RCAAP Repository

Inclusão nas escolas municipais de São Paulo: um olhar dos professores

Este estudo trata-se de uma pesquisa-empírica, buscando verificar o olhar dos professores da rede municipal de ensino de São Paulo a respeito do movimento de inclusão escolar. Entendendo que o olhar refere-se a concepções e idéias que norteiam o processo, foram definidos os termos mais utilizados pela área educacional concernentes à inclusão e, a partir daí, verificou-se qual a compreensão dos professores acerca desses termos. Para a análise de tais termos, foram utilizadas as definições formuladas por Mazzotta. Outro aspecto observado na presente pesquisa foi o posicionamento dos professores em relação aos auxílios e encaminhamentos prestados aos alunos com necessidades educacionais especiais, tomando como base o tipo de formação e experiência desses professores. Tal observação partiu da premissa de que o conhecimento e domínio conceitual podem auxilia-los no entendimento e na avaliação das necessidades dos alunos. O trabalho demonstra a necessidade de ampliação da formação dos professores, para uma melhor compreensão dos termos, conceitos e propostas pedagógicas. Entretanto, nota-se que apenas a formação teórica não é suficiente para impulsionar mudanças na postura profissional. A formação deve possibilitar e impulsionar uma maior interação teoria/prática pedagógica, a partir da qual os professores poderão buscar novas soluções para problemas enfrentados no cotidiano da sala de aula. Além da formação ampliada, é necessário que os profissionais da educação tenham apoio, em termos de recursos materiais e humanos, para desenvolverem um trabalho satisfatório nas escolas, de modo a promover uma educação realmente inclusiva. De acordo com o estudo, os professores estão desestimulados e descrentes da proposta inclusiva, porque na maioria das vezes não têm apoio material e nem pedagógico para desenvolver tal proposta. Por outro lado, verificou-se que há disposição entre os professores para incluir os alunos com NEE nas classes comuns, acatando a diversidade. Optou-se, ainda, por realizar uma breve análise da legislação a respeito da educação especial e conhecer em que medida ela contempla os princípios da escola inclusiva. A expressão educação especial foi utilizada por ainda ser esse o termo empregado para indicar o campo privilegiado para as discussões em torno da integração e inclusão escolar. Como instrumento de coleta de dados, foi formulado um questionário a fim de obter as opiniões dos professores acerca da proposta inclusiva. O questionário também subsidiou o entendimento das atitudes dos professores em relação ao aluno com necessidades educacionais especiais, incluídos na sala regular.

Year

2004

Creators

Andréa Paula Angelotti

Ser (animal) humano: evolucionismo e criacionismo nas concepções de alguns graduandos em ciências biológicas

Diversos estudos investigaram o espaço do ser humano no campo das Ciências Biológicas. Partindo do entendimento do currículo visível em documentos oficiais e livros didáticos, perceberam que as discussões se fixam principalmente nos conteúdos sobre o corpo. Neste trabalho, buscou-se mostrar que as Ciências Biológicas, enraizadas no paradigma evolucionista, têm apresentado novas versões sobre a origem, a natureza e a finitude humana. Pensar sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos, sob o enfoque evolucionista, amplia o conjunto de discursos possíveis sobre o ser humano, trazendo alternativas àqueles tradicionalmente instituídos, por exemplo, pelas religiões. O debate sobre influências desses dois campos, religião e ciência, na formação das concepções de ser humano para o professor de biologia pode ser importante motivador de reflexões, dentre outras, sobre ética e diferenças culturais. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar influências de tendências evolutivas e criacionistas nas concepções sobre o ser humano, a partir dessas três questões existenciais (quem somos, de onde viemos e para onde vamos), conforme manifestações de estudantes universitários de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra. Foram buscadas também, relações entre tais tendências e alguns elementos do perfil sócio-cultural desses discentes. Foram realizadas duas coletas de dados. Primeiramente, foi aplicada uma entrevista coletiva que contribuiu para a construção do segundo instrumento, um questionário de múltiplas escolhas. A entrevista foi aplicada a 10 alunos do segundo ao sétimo semestre e o questionário a todos os discentes do curso que estiveram presentes na universidade durante as datas das coletas, o que totalizou 159 indivíduos. Os dados verbais foram transcritos e interpretados por análise temática de conteúdo e os dados numéricos foram descritos e testados após processamento em um software estatístico. O debate sobre o ser humano na formação em Biologia evidencia-se como articulador do debate sobre diferentes formas de conhecimento e de compreensão da realidade. Especificamente, foi bastante fecundo para a compreensão da relação entre explicações evolucionistas e criacionistas acerca da posição da humanidade no universo. Por outro lado, a abordagem revela a necessidade de pensar, com maior cuidado, sobre a amplitude da dimensão humana no ensino-aprendizagem desse campo, de modo que outros aspectos, além do enfoque biomédico, sejam englobados.

Year

2009

Creators

Acacio Alexandre Pagan

Jogo, processos de socialização e mimese... Uma análise sociológica do jogar infantil coletivo no recreio escolar e suas relações de gênero

Este trabalho consiste em uma investigação teórico-sociológica a respeito das relações entre jogo infantil coletivo, processos de socialização e desenvolvimento do self; o conceito de mimese revela-se fundamental para analisar tais relações enfatizando seu caráter criativo e processual. Ao final, analisa alguns jogos observados no recreio escolar com o objetivo de elucidar e ilustrar a parte teórica do trabalho.

Year

2007

Creators

Tamara Grigorowitschs

Sexualidade, maternidade e gênero: experiências de socialização de mulheres jovens de estratos populares

Trata-se de um estudo exploratório empírico, de natureza qualitativa, que busca analisar, sob a ótica das relações de gênero, as singularidades das trajetórias afetivas, sexuais e reprodutivas de mulheres jovens de estratos populares do município de São Paulo, a partir de suas experiências de socialização. Por meio de entrevistas em profundidade semi-estruturadas realizadas com seis jovens, entre 16 e 20 anos, quatro das quais com experiência de gravidez na adolescência, buscou-se compreender, em primeiro lugar, o processo de aprendizagem das \"regras\" sociais da sexualidade modeladas e preconizadas pelos diversos agentes socializadores, bem como de que modo as jovens articulam e se apropriam desses saberes, formando seu acervo de conhecimentos sobre sexualidade. Em segundo lugar, buscou-se a identificação e a análise dos elementos que são percebidos pelas jovens como mais relevantes na concretização ou no adiamento do projeto de maternidade. Busca-se ressaltar, ainda, a importância da heterogeneidade dos perfis e a diversidade das situações vividas pelas jovens, considerando que as políticas públicas de saúde e de educação tendem a homogeneizá-las sob o critério etário, desconsiderando os significados e representações de sexualidade e de maternidade. A fundamentação teórica baseia-se, sobretudo, no conceito de socialização desenvolvido por Peter Berger e Thomas Luckmann e no conceito de gênero elaborado por Joan Scott. A pesquisa de campo foi desenvolvida no bairro de Cidade Tiradentes, da zona leste de São Paulo, entre as jovens usuárias da Casa Ser - Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadora Lara Barcelos, uma unidade de saúde especializada no atendimento às mulheres do bairro, que possui características pioneiras e inovadoras, trabalhando sob a perspectiva das relações de gênero. O período de entrevistas estendeu-se por cerca de um ano, durante o qual foi possível acompanhar alguns acontecimentos nas vidas das jovens, como por exemplo, o nascimento do/a filho/a, suas jornadas em busca de emprego e suas percepções em relação aos eventos passados, bem como suas perspectivas de futuro. Como resultados principais, foi constatado que as jovens constroem seu repertório de conhecimentos sobre sexualidade a partir de discursos e de modelos de diversos agentes socializadores, sendo todos importantes neste processo e que elas participam ativamente na busca de informações que as possibilitem fazer escolhas em relação a sua sexualidade. Foi constatado também que os modelos de gênero presentes, sobretudo na socialização familiar e nas relações afetivas agem fortemente no modo como as jovens pensam a maternidade, sendo mais relevantes do que os discursos preconizados pela família e por outros agentes socializadores.

Year

2007

Creators

Elisabete Regina Baptista de Oliveira

Arte no espaço educativo: práxis criadora de professores e alunos

Este trabalho investiga uma ação educativa em arte em espaços não formais de educação originária de uma política pública da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo (gestão 1987 a 1994). Levantou a hipótese de que esta experiência com ensino de arte concorreu para a formação de seus profissionais e trouxe contribuições para as práticas que exercem nas instituições escolares às quais estão vinculados hoje. Configurou-se como pesquisa qualitativa e a metodologia empregada ressaltou o levantamento de dados secundários, como as publicações oficiais da época, mas também dados primários a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais que tiveram papel fundamental na criação, implantação e prática nos Programas de Complementação Escolar. Concluiu que esses professores realizaram uma experiência de ensinar e aprender de maneira significativa e que a concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo indicou orientações didáticas para o trabalho em arte que enfatiza um espaço/tempo privilegiado para os menores desenvolverem ação criadora e trabalhos nas linguagens artísticas e, às equipes profissionais, a práxis educativa. A concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo apresenta um modo de ver a arte na educação, com um projeto pedagógico em arte comprometido com a experimentação, descoberta, invenção e processos criadores das crianças, adolescentes e jovens, como também dos professores.

Year

2013

Creators

Stela Maris Sanmartim

O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor

O presente estudo objetivou investigar o movimento de mudança de sentido pessoal no futuro professor diante da necessidade de organizar a atividade de ensino na sua formação inicial. Nele esteve presente a discussão coletiva e a mediação do pesquisador com o intuito de explicitar novos indicadores para a formação de professores. Adotou como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural, tendo como fonte principal a Teoria da Atividade proposta por Leontiev (1904-1979), e tomou como pressuposto que é em atividade que os sujeitos têm as condições para que haja mudança de sentido pessoal. No campo de pesquisa desvelou os sentidos atribuídos pelas futuras professoras em relação à atividade de ensino, bem como o movimento de mudança desses sentidos durante os momentos de mediação no decorrer do processo de formação. Utilizou como método os fundamentos do materialismo histórico dialético, sendo que os dados de pesquisa foram coletados por meio de gravações em áudio, registros cursivos e o relatório de estágio que, organizados a partir de episódios, foram analisados amparados em duas unidades de análise: as necessidades geradoras de motivos e a atividade de estudo e seus componentes, a tarefa de estudo; as ações de estudo e as ações de controle e avaliação. Analisou os episódios, levando-se em conta os momentos em que ocorreram as intervenções. O primeiro momento de análise retratou os episódios em que a mediação ocorreu com menor frequência, pois o próprio pesquisador tomava consciência do papel da mediação em campo. O segundo momento retratou os momentos de mediação intencionais realizados pelo pesquisador, os quais foram desencadeados pelas necessidades das futuras professoras ao organizar a atividade de ensino. Apresentou ainda, os episódios nos quais as professoras avaliam o movimento de formação e o processo de mediação. Concluiu que, embora os sentidos apreendidos e em mudança expressem sentidos únicos e pessoais, eles nos permitem traçar diretrizes para futuros projetos de formação contínua que possam contar com a presença de um mediador pedagógico que subsidie e organize a reflexão sobre a organização da atividade de ensino no contexto escolar.

Year

2013

Creators

Flávio Rodrigo Furlanetto

Integração e regulação de valores e sentimentos nos projetos de vida de jovens: um estudo na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento

O presente trabalho, inserido no campo da psicologia moral, buscou entender a funcionalidade da organização do pensamento de jovens diante de suas projeções sobre o futuro. O objetivo central da presente investigação foi compreender como se dão os processos de integração e regulação de valores e sentimentos que subjazem a elaboração de projetos de vida na juventude. Para tanto, esteve fundamentado em três eixos teóricos: conceitos de integração e regulação morais, embasados na perspectiva da psicologia que alia a moralidade ao self; projeto de vida na juventude; Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Para o desenvolvimento da pesquisa, elaboramos dois instrumentos: o primeiro, com questões referentes ao projeto de vida dos jovens; o segundo, um conflito moral que envolvia tal temática vivenciada por um personagem fictício. Responderam a esses questionários, de forma aberta, escrita e individual, 200 jovens estudantes de escolas públicas pertencentes a cada uma das regiões brasileiras. A análise dos dados advindos dos dois instrumentos pautouse nos referencias teóricos da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. A partir da leitura das respostas de cada participante, verificamos os elementos abstraídos e retidos como significativos, seus significados e as relações e/ou implicações entre eles, chegando à extração dos modelos organizadores diante de cada instrumento. Com base nessas análises, foi possível verificar que os contextos e o tipo de solicitação de organização do pensamento circunscrevem conteúdos importantes para os processos de integração e regulação de valores e sentimentos. Percebeu-se que, embora esses processos estejam fortemente influenciados por tais conteúdos, ocorrem de forma intimamente associada à forma como cada sujeito tece relações a seu respeito, a partir dos complexos de valores, sentimentos e significados mobilizados. Constatou-se, assim, que, diante de cada situação apresentada, existe um continuum entre os processos de integração e regulação de valores e sentimentos, constituídos pelas características constantes na identidade moral de cada sujeito e pela flexibilidade imposta pela sua representação dos conteúdos do meio. Dessa forma, evidenciou-se que os projetos de vida são passíveis de transformação, ao mesmo tempo em que são constituídos e constituem aspectos importantes do sistema moral dos jovens. Ao final, considerando-se tais descobertas, tecemos algumas implicações educacionais da presente investigação.

Year

2013

Creators

Viviane Potenza Guimarães Pinheiro

Antropologia e educação: raízes contraculturais do pensamento pedagógico de Rubem Alves

A tese resulta de pesquisa sobre o pensamento educacional de Rubem Alves, em diálogo com Nietzsche, Marx, Freud, Kierkegaard, Wittgenstein, Feuerbach, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Guimarães Rosa e muitos outros, filósofos, poetas e literatos, explicitando as bases humanísticas e contraculturais de seu pensamento filosófico e pedagógico. De caráter bibliográfico, a pesquisa restringe-se intencionalmente, à obra de Rubem Alves e às diversas dissertações e teses sobre o pensamento. Busca mostrar que preocupação primeira de Rubem Alves é o resgate da concepção do homem, enquanto ser corporal, de desejos e de sonhos, no interior das filosofias, culturas e literatura ocidentais. Mostra então que a proposta pedagógica de Rubem Alves tem raízes antropológicas e contraculturais, ancoradas no pensamento crítico e romântico, em contraponto à metafísica clássica e ao pensamento moderno, iluminista, cientificista e positivista. Com Freud, Feuerbach, Kierkegaard, diversos poetas e literatos, mostra que a essência da vida e do homem está mais no desejo e na imaginação que na razão. Para se compreender este postulado norteador do pensamento do filósofo brasileiro, dois conceitos foram trabalhados: o corpo e a linguagem. Evidencia-se que, sem formular proposta pedagógica sistemática e metodologicamente conformada aos parâmetros acadêmicos, este pensador formula profundas e contundentes críticas às pedagogias tradicionais que, considera intelectualistas, centradas em saberes abstratos, desencarnados e distantes da vida e das experiências concretas dos alunos. Os resultados da presente investigação encontram-se arrolados nas Considerações Finais e podem ser sintetizados na seguinte proposição: confirma-se a existência, no pensamento alvesiano, de uma proposta pedagógica, disseminada em suas mais de oitocentas crônicas e nos mais de trinta livros de estórias para pequenos e grandes. É, também, parte integrante das conclusões desta pesquisa a afirmação de que a referida proposta tem raízes antropológicas e reminiscências românticas e contraculturais, que, por sua vez se fundam em seu pensamento filosófico e teológico.

Year

2013

Creators

Dildo Pereira Brasil

\"O que estamos fazendo?\": reflexos da racionalidade legalista sobre a atividade dos atores educacionais

A presente pesquisa tem por objetivo central investigar os efeitos de atos oficiais sobre as práticas e os comportamentos dos indivíduos implicados no processo educacional nas instituições de ensino do Estado de São Paulo. Ela tem a pretensão de se inserir numa discussão sobre o desenvolvimento prolongado do processo calculado de regulamentação e suas exigências no cenário público. Nesta pesquisa entendemos que os atos oficiais são formações discursivas concebidas como estratégias de poder que incidem sobre a ordenação dos afazeres e dos dizeres dos atores. Por esta razão, o cerne da discussão proposta está em compreender as maneiras como os sujeitos lidam com esse arsenal de regras legais que está à disposição e como reagem a isso, atentando para os efeitos no cotidiano. Trata-se da tentativa de articular uma dimensão estrutural com as formas, as atitudes, as posições assumidas pelas subjetividades. Interessa, sobretudo, pensar nas estratégias no caso, estratégia estatal e dos atores e como as condutas se conduzem. A partir de uma abordagem sobre a ordenação racional e deliberada do poder público e sobre sua atuação na padronização da estrutura de funcionamento das escolas, utilizando documentos que possuem como objetivo precípuo o estabelecimento de regras e a criação de procedimentos, a primeira etapa da pesquisa esteve concentrada na análise documental, na qual foram contemplados textos legais, publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo entre 2007 e 2008, sob a forma de portarias, resoluções, leis e decretos, buscando e selecionando aqueles dispositivos conexos ou afins que abordam o campo educacional. Na segunda etapa desenvolvemos pesquisa empírica por meio da observação direta das práticas escolares de docentes e gestores, explorando as relações entre os aspectos legais e suas (des)conexões com o cotidiano das instituições de ensino público, a partir de dois contextos escolares localizados na Grande São Paulo. A abordagem aqui mobilizada nos coloca diante das possibilidades e limitações humanas num contexto de atos oficiais e discursos institucionalizados. Na linha de investigação aberta, procuramos estabelecer o que aqueles dispositivos e a racionalidade que os acompanha produzem e induzem a produzir nas subjetividades. O trabalho de se aproximar da dimensão legalista, por toda uma atividade de caráter contínuo e permanente, revelou mecanismos que compõem uma estratégia estatal de governamentalização por excelência, estabelecendo o rigor dos procedimentos normais da instituição. A partir das situações observadas nas escolas, a relação instalada com o arsenal regulamentar evidenciou que os atores conseguem articular, em meio ao emaranhado de mecanismos institucionais, ações, posições e decisões na trama regulamentar. No jogo de disputas entre a racionalidade legalista e a soberania de si próprio, eles realinham suas estratégias e mobilizam os aspectos disponíveis para alcançar formas proveitosas de gerir os assuntos escolares. A experiência escolar revelou tensões, articulações e vínculos com legalidades e ilegalidades dinâmicas nas quais regulamentos e procedimentos são utilizados e manipulados de acordo com as perspectivas, intenções e decisões dos atores, em um jogo de lutas e de embates entre estratégias estatais e práticas cotidianas estratégicas.

Year

2013

Creators

Júlio César Bezerra

As ferramentas culturais e a construção de significados em atividades de campo: demandas para o ensino de biologia

A presente pesquisa investiga a interação discursiva em quatro atividades de campo junto a estudantes de sexta série do Ensino Fundamental, assumindo as explicações construídas como ferramenta cultural à luz da Teoria da Ação Mediada, de James Wertsch, na perspectiva da construção de significados. Para tal evidenciamos a contribuição do processo interativo, fundamental para uma alfabetização científica. De uma forma mais específica e no escopo do ensino de Biologia, defendemos a tese de que, na atividade de campo a construção de significados se faz pela incorporação do objeto no discurso, quer por sua presença como parte do cenário, quer como representação em gestos. Esta afirmação emerge a partir de nossos dados de pesquisa, organizados em mapas de interatividade, os quais revelam as conexões entre objeto empírico, gestos, modelos conceituais e outros recursos presentes no discurso dos sujeitos em interação, concernentes com o quadro teórico de apoio. Nessa perspectiva, observamos que nas situações de ensino estão presentes diversos modos semióticos, e investigar como os educadores os combinam, contribui para que compreendamos os processos de construção de significados para além da análise verbal nas interações discursivas, ou seja, para construirmos significados precisamos incorporar diversos modos de ação, sejam concretos ou abstratos, mas necessariamente compartilhados entre educadores e estudantes. Portanto, seria insuficiente analisar as interações discursivas apenas do ponto de vista da fala, da linguagem verbal, uma vez que, ao produzir um gesto, o sujeito produz ou altera a interpretação do outro. Observando ainda o contexto de produção dos gestos, apontamos que, nas explicações construídas pelos sujeitos, os gestos apresentaram estreitas relações com práticas epistêmicas, padrões de interações e o objeto empírico. Em termos conclusivos, apontamos como característica do movimento discursivo nas atividades de campo a incorporação do elemento empírico como recurso de negociação de significados, que somente terá sentido se a atenção for dirigida ao que é observável e relevante, função esta cumprida pelos gestos.

Year

2013

Creators

Patricia da Silva Sessa

Formando caminhos para uma educação em valores humanos: a importância da literatura

Esta pesquisa visa ressaltar a importância da Literatura na elaboração de caminhos para a vivência e formação de Valores Humanos. Como parte integrante da história da humanidade, a Literatura guarda, em seu mais profundo significado, o registro de fatos passados, presentes e continua, ainda, a sua preciosa trajetória em direção aos fatos projetados ao futuro... Professores/educadores e alunos/educandos beneficiam-se da riqueza literária oferecida pelas inusitadas histórias que revelam o delineamento de vias de incontestável valor para o processo de ensino-aprendizagem, colaborando, especialmente, para a formação de princípios éticos indispensáveis à construção da personalidade moral do ser. Sendo assim, os assuntos que serão abordados nesta dissertação foram organizados em cinco capítulos concatenados e inter-relacionados ao tema desta pesquisa. No capítulo 1, apresenta-se uma discussão sobre a importância das memórias de infância de alguns professores/educadores e a (re)significação destas em sua formação profissional. Esta abordagem é ilustrada por meio de entrevistas com alguns educadores de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Santos - SP e de uma escola da Rede Particular de Ensino de São Vicente - SP. No capítulo 2, são feitas considerações sobre a formação docente, com apresentação de algumas histórias significativas que visam levar à reflexão sobre a atuação de professores/educadores, ressaltando exemplos de alguns escritores/contribuidores oportunos para o enfoque do tema. No capítulo 3, é ressaltada a importância da concepção de criança e de sua história na história... , aliada à importância da Educação Infantil como a fase basilar para a formação deste ser e o seu \'pensar\', enfatizando o valor do primeiro contato estabelecido com as histórias do mundo da Literatura: momento decisivo para a sedução e conquista do futuro leitor. No capítulo 4, a Literatura Infantil aparece como elemento central e desencadeador de múltiplas aprendizagens, já que possui importância indiscutível em si mesma, sem servir de pretexto para quaisquer discussões que se pretenda fazer, pois ela, por si só, se basta, sendo soberana em sua natural amplitude, possibilitando ramificar inúmeras reflexões capazes de serem aprofundadas a partir de sua transcendência. No capítulo 5, são abordadas questões relacionadas à formação moral da criança, enfatizando os aspectos do desenvolvimento moral e da Educação Moral no contexto escolar, ilustrados por meio de uma proposta teórico-prática de Educação em Valores Humanos. Trata-se de reflexões com alguns exemplos possíveis que já vêm sendo aplicados no PEVH (Programa de Educação em Valores Humanos) criado há trinta anos por Sathyia Sai Baba, na índia e, atualmente, difundido em escolas de, aproximadamente, 130 países. Ainda com referência ao capítulo 5, apresentamos uma discussão sobre a aplicação da Educação em Valores Humanos através da Literatura, com a implementação de um projeto desenvolvido em uma escola de Educação Infantil, em São Vicente - SP , com crianças de 5 a 6 anos de idade (ainda não alfabetizadas), em um primeiro momento, no nível Pré-escolar e a retomada da pesquisa , com as mesmas crianças, em um segundo momento, com 7 e 8 anos de idade (a maioria das quais já alfabetizadas ou em processo de alfabetização), no Ensino Fundamental , visando à observação destas, através de um estudo longitudinal, na tentativa de detectar a intensidade de interesse demonstrado na vivência de diversas histórias apresentadas no decorrer da trajetória e dos Valores Humanos experienciados - assim como a (re)significação destes fatores combinados para as crianças nos dois momentos (início e retomada) desta pesquisa. Esta pesquisa tem como propósito mostrar que a Literatura constitui-se como um veículo mediador de extrema valia para a construção de seres melhores em um mundo também melhor, na busca da paz, do equilíbrio, da justiça e da criticidade, ou seja, de Valores Humanos que garantam a todos a apropriação do verdadeiro sentido da cidadania com alegria, que jamais se dissocia do verdadeiro sentido da Educação.

Year

2000

Creators

Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara

Educação infantil ao ensino fundamental: do lúdico aos saberes escolares - uma passagem expressiva por meio das múltiplas linguagens

Este trabalho visa a analisar as rupturas existentes no processo ensino-aprendizagem na passagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, que influenciam o desenvolvimento da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo longitudinal com duração de dois anos consecutivos (2001-2002) de um grupo de crianças de 5 a 6 anos, no início da pesquisa e 7 anos ao término da mesma. A partir da investigação sobre este fenômeno, busca levantar hipóteses e possíveis alternativas capazes de facilitar o aprendizado da criança e sua formação biopsicossocial, com base nas teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, e enfoque mais específico na teoria walloniana (estágios personalista e categorial associados aos niveis de ensino analisados). Apresenta-se a importância e a necessidade da presença do lúdico, da arte, das múltiplas linguagens (literatura, dança, música, teatro, desenho, entre outras, em continuum, no contexto escolar), em interação com os conteúdos dos saberes escolares instituídos e exigidos oficialmente , respeitando o avanço maturacional da criança e os interesses pertinentes a cada fase de seu desenvolvimento, sem excluir a vivência da expressão em sua formação na passagem entre os dois níveis de ensino mencionados. A literatura é indicada como elemento desencadeador e eixo na articulação com as diferentes linguagens, pois representa a possibilidade de plena reflexão crítica sobre o ser e estar no mundo. Questiona-se o papel da escola e de todos os participantes envolvidos direta e indiretamente no contexto escolar alunos, professores, especialistas em educação, pais na valorização da arte-educação como vivência indispensável aliada aos saberes escolares, por meio de um Projeto Político-pedagógico consistente, coerente e direcionado ao desenvolvimento equilibrado, íntegro e integral da criança.

Year

2003

Creators

Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara

A \"geração 1.5\" dos imigrantes coreanos em São Paulo: identidade, alteridade e educação

Esta tese tem como objetivo preencher um pouco o hiato entre os imigrantes coreanos e os brasileiros trazendo mais fatos sobre os primeiros e esclarecer o contetúdo da ambiguidade que se diz marcar a identidade da Geração 1.5 dos imigrantes coreanos. Para tal, buscou-se analisar como essa geração em São Paulo lida com o duplo pertencimento cultural coreano e brasileiro no Brasil, sociedade caracterizada pela diversidade e complexidade e, como se dá a formação da visão do Eu e do Outro num contínuo processo de alteridade. A hipótese é de que a experiência única dessa geração no Brasil por se situar entre a primeira e a segunda geração dos imigrantes coreanos bem como entre coreanos e brasileiros propicia novas possibilidades de construção do Eu e do Outro, de forma menos dicotômica. Para fazer a apreciação desse pressuposto, tomou-se como centro de análise os 26 entrevistados pertencentes à Geração 1.5, conforme o critério estabelecido neste estudo, que imigraram para o Brasil entre as década de 1960 e 1990. Tentou-se captar os papéis educacionais dos quatro ambientes família, escola, religião e comunidade coreana na formação do eixo de interpretação do mundo, que é a base em elaboração de projeto referente a como se posicionar na sociedade brasileira e como se relacionar com brasileiros. Em seguida, examinou-se os aspectos de relacionamento em âmbitos diferentes, da visão do Eu e do Brasil e dos projetos elaborados pelos pais dos entrevistados e pelos próprios entrevistados para viver no Brasil. Sob essa perspectiva, a análise e a reflexão foram realizadas mediante as reflexões sobre a alteridade e identidade dos autores de áreas e origens variadas, dos quais o foco foi dirigido às de Martin Buber, George Herbert Mead, Hannah Arendt, Claude Lévi-Strauss, Gilberto Velho e Tak Seok-san. O resultado aponta que, para os entrevistados, pertencentes à Geração 1.5, a ambiguidade de fato encontra-se como um traço marcante ao longo do processo da construção da identidade, mas que eles lidam com essa ambiguidade de formas diferentes e autônomas de acordo com circunstâncias e estímulos diferentes, em vez de serem definidos de acordo com a classificação dicotômica para a identidade nacional e flutuarem submissas a ela.

O ensino de estatística na universidade e a controvérsia sobre os fundamentos da inferência

A maioria dos cursos universitários tem, em seu currículo, uma disciplina básica obrigatória de elementos de probabilidade e estatística. Além dos procedimentos de natureza descritiva, associados a análise de dados, fazem parte da ementa dessas disciplinas procedimentos inferenciais, geralmente apresentados dentro da teoria clássica(ou frequentista) de Neyman-Pearson. Não é costume nesta disciplina nem discutir aspectos epistemológicos ligados à inferência estatística e nem incluir a apresentação da escola Bayesiana, como uma possível alternativa. Sabidamente, tal disciplina é um entrave na vida escolar, tanto do aluno como do professor. Do aluno, porque este se depara, em boa parte das vezes, com um oferecimento mecânico da disciplina, sem motivação de natureza aplicada e sem vínculo aparente com sua realidade próxima curricular. Do professor, porque encontra geralmente alunos, além de despreparados com relação aos conceitos primários de incerteza e variabilidade, também com predisposição negativa, devido ao tabu associado à disciplina. Com o intuito de discutir a necessidade do oferecimento das primeiras noções inferenciais nessa disciplina, bem como responder a pergunta qual a inferência que deve ser ensinada numa disciplina básica de um curso universitário? buscamos caracterizar, ao longo de trabalho, as relações da estatística com: criação científica em geral e racionalismo e empirismo em particular; a existência ou não de um método científico; o objetivismo e o subjetivismo; os paradigmas das escolas clássica e Bayesiana; aprendizagem e cognição. Foram analisadas e comparadas as abordagens inferenciais feitas segundo cada escola, bem como apresentados alguns exemplos. A sugestão deste trabalho é de que o programa de uma primeira disciplina inclua os aspectos epistemológicos ligados à inferência, bem como a apresentação do tópico inferência estatística segundo as duas abordagens: clássica e Bayesiana. Isto eliminaria, pelo menos nos primeiros contatos do aluno com a área, a proposta de rompimento com a escola clássica preconizada por muitos adeptos da escola Bayesiana, bem como a proposta de resistência (manutenção do status quo), defendida por muitos elementos da escola clássica. Na verdade, a proposta preconiza a coexistência entre as duas escolas numa apresentação de curso básico, pois entendemos que o dever do professor é mostrar o estado da arte da área a seus alunos, deixando a opção (se isto fizer sentido) para uma etapa futura, seja acadêmica ou profissional.

Year

2001

Creators

Lisbeth Kaiserlian Cordani

Memória do projeto urbanização e as águas. Relação universidade e escola pública

Esta pesquisa trata da trajetória do Projeto de Educação Ambiental: Águas e Urbanização, assessorado pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (LAPECH-FEUSP), sob a coordenação das professoras doutoras Nídia Nacib Pontuschka e Circe Maria Fernandes Bittencourt, financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em quatro escolas públicas, na Região Metropolitana de São Paulo, nos anos de 1993-1995. A análise tem como enfoque principal uma das dimensões do Projeto, a formação inicial e continuada dos professores, centrada na escola e respectivas comunidades. Essa formação deu-se no âmbito de um Projeto de pesquisa e de formulação de práticas pedagógicas; produção de material didático para as quatro escolas envolvidas e elaboração de pesquisa para Universidade. Trata-se, portanto, de análise qualitativa de pesquisa colaborativa entre Universidade e escolas. O trabalho com a memória oral dos sujeitos sociais envolvidos no Projeto de 1993-1995, e suas práticas pedagógicas, durante esses dez anos, demonstram que esse Projeto está vivo, com suas concepções internalizadas e que sempre que os contextos sugerem, são propícios e o sustentam, esses educadores encontram meios de colocá-lo em prática, considerando as diferentes situações. É apresentada também uma análise comparativa dos limites e possibilidades da Educação Ambiental com abordagem interdisciplinar, na escola pública e suas comunidades, como lugar de produção e socialização de conhecimento, promovendo a formação de educadores e educandos.

Year

2004

Creators

Regina Inês Villas Bôas Estima

Indivíduo com síndrome de Down: história, legislação e identidade

Esta pesquisa estuda as práticas da convivência introduzidas na relação do aluno com síndrome de Down com a escola pública do Estado de São Paulo, e aponta para as marcas forjadas pela história, leis e espaços, impressas nas condições e possibilidades no cotidiano escolar. Revela, nas formas de condução do processo de desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual, a existência de um indivíduo possível, planejado e previamente definido. Com o apoio da observação do aluno com síndrome de Down, no espaço escolar, rompe com os limites do indivíduo possível e desvela para além do rótulo de um indivíduo único, real, tecido pela convivência, pela consciência de sua posição no grupo, dialogada e negociada. Pensa na escola e nas ações empreendidas pelo desejo de pertencer, de cada sujeito da pesquisa, que refletem sobre os limites que se impõe sobre as forças e possibilidades ali apresentadas. O desenvolvimento interno do indivíduo, gerado por desejos e reflexões, elabora uma aquisição criativa a partir de ajustes do vivenciado, revelado na ação, na convivência do espaço escolar. O desafio, neste estudo, é responder a seguinte questão: as ações dentro da escola contribuem para a construção de um indivíduo possível, tornando a formação do indivíduo real refém destas forças? Nesse sentido, o trabalho se estrutura a partir da conjugação de vários pontos de partida. Assim, busca: detectar marcos históricos que se repetem, onde o poder de uma área se desenvolve e se fortalece a partir de um campo de saber, identificando e caracterizando serviços e indivíduos; localizar, na legislação, como são configuradas a pessoa, e a pessoa com deficiência intelectual; definir o indivíduo real, que persiste além do rótulo, do estigma, formado na contradição, em uma dialética de exclusão e inclusão; identificar mecanismos construídos diariamente, e a clareza que a família e indivíduos têm destes. Na análise da realidade investigada, vai além da mera descrição dos dados observados e faz a opção por uma abordagem qualitativa, ou seja, captar a escola pelo olhar dos sujeitos e suas manifestações. Elementos de pesquisa e reflexão, como registro fotográfico e vídeo elaborado por aluno são utilizados como mediadores e organizadores de temas, estes, desta forma, centrados e desenvolvidos a partir da reflexão sobre fatos observados na relação com os sujeitos. Conclui que as forças produzidas pelo ambiente fazem parte da visão histórica da constituição do indivíduo com síndrome de Down, enquanto as técnicas de contorno e superação são construídas por ele, na vivência dos limites, e concorrem para a construção de um indivíduo único, nem sempre percebido pela escola

Year

2011

Creators

Mariangela Carvalho Dezotti

Processos de criação: teatro e imaginário

A presente tese de doutorado relata processos de criação em Teatro e Imaginário, proposta de formação de professores em diálogo com autores e encenadores através de uma hermenêutica simbólica. A parte vivencial da pesquisa, o curso Teatro da Imaginação, gerou material de referência para os processos aqui descritos e analisados. A proposta tem antecedentes no trabalho desenvolvido junto ao grupo de teatro Ventoforte e foi articulada a partir de alguns elementos dos processos de teatro de pesquisa inspirados no Teatro Antropológico desenvolvido por Eugenio Barba como o conceito de energia e o pensamento em ação. A partir dos schèmes conceituados por G. Durand, a proposta desenvolve estímulos em uma mitopoiética, em uma educação da sensibilidade em que as criações foram estimuladas em improvisações com temas: os quatro elementos bachelardianos e a alquimia, no desenvolvimento da linguagem dos anjos ou da alma, para isso travou breve diálogo com os autores da pedagogia imaginal Paolo Mottana, que retoma a obra de Corbin, Hillman e Jung. Uma pedagogia do imaginário em Teatro foi elaborada gerando cenas, desenhos, poemas, improvisações que se configuraram em proposta a partir de uma perspectiva de uma pedagogia da aventura inspirada pelo pedagogo italiano Ricardo Massa que se coaduna com a ideia de jornada interpretativa. Desenvolve, portanto, formação de professores em Arte a partir de espaços de experimentação e criação através da corporeidade, conceito de Merleau-Ponty, em um trajeto antropológico, no conceito de Gilbert Durand, buscando a desobliteração das fontes de acesso ao Imaginário.

Year

2011

Creators

Andréa Aparecida Cavinato

A função pendular do educador

Qual a função do educador? Esse foi o mote desta pesquisa, na tentativa de aprofundar os questionamentos a respeito da prescindibilidade psicometodológica tanto para a ação pedagógica, quanto para a formação do educador, utilizando o escopo da psicanálise freudolacaniana para as inflexões que se seguem. Por entender que o campo da palavra e da linguagem, inexoravelmente, está implicado na constituição do sujeito e, devido a isso, não há um tempo para que a mesma seja concluída, voltamo-nos ao entendimento da teoria dos discursos de Lacan para focalizar o discurso pedagógico ortodoxo, antepondo às figuras do ortodoxo e do obsessivo uma educadora sui generis do final do século XIX, que pouco sabia das pedagogias tecnocientíficas da época e, mesmo assim, encontrou meios de levar a cabo a educação de uma menina de 7 anos, cega, surda, muda e que não havia aprendido ainda a falar, nem a utilizar a linguagem dos sinais: Helen Keller. Na tentativa de desdobrar os fatores que teriam funcionado tão bem nessa experiência desafiadora, direcionamos nossas indagações a respeito do estilo de endereçamento do educador, desembocando num protomodelo pendular, inspirado num dos mais belos experimentos da Física, o pêndulo de Foucault, em cujo ponto de sustentação para a palavra educ(a)tiva alocamos em liberdade relativa de giro o estilo , assentado não nos conhecimentos psicotecnocientíficos da pedagogia ortodoxa, mas no objeto a, objeto causa de desejo, conceito lacaniano fundamental dentro da teoria psicanalítica. Finalizamos nosso percurso de pesquisa, enfim, descrevendo o funcionamento desse hipotético pendular, cujas extremidades nomeamos como desejo-dopedagogo e ome-(im)próprio espécies de reedições daquilo que, um dia, na vida do sujeito, cumpriu a função simbólica de mãe e pai.

Year

2011

Creators

Ana Carolina Corrêa Soares de Camargo

Os pioneiros da Escola Nova, manifestos de 1932 e 1959: semelhanças, divergências e contribuições

A dissertação tem como proposta apresentar, analisar e comparar os Manifestos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e Manifesto ao Povo e ao Governo: Mais Uma Vez Convocados de 1959. Em seguida, destacar as semelhanças, divergências e contribuições dos mesmos para a educação brasileira. O trabalho é de natureza teórica, de caráter filosófico e histórico no âmbito da educação, com base em bibliografia sobre esse tema. A fim de possibilitar esse intento, foi elaborado um panorama histórico com o intuito de interpretar os Manifestos, levando-se em conta os fatos que os envolveram, antes e durante a sua elaboração. O estudo abrange os períodos de 1889 a 1932 e de 1933 a 1959, para o primeiro e segundo Manifestos respectivamente. Esse retrospecto focou a política, economia, sociedade e educação, além de dar destaque aos ideários católico e progressista. Foram apresentados os dados biográficos dos signatários, focando a profissão, data de nascimento e morte, como também, no caso dos participantes do Manifesto de 1932, se houve participação no Manifesto de 1959, com o propósito de obter um perfil dos signatários no tocante à profissão e continuidade ou não do ideal pioneiro. Constam as biografias mais detalhadas de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho, em face da importância dos mesmos no contexto dos Manifestos. Em decorrência das análises apresentadas, busquei melhor compreender esse período, além de possibilitar o levantamento das contribuições oferecidas pelos manifestos, bem como transpôlos para a realidade atual, verificando se no decorrer das décadas, existe algum resquício daquele quadro.

Year

2011

Creators

Brigitte Bedin

A música e a construção do conhecimento histórico em aula

O principal objetivo desta pesquisa foi demonstrar a importância da música para a construção do conhecimento histórico de alunos e professores. A consciência histórica mediada pela linguagem musical revela uma forte carga afetiva, pois faz parte de uma memória pessoal e modelo de referência para a apreensão e assimilação das novas audições, similares ou não as anteriores, revelando assim o que podemos chamar de consciência musical dos sujeitos envolvidos. A importância da música em sala de aula encontra-se principalmente relacionada à própria natureza da linguagem musical, pois só pode ser percebida única e exclusivamente em e mediante o tempo, alimentando-se de uma memória afetiva que se transforma em uma consciência musical no presente, facilitando as narrativas, reflexões, práticas ou interpretações históricas dos alunos e da professora.

Year

2011

Creators

Milton Joeri Fernandes Duarte