RCAAP Repository
Fluxos culturais: arte, educação, comunicação e mídias
O livro é uma coletânea que reúne investigações ligadas, direta ou indiretamente, a dois grupos de pesquisa: o Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura - GEIFEC e o Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura - Lab_Arte, ambos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tendo em foco um amplo e impreciso território que abarca arte, educação, comunicação e mídias, a obra apresenta o modo como alguns professores/as e pesquisadores/as, com diferentes formações e orientações teóricas, conjugam e promovem a diversidade de processos formativos entrecruzados com outros modos de expressão cultural. Assim, mais do que um conjunto de reflexões ou testemunhos sobre a cultura contemporânea, trata-se de desenrolar, por meio de vozes distintas, alguns fluxos culturais que nos perfazem.
2022-12-06T14:43:37Z
Almeida, Rogério de; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Beccari, Marcos; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Os caminhos da bola pelas estradas de São Paulo
O livro convida o leitor para caminhar por um período específico da história de São Paulo, buscando jogos de futebol na intenção de observar sua construção, os agentes envolvidos e a evolução do esporte no tempo. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos clubes de futebol no Estado de São Paulo no final do século XIX até meados do século XX. A obra discute os contornos históricos do surgimento dos clubes de futebol e o processo de disseminação da modalidade pelos meios de transporte. Trata-se, segundo leitura de Boris Fausto, de buscar interpretar esse fascínio, excitação, obsessão, ilusão que o futebol ritualiza, por meio das palavras.
2022-12-06T14:43:37Z
Almeida, Marco Bettine de; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
The city as a commodity
Este livro é o segundo volume da Metageography Collection, fruto do trabalho de pesquisa do Grupo Radical de Geografia Urbana Crítica (GESP) - um estudo teórico-metodológico segundo perpectiva baseada em Karl Marx e Henri Lefebvre. A orientação metodológica, que também é uma abordagem social, política e uma visão filosófica do mundo, apresenta a tarefa e o desafio teórico de esclarecer a realidade social concreta em que vivemos, visto que a noção central de produção espacial surgiu desse desafio, também presente nos capítulos da obra. Este segundo volume mostra o espaço urbano como um desafio: a construção de um projeto urbano que priorize tanto novos olhares para o direito à cidade quanto à apropriação desse espaço capaz de romper com as desigualdades socio-espaciais em nosso país.
2022-12-06T14:43:37Z
Carlos, Ana Fani Alessandri; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Volochko, Danilo; Universidade Federal do Paraná Alvarez, Isabel Pinto; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Molsing, Karina Veronica
Contemporary science education and challenges in the presente society: perspectives in physics teaching and learning
A obra, publicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, discute vários aspectos do ensino de Física que estiveram na pauta da conferência "Educação de ciência contemporânea e desafios na sociedade atual: perspectivas no ensino e aprendizagem da Física". A conferência partiu dos trabalhos selecionados e apresentados no 2º WCPE - Conferência Internacional realizada em São Paulo, de 11 a 15 de julho de 2017. O evento, realizado a cada quatro anos, tem como objetivo os estudos e as apresentações das pesquisas sobre o tema, estimulando o desenvolvimento de planos de ação que fortaleçam o ensino e a aprendizagem de Física em todos os níveis e em muitos países.
2022-12-06T14:43:37Z
Pietrocola, Maurício; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Gurgel, Ivã; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Leite, Cristina; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Mometti, Antonio Carlos; Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Estudos da Ásia Artes, tradução e identidades culturais
A série Estudos da Ásia apresenta seu o primeiro volume, Artes, tradução e identidades culturais, composto de textos produzidos por professores, alunos de pós-graduação e de graduação, e pesquisadores ligados ao Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLO/FFLCH/USP). Esse primeiro volume comporta estudos sobre as culturas árabe, israelense, japonesa, coreana, armênia e chinesa, abrangendo dez capítulos cujos temas são: literatura, tradução, arte gráfica, pintura, língua, história e identidade cultural.
2022-12-06T14:43:37Z
Pereira, Deize Crespim; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Hawi, Mona Mohamad; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Menezes Júnior, Antonio José Bezerra de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Fantástico e seus arredores: figurações do insólito
Este livro é a realização de um projeto do Grupo de Pesquisa (USP/ CNPQ) Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens, vinculado ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP), reunindo textos de vinte e cinco estudiosos que elegeram a literatura brasileira e seus possíveis diálogos com outras literaturas e outras artes como objeto de investigação. Os organizadores consideram a obra um importante esforço investigativo com a proposta de reflexão sobre os múltiplos caminhos que apontam para os debates da ficção contemporânea, em especial, àqueles para quem o inexplicável ainda fascina.
2022-12-06T14:43:37Z
Cunha, Maria Zilda da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Menna, Lígia; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Cobertura e vigilância da fluoretação da água no Brasil: municípios com mais de 50 mil habitantes
A obra, composta de doze capítulos, apresenta-se à comunidade científica, notadamente aos segmentos de Saúde Coletiva e de Odontologia, como uma investigação na qual participaram 33 pesquisadores de várias universidades brasileiras. A pesquisa "Cobertura e Vigilância da Fluoretação da Água de Abastecimento Público no Brasil (Projeto Vigifluor)" foi desenvolvida no âmbito do Centro Colaborador em Vigilância da Saúde Bucal do Ministério da Saúde - CECOL/USP, uma iniciativa de cultura e extensão da Universidade de São Paulo na esfera da Faculdade de Saúde Pública, visando mapear a cobertura da fluoretação das águas de abastecimento público, de 2010 a 2015, nos 614 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes. Nessa publicação são apresentados aspectos teóricos relativos a essa tecnologia de saúde pública e os resultados detalhados desse esforço investigativo.
2022-12-06T14:43:37Z
Frazão, Paulo; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública Narvai, Paulo Capel; Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
Mediações críticas: representações na cultura midiática
A obra é editada em formato ebook, pelo selo Kritikos, do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA/USP), que investe em obras que desenvolvam a crítica midiática, inovação e linguagem. Esse é também o primeiro livro resultante da Rede de Pesquisa em Cultura Midiática – Metacrítica (USP, PUC Minas e UFSC). Nessa obra, os autores, especialistas em comunicação e jornalismo, analisam práticas e textos midiáticos contemporâneos, investigando o modo como se entrelaçam à vida cotidiana. Com essa publicação, os autores abrem aos leitores um espaço de reflexão e interlocução que possa gerar novos debates e mediações, sempre críticas, de nossa cultura midiática.
2022-12-06T14:43:37Z
Serelle, Marcio; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes Soares, Rosana de Lima; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Comparativismo contemporâneo
A obra, que reúne o material teórico recente produzido pelos pós-graduandos da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, com pesquisas em curso no ano de 2015, celebra os vinte anos de atividades de comparativismo dedicado ao universo de obras escritas em Português, no âmbito da FFLCH/Universidade de São Paulo. A edição é um panorama do que de mais significativo tem sido pesquisado e elaborado teoricamente em torno do trabalho literário existente no Brasil, em Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor-Leste e Portugal. Os textos não apenas revelam o registro de reflexões e investigações particulares a um campo específico, como também contribuem para pesquisa e teorização sobre literatura em diferentes áreas do conhecimento: história, política, filosofia, educação, antropologia e cultura, e os entrelaçamentos desses saberes com linguagens artísticas, principalmente o cinema e as artes visuais, confirmando "um teor eminentemente transdisciplinar de crítica e criação teórica".
2022-12-06T14:43:37Z
Vasconcelos, Mauricio Salles; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Silva, Rejane Vecchia da Rocha e; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Martin, Vima Lia de Rossi; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Tecendo literatura: entre vozes e olhares
Maria Zilda da Cunha apresenta essa obra "com a feição de um livro de ensaios teóricos sobre literatura", com textos e depoimentos de profissionais de diferentes áreas, os quais, de algum modo, prestam sua homenagem à Maria Lúcia Pimentel Góes pela comemoração de seus quarenta anos como escritora. Professora titular da Universidade de São Paulo e pesquisadora, a maior contribuição da autora reside em sua produção literária infantil e juvenil, totalizando mais de 150 títulos, muitos deles premiados. Esse e-book também é uma homenagem aos poetas, nesses nossos "tempos de barbárie", pois "poesia e pensamento são formas de interrogar o mundo, movimento de intelecção da relação homem, mundo, sociedade, palavras".
2022-12-06T14:43:37Z
Coelho, Nelly Novaes; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Cunha, Maria Zilda da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Baseio, Maria Auxiliadora Fontana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Texto e Tela: ensaios sobre literatura e cinema
Na apreciação das relações entre texto e filme, o mais comum é nos depararmos com reflexões que envolvem a problemática da adaptação cinematográfica de obras literárias. O livro é composto de uma série de ensaios que vão além dessa questão, apresentando uma perspectiva das relações entre o cinema e a literatura como uma rede de sentidos complexos, entrelaçados, na busca de novas poéticas, novos campos e possibilidades de análise para o tema.
2022-12-06T14:43:37Z
Carelli, Fabiana; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Bueno, Fátima; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Cunha, Maria Zilda da; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Por que os sociólogos erram sempre?
Os autores, nessa obra, analisam questões relacionadas à sociologia tomada como ciência que, embora possa produzir textos esparsos com conteúdo de verdade, como área de conhecimento, no sentido substancial do termo, hoje "ela não existe", já não dá conta de toda a análise possível sobre seu objeto de pesquisa: a sociedade. A reflexão teórica concederá espaços para descrições de cenas de acontecimentos sociais imaginários, sem seguir as regras mais evidentes da ortodoxia acadêmica, tornando a leitura menos árida e cansativa e também para que algumas das razões que levaram o campo da sociologia a viver esta situação estejam mais claras.
2022-12-06T14:43:37Z
Gutierrez, Gustavo Luís; Universidade Estadual de Campinas Almeida, Marco Bettine de; Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Considerações sobre os felinos do velho mundo tratados como "onças": notas históricas e etimológicas
A considerable confusion was promoted by European authors concerning the identity of the feline called lonza (and variants). Under this name were included the leopard or panther (Panthera pardus (Linnaeus, 1758)), the cheetah (Acinonyx jubatus (Schreber, 1775)), the lynx (Lynx lynx (Linnaeus, 1758)) and the caracal (Caracal caracal (Schreber, 1776)), and even the hyaena (Hyaena hyaena (Linnaeus, 1758)) was included in that list. The leopard was considered a hybrid between the lion (leo) and a mythic feline, the pard (pardus) and different from the panther. The lonza was sometimes treated as a fourth distinct species and as another case of hybridization. A survey of the literature about those various animals, from the Antiquity up to the 19th century, is presented. The hypotheses about the etymology of the several names of those felines are commented. The most probable ones are the following: (i) for pard: from the Sanskrit pṛdākuh (पदृाकु); (ii) for leopard: from the Latin leo + pardus, based on the erroneous idea that this animal was a hybrid of those two species; (iii) for panther: from the Sanskrit puṇḍarīka (प'ुडर*क); (iv) for lonza: from leontia; the derivation from lynx, commonly accepted, must be discarded, as the leopard (or panther) and the lynx proper have different folklores and appearances; (v) the name chita (cheetah in English), for the Acinonyx, was published for the first time by Garcia d’Orta (1563), registered by him in India; (vi) for caracal: from the Turkish qarah-qoulaq = black ear ( = black, = ear); (vii) finally, for the word guepardo, it comes from the Mediterranean Lingua Franca or Sabir gattopardo, altered into gapardus, gapar(d) and guépard, the latter form due to Buffon (1765), who had it from Parisian furriers; through Buffon’s influence, it was incorporated in the modern romance languages.
2022-12-06T14:43:37Z
Papavero, Nelson; Universidade de São Paulo. Museu de Zoologia
Jornalismo em gêneros: volume 4: jornalismo especializado
Esta obra é o quarto volume da coleção Jornalismo em Gêneros que tem como tema o Jornalismo Especializado. A proposta é que o leitor compreenda a especialização no jornalismo sem considerá-la um dilema. Ou seja, durante a graduação é possível pensar em atividades, pesquisas e disciplinas que ofereçam aos alunos condições de conhecerem as principais especializações de modo que, ao final, eles possam navegar por elas e, se quiserem, cursarem pós-graduações. Este livro pretende ser uma dessas atividades. O que o leitor irá encontrar nas próximas páginas é prática da textos informativos e da edição de entrevistas sobre a presença de quatro jornalistas especializados em coletivas de imprensa. É a prática do texto interpretativo na construção de quatro perfis diferentes. É a prática da construção do gênero opinativo mais brasileiro, a crônica, a partir de fatos do jornalismo.
2022-12-06T14:43:37Z
Barbosa, Alexandre; Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Pesquisas em design, gestão e tecnologia de têxtil e moda: 2º semestre de 2017
Este volume faz parte da coleção “Pesquisas em Design, Gestão e Tecnologia de Têxtil e Moda”, referente ao 2º semestre de 2017. A coleção é referencial para integrar empresas e academia, divulgando os conteúdos e estudos dos programas de pós-graduação das universidades paulistas, com o objetivo de proporcionar à sociedade conhecimento dos melhores trabalhos acadêmicos realizados na área. Dessa maneira, propicia maior integração e amplia a sinergia entre academia e mundo empresarial. A proposta da coleção é contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural e artístico em Têxtil e Moda, prevendo métodos e abordagens interdisciplinares e inovadores, com potencial de utilização no âmbito acadêmico, da pesquisa, como fora deles.
2022-12-06T14:43:37Z
Italiano, Isabel Cristina Marcicano, João Paulo Pereira Ramos, Júlia Baruque Held, Maria Sílvia Barros de Sanches, Regina Aparecida
Pioneirismo e educação empreendedora: projetos e iniciativas
Esta coletânea é uma lição de interdisciplinaridade a serviço da pedagogia empreendedora. Nela se ressaltam projetos, em seus arcabouços acadêmicos, oferecendo uma narrativa cujos protagonistas são professores e alunos, juntos e misturados, dentro de escolas e universidades, a construírem episódios de uma história maior, a do futuro que todos queremos. Um futuro onde encontramos o estímulo do pensamento crítico e a pró-atividade no processo de aprendizagem. Os projetos foram desenvolvidos no âmbito do curso “Pioneirismo e Educação Empreendedora” da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). As propostas que a obra mostra nasceram do mesmo universo de ideias que estão movendo, em toda parte, a missão educativa - a aquisição de conhecimentos transmitidos a novas gerações, "e assim por diante, na eterna tessitura do futuro".
2022-12-06T14:43:37Z
Marcovitch, Jacques; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Saes, Alexandre Macchione; Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Hebraica: dos dois aos vinte : elaboração de um programa de formação esportiva
O projeto “Hebraica dos dois aos vinte” tem como objetivo tornar constante a participação e a assiduidade dos associados do Clube, desenvolvendo um programa de formação esportiva de continuidade no esporte (de forma competitiva ou não), de alta qualidade, respeitando o desenvolvimento geral de cada criança e acreditando que a habilidade e a desenvoltura aconteçam de forma distinta dentro das diferentes faixas etárias. E é sobre a construção desse programa que esse livro foi elaborado, mostrando passo a passo todo o trabalho realizado - um trabalho coletivo que mostra a força e a competência de um elenco de profissionais qualificados e envolvidos os quais visam, sobretudo, o bem-estar de nossas crianças e jovens.
2022-12-06T14:43:37Z
Portaro, Ana Lúcia; Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte Barros, Cláudia Mendonça de; Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte Inglez, Carlos; Associação Brasileira A Hebraica – SP Rose Junior, Dante De Minakawa, Edison; Associação Brasileira a Hebraica - SP Santos, Murilo Monteiro; Associação Brasileira A Hebraica – SP Barhum, Reynaldo; Associação Brasileira A Hebraica - SP
Curso de resistência dos materiais
Essa publicação resulta da experiência de alguns anos de trabalho do autor no ensino das disciplinas relativas ao tema "Resistência dos Materiais" para cursos de graduação em engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. Fundamentalmente são notas de aulas que foram revistas e compiladas, procurando expressar o entendimento do autor sobre o assunto, segundo uma abordagem propositadamente dotada de forte conteúdo conceitual.
2022-12-06T14:43:37Z
Proença, Sergio Persival Baroncini; Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos
Política, sujeitos e práticas produtivas no campo latino-americano
Ressaltando sobretudo a situação brasileira, a obra se situa no cerne da reprodução das relações sociais presentes no campo latino-americano. Os autores propõem a compreensão das situações de subalternidade em que vivem os sujeitos sociais em suas práticas produtivas, mediados pelas políticas estatais, e de potencialidade de superação dos obstáculos à construção de caminhos menos opressores. Apresentam-se aqui estudos de caso, cujos significados são muito maiores do que as realidades analisadas, já que permitem o adensamento de reflexões teóricas e metodológicas, na busca de contribuição ao importante debate necessário acerca das relações entre política, sujeitos e práticas produtivas na América Latina, aos geógrafos, sociólogos, economistas, agrônomos, humanistas e interessados em geral.
2022-12-06T14:43:37Z
Suzuki, Júlio César; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Araújo, Valterlei Borges de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Lara, Oscar Geraldo Hérnandez; Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Os outros, os mesmos: a alteridade no mundo antigo: XIII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP
A XIII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP, evento realizado em 2016, organizado pelos professores Alessandra Carbonero Lima e Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio trouxe como tema "Os Outros, os Mesmos: a alteridade no mundo antigo", possibilitando discutir-se a questão das diferenças a partir de algumas indagações: Quem é esse outro? Como lidar com ele? De que modo esse outro colabora na constituição do que somos? A partir dessas questões, professores e pesquisadores convidados elaboraram sua contribuição, pensando nas conexões entre o tema proposto com a educação e com o nosso tempo. Parte dessas comunicações geraram os textos reunidos nessa coletânea, acrescida de um capítulo escrito por Marcos Beccari (UFPR), que também assina o projeto gráfico desse livro.
2022-12-06T14:43:37Z
Lima, Alessandra Carbonero; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Almeida, Rogério de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação