RCAAP Repository

Simulação numérica da estrutura de escoamento, do spray e da mistura ar/combustível em um motor de ignição por centelha de injeção direta

O setor de transporte apresenta uma demanda por veículos que apresentem menor consumo de combustível e com níveis de emissões dentro das legislações, ou seja, busca-se um aumento na eficiência dos motores de combustão interna. Uma maneira de alcançar essa melhoria está relacionada com as estruturas de escoamento presentes nos cilindros, uma vez que elas são capazes de controlar a formação da mistura, a energia cinética da turbulência, a combustão e consequentemente os níveis de emissões. Nesse contexto, o dispositivo conhecido como flow box, que tem a função de alterar o escoamento dentro do cilindro, se apresenta como alternativa. Além dessa tecnologia, o uso da injeção direta é uma realidade para um melhor controle do combustível inserido no cilindro. O presente trabalho estuda, por meio de análise numérica, o comportamento do escoamento em um motor monocilíndrico de pesquisa em condição motored, utilizando-se do flow box, que neste caso é uma chapa posicionada na entrada do pórtico de admissão. Três chapas foram testadas, distinguindo-se pela posição diferente da região de escoamento do fluido. A análise da turbulência é realizada com o modelo RNG k-. A injeção do spray de etanol e de gasolina em câmara quiescente, para os injetores pressure swirl e multi-hole foi descrita por meio do modelo de distribuição do tamanho de gotas de Rosin-rammler e do modelo de breakup das gotas de KHRT. Com base nos casos estudados, ficou evidente a influência do flow box nos coeficientes das estruturas de escoamento, sendo capaz de alterar o sentido de rotação e a magnitude dos vórtices durante os tempos de admissão e compressão. Além disso, seu uso pode proporcionar alterações na energia cinética da turbulência, no cilindro e na região da vela de ignição. Os modelos aplicados para a descrição dos sprays produzidos mostraram-se adequados, apresentando boa concordância com as curvas de penetração de líquido e com o perfil de bordas do spray. Analisando o fator de excesso de ar lambda, o flow box mostrou-se capaz de alterar a sua distribuição espacial, sendo capaz de proporcionar misturas mais homogêneas.

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2019-08-14T05:52:25Z

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Leonardo Mayer Reis

Participação da Fosfatidilinositol 3-quinase no modelo murino de infecção pelo dengue virus sorotipo 3

A dengue é uma das mais importantes arboviroses que acometem o homem na atualidade. Trata-se de grande problema de saúde pública, dado que nas últimas décadas a incidência de doença causada pelos Dengue virus (DENV) tem aumentado significativamente. A transmissão ocorre através da picada do mosquito-vetor do gênero Aedes, com destaque para o Aedes aegypti. A infecção por DENV caracteriza-se por sintomatologia inespecífica e o tratamento é apenas sintomático. No decorrer da infecção, há a ativação do sistema imune do hospedeiro, com destaque para a indução de uma grande variedade de moléculas antivirais e de vias de sinalização. A via das Fosfatidilinositol 3-quinases (PI3Ks) é uma delas. Esta via é responsável pela fosforilação do grupamento fosfato da molécula e fosfatidilinositol, tendo várias funções no organismo, dentre elas, as relacionadas ao processo inflamatório, como a proliferação, o desenvolvimento e a migração celular. As PI3Ks são divididas em três classes, sendo a classe IB o alvo deste projeto. Esta classe é composta unicamente pela PI3K, que está intimamente relacionada à inflamação. Para se estudar o efeito desta via durante a patogênese da dengue experimental, utilizamos animais adultos selvagens (WT) e deficientes para a PI3K (PI3K-/-). Os animais foram infectados com o sorotipo 3 do vírus (DENV-3) e, após a infecção, verificamos a ativação do principal alvo da via da PI3K, NF-B, e a fosforilação de AKT. Além disso, avaliamos a taxa de letalidade e os parâmetros clínicos (hematócrito, plaquetas, produção e liberação de citocinas e quimiocina, infiltrado neutrofílico, dano hepático) e quantificação da carga viral após a infecção. Os animais selvagens (WT) desenvolveram os sinais clínicos característicos da doença humana: trombocitopenia e hemoconcentração, além de lesão tecidual no fígado, observado através da histologia e do escore de lesão e dosagem do nível das transaminases hepáticas. Além disso, apresentaram também uma produção elevada de citocinas e quimiocina, assim como um significativo infiltrado neutrofílico para órgãos-alvo da doença, como fígado e baço. Os animais PI3K-/-, por sua vez, não apresentaram trombocitopenia e não desenvolveram hemoconcentração. Também apresentaram menores níveis de transaminases hepáticas, menor escore de lesão, menor alteração na morfologia hepática, além de menor infiltrado neutrofílico e menor produção de quimiocinas e citocinas. Vale ressaltar também que os animais PI3K-/- apresentaram uma carga viral consideravelmente menor no fígado, baço e sangue quando comparada a encontrada nos animais WT infectados. Somando-se aos dados apresentados, observou-se uma taxa de letalidade reduzida nos animais PI3K-/-, o que nos permite inferir que animais deficientes para PI3K são protegidos de uma doença grave.

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2019-08-10T19:49:52Z

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Deborah Fernandes Valadão

A aprendizagem da transmissão da informação genética com blocos de montar

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2021-07-20T14:36:00Z

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Ricardo Silva

Saúde móvel: novas perspectivas para a oferta de serviços em saúde

Objetivo: revisar e discutir as novas perspectivas para a oferta de serviços em saúde decorrentes do desenvolvimento da saúde móvel e dos dispositivos vestíveis inteligentes. Métodos: foi realizada revisão não sistemática da literatura para identificar artigos completos, cujos títulos destacassem o termo ‘mHealth’ e/ou ‘Smart wearable’, publicados nos últimos 15 anos. Resultados: foram identificadas 467 publicações em periódicos indexados ao portal da Capes, 75 delas levadas em consideração pela análise; foram consolidadas evidências quanto às novas possibilidades decorrentes da disseminação da saúde móvel, aglutinadas segundo as categorias ‘monitoramento de condições de saúde’, ‘transmissão de informações e análises de dados’ e ‘diagnóstico e terapêutica’. Conclusão: os trabalhos revisados sugerem que a oferta de serviços de saúde sofrerá alterações ao longo dos próximos anos, no que tange às categorias analisadas, o que exigirá um esforço de adaptação por parte dos profissionais de saúde, acadêmicos e usuários.

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2022-06-23T15:02:49Z

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Thiago Augusto Hernandes Rocha Luiz Augusto Fachini Núbia Cristina da Silva Elaine Thumé Núbia Cristina da Silva Allan Claudius Queiroz Barbosa Maria do Carmo Júnia Marçal Rodrigue

O tempo nos "Discorsi" de Maquiavel

A presente dissertação pretende discutir a noção de tempo nos Discorsi Sopra la Prima Deca di Tito Livio de N. Maquiavel, ressaltando o resgate que o autor faz, no contexto do Renascimento, da concepção circular de Platão e Políbio para romper com a imagem linear do tempo vigente na Idade Média, de cunho cristão, e expor, sob uma perspectiva original, os impasses recorrentes da política, sobretudo aquele relativo à manutenção temporal dos regimes. Enfocar-se-á também a interpretação que Maquiavel faz do papel dos desejos humanos na constituição, manutenção e corrupção de um regime, e a sua relação com a inexorabilidade do tempo sobre as formas políticas. Por fim, discutir-se-á as alternativas políticas que ele propõe para conter os desafios impostos pelo tempo, sob os poderes da Fortuna, aos governos. Estes novos modos e ordens políticos, apresentados pelo secretário florentino à luz do modelo da república romana e caracterizados, sobretudo, pela adoção de um governo republicano misto - capaz de administrar os conflitos entre os appettiti do povo, dos monarcas e dos aristocratas através de um processo de fundação contínua -, permitiriam aos regimes se manter de forma mais duradoura no tempo e atingir a liberdade.

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2019-08-11T20:43:35Z

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Manoel de Almeida Neto

Avaliação da qualidade ambiental da sub-bacia hidrográfica doRio Suaçuí Grande/MG

O presente trabalho avaliar a qualidade ambiental da sub-bacia hidrográfica do Rio Suaçuí Grande, em Minas Gerais, através da elaboração da elaboração de um mapa para auxiliar em medidas preventivas e planejadas aos acontecimentos que possam causar danos ao ambiente.Neste sentido, pretendeu-se neste estudo utilizar uma base de dados secundários, apoiada no geoprocessamento para espacialização de atributos ambientais, com intuito de gerar um mapa da Qualidade Ambiental da sub-bacia do Rio Suaçuí Grande. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica para conceituar Qualidade Ambiental. Ainda, de maneira resumida, apresenta-se as vantagens da utilização das ferramentas SIG nos Estudos Ambientais e as ferramentas de Análises Espaciais utilizadas no estudo.A escolha do geoprocessamento para a sistematização das variáveis ambientais foi importante para obter um resultado confiável. A partir desses elementos, foi possível gerar um mapa de qualidade ambiental através da análise de multicritérios, por meio do uso de Sistema deInformações Geográficas - SIG. A utilização de um SIG para auxiliar na elaboração de um mapa de Qualidade Ambiental permitiu melhor representação das informações, além da distinção das características de cada atributo no plano de informação. A partir desse cenário, pode-se tentar compreender a importância que assume a preocupação com a qualidade ambiental, vista como elemento fundamental para auxiliar em áreas degradadas ou aquelas importantes para a vida de maneira geral, e ainda, para o alcance da melhoria da qualidade de vida do homem.

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2019-08-12T19:07:20Z

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Luciene Marques da Conceição

A eficiência do ensino a distância em otorrinolaringologia como método de capacitação de médicos da atenção primária do distristo sanitário norte do município de Belo Horizonte

As doenças otorrinolaringológicas têm uma alta prevalência na atenção primária. Conseqüentemente, observa-se uma sobrecarga de encaminhamentos para a atenção secundária. Este estudo avaliou e comparou a eficiência do ensino a distância como um meio de promover a capacitação em otorrinolaringologia dos médicos da atenção primária. O estudo foi realizado nos centros de saúde do distrito sanitário da regional norte da cidade de Belo Horizonte. Os médicos participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos de estudo. O primeiro grupo foi composto por médicos que participaram da intervenção através de Videoaula. O segundo grupo foi composto por médicos que participaram através de Teleconsultoria. O terceiro grupo foi composto por médicos que participaram da intervenção por Teleconsultoria e Videoaula. Para verificar a capacitação dos médicos da atenção primária, foram avaliados a atitude, o conhecimento e a habilidade em otorrinolaringologia antes e após as intervenções . Com o objetivo de avaliar a atitude, foram verificados os motivos e o número de encaminhamento de otorrinolaringologia da atenção primária para a secundária antes e depois do processo de ensino a distância. Após as intervenções, houve uma diminuição de 16% no número de encaminhamentos de primeira consulta da atenção primária para a secundária. Em relação a aquisição de conhecimento, foi utilizado questionário com 33 questões com temas de otorrinolaringologia antes e depois das intervenções. Foi verificado uma melhora no desempenho teórico nos grupos Videoaula e Teleconsultoria/Videoaula. As notas médias antes e depois da intervenção no grupo Videoaula foram 21,08 e 24,25 , respectivamente, correspondendo a uma melhora no desempenho geral de 3,18 para 3,464 (p=0,002). No grupo Teleconsultoria/Videoaula as notas médias antes e depois da intervenção foram 22,66 e 25,9, respectivamente, indicando uma melhora no desempenho geral de 3,13 para 3,68 (p=0,001). No grupo Teleconsultoria as notas médias antes de depois da intervenção foram 21,08 e 20,66, respectivamente, mostrando que não houve alteração significativa no desempenho geral que mudou de 2.91 para 2.95 7 (p=0,294). Na avaliação da habilidade, foi utilizada a concordância diagnóstica utilizando-se o teste de Kappa. Em nenhum dos três grupos, houve melhora significativa na habilidade (p<0,001). Este estudo mostrou que a melhora do desempenho teórico não foi suficiente para melhorar a conduta prática em otorrinolaringologia dos médicos da atenção primária. Métodos de aprendizagem baseados nas dificuldades individuais e com treinamento de habilidades parecem ser a estratégia mais eficiência para a educação continuada na atenção primária

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2019-08-11T14:02:27Z

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Marcelo Henrique de Oliveira

A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte

O presente trabalho trata de um relato de experiência de uma produção audiovisual desenvolvida em uma escola pública na cidade de São João Del Rey. Apresenta uma reflexão sobre a importância do ensino/aprendizagem de Arte para jovens/adolescentes no Ensino Médio a partir de alguns questionamentos sobre uma aparente falta de interesse dos educandos em relação ao componente curricular. Uma das estratégias utilizadas para a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem de Arte foi a utilização das tecnologias contemporâneas, especificamente, da produção de um audiovisual desenvolvido por meio de um programa gratuito. Durante o desenvolvimento dessa produção foi possível constatar que no processo ensino/aprendizagem, os educadores necessitam lançar mão de alguns recursos para potencializar a aprendizagem, fazendo com que tenha significado para o educando.

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2019-08-14T10:06:17Z

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Vanessa Renata dos Santos Nunes

Análise do nível de relação entre disfunção temporomandibular e estresse psicológico em atletas de futebol

RESUMO O esporte de rendimento pode resultar em estresse psicológico agudo e crônico. Atletas que relatam níveis mais altos de estresse psicológico, recuperam-se da fadiga e da dor mais lentamente, experimentando uma recuperação de energia percebida diferente. Há evidências de que o estresse leva ao aumento da atividade muscular e articular temporomandibular, causando a Disfunção Temporomandibular (DTM). Os impactos da dor causados pela DTM nas atividades laborais têm sido de grande relevância em estudos recentes. Pretende-se então, como objetivo deste estudo, verificar o nível de relação entre DTM e estresse psicológico em atletas do futebol. Para analisar o nível de relação entre DTM e estresse psicológico em atletas de futebol, foi realizado um estudo observacional, exploratório, transversal em um clube de futebol brasileiro, com 94 atletas, sendo 18 atletas da equipe profissional feminina e 76 atletas das categorias de base masculinos. Para avaliar a DTM dos atletas, foi utilizado o questionário denominado Índice Anamnético de Fonseca (1994) de dez questões e para avaliar o estresse psicológico dos atletas, foi utilizada a escala de estresse percebido de quatorze questões (PSS-14), traduzida e adaptada para a língua portuguesa por Luft (2006). Os dados foram analisados no programa SPSS versão 25.0 para IOS, adotando-se um nível de significância de 5% e o poder dos resultados foi calculado pelo software Gpower® 3.1.9.2. Os resultados mostraram que da amostra de 94 atletas estudados, 53 atletas (56,38%) apresentaram DTM e 70 atletas (74,47%) apresentaram estresse psicológico. A maioria dos atletas estão cursando o ensino médio (75 atletas - 79,7%), com renda mensal familiar considerada boa por 71 atletas (75,5%). 75 atletas (79,7%) disputaram de quatro a seis campeonatos por temporada e 72 atletas (76,6%), responderam apresentar uma boa qualidade de sono. A correlação entre DTM e estresse psicológico foi comprovada pelo teste de correlação de Pearson sendo moderada e positiva para atletas da equipe sub-15 e sub-17 (r=0,78 e r=0,56 respectivamente). A correlação foi forte e positiva para as equipes sub-20 e profissional feminina (r=0,89 para ambas as equipes). Os resultados da correlação apresentaram significância de p≤0,05 para a equipe sub-17 e p≤0,01 para as demais equipes. Os resultados da regressão linear simples apontaram para uma dependência entre as variáveis, também com significância de p≤0,05 para a equipe sub-17 e p≤0,01 para as demais equipes. As equações das retas, resultados da regressão linear simples para cada equipe, podem predizer escores de DTM a partir de scores de estresse percebido para estes atletas de futebol. O poder calculado foi de 0,88 para a equipe sub-17 e 1,00 para as demais equipes. Conclui-se que a DTM é influenciada positivamente pelo estresse psicológico em atletas de futebol das equipes acima descritas e que os resultados de predição da DTM podem colaborar na seleção de atletas para posterior atendimento clínico.

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2021-07-28T23:44:53Z

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Cornelis Robert Araújo Springer

Relação entre o grau de alavancagem e a situação financeira pela aplicação do modelo Fleuriet nas empresas mineradoras Vale e MMX nos anos de 2010, 2011, 2012

Este trabalho tem o intuito de apresentar e analisar o grau de alavancagem financeira e a situação financeira utilizando o modelo Fleuriet, buscando avaliar o comportamento financeiro das empresas pesquisadas Vale e MMX, ambas do setor de mineração, tendo como amostra as demonstrações financeiras, sobretudo o balanço patrimonial listados na BM&FBOVESPA para os anos de 2010, 2011 e 2012. As empresas foram escolhidas para obter um conhecimento sobre a natureza teórica e aplicativa da análise financeira por comparação com os índices aplicados pelo Modelo Fleuriet em empresas de capital aberto do que publicam seus demonstrativos financeiros por traçar competitividade no mercado. Os resultados da aplicação do Modelo Fleuriet e das análises da alavancagem financeira sinalizaram uma posição de redução da rentabilidade, baixa liquidez e possibilidade de insolvência para as empresas estudadas.

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2019-08-13T08:53:26Z

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Grecijane Tavora de Faria

Matta-clark em cima do muro de berlim por lebbeus woods em 2013: idiorritmias

O presente trabalho tem como objetivo discutir a vingança em termos espaciais, atrelando a palavra a conceitos como violência, sobrevivência e idiorritmia a partir de exemplares poéticos e históricos: os desenhos do arquiteto Lebbeus Woods, as obras/performances do artista Gordon Matta-Clark; o muro de Berlim e as Jornadas de Junho de 2013 ocorridas no Brasil.

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2021-12-06T17:55:05Z

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Frederico Canuto

Gravidez e sexualidade na adolescência

A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta,compreendendo o período situado entre 10 e 20 anos incompleto, quando ocorre, além de uma série de transformações físicas e mentais, crescimento rápido do corpo e o surgimento dos caracteres sexuais secundários. Tem-se observado, em todo o mundo, o aumento da incidência de gestações entre os jovens, fato que se relacionaa fatores de ordem psicossocial e cultural, tornando a adolescência um período de elevada vulnerabilidade. Do ponto de vista psicológico, ocorrem modificações no sentido da estruturação da personalidade, podendo surgir conflitos, além da tendência à formação de grupos, o que pode dificultar a integração social. A gravidez na adolescência provoca em milhares de jovens uma situação complicada, inoportuna com a conseqüente dificuldade em cuidar do filho que chega. Dentre os variados fatores que colaboram para que ocorra este fenômeno, destacamos a falta de objetivos encontrada nos jovens de faixas de renda mais baixa, os quais acabam vislumbrando num filho a chance de ter um projeto de vida, de encontrar a oportunidade de constituir uma identidade, uma vez que não conseguem se inserir na vida profissional. Outras condições também se encontram presentes na vida da população que engravida neste período, tais como lares desestruturados e com pequeno nível de comunicação entre pais e filhos. Todo ser humano, no decorrer da vida, passa por transformações, em todas as fases da vida: a criança, o jovem, o adulto e o velho, cada um a seu modo, experimentam mudanças. No entanto, existem certas épocas nas quais as modificações que ocorrem em nossos corpos e mentes, nos nossos relacionamentos e compromissos são particularmente importantes e rápidas. Dentre estas, certamente situam-se a gravidez e a adolescência. Para que ocorra uma mudança efetiva na situação é necessário aos profissionais de saúde que atuam nesses setores revisão de seus valores e posturas em relação ao exercício da sexualidade na adolescência, assim como uma integração das políticas públicas e educativas para reduzir o índice de gravidezprecoce.

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2019-08-12T09:08:37Z

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Leila Tavares

A criança de cinco anos no ensino fundamental de nove anos: percepção de pais, diretores e juízes

Esta pesquisa teve por objeto a antecipação da entrada da criança no ensino fundamental, a partir da demanda por Mandados de Segurança para garantir a matrícula, no contexto da implantação do ensino fundamental ampliado para nove anos. O Poder Judiciário é chamado a dirimir a questão da idade para a matrícula a partir de normativas que estabeleceram uma data de corte. Teve-se por objetivo compreender as percepções e concepções dos sujeitos envolvidos pais, diretores e juízes que foram escolhidos por terem vivenciado a situação de matrículas através de Mandados de Segurança. O quadro de análise contemplou principalmente a Sociologia da Infância e, especialmente, os seguintes autores: da Sociologia da Infância, Sarmento (2002, 2004, 2005a, 2005b, 2007, 2008), Alanen (2010), Qvortrup (2011), Mollo-Bouvier (2005), Corsaro (2011), Plaisance (2000, 2004) e Kramer (2007); da História da Infância, Ariès (1981), Heywood (2004) e Kuhlmann Júnior (1998); da Sociologia da Família e da Educação, Perrenoud (1978), Dubet e Martucelli (1996), Zanten (1996), Nogueira (1997, 2005, 2010); das Políticas Públicas Educacionais, Vilarinho (2001) e Cury (2002, 2006); e da Judicialização da Educação, Meirelles (2001), Cury e Ferreira (2009, 2010) e Silveira (2010, 2011). Como metodologia, utilizou-se a pesquisa documental em normativas das instituições que regulam a educação nacional e nos Estados, na jurisprudência, na Ação Direta de Constitucionalidade n. 17, e nas Ações Civis Públicas, propostas pelo Ministério Público Federal contra a União Federal, que objetivavam a suspensão das Resoluções CNE/CEB n. 01 e 06, ambas de 2010. Foram realizados levantamentos das demandas no Poder Judiciário em três âmbitos: buscou-se o número de Mandados de Segurança em quatro escolas privadas, administradas por instituições particulares, da cidade de Poços de Caldas/MG, os Acórdãos no TJ de Minas Gerais e os processos de Ação Civil Pública. Realizou-se, ainda, entrevistas semiestruturadas com pais, diretores e juízes, num total de vinte e três depoimentos. Verificou-se, entre outras coisas, que, na jurisprudência, os Mandados de Segurança para antecipar a matrícula da criança sem observar a data de corte tiveram como objetivo a garantia de um direito, diferentemente das Ações Civis Públicas, que provocaram alterações que definiram o conteúdo da norma que deve ordenar os sistemas de ensino, destituindo-os de sua competência deliberativa. A divergência entre os postulados dos dois poderes educacional e judiciário incidiu na dualidade entre o geral e o particular, e o global e o específico. Na visão do Judiciário, prevaleceu a criança como singular, enquanto que o regramento pelos órgãos competentes é para todas as crianças. Verificou-se, ainda, um constante estado de tensão na educação da criança pequena: ao mesmo tempo, deve preservar a infância e tornar a criança competente. Viu-se também que os pais, em sua maioria de classe média, utilizaram os Mandados de Segurança, entre outras coisas, como uma estratégia para antecipar a escolaridade das crianças com motivações econômicas competição e concorrência no mercado de trabalho futuro e financeiras evitando pagar mais um ano de escolaridade. Conclui-se ser necessário rever as políticas públicas educacionais que, como efeitos, têm antecipado o ensino fundamental, com a matrícula de muitas crianças com cinco anos de idade após o início do ano letivo, e têm contribuído para diminuir o tempo da educação infantil contemporânea.

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2019-08-09T19:00:17Z

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Sueli Machado Pereira de Oliveria

Computação evolucionária e máquinas de comitê na identificaçãode sistemas não-lineares

Nas últimas décadas, devido ao aumento do poder computacional e do consequente crescimento da quantidade de informação disponível aos pesquisadores, a linha de pesquisa conhecida como Aprendizado de Máquina vem ganhando importância. Essa linha de pesquisa tem por objetivo estudar e desenvolver métodos computacionais para obtenção de sistemas capazes de adquirir conhecimento de forma automática. O desafio principal dos algoritmos de aprendizagem é maximizar a capacidade de generalização de seu aprendiz. Nesse contexto, os algoritmos evolucionários e as máquinas de comitê (combinaçãode mais de uma máquina de aprendizado) apresentam-se como alternativas competitivas para a resolução desse desafio. Assim, o estudo de identificação de sistemas não-lineares, cada vez mais requeridos em problemas de controle avançado, pode se beneficiar dessas alternativas. Partindo dessa premissa, este trabalho tem por objetivo aplicar tais técnicas em problemas de identificação. Olhando o problema de identificação sob uma perspectiva de otimização, duas entidades são da maior importância: o erro de predição e o erro de simulação. Com o uso de algoritmos evolucionários, multi-objetivos ou não, o papel dessas entidades na estimação de parâmetros demodelos não-lineares é discutido no trabalho aqui apresentado. Dentre os resultados obtidos, ressalta-se aquele em que se recomenda o usode critérios baseados no erro de predição em problemas de erro na equação e o uso de critérios baseados no erro de simulação em problemas de erro na saída (ou erro de medição), sendo o último geralmente mais robusto. Embora seja do conhecimento que, em problemas de erro na saída, o uso de critério baseado no erro de predição, sem os devidos ajustes (modelo de ruído), encontra estimativas de parâmetros tendenciosas, a novidade é que o uso de erro de simulação também encontra estimativas tendenciosas quando aplicado em problemas de erro na equação. Uma nova abordagem bi-objetivo foi proposta utilizando erro de simulação e erro no ajuste da função estática do modelo em identificação caixa-cinza, mostrandosua eficiência frente à identificação caixa-preta ou mesmo frente às abordagens com erro de predição em um problema real. Sistemas híbridos do tipo PWA (PieceWise Affine), considerados um exemplo de máquina de comitês, também foram estimados por essas entidades (por meio da aplicação dos algoritmos genéticos) em que foi constatado que a definição das regiões de operação de cada submodelo pode ser realizada baseando-se no erro de predição independente do tipo de ruído adicionado. No entanto, a estimação dos parâmetros desses submodelos deve ser realizada pelo algoritmo proposto chamado MQEP(mínimos quadrados estendido e ponderado) em casos de erro na saída, para evitar estimativas tendenciosas. Por fim, algoritmos co-evolucionários e sistemas imunológicos artificiais foram empregados na construção de comitês de redes neurais artificiais em que foi possível obter bons resultados em uma série de problemas de regressão. Ficou constatado que o uso de uma medida de diversidade durante o aprendizado não é aconselhável e que é possível encontrar comitês de tamanho reduzido de forma automática

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2019-08-14T18:39:21Z

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Bruno Henrique Barbosa

Prática em extinção ou em processo de renovação?: um estudo sobre a supervisão educacional

Esta pesquisa busca investigar o processo de transformação da função do pedagogo-supervisor nos últimos anos, nas redes pública e privada de ensino, analisando e comparando a sua atuação com a do coordenador pedagógico, seu suposto sucessor nas escolas municipais de Belo Horizonte. Em Belo Horizonte, a implantação da Escola Plural na rede municipal, em 1995, suprimiu a figura do Supervisor escolar e repassou suas funções a Professores-Coordenadores, em um processo que visava conferir ao professor maior autonomia e ampliar seus espaços de atuação na escola. Nessa nova proposta, foi implementado o processo de descentralização do poder no interior da escola, passando-se a eleger o coordenador com funções mais amplas que a do supervisor educacional. Tal fato tem provocado sérios questionamentos acerca dos rumos que serão tomados pela profissão. A pertinência da discussão, que não é nova, neste momento, situa-se na sobrevivência da profissão, o que coloca esse objeto em lugar privilegiado de análise. Por meio de Estudos de Caso realizados com uma supervisora educacional e duas coordenadoras pedagógicas das redes privada e pública municipal de Belo Horizonte, respectivamente, procuramos elucidar como se dão as práticas dessas profissionais na atualidade. A análise realizada baseou-se nas observações da atuação das três profissionais pesquisadas, nas respostas dadas por elas e por outros educadores em entrevistas, e na consulta a documentos, ancorada nas idéias de pesquisadores da área, tais como: Celestino Silva Jr., Naura Ferreira, Nilda Alves, Regina Garcia, Myrtes Alonso, Antônia Medina, Demerval Saviani, José Carlos Libâneo, Mary Rangel, Mirian Grinspun, Marileusa Fernandes, Vera Placco, Ana Maria Franz, dentre outros. De acordo com os dados coletados, concluiu-se que os coordenadores pedagógicos eleitos nas escolas municipais de Belo Horizonte, para substituírem os supervisores educacionais, ainda não construíram uma nova proposta de atuação que os diferencie substancialmente do modelo antigo de supervisão. Ambos profissionais, presentes na escola pública e privada de ensino, ainda não conseguiram desenvolver um novo modelo de supervisão que lhes dê uma nova identidade.

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2019-08-10T16:05:41Z

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Karla Vignoli Viegas Barreira

Comparação entre o comportamento eletromiográfico proximal e distal das porções do quadríceps no exercício extensor de joelhos

A arquitetura das porções do quadríceps femoral varia significativamente ao longo do comprimento muscular, podendo interferir na eficiência da transmissão de força e nas respostas de cada porção. Sendo assim, a fim de entender melhor o comportamento neuromuscular em distintas regiões musculares o objetivo do presente estudo foi comparar a ativação eletromiográfica entre as regiões proximal e distal do vasto medial, vasto lateral e reto femoral (VM, VL e RF), durante exercício de extensão de joelhos com uma duração de 3s para a ação concêntrica e 3s para a ação excêntrica. A amostra foi composta de 12 mulheres, destreinadas (6 meses prévios ao estudo sem treinamento de força), com idade entre 18 e 27 anos. Foi realizado teste de uma Repetição Máxima para cálculo de 50% do RM, a ser utilizado nas sessões de coleta, e teste de Contração Isométrica Voluntária Máxima (CIVM) para normalização dos dados. A amplitude de movimento estipulada foi de 100° de flexão de joelhos até 30° para a ação concêntrica e de 30° até 100° para a ação excêntrica. A eletromiografia de superfície (EMG) foi utilizada como instrumento de medida da ativação elétrica muscular através de eletrodos posicionados em pares no ponto distal e no ponto proximal de cada porção do quadríceps. Os dados foram analisados através da ANOVA two-way com medidas repetidas seguido de Post Hoc de Bonferroni, para cada porção muscular, comparando região e ângulo. As três porções investigadas (VL, RF e VM) apresentaram diferenças de ativação EMG regional próximo-distal em ângulos específicos das ações dinâmicas, concêntrica e excêntrica, sendo que as diferenças foram mais destacadas nos vastos, principalmente o vasto lateral. Essas diferenças podem significar uma resposta aguda da heterogênea arquitetura intramuscular ao exercício de força dinâmico, que, aplicado em um treinamento crônico poderá, possivelmente, ocasionar adaptações estruturais heterogêneas ao longo do músculo.

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2019-08-10T05:23:19Z

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Luis Alves Pereira Bittar

Resistência adesiva na cimentação de pinos de fibras de vidro utilizando diferentes sistemas adesivos e agentes cimentantes

A idéia de se usar os condutos radiculares como forma de retenção derestaurações de dentes tratados endodonticamente não é nova. A função do pino é oferecer retenção e suporte para o material restaurador. O presente trabalho avaliou a resistência adesiva de um sistema adesivo dual (Excite DSC), um sistema adesivo químico (Alloybond), um cimento resinoso dual (Variolink II) e um cimento resinoso químico (C&B Cement) na cimentação de pinos de fibras de vidro (Reforpost). Foram utilizados quarenta caninos humanos hígidos, extraídos por indicação periodontal. Os dentes tiveram suascoroas anatômicas seccionadas na junção amelocementária. Pinos de fibras de vidro Reforpost (Angelus) foram cimentados, sendo formados 4 grupos com 10 corpos-de-prova cada. As amostras foram armazenadas em água destilada a 37ºC por 24 horas. Após este período os dentes foram fixados em tubos de aço inoxidável com resina acrílica auto-polimerizável, com o auxílio de um paralelômetro. A seguir um novo tubo de dimensões iguais foi posicionado sobre o primeiro, e vertido sobre este resina acrílica para reter o pino de fibras de vidro após sua presa. Um tubo guia com pinos posicionadores em suasextremidades foi utilizado para padronizar todos os corpos-de-prova. Oscorpos-de-prova foram posicionados em uma máquina de ensaios universais (Instron) onde se realizaram testes de tração dos mesmos. Na comparação entre os sistemas adesivos, o Alloybond apresentou maiores resistências adesivas, independente do cimento resinoso utilizado. Os cimentos resinosos Variolink II e C&B Cement não apresentaram diferença estatisticamente significante entre si.

Year

2019-08-14T12:17:55Z

Creators

Sanzio Marcelo Lopes Marques

Aplicação de padrões de projeto com a linguagem PHP

O principal objetivo deste trabalho é apresentar de forma clara e concisa a aplicação de padrões de projeto de software com a linguagem PHP. Durante o trabalho são apresentados os principais conceitos que envolvem a orientação a objetos e sua aplicação na linguagem PHP. É apresentado também um breve histórico da linguagem PHP, mostrando sua evolução rumo ao suporte à orientação a objetos, suporte este que passa a ser bem completo na versão 5 da linguagem. Durante odesenvolvimento do trabalho são apresentados exemplos de cada categoria dos padrões de projeto, sendo eles o padrão Singleton, Method Factory e Abstract Factory entre os padrões de criação, Composite, Decorator e Façade entre os padrões Estruturais e Iterator, Observer e Template Method como representantes dos padrões Comportamentais. Os padrões são utilizados em conjunto para aformação de uma aplicação exemplo.

Year

2019-08-14T04:32:29Z

Creators

Alisson Rodrigues de Sousa

Modelos estatísticos para análise de características longitudinais em bovinos de corte sob coleta seletiva de dados

O objetivo deste trabalho foi verificar qual modelo estatístico é o mais adequado para análise de características longitudinais em rebanhos que realizam coleta seletiva de dados. Foram utilizados os pesos aos 330, 385, 440, 495 e 550 dias de idade de machos Nelore. Os modelos unicaracterístico (STM), multicaracterístico (MTM) e de regressão aleatória com polinômios lineares do tipo spline (RRM) foram comparados. O processo de coleta seletiva foi simulado por meio de amostragens sequenciais dos 85 e 70% animais mais pesados ao longo do tempo. As distribuições a posteriori dos parâmetros genéticos foram obtidas por meio do amostrador de Gibbs, com os três modelos mencionados anteriormente. As variâncias para peso obtidas por análise dos bancos de dados com coleta seletiva foram menores que aquelas obtidas para o banco de dados completo quando o modelo STM foi utilizado. Por outro lado, não houve diferença significativa nas variâncias, herdabilidades e correlações para a característica peso em análises do banco de dados com coleta seletiva e com registros completos, quando os modelos MTM e RRM foram utilizados. Os modelos multicaracterístico e de regressão aleatória são adequados para análise de características longitudinais em rebanhos que realizam coleta seletiva de dados

Year

2019-08-11T23:08:16Z

Creators

Fernanda Albuquerque Merlo

Condições de trabalho e comprometimento com a organização e com a carreira de docentes em um centro universitário privado

Adotando uma perspectiva psicossociológica, o objetivo do estudo foi explorar as relações entre as condições de trabalho, o comprometimento organizacional (CO) e o comprometimento com a carreira (CC) de docentes, em um centro universitário (CEU) da rede privada, no interior do estado de Minas Gerais. As condições de trabalho foram avaliadas de modo abrangente, considerando o conteúdo e o entorno do trabalho, a partir de quatro categorias: (1) contratuais e jurídicas; (2) físicas e materiais; (3) processos e características da atividade; e (4) ambiente sociogerencial. O comprometimento organizacional foi analisado a partir do modelo tridimensional (afetivo, calculativo e normativo) e o comprometimento com a carreira, do modelo tetradimensional (afetivo, normativo, investimentos acumulados e alternativas de mudanças). Desenvolvi duas linhas de ações de pesquisa. Na primeira, revisei a literatura de comprometimento organizacional e de carreira e desenvolvi uma reflexão crítica sobre elas com fundamento na perspectiva psicossociológica. Recortando tal reflexão, minutei um artigo científico. Constatei que apesar de avanços em alguns aspectos psicossociológicos nessas investigações, essa perspectiva se revelou em construção entre os artigos revisados. Predominou nesses artigos um foco no nível individual, caracterizado pelas análises das atitudes dos indivíduos perante as organizações e o trabalho. A inserção de elementos de ordem societal e organizacional precisa ganhar mais espaço nas pesquisas sobre os fenômenos psicossociais. A segunda linha consistiu em pesquisa empírica, no qual apliquei a triangulação metodológica, combinando estratégias de coleta de dados (questionários, entrevistas e registros em diário de campo) e de análises de dados (estatísticas diversas e análise de conteúdo). Obtive 145 questionários válidos e realizei 15 entrevistas. Explorei as percepções dos docentes das suas condições de trabalho no segundo artigo e, de modo geral, foram positivas na categoria das condições físicas e materiais, principalmente relativa aos espaços de trabalho, e, entre os fatores do ambiente sociogerencial: infraestrutura e pressão, ambiente conflitivo, violência e discriminação social. Foram negativas as avaliações na categoria contratual e jurídica e as pontuações no fator dos processos e características da atividade espaço de autonomia e nos fatores do ambiente sociogerencial participação, organização da atividade e oferta de informação de saúde. As entrevistas ressaltaram que os docentes se percebem cada vez mais exigidos em suas funções. Explorei as relações entre os fenômenos focalizados no terceiro artigo. Os fatores afetivos de CC e de CO caracterizaram melhor os vínculos dos docentes com a sua carreira e com a sua organização. Das condições físicas e materiais, o fator aspectos psicobiológicos foi o que mais afetou o CO e o CC. Os fatores dos processos e características da atividade se mostraram bons preditores para os fatores afetivo de CO, afetivo e de investimentos acumulados de CC. O fator infraestrutura e pressão, das condições do ambiente sociogerencial, ofereceu predição direta para os fatores afetivo de CO, afetivo e de investimentos acumulados de CC. O CC afetivo moderou as relações entre as condições de trabalho e o CO afetivo. Todos os resultados foram discutidos à luz dos modelos teóricos e empíricos que os fundamentaram, ancorados no pressuposto de que a relação do indivíduo com seu trabalho, sua organização e seu contexto é dialética. Assim, percepções positivas das condições de trabalho impactam no modo como os docentes estruturam seu CO e seu CC.

Year

2019-08-13T16:26:55Z

Creators

Anizaura Lidia Rodrigues de Souza