RCAAP Repository
Turismo e interpretação da paisagem em fazendas, caminhos e aglomerados rurais: roteiros de Alto Rio Doce-MG
Este trabalho tem como objetivo propor o aproveitamento do espaço rural no município de Alto Rio Doce para a elaboração de roteiros turísticos. A importância do tema justifica-se pelo fato de que nunca se enfatizou tanto em políticas públicas de turismo no país o fomento a esta atividade em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. O Plano Nacional de Turismo vigente garante, neste aspecto, a possibilidade de participação de alguns municípios carentes em infra-estrutura básica, porém, vantajosos em termos de recursos naturais e culturais. Para isso, utilizou-se de metodologia específica elaborada pelo Ministério do Turismo adotando-se a paisagem como categoria de análise geográfica do espaço e como uma forma de linguagem. A interpretação da paisagem em distritos e aglomerados, fazendas e caminhos rurais e a hierarquização dos mesmos enquanto atrativos e equipamentos turísticos possibilitaram a proposição dos roteiros. Por último, foram avaliadas algumas estratégias e ações que devem ser precedidas à implantação dos roteiros turísticos no município.
2019-08-13T05:15:53Z
Marcina Amalia Nunes Moreira
Bioética e atenção ao paciente sem perspectiva terapêutica convencional: estudo sobre o morrer com dignidade
O tema matriz refere-se ao processo da terminalidade humana. Relaciona-se à bioética e à atenção ao paciente sem perspectiva terapêutica convencional. Estudo de natureza qualitativa e fenomenológica utiliza dois procedimentos: técnicas de história oral e observação participante. Entrevistas em profundidade foram realizadas com sujeitos selecionados dentro do universo da pesquisa. Foram também entrevistados profissionais da equipe de saúde, familiares, cuidadores. O trabalho de campo foi realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O cerne da reflexão foi o morrer com dignidade. Neste contexto, a bioética circunscreve territórios que estampam a necessidade de cuidado com aqueles que vivenciam doenças terminais. Ao dar voz a indivíduos na expressão de sua subjetividade, por um tempo que lhes resta de vida, pela escuta cuidadosa pode-se conferir novo sentido à terminalidade, abrindo um debate. Consideraram-se importantes duas atitudes percebidas como relevantes no universo pesquisado: o controle da dor e a morte domiciliar. Vale ressaltar, no entanto, a possibilidade de que esta pesquisa contribua para avançar o conhecimento no campo da bioética sobre o processo de silêncio, que antecede a morte por horas ou dias. A atenção aos sujeitos pode representar o respeito às diferenças, à abertura de espaço para se criar e reforçar atitudes de autonomia e de dignidade e o uso de técnicas de cuidados paliativos.
2019-08-13T00:12:44Z
Jose Ricardo de Oliveira
A qualidade de vida de quem cuida da saúde: a residência multiprofissional em análise
O ingresso nos programas de residência provoca mudanças no estilo de vida dos profissionais de saúde em função da presença de vários fatores estressantes, dentre eles, as intensas cobranças, diminuição do tempo para a vida social, distanciamento dos amigos e da família e poucas oportunidades de lazer. O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida dos residentes de um Programa Integrado Multiprofissional de um hospital de ensino federal localizado no Estado de Minas Gerais. O método de pesquisa adotado foi o survey, por meio do questionário WHOQOL-Bref, com uma amostra de 55 residentes. A técnica utilizada para a análise de todas as escalas foi a estatística univariada, com medidas de posição e tendência central (média) e dispersão dos dados. Os resultados apontam que os residentes tenderam à maior positividade nas facetas que remetem à baixa percepção de dor e desconforto, seguida de satisfação com o acesso aos serviços de saúde, satisfação com as condições de moradia, dinheiro suficiente para satisfazer as necessidades e satisfação com o suporte que recebe de amigos, enquanto a percepção de negatividade está mais fortemente presente nas facetas relacionadas à satisfação com a capacidade de trabalho, sentimentos de estar aproveitando a vida e ter energia suficiente para o dia a dia. Conclui-se que há a necessidade de monitoramento do estado emocional dos residentes a fim de prevenir estados de adoecimento físico, depressivos e outras disfunções socioemocionais.
2022-03-04T18:34:20Z
Adriane Vieira Gisele de Cássia Gomes Joao Antonio Deconto Lorrana Risi Moreira
Mastócitos receptores tipo Toll e Sepse: manifestação de tolerância induzida por lipopolissacárides como modelo para o estudo de modulação de resposta inflamatória
Sepse e choque séptico, sua forma mais severa, têm tido aumento alarmante em sua incidência e uma alta mortalidade persistente, apesar dos avanços tecnológicos que permitem suporte vital em unidades de terapia intensiva. O progresso do conhecimento fisiopatológicotem direcionado a abordagem terapêutica, até recentemente direcionada a suporte de funções vitais e combate ao agente infeccioso, rumo às alterações provocadas por um resposta inflamatória desequilibrada e seu efeito deletério sobre a função celular. Há cerca de 10 anosa descoberta dos receptores tipo Toll e sua definição como detectores de padrões moleculares de patógenos, envolvidos no início e modulação da resposta imune, abriram novas e excitantes possibilidades na abordagem da sepse. A elucidação de suas vias de transdução expuseram alvos terapêuticos promissores. Atualmente mecanismos associados à sinalização desencadeada pela ativação dos receptores tipo Toll são identificados no fenômeno de tolerância descrito no passado. O relato de polimorfismos genéticos associados à expressão destes receptores tem definido grupos de alto risco para desenvolvimento de resposta inflamatória desequilibrada. A compreensão do papel de estruturas moleculares envolvidas noprocesso e as propriedades de regulação negativa de algumas delas têm aberto oportunidades de antagonização e modulação da resposta inflamatória mediada pelos receptores tipo Toll. A compreensão de como o sistema imune reconhece patógenos e organiza a respostainflamatória com a descoberta dos receptores tipo Toll e suas vias de sinalização nos proporcionaram possibilidades de uma abordagem mais etiológica e menos suportiva para sepse.
2019-08-12T06:16:49Z
Saulo Fernandes Saturnino
Processos de avaliação da aprendizagem
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo analisar os processos avaliativos na escola, analisando os procedimentos dos educadores acerca deste processo, pesquisando os instrumentos utilizados para este fim, os tipos e as formas de avaliação. O estudo teve como embasamento reflexões de educadores, pesquisadores da questão avaliativa, além da observação dos processos dentro da escola, que constituiu instrumento importante para análise das práticas educativas. O trabalho desenvolveu-se dentro das características da abordagem da pesquisa qualitativa, tendo por instrumentos a observação e análise documental. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de a escola refletir sobre a avaliação como forma de detectar as reais necessidades dos alunos, de forma a contribuir para sua formação além de envolver não só o educando mas todo o contexto escolar, que ora está calcada em práticas, tradicionais e conservadoras.
Aspectos da reconstrução imediata após exérese de ameloblastoma: relato de 2 casos clínicos
O ameloblastoma é uma neoplasia benigna do epitélio odontogênico de crescimento lento e contínuo, localmente agressivo que raramente sofre transformação maligna. Possui uma grande variedade histológica, com alguns tipos apresentando alto potencial de recidiva. Após revisão de literatura, foi analisada a incidência do ameloblastoma, suas classificações, características clínicas, radiográficas, histológicas e seus diversos tipos de tratamento. São descritos dois casos clínicos de tratamento cirúrgico de ameloblastoma, dos quais em um foi realizado enxerto ósseo de crista ilíaca e reconstrução por meio de placa do sistema 2.4 e o outro, a reconstrução foi realizada apenas por meio de placa. Ambos estão em acompanhamento e até o momento não apresentam alterações. Após esta revisão, foi verificado que a maioria dos autores acredita que o tratamento radical é o mais indicado para a maioria dos ameloblastomas.
2019-08-14T23:15:48Z
Lucas Bernanos Mesquita Guimarães
A res publica entre a ideia e a história: filosofia, eloquência e tradição no pensamento político-jurídico de Marco Túlio Cícero
No século I a.C., as sucessivas crises políticas infligiram transformações irreversíveis à República romana. Uma das mais recorrentes explicações atribuía a culpa aos homens do presente que abandonavam o mos maiorum. Nesse contexto, os romanos, tão afeitos ao legado dos patres, voltaram-se ainda mais para o seu passado, na esperança de que o resgate das conquistas dos ancestrais reintroduzisse o respeito aos costumes e, com isso, preservasse a constituição. Para tanto, era necessário investigar a tradição e, ao final, escrever a história. Marco Túlio Cícero foi uma das mais brilhantes mentes a perceber esses novos desafios da Roma que se fazia império, mas que não podia sacrificar os pilares de sua cultura. Assim, ele delineia uma concepção de res publica como a melhor constituição que, partindo da história romana, é um equilíbrio entre populus, Senado e magistrados, forma mista estável que assegura a liberdade. Mas Cícero reconhece a necessidade de bons homens políticos, primeiros cidadãos e modelos de virtude, para guiarem a cidade para bons caminhos segundo a previsão dos movimentos políticos. O rector é também orador e dotado de filosofia, revelando-se o único capaz de escrever a história, por meio da qual se compreende que essa configuração político-jurídica traçada por Cícero não é mera reprodução da Roma de seu tempo ou do passado. A melhor res publica ciceroniana é ideia, mas enquanto teoria que nasce da experiência e para ela se dirige. Isso significa dizer que a ação contínua do homem para o desenvolvimento de sua natureza racional produz o optimus status civitatis: entre erros e acertos, os maiores conseguiram obter uma forma de governo apta a promover o aperfeiçoamento moral em conformidade com a natureza e, agora, é possível ao homem do presente conceber o que seja o melhor. Ele herda a constituição excelente de seus pais, mas precisa remodelá-la segundo as demandas do novo contexto no qual está situado. Portanto, pela união entre teoria e prática político-jurídica, Cícero harmoniza tradição e inovação, natureza e história. O presente trabalho parte da tradição política da Antiguidade para estabelecer os principais aspectos políticos, jurídicos e morais estruturantes da ideia de res publica em Cícero, seguido de seus fundamentos, entre natureza, eloquência, filosofia e história. Em conclusão, percebe-se que a história legitima a ideia de república por ser o início e o fim da teoria.
Usos do livro didático de História: entre prescrições e táticas
O objeto desta pesquisa são os usos que professoras do primeiro segmento do Ensino Fundamental dizem fazer do livro didático de História mais distribuído pelo PNLD 2004: História com Reflexão (Coleção Horizontes). Tal objeto se insere no entrecruzamento de dois campos de estudo: o do Ensino de História e o do Livro didático. Frente à complexidade do objeto, adotamos a perspectiva teórico-metodológica que associa pressupostos e procedimentos das pesquisas qualitativas, dialogando com outros campos notadamente, os da Sociologia da Educação e da História da Educação e, em específico, o da História do livro e o das Práticas de Leitura. Nessa perspectiva analítica, consideramos as críticas às análises de livros didáticos que, a partir da década de 1980, denunciam a ideologia veiculada por esses livros, em especial os de História e/ou Estudos Sociais, que não considera as especificidades dos saberes mobilizados nesses suportes, nem tampouco os sujeitos e contextos envolvidos no seu ensino e aprendizagem. Investigamos, especificamente, os usos do livro em questão por professoras das 4 série/5º ano escolar com o objetivo de descrever e analisar os usos que elas dizem faze desse livro distribuído pelo PNLD, buscando conhecer suas experiências com esse e outros materiais didáticos e os significados criados por elas em suas práticas docentes. Delineadas as condições pessoais e profissionais das professoras pesquisadas, pudemos verificar que de uma forma geral, usam o LdH HcR num contexto em que os limites entre a Geografia e História estão muito pouco definidos, ainda que essas disciplinas tenham, há dez anos, com a LDB 1996, retornado oficialmente ao currículo dos primeiros anos do Ensino Fundamental desmembradas da disciplina Estudos Sociais que vigorava até então. Esta pesquisa demonstrou que as professoras, por meio de suas falas, burlam ou mesmo contrariam as prescrições feitas pelo PNLD, usando o LdH HcR - que tem um formato de projeto autoral (Rojo 2006) e que busca assumir o papel de portador das renovações da História escolar - geralmente como arquivo, em que retiram trechos, textos imagens e idéias para ensinar História. Nesse sentido, concluímos que as professoras declararam usar, além desse LdH, o LdH Regional distribuído pelo PNLD 2004, outros livros didáticos de História advindos de outros processos de escolha do PNLD, além de diversos impressos de destinação escolar ou não e, ainda, outros materiais produzidos no interior da escola por elas mesmas ou por colegas. Evidenciamos ainda que as professoras declararam usar esses materiais didáticos a partir de diferentes combinações o que acabam po produzir propostas de ensino e aprendizagem em História originais e, que tem como principal objetivo romper com a perspectiva esvaziada trazida pelos Estudos Sociais. Enfim, argumentamos que, embora as escolas pesquisadas tenham recebido o livro didático de História mais bem avaliado pelo PNLD 2004, esse fato, em si, não tem garantido que o ensino de História, nessas escolas, tenha se renovado a par e passo com as propostas dos novos livros didáticos de História. Este trabalho, portanto, referenda estudos de outros pesquisadores sobre o ensino de História e busca contribuir com novas investigações, demonstrando que, para além de se garantir bons materiais didáticos, há que se investir maciça e sistematicamente, não só como aporte de recursos materiais, mas também e, principalmente, na formação continuada e nas condições de trabalho de nossas escolas e de seus profissionais.
2019-08-11T14:42:10Z
Araci Rodrigues Coelho
Avaliação da utilização de diferentes materiais para diminuição da tendência de colagem de pelotas durante o processo de redução direta
O processo de obtenção de ferro metálico por redução direta de minério de ferro possui grande importância no cenário siderúrgico e tem evoluído tecnologicamente de forma expressiva nas últimas décadas. Um grande entrave a essa evolução é, reconhecidamente, a formação de cachos por colagem das pelotas durante redução, que diminui apermeabilidade dos gases através do leito, afetando o desempenho do reator. Vários estudos abordaram o tema e se complementam na descrição do fenômeno de colagem.O presente trabalho avaliou diferentes materiais para diminuição da tendência de colagemde pelotas durante o processo de redução direta. A avaliação compreendeu o recobrimento da pelota de minério de ferro, após a queima, com uma suspensão composta por água e por cada material selecionado, e a posterior realização de um teste de redução em forno de laboratório, segundo procedimento descrito em norma ISO, que mede o índice de colagem do ferro esponja. Os materiais submetidos à avaliação, em escala de laboratório, foram essencialmente fontes de MgO, como dunito, serpentinito, calcário dolomítico, carbonato de magnésio, olivina e talco. Além desses foram testados também calcário calcítico, bentonita e rejeito de concentração de itabirito, todos considerados potenciais agentes de redução do fenômeno de colagem.As fontes de MgO tiveram melhor desempenho a 950ºC, destacando-se o serpentinito, principalmente na condição de menor nível de dosagem dos insumos.
Investigação de componentes relacionados ao sistema endócrino vitamina D na próstata de ratos durante o envelhecimento
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2020-10-30T18:12:32Z
Gabriel Henrique Campolina Silva
Captura, adaptação, reprodução e perfil de aminoácidos e ácidos graxos de ovos e larvas de pacamã (Lophiosilurus alexandri)
O presente estudo objetivou analisar a captura, transporte, adaptação e reprodução de matrizes selvagens de Lophiosilurus alexandri às condições de laboratório. Foram realizadas duas campanhas para coletas de exemplares a partir de habitats naturais. Os animais sobreviventes da primeira (7) e segunda (17) captura foram divididos em quatro tanques de 5 m3, sendo em dois deles adicionada camada de areia e mantidos a temperatura de 28ºC. As desovas ocorreram de forma natural 30 dias após o aumento da temperatura, mas somente nos tanques com fundo de areia. No primeiro período reprodutivo foram coletados 24 desovas nestes tanques. No segundo período reprodutivo os animais foram sexados por canulação e distribuídos novamente em quatro tanques, revestidos com areia no fundo e mantidos a temperatura de 28ºC. Em todos os tanques ocorreram desovas num total de 36. Durante a etapa de reprodução, foram coletadas amostras de ovos, larvas recém eclodidas (LRE) e larvas no final do período lecitotrófico (oito dias pós eclosão) (LFL) para determinação do perfil de aminoácidos e de ácidos graxos. A proteína bruta não apresentou variações no decorrer do desenvolvimento (P > 0,05) e a concentração de lipídeos foi superior em LRE (P < 0,05). O aminoácido (AA) encontrado em maior concentração em ovos, LRE e LFL foi a Glutamina. Os AA indispensáveis (IAA) Isoleucina, leucina e valina sofreram redução em (LFL), enquanto em ovos LRE os valores foram superiores e semelhantes entre si. A arginina e lisina apresentaram valores inferiores e semelhantes em ovos e LRE e aumentaram sua participação em LFL. Os AA dispensáveis (DAA) como ácido aspártico, tirosina e glicina aumentaram em LFL enquanto a alanina foi reduzida nesta fase de vida. Com relação aos lipídios neutros (NL) sua porcentagem aumentou nas larvas LFL. O SFA (ácidos graxos saturados) reduziu durante o desenvolvimento ontogenético, enquanto MUFA (ácidos graxos monoinsaturados) foi reduzido somente em LFL. O PUFA (ácidos graxos poli-insaturados) foi maior em LFL provavelmente devido ao aumento nas porcentagens dos ácidos graxos Araquidônico (20:4n-6) (ARA), Eicosapentaenoico (C20:5n3) (EPA) e docosahexaenoico (C22:6 n3) (DHA). Os ácidos graxos polares (PL) foram encontrados em maiores porcentagens ovos e LRE e foram reduzidos em LFL. O SFA reduz ao longo do desenvolvimento ontogenético enquanto o MUFA é reduzido somente em LFL. O PUFA foi superior em LFL, provavelmente devido ao aumento nas porcentagens de ARA e DHA. EPA manteve suas porcentagens inalteradas ao longo do desenvolvimento. O pacamã se adapta e reproduz em condições de laboratório, com possibilidade de manipulação do período reprodutivo pelo controle da temperatura da água e alimentação. A proteína é mantida durante o desenvolvimento ontogenético embora tenha havido mudanças nas classes de aminoácidos, como redução (IAA) como isoleucina, leucina evalina em LPL. L. alexandri utilizam preferencialmente SAFA e MUFA como fonte de energia tanto da fração NL como PL durante seu desenvolvimento inicial.
2019-08-12T22:46:04Z
Deliane Cristina Costa
A imaginação de Kant e os dois objetos para nós: e ainda, a propósito da doutrina do esquematismo e das duas deduções das categorias
A tese consta de quatro partes. Na primeira, retomamos um problema descoberto durante nossa pesquisa do Mestrado em Filosofia (2003), quando identificamos que Kant utiliza sistematicamente dois termos para referir-se aos objetos para nós: Erscheinung (que traduzimos por aparecimento) e Phaenomenon (que traduzimos por fenômeno). Apesar de termos compreendido inicialmente que a diferença fundamental entre estes objetos diz respeito à relação que apenas os fenômenos têm com as representações conceituais, não conseguimos descobrir naquele momento qualquer explicação satisfatória sobre os motivos e as conseqüências desta diferenciação. Daí por que tratamos, na segunda parte, de outro problema intimamente relacionado ao primeiro: o esquematismo kantiano. Como Kant alega que é precisamente no contexto do esquematismo que ocorre a transformação dos aparecimentos em fenômenos, julgamos que seria possível encontrar a solução do problema inicial com a identificação da tarefa que o capítulo do Esquematismo dos conceitos puros do entendimento desempenha na Crítica da razão pura, assim como a caracterização da função que é exercida pelos três tipos de esquemas. Visto que as exposições feitas por Kant sobre o esquematismo ao longo de sua obra são bastante escassas, decidimos recorrer à parte significativa do debate elaborado sobre o tema por seus intérpretes. Depois de um extenso levantamento bibliográfico e a análise do conjunto das interpretações mais relevantes, vimos que a grande diversidade de interpretações em disputa, relacionada a uma surpreendente quantidade de diferentes aspectos, apenas nos tornou mais cientes da complexidade dos problemas com os quais estávamos envolvidos. Mesmo avaliando as posições em disputa mediante seu confronto com as exposições de Kant, não obtivemos êxito em resolver nenhum dos dois problemas levantados. Frente a isto, decidimos elaborar a terceira parte deste trabalho, prosseguindo em direção a um terceiro problema, por entendermos que ainda seria necessário elaborar uma satisfatória caracterização da concepção kantiana sobre a faculdade da imaginação, visto que é justamente a ela que cabe a responsabilidade de operar com o esquematismo e, assim, realizar a transformação dos objetos para nós. Novamente com o auxílio da literatura secundária e em especial de certos textos de Kant, como a Antropologia de um ponto de vista pragmático(1798), identificamos suas cincopropriedades características denominadas de status, caráter, aptidões, impulsos e condutas, conseguindo com isto elaborar uma interpretação original sobre a concepção kantiana da faculdade da imaginação. Este consistente e promissor resultado deu-nos condições para resolver na quarta parte da tese e de modo retrospectivo não apenas os dois problemas tratados anteriormente, mas também encontramos uma saída inesperada para uma quarta e bem conhecida questão, a saber, quais teriam sido as razões da ampla reformulação do capítulo da Dedução das categorias feita por Kant para a segunda edição da Crítica da razão pura(1787). À luz das descobertas que fizemos, o trabalho é concluído mediante a avaliação de que tais resultados somente foram alcançados devido ao tratamento conjunto que fizemos destes problemas que são intimamente imbricados.
2019-08-13T21:26:13Z
Olavo Calabria Pimenta
Criminalidade hipercentral um estudo sobre o hipercentro de Belo Horizonte e os impactos das ações de requalificação do espaço urbano sobre os crimes de roubo consumado entre 1998 e 2015
Esta dissertação estuda o processo de transformação da região hipercentral de Belo Horizonte desde a sua fundação à luz das principais teorias sociológicas que interpretam o fenômeno criminal a partir de seus componentes ambientais, o que nos permite examinar a problemática da evolução da criminalidade no Hipercentro sob uma ótica diferenciada quanto à consideração do papel que o planejamento urbano e as intervenções ambientais possuem, e analisa a dinâmica criminal de roubos consumados no Hipercentro entre 1998 e 2015, englobando uma série histórica de dados que compreende um período antes, durante e após a realização do maior e mais recente programa do Poder Público Municipal de requalificação urbanística direcionado à região: o Programa Centro Vivo. Para a análise destes dados foram construídos mapas de calor e mapas de hot spots através do software QGIS e gráficos. Os resultados corroboraram com a hipótese que os hot spots não se distribuiriam por todo o território hipercentral, nem se comportariam de forma aleatória, mas se concentrariam em determinadas regiões e manter-se-iam estáveis nos períodos em que não houveram intervenções no território; que a dinâmica criminal dos roubos modificaria após as intervenções do Centro Vivo; que os hot spots reduziriam após as intervenções; que não haveria dispersão nem migração da criminalidade para as adjacências; e que a tendência ascendente da criminalidade enfraqueceria. Os resultados também mostraram que a maior parte do Hipercentro exibiu densidades baixas de roubos consumados durante o período analisado e que os hot spots apareceram em espaços que possuíam as mesmas características que foram identificadas pelo nosso corpo teórico como relacionadas positivamente com elevadas taxas criminais: áreas que haviam sido negligenciados pelo poder público, cujas edificações e o mobiliário urbano encontravamse em estado ruim de conservação, com elevadas taxas de vacância e/ou subutilização dos imóveis, uso predominantemente comercial, grande fluxo de pedestres e veículos motorizados, concentração de pontos de transporte coletivo, presença de parcelas da população marginalizada, atividades ilegais e/ou prostituição, e baixa vigilância.
Influência de diferentes agregados miúdos reciclados nas propriedades de microconcretos com relação água/cimento e trabalhabilidade estabelecidas com auxílio de aditivo superplastificante
A grande quantidade de resíduos de construção e demolição (RCD), juntamente ao fato da construção civil ser a maior consumidora de recursos naturais não renováveis, têm impactado negativamente o meio ambiente. Uma possível solução é, portanto, a reciclagem do RCD. Contudo, algumas características dos agregados reciclados (ARs), podem comprometer as propriedades dos compósitos cimentícios nos estados fresco e endurecido. Assim, a combinação de efeitos dos ARs e dos aditivos redutores de água é vista como favorável para a produção de compósitos cimentícios reciclados. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tipo de resíduo de construção (cerâmico, argamassa ou concreto) utilizado como substituição parcial do agregado miúdo natural (AMN) para uma condição de trabalhabilidade constante obtida com auxílio de aditivo superplastificante. Foram moldados microconcretos, utilizando cimento CP V-ARI, aditivo superplastificante à base de policarboxilatos, e substituição parcial do AMN por diferentes agregados miúdos reciclados (AMRs). A relação a/c e o teor de aditivo foram variados para cada tipo de AMR, considerando a consistência limite de 250±15 mm. Avaliou-se o comportamento mecânico (resistência à compressão axial e módulo de elasticidade dinâmico) e a durabilidade (absorção de água por imersão e por capilaridade, e resistividade elétrico-volumétrica) dos microconcretos. As características físicas dos AMRs foram diversas, mas no geral, constatou-se uma curva granulométrica de distribuição contínua, promovendo um melhor empacotamento dos constituintes na mistura dos microconcretos, e que juntamente com a redução da relação água/cimento efetiva na pasta, devido à maior absorção dos agregados reciclados, resultou no aumento da resistência à compressão e na redução da absorção de água dos microconcretos. Consequentemente, houve um aumento da resistividade elétrica dos microconcretos para a combinação do AMN com AMRs. Em relação ao efeito do aditivo superplastificante, em geral, observou-se que o mesmo ou não alterou ou melhorou as propriedades avaliadas do microconcretos.
2020-03-17T23:39:59Z
Gilberto Alves da Silva Neto
Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
Esta tese procurou identificar os efeitos das recentes reformas de Estado e da educação superior no trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. As abordagens da pesquisa foram: qualitativa e quantitativa. A pesquisa empírica foi realizada na UEMG, campus Belo Horizonte e compreendeu a análise de documentos oficiais e institucionais; a aplicação de questionários junto aos docentes da instituição e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma gestora da instituição e com duas representantes do movimento docente da UEMG. Os questionários foram aplicados em duas unidades a Escola de Design e a Faculdade de Educação. Optou-se por ambas as unidades por essas contarem com o maior número de docentes e possuírem cursos de Pós-graduação Stricto Sensu alvo de profundas transformações no trabalho docente. A pesquisa constatou que as reformas para a educação superior não se encontram sistematizadas em um único documento. Encontram-se, pois diluídas no arcabouço legal que regulamenta esse nível de ensino, bem como, em medidas afetas à administração pública em Minas Gerais. As reformas de Estado instituídas a partir de 2003 compreendendo os três últimos governos de Minas Gerais tiveram como escopo a modernização do Estado e foram materializadas através da implementação da política denominada Choque de Gestão que se inicia no mesmo ano. No período analisado, identificou-se ainda, como elemento estruturante da reforma de Estado, a promulgação da Lei nº 100 de 2007 que, ao instituir o Sistema de previdência dos servidores públicos de Minas Gerais, promoveu uma mudança na situação funcional desses sujeitos que, passaram de designados (servidores contratados por um período determinado) a efetivados uma categoria híbrida que transita entre o servidor público efetivo e o servidor designado. A partir das definições de regulação apresentadas por Barroso (2006) e Maroy (2011), buscou-se ainda, identificar os mecanismos de regulação das relações de trabalho no contexto analisado e a visão dos sujeitos acerca das reformas de Estado e da educação superior, bem como, de suas condições de trabalho. Entre esses mecanismos de regulação, destaca-se a avaliação de desempenho individual cujos resultados servem de referência para o cálculo de gratificações por desempenho. As categorias analíticas utilizadas foram: carreira docente; condições de trabalho; precarização e intensificação do trabalho. Do estudo realizado, pode-se depreender que, a carreira na universidade encontra-se em processo de institucionalização e, que mesmo com as mudanças na condição do servidor de designado para efetivado, as relações de trabalho na instituição ainda permanecem precárias. Além disso, observa-se que os docentes embora afirmem não perceber mudanças em seu ritmo de trabalho decorrentes dos processos de modernização do Estado, têm sido submetidos a formas mais sutis de intensificação do trabalho como o preenchimento de formulários de avaliação de desempenho; maior exigência por participação e engajamento em instâncias colegiadas. Além disso, o próprio processo de avaliação de desempenho individual que exige tarefas como: a participação em comissões de acompanhamento e avaliação e o próprio acompanhamento de resultados pelo docente.
2019-08-11T09:02:07Z
Neide Elisa Portes dos Santos
Avaliação do efeito agudo da suplementação de Agaricus blazei em marcadores inflamatórios após exercício excêntrico.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021-02-24T15:21:38Z
Cristiane Crisuk Parreira de Azevedo
Modelos robustos para degradação linear e tempo de falha
Em estatística a conabilidade é um ramo que visa descrever a distribuição do tempo de falha de objetos de interesse. Para determinadas situações, nas quais a ocorrência de falhas é pequena ou quase nula, a estimação das quantidades que descrevem os tempos de falha ca comprometida. Dessa forma foram desenvolvidos os modelos gerais de degradação, que possuem como dado experimental não a falha, mas sim alguma característica mensurável a ela atrelada.Quando tal característica é monitorada tornam-se possíveis melhorias signicativas nas estimativas das quantidades de interesse. Neste texto introduzimos classes exíveis de modelos de tempo de falha e degradação capazes de acomodar comportamentos assimétricos e caudas pesadas. Para os modelos de degradação assumimos que a taxa e a taxa recíproca de degradação seguem distribuições em ambas as classes de distribuição, as de famílias de mistura de escala da distribuição normal assimétrica e log normal assimétrica. No que concerne aos modelos de análise convencional de tempo de falha também consideramos as mesmas famílias. Para ambas as modelagens introduzimos algoritmos com base na técnica de aumento de dados para amostrar das distribuições a posteriori dos parâmetros.A novas metodologias são aplicadas a bancos de dados simulados com características diversas, considerando presença ou ausência de assimetria, caudas pesadas e caudas leves. A modelagem de situações práticas conhecidas da literatura também é explorada,a saber dados de degradação de rodas de trem e lasers, e dados de tempo de vida em pacientes com câncer de pulmão. Os resultados da nova modelagem são comparados com as abordagens vigentes da modelagem geral de degradação e de tempos de falha convencional, e devido às características de exibilidade se mostram promissoresinclusive em casos de má especicação. O trabalho conta ainda com uma rica discussão sobre modelos gerais de degradação emodelos convencionais de tempo de falha em termos do paradigma bayesiano. Algumas provas formais e proposições também fornecem resultados teóricos interessantes ainda não explorados na literatura.Por m, a modelagem desenvolvida deixa vários problemas abertos e resultados para fomentar pesquisas futuras.
2019-08-14T08:07:49Z
Rívert Paulo Braga Oliveira
O ensino do jiu jitsu a partir de jogos de luta/oposição: confrontando o planejamento e realidade escolar
Neste trabalho, caracterizado como pesquisa-ensino, o pesquisador/professor investigou sua própria prática pedagógica, buscando analisar o uso dos jogos de luta/oposição visando o ensino dos saberes conceituais e corporais do jiu jitsu nas aulas de Educação Física escolar. Para atingir este objetivo descrevemos o processo de construção e aplicação de uma unidade didática sobre o ensino desta modalidade de luta a partir de referenciais teóricos e propostas didáticas relacionadas ao ensino das lutas através de jogos de luta/oposição. A motivação do trabalho se deu pela carência de estudos relacionados ao ensino de lutas na realidade escolar e a percepção dos principais autores da área sobre a eficiência do jogo no ensino das lutas e esportes de combate. A intervenção pedagógica foi realizada em 08 aulas, com 06 turmas dos anos finais do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 193 crianças, sendo 104 meninos e 89 meninas, todos alunos da Escola Municipal Cônego Sequeira, com idade entre 10 e 12 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: questionário diagnóstico, questionário de percepção da prática e descrição das aulas em um diário de bordo que também serviu para registrar as percepções do professor durante a escrita da unidade didática. A análise dos dados e resultados da pesquisa comprovam a eficácia dos jogos de luta/oposição para tornar possível o ensino deste tema na escola, motivando e mobilizando os alunos no desenvolvimento de saberes corporais e conceituais do jiu jitsu através da experiência de “jogar a luta”. Em relação ao processo de construção da unidade didática percebemos que a literatura acadêmica foca o olhar para o ensino “além” das modalidades de luta, direcionando então o aprendizado para um grupo de lutas de forma global. Sendo assim, para que o planejamento atinja o objetivo de “jogar” lutas específicas, respeitando sua lógica interna, pode ser necessário criar novos jogos ou adaptar os que existem nos modelos de ensino e propostas didáticas direcionados aos blocos de conteúdos das lutas classificadas e agrupadas pelas condutas motoras semelhantes.
Uso do resíduo siderúrgico na adsorção e peroxidação catalítica de surfactante aniônico
O objetivo deste estudo foi avaliar o uso do resíduo da indústria siderúrgica na adsorção e peroxidação catalítica de um surfactante aniônico utilizado na indústria têxtil. O resíduo estudado foi o pó do desempoeiramento da casa de corrida do alto forno, que apresenta teores elevados de carbono e ferro total. O mecanismo da adsorção do surfactante no resíduo foi investigado e os dados experimentais foram analisados através das isotermas de adsorção de Langmuir e Freundlich. A capacidade adsortiva do resíduo siderúrgico no equilíbrio seguiu o modelo de adsorção Freundlich. As taxas de adsorção mostraram uma boa correlação seguindo uma cinética de pseudo-segunda ordem. Nesta pesquisa, foram abordadas quatro alternativas de processos: Fenton homogêneo usando sulfato ferroso e o ferro lixiviado do resíduo siderúrgico à fase líquida, Fenton heterogêneo e o tratamento combinado: Fenton - adsorção. A avaliação dos efeitos dos tratamentos propostos foi baseada no planejamento fatorial de experimentos tendo como variáveis resposta a máxima redução da demanda química de oxigênio (DQO) e do carbono orgânico total (COT) e a mínima concentração de peróxido de hidrogênio residual no surfactante tratado pelos diferentes processos. Resultados indicaram como melhor alternativa para degradar o surfactante, o tratamento Fenton adsorção, com valores de redução de DQO e COT de 80% e 75% respectivamente. As condições ótimas determinadas foram [H2O2] = 750 mg/L, [Fe2+] = 500 mg/L. O pH não teve influência na reação. Além disso, resultados obtidos com o Fenton no lixiviado do resíduo atingiram uma máxima redução de 46% de DQO e 31% de COT. A aplicabilidade do resíduo como catalisador na reação de Fenton heterogêneo não foi possível. A reação de Fenton seguiu um modelo cinético de pseudo-segunda ordem. A utilização prática do resíduo siderúrgico mostrou-se bastante promissora como adsorvente e não como catalisador na peroxidação catalítica.
2019-08-10T09:34:22Z
Jessica Del Carmen Castro Rioja
Influência dos fatores socioculturais, físicos, demográficos e econômicos do ambiente familiar no consumo alimentar de escolares
O consumo alimentar de crianças pode ser influenciado por diversos fatores, com destaque para aqueles concernentes ao ambiente familiar, apontado como forte preditor dessa característica. Objetivo: Investigar a associação entre fatores socioculturais, físicos, demográficos e econômicos do ambiente familiar e o consumo alimentar de escolares. Métodos: Estudo transversal com alunos do quarto ano da rede municipal de ensino de Belo Horizonte/MG e suas mães/responsáveis. Entre as crianças, investigou-se o consumo alimentar por meio do Questionário de Frequência Alimentar qualitativo e Recordatório 24 horas. As variáveis do ambiente familiar (informações socioeconômicas, autorrelato de morbidades, consumo alimentar e disponibilidade e acessibilidade domiciliar de frutas e refrigerantes) foram obtidas a partir de um questionário estruturado com as mães/responsáveis. Em ambos os pares, investigou-se o Índice de Massa Corporal (peso/altura2). A análise estatística abrangeu testes de Correlação parcial e de Spearman e Regressão de Poisson com variância robusta ao nível de significância de 5%. Resultados: Foram avaliados 322 pares de crianças e suas mães/responsáveis. Os escolares apresentavam uma mediana de 9,4 (8,6-11,9) anos de idade, 56,7% eram do sexo masculino e 32,4% estavam com excesso de peso. Quanto aos representantes das crianças, a maioria (88,5%) era mães, com mediana de idade de 36 (24-83) anos e 49,6% com excesso de peso. Os escolares apresentaram consumo maior de frutas, feijão, leite, para todos os alimentos do grupo dos ultraprocessados, calorias, cálcio, ferro e zinco e menor de hortaliças e gordura poliinsaturada que seus cuidadores. No tocante às semelhanças dietéticas, houve mais correlações significativas entre o escolar e sua mãe/responsável para alimentos ultraprocessados (refrigerante, macarrão instantâneo, guloseimas, suco artificial e bolacha recheada) do que para os minimamente processados (suco natural e leite). Para os nutrientes, a maioria das correlações foi de moderada a forte (r=0,314-0,724), sendo significativas para todos os componentes dietéticos avaliados. As concordâncias dietéticas variaram consideravelmente segundo as características de saúde e socioeconômicas. Quanto à influência do ambiente familiar, identificou-se como fator favorável a maior prevalência do consumo diário de fruta pelo escolar somente a acessibilidade domiciliar desse alimento (RP: 1,73; IC95%: 1,29-2,32). Para o refrigerante, os fatores associados ao consumo regular dessa bebida foram disponibilidade domiciliar (RP: 2,40; IC95%: 1,50-3,83) e consumo regular pelas mães/responsáveis (RP: 1,78; IC95%: 1,03-3,07). Conclusão: Houve semelhança dietética entre os escolares e suas mães/responsáveis, para todos os nutrientes e para alguns alimentos, sobretudo ultraprocessados. Ademais, a acessibilidade domiciliar de frutas e a disponibilidade domiciliar de refrigerantes mostraram-se determinantes para o consumo desses alimentos, denotando importância do envolvimento familiar no delineamento de intervenções com escolares.