RCAAP Repository
Descobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalítico
Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois a cinco anos. Estes momentos são observados durante cinco meses, duas vezes por semana, por 40 minutos. A professora e a pesquisadora observam, participam quando solicitadas e conversam sobre a atividade a cada 30 dias, fora da sala de aula. Cinco dos encontros observados, são registrados e, posteriormente, analisados de forma qualitativa, segundo: os temas emergentes, os movimentos do grupo, as atitudes e sentimentos da professora e da pesquisadora. Mostra que as crianças excepcionais, de forma rudimentar, constróem brincadeiras semelhantes àquelas consideradas estruturantes para o desenvolvimento emocional de crianças normais. Aponta uma evolução das crianças quando brincam juntas e lidam com situações que aparecem, mostrando uma simbolização incipiente. Mostra uma evolução da professora e pesquisadora, no sentido de contenção da própria ansiedade e da das crianças, na medida em que compreendem e "traduzem" os seus pedidos. Conclui: que o brincar destas crianças revela um mundo emocional ativo a ser explorado, compreendido e trabalhado; que a observação desta atividade possibilita conhecer e acompanhar o desenvolvimento emocional de crianças excepcionais; e que, tanto a observação quanto as conversas com a professora configuram-se uma intervenção da psicanálise na educação especial que privilegia a abordagem dos sentimentos que permeiam as relações professor - alunos e professor - psicólogo.
2022
Galhardi, Shirley Rosana Ribeiro de Barros
Aprendizagem de máquina em apoio a diagnóstico em ortopedia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Silva, Marcelo Cicero Ribeiro da
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes e as experiências vividas na área da ginástica podem contribuir para o exercício da docência nesta disciplina no Ensino Superior? De que maneira? Sendo assim, o objetivo geral foi conhecer e refletir sobre trajetórias de construção de docência, em especial, a docência em Ginástica no Ensino Superior e os objetivos específicos se configuraram da seguinte maneira: discutir e refletir sobre a relação entre experiências e a prática da ginástica com o exercício da docência nesta área; a formação acadêmica em Educação Física e a formação profissional em ginástica; as possíveis contribuições das experiências formativas na atuação docente em ginástica no Ensino Superior. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio de pesquisa empírica cujos instrumentos de coleta de dados foram: questionário com perguntas fechadas, abertas e dependentes e também entrevista semiestruturada. A pesquisa foi efetuada com oito docentes, que ministram disciplinas de ginástica, atuantes em oito Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Campinas/SP. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico sobre a Formação Docente e a Ginástica no Ensino Superior. Com relação às experiências dos professores, vivenciadas em ginástica antes, durante e após o início da docência no Ensino Superior, os resultados apontaram que a maioria destes possui grande envolvimento com a área, como ex-praticantes, dirigindo grupos e equipes gímnicas e também participando de eventos acadêmicos e científicos. Identificamos também, por meio dos dados obtidos, que as experiências vividas fora da formação acadêmica são importantes fontes de contribuição para o exercício da docência, que permitem aos professores um maior conhecimento da realidade profissional. Portanto, consideramos que a construção dos saberes docentes não se inicia nem finda com a entrada na profissão docente e que as trajetórias de vida e as experiências constituem um saber dinâmico, o qual pode e deve estar em constante transformação e diálogo com a realidade momentânea. Entendemos que estudos como este, sobre a formação docente, podem subsidiar discussões em torno de uma prática educativa, que aspire às transformações por meio da formação de indivíduos mais reflexivos e comprometidos com a educação de qualidade.
2022
Lima, Helaine Cristina Ferreira
Análise experimental da degradação imposta por sistemas ópticos a aplicações IP
Este trabalho teve como objetivo avaliar experimentalmente como impedimentos físicos de redes ópticas afetam o desempenho de aplicações IP. Em especial, esse trabalho compreendeu a análise do efeito de cross-layer causado por conversores de comprimento de onda totalmente ópticos em sinais de vídeo. Para isso avaliou-se a degradação da taxa de erro de pacotes em função de parâmetros da camada física. Essa análise foi feita para uma propagação do sinal de vídeo pela Rede KyaTera, seguida de uma conversão de comprimentos de onda totalmente óptica. Os resultados experimentais permitiram concluir que sinais convertidos, separados do sinal original por até 1,5 THz, sofrem uma penalidade média de potência de 2,1 dB. Este fato indica que para cada conversão que o sinal sofrer o seu alcance será reduzido em aproximadamente 10 km (admitindo-se uma atenuação de 0,2 dB/km nas fibras da rede). Concluiu-se também que a presença do conversor de comprimentos de onda na rede implica em uma penalidade de 16 dB. Este fato torna a conversão de comprimentos de onda uma opção viável para os casos nos quais o sinal não convertido tenha de ser propagado por uma distância superior a 80 km. Os resultados obtidos indicam que existe uma forte correlação entre a taxa de erro de pacotes da transmissão do sinal de vídeo e a degradação da razão sinal-ruído óptica imposta pelo referido conversor. Não foi encontrada nenhuma referência na literatura de qualquer trabalho que fizesse uma caracterização desta maneira. Adicionalmente também foram realizados experimentos para emular a degradação de sinais de vídeo transmitidos por enlaces com uma cascata de amplificadores ópticos. Os resultados deste experimento indicam que a taxa de erro de pacotes está relacionada não apenas com a razão sinal-ruído óptica, mas também com a potência do sinal no receptor.
2022
Teles, Victor Ishizuca
Organização da informação no centro de documentação da RAC : o orçamento participativo no Correio Popular
Este estudo analisa a organização da informação e os mecanismos de busca do Centro de Documentação Jornalística (Cedoc) da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC) em Campinas. Analisa também se o Cedoc pode ser um instrumento para perpetuar as características de manipulação e de persuasão da empresa jornalística. Por meio de observação indireta, a pesquisa analisou o funcionamento do Cedoc da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), grupo empresarial que publica o jornal Correio Popular, em Campinas, interior de São Paulo. Também foram analisados os textos recuperados no Centro de Documentação publicados no Correio Popular entre 2001 e 2004 sobre o programa Orçamento Participativo, implantado pela Prefeitura de Campinas. O estudo foi feito com base na análise retórica e nos padrões de manipulação da imprensa descritos por Abramo. O Centro de Documentação é um espaço onde ocorre um processo comunicacional, pois tem como características a retroalimentação da informação e a capacidade de tornar perene a produção jornalística, que é efêmera. O estudo identifica problemas para a recuperação da informação no Cedoc, provocada pela utilização de vários e insuficientes métodos de tratamento dos documentos. O trabalho também demonstra que o Cedoc reforça a atuação da imprensa enquanto aparelho privado de hegemonia , conforme apontado por Gramsci.
2022
Garcia, Wanderley Florencio
Ciência da informação e publicidade produção e uso da informação
Esta pesquisa tem como propósito a análise do briefing como um instrumento de informação e o publicitário como agente mediador da informação na medida em que usa a linguagem publicitária para obter do receptor-consumidor conhecimento dos benefícios, explícitos ou implícitos, da aquisição de um produto ou serviço. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental apoiada em conceitos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, numa abordagem qualitativa. A pesquisa parte do pressuposto de que a publicidade, a pretexto de comunicar a presença de produtos e serviços, utiliza o repertório pré- existente no imaginário dos destinatários para construir conhecimentos que vão além da existência dos bens anunciados. Nessa perspectiva, os estudos revelaram que o briefing representa um instrumento informativo apto para produzir e alimentar o discurso com base em códigos híbridos próprios da publicidade, base do processo de criação, visto que produz informações que fomentam a produção de sentido.
2022
Manjaterra, Renata Maria Zamboni
Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da Educação Matemática, na formação do professor de Matemática. Tem por objetivo apresentar aos docentes da educação básica e ensino superior as possíveis relações entre a Educação Matemática e a teoria de Paulo Freire, e obter subsídios para discutir sua formação, seja inicial ou continuada. Apresentou-se um breve relato bibliográfico de Paulo Freire, e idéias sobre sua teoria e sobre a Educação Matemática, buscando levantar pontos comuns entre elas. Utilizou-se a História Oral como abordagem metodológica por considerar propícia à busca de novos elementos para a análise pretendida. A entrevista temática possibilitou o levantamento de algumas categorias que mostram o quanto a teoria de Paulo Freire pode contribuir para a formação do professor de Matemática. A pesquisa aponta convergências entre o referencial teórico, relacionado à teoria de Paulo Freire e à Educação Matemática, e a História Oral, visto que, de forma geral, ambos têm como foco o oprimido, e instiga outros caminhos a serem explorados na obra de Paulo Freire que podem contribuir para a Educação Matemática e para a formação do professor de Matemática.
2022
Forner, Régis
As mídias sociais na propagação da mensagem religiosa: um estudo de caso sobre o fenômeno Fábio de Melo
As mídias sociais transformaram a forma como a sociedade está se comunicando. Mais do que isso, é uma revolução que modifica o comportamento das pessoas e das instituições, inclusive das igrejas. A sociedade contemporânea está vivendo uma cultura midiática, em que os tablets, smartphones e computadores passaram a ser essenciais para se viver em sociedade. Diante desse cenário, há uma exposição gradativa de quem utiliza desses recursos para ser visto, ser conhecido ou até ser reconhecido. É uma oportunidade para muitos se pronunciarem, opinarem, debaterem e até criticarem. A rede é democrática, é livre, é fácil de se utilizar, não tem custos. Com ela surgem as celebridades, os mais seguidos e os mais amados. Padre Fábio de Melo, aproveitou desse recurso cultural-midiático para conquistar uma legião de admiradores. Aos poucos conquistou mais de 10 milhões de seguidores, quer sejam católicos, quer sejam não católicos, quer sejam religiosos ou não religiosos. A forma como ele se comunica pelas mídias digitais será utilizada para o entendimento desse fenômeno Fábio de Melo.
2022
Altieri, Cristina Micaroni Hilkner
Missões, colégios e aldeamentos jesuíticos no Brasil Colônia: ocupação territorial das Capitanias do Sul (1549-1759)
Em 1549, logo após a aprovação da Companhia de Jesus em Roma, o P. Manuel da Nóbrega partiu de Lisboa na armada de Tomé de Souza juntamente de cinco companheiros para conduzir as Missões Portuguesas do Ocidente. Em 1553, após formar as primeiras missões brasileiras na Baía de Todos os Santos, onde primeiramente aportou, seguiu em direção à Capitania de São Vicente onde percorreu o litoral sul do Brasil colonial. Em seguida, subindo a Serra do Mar, Nóbrega liderou a fundação da Aldeia de Piratininga e nela implantou o Colégio de São Paulo possibilitando o início das entradas para o interior do continente. As implantações destes colégios por vezes deram origem a núcleos urbanos, como nos casos das Vilas de São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, que se tornaram posteriormente centros de irradiação da expansão colonial formando redes de pequenas localidades. Os pátios e terreiros associados a esses colégios, bem como as igrejas jesuíticas e os aldeamentos destinados à redução indígena formavam os conjuntos arquitetônicos dos aldeamentos enquanto a organização do espaço das residências visava dar suporte à evangelização e a introdução do índio ao sistema de vida português. Este trabalho tem como propósito analisar a atuação da Companhia de Jesus perante os propósitos dos colonizadores portugueses durante o século XVI até primeira metade do século XVIII, antes da política pombalina de expulsão, e a lógica de expansão nas Capitanias ao sul do território brasileiro no período colonial, concentrando o olhar na expansão territorial realizada a partir da influência do Colégio de São Paulo, sendo a Vila de São José dos Campos no Vale do Paraíba e a Fazenda de Botucatu no oeste da Capitania, os dois últimos redutos da presença jesuítica no território do período colonial. Para tal, nos apoiaremos na historiografia e na análise de cartas jesuíticas, além de estudos sobre os fluxos e expansão dos assentamentos tendo como base as cartografias antiga e contemporânea, demonstrando a presença dos jesuítas no território em questão.
2022
Rinaldi, Renan Amauri Guaranha
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas.
2022
Lobo, Clever Eduardo Zuin
Escola Pública e Relações Étnico-Raciais: o papel da Psicologia
Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
2022
Feldmann, Mariana
Um mundo hackeado, espaços de conflitos, projetos em disputa
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Almeida, Priscila Tavares Gavião de
“As Travessuras do Amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Faria, Ana Paula
Ação e informação em centros culturais : um estudo sobre o Instituto Tomie Ohtake
O objetivo desta pesquisa foi discutir os aspectos que envolvem a disseminação da informação realizada por centros culturais. Para tanto, se buscou compreender como ocorre a disseminação da informação por meio dos centros culturais, em especial aqueles pertencentes a instituições privadas. Tal pesquisa buscou avaliar as políticas culturais desse modelo de instituições, priorizando o contexto estabelecido, em decorrência do modelo assumido pelo governo federal a partir de finais dos anos 1980, com o surgimento das leis de incentivo à cultura. As discussões encerradas nesta dissertação visaram demonstrar a compreensão do modelo informacional e funcional desses equipamentos, sendo que para tanto, procurou-se avaliar as políticas e práticas culturais, bem como o papel desempenhado pelos mesmos. Para tanto, como objeto de estudo representativo de um universo maior e mais abrangente, a instituição estabelecida para esta pesquisa foi o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Assim, buscou-se estabelecer seu histórico e perfil de atuação, além de sua estrutura; discorreu-se descritivamente sobre os aspectos que dizem respeito às características gerais das informações propagadas pela instituição, sua política e ações culturais, como também, buscou-se articular as relações entre as políticas culturais estabelecidas pelos gestores da instituição dentro do contexto político e sociocultural atual. Alguns dos resultados alcançados apontaram para a insuficiência do poder público em atender à demanda cultural, o que abre espaço de legitimidade para a presença de tais instituições, mas ao mesmo tempo, demonstra a inoperância da gestão pública enquanto formuladora de políticas mais efetivas para a área.
2022
Nascimento, Flavio Martins e
Um olhar sobre o cuidador de pacientes oncológicos em cuidados paliativos
O objetivo geral desta pesquisa foi averiguar como o cuidador principal de pacientes oncológicos, inseridos em Cuidados Paliativos, vivencia o seu ato de cuidar e a iminência da perda de um ente querido, avaliando como isto afeta o seu nível de stress emocional. Os participantes da pesquisa foram 10 cuidadores, familiares, com idade entre 31 e 73 anos, sendo 80% da amostra do sexo feminino. Os pacientes oncológicos, acompanhados pelos referidos cuidadores, eram atendidos em um hospital do interior de São Paulo. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos (ISSL). A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa. Para o ISSL, as respostas foram avaliadas de acordo com as tabelas e normas do seu manual, e para as respostas ao roteiro de entrevista foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados revelaram que 100% dos respondentes apresentavam stress, sendo que 60% deles se encontravam na fase de quase-exaustão e 40% na fase de resistência. Verificou-se que o ato de cuidar é vivenciado pelos cuidadores como gerador de mudanças tanto na rotina diária quanto nas relações interpessoais familiares, que criam dificuldades, necessidades e crescimento durante a fase de terminalidade da vida do paciente. Viver a iminência da morte de um ente querido pelos cuidadores desenvolveu uma gama de sentimentos, tais como medo, desespero, impotência; o pensar sobre a própria finitude e a evitação do pensar sobre a morte. É importante ressaltar que, apesar da amostra reduzida do estudo, os resultados são compatíveis aos de outras pesquisas, e vêm reforçar a necessidade de elaboração de intervenções específicas, efetivas e contínuas junto ao cuidador principal de pacientes fora de possibilidade de cura, para a promoção da sua saúde, melhora da qualidade de vida e elaboração das possíveis perdas e separações.
2022
Guimarães, Claudiane Aparecida
AUCÁRIA - O Redescobrimento do Folclore Brasileiro na Juventude Através das Mídias Digitais
Existe muita desinformação e obscurantismo quando se fala sobre o folclore brasileiro, suas infinitas abordagens e riqueza são vistos, geralmente, de forma subestimada, na qual seu valor intrínseco é resumido em breves contos ou atividades simplórias, dos quais resultam no pouco interesse por parte do público joven e adulto. Esse trabalho, portanto, visa elucidar essa visão reducionista através de percepções e conceitos de estudiosos sobre cultura, comunicação, psicologia e antropologia de modo a articulá-los com ações projetuais voltadas ao ramo do design digital, seguindo as metodologias de Design Thinking e da centrada na experiência do usuário de Jesse James Garrett, com o intuito de recuperar o interesse do público juvenil pela sua própria cultura, desfrutando de um produto que seja atrativo, prazeroso e que consequentemente culmine em uma valorização e redescoberta do folclore brasileiro.
2021
Carvalho, Pedro Cruz de Pereira, Vitor Hugo do Nascimento Fernandes, William
Algoritmo genético com chaves aleatórias tendenciosas aplicado a otimização para gerenciamento do carregamento de veículos elétricos em ambientes empresariais
A inserção dos veículos elétricos na rede pode causar sobrecarga no sistema elétrico. O aumento da demanda contratada pode garantir o carregamento sem inferir em penalizações no contrato de energia de empresas, estabelecimentos comerciais ou residências, porém agrega maiores custos na conta de energia e pode causar sobrecargas no sistema elétrico. Desta forma, uma alternativa para manter o contrato atual da empresa ou estabelecimento e não ocorrer sobrecargas no sistema elétrico é o gerenciamento do carregamento dos veículos elétricos. A partir de um sistema central é possível gerenciar as cargas dos pontos de carregamento e monitorar o carregamento dos veículos. Considerando isto, foi desenvolvido um algoritmo de otimização para gerenciamento do carregamento de veículos elétricos visando-se a diminuição do custo. Devido os métodos exatos de solução de problemas buscarem a solução ótima e requererem altos recursos computacionais optou-se por utilizar de uma metaheurística em que busca uma solução adequada em menor tempo computacional. A metaheurística utilizada foi o BRKGA (Biased Random-Key Genetic Algorithm) e a partir de uma API (Application Programming Interface) do BRKGA aplicada ao Problema do Caixeiro Viajante foi desenvolvido o algoritmo para o problema de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos. Considerando-se um cenário de simulação de um ambiente empresarial com 4 e 12 veículos em condições iniciais distintas procurou-se analisar o desempenho do algoritmo em gerenciar o carregamento dos veículos em um tempo limite de carregamento de 6 horas respeitando-se a demanda contratada da empresa. O algoritmo desenvolvido obteve sucesso no gerenciamento do carregamento dos veículos em todos os casos simulados respeitando-se o tempo limite de carregamento e a demanda contratada pela empresa.
2021
Romão, Bruno
Vínculo aluno-professor na atualidade: um estudo psicológico com universitários
Este trabalho objetivou investigar a qualidade dos vínculos aluno-professor na atualidade, a partir de um Grupo de Reflexão de estudantes universitários. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática do pesquisador como docente e em sua observância da interferência dos vínculos como geradores de identificações, escolhas pessoais e profissionais dos alunos, ou seja, os fenômenos psíquicos que permeiam esta relação e as interferências na vida do aluno. Os participantes são estudantes de uma faculdades no interior do Estado de São Paulo, do segundo ano do curso de graduação em Pedagogia, cuja idade varia de 20 à 40 anos. Para desenvolvimento do estudo foi utilizada a técnica dos Grupos de Reflexão e o referencial teórico da Psicologia Psicodinâmica e das Psicoterapias de Grupo com base Analítica. Foi realizada análise qualitativa que revelou os fenômenos psíquicos que permeiam o vínculo aluno-professor. Os participantes fizeram uma busca ao passado nas suas primeiras relações com os pais e primeiros professores, para compreenderem as relações estabelecidas com os professores na atualidade. A vivência em grupo possibilitou a expressão e elaboração da forma que se estabelecem os vínculos pelo olhar e compreensão dos alunos. Mostraram que com tantas mudanças no campo da comunicação e das relações, há um lugar em que o professor é colocado no mundo psíquico dos alunos que determina os vínculos no presente.
2022
Miranda, Angela Martines
Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE): o estado da arte da produção científica brasileira (2000-2013)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
2022
Franco, Karla Oliveira
Jaguaribara: a cidade submersa, história de uma cidade planejada no sertão do Ceará
Cerca de 51 milhões de brasileiros vivem no Nordeste enfrentando períodos críticos de estiagem e enchentes. Na tentativa de minimizar as mazelas causadas pelas irregularidades pluviométricas, o Governo Federal lançou recursos para a implantação de programas que viabilizassem a formação de estoque estratégico de água por meios de barramentos e açudagem. O reservatório do Castanhão, no Ceará, faz parte dessa estratégia e surgiu no ano de 1995 tendo como grande impacto o desaparecimento da cidade de Jaguaribara, situada a 283 km de Fortaleza. Entre ameaças, resistência, insegurança, aceitação dinâmica e chegada à nova terra, a população é relocada para um outro sítio, dando origem ao novo município, que recebeu o nome de Nova Jaguaribara, inaugurada no ano de 2001. A cidade nasce marcada pela história do povo sertanejo, uma trajetória castigada por conta da seca e das disputas pelo poder que a água representa neste espaço que determina a conjuntura do sertão brasileiro.
2022
Perote, Lícia Tereza Rodrigues