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A interlocução entre poder público e cidadãos na proposta de gestão compartilhada da prefeitura de Belo Horizonte

O presente artigo, síntese de nossa dissertação de mestrado, compreende, a partir do caso da Vila Jardim do Vale, de BeloHorizonte, como as interações comunicativas de uma comunidade proveniente de ocupação a tornam um público capaz departicipar, aumentar sua potência cívica e, assim, influenciar a tomada de decisão do poder público, considerando um contextodito de gestão compartilhada. Para isso, foram utilizadas observações sistemáticas, entrevistas em profundidade, pesquisabibliográfica e análise documental.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Pimenta, Laura Nayara

School without frontiers: university education for the digital society

Este artigo apresenta o desafio enfrentado pelas instituições de ensino superior na elaboração de ofertas educacionais específicas para o campo das mídias sociais digitais, entendidas como vetor de desenvolvimento da economia criativa. Oestudo considera o conceito de economia criativa propagado por Howkins (2012) e Florida (2011), bem como as noções desociedade em rede de Castells (2003) e Recuero (2009). Como resultado, aponta o entrelaçamento entre comunicação e economia criativa no setor educacional, contextualizando as mídias sociais digitais como área que exige formação multidisciplinar, direcionada à classe criativa.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Garcia, Maria Carolina

Economia criativa, um paradigma de política pública contemporâneo? Uma discussão conceitual

Esse trabalho é fruto de uma discussão teórica metodológica que Karina desenvolve em sua tese de doutorado. Parte dabibliografia citada foi trazida de visitas técnicas à Inglaterra para vivências em universidades a fim de entender como o conceitode economia criativa está incorporado aos programas, projetos e ações de políticas públicas de diferentes países influenciadospelos discursos de agencias multilaterais, tais como a Unesco e a Unctad, e por pesquisas acadêmicas internacionais.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Cunha, Karina Poli Lima da Yanaze, Mitsuru Higuchi

Economia laranja e comunicação: uma nova partilha do valor da informação na era da criatividade

Diante da crise das formas tradicionais de comunicação e o boom das redes sociais e mídias alternativas pautadas pelaconvergência digital, discute o processo de (re)arranjo no cenário da comunicação e os atuais desafios da mídia pensandoem uma nova forma de partilha da informação pelo viés da economia laranja, isto é, pela economia da cultura e criatividade.Espera-se contribuir para a análise do impacto da economia laranja no cenário da comunicação, os avanços e impasses.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Zaganelli, Bárbara Martins Gantos, Marcelo Carlos

A ocupação do espaço público para a resolução de conflitos: construindo cidades criativas

A proposta deste artigo é provocar um novo percurso que conduza as organizações para a superação do estado de crise, levandoasao entendimento do conflito como inerente a todos os ambientes sociais, culturais e econômicos. O primeiro passo está noconhecimento da ação organizacional frente à ocupação do espaço público como lugar empreendedor de indústrias criativas econsequentemente formador de cidades criativas. A sinergia das organizações na ocupação do lugar público permitirá que osconflitos sejam conduzidos ao status de produção de afetos, gerando bem-estar social, cultural e econômico para os cidadãos.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Mortari, Elisangela Machado

Economía creativa y comunicación gubernamental: Movimiento 90° y el remodelaje visual de la ciudad de São Paulo

Um dos pontos mais discutidos globalmente é o fomento de soluções criativas e inovadoras que permitam crescimento econômico aliado com equilíbrio social. A economia criativa ganha força no debate de revitalização de grandes cidadese espaços que necessitam de soluções para amenizar problemas de ordem urbana, tendo a comunicação como aliada naconscientização de um novo comportamento. O objetivo do artigo é descrever o projeto da construção de jardins verticais nasempenas cegas presentes em centenas de edifícios na cidade de São Paulo, com base em proposta da ONG Movimento 90º.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Macedo, Roberto Gondo Castilho, Alessandra de

Indie games como paradigma de la industria creativa: perspectivas y posibilidades comunicacionales

Diferentemente dos outros produtos culturais que tiveram que imigrar e se adaptar aos novos paradigmas instaurados pelacultura digital, os games já nasceram digitais em um ambiente metamórfico e muitas vezes incompreensível a partir da perspectiva analógica de um imigrante digital. Os games representam o embrião e o solo primevo da cultura digital e porisso mesmo podem ser entendidos como o paradigma da economia criativa dentro da cultura contemporânea, oferecendo novas e interessantes perspectivas comunicacionais para uma geração de nativos digitais.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Nesteriuk, Sergio

Relações públicas e economia criativa: aproximações entre a atuação profissional e as demandas do mercado cultural

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a economia criativa a partir do mercado da cultura e as oportunidades para orelações-públicas na área cultural. Abordamos conceitos de cultura e sua relação com as áreas sociais, políticas e econômicas, além de problematizar as funções do profissional e as suas possibilidades de trabalho. O protocolo metodológico baseia-se na revisão bibliográfica. Observamos que o profissional que atuar no segmento cultural deve ter um posicionamento empreendedor para lidar com os desafios e as demandas impostas pelas lógicas que regulam o mercado da cultura.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Lisboa Filho, Flavi Ferreira Corrêa, Rogério Saldanha Vieira, Carine de Almeida

Creativity, diversification and learning processes in local economies

Este ensaio defende a ideia de que as profissões criativas apresentam a possibilidade de contribuir para o desenvolvimentode uma localidade, uma vez que, em grande medida, apresentam flexibilidade e agilidade na diversificação econômica eapoiam seu desenvolvimento no aprendizado, o que, na gestão de pessoas e empreendimentos, torna-se fator decisivo.O texto, com breves exemplos de iniciativas variadas, apresenta uma abordagem teórica baseada no desenvolvimento,contando ainda com contribuições da aproximação entre as ciências humanas e as ciências naturais.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Vecchiatti, Karin

Cidade do conhecimento e a iconomia dos jogos com moedas criativas

A visão da iconomia e das políticas de desenvolvimento humano com oportunidades em larga escala associadas à economiacriativa e audiovisual torna-se um elemento crítico para a superação da crise contemporânea num contexto de violênciageopolítica, sobretudo repactuando a participação das populações vulneráveis na sua dimensão cultural de periferias globais.O presente ensaio consolida três dimensões desse processo: a conceitualização da iconomia e sua dimensão de monetizaçãolúdica digital no atual cenário capitalista digital global (com potencial de emergência de games e “moedas criativas” comoinstrumentos de transformação); a revisão histórica da “Cidade do conhecimento”, projeto iniciado no Instituto de EstudosAvançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) em 2001, onde são promovidos processos de incubação de projetos,redes e curadorias culminando, em 2015, no projeto “Iconomia”, spin-off na forma de incubadora cujas linhas-mestras,conceituais, tecnológicas e políticas são apontadas na conclusão que reafirma os potenciais de integração transdisciplinarabertas pela pesquisa em economia criativa digital.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Schwartz, Gilson

A economia criativa e o valor potencial da Escola de Comunicações e Artes

O artigo é composto por oito seções, além da introdução e das considerações finais. A primeira seção apresenta a economiacriativa. A segunda aborda a economia imaterial, já que a economia criativa é, igualmente, intangível e simbólica. Os setoresda economia criativa são qualificados na terceira seção e quantificados na quarta seção. A quinta seção analisa a economiatradicional, que poderia evoluir para ser mais criativa de acordo com a sexta seção. A atual relação da ECA-USP com aeconomia criativa é assunto da sétima seção, ao passo que a oitava seção tem foco no futuro para sugerir caminhos possíveise potencialmente promissores.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Nobre, Guilherme Fráguas

Na base de tudo a criatividade

Entrevistado por: Sidney Ferreira Leite

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2022-12-06T14:43:37Z

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Pedigo, Steven

A experiência de liderar o coletivo Movimento Elefantes, um grupo de big band de São Paulo

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2022-12-06T14:43:37Z

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Silveira, Marco Antonio Pinheiro da Lopes, Denis Rodrigo Garces

A formação de designers no contexto da economia criativa

Resenha do Livro: Communication design: insights from the creative industriesAutores: Derek Yates; Jessie Price

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2022-12-06T14:43:37Z

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Vedana, Dario de Barros

Ascensão do resto

Resenha do Livro: O mundo pós-americanoAutor: Fareed Zakaria

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Godoy, Luciene Patricia Canoa de

Caminhos para a prática da excelência

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2022-12-06T14:43:37Z

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Farias, Luiz Alberto de Nassar, Paulo

Marcas organizacionais e o patrocínio de causas sociais alternativas: o daltonismo

Em um mercado com alta competitividade e saturação, valores de marcas podem ter papel decisivo na diferenciação e decisão de compra por parte dos consumidores. Essa pesquisa analisa a importância do investimento em causas sociais, não como obrigação ou autopromoção, mas como abordagem que deve se tornar premissa básica e parte da cultura das organizações. O recorte da pesquisa volta-se ao estudo de causas sociais menos difundidas ou de menor repercussão midiática, procurando verificar se o investimento nelas pode se refletir em valores para marcas, assim como se espera do apoio a causas mais conhecidas, como o câncer, a pobreza ou a fome. O estudo se complementa a partir de entrevistas em profundidade com executivos do Grupo Abril e da Volkswagen do Brasil, para avaliar como essas organizações se posicionam frente à possibilidade de investir em causas menos conhecidas, por exemplo o daltonismo.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Markus, Kleber Vechio, Gustavo Henrique Del

Entre a disputa e a coprodução: a imagem do Exército Brasileiro no Complexo da Maré

During 2014 and 2015 the Armed Forces were involved in the operation of pacification of the Complexo da Maré shantytown, in Rio de Janeiro. This event establishes a tense atmosphere that offers conditions for a dispute for production of meaning. On the one side, the Army, a non-mediatic institution; on the other the journalism institutions, producing discourses on and images of the fact. However, a third element is aggregated with this circulating scenery, the social actors, who also begin to produce and develop the pacification in the mediatic aspects to which they have access. Based on the concepts of mediatization and circulation, one has a configured dispute. Thus, one investigates the process of construction of the image of the Army during the operation, based on the gathered materiality relative to the period of occupation of the Complexo da Maré . Finally, the correlation of these evidences reveals elements that go beyond the dispute, which causes the circulation of mediatized imagism.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Rosa, Ana Paula da Vinhola, Bruno Garcia

O acontecimento no contexto das organizações: a campanha “Casais”, os públicos e a imagem de O Boticário

O artigo discute o potencial do conceito de acontecimento para os estudos da comunicação organizacional a partir da análise da campanha “Casais”, de O Boticário. A análise apoia-se em textos de diversas mídias e comentários de leitores, buscando apreender como se dá a descrição, narração e recepção pública do acontecimento e como ele reconfigura a imagem de O Boticário. Evidenciamos a forma como o acontecimento afetou diferentemente os públicos, os quais atualizam a imagem de O Boticário, vinculada, por alguns, ao desrespeito à família e à promoção da “imoralidade”, e, por outros, à “coragem”, à “quebra de tabus” e à “responsabilidade social”.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Silva, Terezinha