RCAAP Repository
Diálogos transnacionais: a construção do moderno como linguagem
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:14Z
Santos, Helena Vilela
A competência e os aspectos ético-políticos no curso de Enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os aspectos ético-políticos. Tem como objetivo conhecer como docentes enfermeiros da graduação em Enfermagem, atuantes nas mais diversas disciplinas, identificam e levam em conta a competência numa abrangência ética e política do futuro Enfermeiro. Tomamos por pressuposto a competência com dupla significação: técnica e política. Consideramos, ainda, que a mediação entre o técnico e o político é a ética. O referencial teórico que embasou este estudo abordou o envolvimento da enfermagem nas políticas públicas de saúde no Brasil, recuperando a história da Enfermagem, da expansão do Ensino Superior no Brasil e da organização do atual Sistema de Saúde brasileiro, além dos aspectos éticos e políticos. Optamos por uma abordagem qualitativa para tratamento, análise e interpretação dos dados. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário, composto por questões fechadas para identificar o perfil dos participantes e abertas para questões específicas da temática. Enviamos quarenta e um questionários a docentes enfermeiros, integrantes dos cursos de graduação em Enfermagem de quatro Institutos de Ensino Superior - IES - do interior do Estado de São Paulo: responderam o questionário vinte e três (56%) docentes enfermeiros, que apresentaram nas suas manifestações contribuições significativas por expressarem claramente a sua forma de ver o profissional de saúde, em especial o Enfermeiro, e sua contribuição para o desenvolvimento desta competência. Evidenciamos a necessidade de que a práxis profissional do Enfermeiro seja permeada de valores a serem melhor explicitados, visando à conscientização ético-política do futuro Enfermeiro, na busca de novos horizontes que venham a atender melhor as necessidades do atual Sistema de Saúde brasileiro.
2022-12-06T14:21:14Z
Santos, Sonia Aparecida dos
Intervenção fonoaudiológica na introdução da dieta via oral de neonatos prematuros: revisão integrativa de literatura
O Recém-Nascido é considerado pré-termo quando nascido antes de completar a 37° semana de gestação. A prematuridade é uma condição de nascimento que apresenta características específicas, pode-se observar a presença de imaturidade anatômica e funcional dos sistemas podendo comprometer a saúde geral e o desenvolvimento global do neonato prematuro. Com frequência identificam se situações nas quais o prematuro não se encontra preparado para a alimentação por via oral de maneira segura. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à atuação fonoaudiológica na introdução à dieta via oral de neonatos prematuros no ambiente hospitalar. Metodologia: Revisão integrativa de literatura de caráter exploratório, analítico-descritivo, em que foram selecionados artigos publicados nas bases de dados SciELO e LILACS no período entre 2011 e 2020, que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Resultados: amostra final deste estudo foi composta por nove artigos originais voltados a conduta fonoaudiológica com neonatos prematuros na introdução da dieta via oral. Os estudos envolveram levantamento dos dados de prontuários, avaliação motora oral do prematuro para início da alimentação oral, intervenção, que consiste nas técnicas utilizadas, orientação e acompanhamento da situação do aleitamento materno no tempo de internação. Os principais aspectos avaliados no recém-nascido prematuro apontados nos estudos foram postura e tônus corporal e oral, reflexos orais, função de sucção e identificação de sinais de estresse. Em relação as técnicas utilizadas, foi observado que todas apresentaram benefícios para o recém-nascido prematuro e o tempo de intervenção foi de aproximadamente duas semanas, variando de acordo com cada uma. Houve predomínio de escolha da técnica de sucção não nutritiva, porém sendo utilizada em associação a outras, como na técnica do treino da deglutição e na oferta do copo ou mamadeira, ela demonstra contribuir para a organização e coordenação da sucção, deglutição e respiração, viabilizando a transposição para dieta por via oral de maneira precoce. A técnica de transição de gavagem para peito, mostrou ser eficaz e permitiu que o recém-nascido já recebesse alta hospitalar mamando exclusivamente no seio materno sem complemento e nem possuindo modificação no padrão fisiológico de alimentação. Após a intervenção fonoaudiológica no próprio hospital, houve melhora na prontidão de alimentação do prematuro para introdução via oral. Identificaram-se poucos estudos voltados ao incentivo por meio de educação e orientação à mãe, para o sucesso do aleitamento materno com os neonatos prematuros após a alta hospitalar. Conclusão: Observaram-se a importância e a eficácia da atuação fonoaudiológica dentro da unidade de terapia intensiva neonatal, auxiliando na transição da alimentação de sonda para via oral, promovendo, de maneira mais rápida alimentação segura e funcional e, portanto, reduzindo o tempo de internação dos neonatos prematuros.
2022-12-06T14:21:14Z
Figueiredo, Beatriz Gabriela Bellini
Vivências de psicólogos como integrantes de equipes multidisciplinares em hospital
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
2022-12-06T14:21:14Z
Gazotti, Thaís de Castro
Principais métodos diagnósticos de imagem para a degeneração mixomatosa da valva mitral em cães
A degeneração mixomatosa da valva mitral é a doença cardiovascular mais comum em cães de pequeno porte, sobretudo os de raça pura, tendo como destaque as raças Cavalier King Charles Spaniel e Dachshund. Acomete os folhetos valvares causando espessamento, prolapso e disfunção dessas estruturas e, como consequência, a regurgitação do fluxo sanguíneo para o átrio esquerdo, podendo resultar disfunção hemodinâmica grave e falência cardíaca com sua progressão. A etiologia ainda é muito discutida e incerta, contudo, a deposição de proteoglicanos e glicosaminoglicanos é a principal consequência de toda a cascata fisiopatológica. O achado mais relevante é o sopro cardíaco, que varia de grau I a VI, que leva o clínico a solicitar exames complementares para confirmar a suspeita. O exame padrão ouro no diagnóstico desta enfermidade é o ecocardiograma, porém, a radiografia torácica é e deve ser amplamente empregada como diagnóstico complementar e acompanhamento da progressão da doença.
2022-12-06T14:21:14Z
Grassi, Giuliana
Os efeitos do SINAES no curso de administração
Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame Nacional de Cursos (ENC) em 1995 e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em vigência desde 2004. Antes disso, houve iniciativas pontuais de diagnóstico da educação superior com a finalidade específica de compreender o cenário das universidades no país: Plano Atcon, Comissão Meira Mattos, Comissão de Julho de 1968, Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU), Comissão Nacional para Reformulação do Ensino Superior (CNRES) e Grupo Executivo para Reformulação do Ensino Superior (GERES). O SINAES é uma política de avaliação orientada para mapear as instituições de ensino superior (IES) em três dimensões: avaliação da instituição, avaliação do curso e avaliação do estudante. Este estudo se situa na segunda dimensão – avaliação de curso – e pretende responder à questão: o SINAES têm produzido efeitos no curso de Administração? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que mapeou trabalhos de mestrado, doutorado e artigos publicados nos anos de 2004 a 2014 a fim de investigar se alguma pesquisa tratou dos efeitos do SINAES o curso de Administração. Dentre as 101 obras de mestrado e doutorado e 32 artigos, somente 1 dissertação trata deste tema. Tal dissertação – “Sinaes: indicadores de qualidade de cursos no ensino superior e reprodução social” – de Leandro Berchielli, defendida na PUC de São Paulo em 2012, argumenta que o SINAES não provocou melhoria nos cursos de Administração por ele pesquisados. Partindo-se do princípio de que toda política pública produz efeitos, argumentamos que o SINAES têm sim produzido efeitos, porém não aqueles preconizados pela instituição da política, qual seja, promover a melhoria dos cursos. Se é certo que o SINAES, como argumenta Berchielli, está mais a serviço de legitimar e reproduzir nas IES a separação dos grupos sociais, é certo também que este resultado, em que pese sua feição antidemocrática, também é um efeito, ainda que indesejado por nós. O curso de Administração, apesar de ser o que detém a maior quantidade de estudantes do país, carece de mais pesquisas na sua intersecção com as políticas de avaliação. O pequeno número de estudos neste campo, de alguma forma, também pode nos sinalizar tendências do que o poder público quer, e o que não quer, para esta área.
2022-12-06T14:21:14Z
Teixeira Junior, Paulo Roberto
Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores
Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída aos adultos que executam, orientam e acompanham a Medida corresponde ao que dela se espera: que seja socieducativa. O aporte teórico-metodológico que sustentou a análise é o da psicologia histórico-cultural, representados por Vygotski e Leontiev, além de muitos de seus leitores. Tal escolha conduziu a procedimentos que priorizaram a observação das interações no contexto da Medida, focalizando os variados momentos e atividades que a constituem. Foram realizadas, também, entrevistas de aprofundamento e os dados das observações foram registrados em diário de campo. A análise teve como central as contradições que emergiram dos momentos de interação da pesquisadora com o contexto. Como resultados constatamos que são diversos os sentidos atribuídos às medidas socioeducativas, tanto pelos jovens como pelos socioeducadores. Enquanto para os jovens os sentidos que prevalecem são de obrigatoriedade e repressão, para os socioeducadores é de mediações que não se efetivam como transformadoras, cuja principal característica é o cumprimento de determinações legais de ordem burocrática. Ao mesmo tempo, os socioeducadores configuram suas ações como orientação de medida, e não como educativa, reproduzindo-as tal como previstas nos documentos legais. Esses sentidos constituem-se como entraves ao desenvolvimento de interações que promovam a possibilidade de novos modos de funcionar dos jovens e dos socioeducadores.
2022-12-06T14:21:14Z
Venancio, Magda Machado Ribeiro
Construção, uso e disseminação da informação em grupos de pesquisa por meio de ambientes virtuais de colaboração
Os computadores e a Internet nas universidades e organismos de pesquisa têm se mostrado um elemento com potencial para a dinamização da construção, uso e disseminação da informação para o trabalho colaborativo dos grupos de pesquisa. Porém, não é evidente o uso de sistemas de informação especializados para apoiar essa modalidade de trabalho. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar qual é a efetiva utilização de sistemas de informação, próprios para o apoio ao trabalho colaborativo, por grupos de pesquisa para a realização de seus trabalhos de forma colaborativa. Como alicerce à analise supracitada, busca-se primeiramente apresentar os conceitos de trabalho colaborativo, grupos de pesquisa e Computer Supported Collaborative Work, que se mostram fundamentais para a melhor compreensão das virtudes, deficiências e implicações que resultam do uso de tais sistemas. Como segunda etapa deste trabalho, buscando coletar informações suficientes para a construção das inferências que fomentaram suas conclusões, foram aplicados questionários aos líderes dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil da Plataforma Lattes do CNPq.
2022-12-06T14:21:14Z
Ramos, Amauri Pereira
Um estudo sobre a transferência em Winnicott no Caso Piggle
O objetivo desta pesquisa é mostrar que a transferência analítica, no contexto da prática clínica de Winnicott, não se resume à diferenciação, proposta pelo autor, entre a neurose de transferência e a transferência de qualidade psicótica (por ele observada nas fases de regressão à dependência absoluta, durante a análise dos casos borderline, ou nos momentos psicóticos do tratamento de pacientes neuróticos ou de pessoas normais), abarcando outras formas transferenciais que podem ser visualizadas à luz da teoria winnicottiana do desenvolvimento emocional. No presente estudo, assinalamos que o autor distinguiu as formas de transferência com base em suas ideias acerca do processo de desenvolvimento emocional humano, por ele concebido em termos de ego (ou estrutura básica da personalidade ) e de vida instintiva (ou id) e relações de objeto propriamente ditas (isto é: relações que, no plano da experiência do indivíduo, ocorrem entre pessoas inteiras no contexto da dinâmica triangular, a três corpos, que caracteriza a situação edípica). Em decorrência dessa ênfase, o estudo visa contribuir, igualmente, para o melhor entendimento das propostas de Winnicott que reavaliam e reposicionam, no âmbito do processo de maturação dos seres humanos, o lugar da vida instintiva e das relações de objeto propriamente ditas. Esta investigação foi realizada por meio do estudo de material clínico selecionado do caso Piggle. Além de assinalar, de modo pontual, alguns aspectos da reinterpretação winnicottiana da transferência de qualidade neurótica, bem como da concepção do autor acerca da regressão à dependência na transferência, o presente estudo possibilitou esclarecer que Winnicott distinguiu, no âmbito dos fenômenos de transferência, os seguintes aspectos clínicos: capacidade de confiar no analista; necessidade egóica de o paciente criar, de modo onipotente, o analista (em relação com um aspecto do setting psicanalítico: a frequência e o ritmo das consultas); capacidade para estar só em presença do analista; organização e força de ego na transferência; transferência paterna (à luz da teoria winnicottiana acerca da situação edípica da menina); erotismo oral na transferência (no que se refere à oposição, estabelecida pelo autor, entre avidez e voracidade).
2022-12-06T14:21:14Z
Deus, Ricardo Telles de
Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Campinas, São Paulo. O que justifica a necessidade desta pesquisa é conhecer, entre as escolas de Educação Infantil do referido município, o processo de implantação da Avaliação Institucional vivenciado por uma delas, identificando quais os limites e as possibilidades que envolveram o desenvolvimento de tal processo, visto que se trata de um assunto pouco explorado neste nível de ensino. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como estratégia de pesquisa a realização de um estudo de caso na referida instituição e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a realização de entrevista semiestruturada com perguntas abertas aos sujeitos envolvidos no processo (direção, professores, funcionários e pais) e a análise documental, na qual analisamos o Projeto Político-Pedagógico da escola e outros registros encontrados sobre o processo de implantação da Avaliação Institucional. Os dados coletados foram analisados com base em uma visão histórico-crítica de educação, evidenciando o processo de Avaliação Institucional realizado em uma instituição de Educação Infantil adaptado a sua realidade e dentro de suas limitações. A relevância desta pesquisa situa-se na possibilidade de contribuir com as discussões sobre a Avaliação Institucional ao nível da Educação Infantil na perspectiva de melhor compreensão deste processo.
2022-12-06T14:21:14Z
Rampazzo, Wania Cristina Tedeschi
A evasão em situações de abrigo: um estudo psicanalítico sobre a atitude antissocial do ponto de vista de Winnicott
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022-12-06T14:21:14Z
Cruz, Caroline Angelo da
A escola na ótica de alunos de Ensino Médio de diferentes tribos
O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa Escola. Selecionamos como sujeitos da pesquisa 12 jovens com idade entre 18 e 20 anos, que se apresentam com posturas diferenciadas em relação a vestuário, linguagem, atividades de estudo e que se afastam do padrão até agora esperado socialmente. O trabalho investigativo fundamenta-se na metodologia de Estudo de Caso, e os procedimentos para a coleta de dados consistiram em observação e entrevista. A análise de dados revela a compreensão que esses alunos têm de: escola, direção, professor, discriminação e preconceito, e pretende oferecer uma contribuição para a mudança nas relações educacionais que ocorrem no interior da Escola.
2022-12-06T14:21:14Z
Guernelli, Sonia Maria dos Santos
A qualidade ambiental nos sistemas de iluminação natural e artificial em quartos de internação hospitalares
A partir da análise da certificação AQUA-HQE em edifícios de saúde, da sustentabilidade, da iluminação e do conforto e qualidade ambiental, procurou-se estabelecer parâmetros que possibilitassem avaliar os quartos de internação das unidades hospitalares a fim de elencar os requisitos básicos para se atingir um ambiente com qualidade aos seus usuários. Com o objetivo de contribuir para o conforto dos pacientes nos quartos de internação, esta pesquisa avaliou o desempenho da iluminação natural e artificial seguindo as normas brasileiras vigentes e os critérios de avaliação da certificação AQUA-HQE, nos quartos de internação do hospital Samaritano de Campinas, São Paulo. Para tanto foi aplicado o método de medição de iluminação natural e artificial. Os resultados identificaram níveis insuficientes de iluminância para as tarefas realizadas nos quartos, juntamente com a utilização de lâmpadas que geraram um índice de reprodução de cor e de temperatura de cor distintas das normas brasileiras e dos critérios de avaliação da certificação AQUA-HQE. Com base na análise dos resultados junto com a revisão bibliográfica, foram elaboradas recomendações para a iluminação de quartos de internação hospitalares que poderão contribuir em projetos de novas unidades e também naqueles que buscam uma qualidade ambiental satisfatória para seus usuários.
2022-12-06T14:21:14Z
Corrêa, Joyce Marcello
Justificativas para a vacinação contra o Human Papillomavirus (HPV) em crianças e adolescentes
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:14Z
Rodrigues, Eliza Silva
Expectativas de jovens de camadas sociais distintas do município de Limeira-SP em relação ao Ensino Superior.
O último ano do Ensino Médio recebe especial atenção, por se tratar de um período em que os estudantes se deparam com a complexa tarefa de estabelecer suas disposições quanto ao futuro que projetam para si em relação aos estudos e ao mercado de trabalho. Uma das possíveis escolhas que os jovens têm nesse momento é continuar os estudos ingressando no Ensino Superior. Assim, essa pesquisa teve por objetivo investigar e compreender as motivações de ordem econômica, social, política e cultural que influenciam as decisões de jovens de camadas sociais distintas quanto a suas possíveis trajetórias de ingresso no Ensino Superior. Buscamos compreender os agentes e fatores que fazem parte desse processo. A partir de análises de informações obtidas por meio de dois instrumentos de investigação (questionários, respondidos por 93 estudantes, e entrevistas, realizadas com 5 estudantes), aplicados em duas escolas do município de Limeira, estado de São Paulo, sendo uma privada de nível socioeconômico alto, localizada em região central, e outra pública de nível socioeconômico baixo, localizada em região periférica, buscamos analisar quais são os fatores que despertam desejos e negações nos jovens estudantes das referidas escolas quanto às suas perspectivas de ingresso no Ensino Superior. Nesse sentido, constatou-se que os estudantes da escola privada apresentaram um nível de conhecimento e informação sobre os processos seletivos e sobre políticas de ação afirmativa consideravelmente maiores do que os estudantes da escola pública, bem como maior propensão a participar dos exames de seleção e perspectivas melhor definidas em relação ao ensino superior, enquanto os jovens da escola pública estavam imersos em perspectivas difusas e indefinidas. Essas distinções decorrem fundamentalmente das condições familiares e socioeconômicas de cada estudante, bem como do habitus institucional de cada escola. Em relação às condições familiares, evidenciou-se o peso das origens sociais, do nível de escolaridade dos pais, das condições de trabalho e dos investimentos familiares na educação sobre a trajetória desses jovens. Já no que se refere ao habitus institucional, destacam-se distinções referentes à qualidade do ensino ofertado (pela ótica dos estudantes), ao trabalho dos professores em relação às possibilidades de inserção no Ensino Superior e ao momento em que esse trabalho se inicia.
2022-12-06T14:21:14Z
Teixeira, Cauê Ferreira
Perspectivas na Web Semântica para Ciência da Informação
A Web se tornou o principal veículo de armazenamento e disseminação da informação, mas há a necessidade de que a informação nesse ambiente seja tratada de forma eficiente. O objetivo da pesquisa é buscar perspectivas na Web Semântica para a Ciência da Informação, através do mapeamento na literatura das propostas básicas dessa tecnologia e do desenvolvimento já alcançado e também da análise das teses e dissertações sobre o tema apresentado aos Programas de Pósgraduação em Ciência da Informação no Brasil. O método utilizado foi o dialético, com abordagem exploratória e descritiva, o procedimento técnico foi o bibliográfico e as técnicas para a estruturação dos dados foram a bibliometria e a análise de conteúdo. Foram estudados os seguintes movimentos e relações: - do surgimento da Web até o estado atual da Web Semântica (mudança qualitativa); - Web atual e Web Semântica (movimento, mudança qualitativa); - Ciência da Informação (através da revisão de literatura) e Web semântica (relações); e - Ciência da Informação (em teses e dissertações do Brasil) e Web Semântica (relações). O movimento da Web atual à Web Semântica foi significativo, com objetivos voltados a possibilitar inferências complexas por parte das máquinas, mas deixando a simplicidade da arquitetura da Web atual, a Web Semântica se desenvolveu pouco, não teve movimento qualitativo significativo. Quanto à CI, sua arquitetura sustenta uma relação. A literatura da CI, no que diz respeito à recuperação e representação da informação e representação do conhecimento, possui recursos que podem colaborar para o desenvolvimento da Web Semântica (como os tesauros, os metadados etc,). Outro ponto que favorece essa aproximação é a relação interdisciplinar da área com a Ciência da Computação, com a Inteligência Artificial e com a Lingüística (Terminologia). Mas existe a necessidade de que o conhecimento gerado na CI, sobre a Web Semântica ultrapasse os limites da própria área.
2022-12-06T14:21:14Z
Carvalho, Rodrigo Aquino de
A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022-12-06T14:21:14Z
Alfredo, Francisco Caloia Hombo
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. O estudo apresenta como sugestão uma prática para a formação interdisciplinar dos futuros docentes, cuja ação do professor necessita de abertura ao diálogo com os outros docentes, compromisso com a pesquisa e a comunicação e interesse na integração epistemológica, considerando, ainda, a inserção do licenciando como sujeito parceiro e não simplesmente um produto final do processo. Para conhecer a opinião dos docentes do Ensino Superior sobre a interdisciplinaridade, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa. O questionário, com sete questões fechadas para a identificação do docente e uma questão fechada e oito abertas sobre a interdisciplinaridade, foi distribuído para trinta e cinco professores de História de duas universidades de Campinas. A análise foi feita a partir das respostas recebidas de apenas cinco professores e uma professora. Como resultado, a pesquisa mostrou a falta de experiência do docente universitário quanto à interdisciplinaridade e a idéia de que a mesma é feita somente de integração de disciplinas, sem levar em consideração o diálogo entre os docentes e a parceria com o aprendiz.
2022-12-06T14:21:14Z
Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães
Transtorno Dismórfico Corporal sob a perspectiva da análise do comportamento
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) é diagnosticado quando há uma preocupação tão exagerada com algum defeito mínimo ou imaginado na aparência, que traz prejuízos significativos à vida da pessoa. Buscou-se investigar o desenvolvimento e manutenção de comportamentos do TDC através de análises funcionais e do conceito de esquiva experencial proposto por Hayes, Wilson, Gifford e Follette (1996). Participaram do estudo sete pessoas com comportamentos característicos do TDC, seus familiares e quatro cirurgiões plásticos. Foram utilizados como instrumentos: roteiros para orientar cirurgiões sobre comportamentos do TDC, possibilitando-os identificar e convidar pacientes seus para participarem da pesquisa; uma ficha de identificação dos participantes, para selecionar a amostra; roteiros de entrevistas semi-estruturadas para os participantes e seus familiares, com questões relativas à história de vida dos participantes, relações familiares, início das preocupações com a aparência, comportamentos do TDC e contingências atuais que os mantinham. Dez pacientes responderam à ficha de identificação e sete foram selecionados. Entrevistas individuais foram feitas com cada participante e com seus familiares, de acordo com a necessidade de se coletar dados complementares. A partir da gravação e transcrição das entrevistas foi feito um estudo sistemático clínico em que os comportamentos foram descritos e analisados de acordo com prováveis processos de origem e funcionamento atual. Além de comportamentos relacionados às preocupações com a aparência, foram encontrados comportamentos típicos de outros transtornos (como: Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, Fobia Social, Hipocondria) e padrões de comportamento conhecidos como traços de personalidade (como: vaidade, perfeccionismo, agressividade). Os resultados apontaram processos funcionais semelhantes, entre todos os participantes.
2022-12-06T14:21:14Z
Moriyama, Josy de Souza
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação de uma crise da educação superior no Brasil, o texto procura analisar o trabalho na sociedade capitalista, levando em consideração a crítica marxista e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Em seguida, analisa o trabalho docente hoje e a visão e expectativas dos alunos que estudam no período noturno a partir de uma pesquisa feita com alunos de um curso de Administração de Empresas. Os resultados mostram que a questão do tempo é uma das mais graves e que há características pessoais importantes para o êxito do ensino e da aprendizagem. Conclui-se que estudamos uma pequena parte da enorme problemática envolvida nos cursos superiores noturnos.
2022-12-06T14:21:14Z
Bullentini, Eduardo Baptista