Repositório RCAAP

DOMINAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E TRAJETÓRIAS DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE

RESUMO: Este artigo toma as trajetórias de elevação da escolaridade das mulheres fora da idade escolar, discutindo a (des)construção da identidade de gênero deste grupo e investigando as relações de dominação e poder nas quais essas mulheres estão inseridas. Para tal realizou-se entrevista oral semiestruturada com grupo de 11 mulheres, categorizando-as: com ou sem trabalho remunerado, com ou sem filho, com ou sem companheiro, de diferentes faixas etárias. As relações de dominação são discutidas fazendo o diálogo entre uma abordagem sociológica, estendendo ao mundo do trabalho e à educação, à luz dos estudos de Pierre Bourdieu e de Max Weber. A trajetória dessas mulheres ao romper com o espaço doméstico e voltar à escola demonstra que a avaliação de políticas públicas focadas nas relações de gênero deve ir bem além das fronteiras do mercado de trabalho.

Ano

2017

Creators

Matos, Ivy Daniela Monteiro

Municipal conferences of women of São Gonçalo: women’s struggle for the construction of public policies

This article presents a historical review of public policies for women in Brazil, starting with the creation of the National Conferences on Policies for Women (CNPM) as a form of articulation between government and civil society, thus formulating National Plans Policies for Women (PNPM) through the participatory construction of different groups of women. It also presents a panorama of the policies and organisms created in São Gonçalo (RJ) from the 1990s to the present, bringing aspects about the importance of the feminist movement, gender studies and the formation of networks of articulation among the subjects involved. The central objective was to analyze the role of the Municipal Conferences of Women of São Gonçalo for the construction of public policies related to the women of the municipality. In this way, bibliographical and documentary research was carried out, as well as two interviews with people involved in the struggle of women in the municipality. As a result, it can be concluded that the fact that the São Gonçalo Conferences are one of the pioneers and of social, popular and democratic participation contributes to the strengthening and implementation of public policies for women in this municipality

Ano

2018

Creators

Bittencourt, Luciana Gonzaga

Values and their relations with the management of people

The importance of personal values in the organizational environment for the people management process has been widely discussed over the years. By being guiding the actions of individuals, it is of utmost importance to know the individual values in the search for better organizational performances. Human values are considered important for understanding and predicting pro-environmental attitudes and behaviors (Coelho, Gouveia, & Milfont, 2006). This article aims to present a literature review on Personal Values, contributing to a better understanding of the theme and its impacts on organizations.

Ano

2018

Creators

Pena, Lucila Karmaluk Reis Neto, Mario Teixeira Castro, Betania Magalhães Ribeiro, Mariana Hilbert

Research on symptoms of Post-Traumatic Stress Disorder in police: a study from Cacoal-RO’s Group of Special Operations (GOE)

The military police profession (GOE) is considered to be at risk for the development of Post Traumatic Stress Disorder due to exposure to traumatic and catastrophic events within the scope of its activity. The objective of this study was to verify the incidence of Post Traumatic Stress Disorder in the Special Operations group (GOE) of Cacoal RO, with a sample of 09 (nine) subjects. The research data were obtained through the application of the PCL-C scale composed of 17 items divided into three dimensions; Reexperience of trauma, Avoidance and Hyperstimulation. However, there was a relevant index in the dimensions of Hyperestimulation and Avoidance of the PCL-C scale, in which 08 subjects said they felt in a “super-alert” state, Vigilant or “on guard” equivalent to (88.9%). It is concluded that, even without identifying signs of PTSD, there is a prevalence of some symptoms in large part of the corporation and possible damages in the psychosocial functioning. It is therefore recommended that psychological support within the corporation is of great relevance in order to promote actions to promote mental health.

Ano

2019

Creators

Assis, Cleber Lizardo de Silva, Marilani Sabino da

INSTRUMENTO PARA ENCAMINHAMENTO DE USUÁRIOS A SERVIÇOS SUBSTITUTIVOS DE SAÚDE MENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução: trata-se de um relato sobre a construção de um instrumento para encaminhamento do usuário com alta hospitalar de uma unidade de internação psicossocial à serviços substitutivos. Relato de Experiência: foi construído um instrumento com vistas a auxiliar no encaminhamento dos usuários de uma unidade de internação psicossocial à serviços substitutivos. Foi desenvolvido a fim de subsidiar o cuidado ampliado de acordo com a integralidade do usuário, bem como auxiliar na continuidade/adesão do cuidado à saúde. Conclusão: as contribuições para a saúde dos usuários foram perspectiva de subsidiar o processo de alta e adesão dos usuários encaminhados da unidade psicossocial para os serviços substitutivos, bem como, um mecanismo de responsabilização dos profissionais envolvidos no tratamento dos usuários. 

Ano

2017

Creators

Maier, Elisângela Seidel Mello, Amanda de Lemos Siqueira, Daiana Foggiato de Terra, Marlene Gomes

MAPEANDO O LUGAR DA MULHER DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

O objetivo central deste trabalho é refletir acerca do lugar e o não-lugar da mulher docente na universidade. Inicialmente, nos debruçamos sobre estudos de novas epistemologias que agregam a discussão sobre gênero, trazendo-se a preocupação com a reprodução da “colonialidade de gênero”, problematizando a concepção “normáscula” da ciência e as buscas por rupturas com a mesma. Em um segundo movimento, apresentamos dados quantitativos que atestam um estado de não paridade acerca da presença docente de mulheres e homens na academia no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), discutindo os pressupostos metodológicos da pesquisa. Nossos dados corroboram uma permanência das desigualdades de gênero na universidade, em que, embora haja uma aparente igualdade nos números sobre os docentes segundo sexo, uma percepção micro, segundo áreas, departamentos e titulação, demonstra a segmentação entre áreas tipicamente determinadas masculinas e femininas, com preponderância de assentos masculinos em áreas consagradas e mais prestigiadas.

Ano

2017

Creators

Taborda, Luana do Rocio Engerroff, Ana Martina Baron

A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA PERCEPÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

A violência é um fenômeno que atinge a ambos os sexos, porém têm incidência especial sobre mulheres, negras e pobres. O Brasil encontra-se no 5º lugar em relação a 83 países. Entre 2003 e 2013 houve um aumento de 21% no número de mulheres assassinadas, representando 13 feminicídios por dia. Esta pesquisa teve por objetivo compreender as percepções e os sentidos atribuídos ao fenômeno da violência de gênero no âmbito doméstico, contra a mulher, a partir das práticas dos/as agentes comunitários de saúde (ACS) em ações em território de alta vulnerabilidade social. Os achados foram analisados baseados nos pressupostos da psicologia sócio histórica e da epistemologia qualitativa de González Rey. Através da observação participante, a pesquisadora acompanhou os/as em visitas domiciliares, que resultou na elaboração de 20 diários de campo, além de entrevistas abertas com duas ACS. Os resultados obtidos foram analisados pela categoria empírica “Violência de Gênero”, segundo duas óticas: “ser mulher” e “a violência por parceiro íntimo”. A “naturalização” da violência na comunidade também foi problematizada, juntamente com o patriarcado enquanto discurso normativo articulado com o capitalismo, na busca de explicação da opressão das mulheres pelos homens.  Palavras-chave: Agente comunitário de saúde; Gênero; Violência de gênero; Trabalho em saúde; Vulnerabilidade social.

Ano

2017

Creators

Moura, Ludmila de Castro-Silva, Carlos Roberto

O PÓDIO É DELAS: AQUI A MULHER TEM VOZ E ESPAÇO NO ESPORTE

O projeto O Pódio É Delas, que vem sendo veiculado em formato de programa radiofônico, apresenta como proposta um modelo alternativo de programação de jornalismo, este direcionado para as mulheres no esporte. Busca-se por meio do programa dar voz as mulheres de uma maneira plural, com produção totalmente local. O modelo é proposto a partir do debate de Gênero e representação feita pela mídia tradicional acerca da imagem das mulheres no esporte. Desta forma, o programa abre espaço para empoderar as mulheres e demonstrar que lugar de Mulher é no esporte e onde ela quiser estar. Por isso, O Pódio É Delas é um programa no qual as vozes de mulheres ligadas ao mundo esportivo têm espaço, para que suas lutas e conquistas finalmente possam ser ouvidas. A programação contempla neste modelo programas com temáticas esportivas variadas, justamente para atender a este objetivo.

Ano

2017

Creators

Maidana, Andreia Sena Medina, Renata Marinho Finardi, Tamara Flores, Caroline Siqueira

O DIREITO (EN)GENDRANDO IDENTIDADES TRANS: ANALISE DOS VOTOS DE INDEFERIMENTO DA RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL NO TJRS

O presente trabalho se propõe a analisar as decisões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS, proferidas a partir do ano de 2010, em sede recursal de apelação, referentes às demandas que objetivavam a retificação de sexo/gênero do registro de nascimento de pessoas trans. Objetivou-se identificar através dos votos proferidos pelos operadores do direito (Desembargadores), a existência de produção e reprodução de tecnologias de gênero, de discursos nutridos de apropriação de saberes médicos e utilização de representações sobre o que é ser homem e ser mulher. Mediante a análise hermenêutica, com o auxílio das teorias feministas sobre sexo, gênero e transexualidade, analisou-se seis decisões do proferidas TJRS que, em sede de apelação, não reconheceram o direito à retificação de sexo/gênero no registro de nascimento de pessoas trans. A referida análise demonstrou que as decisões dos julgadores fundamentaram o não acolhimento dos pedidos com base nas representações socialmente compartilhadas de gênero, eivadas de discurso científico, dos julgadores sobre o tema em discussão nos pleitos. 

Ano

2017

Creators

Teixeira, Róger Ruoso Maia, Gabriela Felten da

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR E DA ESCOLA COMO PROMOTORES DE RESILIÊNCIA

Este artigo tem como objetivo provocar reflexões sobre o bullying escolar, definido como prática violenta intencional praticada entre pares, com desigualdade de poder, que prejudica as relações humanas, com consequências e mudanças nas características biopsicológicas dos envolvidos. O relato de experiência apresenta uma atividade desenvolvida por uma professora de uma escola pública do sul do Brasil, a qual solicitou aos seus alunos, no início do ano letivo, a produção de texto intitulada “Quem sou eu?”. O texto de um dos alunos sobre seu sofrimento de voltar para a escola por sofrer bullying motivou a docente a desenvolver um projeto de intervenção. Ao final do ano letivo, foi solicitada nova produção de texto, por meio do qual se constatou o desenvolvimento positivo do referido estudante. O relato dessa experiência apresenta as duas produções do aluno e o projeto de intervenção desenvolvido no ambiente escolar.

Ano

2017

Creators

Fernandes, Grazielli Mattar Yunes, Maria Angela Taschetto, Leonidas Roberto

GÊNERO E SERVIÇO SOCIAL NA RÁDIO UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA “SOCIAL EM QUESTÃO”

A temática gênero pode ser compreendida como transversalmente relacionada a todos os segmentos da sociedade capitalista na qual estamos inseridos. Apresenta-se neste estudo, uma perspectiva do Serviço Social sobre o tema, que teve por base a experiência adquirida por meio do programa radiofônico “Social em Questão”. O referido Programa caracteriza-se como projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social (NEPMQS) pertencente ao Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Para esse estudo, procura-se apresentar a importância do debate sobre gênero veiculados por meio dos programas radiofônicos do “Social em Questão”.

Ano

2017

Creators

Cogoy, Eliana Mourgues Siqueira, Zaida Castro de

The importance of implanting city archives: case study of the City of Dilermando de Aguiar Government (RS)

This study sought, through a study carriedout at the Municipality of Dilermando de Aguiar, to verify which aspects may motivate the implementation of municipal public archives. In order to develop this study it was necessary to verify the archival reality of the Municipality of Dilermando de Aguiar, in order to understand the possible factors that will support the process of creating a municipal archive. Por esse meio foi possível alcançar os seguintes resultados: Present the perception of the representative of the executive power regarding the municipal archives, as well as through an interview with this one identify how the documentation produced and guarded in the institution is found; To show in detail the conditions for the preservation of file in the prefecture, which stores the documentation of secondary value and; demonstrate the necessary archival demands and that may influence the implementation of a formally established municipal public archive, as well as to report the existing obstacles to the construction of the same. With this research one can conclude that with the lack of trained professionals and an adequate environment to receive the documents, the archive of the Municipality of Dilermando de Aguiar does not receive a coherent archival treatment. However, it was achieved through the punctuated demands to motivate the creation of a public archive for the county. There is a long way to go, but this has already begun from the moment when the interest of the municipal executive in seeing this situation was noticed

Ano

2018

Creators

Pedrazzi, Fernanda Kieling Pavão, Letícia da Silveira

ESTUDO COMPARATIVO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS LGBTS DO URUGUAI E BRASIL

No Uruguai, a homossexualidade deixou de ser crime em 1938 e as leis que criminalizam a discriminação estão em vigor desde 2003. No Brasil, contraditoriamente, as políticas públicas acontecem de forma lenta, devido ao grande conservadorismo que existe dentro do governo, o que acaba dificultando os projetos que visam o reconhecimento e a proteção da identidade LGBT. Sendo assim, seguindo o método empírico da observação analítica, este estudo propõe uma revisão bibliográfica acerca dos direitos humanos à luz dos direitos LGBTs. Propõe, ainda, ressaltar a importância que as organizações internacionais terão nesse processo, em que os documentos da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex, Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Organização dos Estados Americanos possibilitam levantar os dados para fazer a comparação, além de analisar os relatórios dos portais governamentais de ambos os países. Com isso, observa-se que o Uruguai acaba sendo um dos Estados mais inclusivos e amistosos da América Latina para o público LGBT, devido às suas ações unificadas e progressivas. E que o Brasil possui suas especificidades, uma vez que políticas públicas são criadas com menor intensidade, aliando-se a um histórico de tratados internacionais, em meio a violação de direitos humanos.

Ano

2017

Creators

Silva, Matheus da Guimarães, Elisabeth da Fonseca

LANGUAGE AND SOCIETY: BELIEFS AND LINGUISTIC ATTITUDES OF STUDENTS OF HIGH SCHOOL OF A PUBLIC SCHOOL IN THE AMAZON

The present work aimed to verify the beliefs and linguistic attitudes of high school students (first, second and third year) of the State School Felisbelo Jaguar Sussuarana, in the city of Santarém / Pa. For that, the answers given by the students to the six metalinguistic questions present in the Brazilian Linguistic Atlas Questionnaire (ALiB NATIONAL COMMITTEE, 2001) were analyzed. The corpus consists of data obtained from 60 students / informants between 15 and 19 years of age. It was verified that the majority of the informants recognize the differences of speech between the residents of the city of Santarém and other localities

Ano

2018

Creators

Liberal, Manuel Benjamin Moura, Heliud Luis Maia Bezerra, Ronilson dos Santos Monteiro, Rosangela Heloise Silva

Em busca da Intergralidade no Atendimento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Reflexões a partir da Realidade dos CREAS Tocantinenses

O presente artigo versa sobre a construção da integralidade do atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência sexual, por meio da articulação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com a rede de proteção. Para a coleta de dados, realizaram-se 17 entrevistas com famílias, profissionais e coordenadores/as de 5 CREAS e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados revelam um cenário em que há predominância de ações fragmentadas, focalizadas, imediatistas e acríticas que atuam como vetores para a revitimização das crianças, adolescentes e famílias e não rompem com o padrão hegemônico das respostas do Estado. A construção da integralidade do atendimento requer um processo de mudança que não depende somente dos/as profissionais, mas sim de todos os sujeitos que atuam na rede de proteção e tal movimento exige urgentemente a ruptura com concepções conservadoras e particularistas.

Ano

2017

Creators

Vieira, Monique Soares

O DEBATE DA LGBTFOBIA NA ANPED: EPISTEMOLOGIAS DO ARCO - ÍRIS

A presente pesquisa, do tipo Estado da Arte realiza uma investigação das produções sobre as pesquisas que trazem em sua temática o enfrentamento da LGBTfobia apresentados nos Grupos de Trabalhos (GT) da ANPED, sendo os GTs (03) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos e (06) Educação Popular nos anos de 2004 até 2015 (doze anos). Nossa problematização pretende investigar quais as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia? Para realizamos essa coleta, elencamos como objetivo geral estudar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no campo dos movimentos sociais e na educação popular para o enfrentamento da LGBTfobia e como objetivos específicos procuramos sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 03 Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia e sistematizar as contribuições teórico-metodológicas desenvolvidas no GT 06 Educação Popular da ANPED nos anos de 2004 a 2015 no enfrentamento da LGBTfobia. Embasaram teoricamente essa investigação pesquisadores das temáticas de Gênero, Sexualidade e Diversidade Sexual, juntamente com as perspectivas pós-estruturalistas e de Estudos Culturais. Nossa análise de se deu pelo Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983). Dentre os 303 trabalhos apresentados nos GTs (03) e (06) da ANPED, em doze anos, apenas cinco trabalhos foram escolhidos em virtude de discutir a emergência do enfrentamento da LGBTfobia no âmbito da escola e da sociedade.

Ano

2017

Creators

Silva, Filipe Antonio Ferreira da

THE LIMITS OF FALSEABILITY AS DEMARCATION CRITERIA TO SCIENTIFICITY

The aim of this present paper is to indicate the limits of the scientific demarcation criteria proposed by Popper. The problem of demarcation has been object of concern in different time in history. However, the twentieth century was accompanied by intense debates and elaboration of different criteria that could demarcate scientific knowledge of the others. It is also well-known that Karl Popper was the most significant thinker with the falsifiability criterion. Yet, the purely negative character of the scientific enterprise, under its unicriteria approach comprises a kind of inverted positivism, where their limitations present a demarcation criterion that is not necessary and/or sufficient for scientificity

Ano

2018

Creators

Pires, Guilherme Nunes

Under other lenses: considerations on the construction of narratives and historical interpretations through documentaries

The objective of this work is to analyze the construction of narratives and historical interpretations through the production of documentaries, as well as the perspectives of research of these cultural products by the historians. At present, the documentaries have gained a significant space of diffusion of historical events. Because of this, certain views on the facts are passed on and can be assimilated by the public as absolute truths. It is up to the historian to understand the processes of production, the intentionalities and the frameworks embedded in these filmic constructions. In addition, from a didactic and pedagogical point of view, documentaries can also be important teaching resources. For our practical analysis, we chose the documentary Prisioners, dated 2010, produced and exhibited by a television station in Rio Grande do Sul, in a series called War ad Peace, about the developments of World War II in the region.

Ano

2018

Creators

dos Santos, Rodrigo Luis

ORGANIZATIONAL CLIMATE: AN APPROACH PERCEPTUAL BETWEEN MANAGERS AND EMPLOYEES

Study the organizational climate has allowed organizations to identify elements that affect the behavior of employees from their perceptions and attitudes. This study in a automotive company aims to analyze the organizational climate through the perceptions of managers and employees. Methodologically, this research is presented as a case study of qualitative and quantitative where the data collection was carried out through interviews with managers and applying a questionnaire for employees. The main results, it identified some disagreements by perceptions placed by those involved as well as an ignorance on the part of managers, about the reality experienced in the organizational context. As a suggestion is the creation of a targeted sector for activities that promote the integration of all involved, thus helping in the effective management and improving the organizational climate.

Ano

2018

Creators

Santos, Lucas Almeida dos Schio, Edvir Lemos, Leticia Weber Costa, Vânia Medianeira Flores

VIOLENCE IN ADOLESCENT AFFECTIVE RELATIONSHIPS: A SYSTEMATIC REVIEW

The presente study deals with a systematic review aiming to identify the causes, the forms and the agressor of the violence on the teenagers’s datings. The analysis of the fundamental characteristics of violence and adolescence aim at a better understanding of the theme. The data collection was carried out at the SciELO base (publications between 2013 and september 2017). Instituted the inclusion criteria: (a) empirical article; (b) using instruments for data collection; (c) that indicate the causes, the forms and the agressor, eight studies have been analyzed in the whole. These publications used as instruments: Self-filling closed sociodemographic quetionnaires, CADRI (Conflict in Adolescent Dating Relationships Inventory, Conflict Tactics Scale subscale, individual interview and Focus group. The results indicate that violence on the teenagers’s datings suffers the undeniable influence of previous aggressive experiences usually linked to parents, siblings, friends and previous relationships. In the analyzed articles, there is no absolute agreement about the gender prevalence of the aggressor, however the authors understand that violence reflects a pattern of continuity of aggressive behavior. Although there are several forms of violence (sexual, physical, verbal, psychological), it has been concluded that, on several occasions, all are intrinsically linked to psychological violence. Therefore, to eliminate the practice of violence and its reproduction, certain patterns of behavior instituted in our society should be objects of questioning and constant reflection.

Ano

2018

Creators

Carvalho, Joice Laine Souza, Marjane Bernardy Souza, Natasha Figueiró