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Arte e verdade em Hegel e o pluralismo estético contemporâneo
Hegel não oferece um conceito de arte. Antes, postula determinações abrangentes que enfatizam a arte em sua significação histórica e filosófica. Estabelecer a beleza da arte é estabelecer sua qualidade como obra de arte. Isso quer dizer que a tarefa da arte não é ser bela, mas ser atividade espiritual e cultural. Com essas questões em mente, a dissertação propõe compreender e inserir a arte contemporânea, com a sua estética plural, como a culminação do processo histórico da arte previsto por Hegel como um fenômeno que surge do sensível e material, mas que se desenvolve dialeticamente para o conceitual e reflexivo. Para isso, apresento dois argumentos: a natureza espiritual da arte, que confere à estética de Hegel um permanente status de atualização; e a universalização do princípio da livre subjetividade criativa do artista. A arte contemporânea, ao radicalizar o deslocamento da experiência da arte do sentido para o pensamento, distancia-se (aparentemente) de sua vocação genuína na estética hegeliana, que é trazer à consciência as verdades humanas no próprio corpo da obra, ou seja, em sua forma intuitiva. Em termos práticos, reflete o contexto atual em que, apesar de já sedimentada a identidade plural do objeto artístico, ainda é comum o desnorteamento do público diante da diversidade de obras que exigem um acurado julgamento estético. Na arte contemporânea, a conciliação no objeto artístico dos diferentes aspectos e determinações da realidade, representando o conceito de ideal e de beleza em Hegel, não depende da correspondência exterior da imagem com o espiritual e coletivo, mas da consciência intelectual que, em última análise, está disposta a se comunicar com o corpo da obra.
Parentético e outras unidades informacionais curtas: uma distinção através da análise das diferentes realizações prosódicas do lexema ASSIM
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Definições curriculares em tempos de reformas educacionais: palavras-chave de uma História da Escola Primária no Paraná (1901 – 1930).
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Lowering the impact of chunk losses in P2P live streaming systems
Sistemas de transmissão de mídia contínua ao vivo estão ficando mais populares a cada dia. Esses sistemas atraem um crescente número de usuarios e, inclusive, alguns importantes canais de TV já disponibilizam alguns conteúdos ao vivo pela Internet. Sistemas par-a-par de transmissão de vídeo em tempo real podem prover uma solução de baixo custo ao problema de transmitir esse conteúdo para um grande número de espectadores. No entanto, estes sistemas não são inteiramente confiáveis e não implementam mecanismos de garantia de qualidade, o que pode levar leva a uma degradaçãodo desempenho do sistema experimentado pelos pares. Essa tese estuda a minimização da perda de pedaços em sistemas P2P de transmissão de vídeo em tempo real, entendendo a razão por trás das perdas, e propondo novas formas de reagir sobre cada uma destas razões, mantendo os custos baixos. Nós desenvolvemos nosso próprio sistema P2P de transmissão de mídia contínua ao vivo e o usamos para caracterizar perda de pedaços. Nós descobrimos uma forma de minimizar a perda de pedaços em cenários com free riders ao evitar requisitar pedaços de pares não cooperativos. Nós propomosum mecanismo de suporte para recuperação de pedaços "próximos a serem perdidos", que tem alto potencial para reduzir perdas; ele encaminha requisições emergenciais para fontes fora da vizinhança do par. Nós mapeamos esse mecanismo em um sistema CDN-P2P e desenvolvemos um algoritmo para minimizar dinamicamente o númerode fluxos de vídeo sendo plantados na rede P2P ao mesmo tempo em que garante uma disseminação eficiente e evitando requisições emergenciais. Nós avaliamos o algoritmo sob diversas condições nas quais ele chegou a conservar 30% da banda de upload previamente usada com requisições emergenciais sem que a qualidade do vídeo fosse afetada.
2019-08-12T10:12:08Z
Joao Ferreira D' Arauto e Oliveira
Modelo para avaliação e apoio ao gerenciamento de resíduos sólidos de indústrias
A pesquisa desenvolveu um modelo para avaliação e apoio ao gerenciamento de resíduos sólidos de indústrias, visando à prevenção e o controle da poluição industrial. O Modelo proposto teve o seu desenvolvimento estruturado em duas partes, uma alinhada à produção mais limpa (P+L) e outra a um novo conceito, proposto pela pesquisa, o Tratamento Mais Limpo (T+L) dos resíduos sólidos. A Parte I do Modelo envolveu o desenvolvimento de 20 indicadores e o índice de destinação dos resíduos sólidos de industriais (IDRSI), considerando os princípios de não geração, minimização, reaproveitamento, reciclagem, tratamento, disposição final e estocagem de resíduos. A Parte II contemplou o desenvolvimento de 14 indicadores que compõem o índice de tratamento mais limpo (IT+L) voltado para avaliação do desempenho ambiental de tecnologias de tratamento de resíduos e que aborda os aspectos água, ar, solo, materiais e energia, preconizando: a minimização da geração de resíduos sólidos e de efluentes líquidos e gasosos; a maximização da eficiência do aproveitamento energético de resíduos; a redução do consumo de combustíveis fósseis e das emissões de gases de efeito estufa; a minimização da área e dos insumos requeridos no tratamento. Além disso, com o intuito de facilitar a padronização, a análise e o provimento de informações atualizadas e objetivas aos gestores de resíduos industriais, foram idealizados os softwares de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos (SAGER) e o de Tratamento Mais Limpo (T+L). O marco referencial que orientou as avaliações do IDRSI foi obtido a partir da realização de pesquisas em relatórios ambientais e documentos auditáveis, bem como em visitas técnicas em indústrias dos setores automotivo, cimenteiro, energético (energia elétrica), laticínios, siderúrgico e têxtil. Já para a definição do padrão de desempenho do IT+L foram realizados os benchmarks de 3 tecnologias de tratamento: aterros de resíduos, incineração e waste-to-energy, a partir de visitas técnicas e obtenção de dados de aproximadamente 200 plantas de tratamento de resíduos em 32 países dos 5 continentes. Os índices IDRSI e IT+L foram simulados para diferentes situações a partir de dados reais, e os resultados finais se mostraram satisfatórios no que tange a avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos e a comparação do desempenho ambiental de tecnologias de tratamento e/ou disposição final de resíduos, constituindo-se em ferramentas de gestão.
2019-08-11T16:35:50Z
Hosmanny Mauro Goulart Coelho
Uso consciente da água
Este estudo objetivou estudar e compreender as estratégias do uso consciente da água, bem como abordar técnicas com o aproveitamento de água de chuva e reuso de águas cinza para atividades que não seria necessário o uso de água potável e o uso de aparelhos hidrossanitários economizadores para então poder analisar como minimizar o desperdício de água. Para tanto foi utilizado para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do conteúdo levantado no referencial teórico sobre a gestão da água. A partir da análise da bibliografia pode-se perceber a importância de economizar o recurso finito água e destaca-se a facilidade de implantar o aproveitamento da água de chuva, o reuso de água cinza e a instalação de aparelhos hidrossanitários economizadores. O estudo limitou-se em verificar como a aplicação do uso de aparelhos hidrossanitários economizadores e técnicas com o aproveitamento de água de chuva e reuso água cinza influencia controlar o desperdício da água potável devido ao uso inconsciente das pessoas tendo como referência estudar as estratégias do uso consciente da água. A implantação de novas teorias e tecnologias referentes ao uso racional da água são evoluções na mudança de comportamento da sociedade e mostra-se como o principal desafio. Enfim, por meio do estudo realizado foi possível confirmar que é possível economizar água e diminuir o desperdício da água potável com o uso consciente da água. A água armazenada nos sistemas de aproveitamento de água de chuva e reuso de águas cinza são necessários efetuar o tratamento dessas águas e adequá-las aos padrões de qualidade compatíveis aos usos para os quais estas águas se destinarão. Economia de até 50% de água potável na utilização do aproveitamento da água de chuva em época chuvosa são resultados apresentados no presente trabalho
Civilizar o campo: educação e saúde nos cursos de aperfeiçoamento para professores rurais - Fazenda do Rosário (Minas Gerais, 1947-1956)
O objetivo desta dissertação é compreender a implementação de uma proposta pedagógica de educação rural nos cursos de formação de professores, realizados em Minas Gerais, em meados do século XX. Tendo como foco a análise dos Cursos de Aperfeiçoamento para professores rurais, ocorridos na Fazenda do Rosário (Ibirité, Minas Gerais) entre os anos de 1948 e 1956, identificou-se a constituição de uma proposta diferenciada de educação para os meios rurais, que aqui foi denominada de pedagogia rural. A pedagogia rural refere-se a um conjunto de proposições e reflexões acerca da metodologia de ensino e de práticas escolares e educativas a serem desenvolvidas nas escolas primárias rurais, fundamentada por uma concepção de educação e de escola em um meio geográfico e populacional específico, embora a inspiração seja das pedagogias em desenvolvimento na cidade. Nesse período, o diferencial do ideário pedagógico para o meio rural era a proposição de urbanização do campo e civilização dessa população, através da escola e da atuação do professor primário. Investir na melhoria das condições e da qualidade de vida da população rural envolvia desenvolver-lhe a educação e a saúde, que se articulava principalmente no âmbito das práticas higienistas dos cursos de formação de professores. A reforma do homem rural incluía a educação de seus corpos, tendo em vista a higienização dos hábitos e dos costumes dessa população. No aspecto metodológico, foram realizados estudos bibliográficos mais específicos sobre a história da educação rural e estudos mais gerais referentes às discussões sociológicas sobre as categorias rural e urbano, bem como sobre o imaginário acerca das condições sociais e históricas que constituem as dimensões simbólicas do rural e do urbano. Diferentes fontes documentais foram consultadas: legislação, relatórios e documentos oficiais, jornais, revistas, livros e coletâneas, o acervo documental do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (textos e relatórios, diários e cadernetas individuais, questionários realizados com os professores, livro de registros de matrículas de alunos e de professores). Conclui-se que as propostas educativas dos cursos de formação de professores da Fazenda do Rosário se desenvolveram em comunhão com o debate sociológico de época, que se constituem pela superação do meio rural pelo urbano. Observa-se, contudo, que a implementação das propostas de educação nos meios rurais não se fez sem tensões. Tensões e contradições permearam tanto o ideário pedagógico para o meio rural e as suas condições concretas de intervenção, quanto as expectativas da própria população rural em relação às melhorias de suas condições e seus modos de vida.
Validação de método espectrofotométrico para determinação de nitrito em patê de presunto
A validação de um método de ensaio consiste na aplicação das características de desempenho previstas para avaliação da eficiência das análises de rotina do laboratório. Neste trabalho foi validado o método espectrofotométrico para determinação de nitrito usando como matriz patê de presunto. As condições analíticas validadas foram comprimento de onda de 540 nm e leitura das amostras entre 40 e 70 minutos após a adição dos reagentes complexantes. As características de desempenho obtidas foram: linearidade na faixa de trabalho estudada (0,125 a 3 mg de nitrito/mL), efeito de matriz não observado, não possui interferência do ácido ascórbico e possui interferência do eritorbato de sódio nas concentrações acima de 2,5 mg/100g. O limite de detecção foi definido em 12,5 mg de nitrito/kg de patê e o limite dequantificação em 25 mg de nitrito/kg de patê. O método apresentou repetitividade e reprodutibilidade intralaboratorial nas condições testadas. A exatidão foi avaliada através dos valores de recuperação quevariaram entre 84 e 110%. Na avaliação da robustez, as variações realizadas no procedimento de extração foram dependentes do nível de concentração existente na amostra
Estudo químico de Ochroma lagopus swartz e síntese de amidas derivadas da piperina, com avaliação de suas respectivas atividades inseticida
Neste trabalho são descritas dezesseis substâncias naturais isoladas de Ochroma lagopus das quais nove são inéditas. O isolamento destas substâncias foi feito por cromatografia em coluna de silica gel, sendo que algumas do extrato etanólico do caule, após serem submetidas a este processo de separação, foram isoladas por CLAE reciclante, em escala semi-preparativa. A identificação destas foi realizada a partir de dados de EM, IV, RMN de 'h e de '^C (empregando-se técnicas ID e 2D). Os produtos naturais inéditos são as lignanas denominadas: boehmenan B, C e D e carolignana A, B, C, D, E e F. As demais substâncias identificadas foram: boehmenan, diferulato de secoisolariciresinila, P-sitosterol, estigmasterol, daucosterol, estigmasterol-3-O-P-D-glicosídeo e manitol. Extratos de O. lagopus, bem como algumas frações destes, foram testados para avaliar suas possíveis ações sobre várias espécies de insetos. No entanto, nenhum deles apresentou atividade inseticida para as espécies testadas.Foram ainda obtidas as amidas naturais piperina e piperilina, isoladas da pimenta-do-reino {Piper nigrum), e dezesseis amidas sintéticas derivadas da piperina; N-etilpiperamida, N,N-dietilpiperamida, N,N-diisopropilpiperamida, Nbutilpiperamida, N-isobutilpiperamida, N-isopentilpiperamida, N-cicloexilpiperamida, N-isopropilpiperamida, N-pentilpiperamida, N-hexilpiperamida, Ndecilpiperamida, N-adamantilpiperamida, N-[2-(piperidin-l-il)etil]piperamida, N- [2-(morfolin-4-il)etil]piperamida, N-(l-benzilpiperidin-4-il)piperamida e N-[2- (piridin-2-il)etil]piperamida. Para as nove últimas substâncias citadas, não foi encontrada nenhuma referência na literatura consultada. Todas as amidas foram submetidas a testes biológicos para avaliar as respectivas atividades contra insetos das espécies Acaníhoscelides obtectus Say, Ascia monuste orseis Latr., Brevicoryne brassicae L., Cornitermes cumulam Kollar, Proíopolybia exígua DeSaus, Rhizopertha dominica Fabr e Siíophilus zeamais Mots. A maioria das amidas sintéticas e as duas naturais apresentaram atividade inseticida para pelo menos uma das espécies testadas. Dentre estas espécies, A. monuste e B. brassicae foram as mais suscetíveis a tais substâncias.
2019-08-11T23:08:33Z
Vanderlucia Fonseca de Paula
Representações sociais de educandas e educandos do curso de licenciatura em Educação do Campo sobre a leitura de textos acadêmicos
Este estudo tem como objetivo identificar e compreender as Representações Sociais de educandas e educandos da turma 2011 da área de Ciências Sociais e Humanidades do curso de Licenciatura em Educação do Campo da FaE/UFMG sobre a leitura de textos acadêmicos. O estudo fundamentou-se nos desafios vivenciados pela(o)s educanda(o)s de origem campesina para apropriar-se da prática de leitura acadêmica. Participaram deste estudo 23 (vinte e três) educanda(o)s da turma 2011 da área de Ciências Sociais e Humanidades, ingressantes na Universidade no primeiro semestre de 2011. Dentre os participantes, a maioria é composta por educandas (68%), com faixa etária entre 18 e 25 anos (52%). A partir de uma perspectiva relacionada às formas de pensar e sentir dessa(e)s educanda(o)s com relação à aprendizagem da prática de leitura de textos acadêmicos, utilizei como referência a teoria das representações sociais (Moscovici, 2010), por compreender que para esse processo as educandas e os educandos vivenciam uma situação que os desafia a superar formas consolidadas de se verem como leitora(e)s. A pesquisa situa-se no campo da abordagem qualitativa com base nos estudos de Alves-Mazzotti (1999), como instrumentos e técnicas para coleta de dados foram utilizados: um questionário de perfil da turma, observação em sala de aula e anotações em diário de campo. Os dados foram organizados em 4 cenas. Nas cenas a(o)s educanda(o)s demonstraram reações e atitudes que foram discutidas com base nos seguintes referenciais teóricos: no que se refere às Práticas de Leitura utilizei estudos feitos por Chartier (1996), Kleiman (1997), Goulemot (1996), Cavallo e Chartier (1998), Tanzawa (2009). Para a Educação do Campo, utilizei o conjunto de princípios e conceitos elaborados que estruturam a Educação do Campo. E para a teoria das Representações Sociais, utilizei estudos de Serge Moscovici (2010). Na cena 1 a(o)s educanda(o)s tiveram um impacto ao se depararem com textos acadêmicos, portanto, demonstraram reações de estranhamento, sobre o não entendimento do texto lido. Na cena 2 a(o)s educanda(o)s demonstraram reações de silêncio ao serem questionada(o)s pelo professor sobre o texto lido. Na cena 3, observa-se um envolvimento por parte da(o)s educanda(o)s que pode ser relacionado à atitude do professor em criar situações de reflexão sobre o ato de ler. Na cena 4, a(o)s educanda(o)s se envolveram com a leitura em função do debate da mesma, provocado pelas atitudes de um educando. Pelos dados observados, a conclusão, por um lado, é de que nas cenas em que a leitura é apresentada, mas não se discute sobre a mesma, a(o)s educanda(o)s apresentam mais resistências para superar suas dificuldades. Por outro lado, quando o ato de ler se constitui também, como tema de ensino e aprendizagem, parece acontecer situações de maior familiaridade com a leitura.
Atuação do arquiteto na produção do espaço urbano autoconstruído pela população de baixa renda
Este trabalho propõe a discussão da atuação do arquiteto urbanista no espaço urbano autoconstruído pela população de baixa renda, se dedicando, a princípio, a averiguar os caminhos possíveis para a viabilização desta prática. A partir desta linha de investigação, surgiu a necessidade de discussão também dos métodos e linguagens a serem utilizados pelos profissionais. Para tal debate, propôs-se a experiência empírica de assessoria técnica na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e também o levantamento de projetos que propõem a atuação técnica para a população de baixa renda no Brasil. Confrontadas e articuladas estas análises empírica e referencial , as discussões sobre os distintos interesses e motivações envolvidos na atuação do arquiteto em contextos autoconstruídos puderam ser ampliadas. Elas geraram outros questionamentos, inclusive a respeito do discurso de precariedade conferido às moradias autoconstruídas pela população pobre e o papel do arquiteto urbanista. Importante apontar que não se pretende, aqui, apenas responder perguntas, mas também gerar fissuras no sistema de produção e ensino de arquitetura e urbanismo, inserindo novas questões, fomentadas pelo contexto real de trabalho dos profissionais. O objetivo desta análise é, por fim, a investigação, experimentação e criação de outras realidades possíveis para o espaço urbano autoconstruído pela população de baixa renda.
2019-08-11T12:38:18Z
Juliana de Faria Linhares
Atividades práticas e lúdicas para ensinar ciências na educação infantil
Vivemos em uma sociedade impactada pelas ciências onde os indivíduos necessitam de conhecimentos científicos para entender, integrar-se e atuar no mundo que o rodeia. A ciência é vista como uma elaboração humana para uma compreensão do mundo. Assim, evidencia-se a necessidade de formar gerações mais reflexivas, que tenham capacidade crítica para analisar informações e tomar decisões responsáveis no âmbito das suas participações sociais. Considerando os aspectos expostos, este projeto de intervenção pedagógica, que propus visa à utilização e a eficácia do lúdico e do brincar como ferramenta metodológica para o ensino de ciências na educação infantil. O presente trabalho foi realizado com uma turma de 4/5 anos de idade, na (UMEI) Unidade Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte. Esta pesquisa adota um referencial teórico de autores que argumentam acerca do brincar e do desenvolvimento infantil. Entre eles Vygotsky (1998), Winicott (1995) e Kishimoto (1998). Sendo o lúdico um aspecto essencial para o desenvolvimento da criança, esta pesquisa propiciou momentos onde as crianças puderam debater explorar e pesquisar a relação entre os objetos e os brinquedos. O brincar é fundamentalmente uma atividade individual e coletiva, que envolve uma interação entre os pares. Desde muito pequena a criança utiliza da linguagem, e por meio das brincadeiras, cria, extravasa suas emoções e busca várias estratégias para solucionar desafios. Ou seja, a influência do brincar é considerada como instrumento motivador, e incentivador no processo de desenvolvimento, pois oferece à criança a possibilidade de explorar de forma significativa sua inteligência e sua necessidade de investigação.
2019-08-13T07:33:33Z
Cirleida Aparecida da Silva Alves
Políticas públicas de esporte e lazer para pessoas com deficiência no município de Belo Horizonte - MG: desafios múltiplos para a garantia dos direitos
Não obstante a atuação e pressão política dos movimentos sociais em defesa da igualdade de direitos para as pessoas com deficiência no Brasil e no mundo e dos avanços legais em prol desses direitos, é perceptível que o Estado ainda não assegura os direitos das pessoas com deficiência de modo igualitário e universal. Baseado nos preceitos dos direitos sociais e, sobretudo, na igualdade e acesso aos direitos de esporte e lazer, o presente estudo teve como objetivo analisar a implementação das políticas públicas de esportes e lazer para pessoas com deficiência no município de Belo Horizonte – MG. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, que utilizou como técnicas de coleta de dados a analise documental e entrevistas semiestruturadas como meio de coleta dos dados. Foram analisadas quarenta e quatro (44) leis municipais, quarenta e duas (42) leis federais, dez (10) decretos municipais, dez (10) decretos federais e partes da Constituição Federal de 1988 que dispõe sobre o esporte e/ou lazer como direito social. Para além do arcabouço normativo, foram analisados 12 relatórios municipais, três Relatórios Comparativos do Orçamento com Execução Analítico, três Relatórios Comparativos do Orçamento com Execução Sintéticos, três Relatórios Demonstrativos de Execução de Metas Físicas e três Relatórios Anuais dos Recursos Humanos da SMEL. As entrevistas semiestruturadas se deram com quatro gestores da SMEL. A análise dos documentos foi realizada de modo a traçar a linha do tempo histórica do arcabouço normativo que rege a política de esporte e lazer. Dessa forma, o resultado da análise dos documentos compõem os capítulos 2 e 3 desta dissertação. No capítulo 2, é demonstrado o arcabouço normativo que têm como objetivo orientar as políticas de esportes e lazer no Brasil e, em trecho específico, abordou-se o direcionamento de tais políticas para pessoas com deficiência. A análise dos demais documentos de cunho municipal compõem o capítulo 3, que trata sobre a capacidade instalada no município de Belo Horizonte para implementar programas de esportes e lazer. Por fim, no capítulo 4, são apresentados os resultados das entrevistas realizadas com gestores do esporte e do lazer da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte sobre as perspectivas e sobre como vem sendo realizados os programas de esporte e lazer para pessoas com deficiência. Os resultados desta pesquisa demonstram o avanço no arcabouço normativo brasileiro para pessoas com deficiência e a ampliação de orientações no que se refere ao esporte e ao lazer para esses sujeitos. Para além dos avanços federais é possível observar a coadunação e seguimento do município para e com as leis federais. Foram identificados dois programas específicos de esportes e lazer para pessoas com deficiência, e outros 10 que atendem ao público num geral. Todavia, mesmo com o olhar específico para as pessoa com deficiência, a análise dos relatórios financeiros e de metas físicas do município demonstram o encolhimento dos investimentos nos programas de esportes e lazer e o aumento nos gastos com a Gestão da Política, todavia, observa-se aumento significativo nos investimentos em um dos programas, específico para pessoas com deficiência, ao contrário dos demais programas e projetos municipais. Sobre os relatórios de recursos humanos observa-se rotatividade expressiva nos burocratas de rua representados por estagiários com vínculo empregatício frágil, o que leva a vulnerabilidade na implementação e prosseguimento das políticas de esportes e lazer. Para além do recuo nos gastos com os programas de esportes e lazer, e a vulnerabilidade dos vínculos empregatícios, é sinalizada a ausência de acompanhamento e avaliação do público geral dos programas, o que impossibilita a quantificação e o mapeamento dos atendidos e, consequentemente, a apuração da necessidade de aperfeiçoamento da política. Sobre a percepção dos gestores sobre a política de inclusão realizada nos programas, foi perceptível o direcionamento para maiores investimentos e os avanços realizados até então, entretanto, o estudo demonstra que o modelo caracterizado como de inclusão social pode ser caracterizado como de integração social pois, não existe a possibilidade de transição e participação ativa em outros programas. Sendo assim, este estudo indica a necessidade de realização de demais estudos no campo do esporte e do lazer para pessoas com deficiência, de melhorias na avaliação, documentação e monitoramento das políticas implementadas , para além de avanços no que refere-se ao modelo de inclusão social abarcado nos programas de esportes e lazer no município de Belo Horizonte–MG.
Importância do controle de micro-organismos no processo de produção de próteses de valvas cardíacas de origem biológica
Próteses de valvas cardíacas são utilizadas para substituir, cirurgicamente, valvas do coração que apresentem alguma anomalia ou problema que impeça o seu funcionamento normal. As próteses biológicas de valvas cardíacas conservadas em soluções de glutaraldeído de baixas concentrações surgiram em 1974, e desde então, sua utilização é crescente. Com o aumento do uso de próteses valvares, aumentou também o número de relatos de infecções relacionadas a estes dispositivos. Nestes casos, os principais micro-organismos isolados são: Staphylococcus spp., Streptococcus spp., bactérias Gram-negativas, incluindo Pseudomonas spp., e fungos. Entretanto, nos últimos anos aumentou o número de casos de endocardite infecciosa causada por micobactérias em pacientes com próteses biológicas de valvas cardíacas. Apesar das principais fontes de contaminação de próteses de valvas cardíacas continuarem sendo inoculação de micro-organismos da microbiota da pele ou região adjacente durante o implante; inoculação do patógeno pelas mãos de membros do corpo clínico ou instrumentais e disseminação de patógeno por via hematogênica, relatos recentes alertam para a possibilidade de contaminação do paciente a partir do material utilizado na fabricação das próteses biológicas de valvas cardíacas. Para a realização desta monografia, acompanhamos o processo de produção de próteses biológicas de valvas cardíacas em um fabricante com objetivo de avaliar a presença de micro-organismos nas etapas que envolvem a produção destes dispositivos, identificar e verificar a susceptibilidade dos micro-organismos encontrados em soluções de glutaraldeído 0,2% e formaldeído 10%, utilizadas no processo produtivo. Das 51 amostras pré-esterilização avaliadas 84,3% apresentaram crescimento de micro-organismos e 100% dos micro-organismos isolados eram micobactérias de crescimento rápido M. chelonae / M. abscessus. Foi observado que quanto maior o tempo de processamento das próteses, maior a carga microbiana e maior a resistência dos micro-organismos isolados à solução de glutaraldeído 0,2%. Micobactérias isoladas de próteses com menor tempo de processamento (até 08 dias) também apresentaram sensibilidade a uma menor concentração de glutaraldeído (0,1%). Nenhum micro-organismo isolado apresentou resistência ao tratamento com solução de formaldeído 10%, etapa final do processo de montagem. Desta forma, é necessário que os fabricantes de próteses de valvas cardíacas avaliem a carga microbiana do tecido ao longo de suas linhas de montagem, bem como seus processos de triagem microbiológica e esterilização visto que a contaminação por micobactérias é caracterizada por crescimento lento e dificuldade de detecção.
2019-08-09T17:22:28Z
Marina Cerqueira Araujo
Measurement properties of self-report physical activity assessment tools for patients with stroke: a systematic review
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-03-11T14:51:18Z
Júlia Caetano Martins Larissa Tavares Aguiar Sylvie Nadeau Aline Alvim Scianni Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela Christina Danielli Coelho de Morais Faria
Adaptable parsing expression grammars
Geradores automático de analisadores sintáticos tem sido usados por mais de 50 anos. Ferramentas tais como o YACC automaticamente geram um analisador sintático a partir de uma definição formal da sintaxe da linguagem, que usualmente é baseada em uma gramática livre do contexto. A principal motivação para geradores automáticos de analisadores sintáticos é garantir que o compilador está correto e que reconhece todas as sentenças da linguagem que se pretende especificar, visto que com uma implementação manual é muito difícil de garantir que todos os programas de uma linguagem serão corretamente analisados. Apesar das vantagens mencionadas acima, geradores automáticos de analisadores sintáticos ainda não suportam linguagens que permitem modificar o seu próprio conjunto de regras dinamicamente. Faltam modelos apropriados para descrever tais linguagens, assim como geradores automáticos de analisadores sintáticos eficientes. Portanto, os analisadores sintáticos dessas linguagens são manualmente implementados. Nessa tese é apresentado o projeto e modelo formal de Adaptable Parsing Expression Grammars (APEG), uma extensão de Parsing Expression Grammar (PEG) que permite a manipulação do conjunto de regras sintáticas durante a análise do programa de entrada. Mostramos, também, que APEG é poderoso o suficiente para definir linguagens que exigem a modificação de seu conjunto de regras dinamicamente e analisadores sintáticos gerados a partir do modelo são eficientes para serem usado na prática.
2019-08-14T11:22:20Z
Leonardo Vieira dos Santos Reis
Hipertensão arterial sistêmica: um desafio a ser enfrentado na UBS Abílio dos Santos, Douradoquara - MG
Nas estatísticas sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta alta prevalência e baixa taxa de controle. Desta forma, é considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública. A Atenção Primaria à saúde desenvolve um papel fundamental no que se refere ao autocuidado à hipertensão arterial. O controle adequado dos pacientes com HAS, diagnóstico precoce, bom controle e tratamentos adequados dessa afecção são essenciais para diminuição dos eventos cardiovasculares adversos. Este trabalho apresenta um projeto de intervenção elaborado para ser desenvolvido juntamente com a Equipe saúde da família, do Programa Saúde da Família (PSF) Abílio dos Santos, em Douradoquara-MG com o objetivo de melhorar a efetividade do controle da HAS e da assistência dos hipertensos cadastrados. A partir da implementação do projeto proposto espera se que haja um aumento da adesão da população de hipertensos às mudanças de estilo de vida, contribuindo de forma significativa para melhoria das condições de saúde desse grupo.
O papel do Receptor Ativado por Protease (PAR)2 na resposta efetora de macrófagos murinos estimulados com LPS
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Contribuições à restauração automática de imagens de cenas em meio participativo
O presente trabalho lida com o problema de restauração de sequências de imagens monoculares adquiridas em meios participativos, ou seja, meios que interferem na propagação da luz. Especificamente, o trabalho foca na restauração automática deimagens adquiridas em cenas subaquáticas ou enevoadas, de modo a permitir o uso apropriado de algoritmos já existentes na área de Visão Computacional. A metodologia proposta para restauração requer como entrada uma sequência de imagens, isto é, ao menos um par de imagens de uma mesma cena. O método produz como saída uma outra sequência de imagens na qual os efeitos do meio são atenuadose a visibilidade melhorada. Para tal, é feita a estimação automática dos mapas de profundidade da cena e dos coeficientes de atenuação. Tais informações permitem a inversão do modelo e a restauração das imagens. Diferentemente de trabalhos anteriores, o presente trabalho não necessita de equipamentos ou informações adicionais, apenas de uma câmera calibrada. O presente trabalho explora diversas fontes de informação: temporal, geométrica e ambiental. A informação temporal é obtida usando uma nova formulação de fluxo ótico que permite lidar com meios participativos e não-participativos. A informação ambientalé recuperada utilizando um novo prior estatístico que permite obter a transmissão do meio em imagens subaquáticas. As restrições geométricas fornecem as ferramentas necessárias para recuperar a informação de profundidade. Baseado no modelo ótico e em um conjunto de restrições, um novo método estocástico é proposto para estimar o mais importante parâmetro do meio: o coeficiente de atenuação. Esses dados permitem a estimação do mapa de profundidade e a restauração da sequência de imagens utilizando apenas a informação visual fornecida por uma câmera monocular.A metodologia proposta é avaliada qualitativamente e quantitativamente. Considerando as dificuldades inerentes ao meio, os resultados mostram que o método é capaz de estimar o coeficiente de atenuação e efetuar a restauração. A restauração obteve melhores resultados quando comparado com outras técnicas usando diversas métricas de avaliação.
2019-08-11T10:13:18Z
Paulo Lilles Jorge Drews Junior
Projeto de intervenção para redução do alcoolismo na população da Unidade Básica de Saúde Vila Nova Esperança Equipe-13, distrito Vargem das Flores município Contagem - Minas Gerais
O alcoolismo é considerado um dos principais problemas de saúde na sociedade contemporânea e especificamente da área de abrangência da Equipe de Saúde 13 da Unidade Básica de Saúde Vila Nova Esperança. Este trabalho teve como objetivo elaborar um projeto de intervenção por meio de ações educativas que promovam a diminuição/controle dos fatores de riscos de alcoolismo na área de abrangência da pela equipe 13 da Unidade Básica de Saúde Vila Nova Esperança, município de Contagem - Minas Gerais. Para a elaboração do Plano de Intervenção, foram utilizados os passos de um plano de ação descritos na disciplina de Planejamento e Avaliação das Ações de Saúde do Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família e uma revisão bibliográfica sobre o tema. Espera-se, com este estudo, diminuir estes riscos que provocam o agravamento das doenças já existentes na população. Pretende-se, também, diminuir a incidência de casos novos e as causas.