RCAAP Repository
Um olhar sobre o território: análise territorial e estudo prospectivo sobre a Grande Diagonal Paulista
Algo novo é percebido no comportamento das transformações do território no estado de São Paulo. O trabalho investiga a configuração futura desse fenômeno urbano em expansão. Toma-se como estudo de caso o sistema de ocupação e acumulação econômica dos municípios localizados ao longo das principais conexões do Porto de Santos aos domínios do Planalto Ocidental (São José do Rio Preto / Barretos / Ribeirão Preto). Denominamos este vetor de ocupação que ocorre no estado de São Paulo de Grande Diagonal Paulista . Esta nova realidade territorial pode mudar a lógica das cidades como as conhecemos até agora. Estudar tal processo contribui para: a) compreender o "novo desenho" do território; b) investigar novas indagações de capacidades e pertinências e c) entendimento de papeis e circunstâncias nas quais se encontram os gestores públicos frente aos destinos desse fundamental fenômeno urbano, rural e ambiental em formação. Objetiva-se a construção de um processo de leitura para investigação da territorialidade. Toma-se como base o reconhecimento dos processos e produtos resultantes. Objetiva-se compreender as profundas transformações enunciadas e seus rebatimentos na estrutura, forma e paisagem. Busca-se desenvolver um método de leitura que apóie a prática de arquitetos e urbanistas.
2022
Manetti, Claudio
Compreensão psicológica das vivências de pais em aconselhamento genético (ag): um estudo fenomenológico
A pesquisa teve como objetivo compreender psicologicamente vivências de mães e casais em processo de Aconselhamento Genético (AG) no Ambulatório de Genética Perinatal do CAISM/UNICAMP, após o nascimento de um filho portador de defeito de fechamento do tubo neural - compatível ou não com a sobrevida - visando ao planejamento de ações específicas voltadas a atenção à saúde mental nesse contexto. Dez participantes, atendidos naquele contexto no período de março/2003 a fevereiro/2004, foram selecionados tendo como critérios a riqueza e a representatividade das vivências psicológicas relatadas. O estudo descritivo e de caráter exploratório desenvolveu-se com base no método fenomenológico. Iniciou-se com a inserção da pesquisadora no ambulatório, na condição de estagiária. Foram realizadas observações durante as consultas de AG e, posteriormente, entrevistas semi-dirigidas com os participantes, estimuladas por questões disparadoras, em dois momentos: imediatamente após o AG e cerca de seis meses depois. Os relatos, transformados em narrativas trouxeram elementos das vivências psicológicas dos pais, tanto em relação à morte quanto à sobrevida do filho malformado, bem como de relações interpessoais significativas com familiares, amigos e com as equipes médicas. O diagnóstico da malformação, as decisões dela decorrentes e o contato com o filho vivo ou morto - constituíram intensas vivências psicológicas para mães e casais. A ênfase, porém, foi dada às vivências das mães pela considerável transformação existencial em função do nascimento de um filho malformado.Todas as participantes do estudo vivenciaram a maternidade, mesmo aquelas cujos filhos não sobreviveram ou que procederam à interrupção gestacional em etapa precoce do desenvolvimento fetal, e atribuíram aos bebês o status de filhos. A sobrevivência do filho malformado, por sua vez, alterou essencialmente a vida das mães e seus planos para o futuro, demandando delas intensos cuidados e dedicação, muitas vezes em detrimento de suas próprias necessidades. Assim, embora relatassem certa superação em relação ao sofrimento inicial, passaram a viver de acordo com os progressos do filho. Diferentemente, embora não com menos sofrimento, as mães cujos filhos faleceram parecem ter sido também capazes de superar parte do sofrimento ao longo do tempo, lidando com o vazio decorrente da suspensão do exercício da capacidade materna pela retomada de atividades rotineiras e de planos quanto ao futuro. Ainda que tenham existido limitações por parte dos pais para a compreensão das orientações recebidas no AG, este foi vivenciado positivamente, tanto em relação ao contato que tiveram com a equipe quanto ao fato de ele ter-se constituído numa oportunidade para alívio da culpa, desmistificação de fantasias quanto à origem da patologia e melhor compreensão do problema. A possibilidade de inserção da pesquisadora no serviço acrescentou ao estudo caráter etnográfico consideravelmente enriquecedor, levando a uma compreensão psicológica mais abrangente da complexidade da questão estudada e possibilitando a reflexão acerca da atenção psicológica de caráter institucional adequada ao contexto e ao fenômeno em foco, gerando algumas estratégias de intervenção.
2022
Messias, Tatiana Slonczewski Caselli
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Ribeiro, Flávia de Mendonça
Planejamento da expansão de sistemas de distribuição de energia elétrica considerando a alocação ótima de dispositivos de armazenamento de energia
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Anguita Junior, Rene Verinaud
Queimadura e sofrimento a partir da narrativa de uma psicóloga
O objetivo desta pesquisa consistiu em apreender o sofrimento vivido por pacientes a partir da experiência de uma psicóloga em uma unidade para tratamento de queimados de um hospital localizado no estado de São Paulo. Desenvolveu-se como uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. Uma narrativa foi construída como estratégia metodológica pela psicóloga/pesquisadora para apreender elementos significativos vividos no trabalho cotidiano com pacientes, familiares e equipe multiprofissional. Incluiu lembranças, impressões, imagens, sentimentos e pensamentos que possibilitaram a emergência de alguns significados: o contexto da unidade para queimados constitui um ambiente que oferece, além de tratamento, acolhimento aos pacientes e seus familiares. Ao longo do período de hospitalização, os pacientes passam por grande sofrimento físico e psicológico: sentem-se vulneráveis e desprotegidos; ressentem-se da ausência dos familiares e do isolamento. A maneira como significam as causas que provocaram o acidente que os vitimou tem importância no processo de recuperação, assim como a forma como enfrentam a dor física intensa e a dependência por necessitarem de cuidados. Os familiares desempenham papel importante no processo de recuperação dos pacientes ao transmitirem segurança e afeto; neste sentido, acabam por fazer parte da equipe, auxiliando no processo de retomada da autonomia. A equipe multiprofissional reage de maneira paradoxal às queixas dos pacientes. A rotina exaustiva parece dificultar a capacidade de compreender e acolher. Por outro lado, demonstram disponibilidade e empenho para realizar os procedimentos necessários à recuperação. A experiência da pesquisadora possibilitou entrar em contato com novos significados no que se refere à relação entre dor e sofrimento. Constatou a importância de uma atenção psicológica específica naquele contexto capaz de disponibilizar ao paciente espaço para expressar sentimentos de solidão, medo e angústia face ao desconhecido. Por outro lado, a equipe e os familiares também demandam atenção a fim de poderem desempenhar os cuidados necessários. Conclui-se que sofrer queimadura grave e ser hospitalizado constitui uma experiência que impõe ao paciente uma reestruturação no modo de ser e de viver que afeta tanto os profissionais que compõem a equipe como também as famílias.
2022
Pansani, Sara Regina Moreira
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e outros agentes), multi-método (meios, processos, instrumentos), multi-temporal (momentos, estágios do desenvolvimento), multi-contextual (tarefas na escola, em casa e outros) e, multi-etápica (fases ou módulos de apoio). Neste processo, a figura do professor merece destaque, e efetiva sua participação por meio de nomeação docente. No Brasil, ainda não existe instrumento com recomendação favorável pelo Conselho Federal de Psicologia. Diante deste fato, objetivou-se por desenvolver dois estudos, no primeiro elaborar uma escala de nomeação docente para alunos dotados e talentosos, bem como buscar por evidencias de validade de conteúdo; já no segundo estudo, buscou-se por evidencias de precisão da consistência interna, bem como validade baseada na estrutura interna e convergente e discriminante. Depois de elaborado o instrumento (ENDI-p), os resultados do primeiro estudo indicam que a ENDI-p está pronta para uso, ao se observar o coeficiente de kappa (kmédio=0,778). A ENDI-p perdeu cinco itens e teve quatro itens adaptados para outras áreas, que não as originais. No segundo estudo, por meio da correlação item-total foram retirados 17 itens da ENDI-p que apresentaram índices de saturação inferiores a 0,30 (rotação varimax) o que resultou em três grandes fatores. Com a extração destes itens, a escala apresentou um bom valor para o Alpha de Cronbach geral (alfa=0,801), como também para os três fatores específicos: F1 (alfa=0,892 com 23 itens), F2 (alfa=0,929 com 26 itens), F3 (alfa=0,727 com 7 itens), atendendo ao objetivo 3. O teste de esfericidade de Bartlett indicou correlação entre os itens (x2 0=4370,985; gl=1653; p<0,000). Já a medida de adequação da amostra para aplicação da análise fatorial apresentou-se apropriada pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,498). O quarto objetivo foi atendido por meio da análise fatorial exploratória (AFE) resultando em três fatores. Os objetivos 5 e 6, a respeito da busca de evidencias de validade baseadas nas relações com variáveis externas foram parcialmente atendidos, o que pode sugerir, para futuros estudos utilizar uma amostra maior.
2022
Farias, Eliana Santos de
Avaliação de transmissão de fluxo contínuo de vídeo em redes IP sem fio Padrão IEEE 802.11b e 802.11g
Análise comparativa do desempenho das redes locais sem fio (WLANs), padrão IEEE 802.11b e 802.11g, na transmissão de fluxo contínuo de vídeo, também conhecido como streaming de vídeo, simulando características de uma transmissão de vídeo em formato IPTV, com o intuito de identificar qual dos dois padrões tem melhor desempenho na transmissão desse tipo de tráfego. Esse trabalho foi motivado pela necessidade de implantação da segunda fase do projeto Exibe da TV PUC Campinas, que prevê a distribuição da programação do canal universitário, em formato IPTV, através de redes IP sem fio. Para simulação desse sistema de distribuição de vídeo, foram feitas análises das características de distribuição, transmissão e formatos do vídeo transmitido. As transmissões foram realizadas com o uso de um emulador de Rádio Freqüência que dispõe de dois atenuadores, um controlado por software e outro por uma fonte de tensão. O emulador pode proporcionar um ambiente controlado, onde todas as transmissões puderam ser realizadas utilizando os dois padrões de rede, garantindo uma correta identificação do canal, controle das atenuações e acompanhamento dos fenômenos de propagação.
2022
Ferreira, Gildevane Aparecido
Vivências de trabalhadores da saúde frente à lógica capitalista: um estudo da Atenção Básica na Colômbia e no Brasil
A presente pesquisa visa a analisar as vivências de trabalhadores dos Sistemas Públicos de Saúde da Colômbia e do Brasil, tendo-se em vista que esses dois casos ganham interesse de estudo por exemplificarem sistemas de saúde cujo surgimento se dá a partir de diretrizes opostas. Por um lado, tem-se a Colômbia que, dentre os países latino-americanos a sofrer a intensa crise econômica da década de 1980, foi aquele que incorporou de maneira mais rigorosa e sistemática os critérios centrais do modelo hegemônico das reformas sanitárias estabelecidos pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional. Por outro, observa-se a situação do Brasil, que também experimentou a crise econômica, onde foi possível a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), produto das exigências dos movimentos populares os quais conseguiram estabelecer a saúde como um direito de todos os cidadãos, legitimando-se na Constituição Federal de 1988. Toma-se em consideração, então, como nasce o SUS, num cenário neoliberal em meio da crise econômica de 1980, em oposição a tendências imperialistas que se caracterizavam pela busca de novos mercados no setor saúde, enquanto a Colômbia se subjugou totalmente a elas. Levando em conta esse contexto, o estudo aqui apresentado teve como objetivo compreender as vivências de trabalhadores da Atenção Básica dos Sistemas Públicos de Saúde da Colômbia e do Brasil, frente à lógica capitalista. Baseada no enfoque da Psicologia Social do Trabalho, esta pesquisa é de natureza qualitativa e de tipo empírico. Desenvolveu-se mediante a realização de entrevistas reflexivas em profundidade, com dois grupos de trabalhadores da Atenção Básica de nível assistencial e administrativo: um em Bucaramanga, Colômbia e, outro, em Campinas, Brasil. Para o processo de análise, elegeu-se utilizar a Análise de Conteúdo, a qual é compreendida como um conjunto de técnicas de pesquisa cujo objetivo é a busca do sentido ou dos sentidos manifestos nas mais diversas formas de comunicação. O percurso desta pesquisa revelou que, em ambos os países, as principais vivências dos profissionais da saúde, determinadas pela lógica neoliberal, estão relacionadas com as transformações introduzidas nas condições, relações e organização do trabalho. No contexto colombiano estudado, identificamos a origem das problemáticas centrais apresentadas pelos entrevistados no processo de transição induzido pela reforma que constituiu seu atual sistema de saúde. Essas problemáticas se traduzem, essencialmente, na deterioração das relações com os usuários, bem como na configuração das equipes de trabalho, marcadas pelo contraste entre pessoas com diferentes vínculos empregatícios. Esta última condição, empecilho para a coesão dos grupos de trabalho, também é observada no contexto brasileiro pesquisado, como produto da terceirização, que parece ter se tornado um efetivo mecanismo para enfraquecer o SUS, facilitar seu desmonte e colocá-lo no mesmo caminho atualmente percorrido pelo sistema de saúde colombiano. Por fim, expõe-se como, nos dois cenários estudados, tal panorama de precariedade do trabalho, permeado pela instabilidade, intensificação e sobrecarga laboral, pela redução de salários, dentre outros fatores, tem ocasionado graves consequências para a vida e a saúde dos trabalhadores, que se refletem na degradação de sua saúde física e mental, na falta de reconhecimento social, na deterioração da ética e da moral e nas restrições para a construção de um projeto de vida.
2022
Pinzón, Heidy Johanna Garrido
Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do Ensino Fundamental
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Luz, Ana Flávia Silva
Estratégias e ações de requalificação urbana: o caso da cidade de Sorocaba
Dentre os modelos contemporâneos de gestão urbana, o urbanismo vinculado ao planejamento estratégico e baseado na implantação de projetos urbanos tem sido um paradigma para as cidades que buscam se destacar competitivamente no contexto urbano contemporâneo. Este trabalho procura analisar se as atuais diretrizes de planejamento estratégico da cidade de Sorocaba, comprometidas com a construção de uma nova imagem para a cidade, contribuem para a ampliação da esfera pública em direção a uma cidade mais democrática, acessível e saudável. Serão apresentados, como fundamentação da pesquisa, exemplos de requalificação urbana baseados neste conceito como os casos de Barcelona, a partir da década de 80 servindo de exemplo bem sucedido do uso do planejamento estratégico na gestão de cidades; o caso de Curitiba, que realizou uma reestruturação urbana através de um programa de mobilidade; e de Bogotá, que promoveu uma requalificação urbana pautada em ações de mobilidade e da ampliação de cidadania em busca do desenvolvimento social da cidade por meio da implantação de uma rede de bibliotecas. Sorocaba, cidade média inserida na dinâmica metropolitana mais complexa do país a megalópole do sudeste brasileiro constitui o objeto de estudo da pesquisa e será discutida a partir das diretrizes estratégicas e dos programas de políticas públicas do poder público municipal, cujas determinações deram origem aos projetos urbanos construídos na cidade. Como discussão, serão apontadas questões relevantes do trabalho a fim de ampliar o conhecimento do urbanismo na direção da construção da cidade democrática através do uso de planejamento estratégico.
2022
Linardi, Fabricio de Francisco
A devoção mariana pelas ondas do rádio: um estudo de caso sobre o programa Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Flor, Felipe Manoel Zangari
Gestão escolar: ações que desencadeiam a melhoria do IDEB no estado do Maranhão
Um dos desafios da gestão escolar, no século XXI, implica a qualidade da educação básica. Nessa perspectiva, esse estudo teve como objetivo investigar as ações e estratégias desencadeadas pelos gestores escolares das escolas públicas estaduais do Estado do Maranhão que apresentam Ideb igual ou crescente entre os anos de 2007 a 2013, com vistas à melhoria da qualidade da educação. Em abordagem de pesquisa qualitativa, foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, pesquisa documental aplicação de questionário misto e entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa foram as gestoras e as professoras de português e matemática dos quintos anos de duas escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada entre os anos de 2007 e 2011. Com base nos autores referendados, constatamos a influência de organismos internacionais na construção da qualidade da educação brasileira. Constatamos, ainda, que a gestão gerencial de cunho tecnicista opõe-se à gestão democrática escolar pública por considerar redundante a construção coletiva da proposta pedagógica e restringir a possibilidade de qualidade da educação básica pública a resultados quantitativos advindos de exames padronizados de larga escala. Ao que se refere à política educacional maranhense, evidenciamos que a gestão educacional, no concernente à estrutura organizacional reproduziu, sobretudo, nos longos quatro mandatos da governadora Roseana Sarney, as diretrizes e programas e políticas educacionais do governo federal, com destaque à redefinição da função e do perfil do gestor escolar. Nessa segunda década do século XXI, com a construção democrática do Plano Estadual de Educação (PEE/2014), houve o reconhecimento de que, para além da universalização do ensino fundamental, precisa haver esforço para a equidade no aprendizado escolar, o que implica a necessidade de melhorar os indicadores educacionais implementando políticas públicas com foco na qualidade da aprendizagem e de continuar fomentando a participação da sociedade civil organizada nesse processo. Com base nos autores referendados, observamos que as práticas pedagógicas exitosas constatadas na gestão das escolas públicas pesquisadas têm a potencialidade de induzir políticas educacionais com vistas à melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos. No geral, as gestoras escolares afirmaram que o resultado do Ideb desencadeou ações relacionadas à infraestrutura física escolar; recursos pedagógicos e tecnologias de informação e comunicação; gestão escolar e formação continuada de professores e gestores escolares, entre outras ações pontuais de cada escola pesquisada. A investigação apontou, também, a necessidade de se considerar condicionantes intra e extraescolares, o que implica redefinir políticas públicas educacionais, em prol da melhoria da qualidade da educação pública maranhense.
2022
Carreiro, Félix Barbosa
Resiliência e controle do stress em juízes e servidores públicos
A fim de identificar comportamentos indicadores de resiliência no repertório comportamental de indivíduos que obtêm sucesso no enfrentamento de adversidades e o modo como tais comportamentos foram desenvolvidos, entrevistaram-se 220 pessoas, das quais, 148 mulheres e 72 homens. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Formulário de Dados de Identificação, Inventário de Sintomas de Stress (I.S.S.L.), Levantamento de Fontes de Stress e Levantamento de Comportamentos Indicadores de Resiliência. Observou-se que 72% dos participantes apresentaram stress. Houve maior freqüência de sintomas psicológicos e 76% dos participantes consideraram-se expostos a muitas fontes cotidianas de stress. Os principais estressores encontrados referem-se à administração de rotinas pessoais, especialmente no caso das mulheres, e ao trabalho. Os homens apresentaram maior freqüência de comportamentos indicadores de resiliência do que as mulheres e demonstraram maior habilidade em regular emoções e em se predispor a novos desafios. Em ambos os sexos, constatou-se que pessoas com maior senso de auto-eficácia e com habilidade em analisar as causas das adversidades, controlar emoções, ser otimista e se comportar com empatia estão menos expostas ao risco de desenvolver quadros de stress crônico. A regulação emocional mostrou-se o mais influente fator de proteção. A maioria dos participantes não estressados considerou que o repertório eficaz de enfrentamento de adversidades foi aprendido ao longo de sua história de vida.
2022
Oliveira, Juliana Barros de
Hemorragia peri-intraventricular leve: a relação entre a percepção dos pais e o neurodesenvolvimento
Introdução: Com a maior sobrevida de recém-nascidos pré-termo (RNPT), cresce a incidência de morbidades como a hemorragia peri-intraventricular (HPIV). Estudos apontam relação entre HPIV leve e sequelas neuropsicomotoras. Além disso, a percepção dos pais e cuidadores quanto ao neurodesenvolvimento da criança pode influenciar na adesão ao tratamento. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças que foram prematuras com HPIV leve e a adesão ao tratamento considerando a percepção dos pais diante o seu desenvolvimento. Método: Foram avaliadas 70 crianças de 6 a 24 meses de idade corrigida que foram prematuras, procedentes do ambulatório de recém-nascidos de alto risco do Hospital da PUC de Campinas. Foram constituídos dois grupos, sendo um com HPIV graus I e II (G1) e um grupo controle (GC), sem HPIV. Para a avaliação do desenvolvimento foi utilizado o Teste de Denver II e para a percepção dos pais e/ou cuidadores foi aplicado um questionário. Para a análise estatística foram utilizados testes apropriados com nível de significância de 5%, ou seja, p<0.05. Resultados: O grupo G1 foi constituído por 34 crianças (48.5%), sendo 17 meninas (50%) e 17 meninos (50%) e o GC foi constituído por 36 crianças (51.4%), sendo 16 meninas (44.4%) e 20 meninos (55.5%) com média de idade gestacional de 29 semanas em ambos os grupos. Os fatores de risco pré e perinatal associados à HPIV foram o tipo de parto vaginal (p=0.024), peso ao nascimento (p<0.001) e idade gestacional (p<0.001) e os fatores de risco pós-parto imediato associados à HPIV foram a presença de broncodisplasia pulmonar (p=0.011); a doença da membrana hialina (p<0.001); ventilação mecânica >7 dias (p=0.019); e taquipnéia transitória do recém-nascido (p=0.001). Houve risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em 37 (52.8%) casos, sendo em 79.4% no grupo com HPIV e 27.7% no grupo sem HPIV. Foi observado que de modo significativo os atrasos ocorrem mais no grupo HPIV Leve quando comparado ao grupo sem HPIV. As áreas mais comprometidas foram “motor grosso”, “motor fino-adaptativo” e a “linguagem”. Fatores associados à ocorrência de atraso no desenvolvimento nas 70 crianças avaliadas foram a presença de HPIV (p<0.001) e a utilização de ventilação mecânica (p=0.003). Houve percepção dos pais e/ou cuidadores quanto ao atraso no desenvolvimento somente em 12 (32.4%) casos. A percepção do atraso no desenvolvimento esteve associada a HPIV (p=0.017) e o acompanhamento com fisioterapia (p=0.036). A escolaridade materna; a idade da mãe; se a criança era o primeiro filho; o apgar do 1º e no 5º minuto, e a presença de alteração na avaliação Teste de Denver II não foram significativos. Das crianças que apresentaram risco de atraso no desenvolvimento, do grupo G1, 59,2% realizavam tratamento com a fisioterapia, com percepção positiva de 37% dos pais e/ou cuidadores em relação ao risco de atraso. Do grupo GC, 40% das crianças acompanham com o tratamento com a fisioterapia, e há percepção positiva de 20% dos pais e/ou cuidadores em relação ao atraso no desenvolvimento. Das crianças com risco de atraso no desenvolvimento, 46% não aderiram ao tratamento de fisioterapia indicado, sendo destas 76,5% sem percepção do atraso. Dos 23,5% com percepção positiva do atraso, 11,7% não realizam fisioterapia pela alteração no desenvolvimento se referir ao setor “linguagem” e outros 11,7% aguardam vaga do serviço. Conclusão: Conclui-se que crianças com HPIV leve apresentaram pior desfecho neuropsicomotor quando comparados com crianças sem HPIV. Os principais fatores de risco para HPIV foram peso ao nascimento, idade gestacional, tipo de parto vaginal, ventilação mecânica, doença da membrana hialina. Foi baixa a percepção dos pais e/ou cuidadores do atraso no desenvolvimento da criança e isto interferiu na adesão ao tratamento fisioterapêutico.
2022
Duarte, Luara Fernandes Argenton
O transcendente no imanente: o fenômeno religioso na perspectiva da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung
O objetivo do presente trabalho é, a partir do pensamento de Carl Gustav Jung (1875- 1961), fundador da Psicologia Analítica, compreender a relação entre fenômeno religioso e fenômeno psíquico. Para tanto, valemo-nos do arcabouço teórico do referido autor elencando os conceitos de energia psíquica, inconsciente pessoal, inconsciente coletivo, arquétipos, tipos psicológicos e processo de individuação. No que tange ao fenômeno religioso, recorremos a experiências vivenciadas por Jung em épocas e locais distintos, tais como: os árabes no deserto do Saara na África do Norte, os nativos do monte Elgon na África Ocidental, os índios pueblos no Novo México, o hinduísmo e o budismo na Índia, e o cristianismo na Europa, evidenciando como este fenômeno encontra-se presente nas mais diversas representações culturais e, como o indivíduo dele se apropria. A Psicologia Analítica de Jung e a ênfase que esta atribui ao religioso aponta que este fenômeno se apresenta de acordo com a função psíquica envolvida, por isso, ressalta a importância em observar todas as formas de religião. Os tipos introversão e extroversão; e as funções, pensamento, sentimento, percepção e intuição, configuram a dinâmica arquetípica na experiência e atitude religiosa e psíquica. Em seu trajeto, Jung interessou-se pela psicologia das experiências religiosas do indivíduo, experiências que culminam no processo de individuação ou na totalidade psíquica. Apropriamos-nos da experiência religiosa do Apóstolo Paulo, a fim de representar este processo, a partir de uma experiência individual. Desse modo, esta pesquisa pretende compreender o fenômeno religioso a partir dos relatos de experiências com o transcendente. O transcendente no imanente é o que estabelece a linguagem possível entre o ser humano e algo que está para além dele mesmo. Esta linguagem acontece por meio dos símbolos religiosos arquetípicos do inconsciente coletivo, sendo que, a função da alma, enquanto função psíquica, é tornar conscientes esses símbolos inconscientes.
2022
Silva, Edilza Rodrigues Campêlo da
Do vínculo virtual ao conjugal: um estudo psicológico
A presente pesquisa tinha por objetivo estudar experiências emocionais de casais que transformaram vínculos virtuais em vínculos conjugais. Dentre os objetivos específicos, buscamos descrever as condições na vivência virtual favoráveis à geração de um vínculo, analisar a evolução do mesmo, e as possibilidades de convergência e de divergência entre as expectativas e as realizações decorrentes de sua transposição. De cunho qualitativo, este estudo foi conduzido com a aplicação do método psicanalítico. Participaram da pesquisa três casais, com idades de 29 a 33 anos, todos com formação superior. Realizamos uma entrevista única com cada casal. Sobre o material, aplicamos a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Mathieu, e o interpretamos de acordo com o referencial da psicanálise das configurações vinculares e da grupanálise, aplicada ao casal. Esta pesquisa possibilitou reconhecermos que apesar da possibilidade de conhecer traços da personalidade do outro numa vivência virtual, a presença é parte constitutiva do vínculo. Concluímos que, para a realidade dos vínculos amorosos, a Internet caracteriza-se como uma condição, a partir da qual o vínculo é construído por etapas que passam pela identificação de valores e desejos mútuos, pela confirmação dos dados de realidade, e pela marca que faz o primeiro encontro face a face, num processo onde o bem ou o mal suceder estão condicionados à maturidade das pessoas envolvidas tanto quanto estão em suas relações presenciais.
2022
Donnamaria, Carla Pontes
Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas orientadas. Com o propósito de atuar para o reconhecimento da população africana e afrodescendente como sujeitos sociais na cultura brasileira, tirando-lhes o estigma da escravidão e valorizando seus modos de ser e fazer, o Museu Afro Brasil estaria assumindo o papel de combater a discriminação étnico-racial, buscando conscientizar seus visitantes da importância da influência africana na construção da nacionalidade brasileira. Por isso, assim foi definido o problema de pesquisa: a ação educativa do Museu Afro Brasil combate a discriminação étnico-racial por meio da prática da educação patrimonial? Adotando o procedimento etnográfico e empírico de observação das visitas orientadas, constatou-se a não confirmação da hipótese inicial da pesquisa, à qual sustentava que o Museu Afro Brasil realizaria uma educação patrimonial no sentido de ser celebrativa à história dos negros no Brasil e na África da perspectiva narrativa inaugurada por von Martius sobre a participação das três raças (branca, negra e indígena) na construção do Brasil. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foram observadas características da ação educativa que podem ser consideradas enquanto critérios de ensino e aprendizagem, mas não de educação patrimonial. Por outro lado, há uma preocupação em ensinar os alunos a lerem os objetos expostos e a reconhecerem a influência africana na cultura brasileira. Constatou-se também a descontinuidade das visitas, que envolve não só o museu, mas principalmente a escola na preparação e finalização da visita, atividade essa que poderia modificar a qualidade da educação realizada no museu.
2022
Matos, Isla Andrade Pereira de
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Koide, Adriana Batista de Souza
O labor da pessoa com deficiência: Intersecções entre a lei de cotas e o preconizado pelo trabalho decente frente a Agenda 2030
A jornada pela inclusão social da pessoa com deficiência através do mercado de trabalho, aproxima-se de sua terceira década de discussões acerca da Lei 8.213 de Julho de 1991, a denominada lei de cotas. No entanto, permanece contemporânea a reflexão quanto a sua capacidade de alavancagem de condições dignas de trabalho, o desenvolvimento sustentável e a evolução financeira, desta camada da sociedade. A partir do lançamento da Agenda 2030 e de seus imperativos estratégicos, muitas são as ambições de progresso para a temática da pessoa com deficiência no mundo. Entretanto, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 08, busca frontalmente contribuir com a caminhada inclusiva iniciada pela lei de cotas, através da promoção do trabalho decente e o crescimento econômico de agentes sociais, dentre os quais a pessoa com deficiência recebe atenção. Contudo, demonstra-se desafiador evidenciar a conexão entre o descrito nos dois diplomas mencionados, e a situação fática vivida por estas pessoas. A presente pesquisa busca analisar as práticas adotadas por empresas em relação à inclusão social da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a fim de apontar como a lei de cotas contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável orientado para o trabalho decente. O método desta pesquisa tem caráter qualitativo cujo objetivo exploratório se dá a partir de levantamento com o uso de entrevistas estruturadas e estudos de casos múltiplos. Para a análise e interpretação dos dados foi adotado o método de análise de conteúdo. Como resultados a pesquisa identificou que há uma intersecção parcial entre os dois diplomas, a partir da visibilidade e acesso ao trabalho proposta pela lei de cotas, no entanto uma vez que a pessoa com deficiência consegue uma função remunerada, o elemento equidade demonstra-se uma barreira a ser transposta pelo universo laboral colocando muita dificuldade na progressão de carreira e por consequência a possibilidade de alcance de uma remuneração justa e igualitária esperada pelo ODS 08
2022
Schneider, Patrick Verfe
Acolhimento como prática psicológica no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas
A pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pessoas atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas, situado em um município do interior do estado de São Paulo, a partir da prática de acolhimento efetivada por um psicólogo. Esta prática tem sido considerada como um dos dispositivos facilitadores para a consolidação do Programa Nacional de Humanização em Saúde, implementado a partir de 2004 pelo Ministério da Saúde. Embora o ato do acolhimento seja preconizado como interdisciplinar e inserido na rotina de todos os profissionais e serviços de saúde pública brasileiros, procurou-se analisá-lo sob a perspectiva da prática de um psicólogo de orientação humanista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica e o contexto escolhido para os encontros do pesquisador com os participantes foi o atendimento rotineiro de plantão. Foram entrevistadas trinta e seis pessoas adultas de ambos os sexos que compareceram ao serviço pela primeira vez ou retornaram ao tratamento após um período de abandono, entre os meses de setembro de 2011 e agosto de 2012. Destas, foram selecionadas quinze para participarem da pesquisa. Como estratégia para a análise dos encontros com os participantes foram construídas narrativas que possibilitaram ao pesquisador uma aproximação com elementos da experiência dessas pessoas a partir de suas próprias impressões ao estar com elas numa relação dialógica. Os resultados evidenciaram elementos significativos que emergiram dos atendimentos: 1) autoimagem: os participantes referem-se a si mesmos como pessoas capazes de empreender mudanças na forma de viver em direção à saúde física e psicológica; sentemse esperançosos em relação à possibilidade de recuperação a partir da adesão ao tratamento; 2) relação com o corpo: revelou-se a experiência de uma cisão entre o corpo físico e sua simbolização, levando-os a negligenciarem as informações que lhes eram transmitidas pelos técnicos do serviço quanto a serem portadores de moléstias físicas graves e outros agravos à saúde; 3) percepção de si: preservam a condição de narrarem sua própria história de vida, relacionando fatos e eventos relevantes que os impeliram a estar na condição atual; 4) relações afetivas: o início do uso de substâncias químicas está associado a pessoas afetivamente relevantes; da mesma forma em relação à decisão de procurar por ajuda para livrar-se da dependência; 5) sofrimento face a maneira como se está vivendo como elemento desencadeador da busca por ajuda profissional; 6) relação com o consumo de drogas: independente da(s) substância(s) usada(s), o consumo era referido pelos participantes na maioria das vezes como algo que já haviam deixado, assim que tomaram a iniciativa de procurar pelo CAPS. Os participantes sentiram-se acolhidos durante os atendimentos em função da postura empática e aceitadora do psicólogo. Os atendimentos realizados assemelham-se ao plantão psicológico como prática de intervenção clínica em instituições quanto às atitudes do plantonista e a sua forma de acolher a demanda do cliente. Foi possível constatar a importância de uma relação dialógica para o desencadear de um processo experiencial que disponibiliza ao cliente um resgate de sua subjetividade.
2022
Zini, Renato Luis