RCAAP Repository

Comunicação pública e cidadania crítica

Resenha do Livro: Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivasAutora: Heloiza Matos (Org.)

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Altheman, Francine

O tempo que não nos pertence

No summary/description provided

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Farias, Luiz Alberto de Nassar, Paulo

O ensino de relações públicas no Brasil em relação às tecnologias digitais

As relações públicas completam, agora em 2014, cem anos no Brasil, sendo 47 na área do ensino. Este artigo discute o ensino da área no país em relação às tecnologias digitais. Discorre-se sobre a importância de repensar os currículos de maneira que possam atender à nova realidade enfrentada pelos egressos no que tange às tecnologias digitais, a partir das demandas e expectativas atuais do mundo do trabalho. Partimos do pressuposto de que o ensino não está preparando o acadêmico da área adequadamente para o cenário digital. A inserção de uma formação digital nos cursos brasileiros constitui um desafio, sendo ainda um processo isolado e incipiente. Enquanto isso, no mundo do trabalho, os egressos devem saber gerenciar a comunicação digital. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Rhoden, Valmor Rhoden, Juliana Lima Moreira

Eventos e sua importância para a gestão da comunicação organizacional na pós-modernidade

Em tempos de comunicação digital e virtual, os eventos continuam sendo instrumentos valiosos de relacionamento com os públicos de interesse de uma organização. Este trabalho analisa os eventos em dois momentos históricos, a modernidade e a pós-modernidade, com o objetivo de compreender sua relevância para a gestão estratégica das relações públicas e da comunicação organizacional. Partindo da hipótese de que os eventos teriam sido ressignificados na pós-modernidade, deixando de lado seu aspecto espetacular e tornados mais estratégicos, acabou-se por concluir que o momento ainda é de transição. Apesar de a lógica indicar que os eventos poderiam ter assumido uma posição mais adequada à realidade da comunicação digital, os resultados da pesquisa mostraram que ainda há muito que caminhar na direção de uma comunicação verdadeiramente dialógica. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Farias, Luiz Alberto de Gancho, Carolina

Identidade organizacional e memória

El concepto de identidad organizacional se refiere a las creencias y los entendimientos de sus miembros sobre las características más centrales, duraderas y distintivas de las organizaciones. La cultura y el patrimonio de la organización se encuentran entre los referenciales más comunes y poderosos para su identidad. Cuando los miembros de una organización reflexionan sobre lo que esta es y representa, suelen encontrar sus raíces en la historia organizacional. En este artículo, se discute cómo la memoria organizacional y las prácticas mnemotécnicas son importantes para la conservación o redescubrimiento de la identidad organizacional así como sirven de soporte a las iniciativas orientadas al futuro del diseño, de la marca y de la gestión de recursos humanos.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Ravasi, Davide

La identidad es el territorio organizado y asegurado por la memoria y por las narrativas

More open and cooperative relations within organizations, with multiple voices and fluidity based on trust, should be the target of the communication planning. To know a company, evaluate it with consistency and accountability, we need to look their trajectory in time, in historical perspective, which contains all the responsibilities – accomplished or not. This article presents a theoretical discussion of the strength of organizational memory as legitimizing of communication guidelines and storytelling as a narrative feature of trust and identity, giving basis for polyphonic organizations.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Nassar, Paulo Cogo, Rodrigo Silveira

História e legitimação organizacional: reflexões acerca das narrativas histórico-organizacionais

A história se (re)constrói também no presente, através das rememorações, narrações e reconstituições mnemônicas. Neste estudo, analisa-se o lugar da história nas organizações e sua interface com a comunicação organizacional, destacando o papel das narrativas para a sua legitimação. Observa-se a construção das narrativas histórico-organizacionais como uma estratégia legitimante que busca dar coerência à atividade organizacional e ressaltar sua função social. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Santos, Larissa Conceição dos

Memória empresarial: uma proposta teórico-conceitual

This article presents a theoretical and conceptual proposal on organizational memory, understanding it as being a constituent source of organizational discourses. Such discourses are perceived as products and producers of a conceptual triad consisting of memory, communication and power. In this perspective, organizational memory is created as from such triad. We propose to perceive and dialogue on the affective potentialities of memory (belonging, bonds, identity), but also their more pragmatic competencies (knowledge and information), which may impact on knowledge management.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Souza, Renata Cássia Andreoni de

Teias narrativas: Aracne, Anansi e o Homem-Aranha

No espaço desta reflexão buscou-se retraçar um arco que valoriza a gênese de três narrativas em seus berços e as tramas comuns que justificam suas retomadas agora, no mundo globalizado. Relativiza-se, pois, o exame dos percursos mediadores e, em troca, valoriza-se a aproximação inquestionável das três lendas: uma grega; outra africana; e mais uma anglo saxônica. Todas tratam de aranhas, teias e fios narrativos. Cuidam também de identificar o significado da trama aracnídea no próprio enredo ou como o contar a história faz parte da própria narrativa. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Meihy, José Carlos Sebe Bom

Storytelling as a strategic communicational resource: constructing the identity and image of an organization

The purpose of this article is to understand how storytelling can be used as a strategic communicational resource by constructing narratives in the contexts of the organizations, reinforcing their identity and image among the various publics. Storytelling represents a new way of narrating or telling stories in the world of contemporaneous organizations, seeking to be a narrative that is attentive to the opinions and points of view of their interlocutors, using new formats that are more interesting for the renewal of their speeches.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Magalhães, Anita Cristina Cardoso

Storytelling, interação e memória: estudo sobre as narrativas transmidiáticas como mediadoras cognitivas da relação entre seus fãs

O presente artigo visa estudar a complexa relação entre storytelling e memória cognitiva em tempos de cultura da convergência midiática. Sendo assim, apresentaremos alguns focos teóricos para facilitar o entendimento da relação entre fãs de um objeto ficcional e seus pares, mediada pelas novas plataformas de comunicação que utilizam o formato narrativo de storytelling e que podem afetar como estas informações são armazenadas e disponibilizadas cognitivamente. Por fim, ilustraremos esse processo por meio das análises de um fórum de discussão e uma comunidade de fanfiction, ambos on-line.  

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Marlet, Ramon Queiroz Batista, Leandro Leonardo

Storytelling em plataforma impressa e digital: contribuição potencial do jornalismo literário

Cresce em comunicação organizacional a adoção de práticas de storytelling, mas seu estágio ainda inicial convida a contribuições para seu aperfeiçoamento de qualidade. Este texto traz a sugestão de incorporação de elementos provenientes do jornalismo literário, notadamente a técnica da cena e a humanização de narrativas em plataformas impressas e digitais. Enfatizam-se os casos de jornais e revistas organizacionais, narrativas de memória institucional e relatórios de sustentabilidade.  

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Lima, Edvaldo Pereira

Narratives in building brands: storytelling and marketing communication

Nos últimos anos, o termo storytelling passou a fazer parte das discussões sobre estratégias de comunicação e marketing nas empresas. Observando essa tendência, este artigo traz um resgate das origens das relações entre a comunicação mercadológica e narrativas, além de apresentar como a temática tem movimentado o mercado e as atuações de agências e empresas. Além disso, faz uma breve observação sobre campanhas publicitárias e ações de comunicação mercadológica que contam histórias, finalizando com uma discussão sobre o futuro do tema.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Carrilho, Kleber Markus, Kleber

Libro institucional, historia y memoria: dinámica de producción

Este artigo reflete sobre a dinâmica de produção de livros institucionais, uma das narrativas presentes no universo das empresas e organizações. A ideia central é de que a publicação pode representar um potencial de combinar ações da comunicação organizacional e da responsabilidade histórica, bem como romper o meio corporativo, em razão da capacidade da difusão de patrimônio relevante para a memória da sociedade. Foram entrevistados profissionais responsáveis pela construção dessa narrativa.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Lima, Felipe Quintino Monteiro

Aberje: duas décadas de trabalhos voltados à responsabilidade histórica e à memória empresarial

No summary/description provided

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Oliveira, Mateus Furlanetto de Salvatori, Patrícia Carla Gonçalves

Storytelling e audiovisualização da comunicação corporativa: as chaves da campanha “Gracias por elegirnos” (Balay)

El storytelling se ha convertido en una poderosa herramienta para las organizaciones en un contexto de saturación de mensajes publicitarios e informativos. A través del storytelling corporativo, las organizaciones cuentan historias por medio de las que se dan a conocer, cultivando así la relación con sus stakeholders. El presente artículo estudia la campaña puesta en marcha por la empresa Balay bajo el título “Gracias por elegirnos”. En un contexto de crisis económica, la campaña apela al compromiso de la empresa con sus públicos internos y externos por medio de diferentes historias.  

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Costa-Sánchez, Carmen

Memory and organizational communication in Brasil: interfaces

Este artigo procura investigar as interfaces entre a cultura da memória e as ações de comunicação das organizações no cenário brasileiro. Apoiado nos resultados de recente pesquisa do estado da arte da temática no Brasil, o artigo se vale de duas iniciativas empresariais – o site Memória das Comunidades Natura e o Centro de Memória Bunge – para refletir sobre os usos que a comunicação organizacional faz da Memória das organizações para produzir discursos de construção de identidade e estabelecer relacionamentos com os públicos de interesse de empresas e instituições. O referencial teórico dos estudos de memória vem dos campos da história e da museologia. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Cruz, Lucia Santa

Conflitos e barreiras culturais à comunicação: uma pesquisa empírica em ecossistemas multiculturais

En este artículo se describe la investigación empírica sobre las barreras culturales a la comunicación realizada en cuatro cadenas hoteleras de diferentes orígenes con sede en Brasil (americana, francesa, mexicana y brasileña). Su objetivo fundamental es comprobar cómo los valores culturales y organizacionales específicos de cada país, tienen una influencia decisiva en el perfil de las barreras culturales a la comunicación. En el trabajo se definen las barreras culturales a la comunicación. Este estudio se enmarca en los esfuerzos para desarrollar investigación comparada de Relaciones Públicas Internacionales. Se utilizó el método de estudio de caso. Los resultados apuntan la influencia de los valores nacionales y organizacionales influencia el perfil de las barreras culturales a la comunicación y la forma de resolver los conflictos.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Ortiz, Felipe Chibás

Inovações na produção da narrativa fantástica na teledramaturgia: da versão original ao remake de Saramandaia

Este artigo aborda a relação entre o estilo de narrar do realismo fantástico e as técnicas utilizadas na produção dos efeitos especiais do remake da novela Saramandaia , exibida em 2013. Muito presente na teledramaturgia brasileira, o gênero que evoca um apelo temático ao sobrenatural ganhou destaque com Dias Gomes, na primeira versão da trama. Com o objetivo de descrever as recentes incorporações na produção do gênero, o artigo elucidará os recursos utilizados na construção do enredo e dos personagens da nova versão de Saramandaia. 

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Fernandes, Carla Montuori