RCAAP Repository
Gerência de redes BWA através de Framework e métricas de avaliação de desempenho
O objetivo deste trabalho é apresentar métricas de avaliação de desempenho em Broadband Wireless Networks (BWA). Para atingir este objetivo foi necessária a construção de um Framework de gerência de redes customizado aos equipamentos utilizados. Foram aplicados os conhecimentos de propagação de sinais de rádio freqüência (RF), planejamento de sistemas celulares, gerenciamento de redes e análise estatística. Na realização dos testes para a coleta de dados foi configurado um setup de testes com uma Estação Rádio Base (ERB) e duas Estações Remotas (ER), localizadas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Para a validação da metodologia foi utilizada uma tecnologia denominada comercialmente como Pre-Wireless Interoperability of Multiple Accesses (Pre-WiMAX), operando em 5.8 GHz. Esta tecnologia utiliza Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) como técnica de multiplexação e Carrier Sense Multiple Access (CSMA) como controle de acesso ao meio. No desenvolvimento é apresentado um conjunto de métricas, referentes à propagação de sinais por RF. A coleta de dados foi efetuada utilizando Simple Network Management Protocol (SNMP). A avaliação de desempenho considerou as medidas realizadas e o seu tratamento analítico e estatístico por longos períodos de tempo. Com a utilização dos resultados de medidas, foram construídas as métricas que permitem avaliar o desempenho deste tipo de rede, tais como: eficiência de link, throughput, bit error rate (BER), frame error rate (FER), packet error rate (PER), entre outras. O trabalho como um todo apresenta uma estratégia de avaliação prática e aplicável a redes BWA, criando indicadores para tomadas de decisão. Para validar e complementar o trabalho foi efetuada uma avaliação de Quality of Service (QoS) segundo a International Telecommunication Union Telecommunication sector (ITU-T) e a International Engineering Task Force (IETF) com a comparação de resultados sem e com priorização do serviço Voice over Internet Protocol (VoIP).
2022
Oliveira, Eduardo Pinto de
Construção de escala de potencial criativo para organizações
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Spadari, Gabriela Fabbro
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das universidades públicas e privadas do Brasil. Constituem-se como objetos de análise as produções dos Programas de Pós-graduação em Psicologia do período de 1999 a 2006, constantes do banco de dados da CAPES. Nosso objetivo é analisar as pesquisas desenvolvidas nesses Programas que tratam da questão do cuidar-educar na educação infantil, no período pós-divulgação do RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), bem como discutir as implicações das idéias que sustentam a concepção de cuidar e educar da saúde psicológica da criança, além de abordar as políticas públicas para a área, dentre elas, o oferecimento de vagas para o segmento e a qualidade da educação das crianças pequenas. O método utilizado de cunho bibliográfico com característica qualitativo-quantitativa circunscreve-se em estudos do tipo estado da arte , composto de um levantamento das produções sobre o tema dentro do período demarcado. As categorias de análise foram construídas a partir da relação da pesquisadora com as produções acessadas. Em relação ao enfoque teórico, partimos dos conceitos de Henri Wallon sobre o desenvolvimento humano e de Gonzalez Rey sobre saúde psicológica para refletir sobre as políticas públicas de educação infantil e para analisar os principais enfoques das produções investigadas. Constatamos, ao final da pesquisa, que a psicologia tem se interessado pouco pelas temáticas da educação infantil, sobretudo o cuidar e educar, e levantamos a hipótese de que a ausência da psicologia escolar no campo da educação infantil, principalmente nas creches, poderia ser uma das razões da escassez de produção da área sobre o tema. Em contrapartida, a área da educação lidera a produção em pesquisas sobre essa temática, propiciando avanços teórico-conceituais e práticos significativos para o contexto educacional infantil. A área da saúde, representada pela enfermagem, cujas contribuições têm afetado as políticas públicas, também tem tido presença marcante nessa produção. A maioria das pesquisas analisadas condiciona a promoção da saúde psicológica das crianças, nesses contextos, a uma melhor formação dos professores, o que lhes confere excessiva responsabilidade e desconsidera a complexidade que caracteriza os espaços de atendimento à criança pequena.
2022
Bremberger, Maria Eufrásia de Faria
“As Travessuras do Amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Faria, Ana Paula
Variáveis do terapeuta: análise em periódicos brasileiros (1998-2007)
A pessoa do psicoterapeuta é um dos componentes de grande importância no processo de atendimento psicológico. O objetivo geral desse trabalho foi realizar um levantamento da produção científica, em periódicos brasileiros classificados como Qualis A ou B, no período de 1998 a 2007, com foco na pessoa do terapeuta. Já os objetivos específicos foram vinculados a analisar a produção de artigos no Brasil, procurando identificar: variáveis do psicoterapeuta, a natureza do trabalho e variáveis relacionadas aos autores, filiação institucional e natureza do trabalho. As variáveis do terapeuta estudadas estavam ligadas a traços observáveis, estados observáveis, traços inferidos e estados inferidos. Verificou-se também a contratransferência (em trabalhos de linha psicodinâmica) e o contexto de atendimento (saúde pública ou clinica particular). A amostra constou de 45 artigos, acessados em 22 periódicos nacionais, pelo portal de periódicos da CAPES e bibliotecas nacionais. O grau de acordo entre avaliações independentes realizadas por dois juizes, em amostra de 10 artigos, revelou bons índices de precisão (k entre 0,1578 e 1). Os resultados relativos aos artigos apontaram no sentido da pouca produção de pesquisas empíricas nos periódicos ligada às variáveis do terapeuta, sendo 60% dos trabalhos encontrados de cunho teórico, 29 % empíricos, 9% relatos de experiências e 2 % de revisão de literatura. Mostrando ainda que a maioria das variáveis que são objeto de pesquisa na literatura internacional são ignoradas ou apenas mencionadas nos trabalhos nacionais. As conclusões remetem à necessidade de realização de novas pesquisas por parte dos pesquisadores brasileiros no que diz respeito às variáveis ligadas à pessoa do terapeuta.
2022
Quadros, Emérico Arnaldo de
Encontros com o cuidado infantil e a maternidade: investigando imaginários coletivos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
2022
Visintin, Carlos Del Negro
Método Pilates no Reformer promove ganho de amplitude de movimento, equilíbrio e qualidade de vida na doença de Parkinson
INTRODUÇÃO: Quedas são muito comuns no idoso, podendo causar complicações como lesões e fraturas. Portadores de doença de Parkinson possuem 3 vezes mais risco de quedas comparados a idosos saudáveis. OBJETIVO: Analisar o efeito de exercícios do Método Pilates realizados no aparelho Reformer na amplitude de movimento, equilíbrio e qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson do ambulatório de Distúrbio do Movimento do Hospital da PUC Campinas. MÉTODO: Ensaio clínico com grupo controle e intervenção, realizado em 2 fases com 12 participantes na fase ON [ 9 homens (75%); médias de IMC (21 kg/m2), Mini Exame do Estado Mental (26,8 ± 2,1), Escala Hoehn & Yahr (2), tempo de doença (9,8 anos) e número quedas desde diagnóstico (2,5 anos) ]. Na fase 1 (controle), os participantes foram avaliados na semana inicial (T0) e final (T1) e não realizaram exercícios por 10 semanas. Na fase 2 (intervenção), os participantes realizaram 10 sessões de 10 exercícios (1 vez por semana) por 10 semanas e foram reavaliados na semana final (T2). Instrumentos de avaliação: Mini Exame do Estado Mental, Escala de Hoehn & Yahr, Escala de Atividades de Vida Diária de Schwab e England, Versão Simplificada da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson, testes de equilíbrio MINI BESTest e Timed Up & Go (TUG), e Goniometria de membros inferiores. Os dados foram analisados estatisticamente, considerando p-valor <0,05. RESULTADOS: Houve melhora significativa da amplitude de movimento [ dorsiflexão de tornozelo (teste t de Student, p-valor <0,001), flexão de quadril (p-valor <0,001), extensão de quadril (p-valor <0,001) ], do equilíbrio [ teste TUG - T2<T1,T0 (ANOVA, p-valor <0,001); MINI BESTest - T2>T1,T0 (ANOVA, p-valor =0,011) ] e da qualidade de vida [ Escala de Atividades de Vida Diária Schwab & England (teste exato de Fisher, p-valor <0,038) ]. CONCLUSÃO: O protocolo de 10 exercícios do Método Pilates realizado no Reformer foi eficaz em promover melhora da amplitude de movimento de membros inferiores, do equilíbrio com consequente redução do risco de quedas, da funcionalidade e qualidade de vida em pacientes com doença de Parkinson após 10 intervenções. Esta estratégia terapêutica pode ser incorporada no tratamento dessa doença.
2022
Bernardes, Rodrigo
Disseminação e proteção de informações no processo de inovação tecnológica: um estudo do contexto regulatório aplicado ao caso brasileiro
O presente estudo trata da proteção e da disseminação da inovação tecnológica com base na concessão de patentes, na transferência de tecnologia e no segredo como instrumentos de poder para, em seguida, analisá-los à luz de seu papel nos sistemas de inovação, no caso brasileiro. Na atualidade, a crescente importância econômica atribuída à informação e ao conhecimento, elementos essencialmente vinculados à inovação tecnológica por meio das ferramentas conceituais da Ciência da Informação, é plenamente reconhecida por aqueles que detêm o poder sobre a sua produção e uso, de forma a determinar condições de acesso ao resultado do esforço de inovação para o restante da sociedade. Questões de segurança e defesa nacional são igualmente relevantes na tomada de decisão sobre o que deve ser protegido ou disseminado. A absorção ou a difusão das informações de interesse da ciência, tecnologia e inovação, enfim, podem ser estudadas sob o foco de alternativas políticas e econômicas que dizem respeito à faculdade de negar o acesso ao conhecimento. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se na análise do contexto legal dos citados instrumentos, relacionando-os a modos de negação de acesso identificados no levantamento bibliográfico. Tal aplicação permitiu concluir pela adequação legal desses instrumentos a necessidades urgentes de intermediação tecnológica, aprendizado tecnológico e proteção da informação relacionada à inovação.
2022
Melhado, José Paulo
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Euzébios Filho, Antonio
Direito à informação e direitos autorais: desafios e soluções para os serviços de informação em bibliotecas universitárias
Este trabalho analisa a relação entre Direito Autoral e Direito à Informação a fim de estabelecer as bases conceituais e fazer um levantamento de soluções, para que os profissionais da informação, atuantes em bibliotecas universitárias, possam atender às necessidades informacionais dos seus usuários, ao trabalharem com essas duas formas de direito. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, que abordou, principalmente, os temas: Ciência da Informação, Bibliotecas Universitárias, Direitos Autorais e Direito à Informação. Dentre as soluções levantadas, destacam-se o Acesso Aberto, o Programa de Livro Texto, os e-books e o projeto Pasta do Professor. Espera-se com este trabalho que as soluções apresentadas possam auxiliar a diminuir as dúvidas e apontar caminhos viáveis para a resolução dos impasses existentes entre o Direito à Informação e o Direito Autoral, o que abrirá, o caminho para a revisão de práticas profissionais baseadas na cultura vigente da área, as quais, em muitos casos, são mais restritivas que as leis instituídas ou que os códigos de ética.
2022
Gama, Janete Gonçalves de Oliveira
Análise do uso de periódicos científicos na transição do meio impresso ao eletrônico em dissertações e teses: o impacto do portal de Periódicos/CAPES na produção do conhecimento
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Costa, Rubenildo Oliveira da
Falando pra galera :narrativas sobre a experiência de profissionais da saúde em um projeto social
Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais de saúde pública em relação à participação em um projeto denominado Falando Pra Galera, desenvolvido por uma organização não governamental. Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração fenomenológica. Os referenciais teóricos norteadores foram os conceitos de Carl Rogers sobre aprendizagem significativa e os princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. A pesquisadora entrevistou sete profissionais da saúde: psicólogo, terapeuta ocupacional, agente comunitário de saúde, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista e médico. Objetivando apreender a experiência vivida pelos participantes.A partir de encontro dialógico entre a pesquisadora e cada um dos profissionais, foram construídas sete narrativas compreensivas. As narrativas trouxeram à tona elementos significativos da experiência vivida pelos profissionais. Concluiu-se que o ambiente de aprendizagem proporcionado pelo projeto aos profissionais em relação ao desenvolvimento de atividades com adolescentes aproxima-se da proposta de Rogers para uma aprendizagem significativa, ao incluir elementos afetivos e cognitivos, além de ter sido auto-dirigido. A experiência possibilitou aos profissionais resgatar elementos de sua própria adolescência, fazendoos saírem da condição de expectadores para assumirem uma postura pessoal, qualificada e eficaz. Proporcionou-lhes ainda um espaço para a experimentação de outras maneiras de ser profissional da saúde. Esta pesquisa sinaliza a importância de propostas que visem qualificar a prática dos profissionais da saúde a partir de estratégias que valorizem a experiência pessoal, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde SUS -- no Brasil.
2022
Zaparoli, Carolina Teixeira
Ser líder: um estudo fenomenológico de depoimentos
Este estudo tem por objetivo descrever as vivências emocionais de pessoas que exercem cargo de liderança em uma organização. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, com perguntas abertas, dirigidas a três diretores de uma empresa pública de pesquisa tecnológica, dotados de perfil profissional com potencial intelectual e acadêmico superiores. A pesquisa é qualitativa, tendo sido adotado o método fenomenológico proposto por Giorgi (1985), constando de passos que levam a uma estruturação do vivido em relação ao exercício da liderança. Os depoimentos foram estimulados por três perguntas disparadoras quanto ao desenvolvimento profissional desses líderes, dificuldades e facilidades nas suas trajetórias até os postos ocupados, e como eles se sentem atualmente frente às exigências do cargo. Os resultados encontrados, quando comparados com a literatura pesquisada, permitem concluir que o exercício da liderança é a vivência de uma experiência complexa, onde surgem satisfações quando se atingem metas propostas e cooperação da equipe, e frustrações quando ocorre o contrário. Daí a necessidade dos líderes compreenderem a importância, e procurarem lidar adequadamente, com as emoções presentes nas relações interpessoais. Ser líder exige do profissional dedicação, contínuo desenvolvimento pessoal e profissional, além de atitudes proativas frente às oportunidades de crescimento. Propicia visão e controle do todo da organização e exige incentivo constante à sua equipe de trabalho. A organização, por sua vez, deve estar apta a contribuir para o suporte operacional ao líder em suas atribuições, principalmente através de programas de treinamento e desenvolvimento profissional. Esse estudo visa prestar uma contribuição à atuação dos profissionais de psicologia e de administração de recursos humanos, na medida em que evidencia a importância de se olhar o líder através de seu próprio referencial, e a partir deste, definir as formas mais adequadas para promover seu desenvolvimento, consideradas as dimensões pessoal e profissional.
2022
Schette, Fatima Rosely
A eficácia do treino de controle do stress infantil
Este estudo objetivou testar a eficácia de um método novo de tratamento do stress, designado treino psicológico de stress infantil (TCS-I) na redução da sintomatologia do stress em crianças de 08 anos a 09 anos anos de idade. O TCS-I se constituiu de 16 encontros semanais de 90 minutos de duração, em grupo, e se baseou na teoria cognitivo-comportamental. Os participantes foram 20 crianças distribuídas igualmente em dois grupos: GTCSI que recebeu o TCS-I e outro (grupo comparativo GC) que teve 16 encontros semanais com a psicóloga, não direcionados ao controle do stress. A testagem inicial avaliou a sintomatologia de stress, os estressores com os quais as crianças se deparavam no dia a dia e quais estratégias de enfrentamento elas utilizavam. Considerando-se como referencial teórico o modelo quadrifásico que enfatiza quatro fases no processo do stress: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão, os resultados indicam que 60% das crianças encontravam-se na fase de quase exaustão, com prevalência de reações psicológicas. Os estressores mais mencionados por elas eram de natureza interna e se referiam a sentimentos de ansiedade e situações referentes a uma autoestima prejudicada. Verificou-se ainda que faziam uso de um número e tipo de estratégias que se mostrou insuficiente no controle de seus níveis de tensão. Os dois grupos foram comparados antes e após a intervenção do GTCSI. No inicio, os grupos não mostraram diferenças significativas quanto ao nível e fase do stress na qual se encontravam. Após a intervenção, observou-se, que o GTCSI apresentou uma redução significativa no seu nível de stress quando comparado ao GC. Concluiu-se que as crianças estressadas quando submetidas a um treino de controle de stress específico às suas necessidades, são capazes de desenvolver habilidades de enfrentamento obtendo redução nos níveis de stress. Concluiu-se também que o TCS-I é muito eficaz na redução do stress infantil e das fontes internas de stress.
2022
Bignotto, Márcia Maria
Contribuição da tríade ciência da informação, sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação nas estratégias competitivas organizacionais: o setor moveleiro de Votuporanga
A importância da tríade Ciência da Informação, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação e Comunicação na definição de estratégias competitivas empresariais é fato no moderno ambiente econômico global. Esse conjunto, aliado às cinco forças competitivas de Michael Porter, pode criar diferenciais determinantes para os estágios de implantação, desenvolvimento ou mesmo de extinção de produtos e empresas. As organizações vivem hoje a Era da Informação, fator que torna ainda mais reluzente o enfoque dado à informação. No entanto, possuir informação é algo de valor, mas ao selecioná-la, classificá-la, armazená-Ia e ao criar mecanismos ágeis para recuperá-Ia, agrega-se um valor substancial, capaz de distinguir uma empresa da outra. O questionamento que se faz é sobre as ferramentas e os sistemas utilizados, capazes de lapidar a informação, sem perder a sua essência e principalmente de difundi-Ia na forma, no momento e para a pessoa correta. Assim, o presente trabalho traz uma análise de todo o processo, que vai da captação à divulgação da informação, interligando-os às políticas competitivas empresariais e busca também, apresentar uma interface de sua utilização - ou subutilização - pelo segmento empresarial das indústrias moveleiras da região de Votuporanga.
2022
Silva, Marildo Domingos da
Qualidade de vida e sintomas psicopatológicos do estudante universitário trabalhador
O Brasil registra mais de três milhões de estudantes no ensino superior, com presença dominante de escolas privadas. Conciliar cotidianamente estudo e trabalho tem sido uma demanda crescente nesta população. Este estudo realizou uma avaliação de grupos de universitários-trabalhadores com respeito à qualidade de vida, sintomas psicopatológicos e alguns fatores sócio-demográficos. Para isso, 122 estudantes universitários trabalhadores e 18 não trabalhadores da faculdade noturna de Administração de Empresas de uma instituição privada de ensino superior, no interior do Estado de São Paulo, responderam a três instrumentos: Questionário socio-demográfico, WHOQOL-bref (Fleck et al.,2000), e EAS-40/Escala de Avaliação de Sintomas (Laloni, 2001). Os resultados indicaram que o trabalho, ao contrário do que era esperado, não se mostrou variável que discrimina universitário trabalhador de não trabalhador, quanto à qualidade de vida nem a sintomas psicopatológicos, no geral. Apenas nas categorias mulheres e idade entre 18 e 22 anos, os domínios físico, meio ambiente e sintomas obsessivos/compulsivos apresentaram diferenças que foram significantes. Uma avaliação do grau de associação da qualidade de vida com sintomas psicopatológicos mostrou correlações negativas significantes tanto para os trabalhadores como para os não trabalhadores, exceto pelo domínio 4 Ambiente no qual o coeficiente de correlação não chegou a ser significante embora negativo (r=0,36, p>0,05). Enfim, as mulheres e os mais jovens apontaram ser mais suscetíveis ao trabalho que, porém, não se mostrou ser um problema para a qualidade de vida e manifestação de sintomas psicopatológicos do universitário de uma maneira geral, sugerindo que se realizem futuras pesquisas com estes grupos que possam trazer maior esclarecimento a respeito.
2022
Tombolato, Maria Claudia Roberta
Análise do desempenho de WLAN com a implementação dos protocolos de segurança WEP e WPA/TKIP
A utilização da tecnologia de rede sem fio tem crescido ultimamente motivado principalmente pelo preço dos equipamentos, facilidade de instalação, manutenção da rede e ampliação das técnicas de segurança. Quanto mais se utiliza o recurso de rede sem fio maior tem de ser o tratamento em relação ao aspecto de segurança. A medida que aumenta o nível de segurança, decresce a quantidade de informação transmitida entre os equipamentos. Esse trabalho visa analisar o desempenho de rede WLAN(Wireless Local Área Network) com a implementação dos protocolos de segurança WEP(Wired Equivalent Privacy) e WPA/TKIP(WI-FI Protected Access / Temporal Key Integrity Protocol). É utilizado o software LanTrafficTM para gerar tráfego na rede e também para capturar a taxa de transmissão em Kbps trafegados entre as STAs. São emulados três cenários variando a distância entre os equipamentos. Para cada cenário foi confeccionado um comparativo e analisado o comportamento da WLAN configurado sem segurança, com o WEP habilitado e finalmente com o WPA/TKIP configurado. Para executar os experimentos utilizou-se uma rede WLAN no laboratório de pesquisa em sistema de rádio (LP-SiRa) da PUC Campinas em um ambiente controlado. Com isso não há interferências na transmissão dos sinais emitidos pelos equipamentos Ou seja, sem interferência externa no sinal transmitido entre os equipamentos.
2022
Carvalho Filho, Manoel Peluso de
Aplicação do método MACBETH para subsidiar migração de plataforma tecnológica de redes de Telecomunicações
Gestores de telecomunicações e TI precisam estar sempre atentos aos rumos da organização e com isso procederem a mudanças necessárias nas estruturas e redes de comunicação que subsidiam os negócios da empresa. A tomada de decisão a respeito da migração de tecnologias não dever ser efetuada sem um método consistente que as subsidie, livrando o gestor de riscos e prejuízos empresariais que podem ser minjmizados quando uma abordagem estruturada elencando os principais critérios a serem considerados é utilizada. Este trabalho tem como objetivo propor o uso de metodologia para tomada de decisão multicritério, com foco no método MACBETH, para subsidiar a migração de plataformas de redes de telecomunicações. Com base em informações oriundas de boletins financeiros disponibilizados publicamente na Internet. O trabalho analisa duas empresas que migraram para plataforma MPLS, construindo a estrutura do método MACBETH a partir das informações obtidas nos boletins financeiros dessas organizações e validando a análise com dados obtidos de gerentes das áreas comerciais e de tecnologias que vivenciaram esse período. Dentro desse quadro, considerou-se que o método MACBETH, uma vez alimentado com informações corretas que reflitam o momento da empresa, pode orientar gestores a decidirem se devem ou não proceder à migração de suas bases tecnológicas
2022
Assolari, Ana Cristina Pereira de Pedrosa
O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Araujo, Marcela Aparecida Moreira