Repositório RCAAP

A informação como instrumento de promoção da segurança no trabalho em uma empresa siderúrgica

Este trabalho procurou identificar os produtos e serviços de informação utilizados na Mannesmann S.A., como instrumentos de promoção da segurança no trabalho e de como o seu público-alvo avalia a qualidade desta informação e a sua contribuição para a redução dos acidentes de trabalho. A revisão da literatura referente ao tema procura estabelecer os aspectos mais relevantes do entorno da segurança do trabalho no Brasil e nas empresas e o resgate das principais contribuições sobre os conceitos de informação e conhecimento, seu uso nas organizações e, de maneira especial, a importância da informação como recurso na promoção da segurança no trabalho. O estudo se baseia em uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, junto a uma amostra de duzentos e quarenta empregados da Mannesmann S.A., que estão expostos ao risco potencial de acidentes em sua atividade ocupacional e que atuam como emissores/receptores de informação e como atores ativos na construção do conhecimento organizacional voltado à segurança no trabalho. Por intermédio de entrevistas semi-estruturadas e de questionários padronizados de resposta assistida foi possível caracterizar o comportamento informacional dos pesquisados e a sua opinião sobre a relação da informação com o acidente e as avaliações sobre os indicadores de qualidade e da eficácia dos produtos e serviços de informação utilizados pela empresa.

Ano

2019-08-12T23:30:11Z

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Ari Ferreira Drumond

Estudo da flotação de minério silicatado de zinco sem a etapa de deslamagem

As reservas mundiais de zinco (medidas em 2005), em metal contido, são da ordem de 462 milhões de toneladas, sendo que as reservas brasileiras representam 1,2% das reservas mundiais. Cerca de 82,9% das reservas brasileiras estão localizadas nos municípios de Vazante e Paracatu, ambos na região noroeste do estado de Minas Gerais. O minério existente nos depósitos de Vazante é oxidado. O consumo aparente de concentrado de zinco no Brasil, em 2005, foi de 592 mil toneladas. Estima-se que o volume de vendas de zinco terá crescimento anual de 4% nos próximos anos. Buscando aumentos no teor e na recuperação de zinco no concentrado produzido no concentrador de Vazante, os trabalhos compreenderam caracterização mineralógica, estudos de dispersão, experimentos de flotação em bancada, ensaios em escala piloto e teste industrial de flotação. O objetivo foi verificar o comportamento da flotação do minério silicatado de zinco do tipo calamínico na presença de lama, utilizando dispersantes. Nos estudos de caracterização foram identificados como minerais predominantes a hemimorfita (calamina), o quartzo e a dolomita. Nos ensaios de dispersão verificou-se que a faixa de valores de pH onde ocorre o grau mais elevado de dispersão das partículas na polpa, sem adição de reagentes, situa-se entre 8,5 e 12,0. Para os estudos de flotação sem a etapa de deslamagem em laboratório foram usadas ferramentas estatísticas de planejamento fatorial completo em dois níveis com uma réplica. Os estudos mostraram, e foram confirmadas em usina piloto, que as dosagens de sulfeto de sódio e combinação de dispersante polimérico e silicato de sódio no nível superior praticado favorecem uma maior recuperação metálica. Para as dosagens de sulfeto de sódio de 6800 g/t e de dispersante combinado com silicato de sódio de 6992 g/t, obteve-se teor de zinco no concentrado final de 38,40% com uma recuperação metalúrgica média de 72,40%. O teste industrial sem deslamagem prévia confirmou os resultados obtidos em usina piloto, elevando a recuperação de zinco a um patamar de 76,09%, mantendo-se os níveis de teor de zinco no concentrado em 37,30%.

Ano

2019-08-12T18:10:47Z

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Lemyr Martins

Hidrodinâmica e desempenho de filtros verticais com alimentação em pulso, plantados e não plantados, empregados no tratamento de esgoto sanitário bruto

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-05-31T20:18:54Z

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Raquel da Silveira Cota

Gestão democrática e conselho escolar: a importância da participação

O trabalho aqui exposto constitui uma reflexão sobre como o colegiado escolar pode contribuir no desenvolvimento escolar para uma educação de qualidade, ao cumprir sua função de instancia de democratização e nas tomadas de decisões. O processo de democratização da educação e sociedade necessita de promoção onde às mudanças nas estruturas busquem priorizar o aperfeiçoamento na escola. A escola desta forma contribui significativamente na democratização da sociedade, onde a democracia participativa exerce um papel importante na organização dos Conselhos Escolares e na constante busca para fazer valer os direitos e responsabilidades definidos e discutidos democraticamente. Analisando o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Cônego Vitor foi possível detectar que, a participação do conselho escolar precisa ser orientada nas suas funções e competências, para que a relação comunidade e escola se deem de forma democrática onde impere o diálogo constante. Vale ressaltar que a atuação deste órgão não se aprende pela leitura de textos e sim exercendo a sua participação, sua relação com a construção da autonomia da escola além do seu papel na instituição de relações democráticas no cotidiano escolar.

Ano

2019-08-11T21:51:51Z

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Rosilene Aparecida da Silva Pedro

Qualidade físico-química e microbiológica de hortaliças desidratadas ao sol e em secador laboratorial

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Ano

2022-03-16T13:55:45Z

Creators

Adair da Silva Dos Santos Filho Noel Cardoso Veloso Roberta Torres Careli Milton Nobel Cano Chauca Candido Alves da Costa Neide Judith Faria de Oliveira Jasmine Alves Campos

Manejo populacional de cães e gatos: análise do controle reprodutivo em Belo Horizonte – Minas Gerais

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021-03-17T20:59:37Z

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José Honorato Begalli

Modelagem espacial da produtividade e rentabilidade econômica do cultivo de cana-de-açúcar para o Brasil e para a Região MAP

O cultivo da cana-de-açúcar é elemento econômico e cultural chave na formação sócio-territorial brasileira, desempenhando papel importante desde o ciclo colonial. A evolução das relações entre condições geográficas, ciclos econômicos e políticas estatais foi definitiva para o estabelecimento da atual arquitetura setorial. Recentemente, a crescente pressão por fontes de energia mais limpas que as oriundas de combustíveis fósseis - responsáveis por 89% da matriz energética global -, trouxe destaque para os biocombustíveis, entre eles o etanol da cana-de-açúcar, inaugurando uma nova fase para o setor sucroalcooleiro. A fase de crescimento do setor trouxe preocupações com os possíveis efeitos diretos e indiretos da expansão do cultivo sobre a conversão de coberturas vegetais nativas, especialmente no Bioma Amazônico. Diretrizes de planejamento estão, inclusive, sendo desenvolvidas visando ordenar esse processo. A modelagem de superfícies espaço-econômicas, representando a variação espacial da rentabilidade potencial de atividades pode ser uma ferramenta útil no processo de tomada de decisões. A agricultura representa o principal custo de oportunidade da conservação, e, um uso competitivo como o cultivo de cana-de-açúcar deve ter sua superfície de retorno econômico mapeada, como subsídio ao planejamento do espaço agrícola e elaboração de estratégias de conservação. Nesse contexto, objetivamos o desenvolvimento de um modelo capaz de estimar a produtividade (ton ha-1ano-1) do cultivo de cana-de-açúcar de forma espacialmente explícita para o Brasil. Após revisão de literatura, optou-se pela utilização do SIMCANA, (Pereira e Machado, 1986) um simulador dinâmico para o crescimento da cana-de-açúcar que calcula diariamente a resposta do cultivo às condições do ambiente durante a estação de crescimento da planta. Posteriormente, foi realizado um cálculo de estimativas de rentabilidade (R$ ha-1ano-1) para o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil, identificando, as áreas onde esta atividade traria maior retorno econômico ao produtor, em função da produtividade simulada, custos de produção e preços de venda da cana.

Ano

2019-08-11T20:02:22Z

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Leticia de Barros Viana Hissa

Imunização em cães e gatos: tendências atuais

Vacinas são importantes ferramentas para a prática da medicina veterinária. A vida de inúmeros animais é salva pelo seu uso. Apesar de seus claros benefícios, não é um procedimento inócuo, podendo causar reações adversas. Nas últimas décadas observa-se maior contestação sobre a segurança das vacinas utilizadas em cães e gatos. Muitas patologias vêm sendo associadas a esta prática, embora inexistam confirmações em alguns casos. Há dúvidas sobre a real necessidade de administração, especialmente quanto à freqüência que são utilizadas atualmente, devido a novas descobertas sobre a durabilidade da imunidade induzida. O objetivo dessa monografia é apresentar uma revisão sobre o assunto, mostrando como o tema vem sendo abordado por especialistas e associações médico-veterinárias, apontando novas diretrizes para imunização mais segura e eficaz de animais de estimação.

Ano

2019-08-14T14:41:50Z

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Artur Vieira Vasconcelos

Pesquisa de Helicobacter spp. no fígado de pacientes submetidosà biópsia hepática para esclarecimento diagnóstico

DNA de Helicobacter tem sido observado no fígado de pacientes com cirrose e hepatocarcinoma e uma possível participação como fator de risco tem sido aventada. Na maioria dos trabalhos foram avaliados pacientes com hepatite viral e não há estudos incluindo pacientes com hepatopatias de outras etiologias como álcool e hepatite auto-imune. No período entre março de 2000 e dezembro de 2004, foram estudados, prospectivamente, 125 pacientes (65 do sexo masculino; média de idade de 52,4 + 15,7 anos; faixa etária de 18 a 93 anos) com doenças hepáticas primárias ou metastáticas submetidos à biópsia hepática para esclarecimento diagnóstico. Fragmentos hepáticos foram obtidos por via transparietal ou laparoscópica. A pesquisa de Helicobacter no fragmento hepático foi feita por cultura e PCRaninhada, empregando iniciadores específicos para o gene que codifica o RNAr 16S e para ogene ureA. A investigação da infecção gástrica pelo Helicobacter pylori foi feita por teste respiratório com uréia marcada com 13C e pela pesquisa de anticorpos anti-H. pylori pelo método de ELISA. Com base em estudos sorológicos, associando a infecção crônica pelo vírusda hepatite B com taxas mais elevadas de infecção gástrica pelo H. pylori, marcadores da infecção pelo VHB, também, foram investigados nas amostras de soro de todos os pacientes incluídos no estudo. Amostras de Helicobacter foram isoladas, pela primeira vez, do fígadohumano em três pacientes e, foram identificadas em espécie por microscopia eletrônica, imunohistoquímica, testes bioquímicos e sequenciamento do gene que codifica o RNAr 16S. DNA de Helicobacter foi detectado em 51 (40,8%) fragmentos hepáticos. O sequenciamento de todos os amplicons mostrou homologia com H. pylori igual ou superior a 99%. Em análise multivariada, a presença da bactéria no fígado associou-se, de maneira inédita, positivamente à pancreatopatias (especialmente neoplasia), bem como à infecção passada ou atual peloVHB, mas não com hepatopatia alcoólica. Ainda, a presença de DNA de Helicobacter no fígado associou-se à infecção gástrica pelo H. pylori, achado que fortalece a hipótese de colonização hepática por bactérias oriundas do estômago. Por outro lado, não foi verificada associaçãoentre presença do microrganismo no fígado e alterações histopatológicas hepáticas, mas foi demonstrada, pela primeira vez, associação entre lesão necroinflamatória do fígado e infecçãogástrica pela bactéria. Em conjunto, esses achados sugerem que o fígado pode ser colonizado pelo H. pylori, confirmam resultados anteriores (retrospectivos) e demonstram associações com outras doenças. Entretanto, se a presença do microrganismo no fígado é primária ou secundária ou se contribui para um desfecho desfavorável das doenças hepáticas, são fatos que necessitam ainda ser esclarecidos.

Ano

2019-08-14T13:48:53Z

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Luciana Diniz Silva

Uso prejudicial e dependência de álcool e outras drogas na agenda da saúde pública: um estudo sobre o processo de constituição da política pública de saúde do Brasil para usuários de álcool e outras drogas

Este estudo tem como objeto o processo de constituição da política pública de saúde do Brasil para usuários de álcool e outras drogas, estabelecida no ano de 2003. Partindo do pressuposto de que as políticas de saúde não são estabelecidas exclusivamente a partir das necessidades de atenção em saúde, buscou-se identificar os fatores e as condições que possibilitaram o surgimento da política pública de saúde para usuários de álcool e outras drogas. O estudo utilizou a entrevista semi-estruturada como fonte privilegiada, além da pesquisa bibliográfica e documental. Estabeleceu-se uma amostra composta por nove informantes-chaves, selecionados em função da participação que tiveram no processo investigado. Os resultados do estudo mostraram que o estabelecimento da política pública de saúde para usuários de álcool e outras drogas tornou-se possível a partir dos avanços técnicos, políticos e ideológicos viabilizados pela implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), da política de prevenção de AIDS - especialmente dos programas de redução de danos - e da política de reestruturação da atenção em saúde mental. Esses avanços contribuíram para que os gestores de saúde, no âmbito nacional, pudessem abordar o uso prejudicial e a dependência de álcool e outras drogas como problemas de saúde pública e não a partir de uma perspectiva moralista ou antidrogas. Além dessas condições favoráveis, o estudo mostrou que essa política foi estabelecida em um cenário marcado pelo crescimento do impacto financeiro dos problemas associados ao consumo de álcool e outras drogas no setor público desaúde e do impacto desses problemas na saúde da população e na sociedade brasileira.

Ano

2019-08-14T12:39:36Z

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Ana Regina Machado

Corpo enfermo como sintoma da cidade doente: as representações da paranoia e a presença do câncer em Sueños Digitales (2000), de Edmundo Paz Soldán

Este trabalho é um estudo da obra Sueños Digitales (2000), escrita pelo autor boliviano Edmundo Paz Soldán, que destaca as diferentes expressões da paranoia e a presença do câncer nessa narrativa, tópico até o momento não abordado pela crítica literária especializada que se dedicou a estudá-la. A partir de diferentes acepções referentes ao termo paranoia e da ideia de metaforização do câncer, o presente artigo sugere que os personagens física e mentalmente enfermos que habitam a caótica Río Fugitivo, onde transcorre o romance de Paz Soldán, são um sintoma dessa cidade igualmente doente, da mesma forma que o corpo paranoico de Daniel Paul Schreber foi lido como uma espécie de representação da Alemanha nazista do século passado.

Ano

2022-05-13T16:10:56Z

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Eulálio Marques Borges

Direito a não consumir: fundamentos para uma nova ética do consumo

O presente trabalho está relacionado com o Direito, a Filosofia e a Sociologia. A vertente metodológica adotada é a teórica, com a utilização do raciocínio dialético. Objetiva-se demonstrar que, na sociedade de consumo, o direito a não consumir é um direito da personalidade. Argumenta-se que o ato de consumir tem sido visto como um dever, e o valor da pessoa natural, ditado pelo consumo. Outras esferas da pessoalidade são, assim, negligenciadas. Tal cenário se agrava com a percepção de que os consumidores estão inseridos em um mundo cada vez mais global, no qual os problemas relacionados com o consumismo possuem efeitos igualmente globais, com reflexos inquestionáveis nos modos de vida locais. Nesse contexto, os princípios da autorregulação e do intervencionismo são escolhas pouco plausíveis. Portanto, é indispensável constituir vínculos de solidariedade, simultaneamente globais e locais (uma ética global), que conduzam ao reconhecimento do outro, inclusive quando o outro opte por não consumir

Ano

2019-08-14T10:49:07Z

Creators

Filipe de Souza Sickert

Temas atuais no ensino de biologia: abordando a astrobiologia no contexto da origem da vida.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2020-12-16T12:47:54Z

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Magno Inácio dos Santos

A construção social do currículo do curso de história da UFMG: uma análise sobre a criação e implantação das disciplinas de prática de ensino e suas repercussões

Esta pesquisa tem como objeto de análise a criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino oferecidas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e suas repercussões para o Departamento de História da UFMG. Buscamos analisar quando, como e por que se deu esse processo de criação e implantação dessas disciplinas no Departamento. Nosso propósito foi o de identificar as mudanças ocorridas na configuração desse curso a partir da criação das disciplinas de Prática de Ensino, buscando analisar também a relação das mudanças curriculares com as ações dos sujeitos envolvidos nessas reformulações. Neste trabalho, empregou-se a concepção de construção social do currículo, do estudioso Ivor Goodson para considerarmos o curso de História da UFMG também como uma construção social. Sendo assim, foi possível observar as relações entre os sujeitos, seus interesses, estratégias e concepções no interior do Departamento de História da UFMG, durante as reformas curriculares desse curso. A abordagem teórico-metodológica adotada foi o estudo de caso. A unidade de análise ou caso desta pesquisa foi a criação e implantação das disciplinas de Prática de Ensino no Departamento de História da UFMG, buscando compreender as repercussões disso para o próprio Departamento e para o curso. Utilizou-se análise documental e entrevistas individuais estruturadas para a coleta dos dados. Chegou-se a conclusão de que todo esse movimento para as reformulações curriculares no curso de História da UFMG na última década, a de 2001 e a de 2009 , foi resultado de grandes disputas e conflitos dentro do Departamento. Como qualquer outra construção social, as modificações no currículo do curso de História da UFMG ocorreram em uma arena, no caso, em que vários interesses, conflitos, relações de poder e dominação aconteceram.

Ano

2019-08-13T16:16:18Z

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Vyasa Puja Peres Teixeira

O exercício físiico induz ajustes termorregulatorios ecardiovasculares que sao mediados pela neurotransmissãocolinérgica dos nucleos ventromediais hipotalâmicos

O objetivo do presente estudo foi avaliar a participação dos receptores colinérgicos muscarínicos dos núcleos ventromediais hipotalâmicos (VMH) na dissipação de calor, nos ajustes cardiovasculares e na fadiga durante o exercício em esteira rolante (24 m.min-1, 5% inclinação). Os ratos foram submetidos a duas condições experimentais separadas por um intervalo de pelo menos dois dias. A temperatura da pele da cauda, a temperatura interna e a pressão arterial foram medidas após a injeção de 200 nL de solução de metilatropina 2,5 x 10-2 M (Atr) ou NaCl 0,15 M (Sal) nos VMH. A injeção de Atr nos VMH amplificou os aumentos da temperatura interna induzidos pelo exercício e causou um atraso do aumento da temperatura da cauda. O maior ac´umulo de calor necessário para desencadear os mecanismos de dissipação de calor observado nos ratos injetados com Atr nos VMH pode ter sido responsável pela redução de 37% no desempenho dos animais (21, 0 ± 2, 9 min Atr vs. 33, 5 ± 3, 4 min Sal; n = 8; p < 0,001). O bloqueio colin´ergico dos VMH tamb´em antecipou os ajustes da pressão arterial (valor máximo da pressão arterial média: 132, 6 ± 3, 9 mmHg aos 3 min Atr vs. 125, 2 ± 4, 1 mmHg aos 9 min Sal; n = 7), os quais foram relacionados ao percentual do tempo total de exercício. Nós concluímos que os receptores colinérgicos muscarínicos nos VMH modulam a atividade simpática e a dissipação de calor durante o exercício físco. Além disso, os ajustes induzidos pela neurotransmissão colin´ergica intra-ventromedial podem determinar o tempo de exercício até a fadiga.

Ano

2019-08-14T10:00:01Z

Creators

Samuel Penna Wanner

Um olhar sobre as juventudes rurais: desafios, possibilidades e limitações no município de Porteirinha (MG)

Esta dissertação de mestrado articula as linhas temáticas de estudos sobre juventude rural e agricultura familiar sob a ótica de compreender os desafios, limitações e possibilidades da juventude agricultora em Porteirinha (MG). O principal referencial ancorou-se em uma abordagem participativa, que permitiu cotejar informações empíricas, à luz de relatos e percepções da própria população envolvida no processo. A intenção foi desenvolver um trabalho que pudesse analisar qualitativamente o processo migratório de jovens das comunidades de agricultura familiar de Porteirinha e a relação dessa dinâmica com a estrutura econômica, política e social do município. Três objetivos específicos nortearam o estudo: compreender a dinâmica jovem na região em que se localiza o município, especialmente as expectativas de mercado, estudos e perspectivas de futuro envolvendo as relações familiares; analisar as possíveis redes sociais que podem influenciar a migração dos jovens residentes em comunidades de agricultura familiar; e analisar as possíveis políticas públicas que são direcionadas para a juventude das áreas de agricultura familiar na região e a participação dos jovens nessas tomadas de decisões. A pesquisa baseou-se em informações de natureza qualitativa, obtidas por meio de entrevistas em profundidade com 20 jovens de 15 a 34 anos residentes em Porteirinha e, também, com membros de associações, sindicatos e representantes de movimentos sociais. Partiu-se do entendimento de que o estudo sobre juventude rural não pode ser desenvolvido, unicamente, via agricultura familiar, mas sim via categorias distintas que merecem recortes também distintos, por se tratarem de construções socialmente delineadas e que partem do autorreconhecimento dos próprios atores sociais. Isso significa compreender que existem juventudes em um aspecto mais amplo, com distintas formas de sobrevivência e lutas cotidianas, e que o meio rural se configura de forma também heterogênea e multifacetada. A pesquisa reforçou o fato de que em Porteirinha a agricultura se organiza basicamente em pequenas unidades familiares, onde a responsabilidade pelas vendas negociações e distribuição de produtos geralmente fica a cargo dos filhos, jovens agricultores. Indicou, também, que a pluriatividade é recorrente na vida do trabalhador rural porteirinhense. Igualmente constante nos relatos coletados ao longo das entrevistas foi o tema relacionado à migração, mais especificamente ao movimento de jovens para fora do meio rural de Porteirinha e para além dos limites territoriais do município. Tal fenômeno é favorecido pelas redes sociais humanas, que cumprem o papel de articuladoras do processo migratório e facilitam o descolamento tanto na decisão inicial de partir quanto na inserção profissional do indivíduo. No entanto, em Porteirinha a emigração parece não estar atrelada ao fim das relações sociais e/ou entre parentes. O ato de migrar não põe fim às vivências e estruturas construídas no campo. O estudo permitiu a compreensão de que as juventudes são categorias sociológicas em constantes transformações, que se reinventam diariamente em função das próprias identidades. Os estudos que envolvem essas populações devem levar em consideração suas especificidades, assim como devem buscar integrar cada vez mais as juventudes mais distantes das discussões que envolvem suas situações sociais, econômicas e políticas. Nessa perspectiva, as ações do governo que visem estimular a permanência da juventude no campo, favorecendo um ambiente adequado às suas necessidades específicas, devem partir do entendimento da complexidade que envolve o jovem camponês e seu habitat misto ora campo, ora cidade. Ação esta baseada no direito de ir e vir, e não apenas na decisão de ficar ou sair do campo.

Ano

2019-08-11T14:25:39Z

Creators

Arthur Saldanha dos Santos

Uma análise empírica de interações em redes sociais

Redes sociais se tornaram extremamente populares e parte do nosso dia a dia, permitindo usuários interagir de diferentes formas. A cada dia, grandes quantidades de conteúdo são compartilhadas e milhões de usuários conversam através de elos sociais. Entender quais atividades os usuários fazem, que tipo de conteúdo eles compartilham, e como eles interagem quando se conectam a esses sítios pode criar oportunidades para melhorar a interface e o funcionamento dos sistemas existentes e é importante para diversas aplicações relacionadas a propagandas, campanhas políticas e detecção de comportamento malicioso. Apesar de todos esses benefícios, pouco se sabe na comunidade de pesquisa sobre isso.Essa tese provê um amplo estudo sobre interações em redes sociais, cobrindo aspectos do comportamento e da navegação dos usuários, bem como aspectos relacionados à postagem de conteúdo não solicitado. Para isso, coletamos dados de redes sociais atuais, incluindo o YouTube e o Orkut. Em seguida, estudamos como usuários interagem através de várias ferramentas de redes sociais, provendo uma visão geral da duração, freqüência e seqüência das atividades dos usuários nesses sítios. Feito isso, focamos em caracterizar interações que surgem da ferramenta de vídeo resposta do YouTube, um recurso que permite aos usuários interagir utilizando vídeos ao invés de texto. Nosso estudo revela padrões de comportamento típico e identifica novas formas de conteúdo não solicitado. Alguns usuários postam vídeos resposta contendo spam (vídeos resposta não relacionados ao tópico discutido) na tentativa de aumentar a popularidade de um vídeo, ou espalhar propagandas ou pornografia. Utilizando um método de aprendizagem de máquina conseguimos identificar a maior parte desses usuários.

Ano

2019-08-11T04:01:10Z

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Fabricio Benevenuto de Souza

A justiça restaurativa como via de acesso à justiça

A dissertação que ora se apresenta consiste no estudo da Justiça Restaurativa como metodologia capaz de promover o acesso à justiça, tanto na acepção de acesso ao Poder Judiciário, como na de acesso a uma ordem jurídica justa em um sistema multiportas que se desenha no Judiciário Brasileiro após a Resolução de nº 125 do Conselho Nacional de Justiça. A partir da análise dos elementos constitutivos do paradigma de justiça apresentado, objetivou-se, com o trabalho, demonstrar como o sistema de justiça em vigor, preponderantemente preocupado com a sanção que será imposta ao ofensor e que nem sempre atende aos anseios de quem sentiu na pele essa transgressão, pode, e em que medida, ser complementado pelo sistema restaurativo, que não se preocupa apenas com a reparação material do dano, como também com a reparação moral e dos relacionamentos, em busca de uma convivência pacífica futura e a promoção da cultura da paz. Procurou-se desvendar as origens do modelo, detectar como o movimento internacional restaurativo influenciou nossa sociedade e se ele vem traduzindo, efetivamente, em um salto significativo na qualidade do tratamento da resolução dos conflitos. Buscou-se investigar e avaliar a tendência da utilização das práticas restaurativas e a sua compatibilidade com o ordenamento jurídico nacional, estabelecendo-se um panorama geral de aplicação das novas ideias no Brasil, afim de que fossem demonstradas as condições de desenvolvimento do novo paradigma. Para tanto, foi adotado o tipo metodológico de investigação jurídico-projetivo. Por fim, buscou-se ilustrar o trabalho realizado com o estudo das particularidades dos programas e projetos brasileiros de Justiça Restaurativa.

Ano

2019-08-11T00:20:39Z

Creators

Caio Augusto Souza Lara

Fatores de permanência e evasão no Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP/MG): 2007 A 2010

O objetivo desta pesquisa é o de identificar alguns dos motivos que levam os alunos do Programa de Educação Profissional do Estado de Minas Gerais (PEP/MG) a abandonarem o curso de formação profissional ou a permanecer nesse programa até a obtenção do diploma de Técnico de nível médio. As pesquisas realizadas nesta tese sobre esse Programa indicam a existência de altos índices de abandono escolar, com ocorrência média de desistência de alunos da ordem de 30%. O PEP/MG é gratuito para o aluno, uma vez que o governo do Estado de Minas Gerais paga o curso e também o material didático a ser utilizado pelo estudante em escolas privadas profissionalizantes do Estado. O fenômeno da evasão no PEP/MG constitui um sério problema para o ensino e a inserção social devido ao alto investimento público a ele direcionado. Este estudo investiga os possíveis motivos dessa evasão escolar e as condições que poderiam viabilizar a permanência do aluno. Inicia-se no ano de 2007, ano de criação do Programa, terminando em 2010. Para concretizar os objetivos propostos, partiu-se de estudos teóricos sobre a Evasão escolar e o Ensino Profissionalizante. Posteriormente, adotou-se o trajeto metodológico da triangulação de pesquisa, envolvendo duas pesquisas empíricas sobre o PEP/MG, realizadas pelo autor, e dados estatísticos secundários sobre a evasão no PEP/MG do Governo Mineiro. Os estudos sobre o fenômeno da evasão escolar ganham expressividade com a democratização do acesso à educação profissional. Mostra-se a existência de poucos estudos sobre a evasão escolar no Brasil e, em específico, no ensino médio técnico. No campo teórico, este trabalho analisa a organização da escola e o seu lugar na formação profissional. Para isso, recorre-se aos conceitos da Escola Ativa, da Teoria do Capital Humano, do Estado Mínimo, do neoliberalismo e da Escola Unitária. A evasão escolar é atualmente um dos grandes problemas do ensino médio e, em particular, do ensino profissionalizante no Brasil. Em Minas Gerais, através do PEP/MG, esse problema é evidenciado conforme indicam os altos níveis de abandono.

Ano

2019-08-11T13:06:20Z

Creators

Wander Augusto Silva

O papel da prosódia na expressão de atitudes do locutor em questões

Este trabalho tem por objetivo discutir o papel da prosódia na expressão das atitudes do locutor em questões. Mais especificamente, o papel da prosódia foi estudado nas atitudes neutra, crítica, dúvida, incredulidade, indução, interesse e provocação, em questões realizadas em programas de debate e entrevista televisionados por três pequenas redes de TV de Belo Horizonte. No âmbito teórico, foi discutido o papel da prosódia na expressão da modalidade interrogativa e na expressão das atitudes do locutor. Também foi feita a discussão a respeito das questões, principalmente do ponto de vista da Teoria dos Atos de Fala, buscando caracterizar tais atos na interação verbal. Além disso, procurou-se demonstrar como as atitudes do locutor e a prosódia se relacionam às questões. Para verificar os objetivos, foram gravadas e analisadas aproximadamente novecentas questões de debates e entrevistas televisionados. Através do software Praat®, medidas de freqüência fundamental e duração foram feitas para as questões neutras, críticas, com dúvida, incrédulas, indutivas, com interesse e com provocação. Após tratamento estatístico dos dados, as características prosódicas das questões atitudinais estudadas foram descritas. Foi possível concluir que a prosódia exerce um papel importante na expressão das atitudes nas questões analisadas. A freqüência fundamental e a duração apresentam valores diferentes (muitas vezes significativamente diferentes) nas diversas atitudes estudadas. Apesar de o movimento melódico característico da interrogatividade ter permanecido o mesmo nas questões analisadas, mudanças melódicas locais, em conjunto com medidas de duração, apresentaram-se importantes na caracterização e distinção das atitudes estudadas.

Ano

2019-08-13T01:57:34Z

Creators

Leandra Batista Antunes