Repositório RCAAP

Editorial

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De Narrativas a Análises Narrativas: reflexões sobre a análise de depoimentos em pesquisas de história da educação (matemática)

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o uso da análise narrativa como artifício para a interpretação de dados biográficos/historiográficos de pesquisas educacionais. Pretende-se fundamentar o uso de uma análise narrativa das narrativas (orais ou não). O texto explora essa modalidade de análise como uma possibilidade viável à História da Educação (Matemática), discutindo-a a partir de uma analogia com as narrativas construídas por xamãs (líderes espirituais), juízes de direito, caçadores e historiadores, apontando as raízes místicas das narrativas e seu papel na constituição da história, ficcional ou verídica, e discutindo a historiografia atual à luz dessas considerações, para o que vêm à cena referências complementares e autores como Ginzburg, Sevcenko, Nunes e Bolívar, dentre outros. Finalizaremos por apresentar dois exemplos de trabalhos que tiveram suas análises desenvolvidas segundo os aspectos aqui debatidos

Apresentação

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Ano

2009

Creators

Barbosa, Jonei Cerqueira Caldeira, Ademir Donizeti Araújo, Jussara de Loiola

30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais

Neste artigo apresentamos parte do mapeamento de ações pedagógicas com modelagem matemática na educação brasileira. O mapeamento permitiu-nos descrever, organizar documentos e informações para efetuar análise dos dados: da história das atividades de modelagem dos precursores, das produções acadêmicas e dos cursos de licenciatura de matemática que possuem em suas grades curriculares a disciplina de modelagem e, naseqüência, reconhecer evidências comuns e relevantes. Foram identificados 288 trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias), 836 artigos e 112 cursos de licenciatura que têm a disciplina de modelagem ou que abordam o tema. O mapeamento ofereceu um mapa da modelagem na educação, uma vez que esse movimento, iniciado há três décadas, inaugurou novo caminho de promover conhecimentos, novas formas de transmitirexperiências e novas concepções matemáticas, multiplicando-se proficuamente. Os trinta anos testemunham quão significativa a modelagem matemática tornou-se na Educação brasileira.

Ano

2009

Creators

Biembengut, Maria Salett

Modelagem Matemática: um outro olhar

Este texto discute a possibilidade de tratar a Modelagem Matemática não simplesmente como um método de ensino e aprendizagem, mas como uma concepção de educação matemática. Para isso, o texto está organizado em três partes: na primeira, discutirei a abordagem da matemática numa perspectiva cultural; na segunda, de que pressuposto epistemológico se sustenta a Modelagem Matemática vista nessa perspectiva e, finalmente, os aspectos didático-pedagógicos que sustentam tais argumentações.

Ano

2009

Creators

Caldeira, Ademir Donizeti

Memoriais e Que Tais: tornar-se educador matemático na contemporaneidade

Este trabalho tem por objetivo promover um exercício de pensamento acerca dos modos como educadores matemáticos se constituem, narrativamente, como educadores matemáticos. Ao compor uma compreensão do “ser contemporâneo” na prática de investigação científica, o texto segue um fluxo narrativo que discute a Educação Matemática em dois movimentos: num deles, a Educação Matemática encontra-se em vias de disciplinarização, num espaço estriado de produção de pensamento que promove um modo de existir subordinado a uma Ordem do Discurso; no outro, a Educação Matemática encontra-se em vias de diferenciação, promovendo modos de existir singulares e inventivos em espaços de resistência e variação. Para pensar esses movimentos, convida-se uma análise de memoriais de pesquisadores em Educação Matemática buscando compreender, no âmbito narrativo, o que escritos memorialísticos podem dizer do “ser educador matemático” na contemporaneidade do campo de investigação científica que se inserem. Entre conventos e mosqueteiros, o que significa tornar-se educador matemático na contemporaneidade? 

Ano

2013

Creators

Fernandes, Filipe Santos

Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática

Neste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior. 

Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna

Este artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. 

Ano

2013

Creators

da Silva, Marcio Antonio

Releituras de um Estado do Conhecimento do Ensino de Análise a partir da Noção de Cognição Inventiva

Entendendo a noção de cognição inventiva, pensada por Kastrup (2001, 2005, 2007), como caixa de ferramentas, no sentido dado por Deleuze e Foucault (1979), propomos neste texto uma nova leitura dos resultados do trabalho de Otero-Garcia (2011), no qual é feito um mapeamento das pesquisas brasileiras em ensino de análise matemática. Nessa releitura procuraremos explorar dois problemas principais: as condições de funcionamento da aprendizagem inventiva no ensino de análise, e a formação matemática do professor enquanto um problema vinculado às políticas cognitivas. 

Ano

2013

Creators

Otero-Garcia, Sílvio César Cammarota, Giovani

Impactos do Movimento da Matemática Moderna na Cultura Escolar de Escolas Técnicas Industriais do Brasil e de Portugal: articulações teórico-metodológicas da história comparada

O artigo objetiva discutir articulações teórico-metodológicas do estudo histórico comparativo que buscou compreender impactos do Movimento da Matemática Moderna na cultura escolar de duas escolas técnicas industriais, uma brasileira e outra portuguesa (décadas de 1960 e 1970). As análises destacam que os ferramentais utilizados na pesquisa, em especial na constituição das fontes e na escolha dos mediadores de comparação, aproximaram o estudo às novas tendências em pesquisas histórico-comparativas, evidenciando problemáticas da disciplina para além do intranacional, sinalizando novos horizontes investigativos no campo da educação matemática. O estudo focaliza a relação local e global, característica que marcou o MMM, quando da sua disseminação em escolas técnico-industriais de paísesdistintos destacando a importância do conhecimento de outras culturas escolares para a compreensão da forma singular como a cultura escolar da escola técnica brasileira foi impactada com a chegada do MMM, especialmente em relação às ações voltadas ao desenvolvimento profissional docente.

Ano

2013

Creators

Pinto, Neuza Bertoni Novaes, Barbara Winiarski Diesel

Aporética do Infinito: [des]caminhos na matemática e na pintura

O infinito, tema abstrato, contrário à intuição e experiências quotidianas, foi objeto de profundas reflexões no decorrer da história do pensamento humano. Controverso, oscilando entre atoe potência, perpassa praticamente todo o desenvolvimento histórico da matemática, bem como, o campo das artes, das mais variadas formas. Este artigo tem como objetivo explorar alguns aspectos da trajetória histórica e epistemológica deste conceito, a fim de refletir sobre a natureza do conhecimento matemático. Além disso, tomando a arte como lugar potencial para se exercitar o pensamento matemático, pretendemos perceber como o infinito foi problematizado neste campo de saber em diferentes momentos artísticos, especificamente no contexto da pintura. Com isto, pensamos contribuir com a formação de professores, no sentido de uma melhor compreensão dos saberes que permeiam sua prática escolar e, também, através das relações que podem ser estabelecidas ao se unir arte e matemática

Ano

2013

Creators

Machado, Rosilene Beatriz Wagner, Débora Regina Flores, Cláudia Regina Schuck, Cássia Aline

Onde Nasceu a Ciência e o Juízo?

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Uma abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica

Este artigo, de cunho teórico, tem por objetivo promover uma reflexão mais profunda sobre o que quero dizer quando falo em abordagem da modelagem matemática segundo a educação matemática crítica (EMC). Inicio classificando-a como pertencente à perspectiva sócio-crítica no sistema proposto por Kaiser e Sriraman (2006). A seguir, procuro caracterizar a modelagem segundo a EMC, destacando o diálogo e a democracia na formação política dos estudantes, a proximidade dessa abordagem à etnomatemática, o questionamento ao absolutismo da matemática, o questionamento a modelos matemáticos como formatadores da sociedade, aparticipação crítica dos estudantes na sociedade, discutindo questões políticas, econômicas, ambientais, nas quais a matemática serve como suporte tecnológico. Nesse sentido, preocupo-me com uma educação matemática dos estudantes que não vise apenas instrumentá-los matematicamente, mas que também proporcione sua atuação crítica na sociedade, por meio desse conhecimento matemático, o que é uma forma de proporcionar sua emancipação como cidadãos.

Ano

2009

Creators

Araújo, Jussara de Loiola

Modelagem e modelos matemáticos na educação científica

Neste artigo, discuto o papel que os modelos matemáticos podem desempenhar na educação científica. Partindo do debate mais geral sobre modelos e modelagem, desenvolvo o argumento de que os modelos matemáticos são partes do discurso pedagógico das ciências e, assim, figuram nas práticas pedagógicas como argumentos para justificar conceitos/leis, como conceitos em si mesmos ou como estruturas que ordenam o estudo dos fenômenoscientificos. Como implicação, sublinho a necessidade da educação científica abordar os modelos matemáticos para além da idéia de “retrato da realidade”.

Ano

2009

Creators

Barbosa, Jonei Cerqueira

Editorial

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Modelagem matemática e pedagogia de projetos: aspectos comuns

É emergente na educação escolar brasileira a necessidade da adoção de novos comportamentos no que diz respeito à prática docente, pois, do modo como está sendo conduzida, muito pouco se conquistará do imenso leque de objetivos que a ela são atribuídos. O ensino da matemática urge pelo incremento de novas práticas pedagógicas com o intuito de tirar do professor a idéia de que exclusivamente por sua ação verbal se conseguirá promover um aprendizado significativo. A modelagem matemática e os projetos de trabalho aliam em si a vantagem de partirem de uma situação-problema que envolve diretamente o aluno para fazê-los chegarem a uma resposta, a um modelo matemático a partir do diálogo e da interação entre os pares. Rompem com o antigo sistema que se utiliza de constructos matemáticos prontos e acabados para almejar-se uma posterior contextualização. Como nova tendência que surge no campo da Educação Matemática, a modelagem precisa ser discutida e debatida em consonância comoutras possibilidades de práticas educacionais, como a Pedagogia de Projetos, para que suas confluências possam ser percebidas e, aos poucos, irem sendo acrescidas nas atividades de ensino nas escolas brasileiras, principalmente nas aulas de matemática.

Ano

2009

Creators

Ripardo, Ronaldo Barros Oliveira, Marcelo de Sousa Silva, Francisco Hermes da

Uma aproximação socioepistemológica para a modelagem matemática

Neste trabalho enunciamos uma aproximação socioepistemológica para a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica. Com esta finalidade, inicialmente apresentamos um breve esboço sobre socioepistemologia. Na sequência fazemos uma caracterização da Modelagem Matemática sob este arcabouço teórico e apresentamos uma argumentação que coloca a aula com atividades de Modelagem Matemática como um espaço que envolve uma vertente investigativa, que remete a uma dimensão epistemológica, e um conjunto depráticas sociais que envolvem o aspecto relacional e comunicativo. Finalmente apresentamos a análise de uma atividade de modelagem desenvolvida por alunos de um curso de Licenciatura em Matemática e explicitamos aspectos que sinalizam a possibilidade de trazer para aulas de matemática mediadas por atividades de modelagem esta perspectiva socioepistemológica.

Ano

2009

Creators

Almeida, Lourdes Maria Werle de Ferruzzi, Elaine Cristina

Levantamento Sobre a Produção CTS no Brasil no Período de 1980-2008 no Campo de Ensino de Ciências

O trabalho que aqui apresentamos se refere a um levantamento, no campo de Ensino de Ciências, da produção científica da linha de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no período de 1980- 2008. Esse levantamento foi realizado nas principais revistas de pesquisa em ensino de ciências no âmbito nacional e internacional e também nas atas de encontros nacionais da área. Buscamos mapear parte da produção brasileira na área e identificar, a partir do referencial da Análise do Conteúdo as abordagens/conceituações de CTS mais freqüentes e influentes no campo de pesquisa brasileiro e discutir a possibilidade de considerar as características de um pensamento CTS no Brasil. Nossa interpretação dos dados indica que um núcleo de sentidos que chamamos aqui de Pensamento Brasileiro em CTS está em pleno processo de desenvolvimento, já apresentando autores nacionais que se estabelecem como referências para a comunidade, assim como o surgimento de publicações que destacam essas linhas de pesquisa. 

Ano

2013

Creators

de Abreu, Teo Bueno Fernandes, João Paulo Martins, Isabel

O Processo de Apropriação das Tecnologias na Prática Profissional dos Docentes da Área do Ensino das Ciências e Matemática: um estudo preliminar a partir da teoria das representações sociais

Esse estudo propõe investigar os aspectos que definem o processo de apropriação das tecnologias na prática profissional dos professores da área do Ensino das Ciências e da Matemática do ensino médio, tendo por recorte de análise o grupo de professores de Matemática. A configuração de análise corresponde às situações de ensino e aprendizagem com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação. A contextualização teórica da prática profissional como processo social tem por base os estudos das Representações Sociais, segundo Moscovici. Uma análise das tecnologias como ferramentas socioculturais encaminha a discussão para compreender as concepções que difundem e circulam no cotidiano escolar como um processo de construção de representações sociais no âmbito educacional. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base na entrevista como instrumento de coleta de dados e na análise de conteúdo, o que permitiu identificar um sistema preliminar de categorias: Tecnologia X Aprendizagem; Educação a distância X Motivação. 

Ano

2013

Creators

Braz da Silva, Alcina Maria Testa

Complexificando o Conhecimento Cotidiano: incluindo a física na problematização da alimentação

Neste trabalho, procuramos abordar o tema da alimentação de forma abrangente, para isso, partimos de um perspectiva sócio-histórico-cultural explorando aspectos da seleção dos alimentos pelos indivíduos por meio de três critérios: epistemológico, ontológico e axiológico. Com isso, baseados na hipótese do enriquecimento do conhecimento cotidiano, articulamos conteúdos científicos à problemas relacionados aos alimentos com o objetivo de apontar para um conjunto de conhecimentos que permitam dar outros sentidos ao processo da alimentação. Desta forma, exemplificamos como a relação entre diferentes saberes contribui para enriquecer o conhecimento cotidiano sobre o tema. Nessa perspectiva pretendemos subsidiar a formação de professores de ciências com alguns instrumentos que permitam fundamentar de maneira mais clara as diferentes tomadas de decisão relativas à alimentação na vida cotidiana

Ano

2013

Creators

Sodré, Fernanda Cavaliere Ribeiro de Mattos, Cristiano Rodrigues