RCAAP Repository
O debate sobre aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
A utilização de temas controversos no ensino básico e superior, como expressão do currículo CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade, tem se multiplicado nos últimos anos. Reconhecemos a necessidade de compreendermos mais profundamente o posicionamento dos sujeitos frente aos temas controversos, pois estamos diante da construção de uma nova relação entre estes e a Ciência, não mais a tratando como depositária de verdades sólidas e lineares, mas como parte de uma complexa rede de fenômenos, em que previsões absolutas e acabadas são cada vez mais inadequadas. Educar sintonizado a esta mudança de perspectiva, significa necessariamente valorizar a dimensão controvertida da Ciência, o valor da dúvida e do questionamento no interior dela. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar três episódios transcorridos em duas aulas de química ministradas a adolescentes na faixa etária média de 15 anos, em uma escola pública federal. Várias vozes de cientistas e ambientalistas foram trazidas para leitura de pequenos grupos e discutidas em plenária, momento em que focalizamos as interações discursivas dos sujeitos envolvidos sobre o efeito estufa e sua controvertida relação com o aquecimento global. Elegemos quatro questões centrais: Que vozes estão presentes neste debate, e como elas se encontram, são assimiladas e reacentuadas mutuamente pelos sujeitos? Quais os sentidos emergentes do diálogo entre os vários sujeitos envolvidos? De que forma as diferentes enunciações da professora, textos escritos e discursos dos pares, que circulam nesta sala de aula, constituem os processos de elaboração dos posicionamentos pessoais? Em que medida os sujeitos, ao se posicionarem, vivenciam responsável e responsivamente seus atos? Utilizamos como referencial a Teoria da Enunciação de M.M. Bakhtin, especialmente em duas categorias: o movimento de apropriação da palavra alheia e a responsabilidade/responsividade do ato do sujeito. A opção pela análise das enunciações pretendeu garantir unidade entre o conteúdo do que foi dito e o modo como foi dito. Como resultados, pudemos flagrar alguns processos que nos indicam a apropriação da palavra do outro, como uma atitude ativa responsiva e de como este processo é único, singular e individual. Há identificações entre eles, mas também desidentificações. As apropriações dos discursos consensos e dissensos ocorrem em diferentes ritmos dentro de um mesmo grupo e também entre sujeitos de grupos diferentes. Neste sentido, é possível observar que há diferentes graus de consciência da alteridade. E, ainda que haja demarcação de ideias, há diferentes acentos afetivos: uns mais reticentes, outros mais apaixonados e certos de suas posições. Quanto à responsabilidade no posicionamento, observamos deslocamentos de um lugar de todos ou de ninguém para um lugar de indivíduo que toma consciência de sua unicidade e responde apesar da não certeza acerca do tema debatido ou do posicionamento da maioria. Como implicação desta pesquisa, discute-se a importância de valorizar a dúvida e a incerteza na educação em ciências, bem como a valorização da subjetividade propiciada pela discussão de temas controversos em sala de aula.
2019-08-14T19:14:24Z
Luis Gustavo D'carlos Barbosa
Papel de SOCS2 nos comportamentos tipo maníaco e depressivo experimental: percepções das ações do tratamento com Zileuton como terapia experimental emergente para o transtorno bipolar
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Influências prosódicas nos encontros vocálicos em fronteira de palavras
Partindo da hipótese de que, não havendo impedimento categórico, os processos esperados de sândi vocálico externo, ainda assim, deixam de acontecer devido à influência da combinação de elementos da prosódia como, por exemplo, pausas, alongamentos, ênfases, estetrabalho tem como objetivo estudar as influências prosódicas na elisão, na degeminação e na ditongação. No construto teórico, é apresentada uma descrição das ocorrências e das restrições dos processos de sândi vocálico externo, bem como uma revisão sobre entonação, prosódia e parâmetros de análise. Para testar a hipótese e verificar o objetivo, foi utilizado o corpus do Projeto POBH (O padrão sonoro do português de Belo Horizonte, modalidade culta), proposto por Magalhães (2000). Foram analisados quatro informantes que geraram 3641 exemplos contendo ambientes propícios para a realização da elisão, da degeminação e da ditongação. Desses ambientes, 3171 são, contrariamente ao teoricamente esperado, de não-ocorrência, devidoa elementos da dinâmica da fala, e 470 são de ocorrência dos processos de sândi vocálico externo. Utilizando-se o programa Microsoft Excel, versão 2003 e Minitab 15, os dados foram analisados estatisticamente. Através do programa Praat, versão 5.0.0.2, medidas de freqüência fundamental mínima e máxima, variação melódica e duração foram feitas. Foi possível concluir que a relação entre os valores de F0 e de variação melódica varia de acordo com a qualidade das vogais envolvidas, com os processos e com a ocorrência ou não-ocorrência desses processos. No que se refere à duração, os seus valores para a não-ocorrência de elisão e de ditongação foram superiores aos de ocorrência para os mesmos processos. No que tange à degeminação, temos uma situação inversa: a duração é maior na realização do que na não-realização.
2019-08-13T22:58:05Z
Ceriz Graca Bicalho Cruz Costa
Residue interaction database: proposição de mutações sítio dirigidas com base em interações observadas em proteínas de estrutura tridimensional conhecida
Neste trabalho é descrito um algoritmo usado para predizer pares de resíduos de aminoácidos em proteínas alvo (com estrutura tridimensional conhecida) que poderiam ser mutados por pares diferentes de resíduos de aminoácidos com o objetivo de introduzir uma nova/diferente interação entre estes resíduos. Isto resulta em um mutante in silico com possibilidades estereoquímicas de existir in vitro com o aumento da estabilidade conformacional e térmica. Para alcançar isso, foi criado um banco de dados baseado no PDB composto de pares de resíduos de aminoácidos interagentes observados em proteínas de estrutura conhecida. As mutações são propostas de forma a manter o enovelamento da proteína alvo (e consequentemente sua função) através, basicamente, da conservação da conformação da cadeia principal dos resíduos mutados. Neste trabalho também são apresentados os aspectos principais dessa base de dados, a forma como encontrar os pontos de mutação e alguns resultados. Uma busca completa na estrutura de uma proteína alvo foi realizada para identificar cada par que poderia ser mutado usando alguns dos pares do banco. Pretende-se com este procedimento, verificar um número de possíveis mutantes em diferentes enzimas com potencial de aplicação em processos de biorremediação, onde condições ambientais agressivas são esperadas. É apresentada a ferramenta RID (Residue Interaction Database), uma nova base de dados e algoritmo para propor mutação de pares de resíduos em uma proteína objetivando aumentar sua estabilidade focando na manutenção da conformação de sua cadeia principal. São descritos os detalhes do algoritmo para gerar a base de dados dos resíduos de aminoácidos interagentes e o método para otimizar a busca. Comparado com outros métodos, RID aumenta as alternativas de proposição de mutação devido à variedade de interações usadas para criar o banco de dados e que irão contribuir para o aumento da estabilidade proteica. A ferramenta se encontra disponível em http://www.bioest.icb.ufmg.br/RID.
A reprodução interpretativa do obsceno infantil na cultura de pares
Esta dissertação pretende investigar o compartilhamento entre crianças de músicas, parlendas, anedotas e brincadeiras tradicionais com informações interditas pelos adultos, sobretudo no que concerne à sexualidade. Trata-se de saber como e por que as crianças reproduzem, criam, interpretam e transmitem, no interior de uma cultura de pares, um conjunto de saberes oriundos de uma reserva simbólica adulta. O trabalho se situa no campo dos estudos da criança e opera com os conceitos de administração simbólica da infância, de Manuel Sarmento; reprodução interpretativa, de Willian Corsaro; e folclore obsceno das crianças, de Claude Gaignebet. Como recursos metodológicos, optou-se pela análise do cotidiano escolar de crianças, acrescida de quatro entrevistas com memórias obscenas infantis deadultos. A observação foi realizada em uma escola que atende famílias provenientes de frações intelectualizadas das classes médias, em geral críticas da educação tradicional, e que comumente se autodenominam alternativas, politizadas ou democráticas. Os entrevistados foram escolhidos entre os membros desse mesmo grupo. Observou-se que tal compartilhamento possui diversas motivações: serve a uma curiosidade sexual infantil, conforme constata Freud, é fonte de prazer ou de alívio do desprazer e assume a forma de uma interação social integrativa ou de instrumento de afirmação da virilidade. Por fim,percebeu-se que os modos e as razões desse compartilhamento atendem relações estruturais entre a infância e a sociedade de forma mais ampla. Ou seja, concluiu-se que o obsceno infantil pode ser compreendido como uma resposta adaptativa das crianças às proibições e prescrições de uma administração simbólica da infância socio-historicamente variável, podendo assumir a forma tradicional e anônima de um folclore, como demonstram as entrevistas ou de uma investigação coletiva entre pares bastante escolarizada, como fez ver aobservação. Por se tratar de um estudo de caso, credor das especificidades do grupo em questão, tais conclusões não poderão ser universalizadas, tampouco esgotam as possibilidades de existência de outros modos e outras razões.
2019-08-14T07:35:25Z
Cibele Noronha de Carvalho
Avaliação da formação de trialometanos e ácidos haloacéticos decorrentes da cloração de águas de abastecimento contendo cianobactérias
Apesar dos benefícios do cloro para o controle de patógenos, estudos demonstram que sua utilização pode contribuir para a formação de subprodutos orgânicos halogenados (SOHs) indesejados e potencialmente carcinogênicos, tais como os trialometanos (TAMs) e os ácidos haloacéticos (AHAs). A matéria orgânica algogênica (MOA), composta por algas e cianobactérias, com amplos registros em eventos de florações no país, tais como Microcystis aeruginosa e Cylindrospermopsis raciborskii, pode ser precursora da formação de TAMs e AHAs. Neste cenário, este estudo foi dividido em quatro etapas: na primeira etapa, foi proposto um método analítico para detecção de TAMs e AHAs por extração líquido-líquido (ELL), seguida pela determinação por cromatografia a gás (CG) acoplada ao detector de espectrometria de massa (EM). Na segunda etapa, analisou-se a demanda de cloro em variadas doses em amostras de água contendo espécies Microcystis aeruginosa e Cylindrospermopsis raciborskii nas densidades 1,0 x 104 células.mL-1 e 1,0 x 106 células.mL-1, respectivamente. A terceira etapa consistiu em avaliar a formação dos subprodutos em função de doses de oxidantes químicos (hipoclorito de cálcio e cloro gasoso), sob os seguintes parâmetros: temperatura da água (25oC e 30oC), pH (6,5 e 8,5) e tempo de contato (30 min e 24 h), condições essas recorrentes no Brasil. Na quarta etapa, avaliou-se o uso do carvão ativado grunular domiciliar (CAGD) e a agitação como estratégias de remoção, caso ocorra a formação, após a contaminação de amostras para distintas concentrações de trabalho (TAMs = 100 e 150 g.L-1; AHAs = 58 e 116 g.L-1). Para os TAMs, a ELL mostrou-se eficaz e, junto ao CG-EM, pôde-se dispensar etapas de extração automatizadas e mais onerosas. Para os AHAs, foi possível obter um cromatograma com poucas interferências em ácidos haloacéticos com menos sensibilidade ao detector EM. Os ensaios de demanda de cloro para ambos oxidantes, na dose mais elevada, demonstraram altos valores de consumo e baixas concentrações residuais de cloro. Em relação aos parâmetros estudados, as formações de TAMs e AHAs ocorreram apenas na concentração de 1,0 x 106 células.mL-1. O triclorometano foi a espécie presente de TAMs na concentração máxima (45,88 g.L-1) para Microcystis aeruginosa nas condições: dose 5,0 mg.L-1 de cloro gasoso, temperatura da água de 30°C, pH de 8,5 e tempo de detenção de 24 h. Para os AHAs, dose 2,5 mg.L-1 de hipoclorito de cálcio, temperatura de de 30°C, pH de 8,5 e tempo de 24 h para Cylindrospermopsis raciborskii acarretaram a maior concentração dentre as análises (4,81 g.L-1). Não foram observadas formações na concentração de 1,0 x 104 células.mL-1, sendo a maioria dos resultados abaixo do limite de detecção do método validado. De acordo com a literatura, metabólitos liberados pelas células podem interferir na formação de TAMs e AHAs. A adsorção em carvão ativado granular removeu os TAMs (93,74%) e AHAs (84,66%) em condições satisfatórias, enquanto que na agitação observou-se menor remoção de TAMs (83,74%) e AHAs (10,08%)
Manifestações patológicas e avaliação de estruturas de concreto armado
A Patologia das Construções é uma área da engenharia de grande importância e tem como principal objetivo garantir a qualidade e o desempenho das estruturas de concreto armado durante sua vida útil esperada. A grande maioria das estruturas de concreto armado apresenta problemas oriundos de projetos falhos, de seleção incorreta de materiais, de execução e manutenção. Este trabalho tem como objetivo apresentar um resumo conciso sobre as origens, formas de manifestação, mecanismos de deterioração das estruturas de concreto armado e auxiliar a todos os profissionais envolvidos nas diversas etapas de construção de estruturas de concreto armado. A correta avaliação das estruturas e determinação das causas é fundamental para o sucesso das medidas de recuperação/proteção de estruturas.
2019-08-11T11:28:52Z
Bruno dos Santos Rocha
O papel dos arquivistas na implantação do modelo de arquitetura da informação na câmara dos deputados
Este trabalho buscou identificar como o profissional arquivista, considerando o seu arcabouço teórico e prático de formação, pode colaborar com a definição e implantação de um modelo de arquitetura da informação na Câmara dos Deputados. Entendendo que estetema não está suficientemente claro na instituição, buscamos, apoiados nos fundamentos teóricos da Arquivística e da Arquitetura da Informação, fazer uma reflexão sobre a confluência existente entre as duas áreas e sobre o espaço a ser ocupado pelo arquivista. A análise realizada sobre as funções arquivísticas de gestão dos documentos propostas porRousseau e Couture (1998) em comparação com as ações que compõe um modelo de arquitetura da informação proposto por Rosenfeld e Morville (2002), nos permitiu propor alguns modos de colaboração deste profissional no desenvolvimento de projetos de definição e implantação desta solução.
Jovens pentecostais e escola noturna: significados atribuídos às experiências escolares
Diariamente, certos jovens estudantes do ensino noturno pertencentes ao pentecostalismo utilizam o recreio escolar para cantar, orar e fazer proselitismo escolar. Além disso, eles contestam, via de regra, os conhecimentos e as atividades escolares que não estão de acordo com os seus princípios. Este fato tem provocado uma certa estranheza dos professores em relação a esses jovens: professores que, em reunião pedagógica, definem, de modo ambivalente, os jovens pentecostais. De um lado, esses alunos são caracterizados como exemplos decomportamentos estudantis que devem ser seguidos. Afinal, durante as explicações, esses alunos ficam, geralmente, em silêncio e procuram, no momento dos exercícios propostos, realizá-los prontamente. Por outro lado, para explicar as causas da discordância desses alunos em relação às atividades propostas, os professores, não raro, utilizam expressões do tipo eles possuem viseira, eles são alienados, eles sofreram lavagem cerebral de suas igrejas. Entretanto, como esses alunos interpretam as suas relações sociais no interior da escola? O que leva esses alunos a se apropriarem de certos espaços e tempo deescolarização para realizar atividades de cunho estritamente religioso? Por que esses jovens se sentem no direito ou na obrigação de discordar das atividades propostas pela instituição escolar? Em outras palavras, quais os significados que os jovens pentecostais atribuem àssuas práticas escolares? O presente trabalho visa responder a essas indagações. Para tanto, procurei observar esses alunos, ao longo do ano de 1999, em várias situações no interior da escola. Tentandocompreender o porquê de certos tempos e espaços serem redefinidos por esses alunos, assisti, entre os meses de abril e dezembro, aos cultos desses alunos durante o recreio, pelo menos duas vezes por semana. Além disso, a fim de perceber como os jovens pentecostaisse envolvem com as atividades extra-salas propostas pelo estabelecimento de ensino que esses alunos estavam inseridos, acompanhei as seguintes atividades: Campeonato de Futebol, Festa Junina e Gincana.
2019-08-11T02:52:24Z
Heli Sabino de Oliveira
Números primos
Este trabalho tem como objetivo apresentar um pequeno resumo sobre os números primos. Assunto que vem atraindo muitos matemáticos eminentes desde o princípio, e ainda hoje nos apresenta muitos desafios. Iniciaremos com os conceitos mais fundamentais sobre o tema. Em seguida, apresentaremos algumas demonstrações clássicas da infinidade de números primos. Abordaremos os principais teoremas que nos permitem reconhecer um número primo e faremos um pequeno relato histórico dos estudos sobre a distribuição de números primos. Citaremos algumas funções que geram números primos. E por fim, teceremos alguns comentários a respeito de casos particulares de primos que foram estudados.
Mudança organizacional: um estudo em empresas graduadas por uma incubadora de biotecnologia
Este trabalho analisa o processo de mudança organizacional ocorrido em empresas graduadas numa incubadora e discute amplamente, sob várias óticas, a mudança planejada e a mudança emergente, na tentativa de responder ao problema de pesquisa: Como se caracteriza o processo de transição de uma empresa incubada para uma empresa graduada, sob a ótica da mudança organizacional planejada e da mudança organizacional emergente? Foram estudadas empresas incubadas e graduadas de 1999 até 2003 em uma incubadora temática de biotecnologia. A amostra final constitui-se de três empresas. Utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas para coletar os dados, além de documentos e informativos internos. Analisaram-se os dadospor meio da técnica de análise de conteúdo de triangulação destes com o conteúdo de documentos. As categorias de análise consideradas neste estudo foram: mudança organizacional planejada e mudança organizacional emergente. No escopo da mudança organizacional planejada, verificaram-se fatores-chave das teorias de mudança E e O, a perspectiva baseada no poder e na influência, indicadores da estrutura organizacional, indicadores da tecnologia e processos organizacionais e indicadores da mudança das pessoas. Como resultados, apontam-se: identificou-se uma combinação das teorias O e E; não se chegou a conclusão consistente sobre a mudança planejada baseada na influência e no poder; na estrutura organizacional, prevaleceuuma maior centralização no momento da graduação, seguida de uma descentralização; a amplitude de controle permaneceu entre 3 e 20 empregados por gerente; os procedimentos e políticas escritas auxiliaram a transição; a departamentalização mais utilizada foi a funcional e por produto; tecnologia e processo devem ser tratados aos pares, com ênfase em equipamentos e ferramentas, nível de mudança e ponto de partida; o tempo necessário para a mudança, a participaçãoe o risco da mudança foram moderado em ALFA e BETA e baixo em DELTA, o que sugere que utilizar uma incubadora para fazer um processo de mudança organizacional reduz o risco de tal mudança; o habilitador principal foi a biotecnologia; o tipo de mudança que organizações nascentes ou em transformação dão ênfase é a estrutural e cultural; as mudanças nas pessoas proporcionaram o entendimento de que podem-se enquadrar as empresas pesquisadas no quadro lewinano de descongelamento-implantação-recongelamento. Observou-se, ainda o caráter programado e planejado do empreendimento, porém existiram situações de improvisaçãoe surpresas, o que suscita a necessidade de realizarem-se mais estudos que considerem a mudança emergente, tanto por práticos como pelos acadêmicos, para elucidar melhor esta faceta da vida organizacional.
Estatísticas para melhoria da qualidade: escolas do futuro
O presente trabalho traz algumas considerações sobre a Gestão de Qualidade Total e a implantação dessa gestão nas escolas. Para a implantação é usada uma metodologia a ser executada, sendo dividida em três fases: a primeira a fundamentação teórica, segunda a execução do processo e a terceira a avaliação e a continuidade da execução do processo. A Gestão de Qualidade Total (GQT) utiliza estratégias de organização focadas no cliente, sendo todos os envolvidos trabalhando para a melhoria da qualidade de produtos e serviços. A implantação da GQT nas escolas da rede pública é uma iniciativa na busca da qualidade do sistema educacional. A GQT pode trazer vários benefícios para a administração escolar, fazendo o mais importante satisfazendo as necessidades dos clientes (alunos, pais e comunidade escolar), fornecendo ensino de qualidade, diminuindo a repetência e a evasão escolar.
Distração e choque: a experiência da arquitetura na vida cotidiana
Apresenta-se uma exploração em torno da experiência causada por um objeto arquitetônico, assumindo como premissa que o campo a ser investigado é o da sua experimentação na vida cotidiana. Ante a natureza do objeto arquitetônico, a ação concernente ao sujeito que o habita é o uso enquanto ação que equivale a participação. Investiga-se a natureza de tal, entendendo que esta é ação que não se resume à contemplação, mesmo contendo alguns de seus elementos; é participação no objeto, uma vez que sua utilização exige compreendê-lo de modo profundo e continuado. É também participação no sentido de uma práxis política, pois desempenhada no espaço público, reverberando nas relações sociais. Pesquisaram-se principalmente três obras filosóficas: a de Walter Benjamin, a de Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista. Evidencia-se a elaboração conceitual realizada por cada um deles sobre a arquitetura, a cidade e o urbano, e, após, o exame do conceito de experiência presente em suas filosofias toma lugar. Refaz-se a argumentação sobre a crítica da vida cotidiana, buscando as fontes e a formulação do conceito, tal como se apresentou no século XX. A cidade é tomada como elemento crucial na crítica do capitalismo, mais especificamente na crítica do fetichismo da mercadoria. É possível identificar a arquitetura a uma formamercadoria que é expressão do cotidiano de seus habitantes, uma vez que, dentro da produção capitalista de mercadorias, todo e qualquer objeto arquitetônico é um dos resultados dos processos de valorização do capital. Com suas complexas ordenações, uma grande cidade é nutrida pelo metabolismo da mercadoria. A compreensão da cidade, para cada um dos três autores pesquisados, dá-se segundo categorias de peso específico em suas respectivas teorias: em Walter Benjamin, a fantasmagoria; em Guy Debord, o espetáculo; e em Henri Lefebvre, o espaço. Faz-se uma abordagem preponderantemente hermenêutica do tema da vida cotidiana em sua correlação com a recepção estética do conceito de história na montagem do problema que relaciona a tipologia arquitetônica ao seu uso. Henri Lefebvre e a Internacional Situacionista completaram a moldura do trabalho, pois há, em seu pensamento, um encontro de duas correntes filosóficas, a fenomenologia e o materialismo. Assim, tem-se por meta estabelecer que, se é possível entender a experiência como a capacidade de compreender o mundo em que se vive, a arquitetura urbana é um dos fundamentos na textura geral dessa experiência. Na crítica do cotidiano está a possibilidade de combater a alienação espacial, superando a fantasmagoria e o espetáculo vigentes na vida contemporânea, obrigatoriamente expressos em sua arquitetura.
2019-08-12T22:47:52Z
Rita de Cassia Lucena Velloso
A compreensão das técnicas de ensino como instrumento de organização e qualidade no trabalho pedagógico dos docentes da ETSUS/Osasco
Observa-se nos cursos de capacitação da ETSUS/Osasco que alguns docentes desconhecem o que é uma técnica de ensino, há uma confusão entre o que são técnica e recursos tecnológicos. Estes últimos têm um papel importante na sala de aula e a eles é atribuída a responsabilidade do aprendizado. Trata-se de um projeto de intervenção que propõe atualização das práticas de ensino dos docentes que participam das capacitações pedagógicas dos cursos ofertados pela ETSUS/Osasco, com enfoque nas técnicas de ensino. Visa também conhecer a prática pedagógica dos docentes da ETSUS, buscando por meio das rotinas de trabalho, ouvir os docentes, suas dúvidas, questionamentos, dificuldades bem como ouvir os alunos, e modo de organização do trabalho docente. As metodologias a serem adotadas serão a Problematizadora e Aprendizagem Significativa. É importante conhecer e se apropriar das técnicas de ensino como instrumento de organização do espaço educativo, considerado aqui como a sala de aula, local este onde a relação ensino/aprendizagem e professor/aluno, possam se desenvolver com base em uma relação dialógica que promove transformação do aluno/trabalhador do SUS. No decorrer da proposta de intervenção, abordam-se as técnicas de ensino, o seu papel no processo ensino aprendizagem e o conhecimento de algumas técnicas de ensino.
Funções do cálcio nuclear e citosólico na sinalização celular
O cálcio (Ca2+ ) citoplasmático e nucleoplasmático podem ser regulados independentemente. A relativa contribuição do Ca2+ citoplasmático e nucleoplasmático em processos biológicos tais como transcrição gênica, apoptose e proliferação celular ainda é matéria de especulação. Com a finalidade de explorar esta questão, utilizamos o aumento da expressão de parvalbumina (PV) e calretinina (CR) como ferramentas moleculares para tamponar seletivamente Ca2+ tanto no nucleoplasma quanto no citoplasma. Nossos dados mostram que tanto a PV quanto a CR foram eficazes em tamponar os sinais de Ca2+ em cada um destes compartimentos subcelulares. Para maximizar o número de células que expressam a PV, estas construções foram entregues às células SkHep1 por adenovírus (ad) permitindo assim, investigar funções celulares mediadas pelo Ca2+ nuclear e citosólico. A construção ad-PV-NES (Nuclear Exclusion Signal) foi eficaz no bloqueio da fosforilação da proteina Erk 1 e da expressão da proteína p38. Em contraste, a construção ad-PV-NLS (Nuclear Localization Signal) foi capaz de bloquear a fosforilação da ciclina dependente de cinase 1 (CDK1). Para estudar os mecanismos responsáveis pela geração de InsP3 nuclear, utilizamos construções que tamponam InsP3 seletivamente no núcleo ou no citosol, denominadas de Sponge NLS e NES, respectivamente. As células transfectadas com InsP3 Sponge NLS mostraram-se eficazes em bloquear o aumento de Ca2+ induzido pelo fator de crescimento hepático (HGF), mas não por arginina vasopressina (AVP). Em contraste, a construção InsP3 Sponge NES bloqueou o aumento de Ca2+ , induzido por AVP, mas não por HGF. Demostramos que o receptor de HGF, c-met, pode translocar para o núcleo de células SkHep1 após estimulação com HGF. Além disso, observamos que células SkHep1 possuem fosfolipase C (PLCy ) no núcleo. Em conjunto, estes resultados sugerem que através de PLCy, HGF pode gerar sinais de InsP3 e consequentemente Ca nuclear. Assim, sinais de Ca2+ no núcleo ou no citoplasma têm efeitos distintos na expressão e ativação de cinases e fatores de transcrição. Estas observações sobre o tráfego e função de c-met revelam um mecanismo pelo qual os sinais de Ca2+ podem ser compartimentalizados para obter efeitos celulares distintos.
Pressão máxima da língua e a etiologia da respiração oral em crianças
Introdução: a instalação e manutenção da respiração oral (RO) podem provocar na criança alterações da fala, deformidades dentofaciais, mau posicionamento dos dentes, postura corporal inadequada e alterações no sistema respiratório. Outras consequências frequentemente relatadas em estudos envolvendo crianças respiradoras orais é a presença de alterações das estruturas orofaciais, como a língua e os lábios. Para tanto faz-se necessária uma avaliação minuciosa dessas estruturas. Objetivo: descrever e analisar os métodos de avaliação mais utilizados para classificação da força e tônus das bochechas, dos lábios e da língua, além de conhecer os valores máximos da pressão exercida pela língua em crianças respiradoras orais e verificar a relação entre estes e a etiologia da respiração oral. Métodos: este estudo consta de duas etapas, sendo a primeira uma revisão sistemática da literatura e a segunda uma pesquisa de campo realizada com 59 crianças respiradoras orais atendidas no Ambulatório do Respirador Oral do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). Para a revisão sistemática foi realizada uma busca que envolveu as seguintes etapas: elaboração da pergunta norteadora (a saber: Quais são os métodos utilizados para avaliação da força da língua, dos lábios e das bochechas?); estabelecimento de palavras-chave e de critérios para inclusão/exclusão de artigos; seleção e avaliação crítica dos artigos. A busca dos artigos científicos foi realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS e SciElo. Para tanto, foram utilizados os descritores Terapia por Exercício, "Terapia Miofuncional", "Reabilitação, "Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas, "Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções, Avaliação, Língua, Lábio, Bochecha, Respiração Bucal", Força Muscular" e Tono Muscular e seus equivalentes em inglês e espanhol. Os critérios de seleção estabeleceram a inclusão dos artigos de relatos de casos e estudos experimentais, em espanhol, inglês ou português, publicados entre 2005 e 2014, que utilizaram como sujeitos seres humanos em qualquer faixa etária e sem discriminar a condição de saúde. A análise dos dados foi conduzida por dois pesquisadores independentes. Após eliminação das referências duplicadas e análise dos resumos, os artigos foram obtidos na íntegra e coletouse os dados referentes à amostra e aos procedimentos relacionados às avaliações perceptiva e instrumental. Na segunda etapa foi conduzido um estudo transversal observacional descritivo e analítico com 59 crianças com idades entre três e 12 anos (média de idade 6,5 anos e DP=2,4) respiradoras orais, atendidas no Ambulatório do Respirador Oral do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG, CAAE 36663614.8.0000.5149. As medições foram realizadas com os participantes sentados, com as costas e pés apoiados. E para tais medições foi utilizado o Iowa Oral Performance Instrument (IOPI), um dispositivo validado que possui um bulbo com ar calibrado, de aproximadamente 3 cm x 1,5 cm x 1cm. Este bulbo foi posicionado na papila alveolar dos dentes incisivos superiores e foi solicitado a cada participante avaliado que o empurrasse com a língua com o máximo de força e que essa contração fosse mantida por 3 segundos. Foram realizadas três medidas para cada participante com tempo de repouso interséries de 30 segundos. Resultados: na primeira etapa, após avaliação inicial permaneceram 39 artigos na revisão. Em relação à língua, dois artigos (5,7%) informaram realizar somente a avaliação perceptiva da força, quatro (14,3%) descreveram realizar avaliação perceptiva e instrumental e outros 28 (80%) artigos abordaram somente a avaliação instrumental. Para o lábio dois (28,6%) relataram a realização da avaliação perceptiva e quatro (71,4%) descreveram utilizar o método instrumental. Apenas dois (5%) artigos avaliaram a força das bochechas, ambos por meio da avaliação instrumental. Na segunda etapa o coeficiente de Spearman apontou correlação moderada e positiva entre idade e pressão máxima (r=0,653; p<0,001), verificou-se que houve diferença estatisticamente significativa entre a pressão máxima da língua e as variáveis amigdalas (p<0,008) e adenoide (p<0,043). Não foram verificadas diferenças estatísticas entre as outras variáveis. Conclusão: verificou-se que vários autores têm utilizado instrumentos para realizar avaliações de força de língua, lábios e bochechas. Dentre os instrumentos citados, o IOPI foi o mais utilizado. Foi possível verificar também que 10% realizam de forma concomitante a avaliação perceptiva e a instrumental. Pelo segundo artigo, concluiu-se que a hipertrofia de adenoide e de amigdalas alteram a pressão máxima de língua em crianças respiradoras orais.
Capital social e qualidade de vida em adolescentes trabalhadores em um município de médio porte de Minas Gerais, Brasil
Considerando-se a escassez na produção científica de temas sobre os adolescentes trabalhadores, a presente pesquisa objetivou mensurar o capital social e sua possível relação com a qualidade de vida entre adolescentes trabalhadores. Realizou-se um estudo transversal analítico com 363 adolescentes trabalhadores assistidos por uma Entidade Filantrópica de Apoio ao Adolescente em Sete Lagoas, Minas Gerais. A caracterização sócio-demográfica foi obtida por meio de questões referentes a sexo, idade, cor de pele, e saneamento básico (abastecimento de água, presença de sanitário no interior do domicílio, rede de esgoto, coleta de lixo). As informações sobre acesso/uso de serviços de saúde diziam respeito à posse de plano de saúde, uso regular do serviço público de saúde, tipo de serviço público mais utilizado e número de consultas médicas nos últimos 12 meses. Os instrumentos utilizados foram a versão curta em português do Questionário Integrado para Medir Capital Social (QI-MCS) do Banco Mundial e a versão abreviada em português do World Health Organization Quality of Life Bref (WHOQoL-Bref) para mensurar a qualidade de vida. Inicialmente os escores de cada domínio do WHOQoL-Bref foram calculados. Diferentemente do WHOQoL-Bref, o QI-MCS não fornece nenhum tipo de escore, portanto para computar as variáveis deste instrumento optou-se pelas análises de segmentação, discriminante canônica e interpolação por vizinho mais próximo. Os resultados demonstram que quanto maior o capital social maior os escores de qualidade de vida do adolescente. Isso significa dizer que para a população estudada foi possível averiguar uma relação positiva entre esses dois conceitos, mesmo considerando o contexto social no qual os participantes estão inseridos. Os participantes podem passar boa parte do seu tempo na Entidade, sendo esse um espaço de oportunidades para se realizar o acompanhamento dos adolescentes, de forma a contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos mesmos. Diante da falta de estudos que avaliam a qualidade de vida e capital social, especialmente em adolescentes trabalhadores, sugere-se que outros estudos sejam desenvolvidos buscando analisar as diferenças na qualidade de vida entre adolescentes trabalhadores e os que não trabalham, para que futuros programas de intervenção sejam eficazes.
2019-08-10T14:24:50Z
Ana Cristina Viana Campos
Avaliação da susceptibilidade de rochas ornamentais e de revestimento à deterioração - um enfoque a partir do estudo em monumentos do Barroco Mineiro
Esta pesquisa trata dos estudos sobre a avaliação da susceptibilidade de rochas ornamentais e de revestimento à deterioração, a partir do enfoque em monumentos do Barroco Mineiro e em rochas ornamentais aplicadas em construções recentes, sob o ponto de vista da deterioração e ensaios de caracterização tecnológica e de alterabilidade. Na construção dos monumentos do Barroco Mineiro, típicos do século XVIII foram aplicadas rochas de origem local, em função da disponibilidade de matéria-prima e proximidade das áreas de ocorrências. O esteatito é o material pétreo com maior representatividade nas fachadas, esculturas e entalhes mais delicados, seguido pelos quartzitos Itacolomi e Lajes e em menor proporção pelos xistos, que compõem os elementos estruturais desses monumentos. Adicionalmente, foram realizados estudos em rochas aplicadas em construções recentes, comercialmente denominadas granitos Ás de Paus, Café Imperial, Branco Eliane e Preto Rio. Os ensaios de laboratório foram realizados e adaptados de acordo com a disponibilidade de amostras dos tipos petrográficos e de infraestrutura do laboratório. Os ensaios de caracterização tecnológica visaram a determinação dos índices físicos, resistência à compressão uniaxial, à flexão, resistência ao desgaste segundo normas da ABNT. Nos ensaios de alterabilidade, os corpos de prova foram submetidos a ciclos sucessivos de saturação em água e secagem em estufa, imersão total em solução de sulfato de sódio, lixiviação estática e resistência ao ataque químico. Os resultados sob o ponto de vista das características físico-mecânicas e da alterabilidade desses materiais rochosos permitem obter dados sobre suas propriedades e antever suas alterações, de modo a adequá-los às diferentes aplicações e usos em condições diversas
2019-08-11T15:27:12Z
Maria Elizabeth da Silva
Uma leitura das viagens contemporâneas: a questão do testemunho nas narrativas de viagem
A viagem é um tema amplo que se refere aos deslocamentos humanos, à história das civilizações e, também a uma atividade contemporânea que conquista um número crescente de adeptos: o turismo. A compreensão da viagem como um tipo de mobilidade espacial é, frequentemente, levada ao limite nas leituras mais convencionais sobre o tema, gerando interpretações pejorativas sobre a errância, o nomadismo e desconsiderando a simbologia envolvida no ato de viajar. Sempre expressão de um desejo de mudança, o deslocamento espacial do viajante impõe transformações, como as sofridas pelo herói Ulisses, da Odisseia de Homero arquétipo do viajante ocidental. Desde a Odisseia, é possível identificar a formação de um discurso que associa o viajante a uma testemunha que é autorizada a narrar. Inumeráveis escritores, autores e aventureiros, ao se autorrepresentarem como testemunha autêntica, contribuem e reforçam um discurso sobre viagem que a valoriza como meio de produção de um testemunho sobre os lugares, mas que não contempla a sua contraparte a transformação interior gerada pela experiência. Historicamente constituída, a viagem de testemunho discurso que define e valoriza a atividade do viajante como meio para ver com os próprios olhos e narrar com as próprias mãos foi impulsionada pelo movimento editorial relacionado à literatura de viagem, atravessou séculos e parece ressoar ainda hoje. O viajante-testemunha da contemporaneidade se transforma em consumidor para o qual a viagem representa um rito social que se assemelha a um jogo de espelhos: o outro representa apenas um reflexo da sua própria imagem. Compreender a formação, as características, difusão e alcance do discurso da viagem de testemunho, bem como discutir as relações entre viajar e escrever/ler, experiência e narrativa e entre ciência e literatura, auxiliam uma leitura mais ampla e generosa sobre a viagem e suas nuances contemporâneas.
2019-08-11T16:24:34Z
Julia Fonseca de Castro
O histórico da ocupação e impactos socioambientais no eixo Norte da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte) em áreas do Município de Ribeirão das Neves - MG
O principal objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico e identificar os principais impactos socioambientais relacionados ao processo de urbanização que vem ocorrendo no eixo norte da RMBH, nos bairros próximos à BR-040, município de Ribeirão das Neves (MG). Vários procedimentos metodológicos foram adotados, destacando-se, a reconstituição histórica dos parcelamentos por décadas desde a emancipação do município, realização de entrevistas nos bairros e a identificação dos principais impactos ambientais. O levantamento histórico de cada parcelamento por década permitiu identificar novos elementos que interferiram e interferem no atual quadro socioambiental do município como: aprovação pela prefeitura de vários parcelamentos no eixo da BR-040; a falta de uma fiscalização e controle dos empreendimentos dos loteamentos; o crescimento expressivo da mancha urbana no entorno da BR-040, refletida pelo crescimento populacional, sobretudo, das décadas de 70 e 80; ocupação de áreas de risco; a lógica do processo de loteamentos ocorrida na região. Enfim, tal análise permitiu considerar outros importantes elementos desse espaço que hoje encontra-se marcado pela falta de infra-estrutura, precárias condições de vida e de um modelo inadequado de ocupação e utilização do solo. A realização de entrevistas, juntamente com a identificação dos impactos ambientais, revelou que em grande parte dos parcelamentos houve a degradação da cobertura vegetal, com a remoção completa da mata ciliar e da vegetação das encostas para facilitar a abertura de ruas e demarcação dos lotes. Notou-se a imprecisão nos projetos de drenagem, ocorrendo nos períodos de grande intensidade de chuvas o transbordamento de córregos, movimentos de massa sob a forma de escorregamentos, sistemas viários comprometidos pela falta de manutenção. Nesta área localiza-se o divisor de águas entre a Bacia do Rio Paraopeba e Bacia do Rio das Velhas, encontrando-se o município inserido nesta última, identificando algumas importantes nascentes já extintas dando lugar hoje a ruas e lotes. Outros cursos de água estão comprometidos pelo lançamento de esgoto in natura. Tudo isso é agravado pela construção de residências sem qualquer auxílio técnico, que promovem o aumento das superfícies impermeáveis pelo congestionamento habitacional, ocasionando uma série de danos ambientais como surgimento de sulcos, ravinas e até voçorocamentos, diminuição das áreas verdes e consequentemente, o aumento de temperatura local provocando o desconforto térmico. Um dos resultados foi o desenvolvimento do mapa diagnóstico da área estudada que materializou-se através da reunião das análises e observações em campo durante meses, destacando-se os elementos de degradação mais representativos nos bairros, e apontando outros usos como indústrias, fazendas e áreas verdes, elementos estes que estão diretamente relacionados uns com os outros, definindo a paisagem atual. A minuciosa análise da área de estudo, as entrevistas e os dados mais representativos que interferiram de forma negativa na paisagem, sobretudo, na qualidade de vida dos moradores, possibilitaram desenvolver algumas sugestões, aparentemente simples garantindo a melhoria socioambiental da população que vive nestes locais.
2019-08-12T05:41:40Z
Andre Luiz Nascentes Coelho