Repositório RCAAP
O papel do enfermeiro no tratamento do portador da hipertensão arterial nos pacientes cadastrados na ESF Boa Vista, João Monlevade, Minas Gerais
O enfermeiro tem papel importante no tratamento do portador da hipertensão arterial nos pacientes cadastrados na ESF em Boa Vista, cidade situada em João Monlevade Minas Gerais. O contexto refere às complicações da hipertensão arterial na ESF Boa Vista como primeira causa de morbimortalidade nos anos de 2009 e 2010, e de um total de 25% da população de hipertensos que não aderem aos tratamentos farmacológicos e não farmacológicos. Logo, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância do controle do paciente portador da hipertensão arterial sistêmica, cadastrado na ESF Boa Vista, pelo profissional enfermeiro, visando os aspectos de conscientização, controle e prevenção. A metodologia utilizada foi a coleta de dados nos periódicos na base de dados LILACS, MEDLINE no período de 2001 a 2011, e pesquisa documental realizada a partir da análise de prontuários e informações do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) da ESF Boa Vista. Os resultados apontam uma diminuição das taxas de morbimortalidade por complicações da hipertensão arterial após implantação da Estratégia Saúde da Família. Assim, pode-se concluir que a consulta de enfermagem é ação primordial na prevenção e controle da patologia em estudo, sendo que os determinantes da adesão-não-adesão são complexos e difíceis de serem entendidos e a educação em saúde deve ser feita por equipe multiprofissional.
Estudo fitoquímico e avaliação da atividade citotóxica de espécies do gênero Baccharis
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Abordagem familiar: uma teoria sobre a experiência de enfermeiros na estratégia saúde da família
A família sempre esteve na base da abordagem em saúde, mesmo quando as políticas públicas não faziam essa recomendação. No Brasil, os primeiros apontamentos políticos nesse sentido iniciaram-se a partir da criação do Sistema Único de Saúde e, mais especificamente, da Estratégia Saúde da Família (ESF). Apesar do avanço inicial proporcionado por essa estratégia, o que se percebe, atualmente, é o distanciamento das diretrizes originais em relação ao cuidado familiar. Parte-se do pressuposto que a família, como unidade de cuidado e cuidadora, tanto pode ser promotora da saúde de seus integrantes, com ações que proporcionam uma vida saudável familiar, constituindo uma rede social de suporte às pessoas, como também pode contribuir para o processo de adoecimento de seus familiares, com imposição de normas limitantes culturalmente estabelecidas. Em contrapartida, cada família, por sua vez, também pode influenciar no processo saúde doença. Diante do exposto, alguns questionamentos são apresentados: quais são as concepções de família construídas pelos enfermeiros? Como essas concepções influenciam em sua abordagem familiar? Como, de fato, a família tem sido utilizada como subsídio para a construção dos planos terapêuticos na Estratégia Saúde da Família? Como os enfermeiros percebem a inserção social das famílias assistidas e como esta interfere na abordagem familiar? Esses questionamentos embasam a tese defendida nesta pesquisa: a abordagem familiar pelo enfermeiro parte da sua concepção sobre o que é família, construída a partir de influências recebidas durante sua vida, que mantém relação direta com a sua forma de cuidar das famílias. Ainda, os fatores conjunturais aos quais as famílias estão socialmente submetidas conferem uma dinâmica específica ao conceito de família, que os profissionais inseridos na Estratégia Saúde da Família não têm conseguido acompanhar, não incorporando essas mudanças à sua forma de abordar as famílias. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi construir teoria a respeito da abordagem familiar realizada pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo qualitativo, com abordagem da Teoria Fundamentada nos Dados e referencial teórico no Interacionismo Simbólico. Foram entrevistados 26 enfermeiros com vínculo na Estratégia Saúde da Família. O resultado foi a criação de teoria a respeito da Abordagem Familiar baseada na experiência do Enfermeiro na Estratégia Saúde 7 da Família (TAFE-ESF), que apresenta quatro categorias principais. A primeira, denominada Concepções de Família, apresenta o conceito de família originado das vivências dos enfermeiros. A vivência de sua família inicial é responsável pela tradição, a vivência pessoal representa a experimentação e a vivência profissional confere ao conceito o componente diversificação. A segunda categoria, nomeada Conjuntura social, define o contexto onde as concepções de família são determinadas. Ela apresenta características da conjuntura social em que a abordagem familiar acontece e apresenta a relações entre família e sociedade. A terceira categoria, chamada Conjuntura em Saúde, apresenta os elementos conjunturais em saúde que possuem influência na abordagem familiar, desde aspectos micro políticos a macro políticos. E a última categoria, a própria Abordagem Familiar, apresenta os elementos que envolvem o cuidado realizado pelo enfermeiro nesse cenário. Essa categoria apresenta os atores sociais envolvidos na abordagem familiar e como se inicia a abordagem, as relações de cuidado para quem mora só ou mora com outros familiares. Apresenta ainda a figura de um novo ator, o Articulador Familiar, que ocupa importante papel na abordagem familiar. As principais contribuições deste estudo são direcionadas para a Enfermagem e para a Estratégia Saúde da Família, com a sistematização de teoria a respeito da abordagem familiar. Esse estudo ainda apresenta considerações a respeito do uso de ferramentas de abordagem familiar, da formação do enfermeiro para a atuação na estratégia saúde da família e dos documentos orientadores para a saúde da família no Brasil.
Probabilidade de progressão por série no Brasil: evolução, seletividade e aplicação de modelos de idade-período-coorte
A provisão do acesso universal à escolarização e a garantia da permanência dos alunos na escola tem sido objeto de políticas públicas em praticamente todas as nações. A educação é concebida não somente como uma forma de emancipação do indivíduo, mas também como um importante fator para a promoção do desenvolvimento econômico e social. A partir da década de 90 observou-se no Brasil a implementação de várias políticas educacionais inclusivas. A despeito destes investimentos, o Brasil ainda encontra-se distante em termos da escolarização média que condiz com seu nível atual de prosperidade econômica. Neste sentido, considera-se que a problemática sobre a quantidade de educação ainda se revela muito importante no contexto brasileiro.Este estudo tem, portanto, como foco a análise do acesso e da permanência da população na escola. Para tanto, o conceito-chave adotado é o de Probabilidade de Progressão por Série (PPS). A PPS é um método demográfico que pode ser aplicado tanto no nível micro quanto no nível macro. Neste contexto, esta dissertação é composta por três artigos. O primeiro artigo trata do conceito de PPS do ponto de vista macro-demográfico. Apresenta-se a evolução de alguns indicadores, derivados da PPS, estratificados por atributos socioeconômicos e traçam-se inter-relações das melhorias nestes indicadores com as políticas educacionais adotadas no Brasil a partir da década de 80. O segundo artigo é uma contribuição para a vasta literatura internacional sobre a desigualdade de oportunidades educacionais no Brasil. Neste artigo é aplicado o conceito de PPS no nível individual mediante a estimação de modelos de transições escolares. Buscamos identificar a magnitude das relações entre as origens sociais e a probabilidade de progredir na escala educacional. O terceiro artigo é uma aplicação metodológica, para as probabilidades de progressão em séries selecionadas no Brasil, de duas abordagens alternativas para o problema da identificação nos modelos idade-período-coorte. O intuito deste exercício é apresentar o chamado estimador intrínseco, que surgiu como alternativa aos modelos lineares generalizados restritos. Estudos revelam que este novo estimador provê uma solução genérica para a estimação do modelo IPC sem se basear em informações externas ou a priori sobre os dados.Os resultados dos dois primeiros artigos apontam que houve avanços significativos das políticas educacionais adotadas no Brasil, em especial porque permitiram uma convergência entre os grupos populacionais, nos estágios iniciais da carreira escolar, nas probabilidades de progressão por série e na melhora da desigualdade de oportunidades educacionais. Contudo, persistem claramente barreiras à escolarização, devido à seletividade ao longo da trajetória escolar, a qual tende a ser mais pronunciada nos estágios mais tardios da carreira educacional. O terceiro artigo, por sua vez, revela a potencialidade da solução para o modelo idade-período-coorte baseada no estimador intrínseco, o qual apresenta excelentes propriedades estatísticas. Desta forma, projeções das PPS baseadas neste estimador podem ser bastante promissoras.
Liberação de angiotensina-(1-7) e alamandina no pós-condicionamento cardíaco isquêmico e farmacológico em coração isolado de ratos
Introdução: Sabem-se que as lesões isquêmicas são muitas vezes letais a diversos órgãos como coração, cérebro, pulmões e intestino. Paradoxalmente, a reperfusão pode ser tão ou mais danosa que a isquemia. Na tentativa de minimizar os danos causados pela reperfusão diversas técnicas de proteção miocárdica foram estudadas nos últimos anos. Técnicas de condicionamento antes da isquemia (pré-condicionamento), durante a isquemia (per-condicionamento) e após a isquemia foram testadas por diversos autores com taxas variadas de sucesso. Alguns trabalhos demonstraram efeito cardioprotetor da Angiotensina-(1-7) em corações isolados expostos ao fenômeno de isquemia/reperfusão. Objetivos: O objetivo deste estudo é esclarecer se o sistema renina-angiotensina, principalmente através da Angiotensina-(1-7), da Angiotensina II e da Alamandina, participa da cardioproteção determinada por métodos de pós-condicionamento cardíaco (isquêmico e farmacológico) no fenômeno de isquemia/reperfusão em corações isolados de ratos Sprague-Dawley. Materiais e Métodos: 18 ratos Sprague-Dawley machos com idade entre 12 e 16 semanas foram decapitados e tiveram o coração isolado e colocado no aparato de Langendorff onde foram perfundidos com solução de Krebs-Henseleit e oxigenados com uma mistura de 95%O2/5%CO2. Após serem colocados no aparato foi inserido através da aurícula esquerda um balão posicionado dentro do ventrículo esquerdo para aferir os parâmetros fisiológicos estudados. O ECG foi registrado através da colocação de eletrodos na superfície cardíaca. Todos os parâmetros foram registrados em tempo real pelo software LabChart Pro®. Todos os grupos foram submetidos a 30 minutos de estabilização seguidos por 30 minutos de infarto. O infarto foi realizado através da técnica descrita por Lubbe et al.(1) No início da reperfusão os animais foram divididos em três grupos (n=6): no grupo controle foi realizado 60 minutos de reperfusão sem interferências. No grupo pós-condicionamento isquêmico, no início da reperfusão foram realizados três ciclos de isquemia/reperfusão com 10s de duração cada. No grupo pós-condicionamento farmacológico o anestésico inalatório sevoflurano foi conectado ao circuito de oxigênio durante os primeiros 10 minutos da reperfusão a 2,5% (1 CAM). Em todos os corações houve coleta periódica do perfusato para a realização das dosagens das enzimas CK-MB, LDH, Troponina I e dos peptídeos angiotensina-(1-7), angioensina II e alamandina. Resultados: Diversos parâmetros oscilaram em direção oposta ao esperado e na maioria deles não houve diferença significativa entre os grupos. Observamos o mesmo resultado com as enzimas e os peptídeos dosados. As dosagens de Alamandina e Angiotensina-(1-7) evidenciaram diminuição das mesmas no período de reperfusão quando comparadas ao período de isquemia em grupos submetidos a técnicas de pós-condicionamento farmacológico. No grupo submetido a pós-condicionamento isquêmico houve aumento da Alamandina em relação ao período de isquemia, porém a mesma não recupeou os valores da estabilização. A Angiotensina-(1-7) apresentou diminuição quando comparada ao período de isquemia. A Angiotensina II teve um comportamento variável, diminuindo durante a reperfusão dos grupos controle e pós-condicionamento farmacológico e aumentando durante a reperfusão do grupo pós-condicionamento isquêmico. O grupo pós-condicionamento farmacológico apresentou a maior incidência de arritmias dos três grupos. O grupo controle apresentou menor incidência de arritmias em todo o período de reperfusão e o grupo pós-condicionamento isquêmico apresentou menor incidência nos primeiros 5 de reperfusão. Conclusão: Em nosso estudo a isquemia realizada não foi suficiente para desencadear os mecanismos de proteção observados no pós-condicionamento e já descritos em outros estudos, porém a Angiotensina-(1-7) parece diminuir com técnicas de pós-condicionamento, enquanto a Alamandina e a Angiotensina II apresentam um comportamento variável. A Angiotensina-(1-7) e a Alamandina parecem ter efeito antiarrítmico.
Estudo da flambagem lateral com torção de vigas de aço de alma senoidal
Neste trabalho é determinado numericamente, pelo método dos elementos finitos via programa ANSYS, o momento crítico elástico para o estado limite último de flambagem lateral com torção de vigas com seções I duplamente simétrica e monossimétrica de alma senoidal, submetidas a vários casos de carregamento. Os resultados são comparados com os obtidos por um procedimento simplificado, recomendado pela fabricante europeu Zeman, que considera apenas a resistência da mesa comprimida e pelo procedimento de projeto da norma americana ANSI/AISC 360-05 para vigas de alma plana, adaptado para vigas de alma senoidal. Essa comparação permite concluir que este último procedimento pode ser usado para obtenção da resistência à flambagem das vigas de alma senoidal fabricadas no Brasil com boa precisão e segurança.
Organizações sociais de saúde: estudo da estruturação e operacionalização no Município de Contagem
O projeto de Reforma Administrativa do Estado Brasileiro (RAEB) decorre de um amplo processo de reforma, tendo como eixo central a descentralização. Neste processo, as ações de execução foram transferidas para o chamado setor público não-estatal, representado por organizações sociais (OS), ficando a produção de bens e serviços para o mercado. As organizações sociais de saúde (OSS) são consideradas como um dos padrões de apresentação do denominado terceiro setor e se configuram como uma nova modalidade, voltada à função social de gestão e provisão de serviços de saúde, vinculadas ao modelo das parcerias público-privadas. Por se apresentar como uma tendência e, se configurar como um processo complexo, capaz de desencadear transformações sociais, políticas e econômicas relevantes, o estudo buscou compreender como se dá o processo de estruturação e operacionalização de uma OSS, abordando fatores críticos, impactos, complexidade, riscos e incertezas inerentes a este processo, bem como se é possível traçar estratégias para que a estruturação e operacionalização das OSS ocorram de forma efetiva. Para tanto, realizou-se o trabalho com base na abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. O método de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e utilizou-se da técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados. Foi possível compreender que se trata de um processo complexo, com impacto político, social e econômico e que exige a adoção de estratégias para potencializar a efetividade da estruturação e operacionalização das OSS. Espera-se que os resultados deste trabalho, pela relevância do tema, contribuam para o conhecimento sobre as dificuldades, complexidade, impactos e riscos presentes no processo, bem como auxilie na elaboração de estratégias capazes de mitigar tais fatores presentes na estruturação e operacionalização do modelo.
Análise da substituição de um software proprietário por um software livre sob a ótica do TCO ( Custo Total de Propriedade): estudo de caso do setor de peças automobilísticas
A pesquisa trata-se de um estudo de caso do setor de peças automobilísticas e seu principal objetivo foi conhecer os custos totais de propriedade (TCO) de utilização de dois softwares com função de sistemas operacionais, um proprietário e outro livre para, posteriormente, comparados os custos, averiguar o menos oneroso. Acrescentaram-se à análise de custos as percepções dos técnicos de TI e as dos executivos responsáveis pela realização do projeto demigração dos sistemas, como forma de enriquecer as informações financeiras. Dessa forma, foram discutidos os tipos de licença de software existentes atualmente, as diferentes funções realizadas pelos softwares nos computadores, a importância da gestão de custos no cenário atual em que se encontram as organizações, os modelos de avaliação de investimento em TI mais amplamente utilizados e o TCO e suas limitações. Como estratégia metodológica, separou-se a organização em dois grandes grupos, setor de TI (técnicos) e todos os outros setores (usuários-finais), com o intuito da obtenção de informações adicionais como, por exemplo, a da possibilidade de comparação da visão dos dois grupos. De um grupo, o setor deTI, chegou-se a valores financeiros que viabilizaram a comparação sem a utilização de técnicas estatísticas, devido à realização de um censo. O que não ocorreu no outros setores, onde foi, então, necessária a aplicação de técnicas estatísticas não-paramétricas, devido àscaracterísticas da amostra obtida, viabilizando, assim, a comparação. Para a obtenção das visões do envolvidos no projeto de migração, realizaram-se sete entrevistas, sendo duas com pessoas de cargos estratégicos e, portanto, com poder de decisão na empresa. As outras cinco com os técnicos responsáveis pela operacionalização do projeto. Como principal resultado, pôde-se perceber a redução de custos com a utilização de software livre tanto no setor de TI, quanto nos outros setores (usuários-finais). Sendo assim, tornou-se possível inferir que houve redução de custos na organização como um todo. É interessante ressaltar resultados como o da discrepância das impressões de uso dos dois sistemas operacionais pelos usuários-finais e pelos técnicos de TI. Os últimos, com uma visão altamente positiva do uso do sistemaoperacional livre, enquanto que os primeiros parecem ter preferência pelo uso do proprietário.
A produção do conhecimento como cognição distribuída: práticas informacionais no fazer científico
Ampliações na subárea de estudos de usuários demandam abordagens de pesquisa que integrem o caráter individual e coletivo das ações dos sujeitos informacionais inseridos em contextos socioculturais. A perspectiva de práticas informacionais, ainda em consolidação, assume pressupostos condizentes com essa demanda, mas ainda carece de constructos teóricos que possibilitem sua operacionalização. Assim sendo, a presente pesquisa objetivou investigar as práticas informacionais relacionadas à produção colaborativa do conhecimento científico em um grupo de pesquisa, tendo a Cognição Distribuída como aporte teórico. Para tanto, tomou-se como ambiente empírico o projeto Febre Amarela, desenvolvido pelo Grupo Integrado de Pesquisa em Biomarcadores vinculado ao Centro de Pesquisas René Rachou, unidade regional da Fundação Osvaldo Cruz localizada em Minas Gerais. De caráter qualitativo e compreensivo, a pesquisa recorre à etnografia cognitiva como opção metodológica e às técnicas de observação, entrevista contextual e entrevista semiestruturada em profundidade para a coleta de dados. A imersão no ambiente empírico ocorreu entre maio de 2015 e setembro de 2016. Entrevistas semiestruturadas em profundidade foram realizadas entre maio e agosto de 2016 com 16 participantes. A análise de dados indica que, no referido ambiente empírico, a produção do conhecimento científico ocorre por meio de quatro principais etapas descoberta da informação, obtenção e processamento/análise dos dados de pesquisa e escrita de relatos de pesquisa nas quais dimensões artefatuais, sociais e temporais se entrelaçam. Nesse espaço, as práticas informacionais se constituem e são articuladas, propagadas ou contestadas em interações sociais durante ações informacionais rotineiras. O espaço físico e o arranjo de artefatos são configurações materiais oriundas da infraestrutura física disponível, à qual os participantes se adaptam. A dimensão temporal é percebida na incorporação do conhecimento pelos colaboradores, propiciada principalmente pela aprendizagem situada, e na produção e acúmulo de artefatos cognitivos, estratégias, processos e procedimentos. Embora as práticas informacionais desveladas possuam certa regularidade advinda de rotinas e hábitos inerentes ao ambiente, elas emergem de tarefas situadas, da divisão do trabalho, de soluções constituídas na ação e de negociações discursivas protagonizadas pelos integrantes do grupo de pesquisa. Os resultados indicam que os constructos teóricos da Cognição Distribuída são profícuos para a formação de uma base conceitual para a perspectiva de práticas informacionais.
Transtornos psiquiátricos em pacientes com hepatite C crônica: implicações clínicas e biomarcadores
Transtornos psiquiátricos são mais prevalentes em pacientes com hepatite C crônica (HCC) quando comparados à população geral. Há descrição na literatura de associação entre o uso de interferon alfa (IFN-) e o surgimento ou agravamento de transtorno depressivo maior (TDM). O objetivo deste trabalho foi avaliar sintomas e transtornos psiquiátricos, qualidade de vida relacionada à saúde (HRQL) e biomarcadores potencialmente relacionados, em pacientes com HCC atendidos em um serviço público de referência em infectologia em Belo Horizonte, em estudo transversal e longitudinal. Ao todo foram avaliados 105 pacientes ambulatoriais atendidos no período de maio de 2009 a abril de 2013. A avaliação incluiu a entrevista psiquiátrica estruturada baseada no M.I.N.I.-PLUS, o uso de questionários e escalas de avaliação psicopatológica (Escala de Depressão de Hamilton; Escala de Ansiedade de Hamilton; Inventário de Depressão de Beck; Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão; Inventário Breve de Fadiga; Escala de Impulsividade de Barratt) e de HRQL (Questionário Breve de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde), e a dosagem plasmática de BDNF, TNF-, sTNFR1, sTNFR2, adiponectina, leptina e resistina. Dados sociodemográficos, epidemiológicos e clínicos também foram coletados e analisados. Foi encontrada elevada frequência de transtornos psiquiátricos, acometendo 59% de todos os pacientes estudados, sendo o diagnóstico TDM o mais comum, encontrado em 33 pacientes (31,4%). Houve associação entre o uso corrente de IFN- e o diagnóstico de TDM (p=0,024). Entre vinte e sete pacientes que estavam em uso de IFN-, 14 (51,9%) apresentavam TDM. Pacientes com TDM relataram piores níveis de fadiga (p<0,001) e de HRQL (p<0,001). TDM e fadiga estiveram associados a pior HRQL, e estado civil casado a melhor HRQL. Impulsividade foi encontrada em níveis elevados nos pacientes com HCC e esteve associada a níveis mais baixos de escolaridade, uso de IFN-, transtorno de uso de substância relacionado ao álcool, outras comorbidades psiquiátricas, e risco de suicídio aumentado durante o tratamento com IFN-. Disfunção sexual e insatisfação com a vida sexual foram encontradas em 57,1% e 32,4% dos pacientes, respectivamente. Disfunção sexual esteve associada a idade mais avançada, gênero feminino, genótipo viral 2 ou 3, uso de IFN-, impulsividade, sintomas depressivos, uso de antidepressivos, uso de benzodiazepínico, e pior HRQL. No braço longitudinal do trabalho, níveis plasmáticos baixos de adiponectina estiveram associados a maior frequência de TDM na avaliação subsequente. Conclui-se que sintomas e transtornos psiquiátricos foram frequentes nos pacientes com HCC estudados. TDM foi o diagnóstico psiquiátrico mais frequente, esteve associado ao uso de IFN-, e foi implicado, juntamente com fadiga, como principais contribuintes para piora da HRQL dos pacientes. Impulsividade e disfunção sexual foram encontradas em níveis elevados e também estiveram associadas ao uso de IFN- e a importante morbidade. O papel da adiponectina como um biomarcador de resiliência para TDM deve ser replicado em estudos adicionais.
Processo de trabalho e produção de vínculos sociais: eficiência e solidariedade na triagem de materiais recicláveis
A base comum para a formação das associações e cooperativas de catadores é a situação de vulnerabilidade social dos seus membros, uma vez que a maior parte dos catadores encontra dificuldades de conseguir emprego devido ao baixo grau de escolaridade, à idade avançada e a outros aspectos incompatíveis com as exigências do mercado formal. O trabalho na associação apresenta-se a essas pessoas como uma das poucas oportunidades de renda, cujo valor depende da capacidade de produção do coletivo. A baixa remuneração aumenta os conflitos, a rotatividade dos associados e torna o trabalho pouco atrativo, especialmente para aqueles que são mais produtivos. Dessa forma, eficiência e solidariedade parecem incompatíveis, ou seja, onde há eficiência não há solidariedade e, para haver solidariedade, não se pode exigir eficiência. Esse antagonismo expressa a separação do mundo moderno entre economia e vida social, o que dá origem também a ideia de um homem econômico, movido apenas por interesses instrumentais e utilitaristas. Os estudos sobre a dádiva nos ajudam a compreender possibilidades de vínculos sociais diferentes do modelo utilitarista moderno, que concebe o homem como essencialmente egoísta, agindo em função de seus próprios interesses. Essa abordagem propõe que a vida social surge somente sob condições particulares de doação, confiança e solidariedade, que não são explicáveis nem pela ótica do interesse individual, nem pela racionalidade burocrática estatal, mas se esclarecem pelo paradoxo do dom, que busca entender como o interesse e a obrigação coexistem de forma concreta e histórica. Assim, o paradoxo da dádiva transforma o dom no operador privilegiado da criação do vínculo social. Os conflitos que as associações de catadores de materiais recicláveis vivenciam apresentam-se nas formas de organização do trabalho (regras de produção, sistemas de remuneração, divisão do trabalho) e expressam as contradições entre a lógica do mercado, do estado e do dom.
Avaliações externas em larga escala no contexto escolar: percepção dos diretores escolares da rede estadual de ensino de Minas Gerais
Esta pesquisa buscou apreender e analisar a percepção de diretores de escolas estaduais de Minas Gerais sobre os efeitos do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) no contexto escolar. Partiu-se de estudos das reformas educacionais da década de 1990, realizadas em contextos geográficos, políticos, sociais, econômicos e culturais diferentes, no âmbito do Estado pós-burocrático, com o objetivo de buscar as especificidades, semelhanças e diferenças da experiência brasileira. Constatou-se a centralidade das avaliações educacionais como eixo estruturante dessas reformas e a defesa de que elas contribuem para a melhoria da qualidade da educação. Optou-se por realizar a pesquisa no estado de Minas Gerais por ser um dos pioneiros no campo da avaliação educacional, tendo consolidado uma dinâmica de trabalho na rede de ensino sustentada pela relação entre avaliação, planejamento e controle. A implantação de um programa de avaliação educacional no estado ocorreu em 1992, avançando para a criação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, no ano de 2000, sendo composto atualmente por três avaliações: PROEB, PROALFA e PAAE. A pesquisa priorizou o período denominado Choque de Gestão (2003-2014), com características do modelo de gestão New Public Management. A investigação adotou uma abordagem quali-quanti. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários encaminhados de forma online para os diretores de todas as escolas públicas estaduais de Minas Gerais, com retorno de 26,7% dos questionários. Os dados foram organizados em categorias que melhor definissem o contexto escolar, escolhidas a partir da experiência da pesquisadora como professora e gestora de redes públicas de educação básica e referendadas em estudos de Tardif e Lessard (2012) e André (1992). A pesquisa mostrou que na percepção dos diretores as avaliações externas são relevantes para as escolas e que seus profissionais possuem uma compreensão satisfatória dos resultados e da escala de proficiência do PROEB. Com relação aos seus efeitos no contexto escolar detectou-se, que na percepção dos diretores: as avaliações apresentam aspectos positivos que atuam para melhorar o ensino, as avaliações internas da aprendizagem e o compromisso dos professores com o ensino e a aprendizagem; os professores ensinam, sobretudo, de acordo com a proposta curricular da SEE-MG, não ocorrendo diminuição do tempo destinado às outras dimensões da formação do educando; as avaliações não interferem de forma negativa nas práticas colaborativas entre os profissionais da escola. Mais da metade dos diretores não se sente pressionada pela SEE-MG e pelo Colegiado Escolar, mas reconhece que exerce algum tipo de pressão sobre os professores para que melhorem os resultados dos alunos e considera que o segmento de onde os professores sentem menos pressão é o dos pais. Verifica-se, ainda, a percepção de que as avaliações externas contribuíram para melhorar a participação da comunidade na escola.
A psicologia da adolescência no discurso educacional no Brasil (1944-1959): um estudo sobre relações entre ciência do desenvolvimento e educação
Esta tese justifica-se pela necessidade de estudos históricos que possibilitem maior compreensão dos significados da presença psicológica no campo da educação secundaria. A partir da análise de 82 artigos, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), entre 1944 e 1959, investigou-se como os autores dos mesmos se apropriaram das teorizações do campo da psicologia da adolescência, projetando metas e ideais educativos para essa idade da vida. Considerando que o problema de pesquisa foi construído na interface psicologia-educação, a autora estabeleceu dialogo com representantes da história das ciências e da história cultural, particularmente Thomas Kuhn, Bruno Latour e Roger Chartier, a fim de atingir o objetivo proposto: analisar a confluência entre os campos educacional e psicológico, tomada como confluência entre ciência e sociedade. A pesquisa empírica foi realizada em quatro etapas; na primeira, os artigos da RBEP foram selecionados, a partir da presença, no título, das categorias adolescência, mocidade, juventude, educação secundária, psicologia, ensino médio e, na segunda, foi realizada analise minuciosa de todo material, guiada por chaves de leitura. Na terceira etapa, as obras de psicologia da adolescência referidas, com maior freqüência, foram estudadas na integra e, na quarta, os artigos foram depurados, em busca do diferentes sentidos e usos dado às representações originadas da psicologia. Os resultados revelaram que as teorizações sobre desenvolvimento adolescente foram constituídas ao longo das últimas décadas do século XIX e primeiras do XX, nos EUA e Europa, no interior de um movimento maior, que abrigava estudos e intervenções na fronteira da psicologia com os campos da medicina, jurisprudência e educação. Destacaram-se, como autores de referência dos artigos da RBEP, Pierre Mendousse, Charlotte Büher e Eduard Spranger e todos construíram suas teses a partir de diferentes matrizes do pensamento psicológico, de funcionalistas e compreensivas, articulados, porem, em torno de um eixo comum: valorização das relações entre processos de desenvolvimentos e processos educativos. As conclusões apontam para o fato de que as teorizações psicológicas, colocadas em circulação, entre 1944 e 1959, tanto possibilitaram novas apreensões sobre a adolescência, como desafiaram educadores e professores, em particular, nos atendimento as especificidades do desenvolvimento dentro dos processos de escolarização. A pesquisa permitiu evidenciar que a presença ou ausência da ciência psicológica, nos discursos em circulação, representava um diferencial na projeção dos lugares ideais a serem ocupados pela adolescência. Há indicações de que a articulação dos atores envolvidos com a educação secundária aos autores da psicologia da adolescência, entre1944 e 1959, foi um fator propulsor de reconhecimento de que a ciência do desenvolvimento era substrato importante para a educação. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de investigações pontuais sobre efetivas contribuições das teorizações psicológicas sobre adolescência na constituição de práticas sócio-educativas destinadas a essa idade da vida, em diferentes momentos da história da educação e história da psicologia brasileiras
Biocerâmica de hidroxiapatita e trifosfatos de cálcio de absorções rápida e lenta no reparo de defeitos ósseos em ratas Wistar com ou sem osteopenia induzida
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do substituto ósseo HA/TCP de absorções rápida e lenta na reparação óssea de ratas com ou sem osteopenia induzida. O projeto foi desenvolvido em duas etapas: indução da osteopenia (Capítulo I) e implantação do biomaterial (Capítulo II). Na fase de indução da osteopenia foram utilizadas 18 ratas albinas da linhagem Wistar (Rattus norvegicus) com massa corporal média de 300 gramas e seis meses de idade. A osteopenia foi induzida por ovariosalpingohisterectomia associada a dieta hipocalcêmica e foi avaliada por densidade radiográfica óssea e mensuração de marcadores bioquímicos fosfatase alcalina e osteocalcina. Em todas as ratas verificou-se aumento dos níveis séricos de FA e OC e redução da densidade radiográfica óssea, caracterizando a condição osteopênica. Na segunda fase do projeto foram utilizadas 36 ratas albinas da linhagem Wistar (Rattus norvegicus) com massa corporal média de 300 gramas e seis meses de idade. As ratas foram divididas em dois grupos: animais submetidos a ovariohisterectomia e dieta hipocalcêmica (Grupo OSH) e animais não castrados com dieta comercial (Grupo Controle). Após a confirmação da indução osteopênica por meio de densidade radiográfica óssea no grupo OSH, foi criado um defeito ósseo no terço proximal das tíbias direita e esquerda em todos os animais. Estes foram subdivididos em dois grupos: tratados com preenchimento do defeito com HA/TCP de absorções rápida e lenta e grupo controle negativo no qual o defeito permaneceu vazio. Foram feitas avaliações radiográficas nos dias 0, 15 e 30 após implante e avaliações histológicas aos 15 e 30 dias. Foram observadas formação de redes vasculares, tecido osteóide e matriz óssea em todos os grupos tratados com HA/TCP rápida e lenta, favorecendo o processo de reparação; nos grupos controle negativos foi observada a formação de cortical fina e descontinua a partir do osso preexistente. A HA/TCP de absorções rápida e lenta é um biomaterial ideal no tratamento de falhas ósseas promovendo a regeneração. A HA/TCP de absorção rápida mostrou-se um material promissor no reparo de falhas ósseas com uma neoformação mais organizada.
Subunidade alfa da inibina e seu correceptor betaglicano na endometriose
A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, causando dor pélvica e infertilidade. É uma doença de causa multifatorial e ainda pouco conhecida, o que torna importante o estudo dos mecanismos envolvidos na sua patogênese. Inibinas e ativinas são membros da superfamília dos fatores transformadores do crescimento (TGF-). Betaglicano é um correceptor da inibina. Essas moléculas estão envolvidas em vários processos biológicos, como proliferação, diferenciação e determinação do destino celular. Pesquisas sugerem que inibinas e ativinas estão associadas à patogênese da endometriose. O presente estudo objetivou avaliar a distribuição proteica e os níveis de ácido ribonucleico mensageiro (mRNA) da subunidade da inibina e do betaglicano em tecidos endometrióticos e no endométrio eutópico. RT-PCR semiquantitativo e imuno-histoquímica foram realizados para avaliar a expressão gênica e a distribuição tecidual da -inibina e do betaglicano, em amostras de lesões endometrióticas intestinais e no endométrio eutópico de mulheres com e sem endometriose. Expressão gênica e proteica para -inibina e betaglicano foi demonstrada tanto no endométrio eutópico quanto ectópico. Foi observado aumento da expressão gênica da -inibina e do betaglicano no endométrio eutópico de mulheres com endometriose, em relação a controles saudáveis. A análise imuno-histoquímica revelou marcação para -inibina e betaglicano em ambos os compartimentos endometriais: glandular e estromal. Menor expressão da -inibina e do betaglicano foi observada nas lesões endometrióticas, quando comparadas com o endométrio eutópico das mesmas pacientes. Em suma, os resultados permitiram concluir que a presença da -inibina e de seu correceptor betaglicano nos endométrio eutópico e ectópico sugere possível implicação dessas moléculas na etiopatogênese da endometriose.
Avaliação de projeto de restauração de curso d'água em área urbanizada: estudo de caso do Programa Drenurbs em Belo Horizonte
Esta pesquisa se insere no âmbito do projeto SWITCH -Sustainable Water Management Improves Tomorrows Cities Health ou Gestão sustentável das águas para o aprimoramento da qualidade de vida nas cidades do futuro, que é liderado pelo lHE (Institute for Waterem Education) da UNESCO, sediado em Delft, Holanda e compõe-se de uma rede de 32 instituições de 15 países, da qual fazem parte a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG). Dentro das ações sob responsabilidade da PBH, destaca-se o programa Drenurbs. Este visa à recuperação e saneamento ambiental dos fundos de vale do município de Belo Horizonte. Este tipo de intervenção é recente no Brasil, mas não em países como EUA, Austrália, Inglaterra e Alemanha, nos quais a restauração de cursos d'água vem sendo executada desde a década de 1970. Segundo a literatura sobre esta temática, é de grande importância efetuar avaliações sobre estas intervenções, apesar destas não serem freqüentemente executadas. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação é avaliar, quantitativa e qualitativamente, os resultados da intervenção realizada pelo Drenurbs na bacia do córrego Baleares, na região norte do município de Belo Horizonte. As ferramentas de avaliação utilizadas foram escolhidas segundo a literatura sobre o assunto: (i) monitoramento da qualidade de água (parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos); (ii) biomonitoramento de macro-invertebrados bentônicos; e (iii) survey com a população inserida na bacia hidrográfica estudada. Desde 2003, o projeto Manuelzão/UFMG, em parceria com o Laboratório de Ecologia de Bentos (ICB/UFMG) vem monitorando sistematicamente a qualidade hídrica e a comunidade bentônica no córrego Baleares, já que este integra a rede amostral da bacia do rio das Velhas. Desta maneira, foi possível avaliar as ferramentas (i) e (ii) em três momentos distintos: pré-restauração (setembro 2003-novembro 2006), durante a intervenção (fevereiro-novembro 2007) e pós-restauração (fevereiro-agosto 2008). O survey foi executado apenas em outubro de 2008, permitindo avaliar a percepção e participação popular sobre as intervenções implantadas. Os resultados do monitoramento de qualidade hídrica mostram uma significativa melhora em todos os parâmetros avaliados entre as fases pré e pós-restauração. Também se observou uma mudança nas fontes de poluição na bacia (de pontual para difusa), evidenciada pela inversão no padrão das concentrações sazonais da maioria dos parâmetros entre as fases pré e pós-restauração. Os resultados do biomonitoramento também indicam uma tendência de melhoria nos ambientes fluviais, pois houve uma alteração na distribuição dos organismos dentro da comunidade: na fase pré-restauração, nota-se um aumento relativo de Ceratopogonidae (Díptera) em relação às fases pretéritas. Apesar deste também ser um indicador de sistemas fluviais impactados, seu aumento relativo acompanha a melhora da qualidade hídrica comprovada pelo monitoramento. Deve-se destacar que dentre os organismos mais freqüentes, este é o menos tolerante a poluição orgânica. O survey mostrou que o intercambio entre os atores não é tão eficiente o quanto é sugerido pela PBH. Entretanto, os resultados da intervenção foram bem aceitos pela população, trazendo perspectivas em relação à implantação de projetos nestes moldes em outras bacias urbanas. Porém, é necessário investir em conscientização ambiental, pois a preferência pela avenida sanitária ainda é bastante manifestada pela população local. Estes resultados criaram cenários que futuramente poderão subsidiar novas avaliações da intervenção realizada pelo Drenurbs na bacia do córrego Baleares. Além de permitir a compreensão dos processos envolvendo práticas de restauração de cursos dágua, a avaliação deste tipo de intervenção tem grande importância no avanço de um campo de estudos ainda incipiente no Brasil e em países sul-americanos.
Efeito de uma intervenção focada em estratégias de regulação emocional de crianças sobre aspectos do comportamento, habilidades sociais e competência acadêmica no contexto escolar
A Regulação Emocional (RE) é importante para interação social e interfere em diversos contextos. No ambiente educacional pode se relacionar com a qualidade das interações e o desempenho escolar. O trabalho avaliou o efeito de intervenção em RE de alunos de 2ª série do ensino fundamental e eventuais impactos sobre indicadores comportamentais, habilidades sociais e desempenho acadêmico. Participaram 56 alunos e respectivas professoras de 1º e 2º ano de duas escolas municipais de Belo Horizonte. Dados socioeconômicos e avaliação de inteligência geral (Raven) demonstraram equivalência entre Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). Os dois grupos foram submetidos a avaliação pré-intervenção por meio de instrumentos: a) administrados às crianças: Teste de Desempenho Escolar (TDE), Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR) e Entrevista e Pranchas para avaliação da Regulação Emocional (EPRE); b) respondido pelos professores: SSRS-BR, Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) e MTA-SNAP-IV para sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade. Os alunos GI passaram por 9 encontros semanais de 60min para estimular identificação e regulação das emoções. Após dois meses os dois grupos foram reavaliados. Resultados mostraram, na avaliação dos professores: a) melhoria significativa, em relação a todas as subescalas de habilidades sociais (HS) e no comportamento pró-social em GI; b) piora significativa dos comportamentos problemáticos e do autocontrole em GC; c) redução de sintomas de hiperatividade/impulsividade e desatenção em GI. Na avaliação do EPRE observou-se: a) aumento na identificação correta da representação do medo em GI; b) aumento da vivência, percepção e uso de estratégias no caso da alegria; c) ausência de diferenças significativas no desempenho escolar e na autoavaliação das HS em ambos os grupos. Os resultados sugerem efeitos da intervenção focada em RE na avaliação de habilidades sociais pelos professores, na sintomatologia de desatenção e hiperatividade, e como fator protetivo no desenvolvimento de problemas comportamentais, sem efeitos sobre o desempenho escolar.
Teste e padronização de alvos recombinantes de proteínas para o diagnóstico da doença de Chagas
A doença de Chagas, também conhecida como tripanossomíase americana, é causada pelo agente etiológico Trypanosoma cruzi, parasito hemoflagelado, unicelular e heteroxeno. É uma doença endêmica na América Latina e emergente em países da Europa e Estados Unidos. A fase aguda da doença dura aproximadamente de 10 a 90 dias após a infecção e é caracterizada por alta carga parasitária, o que permite que o seu diagnóstico seja realizado por exames diretos. Após 12 semanas, a infecção evolui para a fase crônica, que apresenta baixa parasitemia e altos títulos de IgG contra antígenos do parasito. Por esta razão, o diagnóstico na fase crônica é realizado através de ensaios imunoenzimáticos tais como Imunoflorescência indireta, hemaglutinação indireta e ELISA. Entretanto, para a realização destes testes, são utilizados extratos brutos ou semi-purificados das formas epimastigotas, sendo este estágio evolutivo do parasito encontrado apenas no inseto vetor e não no hospedeiro vertebrado. Não obstante, os testes diagnósticos para a doença de Chagas na fase crônica geram discussões por muitas vezes se mostrarem inconclusivos, ambíguos ou contraditórios devido as possíveis reações cruzadas com outros organismos da família Tripanosomatidae, como Leishmania sp e a espécie não patogênica para o hospedeiro vertebrado Trypanosoma rangeli. Na tentativa de aprimorar o diagnóstico da doença de Chagas, diversas proteínas recombinantes são hoje o foco de várias pesquisas por apresentarem uma boa sensibilidade e especificidade. Neste trabalho, o nosso grupo selecionou quatro proteínas possivelmente conservadas entre as diferentes cepas deste parasito, que não estão presentes no proteoma predito de espécies do gênero Leishmania, e que apresentam um alto score de predição de epitopo de célula B pelo programa BepiPred. Dentre as quatro proteínas selecionadas: Tc10, Tc30, Tc80 e Tc170, a última foi expressa de forma recombinante em bactérias BL-21 Star, sendo em seguida utilizada em experimentos de ELISA contra o soro de pacientes chagásicos crônicos, pacientes com leishmaniose visceral e indivíduos sadios, como controle. No entanto, o ELISA realizado com o pool de soros apontou uma maior reatividade desta proteína com pacientes infectados com Leishmania infantum. Tal fato sugere que apesar das proteínas selecionadas não estarem presentes no proteoma de espécies do gênero Leishmania, peptídeos ortólogos entre os dois organismos estão presentes nesta proteína. Para averiguar a reação da proteína Tc170 com soros individuais de pacientes de ambas as enfermidades assim como também com soros de indivíduos não infectados, foi realizado um ensaio de ELISA, que demonstrou que a proteína Tc170 apresentou uma sensibilidade de 84,21% e uma especificidade de 80% entre os soros de pacientes chagásicos, pacientes infectados com Leishmania infantum, com relação a humanos sadios. Entretanto, esta proteína não é aconselhada para o diagnóstico da doença de Chagas por apresentar uma sensibilidade de apenas 25,64% e uma especificidade de 94,73% entre pacientes chagásicos e pacientes com leishmaniose visceral. Portanto, é necessário a busca de novos alvos devem ser realizadas na tentativa de obter uma proteína com maior sensibilidade e especificidade e que diferencie o T. cruzi de outros patógenos da mesma família.
Abordagem de saúde mental na atenção primária: revisão de literatura
O presente trabalho objetivou realizar um levantamento bibliográfico sobre abordagem do paciente com transtorno mental na Estratégia da Saúde da Família, com vistas a subsidiar o cuidado da Equipe saúde da família aos pacientes portadores de sofrimento mental. Foi feita uma revisão bibliográfica do tema nas bases de dados LILACs e SciELO, com os descritores: Reforma Psiquiátrica; Saúde Mental; Atenção Primária através da analise de artigos e dissertações/ teses, livros, manuais do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, além da observação do atendimento feito pela Equipe de Saúde da Família, composta por profissionais atuantes no município. A leitura do material selecionado permitiu a construção de 3 categorias de análise: A evolução da assistência psiquiátrica através dos tempos; O atendimento de saúde mental na Estratégia da Saúde da Família; O importante papel da família na reinserção social do paciente portador de transtorno mental. Vimos que o atendimento a saúde mental, na atenção primaria tem como atores sociais, os usuários portadores de sofrimento mental, a Equipe de Saúde da Família, as famílias e a comunidade. Acreditamos que, com um o conhecimento ampliado a cerca da reforma psiquiátrica poderemos direcionar as condutas dos profissionais da Equipe de Saúde da Família e orientar suas ações na assistência, permitindo melhorias na qualidade de atendimento a esses usuários. Concluiu-se, portanto que um processo de trabalho organizado, a capacitação profissional e as ações de prevenção e promoção à saúde na atenção primária são fundamentais para o tratamento do transtorno mental, com especial ênfase no acolhimento, que se mostrou um organizador do processo de trabalho em saúde mental no serviço.
Influência do volume de sucedâneo ingerido e do tratamento com antibiótico e anti-inflamatório sobre o perfil bioquímico, eletrolítico e a etiologia da diarréia em bezerros
O presente trabalho foi divido em dois experimentos. O experimento I teve como objetivo avaliar o perfil bioquímico de bezerros neonatos ingerindo diferentes volumes de sucedâneo durante a diarreia e descrever o comportamento, através de um estudo longitudinal, os principais enteropatógenos em amostras fecais de bezerros na diarreia neontal. O grupo 1 foi oferecido 4 litros de sucedâneo e o grupo 2, 6 litros, esse apresentou tendência de maior consumo durante a diarreia em relação ao grupo 1. O grupo 2 apresentou níveis mais elevados (p<0,05) nas concentrações sanguíneas de sódio e potássio durante a diarreia em relação ao grupo 1 e menores teores de uréia, creatinina e albumina. O cálcio, GGT, ALT e ALP diminuiram durante a diarreia em ambos os grupos. No grupo 1 e 2 a glicemia diminuiu na diarreia e foi influenciada pelo volume de leite ingerido. No comportamento dos enteropatógenos, a frequência dos agentes foi igual entre os grupos e o Cryptosporidium foi o mais frequente. No experimento II, foram realizadas as mesmas avaliações, porém comparando bezerros diarreicos sem tratamento (G2) com bezerros tratados com antibiótico e anti-inflamatório (G3), para ambos os grupo foi oferecido 6 litros de sucedâneo. Foi observado aumento do ALP, AST e do fósforo no grupo 3 em relaçao ao grupo 2 e menor glicemia do grupo 3 em relação ao grupo 2 após receber o anti-inflamatório. Em relação aos enteropatógenos, a frequência da Salmonella foi maior (p<0,05) no grupo 2 e em ambos os grupos, o Cryptosporidium foi o agente mais frequente.