RCAAP Repository

Reflexões sobre a falta de água em algumas regiões brasileiras e a coprodução na gestão pública: rumo a uma gestão hídrica mais efetiva

FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Year

2022-04-12T16:53:03Z

Creators

Karla Veloso Coura Gilmara Aparecida de Freitas Dias André Luiz Mendes Athayde Gisela Demo

Biologia e nicho de espermatogônias tronco em catetos (tayassu tajacu) adultos

No epitélio seminífero, as células tronco espermatogoniais (SSCs) apresentam-se localizadas em micro-ambientes específicos denominados nichos espermatogoniais, que são regulados pela membrana basal, células somáticas testiculares e fatores provenientes destas e dos vasos sangüíneos. No entanto, o exato papel das células de Leydig (CL) como componente do nicho espermatogonial permanece ainda desconhecido. Estudos recentemente desenvolvidos em nosso laboratório demonstraram que catetos (Tayassu tajacu) apresentam citoarquitetura peculiar das CL, na qual estas células envolvem lóbulos de túbulos seminíferos formando estruturas semelhantes a cordões celulares. Esta particularidade torna os catetos um modelo experimental ímpar para se investigar a biologia e nicho espermatogonial em mamíferos. Este aspecto peculiar permite também subdividir as secções transversais de túbulos seminíferos em três diferentes regiões: [túbulo-túbulo (T-T); túbulointerstício (T-I); e túbulo-CL (T=-L)]. Os objetivos do presente estudo foram os de se caracterizar os diferentes tipos espermatogoniais de catetos e determinar a localização e/ou distribuição das SSCs nos túbulos seminíferos desta espécie, utilizando diferentes abordagens metodológicas. Comparado com as espermatogônias em diferenciação (Adif), as espermatogônias indiferenciadas (Aund) apresentaram volume nuclear maior (p<0.05), o que permitiu uma acurada avaliação de sua distribuição. Análises deimunomarcações demonstraram que todas Aund expressam GFR1 que é o receptor de membrana para o GDNF (Glial cellderived neurotrophic factor) produzido pelas células de Sertoli. No entanto, principalmente as espermatogônias A isoladas (As) e A pareadas(Apr) apresentaram-se preferencialmente localizadas na região TI (p<0.05), enquanto clones espermatogoniais contendo 8 ou mais células (Aal) apresentaram-se principalmente na região T-CL (p<0.05). A expressão do CSF-1 (Colony stimulating factor -1 ) foi observada nas CL e células peritubulares mióides (CPM) enquanto seu receptor (CSF1r) foi observado nas CL e em todas as espermatogônias Aund GFR1+.Desta forma, estes resultados sugerem fortemente que, diferentemente das CPM, as CL atuam negativamente no nicho e fisiologia espermatogonial, e que estas células esteroidogênicas estão possivelmente envolvidas na diferenciação das espermatogônias Aund para A1.

Year

2019-08-13T20:13:39Z

Creators

Paulo Henrique de Almeida Campos Junior

Avaliação de lodo anaeróbio e dejeto bovino como potenciais inóculos para partida de digestores anaeróbios de resíduos alimentares

O tratamento e disposição adequados dos resíduos sólidos urbanos tem se caracterizado como um desafio, em função do percentual de orgânicos em sua composição. Neste contexto, as soluções descentralizadas surgem como alternativas bastante atrativas e, a utilização de biodigestores anaeróbios para o tratamento da fração orgânica dos resíduos sólidos, tende a aumentar no Brasil nos próximos anos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de adaptação dos inóculos lodo anaeróbio e dejeto bovino à degradação de resíduos alimentares produzidos em um restaurante universitário. O lodo anaeróbio foi coletado de reator UASB tratando esgoto doméstico e o dejeto bovino fresco (fezes + urina) foi coletado em um curral de uma fazenda com pequena produção de leite. Foram realizados ensaios de biodegradabilidade anaeróbia com e sem agitação mecânica, utilizando-se frascos-reatores de 250 mL, incubados a 35 °C, considerando-se as seguintes relações resíduo/inóculo (R/I): 0,1, 0,2 e 0,5 gSTVresíduo.gSTVinóculo-1. O lodo anaeróbio adaptou-se de imediato ao resíduo orgânico alimentar, tendo sido verificada produção crescente de metano já nos primeiros dias dos testes. Já nos frascos inoculados com dejeto bovino esta produção foi identificada após aproximadamente 20 dias de experimento. A maioria das amostras produziram biogás com teor de metano entre 50 e 80%, exceto para a relação R/I de 0,5 gSTVresíduo.gSTVinóculo-1 nos ensaios sem agitação mecânica, cujo teor foi baixo ou nulo e foram verificadas condições de acidificação. Observou-se o aumento do rendimento de metano e das taxas máximas de produção de metano com as sucessivas alimentações, o que é um indicativo de aclimatação dos inóculos ao resíduo, potencializando o uso do lodo anaeróbio e dejeto bovino para a partida de reatores anaeróbios aplicados ao tratamento de resíduos alimentares.

Year

2019-08-13T23:01:32Z

Creators

Marcela Cristina Prado Silva

Eles amam viajar: um estudo sobre os turistas Wanderlust, utilizando Grounded Theory e modelo 3M de motivação e personalidade

O turismo vem se consolidando como uma das atividades econômicas mais importantes da atualidade, com previsão de crescimento para atingir patamares cada vez mais elevados (UNWTO, 2013; DIAS; CASSAR, 2005; SWARBROOKE; HORNER, 2002). Associado às mudanças econômicas, sociais, políticas e culturais, que vêm permitindo o crescimento da demanda turística, parece haver um fenômeno de intensificação das expectativas dos viajantes, remetendo a uma forte e contínua tendência afetiva/cognitiva de envolvimento ativo e passivo com viagens. Esse desejo intenso de viajar, conhecido em alemão como wanderlust, é o foco deste trabalho. Buscando investigar características inerentes à tipologia de turistas wanderlust a partir da exploração da relação entre personalidade, motivação e comportamento, este estudo foi realizado em duas etapas. A primeira, de natureza qualitativa, compreendeu a realização de entrevistas em profundidade com 16 viajantes. A segunda, de natureza quantitativa, compreendeu a aplicação de um survey suportado pelo Modelo 3M de Motivação e Personalidade (MOWEN, 2000). A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio das técnicas de Grounded Theory e Análise de Conteúdo. Os dados quantitativos foram analisados com base na Modelagem de Equações Estruturais, por meio da técnica Partial Least Squares (PLS), utilizando a estratégia de desenvolvimento de modelos (HAIR et al., 2009). As duas fases foram interligadas, sendo que os resultados da fase qualitativa contribuíram fortemente para o desenvolvimento da fase quantitativa. Na fase qualitativa, foi elaborado um esquema com os principais elementos que compõem o universo dos wanderlusters: a) Elementos que formam os wanderlusters; b) Elementos que motivam os wanderlusters: c) Comportamentos recorrentes dos wanderlusters; e d) Atividades alternativas às viagens praticadas pelos wanderlusters. Na fase qualitativa, os elementos que motivam os wanderlusters foram agregados a alguns traços de personalidade do Modelo 3M e, assim, na fase quantitativa, foram testadas seis combinações de modelo diferentes. O modelo final escolhido apresentou um misto de construtos formativos e reflexivos e os motivos identificados na fase qualitativa foram divididos entre push/antecedentes de wanderlust busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, busca por autenticidade e liberdade e quebrar a rotina e fugir da realidade ; e pull/consequentes de wanderlust vivenciar a diversidade cultural, vivenciar aventuras e desafios, buscar novidades e ter histórias para contar. Esses últimos também foram antecedentes do construto viajante frequente. A pesquisa mostrou que o turista wanderlust é, antes de tudo, um turista e que seus anseios e motivações não se diferem muito das motivações já levantadas sobre o comportamento do consumidor no turismo. Embora várias das motivações identificadas na fase qualitativa já tenham sido retratadas por outros estudos, esta pesquisa permitiu a realização de um recorte com foco nas motivações e nos traços de personalidade mais diretamente relacionados aos wanderlusters. Dentre os resultados encontrados, pode-se destacar o traço de personalidade romantismo como o traço que melhor se mostrou preditor de wanderlust e necessidade de diversão como o melhor preditor de viajante frequente. Ainda, vivenciar aventuras e desafios foi o motivo superficial que recebeu maior impacto de wanderlust e forneceu o maior impacto em viajante frequente. Já wanderlust demonstrou apresentar uma grande relação com os motivos superficiais: buscar novidade, vivenciar aventuras e desafios, vivenciar a diversidade cultural e ter histórias para contar. Entretanto, autoeficácia não foi um bom traço composto para avaliar o comportamento dos wanderlusters. Do ponto de vista da academia, a pesquisa colabora com o desenvolvimento do modelo 3M ao investigar um comportamento ainda não explorado e ao propor a adição dos motivos push e pull em níveis diferentes do modelo. Ainda, a pesquisa inova ao realizar a avaliação do modelo 3M utilizando Partial Least Squares e a avaliação comparativa entre diferentes operacionalizações dos construtos como reflexivos e ou formativos.

Year

2019-08-14T07:49:13Z

Creators

Gisele de Araujo Pereira

Organização do ensino secundário em Minas Gerais no século XIX

No presente trabalho, investigamos a organização do ensino secundário em Minas Gerais no período Imperial brasileiro. Analisamos sua importância, sua utilização e seu papel na formação e preparação da jovem elite mineira. Nosso objetivo principal foi explicitar os sentidos e os conteúdos da formação secundária implementada na província mineira, problematizando a produção de uma cultura pedagógica desse nível de ensino. Para isso, levamos em consideração tanto o estudo da permanência das aulas avulsas como as tentativas de organização dos colégios e externatos em Minas Gerais. As principais fontes que utilizamos foram a legislação produzida a respeito do ensino secundário mineiro e as Falas e os Relatórios dos Presidentes de Província (1835-1889), dirigidas à Assembléia Legislativa provincial de Minas Gerais. Acreditamos que o ensino secundário de Minas Gerais, inicialmente, distribuído em aulas avulsas pela província, somente teve uma melhor estruturação na década de cinqüenta com a criação do Liceu Mineiro e com a absorção das aulas avulsas pelos colégios particulares. Nas últimas décadas do Império, o Governo Provincial estabeleceu em Minas Gerais seis externatos públicos, reduzindo a subvenção aos colégios particulares. Mesmo com a criação desses externatos, o ensino secundário permaneceu com ênfase aos conhecimentos literários e continuou com o caráter propedêutico.

Year

2019-08-10T02:41:09Z

Creators

Leonardo Santos Neves

Ações de saúde mental por agentes comunitários de saúde: investigando uma experiência de saúde mental na atenção básica

O presente trabalho teve como objetivo a investigação de uma experiência de cuidados em Saúde Mental na Atenção Básica protagonizada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) lotados em uma unidade básica de saúde do município de Betim, Minas Gerais. A inclusão das práticas em Saúde Mental na Saúde da Família, faz parte das políticas públicas do Brasil. Integram as equipes de Saúde da Família os Agentes Comunitários de Saúde, agentes sanitários obrigatoriamente residentes nas comunidades onde irão atuar, cujas ações foram instituídas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Não existem diretrizes políticas nacionais para a realização de cuidados em Saúde Mental especificamente por estes profissionais. Para a pesquisa dessa experiência foi utilizada a metodologia qualitativa. Dados primários foram obtidos através de seis entrevistas semiestruturadas realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde em questão, através de duas entrevistas semi-estruturadas realizadas com técnicos de nível superior que também participaram da experiência dando suporte às ações dos ACS e através de três visitas para observação participante em uma oficina terapêutica por eles coordenada. A Análise Temática de Conteúdo norteou a análise dos dados obtidos. Os referenciais teóricos utilizados neste processo são as prescrições para a organização da Atenção Primária à Saúde expressas pela Declaração de Alma Ata e os princípios e experiências de desistitucionalização oriundas da tradição basagiana. O material coletado foi distribuído entre três grandes temas: Acontecimentos Originários Locais, Cuidados em Saúde Mental por Agentes Comunitários de Saúde e Sentidos de uma Prática. Concluiu-se que a experiência foi gestada durante encontros realizados pelo psicólogo da unidade objetivando a redução de conflitos na equipe dos ACS. Estes profissionais passaram a formular nos encontros perguntas sobre os casos de sofrimento mental de seus territórios de atuação e a questionar a dificuldade de acesso destes casos ao tratamento ambulatorial então realizado na unidade de saúde. Como conseqüência imediata, foi instituído um dispositivo denominado Recepção, para acolhimento dos casos demandantes. As reuniões da Recepção ocorriam sempre com a presença de ACS. Esta iniciativa teria permitido a estes o exercício da escuta. As ações dos ACS em Saúde Mental se basearam em conhecimentos adquiridos em um processo educacional através de reuniões de equipe semanais onde os casos eram discutidos por ACS e técnicos de nível superior. Além das ações de identificação de casos novos, acompanhamento dos casos em tratamento para observação sistemática de seu estado e encaminhamento desses para técnicos de nível superior, sempre planejadas e discutidas nas reuniões de equipe, concluiu-se que os ACS executavam também acompanhamentos de casos a eles referenciados utilizando o dispositivo escuta e a dimensão afetiva na relação terapêutica. A ampliação dos horizontes, o desenvolvimento da capacidade de aceitar as diferenças e da capacidade de escutar o outro, a percepção da importância de seu papel na melhora dos usuários e a vinculação afetiva com os mesmos compõem parte importante do universo de sentidos que os ACS atribuem às suas práticas em Saúde Mental.

Year

2019-08-10T12:59:42Z

Creators

Marcelo Arinos Drummond Junior

Conscientização, sensibilização e prática do Programa Saúde na Escola em Betim, Minas Gerais

Betim é uma cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, com população estimada de 406.474 habitantes, dos quais 99.27% residem na área urbana. A proporção de crianças na escola e de jovens com o ensino médio completo tem crescido e, hoje, são 45.612 estudantes matriculados na rede municipal. Em Betim são 62 equipes de saúde da família, uma cobertura de 81%. Desde o ano de 2010, o município aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE), que propõe a formação integral dos estudantes através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Dentre outras ações, o PSE atua fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades no campo da saúde por meio de avaliação clínica e nutricional e promoção da alimentação saudável. Mesmo vivenciado em Betim desde então, ainda há necessidade de sensibilizar profissionais da saúde e da educação para a prática do Programa. Portanto, este trabalho se justifica pela necessidade de melhorar a adesão dos profissionais da saúde e da educação ao PSE. Assim, objetivou propor um plano de intervenção para melhorar a adesão ao PSE por profissionais da educação e da saúde. Para tal, fez-se pesquisa bibliográfica na SciELO, com os descritores saúde escolar e os qualificadores: desenvolvimento infantil, comportamentos saudáveis, hábitos alimentares, programas de rastreamento. O plano se baseou no Planejamento Estratégico Situacional com identificação dos problemas e seus nós críticos e geração de propostas de ação para alcançar maior êxito na avaliação dos estudantes. E, a partir destas construções, o plano de ação busca trabalhar a informação e instrução dos profissionais envolvidos com o PSE. A partir de uma ação adequada e eficaz da equipe de saúde da família no PSE será possível que não só os estudantes, mas também as famílias tenham acesso a ideias novas sobre alimentação, atividade física e saúde. Assim, será possível reestabelecer uma população mais saudável, com hábitos alimentares adequados e, consequentemente, indivíduos com riscos menores de desenvolver doenças não transmissíveis.

Year

2019-08-14T13:08:00Z

Creators

Raquel Lopes Bonisson Silva

Precificação de produtos financeiros de financiamento: um estudo comparativo com base em métodosde custeio

Este trabalho trata da precificação de produtos financeiros com base em custos. Seu objetivo foi avaliar qual método de custeio utilizado para precificação de produtos financeiros melhor se aplica a uma Instituição Financeira (IF) de médio porte com atuação regional. Foram analisados três métodos de custeio, quais sejam: o Custeio por Absorção com Departamentalização (CAD), o Custeio Baseado em Atividades (ou Activity Based Costing Custeio ABC) e o Custeio Totalmente Variável (CTV). Os conceitos de cada um desses métodos foram utilizados para se identificar qual é a carteira de produtos que proporciona os melhores resultados operacionais para a IF objeto de estudo, bem como para se calcular o spread mínimo, ou seja, o spread necessário para cobertura dos custos e despesas operacionais e não operacionais, além dos impostos, com vistas à formação de preços dos produtos comercializados por essa IF. A escolha desses métodos se deu, principalmente, pela sua aplicabilidade a esse tipo de entidade. A metodologia utilizada partiu da alocação dos custos da IF aos produtos de acordo com os preceitos de cada um dos métodos de custeio. Tal alocação indicou a escolha da carteira de produtos e sua consequente precificação, sendo, então, realizadas projeções de resultados pelo prazo de dez anos. A partir dos indicadores econômico-financeiros usualmente utilizados para análise de desempenho de IF, foi possível avaliar qual desses métodos é o mais eficaz para auxiliar o processo de escolha da carteira de produtos que proporciona os melhores resultados ao longo do tempo. O que se verificou é que a escolha do método de custeio mais adequado depende, em primeiro lugar, da relação custo-benefício de sua implantação, pois, ainda que um método se mostre o mais adequado do ponto de vista teórico, o custo e a dificuldade de sua implantação e manutenção podem, eventualmente, onerar a empresa de tal forma que inviabilize sua utilização ao longo do tempo e impeça, não só a avaliação de desempenho da IF, mas também a própria utilização do método em si. Por esse motivo, após proceder a essa avaliação, a aplicação do Custeio ABC foi descartada. A análise dos resultados apontou também que, no caso do CAD, existe a necessidade de se estabelecerem critérios de alocação de custos bastante consistentes a fim de evitar distorções nos resultados comparativos. A conclusão da pesquisa demonstrou que, de acordo com os critérios atualmente adotados, o método de custeio mais adequado para a IF estudada foi o CAD, pois ele permite a prática de preços em cada produto mais aderentes à utilização da estrutura por eles consumida, garantindo resultados econômico-financeiros sustentáveis e eficazes. Por fim, sugere-se que esta pesquisa seja aplicada em outras IF a fim de avaliar o quanto a estrutura de custos e o tipo de produto comercializado podem influenciar a análise do método de custeio mais adequado para cada uma delas.

Year

2019-08-13T04:00:17Z

Creators

Sarah Laine de Castro

Maloclusão, qualidade de vida e vulnerabilidade social em crianças brasileiras: estudo de base populacional

O presente estudo, apresentado na forma de dois artigos científicos, teve como objetivos avaliar em pré-escolares brasileiros: 1) a associação entre a malolcusão e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB); e 2) a associação entre vulnerabilidade social, hábitos de sucção e sobressaliência. No artigo 1, foi realizado um estudo caso controle em uma amostra de 425 crianças (5 anos de idade) na cidade de Belo Horizonte. 85 crianças pertencentes ao grupo caso (crianças que apresentaram impacto negativo na QVRSB) e 340 crianças incluídas no grupo controle (crianças que não apresentaram impacto negativo na QVRSB). Este estudo foi aninhado a um estudo de base populacional e, para cada criança identificada como caso, foram selecionadas 4 crianças para o grupo controle, pareadas de acordo com o gênero e renda mensal familiar. QVRSB foi determinada utilizando a versão brasileira do ECOHIS (B-ECOHIS) e os exames clínicos foram realizados por um examinador calibrado. Análises descritivas, bivariadas e regressão logística condicional foram realizadas. A frequência de crianças com maloclusão foi maior no grupo caso (52,9%) do que no grupo controle (46,8%). Observou-se uma associação significativa entre a presença de cárie dentária (OR=2,43; 95%IC=1,49-3,94) e a avaliação da saúde bucal relatada pelos pais/responsáveis (OR=2,96; 95%IC=1,78-4,93) com QVRSB, resultados estes confirmados através da regressão múltipla, que mostrou significante associação entre avaliação de saúde bucal relatada pelos pais/responsáveis (OR=2,26; 95%IC=1,31-3,91) e OHRQoL ao nível de significância de 5%. No artigo 2, um estudo transversal foi realizado em uma amostra de 1069 crianças (5 anos de idade, de Belo Horizonte, MG), pertencentes a escolas públicas e privadas. A avaliação clínica da sobressaliência foi realizada por um dentista calibrado. Os pais e responsáveis responderam a um questionário contendo dados sócio-demográficos. Para determinação sócio-economômica foi utilizado o IVS (Índice de Vulnerabilidade Social). Análises descritiva e regressão de Poisson foram realizadas. As crianças que apresentaram sobressaliência acentuada pertenciam a regiões com menor vulnerabilidade social quando comparado àquelas crianças com sobressaliência normal (p= 0,006, tamanho do efeito= 0,19). Crianças cujo pais/responsáveis relataram usar mamadeira e chupeta apresentaram melhor status social (p= 0,082, tamanho do efeito= 0,19 e p= 0,001 e tamanho do efeito= 0,19 respectivamente). Entre pais que recebiam 5 ou mais salários mínimos e tinham mais que 8 anos de estudo, observou-se que suas crianças apresentaram maior prevalência de hábitos de sucção como mamadeira e chupeta. Os achados indicam que a maloclusão não provoca impacto na QVRSB das crianças avaliadas e, menor vulnerabilidade social está associada a crianças que apresentaram sobressaliência acentuada e cujos pais relataram que as mesmas utilizaram mamadeira e chupeta.

Year

2019-08-12T21:23:14Z

Creators

Anita Cruz Carvalho

Análise da percepção de estresse e recuperação e de variáveis fisiológicas em diferentes períodos de treinamento de nadadores de alto nível

O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de estresse erecuperação, através do questionário RESTQ-Sport, a concentração de cortisolsalivar e a atividade plasmática da enzima creatina quinase (CK) em repouso, em 3diferentes períodos de treinamento de uma temporada (T1,T2 e T3), realizados aolongo de 2 meses, quando os atletas eram submetidos a diferentes níveis de cargade treinamento. Além disso, relacionar a percepção de estresse e recuperação coma concentração de cortisol salivar e com a atividade plasmática da CK em repouso,em T1, T2 e T3. Participaram desse estudo 13 nadadores do sexo masculino comidade média de 17,7 + 1,3 anos, meio-fundistas e fundistas, finalistas decompetições nacionais nas suas respectivas categorias. Em T1, os atletas foramsubmetidos à cargas de treinamento consideradas moderadas durante uma semana.Em T2, foram submetidos à cargas elevadas de treinamento durante uma semana,de volume semelhante e de intensidades superiores, em comparação à T1. Nasemana T3, as cargas de treinamento foram reduzidas substancialmente em volumee em intensidade. Poucos dias após T3, os nadadores participaram de uma dasprincipais competições da temporada. Não foram encontradas diferençassignificativas em nenhuma das escalas de percepção de estresse e recuperaçãoentre T1 e T2. Entre T1 e T3, foram observadas reduções significativas em algumasescalas de estresse, assim como entre T2 e T3. Também foram observadosaumentos significativos nas concentrações do cortisol salivar entre T1 e T2 (0,23µg/dL + 0,15; 0,38 µg/dL + 0,15), entre T2 e T3 (0,38 µg/dL + 0,15 + 0,47 + 0,19µg/dL) e entre T1 e T3 (0,23 µg/dL + 0,15; 0,47 + 0,19 µg/dL). A atividade da CKreduziu significativamente de T1 para T3 (289,18 + 112,86 U/L; 167,92 + 57,14 U/L).Os resultados obtidos podem indicar, que diferentes variáveis utilizadas nomonitoramento do treinamento esportivo, apresentam diferentes níveis desensibilidade às mudanças das cargas de treinamento, logo, o monitoramento dotreinamento em nadadores de alto nível deve ser realizado de maneiramultidisciplinar.

Year

2019-08-11T16:02:16Z

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Rauno Alvaro de Paula Simola

Condição periodontal de indivíduos submetidos à radioterapia associada ou não à quimioterapia das vias aerodigestivas superiores: um estudo prospectivo

Estudos que investigam a progressão da doença periodontal em pacientes submetidos à radioterapia, como parte do tratamento de tumores malignos das vias aerodigestivas superiores (principalmente nos tumores de boca), mostram aumento da perda de inserção periodontal, que pode ser explicada por uma associação de fatores como ação direta da radiação sobre os tecidos, acúmulo de biofilme bacteriano e por alteração da resposta imunológica do hospedeiro. Entretanto estes estudos são poucos e com tamanho amostral reduzido. A proposta deste estudo longitudinal prospectivo foi avaliar o surgimento e progressão da doença periodontal em pacientes com tumores malignos das vias aerodigestivas superiores submetidos à radioterapia associada ou não à quimioterapia. Participaram deste estudo 53 pacientes, dos quais 28 foram acompanhados até o final do tempo proposto para o estudo. A amostra foi alocada em dois grupos de acordo com o diagnóstico clínico periodontal em Grupo saúde e gengivite (GSG) e Grupo periodontite (GP). Os grupos foram homogeneizados com relação ao sexo e tabagismo. Os parâmetros clínicos periodontais registrados foram: sangramento à sondagem (SS), profundidade à sondagem (PS), perda de inserção clínica (PI), recessão gengival (RG); e o índice de placa (IP), que foram avaliados antes do início do tratamento oncológico, sendo esta a medida basal. Outras duas avaliações periodontais foram realizadas após o término da radioterapia (até 10 dias e 180 dias). Testes para avaliar a normalidade e a homogeneidade dos dados paramétricos foram realizados. Medidas descritivas do IP e dos parâmetros periodontais foram relatadas em freqüência absoluta, relativa e em valores médios e percentuais quando adequados. As mudanças nos parâmetros periodontais nos diferentes momentos de avaliação foram comparadas por testes estatísticos apropriados, utilizando o programa SPSS versão 15.0 para Windows e Graph Pad InStat. Os resultados foram considerados significativos para uma probabilidade de significância inferior a 5% (p < 0,05). Este trabalho é apresentado no formato de artigo científico. O artigo analisa as alterações nos parâmetros clínicos periodontais ocorridas durante os seis meses de acompanhamento. A média de idade dos pacientes foi de 43,82 (±15.56) anos, com maioria de leucodermas (71,4%) e tipo histológico de Carcinoma Epidermóide (78,6%), e maior prevalência em boca (53,6%). Foi encontrada uma diminuição das médias da profundidade à sondagem nos sítios sadios e doentes, mas apenas nos doentes esta diminuição foi significativa (p< 0,01) entre a medição basal e 180 dias após radioterapia. A média da recessão gengival aumentou nos sítios sadios (p=0, 001) e doentes (p=0, 023), com diferença significativa entre a medição basal e 180 dias após radioterapia (p< 0, 001). Controle periodontal dos pacientes através de consultas regulares, instrução e reforço de higiene bucal podem contribuir para uma estabilidade dos parâmetros clínicos periodontais. Os achados deste estudo demonstraram que pacientes submetidos à radioterapia em região das vias aerodigestivas superiores associada ou não à quimioterapia não tem uma piora na condição clínica periodontal durante os seis meses de estudo.

Year

2019-08-13T08:14:07Z

Creators

Audrey Cristina Bueno

Revisão do Projeto Político Pedagógico da ETSUS-Tocantins: uma construção coletiva

A adoção de um novo modelo de gestão e planejamento da educação brasileira deu-se por meio a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 20 de Dezembro do ano de 1996 que fixou, em linhas gerais, formas mais flexíveis e descentralizadas deadministração/gestão escolar, fortalecendo, dessa forma, a autonomia e a gestão democrática das escolas. Um instrumento que mobilizou os atores envolvidos no cenário das escolas a pensar na proposta de educação estabelecida na LDB foi o Projeto Político Pedagógico (PPP).Pensado na construção coletiva do PPP, este projeto de intervenção propõe uma reflexão de toda comunidade escolar da ETSUS TO, sobre o Projeto Político-Pedagógico da ETSUSTO com vistas à revisão/reelaboração do mesmo. Para a realização de tal intervençãoutilizar-se- á o método da Roda de Conversa com ênfase na Problematização.

Year

2019-08-13T14:22:43Z

Creators

Fabíola Sandini Braga

Sentidos políticos sobre a água: discursos e práticas pedagógicas em uma escola do campo no assentamento Craúno Jequitinhonha-MG

A presente pesquisa intitulada Sentidos políticos sobre a água: discursos e práticas pedagógicas em uma escola do campo no assentamento Craúno Jequitinhonha-MG, visou analisar se os sentidos políticos das práticas pedagógicas de uma escola do campo, contemplam o contexto socioambiental de sua realidade local nas abordagens sobre a temática água. Em específico, buscou-se identificar práticas pedagógicas de educadores do campo sobre a temática água; investigar os sentidos políticos construídos sobre a água, pelos educandos e gestores de uma escola do campo e conhecer os possíveis desafios ligados à temática da água em uma escola do campo. Sua temática central abrange as principais problemáticas relacionadas à água no mundo buscando fazer uma vinculação com as principais questões presentes no contexto de uma escola no campo. A água, sendo um recurso essencial à vida, necessita de análises e problematizações críticas sobretudo, no que se refere aos discursos construídos nos diversos espaços e por diferentes sujeitos. Para tanto, com o intuito de desvelar o universo da realidade pesquisada, a pesquisa foi desenvolvida tendo por base a abordagem qualitativa, adotando como método de coleta de dados a entrevista narrativa, a entrevista semiestruturada e uma análise documental de projetos e outros tipos de documentos que narram os objetivos traçados para a implementação do projeto PADVALE e posteriormente do Projeto de Assentamento Craúno. Neste sentido, os sujeitos escolhidos para as entrevistas foram 3 educandos, uma educadora e uma gestora. Os dois moradores e dois representantes de organizações populares entrevistados contribuíram para narrar a história do assentamento, da luta pela permanência na terra e de questões relacionadas à água. Este estudo permitiu compreender que, no bojo das disputas e conflitos pela água, são diversas questões que impactam tanto na comunidade quanto na escola: segurança hídrica, saneamento básico, funcionamento da escola e a própria permanência no campo. Sem água em uma escola fica impossível seu funcionamento e o atendimento aos educandos. Portanto, a água é tema que carece de aprofundar sua discussão e problematização no contexto escolar. A escola do campo precisa construir caminhos pedagógicos que reforcem em seu PPP a questão do acesso à terra e água. Este movimento poderá problematizar e promover a construção de novos conhecimentos que despertem um olhar crítico sobre o papel político da água. Diante das reflexões e análises feitas constatou-se que a água é, acima de tudo, um elemento político sob a égide de uma sociedade capitalista. Portanto, faz-se necessário que a Educação do Campo problematize a água reforçando esta discussão em seus pressupostos teórico-metodológicos.

Year

2020-01-22T18:09:38Z

Creators

Maria Aparecida Afonso Oliveira

Continuidades na mudança: um olhar arqueológico sobre os caminhos das Minas Gerais, séculos XVIII e XIX

Duas estradas construídas em Minas Gerais - a primeira no século XVIII (Caminho Novo) e a segunda no século XIX (Estrada do Paraibuna) - foram entendidas a partir da perspectiva de como as diferentes formas de governo (Colonial e Imperial, respectivamente) construíram seu poder por meio do estabelecimento das estradas, incluindo aspectos, como: seus traçados, suas estruturas viárias, suas relações com as pousadas e as cidades do seu entorno. A análise da cultura material, através de uma perspectiva da arqueologia interpretativa, permitiu entender os caminhos como formas de domesticação do ambiente e, por conseguinte, das pessoas que transitavam por eles. O domínio e controle do território criaram paisagens, e ao estudá-las foi possível reconstituir as estratégias para a reprodução do poder. Enquanto no século XVIII as estradas eram vistas como canais facilitadores do contrabando, no século XIX elas tornaram-se elementos fundamentais na integração das províncias e no aumento das riquezas do Império.

Year

2019-08-14T04:36:57Z

Creators

Anaeli Queren Xavier Almeida

Ocupação de habitat em florestas re-emergentes: o caso da Preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus, Illiger 1811) em fragmentos de Mata Atlântica no Espírito Santo

Estudar padrões de ocupação é essencial para entender as estratégias ecológicas das espécies. Nosso principal objetivo foi identificar variáveis que possam influenciar na ocupação da preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus) em fragmentos de Mata Atlântica re-emergentes. O estudo foi realizado em Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, Brasil. Selecionamos 33 estações de coleta em toda paisagem, com 500 m de distância entre elas e amostradas cinco vezes, a fim de verificar a presença ou ausência da espécie e de coletar dez variáveis locais. Aplicamos dois moving windows de 500m e de 1000m - em cada estação de coleta, para realizar as análises de paisagens. Escolhemos dez variáveis seis locais e 4 de paisagem dentre as 25 geradas para a realização das estimativas de ocupação. Calculou-se o modelo dinâmico e o median c-hat com o intuito de testar os pressupostos de população fechada e de pontos independentes, respectivamente. Realizamos a seleção de modelos através do Critério de Informação de Akaike. Para incrementar os resultados, calculou-se o model averaging e o peso acumulativo de cada preditora. A preguiça foi detectada em 48% das estações. O modelo dinâmico indica que a população é fechada (==0) e o median c-hat mostra uma sobredispersão dos dados (1.79). Nas duas abordagens, local e espacial, fizemos o teste ad hoc. Apenas variáveis locais parecem atuar como filtros ambientais, com relações positivas de Árvores Importantes, Altura do Dossel e negativas com o Índice de Complexidade de habitat, sendo que Árvores Importantes obteve o maior peso acumulativo (w+(j) = 0.64249). Com relação à paisagem, o modelo nulo foi o mais bem ranqueado (QAICc=78.2979), seguido da probabilidade de ocupação influenciada positivamente pela disponibilidade de borda (QAICc=79.9069). Nossos resultados mostram que a presença de árvores essenciais para a preguiça se alimentar ou repousar, além de um dossel alto são de extrema importância e que características da paisagem não influenciam nas probabilidade de ocupação, incluindo manchas secundárias, provavelmente consequência de uma paisagem com uma alta cobertura florestal (> 30%), como é o caso de Santa Maria de Jetibá. Essa é mais uma evidência da grande flexibilidade da preguiça em ocupar ambientes florestais degradados e que manchas de habitat de crescimento secundário são importantes para estratégias de conservação da espécie.

Year

2019-08-11T06:52:29Z

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Paloma Marques Santos

Auditoria do terceiro setor

A economia mundial se desenvolveu basicamente por três setores distintos, os quais contribuíram para a evolução e formação da sociedade. Estes setores são formados pelo Estado, a iniciativa privada e as entidades sem fins lucrativos. O Terceiro Setor é constituído por organizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Têm como objetivo o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam e, no Brasil já temos várias entidades cujos serviços sociais já se incorporaram à cultura nacional, pois, além do socorro a comunidades carentes ainda contribuem com o Produto Interno Bruto (PIB) do país. No Brasil a atividade do Terceiro Setor tem imunidade e isenção de tributos sobre suas receitas e ainda gozam de diversos benefícios como taxas e muitas obrigações acessórias, desde que atuem dentro dos princípios e normas específicas, criadas para o atendimento de serviços sociais. Assim como nos demais setores, o trabalho de auditoria pode contribuir no aprimoramento dos controles internos e melhor qualidade das demonstrações financeiras das entidades do terceiro setor, atendendo às necessidades de geração de informações específicas voltadas para este segmento. O terceiro setor, como as demais organizações privadas e públicas, está sujeito às mesmas normas de auditoria, bastando apenas o foco nas suas atividades específicas. Sendo assim, como estes setores o Terceiro Setor deve-se valer da contribuição do trabalho de auditoria para também aprimorar a qualidade do seu trabalho e seu desenvolvimento como agente econômico e social.

Year

2019-08-13T16:29:25Z

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Jarbas Oliveira Pinto

Otimizações na compilação de adendos de contorno em programas orientados por aspectos

Em menos de uma década, Programação Orientada por Aspectos (AOP) evoluiu de um conceito teórico para um conjunto de linguagens de programação e arcabouços de amplo uso no desenvolvimento de sistemas comerciais. A tecnologia que suporta ferramentas AOP é intrinsecamente intrusiva, pois altera o comportamento do código-base de aplicações. A costura de código realizada por compiladores da linguagem AspectJ deve introduzir comportamentos transversais definidos por adendos (advices) em programas Java sem causar impactos no seu desempenho. Neste trabalho caracterizam-se as técnicas de compilação e costura de código adotadas pelos compiladores da linguagem AspectJ ajc e abc, e identificam-se problemas existentes no código gerado durante a costura de adendos de contorno. Os problemas analisados são a repetição de implementações de adendos e hachuras (shadows) e repetição de variáveis de contexto. Apresentam-se otimizações que eliminam esses problemas para ambos os compiladores, bem como indicações de integração dessas soluções à etapa de costura de código de cada um. As otimizações propostas reduzem o tamanho, o tempo de execução e o consumo de memória de programas AspectJ que usam adendos de contorno.

Year

2019-08-13T04:18:36Z

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Eduardo Santos Cordeiro

Clientelismo, cultura política e desigualdades sociais: tópicos do caso brasileiro após a redemocratização.

O objeto desta dissertação é o clientelismo no sistema político brasileiro, entendido como um aspecto da cultura política, ou seja, um conjunto de códigos, símbolos e orientações valorativas que norteiam a ação dos atores sociais e políticos. No estudo de tal objeto, tomamos como pressuposto a existência de uma conjugação entre o desenho institucional democrático estabelecido pela constituição de 1988 e a persistência das desigualdades socioeconômicas, em suas complexas relações com a cultura política. A metodologia utilizada foi a de pesquisa documental. Inicialmente, buscamos definir o conceito de clientelismo,mapeando a literatura pertinente. Em seguida, por meio de dados secundários (alguns originários da etapa anterior), estabelecemos um diálogo crítico entre as diferentes acepções do conceito e sua posterior operacionalização em pesquisas empíricas. Desse modo,procuramos identificar e interpelar, criticamente, a própria literatura, confrontando duas formas de interpretação do fenômeno. A primeira delas atribui um grau de persistência inadmissível aos aspectos inerentemente clientelísticos da cultura política brasileira. Asegunda, centrada em algumas pesquisas dos novos espaços institucionais de participação ampliada, tais como os Conselhos de Políticas e o Orçamento Participativo, adota, por vezes, uma postura contraposta à primeira, ao atribuir a tais instituições a possibilidade de eliminar o clientelismo. Conclui-se que ambas as perspectivas contêm elementos importantes para iluminar as diversas facetas do fenômeno do clientelismo no Brasil atual, sendo possível reduzir os excessos (pessimismo e otimismo) para conjugar as contribuições de cada uma e produzir interpretações ampliadas e consistentes do problema.

Year

2019-08-11T14:14:25Z

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Eduardo Moreira da Silva

Interfaces abertas: dispositivos programáveis no ensino de Artes visuais

Esta dissertação reflete sobre o uso de Tecnologias Contemporâneas no contexto do Ensino de Arte, focando no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais com tecnologias digitais.Através de um panorama do uso das tecnologias digitais na arte e na educação, traço uma aproximação entre a Arte/Tecnologia e o ensino/aprendizagem de Artes Visuais, buscando problematizar e destacar aspectos relevantes para o Ensino de Arte implicado na relação crítica e criativa com as tecnologias. Para tanto, exploro a abordagem Construcionista, que ressalta o aprendizado construído na criação em mídias digitais, propondo interlocuções com o Ensino de Arte. Na pesquisa empreendida, analiso recursos para construção de dispositivos programáveis acessíveis a iniciantes, tendo como estudo de caso os recursos para criação em mídias digitais Crickets e Scratch, e os discuto como interfaces abertas no ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Relato ainda uma experiência prática realizada com alunos da licenciatura em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG, na qual busquei instigar a elaboração de propostas de ensino usando os recursos analisados.

Year

2019-08-13T04:26:30Z

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Sara Moreno Rocha

Aprendizagens em uma pesquisa de opinião na sala de aula: diálogos entre práticas cotidianas

Este trabalho se dedica a investigar as aprendizagens que ocorrem em sala de aula, quando alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participam de práticas sociais configuradas em uma pesquisa de opinião,conforme a metodologia proposta no Programa Nossa Escola Pesquisa sua Opinião ( NEPSO). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, segundo a abordagem da etnografia na sala de aula, na perspectiva da prática etnográfica crítica. O material empírico foi coletado por meio de observação participante ativa de uma turma de crianças do 3º ano de uma escola municipal de Betim-MG, durante o período em que desenvolveram uma pesquisa de opinião com o tema Serviços Públicos, sendo esta orientada pela professora da disciplina de Geo/História. Para subsidiar a análise dos dados, foram acionados autores do campo da Educação, da Educação Matemática e da Antropologia Cultural. Iluminadas pela perspectiva relacional da aprendizagem como/na prática, ferramentas de análise foram acionadas para, primeiramente, caracterizar as práticas sociais pela percepção das perfomances dos alunos nessas práticas, identificando relações estabelecidas por esses sujeitosna e entre práticas das quais eles participam. A partir da caracterização da práticas, algumas aprendizagens, foram identificadas, quando se tornou possível perceber mudança na práticaem análise, evidenciadas pelamudança de participação dos alunos, pelo uso de artefatos, tais como régua e malha quadriculada; pelo uso de diferentes estratégias para contar, quantificar, representar os dados e resolver problemas numéricos; ou, ainda, pelo uso de representações visuais construídas. Entre as aprendizagens identificadas, destacam-se algumas com estreita relação com o campo de ensino da Matemática na escola e outras voltadas para a construção da identidade do sujeito como cidadão, que está inserido e atuando em uma sociedade mais ampla. Concluiu-se que o desenvolvimento de uma pesquisa de opinião, considerando todo o seu contexto de produção, é um dos instrumentos para que aprendizagens ocorram situadas em práticas sociais, que contribuam para o autorreconhecimento do sujeito como cidadão de direito, e em práticas de numeramento, em que modos de usar conceitos, procedimentos e linguagem associados à matemática estão presentes. Concluiu-se ainda que a definição do tema de uma pesquisa de opinião, as intenções do/a professor/a que as propõem,assim como os contextos em que ela é produzida conduzem a diferentes aprendizagens nas práticas, das quais os alunos participam.

Year

2019-08-10T04:12:06Z

Creators

Aliene Araujo Villaca