frequência escolar e se dispôs a compreender de acordo com suas colocações, se a educação de seus filhos estava relacionada com a participação no PBF. Foram realizadas vinte entrevistas semiestruturadas com mães beneficiárias do PBF na região sul de Campinas/SP. Os resultados da pesquisa indicam que para as mães beneficiárias do PBF a educação de seus filhos não está vinculada ao programa, pois, segundo elas, a única exigência do PBF com relação à escola é a frequência escolar e isso elas declaram cumprir. Já com relação à educação de seus filhos, as mães argumentam que é necessário promover uma escola que desenvolva um ensino de qualidade, que os prepare para o mercado de trabalho, assim eles terão possibilidades de romper com a pobreza no futuro e construir uma vida melhor.
2022
Silva, Angélica Lima da
Questões estruturais da cidade: leituras possíveis
Visando contribuir nos debates que envolvem o equacionamento da problemática urbanoambiental, a dissertação parte do pressuposto de que certas abordagens, por se bastarem às análises conjunturais, são impotentes para lidar com a natureza estrutural que as revestem. No caso brasileiro, e no que diz respeito às políticas públicas territoriais, como o urbanismo e o planejamento urbano e regional, as discussões geralmente restringem-se ao campo do direito administrativo, de caráter predominantemente instrumental, cujos efeitos invariavelmente limitam-se às ações pontuais, tópicas e desprovidas da virtude de atingir as causas originárias da questão urbana. E mais. Elas recrudescem com a crise ambiental contemporânea. Outro fator que compromete, decisivamente, a reflexão e a proposição de instrumentos urbanísticos desenvolvidos, com vistas ao equacionamento da problemática urbana, é a aplicação da noção de gestão aplicada à coisa pública. Originariamente concebida no contexto das organizações, o emprego da gestão, ao migrar para a administração pública, reduz o entendimento da dimensão política da cidade ao plano meramente negociado de gestão territorial. Isso também se mostra insuficiente, o que será abordado por meio de um caso particularmente significativo que relaciona questões urbanas e ambientais: a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
2022
Benatti, Liliane Alves
Formação continuada de professores por meio da educação a distância (EAD): influências do curso TV na Escola e os desafios de hoje
Devido às mudanças sócio-econômicas e políticas ocorridas no mundo e a forte presença das novas tecnologias, a educação vem se modificando para acompanhar esse processo de globalização. Nesse contexto, a Educação a Distância (EAD) vem sendo utilizada também como um meio de capacitação de professores para que se adaptem às novas exigências da modernidade. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência dos cursos de EAD, especificamente o TV na escola e os desafios de hoje , que sugeriu a aplicabilidade das novas tecnologias na prática do professor. Analisar a EAD, o curso TV na escola, a necessidade da formação continuada de professores, as exigências do mercado de trabalho foram questões abordadas neste trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, através de pesquisa bibliográfica e de campo, em que um questionário misto foi respondido por professores para observar a inserção das novas tecnologias na prática pedagógica em Escolas Públicas de Campinas SP, que participaram da capacitação através da modalidade EAD. A pesquisa apontou que, a partir do curso, a maioria dos professores inseriu recursos tecnológicos na sua prática pedagógica, conscientes da importância de melhorar a qualidade do ensino, consideraram o curso de forma positiva, embora tenham demonstrado preferência pela modalidade presencial. Espera-se com o trabalho contribuir com as discussões sobre a incorporação de tecnologias na prática do professor, com vistas à melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e também refletir sobre o uso da EAD nos cursos de Formação Continuada.
2022
Rett, Silvana Bueno Teixeira
Anestesia Multimodal versus Bloqueio Neuroaxial em Prostatectomias Radicais Abertas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Travassos, Thiago da Costa
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Forner, Vivian Annicchini
Gerência de redes de sensores sem fio: uma abordagem com SNMP
A presente dissertação tem como objetivo propor uma abordagem para a gerência remota de redes de sensores sem fio. Para isso, foi inserido no contexto de redes sensores o elemento do tipo Proxy, responsável por interconectar duas redes distintas, mantendo a capacidade de comunicação entre estas duas redes, assim como a adaptação de protocolos de comunicação. Neste caso, as redes as quais o Proxy se conecta são as redes de sensores sem fio e IP. O protocolo de gerência utilizado do lado da rede IP foi o SNMP, Single Network Management Protocol, por ser um protocolo de gerência de redes estável, de código aberto e amplamente utilizado e disseminado em ambientes de rede. Com o objetivo de se combinar as funcionalidades de gerência via SNMP com uma rede de sensores sem fio, foi realizada a engenharia da MIB, Management Information Base, criando-se uma correspondência entre características da rede de sensores sem fio e as funcionalidades de configuração, desempenho e falha, presentes em uma rede de gerência clássica. Com esta MIB foi possível elaborar um protótipo, a título de prova de conceito, para a demonstração destas funcionalidades.
2022
Cyriaco, Frederico Silveira
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo entre homens e mulheres. A referida escala foi construída inicialmente a partir do contato com seis juízes iniciais que definiram os indicadores de clima para a criatividade. Desse contato inicial foram definidos 140 itens e 14 variáveis, que foram apresentados para outros quatro juízes que verificaram a adequação dos itens aos fatores. Nesse segundo momento, 46 itens e uma variável foram excluídos ficando a escala com 94 itens e 13 variáveis apresentadas a seguir: Desafio e Motivação; Processo de Comunicação; Tolerância às Diferenças; Salários e Benefícios; Suporte à Inovação; Correr Risco; Confiança e Abertura; Ausência de Conflito; Ludismo e Humor; Tempo para Idéias; Discussões e Debates; Liberdade para Criar e Alegria e Dinamismo. Esta versão foi aplicada a uma amostra de 940 participantes sendo 500 do sexo masculino e 440 do sexo feminino com idades, compreendendo entre 18 a 64 anos (ambos os sexos). Quanto ao nível de escolaridade foi de segundo grau completo a pós-graduação. Todos os participantes pertenciam aos departamentos administrativos, financeiros e de produção de empresas privadas situadas no interior do Estado de São Paulo. A escala final ficou composta de 60 itens e sete fatores denominados: Dinamismo e Motivação; Humor e Cooperação; Liberdade para Criar; Ausência de Conflitos; Suporte à Inovação, Correr Risco; Tolerância e Comunicação. A escala mostrou-se psicometricamente válida e precisa nos 60 itens. Por meio da análise dos índices de consistência interna, observou-se que cinco fatores podem ser considerados fortes, dois promissores e um fraco. Quanto à percepção do clima para criatividade entre homens e mulheres, confirmaram-se as seguintes avaliações: os resultados apontaram para uma alta significância no fator Liberdade para criar predominantemente no sexo masculino e significante no fator Abertura e correr risco também no sexo masculino e por último pouco significante no fator Suporte a inovação e Dinamismo e motivação, mais uma vez favorável para o sexo masculino. Os resultados obtidos apontam para os diferentes aspectos do ambiente de trabalho que têm influência no desenvolvimento da criatividade e sugerem várias direções para futuras pesquisas.
2022
Crespo, Mari Lucia Figueiredo
A influência do treino de controle do stress nas relações interpessoais no trabalho
Na vida moderna, o stress tem se tornado um problema de saúde muito comum, tanto no âmbito profissional como pessoal. Suas conseqüências nas organizações são percebidas pelas licenças médicas e absenteísmo, queda de produtividade, desmotivação, irritação, dificuldades interpessoais, entre outros. A qualidade das relações interpessoais é fundamental para os processos atuais de trabalho que valorizam, além das competências técnicas, a competência social nas interações profissionais. Estas competências podem ser inatas ou precisam de treinamento para serem desenvolvidas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia do tratamento Treino Psicológico de Controle do Stress Adaptado para Relações Interpessoais no Trabalho (TCS-RI) e verificar se há diferença na sua aplicação individual e em grupo. Foram estudadas 29 pessoas, divididas em dois grupos: 17 do treino em grupo e 12 do individual, que receberam o mesmo tratamento de dez sessões. Os participantes foram avaliados inicialmente e após o treinamento para verificar sua eficácia. Os instrumentos utilizados foram o ISSL (Inventário de Sintomas de Stress de Lipp), o Inventário de Habilidades Sociais Del Prette, Inventário de Ansiedade de Beck, Escala de Crenças, Inventário de Afetividade, Entrevista estruturada de relações interpessoais Inicial e Final. Os resultados demonstraram que o TCS-RI foi eficaz para a redução do nível de stress, da ansiedade, na reestruturação de crenças irracionais e para o treino assertivo. Houve uma melhora significativa também no que se refere à habilidade social dos participantes, tanto no escore geral e no escore de habilidade de enfrentamento com risco, como principalmente na habilidade de autocontrole da agressividade em situações aversivas. As relações interpessoais de forma geral foram percebidas como mais gratificantes e com menos dificuldades que no início do trabalho. Conclui-se que o TCS-RI foi eficaz para melhorar os relacionamentos interpessoais e as habilidades sociais de forma geral, assim como diminuir o nível de stress experenciado, principalmente no treinamento individual.
2022
Prieto, Maria Angélica Sadir
Psicopedagogia: limites e possibilidades a partir de relato de profissionais
A psicopedagogia tem sido uma das áreas de conhecimento que têm gerado grande interesse nos profissionais ligados à educação. Este trabalho tem por objetivo investigar a prática do professor - psicopedagogo, seus desafios, suas limitações, suas possibilidades, frente ao cotidiano da atuação psicopedagógica preventiva em instituições regulares de ensino. São sujeitos dez professores psicopedagogos de diferentes instituições de ensino. O material utilizado é um questionário semi estruturado. Os resultados mostram que todos os sujeitos são do sexo feminino, entre 26 a 50 anos. Destes seis são formados exclusivamente em pedagogia, dois fizeram cursos de licenciatura, um possui dupla formação e um tem formação em psicologia. Ao relatarem o próprio trabalho, os entrevistados priorizam duas áreas de conhecimento, língua portuguesa e matemática, destacando os recursos utilizados. Do total de participantes da pesquisa, nove conseguem detectar influências da formação inicial na atual prática. Sobre a realização de um trabalho psicopedagógico preventivo, sete afirmam realizar um trabalho preventivo e três afirmam que não. Os procedimentos de diagnóstico mais utilizados são a leitura, a escrita, as atividades matemáticas, as atividades lúdicas, a representação, a dramatização, o desenho, as brincadeiras, as entrevistas com pais e com os alunos, a observação e a avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem. As propostas de intervenção consideram diferentes frentes de atuação, sendo elas com os próprios alunos, país e com os demais profissionais de áreas afins; para isto são utilizados recursos cognitivos, entrevistas e trabalhos integrados. As principais contribuições da psicopedagogia são referentes a melhorias na aprendizagem, nas relações afetivo emocionais, na atuação em equipe, na escuta psicopedagógica e na busca por estratégias metodológicas. Os entrevistados consideram como desafios na área de psicopedagogia: entre outros, o elevado número de alunos em sala de aula, a inserção da psicopedagogia na rede pública de ensino, a ampliação do número de professores psicopedagogos, a possibilidade de realização de um trabalho integrado com diversos profissionais, o reconhecimento profissional e cientifico. As contribuições obtidas para melhores resultados na atuação nesta área são diminuição do número de alunos nas classes, necessidade da continuidade de estudos, melhor compreensão sobre as possibilidades de realização do diagnóstico psicopedagógico institucional, valorização de uma atuação conjunta com diversos profissionais, ampliação de psicopedagogos em espaços institucionais.
2022
Peres, Maria Regina
Identidade docente na Educação Infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições
Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e sociais ocorridas na área têm afetado as representações sociais acerca da identidade do profissional professor. Para isso, traçamos como meta investigar quais representações sociais as professoras têm construído acerca da profissão docente e quais as possibilidades de reconstrução dessa identidade, além de buscar compreender o papel das políticas públicas, da formação inicial e das condições práticas de exercício da profissão nessas representações. O trabalho está inserido na defesa da Educação Infantil e na luta por sua valorização bem como de seus profissionais, justificativa essa que perpassa todo o trabalho. Como metodologia optamos pela abordagem qualitativa, com produção de materiais empíricos, coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com seis professoras e observação em sala de aula. Para tanto, norteamo-nos principalmente pelas concepções teóricas provindas da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, utilizando também como alicerce teórico as concepções oriundas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Pudemos compreender que as professoras analisadas apresentam indícios de uma reconstrução da identidade docente, de uma representação da profissão como sacerdócio e caracterizada pelo gostar de crianças para uma profissão caracterizada pelos conhecimentos pedagógicos e pela intencionalidade do professor, porém, pudemos constatar que o ambiente prático de trabalho, no que diz respeito às exigências direcionadas ao professor juntamente com a desvalorização social dessa função, se apresentam como empecilhos para que essa nova representação possa ser assumida no cotidiano da profissão.
2022
Lopes, Luciana Pereira da Silva
Aplicação e impactos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em grandes empresas privadas do setor industrial no Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Silva, Luiz Henrique Vieira da
Avaliação da inteligência para crianças deficientes visuais: Construção de subtestes e investigação de suas qualidades psicométricas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022
Campos, Carolina Rosa
Cidades digitais e publicação de sistemas em nuvem: uma metodologia para a tomada de decisão
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Ribeiro, Anderson de Souza