RCAAP Repository
A relação epistêmica com o saber de alunos no ensino de biologia por atividades investigativas
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o saber no ensino de Biologia por atividades investigativas. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da relação epistêmica com o saber de Bernard Charlot. Os dados foram coletados em aulas de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, entrevistas semi-estruturadas. Para analisar os dados, privilegio três formas de relação epistêmica com o saber: (a) objetivação-denominação, (b) imbricação do eu e (c) distanciação-regulação. Os resultados apontam que os alunos estabelecem diferentes relações: na enunciação dos conteúdos biológicos, no domínio de atividades investigativas das Ciências Biológicas e na relação reflexiva sobre si e a sociedade. Aponto que as relações com o saber estabelecidas privilegiam concepções da atividade investigativa como execução de atividades experimentais de forma empírica, objetiva e afastada das relações e implicações com a sociedade.
O curso de licenciatura em química da UFRGS: estudo da estrutura curricular e de aspectos constitutivos da formação docente
O presente trabalho, vinculado à temática da formação docente e tendo um enfoque qualitativo, constitui-se como estudo de caso que buscou, à luz de referenciais teóricos específicos do campo educacional (SACRISTÁN, 2000; DINIZ-PEREIRA, 2002; ZEICHNER, 2008a; 2008b), investigar os aspectos epistemológicos e curriculares que estão presentes no curso de Licenciatura em Química da UFRGS, tendo como foco as visões de docentes e estudantes, além de outros indicadores subjacentes. Para atingir os objetivos propostos, realizamos a análise de diferentes documentos relacionados. A estrutura curricular foi investigada com base na análise de conteúdo dos títulos e ementas das disciplinas, tendo como referência categorias pré-determinadas. Além disso, elaboramos e utilizamos questionários que foram respondidos por estudantes das etapas finais do curso e docentes do Núcleo Docente Estruturante. Os resultados obtidos denotam certas incongruências dos processos formativos, principalmente nos aspectos concernentes à preparação orientada para a prática da profissão docente.
2015
Fonseca, Carlos Ventura dos Santos, Flávia Maria Teixeira
O estágio de regência como contexto para o desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de matemática
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi compreender o papel do Estágio de Regência no desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática. Para a coleta de informações foi realizada uma entrevista semiestruturada, com graduandos de um curso de Licenciatura em Matemática. Na ótica desses futuros professores, o Estágio de Regência possibilitou que mobilizassem/desenvolvessem uma visão a respeito de uma boa aula, crenças sobre si mesmo como professores, crenças sobre o ensino e a aprendizagem; se apropriassem do valor social da profissão; se conscientizassem a respeito de situações imprevistas; incorporassem atitudes que interferem no ambiente de aprendizagem. Para que mobilizassem/desenvolvessem esses elementos, a dinâmica de trabalho estabelecida durante a regência de aulas mostrou-se fundamental, além de permitir aprendizagens a respeito da docência diretamente relacionadas à prática letiva do professor que podem subsidiá-los futuramente durante o seu trabalho.
2015
Teixeira, Bruno Rodrigo Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Refletindo sobre desafios à inserção didática da história e filosofia da ciência em oficina de formação docente
O presente artigo apresenta uma pesquisa empírica realizada em oficina de formação docente. A intervenção realizada buscou a sensibilização quanto à utilização didática de episódios históricos para a abordagem da temática Natureza da Ciência. Entre outros aspectos, foram abordados desafios previstos na inserção didática da História da Ciência e discutidos exemplares de intervenções didáticas. Finalizadas discussões iniciais, os grupos de participantes se engajaram em tentativa de elaborar propostas didáticas a partir de um texto de subsídio sobre a História do Vácuo. A listagem de desafios previstos serviu como referência para a cunhagem de critérios que nortearam a avaliação dessas propostas. A análise qualitativa buscou identificar a possível materialização de desafios, se os participantes tentaram ou não enfrentá-los, dentre outros aspectos. Os resultados podem colaborar para iniciativas de formação docente. Adicionalmente, contribuem com avanços no que diz respeito a referenciais para avaliar a formação de professores visando o uso de abordagens histórico-filosóficas na escola básica.
2015
de Oliveira, Wesley Costa Drummond, Juliana M. Hidalgo F.
Tornar-se fisiologista vegetal: potencialidades educacionais de uma controvérsia entre cientistas do século XIX sob o ponto de vista de Bruno Latour
Nesse trabalho, analisamos uma controvérsia entre Charles Darwin e Julius Sachs a partir da perspectiva de Bruno Latour. As ideias desse autor a respeito da profissionalização dos cientistas, da literatura e das translações de interesses são apresentadas e discutidas. Os aportes metodológicos são desenvolvidos a partir das regras metodológicas para o estudo da ciência em ação. A reinterpretação desta controvérsia evidencia o esforço de Sachs para consolidar a Fisiologia Vegetal como área de estudos frente à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Em uma inscrição, sintetizamos as translações de interesse que indicam os actantes mobilizados a favor dessas alegações. Diante de sua idade avançada, Darwin reconheceu o poder do ataque a ele dirigido e se declarou incapaz de sustentar esse debate. Com o intuito de fomentar a discussão, destacamos as potenciais contribuições do trabalho de Latour para o campo de pesquisa em Educação em Ciências.
2015
Cappelle, Vanessa Coutinho, Francisco Ângelo
A matematização em atividades de modelagem matemática
A matematização vem acompanhando o desenvolvimento da humanidade. No âmbito da Educação Matemática a referência à matematização foi se configurando a partir das ideias de Hans Freudenthal na década de 1960. Suas ideias vêm merecendo atenção em diferentes linhas de pesquisa na área. Neste artigo, em particular, reportamo-nos à Modelagem Matemática. Apresentamos nosso entendimento de modelagem, trazendo à baila diferentes ciclos de modelagem discutidos na literatura. Para buscar evidências de como a matematização é realizada por alguns estudantes quando envolvidos com atividades de Modelagem Matemática, analisamos atividade desenvolvida por um grupo de alunas. A pesquisa permite concluir que se, por um lado, os esquemas indicam que o ciclo de modelagem integra a matematização, por outro lado, a análise do que as alunas fizeram revela que a matematização é uma ação relevante no desenvolvimento da atividade. O sucesso ou insucesso dos alunos na atividade está, em grande medida, associado ao sucesso ou insucesso da matematização que realizam.
2015
de Almeida, Lourdes Maria Werle da Silva, Heloísa Cristina
Texto jornalístico sobre ciência: uma análise do discurso sobre a natureza da ciência
A presente pesquisa busca utilizar alguns instrumentos metodológicos da área de Análise do Discurso para refletir sobre aspectos relacionados à Natureza da Ciência presentes em textos jornalísticos. Para isso, elegemos como principal referência metodológica a análise polifônica de Ducrot e analisamos artigos de divulgação científica que abordavam a detecção do Bóson de Higgs e cujo discurso foi produzido a partir de uma imagem ingênua do desenvolvimento científico. A partir da análise foi possível identificar que, de maneira subentendida, há uma imagem de ciência como um desvelar da realidade, como um empreendimento que alcança gradativamente as verdades da natureza. Apontamos que tais concepções relacionadas à Natureza da Ciência produzidas fora do ambiente escolar têm influência sobre os estudantes na produção de seus discursos sobre a Natureza da Ciência e, portanto, a análise dos discursos produzidos pelos jornalistas deve estar presente nas aulas de ciências. Elas permitem que os estudantes lidem, de maneira crítica, com uma possível tensão entre os discursos sobre ciência dentro e fora da escola.
2015
Cardoso, Danilo Noronha, André Watanabe, Graciella Gurgel, Ivã
Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência
As visitas escolares a museus de ciência constituem uma oportunidade única para muitos alunos, defendendo muitos professores a sua articulação com o currículo escolar. Embora esta articulação nem sempre aconteça, os jovens estão mais conscientes do papel dos museus para comunicar ciência. Interessa, por isso, saber quais as experiências vividas pelos alunos no museu quando a relação professor-museu-aluno não é planejada e, em particular, como aprendem e o que aprendem os alunos nestas visitas. O estudo decorreu no museu de ciência da Universidade de Coimbra, Portugal com alunos, 14-15 anos, em visitas escolares. A observação do comportamento dos alunos e a análise das suas conversas permitiu constatar que em apenas 30% dos 83 diálogos analisados os alunos procuram ir para além da interação superficial com os módulos, explicando e partilhando ideias com os pares. As conversas foram de tipo cumulativo pois as ideias apresentadas no grupo não foram avaliadas ou elaboradas.
2015
Rodrigues, Francisco E. Afonso, Ana Sofia
O tempo decorrido regressa a um nada tabular
No summary/description provided
A formação inicial do professor na modalidade a distância para o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: o caso de uma disciplina de prática de ensino
Este artigo tem como objetivo discutir de que modo uma disciplina de Prática de Ensino contribui para a formação do professor de Matemática em relação ao uso das tecnologias digitais na Educação Básica. A partir de uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos o acompanhamento da disciplina e entrevistas realizadas com alguns licenciandos e com o professor. Para a compreensão dos dados, nos apoiamos em Bovo (2004), que elenca alguns conhecimentos necessários aos professores para o uso das tecnologias digitais, e outros autores como Ponte et al. (2003), Perrenoud (2000) e Costa et al. (2012), que apontam competências relacionadas a esses conhecimentos. A partir disso, identificamos que a disciplina promoveu o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados ao uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, sendo que os futuros professores puderam articular conhecimentos teóricos e práticos durante a disciplina, além de discutirem sobre as possibilidades dessas tecnologias no contexto escolar.
2015
Zabel, Marília Malheiros, Ana Paula dos Santos
Speak and show to prove: a theoretical contribution on the use of ostensible gestures wittgensteinians as auxiliaries in mathematical proof
This article, fron theoretical nature, which goal is to discuss the usage of ostensible gestures as teacher's assistants in the process of exposing mathematical proofs to students. Therefore, we discuss some concepts used in math's classes, such as theories and demonstrations' proof, which are susceptible of using ostentatious gestures searching the meaning of mathematical propositions. Our analysis is based on the Ludwig Wittgenstein's philosophy, as well as on some philosophy commentators's of his texts and some mathematic educators who employ it as a philosophical foundation.
2016
Oliveira, Marcelo Sousa Silveira, Marisa Rosâni Abreu
A look at the concept of atom: epistemological contributions of Bachelard
In this article we discuss the concept of atom from the epistemological perspective of Gaston Bachelard, a twentieth century French poet and philosopher. With the objective of promoting reflections about atomic theory, we use the following titles: The Coherent Pluralism of Modern Chemistry (1932) and The Experience of Space in Contemporary Physics (1937). We initially present a scenario concerning the main epistemological contributions and pedagogical positions discussed in these works. We later seek research results about atomic theory teaching in the scientific area, with an epistemological focus. Lastly, we understand that consideration of the books in question and the research results from this article allow important reflections about historical context and its implications for the teaching of concepts related to the atomic model.
2017
Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos Kiouranis, Neide Maria Michellan Silveira, Marcelo Pimentel da
One can learn mathematics by investigating particular cases?
The discussion about the possibility of construction of mathematical objects in schools – constructions that have to do with subsidies provided by mathematical modeling activities – is the core of this article, which is marked (methodologically) by qualitative perquisition of theoretical and bibliographic nature. The deduction, although not exclusive of mathematical thinking, is its most significant atribute, differentiating this thinking of the cognitive actions that are initiated by the approach of particular cases. The particular cases usually are characteristic of the world that is understood as real. This gives rise to favorable reviews – in teaching and learning – to the idea of failure of the mathematical modeling when she (the mathematical modeling) aims at elaboration of mathematical objects, because the activity of modeling (aside from the bond that she keeps with the deduction) can not succeed without the so-called real situations. These (real) situations require (and are demanded by) cognitive processes that are opposing when walking deductive because they (the situations) contain singularities, though the deduction is necessary for the cognitive subject when he not only connect with the mathematical field, but also with several situations that are called real. The directive question of this article is the same as his title: “on can learn Mathematics by investigating particular cases?”. This article – by emphasizing the ties involving the matters “disorder, order, induction and deduction” – presents arguments that lead to results or conclusions in favor of the effectiveness of “learning (and/or construction) of Mathematics with the help of the act of modeling”, without disrespect, in turn, the use of mathematical modeling in order also to improve math skills previously internalized and assimilated by the student.
Brewery Experience Center of Bohemia: a museum of science and technology?
Museums and Science and Technology Centers (MSTC) go together with the changes in thinking and doing of science over time. In this sense, we think on the nature and the transformations of these spaces, with the interest to evaluate if the Brewery Experience Center of Bohemia fits in this perspective. For this, we conducted a descriptive exploratory research in some of the exhibition rooms of this center to identify elements related to: i) issues on science and technology (S&T); ii) S & T objects (substitutes and authentics); iii) signification of concepts strategies, phenomena and S & T processes. As a result, we believe that this initiative is close to the concept of MSTC – more then they are differentiated -, using strategies that turn to the formation of a consumer public.
2016
Monteiro, Renata Gouvêa, Guaracira
Interdisciplinary projects: an alternative to work with environmental themes in math classes
This study, part of a doctoral research, presents the results of a continued formation in environmental education and math for math teachers, focused on the construction of seven interdisciplinary projects involving environmental issues, developed in the final years of municipal and state elementary schools of São Sebastião do Caí. The projects addressed the theme of water, waste, pollution, wildlife, vegetation, energy, the areas of permanent preservation and were mainly constituted by mathematical games, mathematical problem situations involving environmental issues, field trips, research on the school surroundings, essays, lectures, awareness campaigns and bibliographic research in electronic media. The development of the projects showed that the students developed an environmental awareness of the local environmental issues and influenced the practices of educators in relation to environmental themes, because they worked in their classes with activities that relate everyday situations with formal education.
2016
Liell, Cláudio Cristiano Bayer, Arno
Motives of students to participate in investigative tasks in mathematics class in a historical-cultural perspective
The purpose of this paper is to present a discussion around the motives of a group of students to participate in investigative tasks in the mathematics classroom in a cultural historical perspective. Whereas the motives are various and emerging social tangle which individuals are part, we use the theory Cultural History Activity as a theoretical analysis, since it considers human development as something that happens when individuals participate in social groups. The qualitative analysis of the data obtained through interviews with the four students of the group showed that the motives that lead them to participate in investigative tasks may be related to it, but not only. The social environment in which students are entered can be as, or even more important for the emergence of motives.
STS Education: Brazilian parameters and educational purposes
This article presents parameters and educational purposes of STS Education, present in the Brazilian context of science education. Methodologically, the research involved the deepening of theoretical frameworks that discuss science, technology, society, education and science education from different points of view; and, the discursive textual analysis of articles published in Brazilian conference proceedings and journals, from de area of Science Education. The STS Education parameters are related to scientific rationality, technological development and social participation. The educational purposes involve the development of perceptions, questions and social commitments. From these analyses was possible to recognize and locate intentions and, furthermore, explain reasons for choices, referrals, limits and potential of different STS approaches.
2017
Strieder, Roseline Beatriz Kawamura, Maria Regina Dubeux
The prior knowledge the mathematic students elementary school: what is mathematics? What is its origin? How would a world without mathematics?
In this article, we presente the results about an investigation about an investigation with qualitative and quantitative approach, conducted with 22 students of the sixth grade of elementary school in a public school of Tijucas, Santa Catarina, about the mathematical topic. For data collection, written records and drawings produced by students were used. Subsequently the content analysis was used to interpret the data collected, which were tables and graphs. The results generally show that students assign the concept of mathematical formulas and utilitarian way, its origin dates back in the early age and a world without mathematics would be a chaos.
2017
Ujiie, Nájela Tavares Brum, Wanderley Pivatto Pinheiro, Nilceia Aparecida Maciel Ciappina, Jussara Rodrigues Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Focus of teaching learning: a study of chemistry teachers former participants of PIBID
A few articles report contributions from the perspective of teachers who are former participants of the Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (PIBID). The data of this article was collected by semi-structured interviews with former participants, who were graduates in Chemistry Teaching and are currently working as teachers, aiming to investigate the program’s contribution to the teaching learning. Was employed the Teaching Learning Focus (FAD), an analytical tool that presents categorical proposals. The subjects who expressed more Reflection on the Teaching are those with greater experience in teaching. The Interest by Teaching and Teacher’s Identity are present in the speeches of all the subjects, which demonstrates the construction of their professional identity process. Thus, it was observed that the interviewed presented their first impressions of the teaching career as professionals, linking their participation in PIBID as a learning period of didactic and pedagogical strategies and assessment to teaching.
2017
Obara, Cássia Emi Broietti, Fabiele Cristiane Dias Passos, Marinez Meneghello
The conception of pre-service students about biosafety on teachers’activities for teaching practices on science and biology
Biosafety sets the necessary parameters and guidelines to all educational levels when it comes to performing Natural Sciences-related experimental practical activities in the laboratory and in the field, in order to minimize the risks of accidents when handling animals, sharp objects and toxic substances. Aiming at knowing future Science and Biology teachers’ conceptions about Biosafety applicability, we analyzed conceptual maps and answers to questions regarding cautions and alternatives related to experimental practices. It was found that the subject is little explored during teachers’ trainings. It is necessary to enlarge the knowledge on the subject during the training periods or do it by means of guidelines that discuss and guide teachers and students in the fundamental and/or higher education levels on caution procedures to minimize accident risks and set alternatives to teaching activities in practical classes.
2017
Lima, Kênio Erithon Cavalcante