RCAAP Repository

Para qual lado estamos olhando? Reflexões sobre o discurso da Samarco na web

O mundo virtual ainda está sendo desbravado pelas organizações. Aspectos como diálogo, escolha adequada de canais de comunicação e transparência nos discursos muitas vezes não ocupam a posição de relevância que deveriam. A campanha “É sempre bom olhar para todos os lados”, elaborada pela Samarco S/A para conquistar seus públicos de interesse e fortalecer a marca no decorrer de uma crise empresarial, atingiu resultados negativos. Funcionários e internautas observaram e revelaram uma contradição entre discursos e ações da organização.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Perez, Katia

Reputação organizacional: propostas conceituais na literatura especializada

Este artigo identifica propostas conceituais na literatura especializada sobre o conceito de reputação organizacional, a partir de periódicos internacionais. Como fundamento, são utilizados os conceitos de imagem organizacional e reputação organizacional como definições distintas, mas com uma relação de dependência. Foram analisados doze artigos de dois periódicos internacionais, no período de 2009 a junho de 2013. Os resultados possibilitaram situar em que aspectos é definido o conceito de reputação organizacional.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Meirelles, Luize Pinheiro Coelho Neto, Ernani

Há como escamotear as questões do método?

The insertion of research in the areas of the humanities is sometimes used as an alibi to justify a certain lack of attention to the questions of method. Differently from the exact and natural sciences in which methodological protocols are relatively clear and students are trained to do so, in the humanities, on the other hand, there is a great variation of types of research, a variation that already begins because it is impossible to restrict these researches to the key binomial between basic and applied research that guides the so-called empirical sciences. In agreement with Latour, when he states that there are no hard sciences and soft or flexible sciences, but only indifferent scientists and scientists capable of establishing a difference between states of things hitherto confused, this article proposes that, in order to establish differences in confusion, one must stick to the paths and procedures that are proper to any research at the heart of which is the question of method. This becomes much more imperious precisely because methods are not only pluralistic but proliferate without interruption in the scientific humanities.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Santaella, Lucia

Novos meios e novos métodos de pesquisa: desafios, soluções e avanços

O presente artigo oferece reflexão sobre a evolução dos novos meios de comunicação e suas linguagens, prioritariamente na esfera digital, e seus impactos em métodos e técnicas de pesquisa de mercado. Problematiza a questão a partir de dois segmentos fundamentais à investigação: cobertura e respostas, considerando os novos desafios que a vida tecnologizada pelo digital constrói, bem como os avanços e as melhorias no planejamento, na execução e na análise das pesquisas. Ao final, discorre acerca das questões éticas concernentes ao tema e das limitações inerentes à reflexão apresentada.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Batista, Leandro Leonardo Perez, Clotilde

O relações-públicas nas atividades culturais: atuação da pesquisa nas organizações

O artigo evidencia a importância da pesquisa para atuação do relações-públicas nas organizações, visando à expansão do acesso à cultura. Cabe ao profissional mapear processos e propiciar a inter-relação entre a organização e seus públicos em alinhamento com a estratégia organizacional. Nessa perspectiva, insere-se um estudo com uma instituição que se propõe facilitar o acesso à cultura para a comunidade. A comunicação pode se constituir um meio catalisador, a partir de dados de pesquisa e diagnóstico do contexto.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Nascimento, Daniela Viegas da Costa

Pesquisa nas redes sociais da internet, à luz da perspectiva sistêmica

O monitoramento de redes sociais na internet apresenta-se como uma possibilidade de pesquisa disponível aos comunicadores que atuam no contexto organizacional. Contudo, a análise das redes sociais não pode prescindir da reflexão sobre a convivência dos artefatos computacionais com o olhar dos pesquisadores envolvidos no processo. Este artigo analisa o monitoramento em redes sociais da internet à luz da perspectiva sistêmica, o que envolve a subjetividade dos pesquisadores, além da complexidade e da imprevisibilidade das dinâmicas sociais.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Pennini, Anice Bezri Hermont, Arabie Bezri

Diagnósticos organizacionais: a contribuição da pesquisa em relações públicas

O presente artigo propõe mecanismos de construção de diagnósticos a partir de modelos de gestão alicerçados na administração e incorporados em cenários de comunicação. Os modelos Toyota, BSC, de investigação apreciativa e de mudança organizacional são abordados no sentido de traduzirem aspectos relevantes e caminhos assertivos para construção de diagnósticos estratégicos. O estudo é finalizado com conceitos relacionados às pesquisas em comunicação, que se projetam como elementos prévios de concepção de diagnósticos e contribuem para elucidar itens incorporados nos modelos apresentados.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Lopes, Valéria de Siqueira Castro Penafieri, Vânia

História, memória e futuro da pesquisa de mercado no Brasil

Entrevistado por: Clotilde Perez e Filipe Perez

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Almeida, Pergentino Mendes de

Confiança: a base das marcas fortes

No summary/description provided

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Araujo, Rodolfo

A investigação da autenticidade na comunicação organizacional

Este estudo propõe que a investigação da autenticidade na comunicação organizacional parte da constituição de um conceito que seja teoricamente construído, solidamente definido e adequado às dinâmicas das percepções dos públicos de interesse sobre as marcas organizacionais. A partir da revisão teórica em três disciplinas – filosofia, ciências sociais e teorias da comunicação – e de pesquisa empírica para testar e validar os pressupostos teóricos, propõe-se um conceito que fornece drivers para o avanço das pesquisas e a sua gestão.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Garçon, Márcia Maria Yanaze, Mitsuru Higuchi

Dimensões estratégicas da comunicação da ciência

Caracterizar o público de uma ação comunicacional é fundamental para desenvolver estratégias que atendam às demandas organizacionais, principalmente aquelas relacionadas à percepção de valor de determinada instituição frente a seus interlocutores. A fim de conhecer os públicos do projeto “Minas faz ciência”, iniciativa de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), foi realizada uma pesquisa on-line para coletar dados sobre preferências, hábitos de acesso a informação, bem como o conhecimento dos produtos e serviços desenvolvidos. O artigo apresenta as estratégias de pesquisa colocadas em prática, assim como os resultados obtidos e as reflexões acerca das potencialidades e dos desafios da comunicação organizacional no contexto da divulgação científica.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Mantovani, Camila Maciel Campolina Alves Costa, Verônica Soares da

“Monstro” deslumbrado

Resumo do Livro: Deslumbramento coletivo: opinião pública, mídia e universidade Autora: Simone A. Tuzzo

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Possendoro, Alexandre José

Comunicação organizacional e comunicação pública: interfaces no contexto democrático

Resumo do Livro: As novas relações públicas: comunicação entre o setor privado e público Autora: Maria José da Costa Oliveira

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Lazaro, Luiz Vicente de Lima

Comunicação participativa e mudança sociocultural

No summary/description provided

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Krohling Kunsch, Margarida Maria

Assumptions of good practices of public relations with the communities: connection among ethics, participation and local development

Este texto enfoca las relaciones publicas comunitarias en el ámbito del tercero sector protagonizadas por corporaciones de negocios y otras instituciones públicas y privadas. Son presentados presupuestos y premisas de políticas y prácticas de las relaciones publicas con las comunidades que pueden contribuir efectivamente en el proceso de desarrollo social al ultrapasaren las amarras de los intereses corporativos y se direccionaren para el bien común y el sentido colectivo de la presencia de todos en el mundo. El objetivo es discutir parámetros generales a partir de los cuales las relaciones públicas con las comunidades y la comunicación organizacional involucradas en tercero sector pueden ser éticamente desencadenadas por las corporaciones y las demás organizaciones identificadas con el carácter cívico requerido por las naciones en el proceso de desarrollo histórico. El abordaje del artículo es teórico, con carácter de ensayo. Se concluye que existe una deuda social a ser paga y que es posible obtener lucro haciendo el bien y actuando de modo ético.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Peruzzo, Cicilia M. Krohling

Critical aspects for understanding the strategic logic in the relationship between organizations and communities

The organizations’ perception of the audiences they call “communities” weaves a complex logic which encompasses some strategic aspects that naturalize the notion of community, project and give rise to a community that affirms itself in the public space (of visibility), reduce the multiple axes of action of local audiences and create a sharing of the interests. These movements create ambiguities that allow the evidencing and examination of the tensions and conflicts with this set of audiences.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Henriques, Márcio Simeone

Emprendedorismo social en la interface entre comunicación pública y capital social

This article, which is based on socio-psychological theory and critical theory, addresses the social entrepreneurship from the perspective of public communication and social capital. The purpose is to analyze how the correlation between those concepts can present an option for social development, since, in the context of democracy, a conception of development cannot be tied only to the logic of the market that privileges the private gains to the detriment of the public interest. The notion of a social entrepreneur becomes relevant by the perspective of the feasibility of actions aimed at the sustainability of the third sector and other perspectives of social action, which, although using management processes, oppose the view of competition with the view of cooperation; it values social capital rather than evidencing the economic capital; it creates a new meaning for the capitalist logic to a more human side, in which the economic topic serves the social development.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Oliveira, Maria José da Costa Nader, Silvana Maria

Public communication, public sphere and professional daily routine: grounds for political literacy

The article addresses aspects verified in the current public sphere and urgently calling for being discussed among professionals of communication sciences. Issues such as the “new audiences” of the public sphere that compose the “new social movements” surprise everyone with their irreverence and information complexity. Besides this performative analysis of the new public sphere, we propose to reflect on the ethical-political paradigm that guides public relations, and also to present a new paradigmatic proposal, grounded on the ethics of discussion and on public communication.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Escudero, Regina Célia

Institutions and public interest: public communication processes as instituting strategy

En este artículo se reflexiona sobre los procesos de comunicación pública proporcionados por las instituciones, la presentación de una propuesta de abordaje de la comunicación centrada en las perspectivas normativa, fáctica y estratégica. Para eso, articula los conceptos de institución, interés público, comunicación pública, comunicación organizacional y estrategia, marcando la comunicación como estrategia instituyente. Las tres perspectivas se muestran válidas para mirar a las instituciones y ver cómo ellas articulan los temas de interés público y, por lo tanto, son sujetos de la comunicación pública.

Year

2022-12-06T14:43:37Z

Creators

Carnielli, Fiorenza Zandonade