RCAAP Repository
Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma Política Pública
Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ferramentas específicas para o Ensino Fundamental II. O aprendizado de uma segunda língua em um processo de globalização é muito importante na formação do sujeito, e esta afirmação é confirmada pela determinação da LDB (Leis de Diretrizes e Bases) para que haja o ensino de pelo menos uma língua estrangeira para alunos da educação básica de 6º ao 9º ano, que geralmente é o Inglês; e a escolha dependerá de cada esfera estadual ou municipal conforme as realidades regionais. Considerando o mapeamento da literatura específica, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos tem sido deficitária, mesmo com quatro anos seguidos de ensino de inglês. Igualmente, alguns autores ainda afirmam ser o professor o responsável pela ausência de aprendizagem dos alunos. Face à inserção das novas tecnologias nas escolas, percebe-se a necessidade de ser colocada à disposição de nossas instituições escolares, por meio da formulação de política pública, ferramentas que contribuam como proposta para atender as demandas da educação e a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa investigou a aplicação de um software específico em uma escola privada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo duas turmas do 8º ano, com o propósito de avaliar a referida ferramenta. O problema da investigação estava assim formulado: que resultados, após aplicar o referido software, podem ser avaliados como subsídios para uma política pública? O método utilizado diz respeito à pesquisa documental, bibliográfica e estudo de campo, e os instrumentos foram: dois questionários e observação de classe, além da perspectiva dos professores como interlocutores deste processo. Como resultado, evidenciou-se a importância da ferramenta de ensino de inglês, a qual atua como aliada na experiência diária do ensino e aprendizagem do inglês, como também motivar os alunos para a prática da Língua Estrangeira fora do ambiente de sala de aula tradicional. Evidenciou-se também dificuldades de conexão da ferramenta com a internet nos primeiros dois meses de implantação, principalmente com relação ao dispositivo de fala que dava acesso ao programa.
2022
Santos, Altamir Gomes dos
Médoto para diagnóstico e tratamento de incidentes em sistemas de telecomunicações
Em função da convergência de sistemas de voz, dados e serviços para uma mesma infraestrutura de telecomunicações, esta última se tornou essencial para os negócios e, portanto, qualquer indisponibilidade desta infraestrutura pode ocasionar sérios prejuízos e comprometer a imagem de uma companhia. Desta forma, na literatura recente, encontram-se relatadas estratégias voltadas à prevenção ou à minimização de falhas em sistemas de telecomunicações, em especial, naqueles que suportam missões críticas. Em vista de tal cenário, neste trabalho, apresenta-se um novo método para o diagnóstico e o tratamento de incidentes em sistemas de telecomunicações, baseado em uma sistemática que conjuga os modelos de eTOM e ITIL com quatro processos para: (i) o mapeamento de ambientes críticos, (ii) um procedimento de verificação de elementos de rede, o gerenciamento de incidentes, em tempo real, tanto (iii) em nível executivo como de (iv) suporte ao cliente. Esta proposta foi implementada em clientes de uma provedora de serviços e sistemas de telecomunicações. Como resultado, verificou-se uma redução superior a 90% no número de incidentes abertos, em comparação com o período medido antes da implementação. Aplicando-se o método proposto aos demais clientes da empresa, foi possível solucionar mais de 50% dos incidentes. Tais resultados são apresentados e discutidos nesta dissertação, bem como as perspectivas de utilização futura da proposta.
2022
Silva, Almir Carlos da
Cidades inteligentes: uma proposta viabilizadora para a transformação das cidades brasileiras
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Jordão, Kelem Christine Pereira
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas salas de aula aliadas a um trabalho alicerçado com fundamentações teóricas, torna-se imprescindível para uma prática pedagógica significativa. Para tanto, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE) priorizou, entre suas ações, a formação continuada de seus profissionais, a qual é objeto da nossa pesquisa que investiga o programa de formação continuada da SEE TEIA DO SABER UNIVERSIDADES da Diretoria de Ensino de José Bonifácio (especificamente o curso Ler e Aprender). Nosso objetivo é o de conhecer a opinião dos professores da rede pública estadual da Diretoria de Ensino de José Bonifácio, sobre a contribuição efetiva do programa em relação à seu trabalho docente, como também, identificar se as finalidades propostas pela secretaria foram atingidas. A análise documental do Projeto Básico das Ações descentralizadas do PROGRAMA TEIA DO SABER e entrevistas semi-estruturadas junto aos professores são os recursos que elegemos para responder aos nossos objetivos. Este trabalho encontra-se na área de Ensino Superior e linha de pesquisa Ensino em Avaliação e as análises se apoiaram em duas categorias: a) Formação Continuada: concepções e o TEIA DO SABER; b) Articulações e desarticulações do TEIA DO SABER. Os resultados revelam que o PROGRAMA TEIA DO SABER, em nossa regional, parece reforçar uma perspectiva reprodutivista em que professores são considerados como meros executores de tarefas burocráticas para alimentar a nefasta lógica capitalista, alheios à própria realidade. Sem a preocupação de uma formação continuada que os levem a fazer uma leitura crítica da realidade pedagógica, com possibilidades de superação, o programa TEIA DO SABER parece alicerçar-se a uma política de formação que reforça a cultura da certificação de competências. Cultura, esta, que os professores, em seus discursos, transparecem a apropriação privada da mesma para estarem inseridos no ranking educacional.
2022
Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz
Adesão ao Tratamento: análise de contingências de indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Coelho, Camila Ribeiro
À margem do corpo d água: a relação entre a baía e a cidade de Vitória (ES)
O presente trabalho tem como referencia fisica a cidade de vitória e pretende trazer uma contribuição das relações que a cidade estabelece com os corpos d agua. No caso da cidade de Vitória, trazemos para analise e reflexão os corpos d água que a cercam: a Baía de Vitória, o Canal da Passagem e o canal entre ilhas. Trata-se dos corpos d agua mais significativos que fazem o contorno da cidade. O trabalho também propõe uma reflexão a cerca da atuação das administrações locais quanto às modificações promovidas em espaços localizados nas margens dos corpos d água para a qualificação e para a integração da cidade com a baía e com os canais.
2022
Corrêa, Ludmila Campo Dall'orto
Presidiários: percepções e sentimentos acerca de sua condição paterna
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Silva, Mônica Ferreira da
Formação inicial de professores de sociologia: uma análise de suas necessidades formativas
A pesquisa, Formação inicial de professores de sociologia: uma análise das necessidades formativas trata-se de um estudo sobre a formação do professor de Sociologia. Nosso problema de pesquisa centra-se em conhecer quais as necessidades formativas de licenciandos do curso de Ciências Sociais de uma instituição particular de Campinas, pressupondo que a discussão sobre a violência na escola seja uma destas necessidades. Através de uma abordagem qualitativa, problematizamos o conceito de formação de professores e analisamos as perspectivas e desafios para o futuro professor de sociologia. Adotamos como técnica de coleta de dados a observação participante, um questionário quantitativo e também realizamos uma entrevista semi-estruturada, com uma docente do curso, e o grupo focal, com os alunos, tendo sempre um olhar qualitativo sobre os dados coletados e o diálogo permanente com a teoria. Na análise dos dados construímos três categorias: violência na escola; formação de professores de sociologia; relação teoria e prática. Com estas categorias ressaltamos os pontos que nos chamaram atenção na fala dos sujeitos e que estavam ligados aos nossos objetivos. Expomos como resultados da pesquisa que a discussão sobre a violência na escola é uma preocupação dos licenciandos e, portanto, uma necessidade formativa, assim como verificamos que ainda é muito presente, na realidade estudada, o dualismo teoria e prática, sendo necessária uma formação que possibilite aos licenciandos a superação deste dualismo que tanto prejudica a relação ensino-aprendizagem.
2022
Costa, Rafael Fernando da
Organização da informação em portais de bibliotecas universitárias
Trata-se de um trabalho sobre a organização da informação em portais de bibliotecas universitárias que objetivou identificar parâmetros, bem como as variáveis comuns e específicas utilizadas para a organização da informação nos portais de bibliotecas universitárias. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso descritivo e de casos múltiplos, na qual a amostra é intencional, uma vez que os dois portais selecionados para tal fazem parte da Biblioteca Digital da Comunidade de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU). A coleta dos dados se deu por meio de um roteiro onde foram identificadas, na literatura técnico-científica, as estruturas administrativas das bibliotecas universitárias e de serviços e produtos oferecidos pelos portais das bibliotecas universitárias. Após a coleta e discussão dos dados, observou-se que não há nenhuma forma de organização da informação nesses portais, além de as informações contidas nos mesmos não diferenciarem os serviços e os produtos.
2022
Benine, Fabiana
Vivências de Pessoas com Transtorno Bipolar: Um Estudo Fenomenológico
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Tostes, Guilherme Wykrota
Entre o rural e o urbano: o Barão de Itapura como agente modelador da cidade de Campinas, SP (1869-1902)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Menegaldo, Ana Beatris Fernandes
Operações aritméticas: dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental
A formação de professores de um modo geral tem ganhado destaque nos últimos anos em fóruns, encontros e seminários, como uma das principais estratégias para elevar a qualidade do ensino. Também se constitui atualmente em um foco de atenção das políticas públicas voltadas à educação. Entretanto há ainda uma enorme preocupação com relação aos conteúdos e metodologias trabalhados na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que contemplar as especificidades na formação inicial e continuada é de fundamental importância para um bom desenvolvimento da qualidade da educação. Nesta perspectiva, buscamos compreender as dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental no que se refere às operações aritméticas e como tais dificuldades podem ser abordados na busca de superação. Inicialmente, trazemos uma análise das matrizes curriculares de cursos de pedagogia oferecidos na cidade de Campinas em diferentes instituições, verificando a inserção de disciplinas voltadas para a matemática nos referidos cursos. Também elencamos as principais dificuldades enfrentadas por alunas (futuras professoras) de uma disciplina voltada para os aspectos metodológicos e conceituais do Ensino de matemática do curso de Pedagogia da PUC-Campinas, buscando verificar como os conteúdos são trabalhados na referida disciplina. Utilizamos os referenciais da metodologia qualitativa para desenvolver e coletar os dados da pesquisa. A escolha das participantes da pesquisa se deu por meio de um convite direcionado às vinte e cinco alunas matriculadas na disciplina no 1º semestre de 2010, sendo que sete entre elas aceitaram o convite para participar da pesquisa. Utilizamos como técnica para coleta de dados: as narrativas pessoais das alunas; as narrativas da pesquisadora e entrevistas semiestruturadas com as alunas. Os dados foram interpretados e categorizados à luz do referencial teórico de formação de professores e estudos sobre práticas pedagógicas. Os resultados indicam que a partir da metodologia trabalhada na disciplina investigada, permeada pelo movimento da reflexão, as atividades passam a ser consideradas como potencializadoras de aprendizagem, sendo possível às alunas vivenciarem uma nova concepção em relação à matemática: a de conseguir resolver velhos problemas e operações com novas e diferentes estratégias, assim como compreender os significados dos conteúdos antes desvinculados das suas realidades.
2022
Mota, Ana Paula Araújo
O fiel empreendedor, testemunha e ferramenta de marketing - uma análise do discurso acerca dos congressos empresariais da IURD
A Reforma Protestante do século XVI originou as igrejas Luterana, Calvinista e Anglicana, inicialmente, que se desdobraram em outras denominações ao longo da história – devido a diversidades nas interpretações teológicas, desentendimento entre líderes ou mesmo para adequação de seu público a novas formas culturais (às vezes progressistas, às vezes conservadoras). O século XX assistiu o nascimento do movimento pentecostal e, nas décadas de 1960 e 70, no Brasil, também como resultado de desdobramentos, surgem as igrejas neopentecostais, das quais a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é a mais evidente e conhecida – igreja com fundamentos na teologia da prosperidade, que tem se expandido a diversos outros países e tem uma das melhores (senão a melhor) estrutura midiática evangélica dos últimos tempos no Brasil. A IURD tem, em sua programação, encontros diversos e regulares, elaborados a fim de atingir públicos específicos. Dentre eles, há o Congresso para o Sucesso, para incentivar o empreendedorismo de sucesso entre aqueles que a buscam. O objeto desta pesquisa são os testemunhais dos empresários de sucesso da IURD, produzidos em vídeo pela igreja e disponíveis na internet, mas que fazem parte também da sua programação televisiva. Seriam esses testemunhais apenas parte litúrgica do encontro da IURD ou são fortes elementos de propaganda institucional religiosa? A fim de responder a esta questão, utilizamos o método da Análise do Discurso Linguístico, baseado nas obras de Michel Foucault e Eni Orlandi, para analisar os testemunhais comparando sua estrutura com as técnicas de persuasão da propaganda e do marketing, explicitadas por J.A.C. Brown. Pretende-se demonstrar, com bases teóricas e analíticas consistentes, que o discurso presente nos testemunhos influencia o público alvo, motivando sua participação e adesão à igreja. Falamos de uma igreja secularizada, que se utiliza fluentemente de técnicas empresariais eficientes e sabe mesclar aquilo que seria profano (para muitos) ao sagrado, e que cresce e influencia uma sociedade. Conhecer o mercado religioso, suas formas, sua eficiência e seus objetivos sociais e políticos faz-se essencial para compreender a sociedade atual, envolta por uma religiosidade menos social, mais individualista.
2022
Carvalho, Sarita dos Santos
Frequência alimentar e avaliação nutricional de escolares matriculados no 4º e 5º ano da Rede Estadual de Ensino da cidade de Americana (SP)
Os hábitos alimentares e o estado nutricional apresentados durante a adolescência são decisivos para a situação de saúde do indivíduo. Neste contexto este trabalho teve por objetivo realizar o diagnóstico alimentar e avaliação nutricional de escolares de 4º a 5º ano matriculados em escolas Estaduais de Americana/SP. Estudo transversal com 703 adolescentes pertencentes a 11 escolas da cidade, sendo 58% do sexo feminino e 42% do sexo masculino. Coleta de dados realizada dentro do ambiente escolar com a autorização dos responsáveis pelos estudantes mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e com a aceitação dos próprios estudantes, com a assinatura do Termo de Assentimento. Avaliação nutricional foi feita a partir da tomada de medidas de peso e altura. A avaliação socioeconômica foi realizada a partir de um questionário validado. Já a avaliação de frequência de consumo se deu a partir de um questionário validado e com base nos “Dez passos para uma alimentação saudável”. Foi realizada análise exploratória dos dados através de estatísticas descritivas (média, desvio padrão) e construção de gráficos. A correlação entre os hábitos alimentares e a pontuação da classe social foi avaliada através do coeficiente de Spearman. A correlação entre os hábitos alimentares e classificação da classe social foi avaliada através do teste de Kruskal-Wallis seguido do teste de comparações múltiplas de Dunn. O teste de Mann-Whitney foi usado para avaliar diferenças na pontuação da classe social em relação às refeições realizadas ao longo do dia. Já o teste Qui-Quadrado ou exato de Fisher foi usado quando a classe social foi estudada em sua forma categórica. Observou-se que os alimentos mais consumidos num total de sete dias foram o arroz e o feijão, com médias de consumo iguais a 6,67 ± 1,20 e 5,81 ± 2,27, respectivamente. Já os alimentos menos consumidos foram o ovo (1,82 ± 2,20), o macarrão (1,86 ± 1,84) e os legumes (2,00 ± 2,22). No que diz respeito às classes-sociais, observou-se maior número de adolescentes pertencentes às classes C1 (40%), B2 (26%) e C2 (22%), o que representou 88% da amostra total. O jantar (98%) e o almoço (97,87%) foram as refeições mais consumidas, sendo que independente da classe social, a maioria dos adolescentes apresentaram o hábito de fazer todas as refeições do dia. O maior consumo de carne (4,7 ± 2,5), salada (3,5 ± 2,6) e frutas (4,5 ± 2,6) foi feito pelas meninas, quando comparado ao consumo dos meninos que foi de 4,2 ± 2,5; 2,8 ± 2,5 e 4,0 ± 2,5, respectivamente. Os meninos apresentaram o hábito de comer mais hambúrguer (2,9 ± 2,4). Quase a totalidade da amostra (97%) apresentou estatura adequada para idade e os meninos apresentaram-se com mais sobrepeso e obesidade (41,81%) que as meninas (34,17%). No que diz respeito à avaliação nutricional através do IMC/ idade, verificou-se que 59,17% da amostra total encontram-se eutróficos e 38% com sobrepeso e obesidade. Conclui-se que aproximadamente 40% da população estudada apresentou sobrepeso e obesidade, desta forma, ações que estimulem a perda de peso e hábitos de vida saudáveis são fundamentais na população estudada a fim de se evitar agravos futuros.
2022
Bordon, Stephanie
À margem do corpo d água: a relação entre a baía e a cidade de Vitória (ES)
O presente trabalho tem como referencia fisica a cidade de vitória e pretende trazer uma contribuição das relações que a cidade estabelece com os corpos d agua. No caso da cidade de Vitória, trazemos para analise e reflexão os corpos d água que a cercam: a Baía de Vitória, o Canal da Passagem e o canal entre ilhas. Trata-se dos corpos d agua mais significativos que fazem o contorno da cidade. O trabalho também propõe uma reflexão a cerca da atuação das administrações locais quanto às modificações promovidas em espaços localizados nas margens dos corpos d água para a qualificação e para a integração da cidade com a baía e com os canais.
2022
Corrêa, Ludmila Campo Dall'orto
A escola de tempo integral no estado de São Paulo: um estudo de caso a partir do olhar dos profissionais das oficinas curriculares
O Projeto Escola de Tempo Integral foi implementado na rede estadual de São Paulo, no ano de 2006, por iniciativa do governo de estado. Tal processo contou com a publicação de documentos oficiais, como as Diretrizes da Escola de Tempo Integral, que nortearam a implantação do modelo em unidades que atendiam em tempo parcial e passaram a ter jornada escolar ampliada. Consideramos que a escola de tempo integral representou, desde as primeiras experiências na década de 1950, o desejo de uma educação de qualidade e uma formação mais completa, exigida pela sociedade contemporânea. A compreensão dos professores sobre esta forma de organização escolar foi observada como aspecto preponderante no processo de implantação desse modelo educacional. Procuramos identificar e compreender as percepções dos professores que atuam nas oficinas curriculares de escolas de tempo integral e as relações que podem estabelecer com as políticas educacionais que regeram a implementação desse modelo com vistas à qualidade educativa. A pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, teve início em março de 2011 e foi desenvolvida em duas escolas estaduais de tempo integral no município de Campinas, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os resultados apontaram para o fato de as percepções desses profissionais, no que diz respeito à qualidade educativa das oficinas curriculares, interferirem em sua atuação pedagógica e demonstrarem oscilação entre o desenvolvimento de um trabalho diferenciado ou o reforço das práticas pedagógicas do turno regular.
2022
Faveri, Regina Carvalho Calvo de
Avaliação do impacto em rede de sensores sem fio com utilização de sistema de rádio sobre fibra
O presente trabalho analisa o impacto que a tecnologia de Rádio Sobre Fibra, funcionando como rede de transporte, provoca a uma Rede de Sensores Sem Fio. São analisados os fenômenos presentes no sistema de rádio sobre fibra que degradam o sinal de rádio frequência. Para verificação deste impacto foi montada uma estrutura de testes com sensores Sem Fio operando na faixa de 915 MHz e equipamentos de RoF. Para evitar incertezas causadas por efeitos de propagação do sinal de rádio foi utilizada uma bancada de emulação de canal com capacidade para variação da atenuação do sinal rádio. Nos testes realizados foram medidas a perda de pacotes e a potência de sinal recebido na base receptora em duas modulações diferentes: FSK e MSK. No primeiro experimento foram feitos testes com a Rede de Sensores Sem Fio sem a introdução do sistema de Rádio Sobre Fibra, cujos resultados foram utilizados como referência para os outros testes. No segundo experimento foram feitos testes com a introdução de um sistema de RoF criando uma célula de cobertura. No terceiro experimento foi introduzido um segundo equipamento de RoF criando uma segunda célula de cobertura. Todos os testes foram repetidos com a utilização de um amplificador de baixo ruído. Os resultados demonstram a possibilidade da implementação de RSSF com a utilização de RoF. Entretanto, o impacto da penalidade introduzida pelo RoF na área de cobertura da RSSF foi elevado, demonstrando que de fato existe uma penalidade em termos de distância de cobertura. Ficou demonstrado que a introdução de novas células acrescenta penalização adicional devido a características do RoF. A introdução do LNA demonstrou ser eficaz para combater a degradação inserida pelo sistema RoF.
2022
Assumpção, Raphael Montali da
Desenvolvimento da criança na educação infantil: uma proposta de acompanhamento
Este trabalho buscou compreender como educadores da Educação Infantil acompanham o desenvolvimento das crianças, utilizando como referência um Prontuário de Observação da Criança P.O.C. . O embasamento teórico da pesquisa está delineado em três eixos de discussão: o primeiro considera aspectos importantes sobre Educação Infantil no Brasil; o segundo faz uma breve explanação sobre a Psicologia do Desenvolvimento; e, por último, o terceiro considera alguns elementos importantes sobre a Psicologia na Educação e o seu papel na promoção do desenvolvimento. Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Educação Infantil localizada em um município do Estado de São Paulo. O trabalho adota como metodologia o materialismo histórico e dialético, tendo, no caso, duas fontes de informação: os diários de campo da pesquisadora e as entrevistas com as professoras. Por meio da análise dos resultados, foi constatada a urgência em focalizar ações direcionadas à Educação Infantil que promovam o desenvolvimento, tendo em vista que a precariedade nos serviços oferecidos nesse segmento tem atingido diretamente o bem-estar físico, social e psicológico das crianças. Outro aspecto constatado nesta pesquisa foi a necessidade do Psicólogo Escolar de participar do planejamento de atividades pedagógicas direcionadas às necessidades das crianças, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil.
2022
Costa, Adinete Sousa da
A interface entre Plano Diretor e cidades educadoras: o caso de São João da Boa Vista/SP
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Simon, Laura Panetto
O processo de expansão urbana recente da Região Sudoeste de Campinas: agentes e impactos
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Silva, Ricardo Alexandre da