Repositório RCAAP
Panorama da educação à distância no ensino de graduação em enfermagem brasileiro
Introdução: A Educação à Distância (EAD), principalmente nos últimos cinco anos, vem gerando uma reflexão acerca dos rumos da educação na era da tecnologia digital. Diversos cursos à distância são, diariamente, criados e difundidos no mundo inteiro utilizando redes de internet e instrumentos das tecnologias da comunicação. Objetivo: Analisar o panorama da educação à distância no ensino de enfermagem brasileiro. Metodologia: Utilizou-se o método de revisão integrativa conforme Mendes; Silveira; Galvão (2008) utilizando artigos primários. A coleta de dados compreendeu artigos publicados nos últimos 5 anos, período de 2009 a 2014, a partir das bases de dados LILACS e SCIELO, sendo encontrados 4 artigos científicos que fizeram parte da amostra. Por meio dos artigos incluídos na pesquisa, foram estabelecidas duas categorias para análise, sendo a categoria A relacionada à educação à distância no ensino de enfermagem e a categoria B relacionada à educação à distância brasileira. Resultados: Ao cruzar os descritores educação à distância and enfermagem foram obtidos 1117 artigos na base de dados LILACS e 23 na base de dados SCIELO e, ao cruzar os descritores educação à distância and Brasil obteve-se 200 artigos na base de dados LILACS e 74 no SCIELO. Discussão: A Educação a Distância (EAD) se constitui enquanto uma modalidade de ensino que vem ganhando espaço diante da globalização e das inovações tecnológicas e, relacionada ao ensino de enfermagem, esta tem sido aplicada em cursos superiores e na capacitação dos profissionais de enfermagem inseridos nos diversos níveis de assistência ao paciente. Entende-se que esta modalidade de ensino tem significativa relevância visto que o indivíduo pode ser capacitado sem que seja afastado de suas atividades profissionais. No que se relaciona à incorporação da EAD no Brasil podese afirmar que as ferramentas computacionais aliadas ao ensino tem sido cada vez mais incorporadas à prática pedagógica, favorecendo o processo de inserção discente e a inclusão social. Considerações Finais: O panorama da educação à distância no ensino de enfermagem brasileiro apresenta-se em acentuada expansão e aceitação visto que esta se constitui enquanto importante ferramenta para aumento da acessibilidade diante da flexibilização de horários, além da redução de custos relacionados ao processo de formação discente. No que se relaciona à produção de conhecimentos em EAD no Brasil evidencia-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta modalidade de ensino visando promover interação entre a necessidade de expansão do acesso à educação brasileira bem como levar a reflexões e capacitações visando gerar produção integral de conhecimento.
Clinical and laboratorial effects and immunogenicity of Loxosceles spp. venom proteins in horses partaking in antivenom production
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Investigação do papel dos canais para Ca2+sensíveis à voltagem, Cav2.2 e Cav1.2, e dos receptores de NMDA em um camundongo modelo da doença de Huntington, oBACHD
A doença de Huntington (DH) foi descrita inicialmente por George Huntington em abril de 1872, na revista norte-americana "Medical and Surgical Reporter, com o nome de coréia hereditária (Huntington, 1872). Trata-se de uma desordem neurodegenerativa de caráter autossômico dominante, caracterizada por sintomas de movimento involuntário do corpo, perda da função cognitiva, distúrbios psiquiátricos, levando o paciente inevitavelmente à morte (Young, 2003, Li and Li, 2004). A proteína huntingtina (Htt), apresentando uma expansão de mais de 37 poliglutaminas na região amino-terminal, é apontada como fator determinante para desenvolvimento desta doença (Group, 1993). Portanto, pacientes que apresentam a forma mutada da Htt irão, invariavelmente, desenvolver a DH (Group, 1993). A prevalência da DH é de 5 a 10 casos em cada 100.000 indivíduos (Smith et al., 2005). Em geral, a doença se manifesta na meia idade, sendo que a severidade da doença aumenta com o número de glutaminas, ou seja, quanto maior o número de expansões de poliglutaminas, mais precoces e mais severos serão os sintomas (Jason et al., 1997, Kirkwood et al., 1999). Observa-se inicialmente na DH a incapacidade de executar movimentos simples, como por exemplo, dificuldades na execução da marcha, que se tornam mais evidentes com o avanço da doença (Poe and Seifert, 1997). Bradicinesia e rigidez são pouco observadas nas fases iniciais e surgem no estágio final da doença, quando o paciente 5 torna-se rígido e acinético (Folstein et al., 1986, Penney et al., 1990). Em estágios avançados, a rigidez muscular, bradicinesia e distonia, incapacitam a realização de movimentos voluntários do paciente (Ribchester et al., 2004). A proteína Htt selvagem exibe ampla distribuição no organismo e está presente em diversos tipos celulares, podendo estar associada ao núcleo, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e às mitocôndrias, apresentando papel importante para a homeostase celular (Li and Li, 2004). Além disso, ela exerce também um papel importante no transporte vesicular e nas sinapses, sendo capaz de interagir com proteínas da vesícula sináptica, transporte axonal e microtúbulos (Smith et al., 2005)
Análise da especificação de materiais e componentes construtivos no processo de projeto de construções metálicas
O atual cenário da construção civil de crescente competitividade e aumento das exigências dos clientes nos leva a necessidade da redução dos prazos, melhoria da eficiência, aumento da produtividade e qualidade dos empreendimentos. A adoção de novas tecnologias e a racionalização construtiva por meio da construção metálica e de sistemas associados compatíveis se apresentam como uma alternativa de grande potencial com rapidez construtiva, leveza, redução do desperdício e melhor aproveitamento do espaço útil. Entretanto, é necessário que haja uma visão sistêmica de todo o processo e conhecimento dos materiais envolvidos para que se possa utilizar a construção metálica em toda a sua potencialidade e seja antecipado em nível de projeto todas as especificações de materiais e componentes construtivos. Aspectos como modulação, padronização e um maior nível de detalhamento das ligações nas associações dos materiais devem ser considerados desde a concepção do projeto arquitetônico e exigem a participação efetiva de todas as especialidades envolvidas no empreendimento, inclusive fornecedores, e uma coordenação de projetos com experiência em construção metálica. Este trabalho analisa e promove um diagnóstico do processo de especificação de materiais e componentes construtivos no processo de projeto de construções metálicas, para tal, foram feitas entrevistas com escritórios de projeto arquitetônico e cálculo estrutural que são representativos em Belo Horizonte e especialistas em estrutura metálica e com fornecedores de materiais que tem seu produto comumente associados a este tipo de obra. Foi apresentado também um estudo de caso de um empreendimento já executado na busca de ilustrar o que ocorre realmente no mercado. As respostas dos projetistas e fornecedores foram analisadas e aspectos como as particularidades dos projetos de construções metálicas, definição do sistema estrutural e construtivo (materiais e componentes) e integração entre os agentes do processo de projeto, foram levantados. Questões como a escolha tardia do sistema estrutural metálico, o pouco tempo gasto no planejamento da edificação e a deficiência de detalhamentos e especificações errôneas nos projetos são alguns dos pontos levantados durante este trabalho. Conclui-se que o processo de projeto e especificação de materiais e componentes construtivos em obras metálicas é ineficiente sobre alguns aspectos e pode comprometer a utilização do sistema estrutural metálico. Na busca da melhoria da qualidade dos empreendimentos que utilizam a estrutura metálica é que espera-se contribuir com este trabalho.
Avaliação qualitativa de registros de monitoramento geotécnico e modelagem numérica de um aterro sanitário experimental
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Frequência de anticorpos anti-toxoplasma gondii em caprinos criados sob diferentes formas de exploração no Estado de Minas Gerais
Para se conhecer a frequência de animais reagentes para Toxoplasma gondii foram examinadas, através da Reação de Imunofluorescência indireta, 372 amostras de soro de caprinos de 46 propriedades de 14 municípios do Estado de Minas Gerais. A frequência de animais positivos foi de 36,8%. Destes, 13,4% possuíam títulos de anticorpos iguais a 1:16, 12,32 a 1:64, 5,1% a 1:256, 3,8% a 1:1024, 1,9% a 1:4096 e 0,3% iguais a 1:16,384. A frequência de toxoplasmose foi determinada em diferentes tipos de exploração caprina. Nas criações leiteiras constituídas de animais puros ou mestiços submetidos a técnicas para aumento de produção, o índice de positivos foi de 36,1%. Para criações extrativas do norte e nordeste de Minas T Gerais, formada de animais criados em regime extensivo sem emprego de técnicas para aumento de produção e destinados ao abate, a frequência de reagentes foi de 11,4%. Em explorações do tipo mercantil simples, onde os animais não são submetidos a técnicas para aumento de produção e representam fontes de alimentação e renda alternativa para a família, O índice de positivos foi de 62,9%. Concluiu-se que: a frequência da toxoplasmose está associada a forma de exploração dos animais; há associação direta entre níveis de anticorpos e frequência de títulos positivos; O percentual de reagentes no grupo de animais adultos ê mais alto que nos jovens; os níveis de anticorpos não variam segundo as faixas etárias; o sexo não apresenta associação com o índice de positivos nem com os níveis de anticorpos; a ocorrência de títulos não está associada a problema clínicos detectados
2019-08-14T08:48:04Z
Théa Mirian Medeiros Machado
Aprimoramento do Inventário de Características da Personalidade - ICP
O modelo dos cinco grandes fatores (CGF), internacionalmente reconhecido como Big Five, é considerado de extrema relevância na investigação da personalidade. De uma forma geral, pode-se dizer que o modelo dos CGF desenvolveu-se a partir de pesquisas realizadas na área das teorias fatoriais (Nunes e Hutz, 2007a) que contribuíram no que tange o aspecto instrumental e metodológico. De acordo com Prinzie, Dekovic, Reijntjes, Stams e Belsky (2009) citados por Silva e Nakano (2011), a pesquisa da personalidade ganhou novos direcionamentos a partir de um consenso acerca da sua estrutura, o que foi possível com a contribuição do desenvolvimento de técnicas fatoriais da computação e elaboração de métodos mais sofisticados de extração que acabaram convergindo numa solução de cinco fatores, os quais se baseiam hoje a teoria dos GGF, dando respaldo à compreensão da personalidade (Nunes e Hutz, 2007a).
2019-08-11T10:17:21Z
Cristine Aparecida Gomes
De spray na mão: cotidiano, discriminação e resistências de grafiteiras de Belo Horizonte
O grafite é uma expressão que sofreu inúmeras modificações ao longo do tempo, mas que possui como marco moderno de origem as revoltas de maio de 1960, quando foi símbolo de revolta. Em uma investigação preliminar sobre o tema em Belo Horizonte, observou-se que ser grafiteira era diferente de ser grafiteiro. Neste ínterim, realizou-se uma pesquisa qualitativa que visava compreender como ocorrem os processos de subjetivação das grafiteiras na cidade, sob a perspectiva das subjetividades capitalísticas. Considerou-se também o histórico do grafite e questões relativas a gênero. Realizou-se uma pesquisa de campo composta por entrevistas, observação participante e diários de campo. Os principais resultados apontam para um cotidiano repleto de discriminação pelo fato de serem mulheres, mas para o qual elas adotam uma postura de resistência. Ademais, frente, às questões capitalísticas, tem-se que ora a postura é de resistência, ora é de cooptação pelo regime capitalista.
2019-10-11T23:49:40Z
Alexsandra Nascimento da Silva
Os efeitos da variação de temperatura nas medidas de resistividade elétrica superficial do concreto
A resistividade elétrica é uma importante propriedade física do concreto, diretamente relacionada com a sua capacidade de oposição à passagem de correntes originárias do processo corrosivo das armaduras. Os estudos relacionados à manutenção e previsão de vida útil das estruturas em concreto armado têm abordado cada vez mais a resistividade como parâmetro de durabilidade e qualidade. Sabe-se que a resistividade depende não só da microestrutura do material, mas também das condições ambientais no entorno da estrutura. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as variações da resistividade elétrica superficial do concreto ocasionadas por fatores intrínsecos e extrínsecos, com foco nas alterações ocasionadas pela mudança da temperatura. Para a realização do estudo foram realizadas três etapas experimentais. Na primeira etapa foram estudadas as mudanças que ocorrem ao longo da cura e em decorrência de diferentes relações água/cimento. Na segunda etapa foram avaliadas as variações que ocorrem normalmente nos valores de resistividade do concreto ao longo de diferentes horas do dia em uma estrutura que se encontra exposta ao meio ambiente. Na terceira etapa foi estudada a influência da temperatura como fator isolado e seu papel como agente causador de alterações na resistividade elétrica superficial do concreto. Os resultados obtidos revelam que a mudança de temperatura pode acarretar em variações expressivas nos valores de resistividade superficial do concreto
2019-08-12T17:03:22Z
Leticia Couto de Aguiar
Contribuições das práticas de modelagem e argumentação para a compreensão do processo de dissolução: um estudo de caso com os estudantes do ensino fundamental
De acordo com a literatura, a participação de estudantes em situações de ensino fundamentado em modelagem pode promover a aprendizagem conceitual e favorecer o desenvolvimento de habilidades como a imaginação e a criatividade, além de ajudá-los a compreender o papel central dos modelos na ciência. A literatura também defende que a ocorrência da prática de argumentação nas aulas de ciências pode ser muito enriquecedora, pois auxilia os alunos a identificar evidências, fazer afirmações e, especialmente, justificar essas afirmações, o que também pode contribuir para que eles percebam que a ciência é uma construção entre pares, que tem limitações, que é situada social e historicamente. No entanto, a incorporação de ambas as práticas, modelagem e argumentação, em sala de aula é um desafio tanto para professores quanto para os alunos, pois se distancia sensivelmente dos padrões tradicionais das salas de aulas, onde predominam o discurso monológico, o "estigma do erro" e o padrão de discurso pergunta do professor- resposta do aluno - avaliação do professor (IRA). Neste trabalho, um grupo de alunos do último ano do ensino fundamental participou de uma série de atividades de modelagem para o ensino do tem dissolução. Nessas aulas, várias práticas científicas foram incentivadas, com especial destaque para a argumentação. Nesse contexto, os objetivos deste trabalho são analisar (i) como participação dos alunos em situações argumentativas em contextos de ensino fundamentado em modelagem contribui para a aprendizagem sobre o processo de dissolução e (ii) como ação do professor na condução da situação de ensino fundamentado em modelagem contribui para a aprendizagem dos alunos sobre o processo de dissolução. Os dados foram coletados através de registro em vídeo e áudio de todas as aulas envolvidas, assim como dos materiais escritos e modelos concretos produzidos pelos alunos. Foi produzido um estudo de caso para o grupo de alunos. A análise do mesmo evidencia um movimento dinâmico de construção de conhecimento alecerçado pelos modelos construídos e modificados pelos estudantes. Além disso, evidenciamos que a professora explorou esses modelos, não se atendo apenas aos aspectos concretos, mas buscando as ideias que davam ou poderiam dar subsídios para a explicação dos fenômenos relacionados à dissolução, isto é, criando situações que favorecessem a argumentação dos estudantes. Concluimos que ao final da aplicação da unidade didática, os estudantes aprenderam sobre o processo de dissolução, o que pode ser evidenciado pela habilidade deles de explicar a dissolução à luz das evidências e outras informações disponíveis. Além disso, os estudantes tiveram oportunidade de aprender ciência não apenas com "conhecimento", mas também como "prática". Essa aprendizagem resultou do engajamento dos estudantes nas atividades e da ação da professora que usou suas habilidades pedagógicas e estratégias de ensino para apoiar os estudantes na construção do conhecimento.
2019-08-12T19:47:37Z
Mary Mendes Oliveira dos Anjos
Avaliação da qualidade da atenção em saúde bucal no Brasil: estrutura, processo e resultado
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Ao fim da cidade: conjuntos habitacionais nas bordas urbanas
Esta tese discute a relação dialética estabelecida pelo adensamento populacional nos limites urbanos de grandes cidades brasileiras, materializada pelos conjuntos habitacionais multifamiliares voltados para os mais pobres. Para isso, analisa a condição socioambiental das moradias planejadas em larga escala nas bordas das metrópoles e do seu contexto urbano imediato, por meio de um estudo teórico e empírico. A principal justificativa para esse estudo, realizado num momento de retomada da produção em larga escala de moradias populares nas periferias das grandes cidades brasileiras, está na possibilidade de avaliar em termos socioambientais, o destino assumido pelos conjuntos construídos há mais de três décadas atrás, sob maior controle urbanístico estatal, em relação aos novos conjuntos, construídos agora majoritariamente pela iniciativa privada. O estudo teórico parte da definição dos grandes conjuntos habitacionais situados no limite do tecido urbano em condições de precariedade socioambiental como objetos de estudo e então constrói uma fundamentação teórica baseada em três eixos de discussão: a dialética cidade/campo nas bordas urbanas, vista sob a ótica da teoria crítica e das teorias urbanas marxistas; a produção de injustiça espacial através da produção formal de moradias em larga escala nos limites das grandes cidades; os conflitos socioambientais gerados pela relação dialética entre população e meio ambiente. A reflexão teórica em torno desses três eixos organiza a pesquisa empírica, realizada em nove conjuntos nos limites da mancha urbana principal da Região Metropolitana de Belo Horizonte, definindo quais os dados a serem coletados pela pesquisa e como eles deveriam se organizar. As informações da pesquisa empírica, por sua vez, alimentaram uma análise teórica sobre a condição socioambiental dos conjuntos periféricos, estruturada por seis categorias analíticas: a natureza das bordas urbanas; os moradores dos conjuntos; estruturas intraurbanas periféricas; o conjunto habitacional moderno; causalidade cumulativa socioambiental; ecologia política urbana. O objetivo principal da análise foi o de definir se as situações de precariedade socioambiental dos grandes conjuntos habitacionais nos limites das áreas urbanas são necessárias ou contingentes e se são estruturais ou circunstanciais. Os resultados dessa reflexão questionam a validade do conjunto habitacional moderno construído nas bordas das cidades como solução para a produção de moradias em larga escala no Brasil.
2019-08-12T00:59:52Z
Andre Luiz Prado de Oliveira
Educação e diversidade racial: um diálogo possível
O objetivo do presente trabalho foi fazer uma discussão teórica acerca dos preconceitos raciais, juntamente a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, bem como dimensionar através de intervenções com os alunos, uma consciência necessária à melhor convivência e os possíveis desdobramentos na sociedade. Pretendemos proporcionar debates e atividades a partir de aulas voltadas para a história e cultura africana e as estereotipias raciais, envolvendo questões relacionadas àdiscriminação racial, justificando-se pela importância de se debater caminhos para a viabilidade de convivência e respeito mútuo entre as pessoas, especialmente no contexto escolar. Os resultados positivos do projeto de ação demonstram que a relevância em se tratar do racismo nas escolas advêm da necessidade de capacitações que despertem o interesse por mudanças no processo de ensino e aprendizagem, passíveis de promover maior compreensão e aceitação das diversidades. Desta forma, tratando dos desafios das diversidades nas escolas e da atenção necessária ao tema, concluo que deverá ser considerado que o esclarecimento começa em sala de aula e na comunidade escolar, certamente estendendo-se a toda uma sociedade.
2019-08-11T06:33:40Z
Jeaneth Del Pavone Couy Gomes
Papel de SOCS2 na resposta imune e função cardíaca durante a infecção experimental por Trypanosoma cruzi
A infecção com Trypanosoma cruzi resulta em uma reação inflamatória a qual limita a proliferação do parasita podendo causar cardiomiopatia Chagásica. A via da enzima 5-Lipoxigenase induz a expressão de SOCS2 (Supressor de Sinalização de Citocinas) que é um importante regulador da resposta imune. No presente trabalho, nós pesquisamos o papel de SOCS2 na patogênese da infecção pelo T. cruzi. Nós investigamos a expressão de SOCS2 em camundongos wild type (WT), 5-LO knockout (KO) e SOCS2 KO durante a infecção e seus efeitos no desenvolvimento da resposta imune e na fisiopatologia cardíaca. Nossos resultados mostraram uma redução da parasitemia eexpressão de citocinas como IFN-, TNF-, IL-6, IL-10, SOCS1 e SOCS3 no baço e IFN- , TNF-, SOCS1 e SOCS3 no coração de animais SOCS2 KO. Adicionalmente, houve um aumento da expressão de Lipoxina A4 e da geração/expansão de células T regulatóriase uma diminuição de células de memória em camundongos SOCS2 KO infectados com T. cruzi. Análises eletrofisiológicas e de ecocardiograma mostraram um dano na função cardíaca de animais SOCS2 KO infectados, o qual se deve em parte, a uma falha no controle de cálcio, nas mudanças do potencial de ação e de uma redução da corrente depotássio de cardiomiócitos isolados. A deficiência de SOCS2 resulta em uma resposta inflamatória reduzida e um melhor controle da infecção, o que é secundário a um aumento de Lipoxina A4 e indução de células T regulatórias. Isso ocorre a custo de uma maior disfunção cardíaca associada a infecção, salientando a importância do balanço das respostas imune e inflamatória na prevenção de doença grave no contexto da infecção com Trypanosoma cruzi.
"O fardo do homem branco": o conceito do standard civilizatório no direito internacional no século XIX
O objetivo deste artigo é examinar certos aspectos do legado conceitual e normativo da prática e doutrina do Direito Internacional no Século XIX. Para tanto, empreende-se pesquisa histórica numa perspectiva crítica, com viés bibliográfico e documental. O emprego da terminologia standard civilizatório pela doutrina jusinternacionalista do Século XIX traz implicações essenciais para a compreensão dos institutos e práticas jurídicas do tempo presente, tais quais a soberania, o direito dos tratados e a subjetividade jurídica. Em particular, analisa-se a incorporação de distinções hierárquicas de povos, fundadas em construções de raça e cultura, às concepções teóricas que nortearam a consolidação do Direito Internacional moderno por meio das práticas colonialistas e imperialistas.
2022-03-21T17:35:14Z
José Luiz Quadros de Magalhães Henrique Weil Afonso Clarissa de Oliveira Gomes Marques da Cunha
Avaliação nutricional de gestantes sob acompanhamento em serviços de pré natal distintos: a região metropolitana e uma cidade do interior.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2020-06-03T03:38:15Z
Caroline San Severino Teixeira Antônio Carlos Vieira Cabral
Modelagem do sistema de arrefecimento de veículos automotores: efeitos do controle do eletro ventilador na eficiência do sistema
O presente estudo propõe o desenvolvimento de um modelo transiente para simulação do sistema de arrefecimento de um motor a combustão interna de um veículo, a partir de um dado ciclo de velocidades previamente definido. De posse do modelo desenvolvido são, então estudadas três diferentes estratégias simples de controle de um eletro ventilador ativado por PWM (Pulse Width Modulation): lookup table, PID (Proporcional-IntegralDerivativo) e conceitos de lógica Fuzzy; a fim de auxiliar na eficiência energética do veículo, reduzindo a energia demandada do alternador. Os parâmetros de controle das estratégias estudadas são submetidos a um algoritmo de otimização com o intuito de encontrar a calibração mais eficiente para cada estratégia, mantendo a temperatura nos níveis aceitáveis de funcionamento do motor (definida no modelo dentro da faixa de 90 e 105°C), além de atingir os objetivos de eficiência energética do componente. Os resultados obtidos pelo ajuste de parâmetros de controle indicam redução da energia despendida pelo componente através da estratégia por conceitos de lógica Fuzzy de aproximadamente 85%, de tal forma que o nível final de energia obtido por essa estratégia se manteve abaixo do obtido pelas outras duas. A estratégia de controle por PID foi a que apresentou menor redução percentual dentre as estratégias simuladas.
2019-08-14T19:46:28Z
Felipe Augusto Rocha da Silva
Condições de decomposição de precursores de fonte única nas propriedades semicondutores à base de sulfetos de bismuto, zinco ou estanho e óxido de estanho
Materiais semicondutores tem uma ampla variedade de aplicações tecnológicas devido as suas propriedades características. Desta forma, o estudo da influência do método de síntese sobre as propriedades desses materiais é de grande relevância para a ciência e tecnologia de materiais. Com este objetivo, o presente trabalho de pesquisa contribui para a otimização e controle das propriedades dos sulfetos e óxidos de estanho e os sulfetos de zinco e de bismuto. Os materiais foram obtidos através de decomposição térmica e hidrotérmica de precursores de fonte única e a correlação das condições dos processos com as propriedades dos materiais também foi estudada. Os precursores [Zn(S2CNEt2)2], [Bi(S2CNEt2)3], [Sn4But4S6] e [Sn4But4O6] foram sintetizados e caracterizados através de análises térmicas para estudo do comportamento térmico dos mesmos e determinação das melhores temperaturas de obtenção de cada material. Os experimentos de decomposição térmica foram realizados em forno tubular em diferentes temperaturas e atmosferas inerte e oxidante. A caracterização dos materiais obtidos foi realizada por microscopia eletrônica de varredura e análise microestrutural por difração de raios X de pó. Embora os sulfetos e óxidos desejados tenham sido obtidos, a decomposição produziu materiais com alto grau de dispersão de tamanho de partículas/cristais e o método não demostrou melhoria das propriedades dos produtos finais. Foi então escolhido o processo hidrotérmico que apresenta muitas variáveis de controle do processo de decomposição. As variáveis temperatura, tempo, surfactante, pH, molécula funcionalizante da superfície das partículas e solvente foram testadas e a influência de cada uma sobre as propriedades do material final foi avaliada através de várias técnicas de caracterização: microscopia eletrônica de varredura e de transmissão, análise microestrutural por difração de raios X, espectroscopia eletrônica e adsorção gasosa. Testes fotocatalíticos de degradação de corante orgânico também foram realizados. A morfologia e a microestrutura do material obtido apresentaram grande dependência das condições do processo de obtenção, forma, tamanho, distribuição de tamanho, grau de aglomeração dos cristais e defeitos da rede cristalina puderam ser controlados. As propriedades eletrônicas e a atividade fotocatalítica do material, importantes para a aplicação dos mesmos, também dependem das condições de decomposição do precursor e, portanto, podem ser otimizadas de acordo com o interesse para aplicação do material.
2019-08-09T13:52:12Z
Guilherme Oliveira Siqueira
Condições de trabalho do docente na escola pública
O presente trabalho mostra que atualmente, depois de muito se falar em educação de qualidade para todos como direito universal, percebe-se ainda o quanto é necessário que se faça uma reflexão maior a cerca desta discussão, pois sabemos que existem inúmeros fatores que interferem negativamente no processo educacional no Brasil. O objetivo principal deste estudo foi conhecer quais são os fatores causadores das condições desfavoráveis do trabalho docente. O que tem sido feito para sanar tais dificuldades que sobrecarregam o professor diante de tantas responsabilidades a ele atribuídas. As representações de tamanha insatisfação são os baixos salários, estrutura física das escolas inadequadas, materiais didáticos não adequados, ausência da família, problemas de indisciplina dos alunos bem como a violência e a carga horária excessiva. Assim sendo, é fundamental que as políticas públicas dêm o devido valor à classe docente e passe a oferecer condições necessárias que visam melhorar a qualidade no ensino público.
2019-08-14T10:09:53Z
Santilha de Fátima Silva
Caminhada orientada: uma ação de fortalecimento em promoção da saúde e suas contribuições para a saúde da população adulta e idosa
O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos grandes desafios. A Estratégia Saúde da Família apresenta-se no cenário nacional como uma ferramenta de ação diante desta realidade, pois fortalece os princípios e diretrizes do SUS. Na atenção básica, a atividade física é considerada como comportamentos determinantes de saúde e o Profissional de Educação Física inserido em uma equipe multiprofissional pode contribuir para as necessidades em saúde das comunidades assistidas. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer ações de fortalecimentos por meio de um programa de caminhada orientada e estabelecer as contribuições para a saúde da população adulta e idosa. Os métodos utilizados foram descrição e elaboração de um plano de ação para beneficiar a população adulta e idosa da comunidade dos bairros Costa Telles I e II do município de Uberaba/MG, assistida por uma Equipe de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família com a prática regular da caminhada orientada. Para a organização e implantação, adotou-se como estratégia descrever as características da população local. Além disso, foram geradas informações através do diagnóstico situacional do território, com o mapeando detalhado da situação local, principalmente, referente à prática regular de atividade física caminhada. O desenvolvimento da presente proposta se baseia na execução do exercício físico caminhada na comunidade, com o direcionamento desta prática realizada por um profissional de educação física. As atividades acontecerão semanalmente, com a frequência de três vezes e duração de 60 minutos cada sessão, com alongamento antes e depois da caminhada orientada. Os profissionais da Equipe Saúde da Família e do Núcleo de Apoio da Saúde da Família desenvolverão oficinas de educação em saúde para o grupo. O incentivo e apoio a esta proposta Caminhada Orientada pode ser uma boa opção para a população e esta iniciativa contempla as diretrizes da Política Nacional de Promoção à Saúde e fortalece as ações das Equipes Saúde da Família e Núcleo de Apoio a Saúde da Família no âmbito do atendimento em saúde à população.
2019-08-14T08:01:27Z
Thaís Reis Silva de Paulo