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Radio educativa y medios sociales digitales: perspectivas y desafíos de la fanpage de la Radio Unesp FM

O artigo pretende discutir a utilização da fanpage pela Rádio Unesp FM, rádio pública de caráter cultural e educativo. Para tal,foram empreendidas leituras sobre rádios educativas, rádio e internet e organizações nas mídias sociais, e realizada análisedas publicações de janeiro a junho de 2014, utilizando dados gerados pelo Facebook Insights. Espera-se que trabalho apontecaminhos para aprimorar o uso dessa plataforma não só pela Rádio Unesp, mas também por outras emissoras educativas,para que obtenham êxito em seus objetivos de propagar conteúdos caros à educação, cultura e cidadania.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Vicente, Maximiliano Martin Versuti, Christiane Delmondes

O Facebook como estratégia de superação da escassez de meios na comunicação institucional: o caso da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

O Facebook é a principal rede social em escala global. Em Portugal, 96% dos utilizadores de redes sociais têm perfil noFacebook e 87%, a maioria jovens, afirmam utilizá-lo com frequência. Com base nesse cenário e nas potencialidades que aweb 2.0 proporciona, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Fluc) protagoniza a experiência invulgar de, face àescassez de recursos humanos e meios financeiros, utilizar o Facebook como instrumento estratégico para a sua comunicação.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Figueira, João

O uso das mídias sociais pelo governador do estado de Goiás: estratégia de marketing político ou comunicação pública?

Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado, que tem como intuito reconhecer se as mídias sociais podem ser umlocus para o exercício da comunicação pública. Para isso, apresentamos resultados de um estudo de caso do twitter dogovernador de Goiás, Marconi Perillo. Com este estudo, pretende-se lançar algumas luzes sobre a discussão e o debatedesse tema considerado nodal e recente na área da comunicação.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Ribeiro, Eva Márcia Arantes Ostrosky Mainieri, Tiago

Comunicação de crise em mídias sociais digitais: um estudo do Twitter, do Facebook e do blog corporativo da Petrobras

Este artigo tem como objetivo discutir a atuação, em mídias sociais digitais, de uma empresa em situação de crise. Comoobjeto de estudo, optou-se pela Petrobras, empresa envolvida na “Operação Lava-Jato” da Polícia Federal. Os perfis daempresa no Twitter, na fanpage do Facebook e no blog corporativo representam as mídias digitais mais utilizadas para oempreendimento de estratégias de comunicação junto aos seus públicos. A análise, realizada pelo método do estudo decaso e da técnica de observação, tem foco nas postagens relacionadas à investigação judicial que foram publicadas pelaPetrobras nessas mídias sociais, nos dois primeiros meses de 2015.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Machado, Jones Barichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha

Comunicação integrada, relações públicas e gestão da reputação em ambientes digitais: uma perspectiva crítica

Este artigo discute possibilidades e desafios para a gestão da reputação em ambientes digitais sob a perspectiva dacomunicação integrada. A permanente orientação para a gestão de riscos de imagem e a promessa de simetria e interatividadesão desafios para a gestão da comunicação digital, e as relações públicas têm papel essencial na proposição de espaços dediálogo com os interagentes que compõem o ecossistema relacional das organizações.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Pereira, Else Lemos Inácio

A celebridade política Romário: análise das interações propostas no seu perfil oficial do Facebook

Digital social networks have been an important tool for political communication. This article is about digital public spaceand the proposal by Ângela C. Salgueiro Marques (2011) concerning the political debate on the web. In this sense, we listthe official Facebook profile of Senator Romário Faria, during the first week after the 2014 elections, investigating theattempted designed debate through its publications. We found a real possibility of empowerment by means of the digitalsocial network. However, the decision processes are an individual choice, and are not necessarily entailed to publicationsof the profile. Lastly, we observed that the great number of interactions did not assure the debate, because the greater thenumber of interactions, the lesser was the political force of the debate.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Pozobon, Rejane de Oliveira Arruda, Paula Purper

Personas no Facebook e consumo da afiliação: percepções sobre (des)encaixes entre selves on e off-line

Parte-se, por um lado, dos pressupostos teóricos relacionados ao interacionismo simbólico e a uma concepção de selvessociais e, por outro, de dados empíricos coletados através da aplicação de questionário e realização de entrevistas cominformantes que possuem perfis individuais no Facebook, para discutir questões relacionadas a percepções de autenticidadee (des)encaixes entre selves on e off-line. Com base na análise empreendida, propõe-se que há níveis distintos percebidosde rupturas nesse processo a partir das performances dos atores sociais, o que configuraria diferentes tipos de perfis. Alémdisso, discute-se a importância da afiliação simbólica do consumo nesse ambiente como marcador identitário.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Polivanov, Beatriz Brandão

Redes tecidas em tempo real

Entrevistado por: Elizabeth Saad Corrêa

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2022-12-06T14:43:37Z

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Kerckhove, Derrick de

Mídias sociais e risco de imagem

No summary/description provided

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2022-12-06T14:43:37Z

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Cardoso, Claudio Abramo, João Martins, Alexandre Freitas, Elizabeth J. S. M.

Fãs organizacionais e o discurso mnêmico nas mídias sociais: observações a partir do estudo do Canal Viva

A perspectiva abordada na discussão a seguir parte do pressuposto de existência de um fã organizacional que, em virtude deum comportamento próprio, se estabelece como um público de interesse das organizações. A partir de tal categorização, eusando como foco de estudo o Canal Viva, do Grupo Globo, consegue-se elencar quais seriam os padrões de comportamentodesse novo público e, mais, de que forma as trocas simbólicas se concretizam como fatores de identificação e relacionamentoentre os fãs e as organizações em espaços digitais. Assim, tais panoramas apontam para um olhar sobre possíveis articulaçõescomunicacionais por parte das organizações para a manutenção desse relacionamento.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Amaral, Adriana da Rosa Parada, Augusto Rodrigues

Creative-innovative strategies of corporate communication of companies in digital social media: the Itaú, O Boticário and Cacau Show cases

Este artigo aborda de maneira preliminar as estratégias criativas e inovadoras de comunicação institucional das empresasItaú, O Boticário e Cacau Show, ao analisar a utilização das redes sociais digitais por parte delas. A metodologia empregadafoi o estudo multicaso, com análise qualiquantitativa dos dados. Apresenta-se um sistema de variáveis e indicadores paramensurar e identificar quais são as estratégias de comunicação institucional de caráter criativo e inovador que utilizamalgumas das empresas mais inovadoras do Brasil nas mídias sociais digitais, de acordo com o ranking consultado. Osresultados obtidos apontam que a estratégia de fazer um investimento privilegiado na comunicação institucional, deixandoem segundo plano o da mercadológica, além de ser considerada uma estratégia criativa condizente com o comportamentopadrão do mercado na atualidade, pode vir a oferecer bons dividendos.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Ortiz, Felipe Chibás Cipolla, Melanie

Lidando com crises na era das redes sociais digitais

Resenha do Livro: Caiu na rede. E agora? Gestão e gerenciamento de crise nas redes sociaisAutora: Patrícia Brito Teixeira

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2022-12-06T14:43:37Z

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Moura, Anaíle Terumi

Experiências além das fronteiras culturais

Resenha do Livro: Marketing e comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanaAutores: Mitsuru Higuchi Yanaze; Felipe Chibás Ortiz; Kleber Markus (Org.)

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2022-12-06T14:43:37Z

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Monteiro, Maurício Mário

Olhares em perspectiva sobre a comunicação organizacional

Resenha do Livro: Comunicação organizacional: dimensões epistemológicas e discursivasAutoras: Ângela Cristina Salgueiro Marques; Ivone de Lourdes Oliveira (Org.)

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2022-12-06T14:43:37Z

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Farias, Luiz Alberto de

Uma refrescante fonte de inspiração, humanismo e esperança

No summary/description provided

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2022-12-06T14:43:37Z

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Adame, Fernando Castro

Criatividade em movimento

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2022-12-06T14:43:37Z

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Farias, Luiz Alberto de Leite, Sidney Ferreira

A gestão da comunicação no processo de racionalização do trabalho: os ditames de relações públicas no Brasil e na França (anos 1930-1960)

Este artigo apresenta uma breve exposição da pesquisa de doutorado da autora, constituída por uma ampla investigaçãoem arquivos brasileiros e franceses e realizada com o principal propósito de identificar e analisar as prescrições de relaçõespúblicas em diálogo com o discurso da racionalização do trabalho, difundido entre os anos 1930-1960. Sobretudo, a pesquisatrata dos ditames que nortearam a gestão da comunicação nas relações de trabalho em organizações na primeira metadedo século XX. Naquele período, as formas de gerir o trabalho nas sociedades capitalistas foram orientadas pelos princípiosdo ideário taylorista/fordista e da Escola das Relações Humanas. Neste contexto de racionalização do trabalho, os ditamesde gestão da comunicação em organizações foram influenciados por esses mesmos princípios, produzindo prescrições queprocuravam mediar as relações de trabalho.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Rebechi, Claudia Nociolini

Elementos comunicacionais da estratégia das organizações

Em uma reflexão teórica, este artigo discute um conjunto de elementos comunicacionais que podem ser aplicados paraa compreensão da estratégia das organizações. Esses elementos são categorizados da seguinte forma: a decisão, aidentificação, a institucionalização, a mediação, a cultura organizacional e a comunicação organizacional. A articulaçãodesses elementos indica que as estratégias são constituídas, negociadas e representadas, por meio da processualidade dacomunicação organizacional, em um conjunto de decisões voltadas para a diferenciação das organizações.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Gomes, Victor Márcio Laus Reis

Desafios comunicacionais na gestão estratégica pelo balanced scorecard e o choque de gestão no estado de Minas Gerais

Este trabalho tem como objetivo analisar como as práticas de comunicação interna adotadas pelos órgãos do governobrasileiro têm se transformado diante das mudanças na administração pública contemporânea. Para isto, toma como objetoo processo de implantação do balanced scorecard (BSC) no estado de Minas Gerais, integrando os esforços de uma gestãobaseada em resultados denominada choque de gestão. Os resultados da pesquisa realizada em tese de doutorado apontampara a indissociabilidade entre comunicação e estratégia, sugerindo um modelo analítico de comunicação organizacionalque privilegia não os resultados do alinhamento dos sujeitos organizacionais em relação à estratégia (eficácia dos processos),mas, antes, os quadros sígnicos acionados e como eles participam da ação dos sujeitos que, recursivamente, reforçam ounegociam os significados propostos pela organização.

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2022-12-06T14:43:37Z

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Lima, Fábia Pereira