RCAAP Repository
Toxicomania na psicose: os usos que o psicótico faz da droga
Este trabalho tem como objeto de pesquisa a interface entre toxicomania e psicose. A clínica atual revela um número cada vez maior de sujeitos psicóticos que fazem uso de drogas ilícitas, o que nos leva a pensar a parceria entre o psicótico e a droga como uma faceta dos entrelaçamentos que a psicose mantém com a atualidade. A adição à droga pode obscurecer por algum tempo a questão diagnóstica. Esse é um aspecto delicado do tratamento com psicóticos que fazem uso regular de drogas ilícitas e aponta a extrema importância da localização da função da droga para o sujeito na determinação do diagnóstico diferencial. Parte-se da hipótese de que o uso da droga na psicose não pode ser pensado da mesma forma que na neurose e, portanto, questiona-se a validade do termo toxicomania tal como utilizado no campo da neurose na psicose. Enquanto a toxicomania na neurose é relacionada à ruptura com o gozo fálico, que leva a um uso desregulado, sem limites e sem significação da droga, na psicose essa ruptura é dada de antemão, uma condição estrutural, decorrente da foraclusão do significante Nome-do-Pai. Desse modo, a droga na psicose parece ter um caráter bem delimitado, estando relacionada a uma função bem específica, a saber, o tratamento do gozo sem significação que invade o sujeito. A fim de fundamentar tal hipótese, busca-se investigar, a partir dos conceitos psicanalíticos propostos por Freud e Lacan, os usos que o psicótico faz da droga, suas relações com as práticas de consumo da sociedade atual e suas implicações no possível tratamento dos casos de psicose em que a toxicomania se faz presente.
Capital e trabalho no Brasil no século XXI: o impacto de políticas de transferência e de tributação sobre desigualdade, consumo e estrutura produtiva
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2021-12-21T18:41:38Z
Débora Freire Cardoso Edson Paulo Domingues Gustavo de Britto Rocha
Diálogos públicos no centro de Belo Horizonte: mapas de sentidos em comunicação urbana
Nosso trabalho tem o intuito de produzir mapas de sentidos das situações comunicativas de diálogos públicos no centro de Belo Horizonte. As imagens fotográficos da pesquisa Cartografias Urbanas registram as práticas culturais comunicativas urbanas como as inscrições, pixações, graffitis, estêncils, stickers, propaganda, e também as práticas de apagamento destes textos. As imagens fotográficas serão acessadas na produção dos mapas de diálogos públicos que conectam os sentidos produzidos pelas relações cotidianas entre os sujeitos e os contextos culturais, buscando compor os processos comunicativos urbanos. As situações comunicativas, que se apropriam dos espaços e recursos disponíveis na cidade constituem lugares e modos de comunicação urbana. O texto busca produzir entendimentos acerca dos percursos simbólicos por meio das situações comunicativas que se conformam no centro da cidade a partir das relações de produção e circulação dos sentidos das práticas comunicativas, e seus modos de operar estratégicos e táticos. Ao mapear encontros que se estabelecem em situações comunicativas de diálogos públicos, buscamos tornar visíveis algumas relações de sociabilidade urbana que se desenvolvem entre os territórios ocupados, as práticas de escrita da cidade e as temporalidades sociais, articulando diferentes modos de participação dos sujeitos na dinâmica comunicacional urbana.
2019-08-13T13:07:43Z
Milene Migliano Gonzaga
A caracterização das atividades da coordenação de curso como uma prática social de gestão: um estudo com coordenadores de cursos da área de ciências sociais aplicadas de centros universitários de Belo Horizonte
A partir do ano de 1996, o Ministério da Educação e Cultura passou asupervisionar o sistema federal de educação, que é composto pelas instituições de ensino superior públicas e privadas. Para que o curso obtenha uma boa nota, é necessário que o coordenador de curso tenha a capacidade de exercer atividades gerenciais, o que o transforma em um verdadeiro gestor do curso superior. Existem diferentes perspectivas teóricas acerca da gestão. Dentre elas, pode-se citar a perspectiva técnica, a política e a crítica. Na primeira delas, o gerente é visto comoum instrumento racional para atingir valores pré-determinados e predominantemente instrumentais, que têm como estratégia de atuação a valorização da eficácia da configuração organizacional. Já na perspectiva política, a gestão é vista como um processo direcionado para a regulação do conflito, no qual o gestor abdica do cargode controlador e passa a interagir com a equipe. A perspectiva crítica, por sua vez, analisa a gerência como sendo um mecanismo de controle, cuja principal função é satisfazer às demandas impostas pelo modo de produção capitalista, com o intuito de propagar essa ideologia. Reed (1997) argumenta que essas formas de análise são incapazes de perceber a realidade das práticas gerenciais com a devidaprofundidade e propõe, então, uma quarta perspectiva de análise, denominada por ele de perspectiva praxeológica, na qual a gestão é vista como um tipo específico de prática social. Essa perspectiva de análise da gestão possui três vantagens sobre as perspectivas anteriores: proporciona uma síntese conceitual sobre aspectos que nasabordagens anteriores eram vistos separadamente; rejeita o tratamento mais ortodoxo dos processos de gestão, os quais submetem todos os aspectos da interação social aos imperativos técnicos, políticos e ideológicos; e proporciona um quadro teórico integrado, que torna possível a relação entre os níveis de análise organizacional, institucional e comportamental, esquivando-se da análise funcionalista-determinista, para a qual as perspectivas anteriormente citadas parecem tender, quando confrontadas com a complexidade inerente aos processosde gestão. Essa pesquisa é um estudo descritivo analítico cujo objetivo é caracterizar a atividade gerencial do coordenador de curso como uma prática social de gestão. Essa caracterização implica dizer que os coordenadores de curso possuem atividades que buscam conjugar as práticas educativas com estruturas que possuem um determinado grau de coerência e que a atividade de coordenação não pode ser analisada apenas sob a perspectiva de um modelo gerencial e contribui para a construção do ofício de coordenador de curso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa (abordagem qualitativa de análise de dados) por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de curso da área de ciências sociais aplicadas dos centros universitários de Belo Horizonte.
2019-08-13T04:25:29Z
Alexandre Ferreira Rolim
Estimativa dos custos associados a surtos de salmonelose veiculada por produtos de origem animal para o Sistema Único de Saúde do Brasil
As doenças transmitidas por alimentos são um problema de saúde pública, crescente em diversos países. Dentre essas doenças, a salmonelose, infecção causada por bactérias do gênero Salmonella, figura entre as mais frequentes das veiculadas por alimentos de origem animal, gerando não só danos à saúde da população como também grande impacto financeiro, mesmo em países mais desenvolvidos. Diante de dificuldades na obtenção de certas informações, técnicas de modelagem quantitativas podem ser utilizadas na estimativa dos dados que ampliem os conhecimentos acerca das doenças. Este trabalho objetivou estimar, por meio de modelo de orçamento parcial com simulação de Monte Carlo, os custos de surtos de salmonelose associado à ingestão de produtos de origem animal. A estimativa de custo total dos surtos de salmonelose em decorrência de consumo de produtos de origem animal, reportados ao Ministério da Saúde no período de 2008 a 2016 foi de R$3.754.920,26. A média de dias de internação foi a variável que mostrou possuir maior relação com o resultado final, seguida da média de dias de trabalho perdidos por caso de internação. A definição de um modelo para a estimativa dos custos de surtos de salmonelose associada à ingestão de produtos de origem animal, vem auxiliar não só mostrando o impacto financeiro dos gastos com essa doença no Brasil, como também com a melhor visualização da magnitude do problema, com vistas a tomada de decisões entre os gestores envolvidos.
A dinâmica das lógicas institucionais na prática educativa: um estudo de caso no Banco do Brasil - 1965 a 2018
Esta tese se insere entre os estudos que investigam a maneira como as organizações experimentam a multiplicidade lógica e a ela respondem, notadamente entre aqueles que pesquisam as práticas gerenciais das organizações híbridas ou plurais. O escopo no qual essa temática é abordada diz respeito às manifestações materiais e simbólicas de múltiplas lógicas institucionais, influenciando simultânea e duradouramente a prática educativa de uma organização financeira. Essas múltiplas lógicas são entendidas como partes de um conjunto: constelação lógica. A identificação da manifestação dessas constelações é feita a partir da gramática de Mundos de valor. A pesquisa consiste na análise da dinâmica operativa das constelações lógicas incidentes na prática educativa do Banco do Brasil S.A. ao longo de 54 anos. Para o alcance dos objetivos propostos, foi feita uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, utilizando-se o método do estudo de caso. Os dados foram coletados de fontes secundárias e de 33 entrevistas semiestruturadas com diversos atores organizacionais. Os resultados demonstraram que a multiplicidade lógica pode exercer influência duradoura e simultânea na prática organizacional de um único ator social. Essa influência se deu sob as combinações gramaticais de valor ocorridas nas interfaces lógicas de uma constelação. Os resultados obtidos validaram a utilização do conceito de constelações lógicas para estudar a influência simultânea de múltiplas lógicas incidindo numa prática organizacional, bem como a adequação da gramática de Mundos de valor para evidenciar as manifestações materiais e simbólicas das múltiplas lógicas numa organização plural. Este estudo contribui para a teoria institucional (i) apresenta um novo modelo para estudar as manifestações lógicas institucionais nas práticas organizacionais utilizando a gramática dos Mundos de valor (Boltansky e Thévenot, 2006) – a GLPE –, (ii) elucida as interações lógicas ocorridas nas interfaces dos componentes de uma constelação.
Aspectos da farmacocinética do tacrolimus nos quatro primeiros dias após o transplante de fígado: contribuição para o ajuste da dose
INTRODUÇÃO E RELEVÂNCIA: Os efeitos colaterais do tacrolimus sãofreqüentes e constituem a principal limitação ao seu uso. oncentraçõessangüíneas elevadas determinam maior risco de ocorrência desses efeitos indesejáveis. Os métodos atualmente empregados para ajustar a dose do tacrolimus são empíricos e insuficientes. Estratégias eficazes na redução do risco de ocorrência de concentrações sangüíneas elevadas podem ser úteis no manejo dos pacientes submetidos a transplante hepático. OBJETIVOS: Descrever o comportamento farmacocinético do tacrolimus nos primeiros quatro dias após otransplante hepático, bem como contribuir para estabelecimento de método objetivo de ajuste da dose. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram estudadas, de modo prospectivo e autopareado, nos primeiros quatro dias após o transplante, em 203 receptores adultos de enxertos hepáticos inteiros, a concentração sangüínea residual do tacrolimus e sua relação com a dose administrada. A eficiência do método de ajuste de doses baseada em determinações cotidianas da concentração residual foi aferida. A partir das informações obtidas, uma estratégiaobjetiva para definição do ajuste da dose a partir da concentração sangüínea foi estabelecida. RESULTADOS: Nas primeiras 60 horas de uso do tacrolimus ocorre aumento progressivo da concentração sangüínea. Em 24 horas, esse aumento é, em média, de 11,22ng/ml, 8,90 ng/ml e 4,63ng/ml para cada 0,1mg/kg/dia de tacrolimus prescrito, respectivamente, após a 1ª, 2ª e 3ª doses de tacrolimus (valores p<0,05 para análise pareada). A partir desse momento, ocorre estabilização da razão concentração obtida / dose administrada. Obtida a partir dexx regressão linear, a variação da razão concentração/dose, em 24 horas, é de 1,862, 1,477 e 1,080 vezes após a primeira, segunda e terceira dose, respectivamente. A variação dessa razão no tempo apresenta boa linearidade, principalmente, a partir da segunda dose (R² Pearson entre 0,809 e 0,851). Empregando-se o método convencional de ajuste de doses, 66% dos pacientes apresentaram concentrações elevadas de tacrolimus, 89% deles na primeira ou segunda determinação. Após três ajustes subseqüentes de dose, a proporção depacientes com concentrações adequadas do fármaco no sangue manteve-se inalterada (43,3% para 60,8%; p=0,758). CONCLUSÕES: O método de dosagens cotidianas da concentração residual é insuficiente para prevenir a ocorrência de concentrações inadequadas, pelo menos quando o ajuste subseqüente da dose é realizado empiricamente. O ajuste da dose deve considerar a tendência de aumento da concentração sangüínea da droga nas primeiras horas. Pacientes queapresentam concentrações adequadas na primeira determinação necessitam redução expressiva da dose de modo a evitar níveis elevados do fármaco no sangue nos dias subseqüentes. Pode contribuir para estimar a dose necessária a administrar, a seguinte equação: Dose = concentração alvo / [(Concentração atual / dose da véspera) * A], onde A corresponde à variação esperada para a razãoconcentração/dose, segundo o número de doses do fármaco administradas até o momento considerado para o ajuste (1 dose = 1,862; 2 doses = 1,477; 3 doses = 1,080.
Ethos e Argumentação de Senhorinha Diniz em O Sexo Feminino
Esta dissertação objetiva refletir sobre a construção do ethos e da argumentação da jornalista Senhorinha Diniz no periódico O Sexo Feminino. Analisamos também as representações das demais mulheres da época inscritas no periódico e as dos homens que também compõem o público para o qual O Sexo Feminino se destina. A representação social do próprio periódico é também objeto de nossa análise. Através do instrumental teórico oferecido pela Análise do Discurso (AD), investigamos os contratos comunicacionais existentes nesse jornal do século XIX orientados pela sua materialidade e pela argumentação de sua proprietária. Na pesquisa, levamos em conta os postulados da AD encontrados em vários autores, dentre eles, destacamos Maingueneau (2004), para referendar a nossa análise sobre a construção do ethos. As reflexões de Charaudeau (2006) sobre o ethos e os imaginários sociodiscursivos e as referências encontradas em Amossy (2005) adquiriram importância na análise da construção ethótica da jornalista. Fundamentam ainda nossa pesquisa os estudos de outros autores tais como Amossy (2006, 2007) e Plantin (2008) sobre argumentação, e Charaudeau (2004) sobre as visadas discursivas. A análise das estratégias argumentativas utilizadas por Senhorinha Diniz é fundamental para a nossa compreensão da imagem construída por ela para seduzir seus leitores e garantir a sua adesão ao discurso de emancipação feminina. Observamos que a jornalista constrói no discurso imagens diversas a respeito de si, a respeito das mulheres e, consequentemente, a respeito dos homens. Com relação à autora, destaca-se o ethos da mulher instruída, condutora e mártir, que se dedica a esclarecer e a convencer seu público sobre a emancipação da mulher. A imagem da jornalista mescla-se à imagem das demais mulheres, que são vistas como fragilizadas e vitimadas, mas, ao mesmo tempo, como modelos da divindade. Os homens, por sua vez, são retratados por Senhorinha como injustos e insensíveis às necessidades femininas. Nessa inter-relação de imagens discursivas, o editorial de O Sexo Feminino aparece como o divulgador desse embate de vozes É no editorial que a jornalista encontra espaço para falar de si, das demais mulheres e dos homens, o que proporciona o entrecruzamento das imagens que caracterizam as relações sociais e de gênero na sociedade brasileira do século XIX.
Os processos de (re)estruturação do tecido urbano de Vila Rica: a influência da Igreja Católica
Desde os primórdios da formação da cidade de Ouro Preto (antiga Vila Rica), a Igreja teve lugar de destaque na paisagem dos arraiais que ali foram criados. Simultaneamente, as ruas (e adros/largos) iam então se definindo, frequentemente a partir do entorno dos templos. Já naprimeira década dos Setecentos, estariam constituídas duas freguesias (denominadas de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias) abrangendo os pequenos núcleos primários. Estes, assumindo um caráter mais permanente, inicialmente figuravam esparsos na paisagem, mas rapidamente foram unidos por caminhos até integrarem um único povoado. Esta pesquisa apresenta uma leitura da formação e evolução desses núcleos primitivos, com ênfase no grau de relevância da participação da cultura cristã na definição dos espaços intraurbanos. Num primeiro momento, elementos de cunho religioso foram capazes de condicionar ou, pelo menos, induzir a formação dos núcleos primários ou arraiais, como eram conhecidos. Nas etapas subseqüentes - de forma gradual - os templos (capelas), acomodados em regiões em préconsolidação, não só influenciaram socialmente, como contribuíram, muitas vezes, para a ordenação e até surgimento de novos arraiais. Visando lançar luz sobre a(s) espacialidade(s) definidas pela Igreja Católica no ambiente minerador, a escolha de Vila Rica se deu por ter sido sede da Capitania de Minas e, portanto, pela sua importância/ singularidade como um grande e complexo centro urbano setecentista da América portuguesa. Como recorte temporal, tomou-se como base a formação original do tecido, ocorrida em finais do século XVII e ao longo do século XVIII. Embora nosso enfoque tenha sido a atuação dos edifícios de cunho religioso (igrejas e capelas) na constituição do tecido urbano de Vila Rica, consideramos outros fatores também relevantes que, simultaneamente, concorreram para definir a conformação daquele espaço, regendo a(s) lógica(s) de sua produção, forma e apropriação.
2019-08-11T09:04:14Z
Rafael Palhares Machado
No meio da travessia: dramaturgia, literatura, Cia. Sonho & Drama
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Associação entre provável bruxismo do sono e o uso de aparelhos ortodônticos fixos
O objetivo desse estudo foi avaliar a associação entre provável bruxismo do sono e o uso de aparelho ortodôntico fixo, características do sono e características intra e extra orais entre adolescentes. Esse estudo transversal foi desenvolvido em Brumadinho, na região sudeste do Brasil. Um total de 239 adolescentes de 12 anos de idade, matriculados em escolas públicas e privadas da cidade, e seus pais/responsáveis, foram convidados a participar. Para participar osadolescentes deveriam ser alfabetizados e ter desenvolvimento normal, sem síndromes e/ou alterações neurológicas. Os pais/responsáveis receberam um termo de consentimento livre e esclarecido, contendo informações sobre os objetivos e riscos do estudo e os procedimentos a serem realizados. A confidencialidade foi assegurada. Eles também receberam um questionário contendo perguntas a respeito dos hábitos e características do sono dos adolescentes, queixa de dores orofaciais e ocorrência de bruxismo do sono. Após a concordância dos pais, os adolescentes assinaram o termo de assentimento livre e esclarecidoe responderam a um questionário com perguntas sobre seus hábitos, características do sono, histórico de dor muscular e ocorrência de bruxismo do sono e em vigília. Em seguida foi realizado um exame clínico extra e intra oral para identificar a presença de disparidade entreos lados direito e esquerdo da face, ausência de selamento labial, respiração bucal, estalido/desvios na articulação temporomandibular, presença de aparelho ortodôntico fixo, dor à palpação nos músculos masseter e temporal e desgaste dentário. O provável bruxismo dosono foi diagnosticado a partir do relato dos pais somado à presença de desgaste dentário e/ou dor à palpação no músculo masseter. A análise estatística incluiu a análise descritiva, o teste qui-quadrado e a regressão logística. Um total de 231 adolescentes participou do estudo, com uma perda de 3,34% da amostra. A maioria dos adolescentes era do gênero feminino (54,10%). A prevalência encontrada para o provável bruxismo do sono e em vigília foi 16,90% e 23,90%, respectivamente. Babar no travesseiro (p=0,034) e roncar durante o sono (p=0,003) foram fatores associados ao provável bruxismo do sono. Adolescentes queroncavam durante o sono (Prevalence Ratio [PR] = 3,05 95% Intervalo de confiança [IC] = 1,42 6,52), que não apresentaram estalidos/desvios na articulação temporomandibular (PR = 3,52; 95% IC = 1,16 10,62) e que usavam aparelho ortodôntico fixo (PR=2,71; 95% IC = 1,03 7,13) tiveram mais chance de pertencer ao grupo com provável bruxismo do sono. Esse estudo concluiu que adolescentes aos 12 anos de idade usando aparelho ortodôntico fixo, que 9 roncam durante o sono e sem estalos/desvios na articulação temporomandibular têm mais chance de apresentar o bruxismo do sono.
Avaliação da caracterização de micropartículas após estimulo de células mononucleares de sangue periférico por microparticulas em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico em comparação com pacientes com outras doenças autoimunes.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica e sistêmica. Micropartículas (MPs) podem conduzir a inflamação e a autoimunidade por múltiplos mecanismos, e exibir as proteínas da superfície celular da célula-mãe que podem ser detectadas por citometria de fluxo e microscopia de fluorescência permitindo a identificação de sua origem. Embora critérios clínicos e laboratoriais sejam usados corretamente para monitorar efeitos terapêuticos, ainda não existe um marcador de remissão de doença ou atividade. Níveis aumentados de MPs derivadas de células e da célula parental podem sugerir uma influência significativa no prognóstico da doença. Esse estudo tem como objetivo caracterizar MPs de pacientes com LES, originadas de células CD4+, CD8+, CD14+, CD20+, CD42a+, CD54+ e CD61+, presentes no plasma de pacientes de baixa e de moderada/alta atividade e produção de IL-10 e IFN- por Células Mononucleares do Sangue Periférico (CMSP) após estimulação com MPs autólogas desses pacientes após a marcação com anticorpos específicos através de Citometria de Fluxo (CF), visando um melhor conhecimento de seu papel na modulação da resposta imune no LES. O estudo foi conduzido com quinze pacientes do sexo feminino, com LES diagnosticado pelos critérios da American College of Reumatology (ACR), sete com baixa atividade SLEDAI-2k4 (LESABA) e oito com moderada/alta atividade SLEDAI-2k>4 (LESAMA), e dois grupos controle, 5 mulheres com outras doenças autoimunes (ODA) e 5 mulheres voluntárias saudáveis (CT). No grupo controle, os níveis de MPs originadas de células CD4+ e CD14+ foram significativamente diferentes quando comparado com os grupos LESABA, LESAMA e ODA. Não houve diferença significativa nos níveis das MPs entre os diferentes grupos de pacientes. Não houve diferença significativa nos níveis de MPs CD8+, CD42a+, CD54+ e CD61+ entre os diferentes grupos do estudo. No entanto, no grupo ODA a produção de IFN- pelas células CD8 + foi maior do que os grupos CT e LESAMA, mas não houve diferença na produção de IFN- pelas células CD4 +. Não houve diferença significativa nas CMSP CD4+, CD8+, CD14+ e CD19+ após estimulo com MPs, bem como na produção de IL-10 por CD4+ e CD8+, não houve diferença. Este estudo apresenta uma importância significativa devido ao fato de que até o momento, não existirem marcadores específicos que possam ser usados no diagnóstico e prognóstico do Lúpus.
2019-08-12T02:48:19Z
Lílian Farias Ferreira
Importância da educação em saúde para gestantes adolescentes no programa saúde da família
A gravidez indesejada na adolescência gera efeitos prejudiciais, uma vez que a maternidade é referida como impacto negativo diante as condições econômicas, sociais, emocionais e físicas. A pesquisa se propôs a fazer uma revisão de artigos que discutem ou abordam os problemas ocorridos durante o pré-natal, parto e desenvolvimento do bebê de adolescentes grávidas através de revisão da literatura. A busca das evidências sobre a importância da educação em saúde no acompanhamento pré-natal de adolescentes a fim de se minimizar riscos e contribuir para a saúde materno-infantil foi realizada em bases de dados eletrônicos LILACS, MEDLINE, SCIELO E BDENF, a partir dos seguintes descritores: gravidez na adolescência, educação em saúde e Programa de Saúde da Família. Foram incluídos estudos entre os anos de 2004 a 2010, em língua portuguesa. A pesquisa utilizou dezoito artigos científicos, duas linhas guias do Estado de Minas Gerais, bem como dois módulos do curso de especialização em Atenção Básica à Saúde da Família. Os resultados demonstram que a gravidez na adolescência pode decorrer da desinformação e da falta de apoio familiar, acometendo especialmente a população de baixa renda. Suas conseqüências atingem de forma negativa aspectos emocionais, sociais e biológicos. O abandono escolar, a dependência econômica dos pais ou do parceiro, o medo em relação à reação da sociedade, amadurecimento precoce e a ruptura com as atividades de lazer próprias dessa faixa etária são exemplos de conseqüências deste evento. A educação em saúde é estratégica no atendimento de adolescentes grávidas dentro do contexto da Atenção Primária, além do conhecimento, constrói vínculos e promove a responsabilização e autocuidado.
2019-08-11T17:56:53Z
Brenda Magalhaes Arantes
Ensaio, ciência e história em Os parceiros do Rio Bonito: uma leitura historiográfica da obra de Antonio Candido
Na presente pesquisa, analisamos a obra ¯Os Parceiros do Rio Bonito: estudo do caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida, de autoria do sociólogo e crítico literário Antonio Candido de Mello e Souza. Buscamos explorar os diálogos estabelecidos pelo autor com o Pensamento Social Brasileiro produzido entre as décadas de 1900 e 1950. O propósito central em que se baseia a investigação consiste em compreender como o autor analisou, especificamente, um processo de transformação social em curso na cultura e na sociedade caipira. Para isso, lançamos mão de um material distinto que incluiu eixos teóricos e metodológicos ligados à Sociologia e à Antropologia, ao lado de interpretações historiográficas sobre a expansão bandeirante, além de referências ao Pensamento Social Brasileiro das décadas de 1900 a 1940, reconhecida como parte da tradição ensaística no pensamento nacional. Assim, no primeiro capítulo, procuramos explorar as opções do autor ao desenvolver sua pesquisa e por dividi-la em três seções. No segundo capítulo, procuramos compreender como Candido estabeleceu as diretrizes centrais para a identificação do caipira e de suas sociedades. Por fim, no terceiro capítulo, procuramos fundamentar a razão pela qual, ao se empenhar em realizar o estudo, Antonio Candido teria desenvolvido um texto que, apesar de gerado com base em uma pesquisa acadêmica associada ao campo das Ciências Sociais, pode ser interpretada tanto como uma obra que apresenta elementos da tradição do pensamento brasileiro no início do século XX, quanto ao modelo de investigação sociológica que tomou corpo no país a partir de meados das décadas de 1940 e 1950.
2019-08-14T02:45:11Z
Hugo Mateus Goncalves Rocha
Meu corpo e meu cabelo na escola
O presente trabalho apresenta reflexões e observações sobre um plano de ação desenvolvido na Escola Municipal Florestan Fernandes, com objetivo de promover a aceitação da estética negra e produzir uma imagem positiva do corpo e do cabelo do negro. O texto discute como acontece no cotidiano escolar a relação com a estética negra, principalmente com do cabelo, e como essa relação pode interferir na construção da identidade dos estudantes, principalmente das meninas. Tendo como principal referência, (GOMES_2002), que discute o papel da escola como formadora de saberes culturais que contribuem para a construção das identidades, questionando no seu interior práticas que contribuem para a reprodução do padrão de beleza que prima pela brancura. As reflexões de Gomes nos sugere que a presença de imagens e práticas que valorizem a cultura e a estética negra poderá contribuir para a construção de uma identidade negra positiva em nossos alunos, além de facilitar as relações raciais no interior da escola. Pensando em produzir uma imagem positiva do corpo negro e do cabelo crespo, foram desenvolvidas atividades tais como: exibição de vídeos seguida de roda de conversa, oficinas de penteados afro e exposições fotográficas. As discussões feitas no decorrer das atividades nos possibilitaram a reflexão de que é necessário promover a valorização da estética negra desde os primeiros anos da vida escolar, pois o encontro entre os diferentes no interior da escola nos traz desafios, que só serão vencidos com práticas pedagógicas que reconheça o outro
2019-08-09T22:30:03Z
Maria Angelica Jesus Costa
De que lado você mora?: um estudo sobre segregação urbana em Montes Claros 1926-2019
Tendo como foco de pesquisa a Cidade de Montes Claros/MG, que integra a Mesorregião do Norte de Minas, define-se como tema de estudo deste trabalho a análise da importância da Ferrovia Central do Brasil do Norte de Minas no processo de desenvolvimento, industrialização e de consolidação de condições peculiares socioeconômicas e de segregação na cidade. Historicamente, a implantação do ramal ferroviário que interligou a estação de Corinto à Montes Claros e, posteriormente, as obras de expansão da linha férrea, impulsionaram o processo de desenvolvimento da região, sobretudo nas áreas administrativa e comercial, fazendo com que a cidade se torna-se referência no Norte de Minas. Contudo, apesar da importância desempenhada pela linha férrea em Montes Claros, a política rodoviarista conduzida no século XX e, consequentemente, as transformações urbanas presenciadas com a abertura de estradas e o uso de veículos automotores individuais e coletivos como modos de transporte preferenciais, provocaram transformações nas relações instituídas entre os moradores da cidade e o trem. Assim, em 1996, a ferrovia em Montes Claros passou a ser destinada, exclusivamente, ao transporte de cargas e, embora mantida a rota do trem que percorre o tecido urbano no sentido Norte-Sul, essa mudança provocou transformações na vida cotidiana dos moradores da cidade. Não obstante, apesar da linha férrea desempenhar o papel de conexão da cidade no sentido Norte-Sul, presencia-se situações de rupturas da malha urbana e condições socioeconômicas distintas entre as porções Leste e Oeste, de modo que, no contexto atual, a ferrovia influencia negativamente na intensificação das condições de segregação socioeconômica em Montes Claros. Sob essa condição, os contrastes entre as porções fragmentadas pela linha despertam interesse de análise sobre as dicotomias existentes entre seus extremos. Assim, define-se como objetivo geral desta dissertação analisar o papel da linha férrea como elemento gerador de valorização diferenciada do espaço urbano e de segregação social em Montes Claros. Para tanto, recorrese a pesquisa qualitativa, utilizando como métodos de investigação análise documental, pesquisa bibliográfica e empírica, essa última conduzida por meio das visitas de campo.
2021-06-02T22:38:34Z
Anne Caroline Veloso de Almeida
A educação física em cena: olhares sobre o Colégio Estadual de Minas Gerais (1956-1973)
Este estudo investigou o processo de escolarização da disciplina Educação Física, no Colégio Estadual de Minas Gerais. Foi intenção compreender o desenho da disciplina nesta instituição, com suas rotinas, seus horários, seu corpo docente, os conteúdos presentes, os espaços e materiais disponíveis, entre outras características que a compõem. A compreensão desses elementos possibilitou a construção de uma narrativa sobre a história da disciplina Educação Física do Colégio Estadual, entre os anos 1956 e 1973. Em 1956, marco inicial da pesquisa, foi inaugurado o novo prédio da Escola, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A partir da inauguração desse prédio, percebemos duas fases na forma da escola se estruturar: até 1964, uma escola com atividades no prédio recém-inaugurado; e após 1964, uma nova fase, com a criação das Escolas Anexas, que funcionavam em outros bairros e tinham como intenção ampliar o número de vagas para o Ensino Secundário na Capital. Percebemos que essa estrutura possibilitou outra organização da instituição e, também, a circulação de outros sujeitos naquele lugar. As Escolas Anexas se tornaram independentes no ano de 1973, o que demarcou o recorte temporal final para o estudo. Na investigação, foram mobilizadas fontes de naturezas diversas, como as reportagens dos jornais consultados na Hemeroteca Pública Luiz de Bessa, os documentos do arquivo da Escola Estadual Governador Milton Campos (regimentos da instituição, diários de classe, quadro de horários, lista do corpo docente, livro de ponto, livro de atas e fotografias), o acervo do CEMEF-UFMG (Boletim de Educação Física, planos de aula de exames de admissão e documentos dos Arquivos Pessoais). Além disso, foram realizadas oito entrevistas com sujeitos que participaram da história da instituição, sendo sete homens e uma mulher ex-alunos e ex-professores, constituindo, assim, as fontes orais. Com o cruzamento das fontes, foi possível afirmar que a disciplina Educação Física do Colégio Estadual foi singular. Marcada por duas fases: uma até o ano de 1964, que evidencia um processo de estruturação e organização da disciplina, denominada pelos ex-alunos como avacalhada; e outra, posterior ao ano de 1964, que coincide com a abertura das Escolas Anexas ao Colégio Estadual. Nesta segunda fase, foi possível perceber uma sistematização da disciplina escolar, com rotinas, horários e conteúdos mais definidos. Neste contexto, um conteúdo ganhou relevância: o esporte. Percebemos que os esportes estiveram presentes nas aulas de Educação Física, distribuídos em temporadas, e nos vários campeonatos esportivos estudantis, com destacada participação das equipes do Colégio Estadual. Vale ressaltar que o esporte praticado enfatizava princípios educativos e de socialização dos jovens, isto é, a competição e a aptidão física não foram destacadas como o principal objetivo. Assim, foi possível perceber que a constituição da Educação Física guardou relação com as práticas esportivas da cidade e com a formação de professores na Capital, o que possibilitou uma conformação singular para essa disciplina no Colégio Estadual de Minas Gerais.
2019-08-13T21:19:18Z
Gabriela Villela Arantes
Configurações da imagem de si na mobilização para a aprendizagem matemática
Esta pesquisa se constrói a partir de um pressuposto teórico de que cognição e afeto são (re) construídos ao longo da vida do indivíduo, num contexto sócio-cultural onde se incluem experiências na escola e fora da escola. O estudo se insere na área de pesquisa sobre Afetividade na Educação Matemática. A questão de pesquisa foi suscitada principalmente por resultados de estudos anteriores (Melo, 2003) e propõe investigar como se dá a relação entre a imagem dos alunos sobre si mesmos (descritas através de sentimentos e crenças dos alunos diante da matemática escolar) e a mobilização para a aprendizagem. Orientando-nos por McLeod (1989), elegemos os conceitos de sentimentos (Damásio, 2004), crenças (Gomez-Chacon, 2002) e atitudes (Brito, 1996) como constitutivos do fenômeno que iremos investigar. Retomamos o conceito de mobilização descrito por Charlot (2000), e o investigamos por meio das atitudes dos alunos diante das práticas das salas de aula de matemática observadas, descritas pelas normas sociais e normas sociomatemáticas (Yackel, 2001) ali produzidas. A pesquisa é qualitativa, buscando uma abordagem que supere a tradição em psicologia relativa à análise da cognição e afetividade, que explica de modo dicotômico os comportamentos humanos (Araújo et al. 2003). Para lançamos diferentes olhares sobre o objeto em estudo, utilizamos ferramentas estatísticas e triangulamos dados registrados em notas de campo produzidas durante um ano letivo de observações em sala de aula, questionários, roteiros de filmes sobre a matemática, entrevistas semi-estruturadas e testes. O contexto foi constituído em salas de aula de matemática de uma escola pública de Ensino Médio. Participantes totalizaram 78 alunos, sob responsabilidade de um mesmo professor. Os resultados da pesquisa indicam que o ato emocional (Cobb, Yackel and Wood,1989) por meio do qual podem ser explicados os diferentes níveis de mobilização para a aprendizagem matemática, não pode ser desvinculado da imagem construída sobre si mesmo diante da matemática. Ressaltam ainda o importante papel do contexto na configuração da imagem de si diante da matemática. Evidenciam um mesmo professor relacionando-se de modo diferente em cada uma das salas de aula observadas, a partir da negociação de normas sociais e sociomatemáticas em sua interação com os alunos. Por fim, revelam dois processos de exclusão: um de ordem institucional; e outro, restrito ao espaço da sala de aula, referente às interações sociais entre o professor e seus alunos, as quais reforçavam, não intencionalmente, a participação explícita de alguns, marginalizando outros.
Efeitos de uma intervenção em saneamento na saúde humana: avaliação de uma experiência de gestão comunitária na área rural do Ceará
Comunidades rurais de países emergentes são historicamente excluídas das políticas públicas de saneamento. Este cenário é muitas vezes justificado pelos altos custos de implantação dos sistemas, visto que tais comunidades são pequenos e dispersos aglomerados, com poucos recursos financeiros para a sua operação e manutenção. Essa conjuntura favorece a condição de vulnerabilidade, criando soluções de abastecimento sem retorno financeiro e consequentes baixas qualidade operacional e adesão ao serviço. O modelo de gestão do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) procura o empoderamento e a participação popular como forma de garantir a qualidade e continuidade dos serviços de saneamento, por meio da gestãocomunitária, configurada em conjuntos de associações de moradores com o suporte do Estado. Espera-se que a garantia da qualidade e disponibilidade de água beneficie a saúde humana, com a prevenção de doenças transmitidas pela água e provocadas pela falta de águapara a higiene pessoal. O presente estudo apresenta a avaliação dos efeitos do saneamento na saúde de uma população vulnerável, por meio de um estudo epidemiológico longitudinal - antes da implementação e após dois meses de operação do sistema - em comunidades intervenção (Cristais) e controle (Complexo de Itapeim). Foram avaliados a prevalência de diarreia, presença de parasitoses intestinais de crianças de até cinco anos e hábitos de higieneem duas comunidades filiadas ao SISAR. Análises da comunidade intervenção e da comunidade controle antes e após a intervenção indicam que: a) houve um aumento no consumo de água em atividade de higiene doméstica em ambas comunidades, sendo 51,4% nacomunidade controle e 340% na comunidade intervenção; b) a prevalência de parasitoses intestinais aumentou na comunidade controle e se manteve na comunidade intervenção, estando principalmente relacionada à qualidade da água para consumo; c) a prevalência de diarreia diminuiu em quatro pontos percentuais na comunidade intervenção, principalmente devido ao hábito de lavar as mãos, aumento do acesso a medicamentos anti-helmínticos e daquantidade de água consumida em atividades de higiene doméstica; d) a redução da proporção de crianças com o escore-z menor que o valor de referencia da OMS na comunidade intervenção se deu principalmente por melhoria na qualidade da água, redução da intermitência e melhoria na infraestrutura hidráulica da residência. Dessarte esse estudoapresentou indícios que o SAA (Sistema de Abastecimento de Água) é capaz de modificar os usos da água com o aumento da quantidade de água gasta em atividade de higiene pessoal e Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG doméstica e que a redução da intermitência, melhoria na qualidade da água para consumo e aumento do consumo doméstico minimizam riscos à saúde a curto prazo.
Valor de predição do protocolo Manchester em um hospital do Vale do Jequitinhonha
O Sistema de Triagem de Manchester (STM) é utilizado na classificação de pacientes nos prontos socorros de Minas Gerais, Brasil. O STM define a prioridade clínica e o tempo recomendado de atendimento do paciente desde a entrada na unidade até o atendimento médico. O objetivo deste estudo foi analisar o valor de predição do STM em relação à evolução clínica dos usuários de um hospital do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Trata-se de um estudo observacional prospectivo realizado com pacientes admitidos no Pronto Socorro (PS) da Santa Casa de Caridade de Diamantina-MG que passaram pelo processo de classificação de risco. Foram excluídos os pacientes transferidos para outro hospital, os que receberam alta ou faleceram antes das 24 horas da coleta de dados e os menores de 18 anos. A coleta de dados foi realizada através de questionário semi-estruturado. Para mensurar a gravidade dos pacientes (desfecho primário) foi utilizado o Therapeutic Intervention Scoring System 28 (TISS-28). Foram avaliados os desfechos secundários: óbito, alta/transferência e tempo de permanência hospitalar. Para a caracterização dos pacientes foram utilizadas estatísticas descritivas com análise de frequência e inferencial. A associação entre as variáveis qualitativas foi feita pelo teste qui-quadrado. A relação entre a média de pontuação recebida no TISS-28 e o tempo de permanência em cada grupo de classificação foi verificada pelo teste de Kruskall-Wallis. Foi adotado nível de significância de p 0,05. Posteriormente, foi realizado teste de Mann-Whitney. A força de associação entre variáveis foi calculada pelo Odds Ratio (OR), intervalo de confiança de 95%. Para controlar variáveis de confusão foi realizada a regressão logística. Dos 577 pacientes classificados, 335 (58,1%) eram do sexo masculino, média de idade de 58,7 anos. Os pacientes foram classificados nas cores vermelha (3,6%), laranja (27,4%), amarelo (46,3%), verde (10,7%), azul (0,2%), branca (11,8%). Em relação aos encaminhamentos, o PS foi usado pela população como a principal porta de acesso ao serviço de saúde (38,3%). As principais queixas foram: mal estar no adulto (22,5%), dispneia em adulto (14,0%), dor abdominal em adulto (10,0%), alterações de comportamento (5,9%). A média de pontuação no TISS-28 nos pacientes classificados na cor vermelha foi de 27,9 pontos, na cor laranja de 17,1 pontos, na cor amarela de 14,7 pontos, na cor verde de 13,5 pontos e na cor branca de 12,2 pontos. Os pacientes classificados na cor vermelha tinham 10,7 vezes mais chances de ter uma pontuação acima de 14 no TISS-28 do que nas demais cores. Quanto ao desfecho final, 83,5% ganhou alta. Proporcionalmente, foi encontrado mais óbitos nos pacientes classificados nos grupos de classificação de pacientes mais graves: 42,8% vermelho, 17,0% laranja e 8,9% amarelo. Entre os pacientes verdes, 9,6% evoluiu para o óbito e, 7,3% dos brancos, também tiveram esse mesmo desfecho. Pacientes classificados como vermelho tinham 5,9 vezes mais chances de evolução para óbito quando comparados aos classificados nas outras cores. Quanto ao tempo de permanência hospitalar, a média de dias de internação decresce na mesma ordem de complexidade dos pacientes: vermelho (10,6 dias), laranja (8,5 dias), amarelo (6,9 dias), verde (6,9 dias), branco (4,9 dias). Pacientes de alta prioridade de atendimento tinham 1,5 vezes mais chances de ficar internado mais de 5 dias do que os de baixa prioridade clínica. Conclui-se que o STM se mostrou um bom preditor para a gravidade clínica, para os desfechos secundários alta/transferência e óbito e, também, para o tempo de permanência hospitalar.
2019-08-11T01:44:47Z
Helisamara Mota Guedes