RCAAP Repository
Cultura lúdica, relações de gênero e desigualdades: uma problematização (na e da) brincadeira com as crianças - exercícios de alteridade
O presente trabalho, mais do que um relato descritivo de um processo pedagógico, pode se configurar como um texto de inspiração ao exercício da docência que seja voltado ao reconhecimento de si e do outro, ou seja, um exercício pautado pela alteridade. O relato em questão refere-se a um trabalho de problematização das relações de gênero em aulas de Educação Física feito com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede particular de Belo Horizonte.
Biblioteconomia contemporânea: desafios e realidades
Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e compreender, por meio da análise do discurso dos profissionais e professores da área, a Biblioteconomia contemporânea. Para tanto, foram elencados como objetivos específicos: obter elementos para analisar as transformações da Biblioteconomia; verificar a percepção dos professores e dos bibliotecários em relação à visão de biblioteca, bibliotecário e Biblioteconomia; e apontar os desafios contemporâneos da área. A pesquisa pretendeu contribuir com a compreensão e reflexão dos aspectos teóricos e das modificações ocorridas na prática biblioteconômica no período que compreende a década de 1990 a partir das discussões em torno dos impactos das tecnologias e do Moderno Profissional da Informação, até o presente momento. Para atingir os objetivos propostos, foram usados nesta pesquisa exploratória de base qualitativa, os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados nas entrevistas. Foram realizadas duas análises dos dados: a partir da revisão de literatura, enfocando os conceitos de biblioteca, bibliotecário e Biblioteconomia; e a partir do conceito de nova Biblioteconomia cunhado por R. David Lankes. Partindo-se do princípio de que uma ciência é definida por seus praticantes e a forma como atuam, a amostra foi intencional e contou com bibliotecários atuantes em diferentes campos do mercado na cidade de Belo Horizonte e com professores que lecionam diferentes temáticas no curso de graduação em Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os resultados indicaram que, de maneira geral, os entrevistados concebem a biblioteca como uma instituição social que tem o papel social de democratizar o acesso ao conhecimento. No entanto, diante do contexto informacional, há uma percepção de que tanto a biblioteca como o bibliotecário, precisam se reinventar e criar novas perspectivas de atuação junto à sociedade. Os entrevistados indicaram que o bibliotecário é o responsável pelas mudanças que espera para a área. A Biblioteconomia, por sua vez, é entendida pelos entrevistados como um conhecimento que contribui para o desenvolvimento da sociedade ao subsidiar o acesso democrático à informação. A análise permitiu, ainda, apontar como proposta os desafios contemporâneos da Biblioteconomia a partir de quatro dimensões: 1) Impactos das tecnologias de informação e comunicação; 2) Mediação da informação; 3) Formação do bibliotecário; e, 4) Autovalorização profissional.
2019-08-11T21:57:34Z
Emanuelle Georgia Amaral Ferreira
A urbanização fetichista: crise imanente, planejamento e reprodução capitalista do e no espaço
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A construção da Gestão Democrática e formas de participação
O presente trabalho analisa a construção da gestão democrática e formas de participação, tendo em vista as experiências vivenciadas na escola EMAZ, localizada no Municipio de Ribeirão das Neves. As reflexões realizadas mostram as ações cotidianas no ambiente escolar que se pautam em princípios democráticos. Nesta perspectiva, foram destacadas a importância dos processos de escolha de dirigentes, da criação de Conselhos Escolares e da construção do Projeto PolíticoPedagógico para a efetivação de uma educação de qualidade.
2019-08-12T02:04:50Z
Daniela Freire Lopes Pereira
Development of magnesium-based hybrids through high-pressure torsion
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Tablets (leitores digitais) e os e-books.: O livro impresso está com os dias contados?
O presente trabalho é uma breve análise sobre o impacto dos e-books (livros eletrônicos) no mercado editorial brasileiro. O surgimento de tecnologias que permitem a digitalização de conteúdos, e consequentemente, aumenta o acesso as informações, que passam a ser publicadas com mais rapidez, nos faz questionar sobre o destino das publicações impressas.O lançamento de e-readers, como o Kindle e tablets, como o iPad aumentaram a divulgação de livros eletrônicos no país. Segundo um estudo realizado pela Bain & Company, no qual foram ouvidos 3.000 pessoas em seis países EUA, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha, Japão e França -, cerca de 25% dos livros vendidos nos maiores mercados consumidores do mundo serão em formato digital.Frente a esse cenário, surge a discussão de como o mercado editorial brasileiro irá se adaptar a digitalização de conteúdo. Com isso, essa mostra que a mídia impressa, em especial, os livros ainda terão o seu espaço no mercado editorial, mesmo que reduzido em relação as inovações tecnológicas.
Relações de proximidade e espaços televisivos em telejornais locais e regionais de Minas Gerias: o caso dos Praça 1
Esta tese se propõe a refletir sobre os telejornalismos locais e regionais no Brasil, tendo como foco a noção de proximidade, em cinco telejornais regionais mineiros conhecidos como Praça 1 – oriundos de emissoras comerciais afiliadas da TV Globo e organizadas em rede. Para isso, recorre à discussão sobre jornalismo local tensionando conceituações e problematizando preceitos-chaves, como a visada delegada exclusivamente à delimitação geográfica e ao emprego do termo comunitário. Com referência aos estudos sobre identidades e cultura, critica-se a abordagem da proximidade enquanto valor notícia propondo sua abordagem como uma relação. Assim, foram sistematizadas cinco relações para observar a proximidade em produtos informativos audiovisuais regionais: telejornal-audiência; telejornal-território; telejornal-jornalistas; formato-audiência; e temática-audiência. As relações não são excludentes e podem coexistir umas às outras. Com o intuito de precisar essas relações, foram realizadas duas análises. A preliminar, em que foram coletados 352 vídeos exibidos por quatro Praça 1 mineiros: MG1 Triângulo Mineiro (TV Integração - Uberlândia/Uberaba), MG1 Vales de Minas (InterTV - Governador Valadares), MG1 Grande Minas (InterTV - Montes Claros) e EPTV Primeira Edição Sul de Minas (EPTV - Varginha). A coleta foi realizada nos anos de 2018 e 2019 totalizando 12 dias de exibição, servindo também de base para a elaboração de quatro operadores para uma segunda análise, dessa vez no MGTV Primeira Edição da Zona da Mata e Campo das Vertentes (TV Integração – Juiz de Fora). Nesta segunda, optou-se pela visualização na íntegra de seis edições coletadas em junho de 2019. As análises demonstraram que aspectos identitários e culturais que envolvem a proximidade ficam subordinados a políticas generalistas e normativas dos processos jornalísticos numa escala (nacional). Por outro lado, demonstra que a configuração do local não pode ser tomada apenas pela abrangência geográfica. Foi identificado que as temáticas (como o serviço), o espaço cênico e as performances desenvolvidas pelos noticiários regionais também atuam de forma a construir um sentimento de lugar nas narrativas televisivas.
2020-01-17T11:20:00Z
José Tarcísio da Silva Oliveira Filho
Avaliação da participação de grânulos de estresse na resposta a agentes antineoplásicos em linhagens celulares de tumores cerebrais
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2020-07-17T00:22:28Z
Fabrício de Almeida Souza Vilas Boas
A saúde da mulher no climatério: contribuições da enfermagem para a saúde da família
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental para a reordenação do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como desafio ultrapassar a fragmentação do processo assistencial e o distanciamento das reais necessidades de saúde das populações. Nesse cenário, inserem-se as necessidades relacionadas à Saúde da Mulher. A vivência da autora, Enfermeira da ESF na zona rural, em Minas Gerais, atentou-se para emergência de mulheres de meia idade com demandas diferenciadas em saúde, que vivenciavam o Climatério. Perante essa realidade, renovações da atenção prestada pela equipe se fizeram necessárias. Esse estudo objetiva analisar a produção de conhecimento em Enfermagem sobre a mulher no climatério e suas contribuições para a atuação da equipe de ESF. Utilizou-se a revisão integrativa da literatura, através da biblioteca virtual eletrônica BDENF, por meio de publicações periódicas de enfermagem, pelo descritor Climatério. Como critério de inclusão, analisar publicações desenvolvidas na atenção primária à saúde e/ou ESF. Buscando ampliar a sensibilidade da busca pelo período de início da produção científica dessa temática, utilizou-se apenas o limite final, ano 2009. Os resultados apresentaram total de 25 artigos, sendo três repetidos e 63,6% não correspondiam aos critérios de inclusão. Observou-se escassez sobre a produção dessa temática na Enfermagem. A maior concentração das publicações foi entre 2000 a 2005, demonstrando a recente discussão desse tema. As publicações caracterizavam-se: pela busca dos serviços de saúde dessa população, pela descrição dos aspectos biomédicos e psicoafetivos desse ciclo vital feminino e a atuação do Enfermeiro. O método qualitativo foi o mais utilizado nas pesquisas. Índice de KAPPA considerável (k=0,4). A análise das publicações apontou para a necessidade da compreensão do climatério em uma dimensão ampliada e enquanto estado natural do ciclo vital feminino. Há urgência na reorganização dos serviços de saúde para atenção a essa clientela, e há a necessidade de implementação de estratégias diferenciadas, como ações educativas, grupos operativos que incluam as mulheres e suas famílias. O Enfermeiro foi apontado como um ator potencial dentro da equipe, para implementar as ações inovadoras, orientar sobre os mitos e tabus que permeiam essa etapa da vida feminina e, de forma compreensiva e acolhedora, auxiliar essas mulheres na reformulação dos projetos subjetivos de suas vidas.
2019-08-14T07:32:14Z
Isabelle Arruda Barbosa
Práticas musicorporais para a preparação vocal de jovens coralistas
Esta tese observou o contexto da preparação vocal de sessenta e um jovens coralistas do coral Canarinhos de Itabirito, partindo da premissa que o instrumento do cantor é a unidade psicofísica: corpo/mente. A revisão da literatura sobre técnica e preparação vocal, empreendida para a tese, evidenciou que o desenvolvimento da consciência corporal não tem merecido destaque na preparação vocal coral infantojuvenil. Assim, com o intento de despertar a consciência corporal do coralista, foi delineado um estudo qualitativo pelo método da pesquisa-ação que consistiu na elaboração e avaliação de um Programa de Preparação Vocal. Esse Programa buscou integrar prática vocal a práticas psicofísicas, com a inclusão de posições e movimentos advindos de três abordagens corporais holísticas, potenciais recursos ao desenvolvimento da consciência corporal, da propriocepção e do bem-estar: a Técnica Alexander, a Bioenergética e o Tai Chi Chuan. Em conjunto com um painel de colaboradores especialistas nessas abordagens, foi realizado um diagnóstico para identificar os problemas psicofísicos recorrentes apresentados pelos coralistas. Os resultados apontaram a presença dos seguintes padrões psicofísicos: projeção do pescoço e quadris, colapso abdominal, a hiperextensão dos joelhos, hábitos posturais inadequados, tensão excessiva em segmentos como mãos e maxilar, ansiedade, medo, timidez e distração. Para minimizar esses padrões, o Programa de Preparação Vocal foi implementado, em dois ciclos, e em dez turmas de técnica vocal do coral Canarinhos de Itabirito. Os dados coletados foram obtidos a partir de: (1) seis questionários e oito grupos focais aplicados aos coralistas; (2) dois grupos focais realizados juntamente com o painel de colaboradores especialistas; (3) registros audiovisuais. Foi realizada uma análise de conteúdo na qual se revelou que o Programa de Preparação Vocal favoreceu o desenvolvimento psicofísico dos coralistas, com a dinamização do processo de ensino- aprendizado da técnica vocal, ampliação da consciência física e da propriocepção, alinhamento físico e emocional, minimização dos problemas psicofísicos, relação inter- humana, qualidade de experiência e melhoria do bem-estar no ato de cantar.
Rosário dos kamburekos : espirais de cura da ferida colonial pelas crianças negras no Reinadinho (Oliveira-MG)
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concordância, caso e ergatividade em língua de sinais brasileira: uma proposta minimalista
Esta dissertação tem como objeto de estudo a concordância verbal emLíngua de Sinais Brasileira. Mais especificamente, investigo os verbos com concordância regular e os verbos com concordância reversa, à luz dos desenvolvimentos recentes do Programa Minimalista e da teoria sobre concordância, Caso e ergatividade (Chomsky 1995, 2000, 2001; Miyagawa 2010; Legate 2008; Woolford 2006; entre outros). Assim, motivo que os verbos de concordância regular apresentam um padrão nominativo de concordância, em que o sujeito da sentença recebe Caso nominativo e o objeto recebe Caso acusativo. Essa distribuição de Caso resulta no padrão de concordância SUJEITO SUJVERBOOBJ OBJETO. Já os verbos de concordância reversa apresentam um padrão ergativo de concordância, em que o sujeito da sentença recebe Caso ergativo inerente e o objeto recebe Caso nominativo. Essa distribuição de Caso resulta no padrão de concordância SUJEITO OBJVERBOSUJ OBJETO. Discuto ainda que, nas sentenças com concordância reversa, o que permite a atribuição do Caso nominativo ao objeto in situ e também a concordância de v com o sujeito ergativo da sentença é o movimento de v para T, formando o núcleo complexo T+v, que torna o objeto visível para a sonda- em T e também torna possível a relação Agree entre a sonda- trazida por v e o sujeito ergativo da sentença.Neste trabalho, abordo ainda a categoria auxiliar (AUX) em Libras. Proponho que AUX é, na verdade, uma marca de tópico resultante do movimento do sujeito e do objeto para uma posição de tópico (passando a ser glosado como xIXy). xIXy, portanto, ocupa uma posição intermediária entre as projeções CP e TP, a saber: P (Miyagawa, 2010).
2019-08-10T04:17:37Z
Guilherme Lourenco de Souza
As regras do jogo no cenário imobiliário brasileiro: análise histórica das repercussões do setor de construção habitacional nos anos 1964 a 2011: políticas públicas instituídas, com ênfase na Lei 10.931/2004
O objetivo deste estudo é demonstrar como as diferentes configurações institucionais e ambiente macroeconômico afetaram o setor imobiliário e o ambiente construído, no período compreendido entre os anos de 1964 a 2011, com enfoque nas regras do jogo operadas pelas instituições, sob a ótica da teoria neoinstitucionalista de Douglas North. Apresenta-se uma análise histórica do comportamento do setor imobiliário entre o regime militar e o governo Lula e, como oscilou o mercado em ciclos de retração e expansão, impulsionado pelo oportunismo - primazia dos interesses institucionais. Demonstra-se, ainda, políticas públicas utilizadas como instrumento de regulação da ordem econômica social, com ênfase na implementação da Lei 10.931/2004 – Lei do Patrimônio de Afetação.
A Ergonomia no Instituto de Ciencias Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais
O objetivo deste projeto é apresentar uma proposta de intervenção para o ICB/UFMG sobre as condições ergonômicas dos ambientes de trabalho, tendo em vista a melhoria na qualidade de vida dos servidores da unidade. Optou-se pela metodologia de projetos sociais de abordagem qualitativa pautada nas contribuições de Moura & Barbosa (2006). Na primeira etapa realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão. A segunda etapa consistiu no preparo de um plano de ação a partir dos eixos: diagnóstico, investimento em infraestrutura, encontros e palestras sobre ergonomia. O referencial teórico foi composto por autores que abordam o tema ergonomia, entre eles, destacam-se: Da Silva e Barboza (2005), Iida (2005), Barbosa Filho (2010),Kassada, Panin e Kassada(2011). A expectativa é de que este projeto promova mudanças positivas na unidade e a participação pró-ativa dos servidores envolvidos.
2019-08-10T18:46:16Z
Luiz Geraldo de Oliveira
O desastre de Mariana e a campanha institucional da Samarco: uma abordagem semiolinguística dos modos de organização do discurso
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Dicloração seletiva e eficiente de alcenos por meio da utilização de 1,3-dicloro-5,5-dimetilhidantoina (DCDMH) e cloreto de zinco
Compostos orgânicos halogenados representam uma importante classe de substâncias, que tem sido consolidada na química orgânica sintética devido a sua utilização em reações de substituição, eliminação e em outras transformações. Além disso, essas substâncias apresentam grande aplicabilidade no campo industrial. No entanto, a obtenção de tais compostos, especialmente os fluorados e clorados, tem apresentado situações desafiadoras ao longo dos anos. O presente trabalho descreve a formação de dicloretos a partir de alcenos. A estratégia abordada envolveu a formação de um íon clorônio como intermediário de reação, que logo foi aberto pelo ataque de um nucleófilo presente no meio reacional. Para isto, foi utilizado 1,3-dicloro-5,5-dimetilhidantoina (DCDMH) como fonte eletrofílica de cloro combinado a cloreto de zinco como fonte nucleofílica. Foram obtidos compostos diclorados com boas seletividades e com rendimentos entre 64 e 87%. Um total de 9 compostos diclorados foram eficientemente sintetizados a partir de alcenos alifáticos ou benzílicos em tempos de reação relativamente curtos. Foi observado que tanto substratos com alta densidade eletrônica, bem como alcenos conjugados a grupos retiradores de elétrons foram diclorados de maneira satisfatória. O protocolo proposto inclui a utilização de reagentes estáveis e de fácil manuseio, o que torna o procedimento mais atraente do ponto de vista prático.
2019-08-14T05:47:17Z
Alix Yoselyn Bastidas Angel
O financiamento do desenvolvimento territorial no Jequitinhonha mineiro entre 2003-2015
Outra Agência
2022-04-19T14:03:44Z
Andréia Assunção Batista Aureo Eduardo Magalhães Ribeiro Natalino Martins Gomes Andréa Maria Narciso Rocha de Paula
Inovação e economia: desempenho inovativo no âmbito regional
A inovação afeta a economia e pode auxiliar no desenvolvimento de regiões e nações. Contudo, o desempenho inovativo não é o mesmo nessas localidades, da mesma forma que em várias partes, encontram-se diferentes níveis de desenvolvimento econômico e social. O estudo foco uno desempenho inovativo das mesorregiões brasileiras através de um diferente conjunto de dados e fontes (como DATA VIVA, IBGE, entre outros.),entre os anos 2002 a 2012, para ajudar a entender como a inovação pode afetar o âmbito regional. Conclui-se que o desempenho inovativo em nível mesorregional depende de quatro variáveis (P&D universitário, a diversificação da configuração industrial, a porcentagem de baixa tecnologia na produção e o PIB por habitante) e foram capazes de explicar,em conjunto, cerca de 50% das variações no nível tecnológico das regiões.Infere-se que existam outras variáveis importantes, na dimensão empresarial ou mesmo pessoal, as quais não sofrem influência das condições locais ou geográficas, ou seja, são variáveis fora da dimensão regional. Por isso, não foram contempladas na pesquisa. O artigo conta com três seções mais a introdução, sendo elas: suporte teórico do estudo; metodologia com construção de planilhas e definição das variáveis; e a análise das variáveis.Por fim, são apresentadas as conclusões e algumas discussões sobre o tema proposto, seguida da bibliografia utilizada.
2022-06-22T18:20:21Z
Evaldo Henrique da Silva Luiz Paulo Fontes de Rezende Sara Gonçalves Antunes de Souza
Extensão universitária e educação básica: o caso do Programa Escola Integrada - UFMG
Esta dissertação procurou compreender a relação da universidade com a educação básica por meio da extensão universitária. Tomaram-se como categorias de análise duas das diretrizes da política nacional de extensão do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) - a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a interação dialógica. O locus da investigação foi a Universidade Federal de Minas Gerais e o Programa Escola Integrada (PEI/UFMG), que consiste em uma ação de extensão voltada a promover a relação entre a Universidade e a política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte (SMED/PBH), nas escolas de ensino fundamental Programa Escola Integrada. O objetivo do estudo foi identificar e analisar a política de extensão universitária da UFMG e o cumprimento das citadas diretrizes. A pesquisa buscou ainda compreender como a UFMG, a SMED/PBH e as escolas têm avaliado essa relação no desenvolvimento do PEI/PBH e se essa relação tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino fundamental em Belo Horizonte. A pesquisa, de caráter qualitativo, desenvolveu-se por meio de um estudo de caso de natureza exploratória adotandose como procedimentos a análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores da Proex, coordenação do PEI/UFMG, do PEI/SMED e professoras comunitárias de três escolas onde a Universidade atua. O estudo evidenciou os avanços e os recuos do PEI/UFMG no cumprimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e na interação dialógica. Os resultados demonstram que a indissociabilidade depende da garantia de uma estrutura estável e apropriada na Universidade e nas escolas, e de acompanhamento das ações de extensão desenvolvidas com vistas à produção do conhecimento a respeito da experiência e promoção de condições formativas para os estudantes universitários. No que concerne à interação dialógica, o descompasso entre os tempos e o distanciamento entre concepções e condições estruturais do PEI/SMED apresentam limites para a concretização de processos mais democráticos afetos à concepção, execução e avaliação das ações pelos sujeitos envolvidos. Não obstante, tanto a UFMG quanto a SMED e as escolas participantes da pesquisa avaliam positivamente a relação estabelecida entre essas instâncias e evidenciam contribuições mútuas dessa relação, inclusive para a melhoria da qualidade da educação básica, referindo-se em geral aos resultados do desempenho dos estudantes em avaliações externas.
2019-08-14T22:49:30Z
Natalia Fraga Carvalhais
Caracterização estrutural da proteína Sm21.7 recombinante de Schistosoma mansoni
A esquistossomose é uma doença inflamatória crônica que representa um grave problema de saúde pública nos países tropicais e subtropicais. A droga de escolha para o tratamento, Praziquantel, é eficaz contra vermes adultos, mas não contra formas imaturas e, além disso, não previne a reinfecção. Um importante candidato para constituir uma vacina antiesquistossomose é a proteína Sm21.7 de Schistosoma mansoni, que foi capaz de reduzir a carga parasitária em modelo murino de imunização. Sm21.7 é constituída por um domínio de mão EF N-terminal e um domínio de cadeia leve de dineína C-terminal. No presente trabalho, o gene codificador de Sm21.7 foi clonado e expresso em Escherichia coli e a proteína recombinante (rSm21.7) foi purificada. Análises de Dicroísmo Circular demonstraram que a proteína encontrava-se parcialmente enovelada, com aproximadamente 37% de -hélice e 15% de fitas-. rSm21.7 comportou-se como um dímero em análises de cross-linking com glutaraldeído. Cristais de rSm21.7 foram obtidos utilizando PEG monometileter 2.000 e PEG 8.000 como precipitantes em diferentes condições. Imagens de difração de raios X de um cristal nativo (2,05Å de resolução) e um cristal derivado de NaI (1,95Å de resolução) foram coletados na linha W01B-MX2 do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Ambos os cristais pertenciam ao sistema cristalino hexagonal com parâmetros de célula unitária semelhantes a=b=108,5; c= 55,8 Å. As fases foram obtidas por SIRAS e usadas para gerar o primeiro mapa de densidade eletrônica no qual um modelo parcial foi construído. Esse modelo passou por vários ciclos de refinamento para obtenção de uma estrutura final. O modelo possuía apenas 96 resíduos da parte Cterminal (de Gln89 a Asn184 domínio de cadeia leve de dineína) e a clivagem da proteína na gota de cristalização foi confirmada por SDS-PAGE de cristais dissolvidos. O domínio de cadeia leve de dineína da proteína que foi cristalizado possui 2 -hélices e quatro fitas- que formam uma folha- antiparalela. A determinação da estrutura do domínio C-terminal de rSm21.7 auxiliou na localização de epítopos responsáveis pela resposta protetora conferida pela proteína.
2019-08-13T00:58:00Z
Mariana Amalia Figueiredo Costa