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A interculturalidade no ensino-aprendizagem em Relações Públicas: contribuições a partir de uma parceria internacional

Este trabalho apresenta aspectos de uma experiência intercultural referente à parceria internacional de ensino-aprendizagem em Relações Públicas entre a Unesp (Brasil) e a Universidade de Sevilha (Espanha). O objetivo é refletir sobre a noção de interculturalidade e sua importância na formação em Relações Públicas, apresentando resultados desta intervenção acadêmica. Para tanto, buscamos descrever a parceria, discutir as influências desse processo de ensino-aprendizagem e sua vivência intercultural.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Santos, Célia Maria Retz Godoy dos Porém, Maria Eugênia Cabral, Raquel Guaraldo, Tamara de Souza Brandão Andrelo, Roseane Ruiz, Angélica Aparecida Parreira Lemos

Comunicación, redes sociales y los desafíos de la interculturalidad en la sociedad contemporánea: casos IAC y Adidas

Este artigo discute as proposições da comunicação intercultural para as organizações contemporâneas, em um contexto de sociedade largamente globalizado, que recombina informação e comunicação nas plataformas digitais, manifestando suas alteridades e diferenças culturais. Analisamos exploratória e descritivamente dois casos que ilustram essas concepções: o de uma funcionária da empresa IAC após emitir comentário racista em rede social e o da Adidas, que teve que retirar produtos de circulação após manifestos e acusações de apelo sexual de consumidores brasileiros.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Silva, Marcelo da Miguel, Katarini Giroldo Rossi, Jéssica de Cássia

Narrativas, relações públicas e comunicação intercultural: O caso do Brazilian Corporate Communications Day

O artigo avalia a relevância das narrativas como instrumento de atuação no contexto das relações públicas interculturais, por meio de reflexão sobre cultura, multiculturalismo, interculturalidade e o papel das práticas de comunicação organizacional e relações públicas na construção das narrativas sobre o Brasil. Para isso, toma como caso o Brazilian Corporate Communications Day, iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Pereira, Else Lemos Inácio Ribeiro, Emiliana Pomarico Modesto, Carolina Aparecida Temoteo

Un estudio colaborativo sobre interculturalidad y liderazgo en las organizaciones

Resenha do Livro: Culture and leadership across the world: The Globe book of in-depth studies of 25 societiesAutores: Jagdeep S. Chhokar; Felix C. Brodbeck; Robert J. House (Org.)

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2022-12-06T14:43:37Z

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Moretti, Carolina de Avellar Barbosa

Na encruzilhada das culturas: reflexões e intervenções

Resenha do Livro: Diálogos interculturais: reflexões interdisciplinares e intervenções psicossociaisAutora: Sylvia Duarte Dantas (Org.)

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2022-12-06T14:43:37Z

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Grohs, Ana Cristina da Costa Piletti

Ambientes multiculturais estimulam diversidade, criatividade e crescimento: os gestores estão preparados?

Resenha do Livro: Gestão em ambientes multiculturaisAutores: Letícia Fantinato Menegon, Germano Glufke Reis e Gilberto Sarfati

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2022-12-06T14:43:37Z

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Aidar, Fabiana Colturato

A comunicação como diferencial nos fenômenos das migrações no Brasil

Resenha do Livro: Guia das migrações transnacionais e diversidade cultural para comunicadores: migrantes do BrasilAutoras: Denise Maria Cogo e Maria Badet Souza

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2022-12-06T14:43:37Z

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Padula, Maura

Por uma comunicação libertadora

Resenha do Livro: Comunicação empresarial: alinhando teoria e práticaAutor: Wilson da Costa Bueno

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Ferrari, Maria Aparecida

Comunicação corporativa: em rede e cada dia mais social

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Corrêa, Elizabeth Saad Farias, Luiz Alberto de

Cultura, comunicação e estratégia na perspectiva sistêmico-discursiva

This article discusses possible relationships between culture, communication and organizational strategy, by using asreference the systemic-discursive perspective based on the systems theory of Niklas Luhmann, on the social dimensionof language and on the discursive theory of Eliseo Verón. The discussion raises issues related to discourses, decisions,interculturality and power relations thar are intrinsic to the strategic processes.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Gomes, Victor Márcio Laus Reis

Dilemas dos sistemas híbridos de comunicação institucional: análise das tensões e dos conflitos no projeto da Câmara dos Deputados

Este artigo analisa as tensões típicas de um sistema híbrido de comunicação institucional, a partir de um balanço recentesobre o sistema de comunicação da Câmara dos Deputados. A tendência da comunicação institucional contemporânea é aconstituição de sistemas híbridos e integrados, com equipes de diferentes áreas profissionais, como jornalismo, relaçõespúblicas, publicidade e mídias digitais. Tal sistema favorece o potencial de agregação de talentos e de possibilidades dedivulgação para a sociedade. Por outro lado, também podem surgir tensões e conflitos, em diferentes níveis, principalmenteentre as diversas culturas profissionais envolvidas e entre a esfera da gestão e da execução das atividades. O estudo destacaos conflitos entre as diferentes culturas profissionais, além das dissonâncias entre o projeto institucional e os interessesdos parlamentares e dos partidos políticos. Conclui que a eficácia institucional do projeto depende de um arranjo políticopara atenuar essas tensões e conflitos.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Barros, Antonio Teixeira de Bernardes, Cristiane Brum

Ditos e não-ditos: o Brasil e as práticas de consumo nos autoanúncios das agências de publicidade nos anos 1950

Este artigo apresenta a síntese e os resultados da pesquisa “Ditos e não-ditos da narrativa publicitária: modernização econsumo no Brasil dos anos 1950”, realizada pelos autores com o apoio do Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM). Sãoanalisados os “ditos” da publicidade (aquilo que está expresso em seu discurso) e os seus não-ditos (os dizeres silenciados, àmargem do que foi dito), a partir de um corpus que engloba autoanúncios das agências de propaganda veiculados na revistaPublicidade e Negócios, ao longo da década de 1950 – período de intenso desenvolvimento econômico do país e de ampliaçãode suas práticas de consumo. A pesquisa se apoia em pressupostos teóricos da análise de discurso de linha francesa (Orlandie Maingueneau) e da semântica argumentativa (Ducrot).

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2022-12-06T14:43:37Z

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Carrascoza, João Anzanello Hoff, Tânia Márcia Cezar

O pragmatismo das fontes profissionais de informação: perspectiva teórica não-conspirativa da relação entre assessores de imprensa e jornalistas

Tendo como base a literatura existente na sociologia do jornalismo, procura-se com este artigo compreender o papel dosassessores de imprensa enquanto peças basilares no processo noticioso e, em particular, tentar perceber até que ponto elespodem guiar e condicionar o trabalho jornalístico. Evitando posições conspirativas e maniqueístas, demonstra-se no textouma tendência pragmática de indução noticiosa praticado por assessores de imprensa, relações-públicas, consultores decomunicação, porta-vozes e outras fontes que trabalham profissionalmente a informação.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Ribeiro, Vasco

Tecnicidade como mediação estrutural no processo de trânsito das audiências: apontamentos para a comunicação organizacional contemporânea

Este artigo traz apontamentos para a comunicação organizacional, a partir da reflexão sobre elementos de uma tese dedoutorado que objetivou compreender o processo de trânsito das audiências, onde receptores se tornam emissores aocompartilharem suas percepções sobre telenovela no Twitter. Os resultados evidenciaram conteúdos e motivaçõesrelacionados não somente à trama, mas a outros aspectos ligados à relação do público com a organização, o que mostra anecessidade de as organizações se tornarem receptoras e emissoras crossmidiáticas na relação com os diferentes públicos.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Pieniz, Mônica

Rádios corporativas e customizadas: novos atores no mercado da radiodifusão sonora

O presente artigo busca investigar fenômeno recente, ainda pouco estudado: a expansão das rádios corporativas e customizadas,que exercem novas formas de mediação, estabelecendo conexões diretas entre organizações e seus públicos de interesse.Grandes, médias e mesmo pequenas empresas dos mais variados ramos de atividade têm investido na radiodifusão sonora,on-line e off-line, colocando desafios à credibilidade e à sustentabilidade do meio e ameaçando deixar o interesse público emsegundo plano. Investiga-se ainda em que medida esse processo acarreta a emergência de novos intermediários no negócioda comunicação (reintermediação), numa fase caracterizada pela multiplicidade da oferta de conteúdos radiofônicos,produzidos por grupos empresariais sem vínculos prévios com a indústria da radiodifusão sonora. Entende-se que o rádio,expandindo-se para novas plataformas de distribuição, torna-se cada vez mais ubíquo, na esteira de processos de redução decustos de produção e de reordenação do mercado.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Kischinhevsky, Marcelo

Comunicação pública e constituição de cenas de dissenso em contextos institucionais

Este artigo tem como objetivo ressaltar as potencialidades e fragilidades de uma compreensão da comunicação públicaassociada a um desenho político e democrático sustentado por práticas dialógicas em redes de esferas públicas, de prestaçãode contas e reciprocidade, de participação cívica e política e de construção da autonomia e da cidadania. O ideal normativo dedemocracia proposto por Jürgen Habermas pauta essa concepção trazendo consigo várias qualidades, mas também muitoslimites já apontados por seus críticos, sobretudo quando se trata do papel dúbio desempenhado pelos meios de comunicaçãona constituição de esferas públicas e do difícil exercício de parceiros de debate criarem cenas de dissenso nas quais sereconhecem como sujeitos de fala e efetivos interlocutores.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Marques, Ângela Cristina Salgueiro

A construção da proximidade na comunicação pública: mídia social e a ruptura da impessoalidade

Discute-se o uso da internet na comunicação pública, com base no caso da Prefeitura de Curitiba. Analisa-se a mídia socialgerida pelo governo local como meio de aproximação com a sociedade, em suas possibilidades e limites. Em visão comparativacom órgãos semelhantes no Brasil e no exterior, busca-se entender como uma instituição burocrática e impessoal constróiuma identidade e conquista espaço de fala em um meio de comunicação cuja principal característica é a proximidade.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Henriques, Márcio Simeone Sant'Ana, Lidiane Ferreira

Relacionamentos nas mídias sociais (ou relações públicas digitais): estamos falando da midiatização das relações públicas?

Este artigo traz uma reflexão acerca do processo de midiatização dos relacionamentos, especificamente das relaçõesentre as organizações e seus públicos, e de como todo esse cenário, atrelado à digitalização, afeta as relações públicas e ocomportamento dos usuários nas redes sociais on-line. Também apresenta alguns casos reais de empresas se relacionando,através do ambiente digital, com a imprensa; com usuários de mídias sociais por meio de influenciadores on-line e por meiode temas ligados à responsabilidade socioambiental; e com consumidores/clientes, por meio de estratégias de SAC digital.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Terra, Carolina Frazon

Discursos organizacionais: as relações de consumo no ambiente das redes sociais digitais

As organizações, na contemporaneidade, tendem a buscar novos modos de relacionamentos com seus públicos; o desafioé inseri-los num clima colaborativo, na construção de produtos e na propagação das marcas pelas redes sociais digitais.O texto apresenta elementos teóricos que propiciam uma discussão sobre esse fenômeno das relações de mercado, deconsumo e de linguagem, além de ilustrar a discussão com casos de propaganda participativa. A interação de fato acontecequando, por meio da linguagem, se estabelecem contratos (ainda que informais) de parceria na criação e produção demensagens. Quando inserido na construção de novos produtos ou serviços, o consumidor é levado a engajar-se na propagaçãodo conteúdo pelas mídias sociais.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Gonçalves, Elizabeth Moraes Machado, Vanda de Souza

Estratégias de relações públicas para as organizações em tempos de mídias sociais digitais

Este é um artigo teórico que tem como objetivo apresentar as relações públicas no contexto digital. Para isso, mostraremosa evolução dessa atividade, indicando a relação determinante com a web e, para exemplificar, descreveremos dois modelosde comunicação contemporâneos. Esse percurso nos fornecerá indícios de quais são as estratégias indicadas para a gestãoda comunicação em tempos de mídias sociais digitais. A resposta nos levará à possibilidade de reflexão sobre uma futuraproposta de modelo de comunicação na contemporaneidade.

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2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Dreyer, Bianca Marder