RCAAP Repository

Estabilização de Solo Laterítico Utilizando Resíduo de Cana de Açúcar (cinza)

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

Year

2022

Creators

Lima, Ricardo Paganelli de

Análise comparativa das tendências teóricas sobre o Ensino Jurídico no Brasil de 2004 a 2014

A presente pesquisa teve como o objeto o Ensino Jurídico. Em relação ao objetivo geral importa a discussão do Estado da Arte no Ensino Jurídico, com a finalidade de identificar suas tendências teóricas, dessarte, a pergunta que deu essência à dissertação pôde ser, pois, formulada: com base na pesquisa do tipo Estado da Arte, como pensar a análise comparativa das tendências teóricas sobre o Ensino Jurídico no Brasil de 2004 a 2014? Sendo assim, foram objetivos específicos da pesquisa a análise da base teórica de teses e dissertações publicadas nos últimos 10 anos as quais discutem o Ensino Jurídico. Desta feita, foram identificados e mapeados seus teóricos, apreciadas suas obras e relacionadas entre si. O método de pesquisa, então, foi o da revisão bibliográfica das pesquisas de Pós-Graduação delimitadas pelo Estado da Arte e das obras que lhe deram baldrame teórico. Especificamente ainda sobre o método, não obsta ressaltar que as teses e dissertações foram pesquisadas por meio do banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, por meio de descritores que representaram a melhor busca relacionada ao Ensino Jurídico, quais sejam, Educação Jurídica, Ensino Jurídico, Curso de Direito, Ensino do Direito e, por fim, Ensino de Direito. Ademais, estabelecido o resultado das teses e dissertações relativo ao tema e ao período proposto, o método seguiu por meio da análise qualitativa de suas referências, de forma a identificar quais autores têm sido mais utilizados nas mesmas pesquisas. Outrossim, em relação ao referencial teórico da dissertação, pode-se dizer que está relacionada com os próprios autores resultantes da análise do Estado da Arte, sendo eles: Horácio Wanderlei Rodrigues, Luis Alberto Warat, José Eduardo Faria, Eduardo Carlos Bianca Bittar e Roberto Lyra Filho. Em relação à estrutura da dissertação, foi possível afirmar que ela se dividiu em três capítulos, quais sejam, inicialmente a tratar da questão do Estado da Arte, pela apresentação de seu conceito, além do detalhamento do método de pesquisa e também da análise geral do resultado; na sequência, as obras relacionadas foram categorizadas em dois grupos distintos de autores, quais sejam, aqueles que não se relacionavam com o Ensino Jurídico e aqueles que tinham relação direta com ele; por fim, o último capítulo apresentou de forma ainda mais específica os principais autores da Categoria do Ensino Jurídico, bem como suas obras, ainda neste capítulo, foi realizada uma relação entre os autores mais referenciados nas pesquisas, na tentativa de encontrar elementos que sustentem sua influência à discussão do Ensino Jurídico.

Year

2022

Creators

Adaid, Felipe Alves Pereira

Evidências de validade do questionário de relacionamento central (CRQ) com universitários

O Questionário de Relacionamento Central - CRQ é um instrumento de auto-relato desenvolvido para diagnosticar relacionamento amoroso conflituoso, segundo três componentes: Desejo (D), Resposta do Outro (RO) e Resposta do Eu (RE). Tem como referencial teórico o Tema Central de Relacionamento Conflituoso (CCRT), que permite uma avaliação clínica dos padrões recorren-tes de conflito interpessoal. O estudo teve como objetivo obter evidências de validade do CRQ, junto a universitários. A amostra ficou composta por 509 es-tudantes (M = 24,75%, F= 73,28%), de três estados brasileiro, de diversos cursos e idades variando entre 17 e 59 anos. O CRQ é composto por 101 i-tens, sendo 20 para o componente Desejo, 40 para Resposta do Outro e 38 para Resposta do Eu. As respostas são dadas em escala Likert, variando en-tre 1 (Nunca ocorreu) e 7 pontos. (Sempre Ocorre). Antecedendo os itens, seis questões permitem identificar algumas características do relacionamento, tais como: grau de proximidade, intimidade, figura de autoridade, importância, quanto foi agradável nos melhores momentos e difícil nos piores momentos do relacionamento. A coleta de dados foi coletiva em sala de aula. Em relação às seis questões que identificam as características do relacionamento a com-paração das médias por meio de testes t e ANOVA, além de análises de cor-respondência que permitiram identificar algumas diferenças entre homens e mulheres. Em relação aos itens do CRQ, a análise de consistência revelou coeficientes alfa altos: D=0,87,RO=0,83, RE=0,82. A análise fatorial apontou para solução de três fatores, em que o primeiro fator ficou representado por itens do componente RE, o segundo por itens do componente D e o terceiro fator ficou constituído por itens dos três fatores originais. Uma interpretação teórica para este fator sugere que ele se refere ao Controle no Relacionamen-to (CR). A versão em português do CRQ ficou constituída por 20 itens de RE, 19 de D e 15 de CR. Pesquisas com amostras de outros estratos da popula-ção e de outras regiões do pais são indicadas.

Trajetória escolar de Letícia: uma adolescente com síndrome de Down

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a trajetória escolar de Letícia, uma adolescente com síndrome de Down regularmente matriculada no ensino fundamental séries iniciais, de uma escola regular, particular, situada na Região Metropolitana de Campinas. A fundamentação teórica está baseada na perspectiva histórico-cultural. Esta visão contraria as concepções tradicionais de deficiência mental e apóia-se, especialmente, nas contribuições de Vygotsky, que construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com a cultura. Como procedimento metodológico utilizei observação participante, registro de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Realizei entrevistas semi-estruturadas com Letícia, com seus pais e com profissionais e professores que atuam na escola em que Letícia estuda atualmente. Fiz observações na escola, durante o 2º semestre de 2007, nos meses de agosto a dezembro. Também realizei análise documental: desde o projeto pedagógico da escola, plano escolar, regimento escolar, material didático, atividades acadêmicas e avaliações realizadas pela aluna. Os resultados finais revelam que o fator biológico síndrome de Down não se constitui como determinante para a exclusão de trajetórias escolares. Faz-se necessário, também, à efetivação de políticas públicas voltadas à formação de professores; acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e efetiva participação e mobilização social das pessoas com síndrome de Down.

Sustentabilidade nos cursos de graduação em ciências contábeis do estado de São Paulo: uma análise a partir de projetos pedagógicos

O conceito de sustentabilidade foi sendo construído a partir da tomada de consciência dos problemas ambientais, crises econômicas e desigualdades sociais. Por ser inter e transdisciplinar este é afetado por diferentes abordagens sociais e econômicas. A contabilidade, em sua missão particular de elaborar e processar dados econômicos/financeiros passa cada vez mais a se relacionar com ações de planejamento, geração e comunicação de informações sobre sustentabilidade. Este cenário indica a necessidade de adequação dos processos educacionais em prol da consciência sustentável do profissional de contabilidade. As Instituições de Ensino Superior (IES) assumem uma posição de responsabilidade pela aderência, disseminação e prática de ações sustentáveis juntos aos estudantes dos cursos de graduação. O presente estudo tem como objetivo analisar o ensino de sustentabilidade nos cursos em Ciências Contábeis situados no estado de São Paulo e classificados na Faixa 4 do Conceito Preliminar do Curso (CPC) de 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A metodologia adotada se classifica como de natureza descritiva, documental, com abordagem qualitativa para análise de dados. A pesquisa se desenvolve por meio do levantamento documental de palavras-chave relacionadas à sustentabilidade em projetos pedagógicos de cursos em Ciências Contábeis classificados na faixa 4 do estado de São Paulo. As IES pesquisadas incluíram a temática de sustentabilidade em seu projeto pedagógico, sendo que metade dos PPC foram classificados com nível de engajamento “forte”. Estes resultados indicam que já há um nível razoável de maturação deste conceito entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis no estado de São Paulo. Porém, ainda há muito espaço para a presença da sustentabilidade se expandir no ambiente contábil, seja pelas demandas mercadológicas, sociais ou normativas. Portanto, para a formação apropriada de contabilistas, torna-se necessário que as IES mantenham um contínuo compromisso de atualização e incremento da sustentabilidade em seus Projetos Pedagógicos de Curso.

Atenuação de sinal de rádio frequência por diferentes materiais em ambiente indoor

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CAMPINAS

Year

2022

Creators

Richter, Ernesto Henrique

Educação e formação humana: desafios para a promoção da autonomia discente

A temática dessa dissertação de mestrado é a questão da autonomia discente, pensada na dimensão da emancipação intelectual dos educandos, como característica fundamental para o bom desenvolvimento das atividades educacionais, bem como para a formação de cidadãos ativos. Pensamos essa temática na perspectiva do método filosófico, elaborado a partir de revisão bibliográfica, sob o prisma da filosofia da educação. A pergunta que orientou nossa investigação foi: quais os desafios para a promoção da autonomia discente? Para responder a essa questão, partimos da investigação do conceito de autonomia discente nas concepções educacionais clássicas, a saber: na Antiguidade, a Paideia socrático-platônica e, na Idade Moderna, a concepção Iluminista, nas perspectivas de Rousseau e de Kant e a pedagogia democrático-progressista de Dewey. Em seguida procuramos traçar, de forma longitudinal, um panorama da educação no território brasileiro, a fim de encontrarmos também alguma preocupação com a questão da autonomia discente, partindo do período Colonial alcançando os primeiros anos da República, com a difusão dos ideais da Escola Nova. Por fim, desenvolvemos uma reflexão mais direta sobre os desafios para a promoção da autonomia discente, procurando, com isso, responder à nossa questão inicial. Encontramos, nesse sentido, um desafio que envolve a discussão do que seria uma boa educação, abrangendo a questão da qualidade, da liberdade e da formação para cidadania, bem como, outro desafio na discussão sobre a atuação dos principais elementos do processo educativo, o professor e o aluno, a respeito das suas atribuições e responsabilidades. Nessa direção, percebemos a necessidade do envolvimento ativo e produtivo do educando nos processos de aprendizagem e, destacamos a sua responsabilidade individual para a construção do conhecimento.

Infelizes para sempre: a experiência emocional decorrente do divórcio litigioso

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Mesquita, Marina Anhaia Mello Magalhães do Amaral

A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas

O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual o impacto deste documento na prática pedagógica do arte-educador e quais as relações de sua utilização com a formação superior destes professores. Para isso fez-se uma apresentação das principais teorias de ensino da arte vigentes na atualidade e posterior análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte para o Ciclo II a partir dessas teorias, onde buscou-se obter possíveis confluências e oposições conceituais. Coletaram-se opiniões de arteeducadores sobre as relações entre sua formação superior e a aplicação dos Parâmetros na sala de aula. Os resultados apontam que o documento se embasa principalmente na teoria conhecida como Proposta Triangular. No entanto sofre influências de outras teorias de ensino de arte, algumas complementares e outras até incompatíveis, comprometendo seu entendimento. As respostas dos professores participantes sugerem que estes consideram as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais distantes da realidade da sala de aula e de difícil aplicação, principalmente por falta de infra-estrutura nas escolas estaduais. Também apontam falhas em relação à sua formação superior, principalmente no que concerne à preparação para transpor as teorias de ensino de arte para a prática. Diante disso, conclui-se que há necessidade de reformulações nos cursos de licenciatura em arte, principalmente no sentido de se promover uma integração entre as disciplinas destinadas à formação do artista e as que se destinam à formação do professor, de estimular a iniciação à pesquisa e de promover um amplo conhecimento da epistemologia do ensino da arte de forma crítica e comparativa, para que o profissional possa dispor de subsídios para se posicionar frente a tais teorias, optando conscientemente por uma delas e aos objetivos a que se propõe. Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, sugere-se que sua implementação venha acompanhada dos recursos adequados e necessários para efetiva realização de suas propostas, embora cônscios de que na realidade, nenhuma padronização do ensino da arte possa garantir, por si só, a qualidade do ensino.

Year

2022

Creators

Fisch, Carolina Betioli Ribeiro

Um estudo sobre as referências de Winnicott aos fenômenos psicossomáticos

Essa pesquisa objetivou explicitar a compreensão que Winnicott teve dos problemas psicossomáticos, principalmente em relação à gênese, dinâmica e possibilidade de tratamento, contribuindo para o desenvolvimento de sua teoria psicossomática. Procurou-se reunir, organizar e classificar diversos casos e vinhetas clínicas, dispersos na obra de Winnicott, nos quais há referência aos sintomas psicossomáticos. A análise dos dados se deu a partir da relação desses com a teoria winnicottiana. A partir das noções de Integração psiquesoma e Personalização, Winnicott considera que o distúrbio psicossomático verdadeiro está relacionado com falhas em processos primitivos do desenvolvimento, e ressalta que o fenômeno que comumente é chamado de distúrbio psicossomático refere-se apenas às vinculações entre o corpo e o psiquismo. Além disso, Winnicott afirma que, muitas vezes, as manifestações físicas advindas de dificuldades psicoemocionais são fenômenos naturais que fazem parte da vida e do processo de amadurecimento. Dessa forma, foram propostas as seguintes classificações para os casos e vinhetas clínicas: Falso distúrbio psicossomático versus Verdadeiro distúrbio psicossomático , com o intuito de diferenciar o fenômeno que corriqueiramente é chamado de distúrbio psicossomático, mas que apenas indica a íntima relação entre psique e soma, do distúrbio psicossomático verdadeiro, na concepção winnicottiana, e as subcategorias Reação natural versus Sintoma patológico , dentro da categoria Falso distúrbio psicossomático , que indica que algumas manifestações físicas devem ser caracterizadas apenas como modos de se reagir às dificuldades inerentes à vida, enquanto que outras indicam a presença de alguma psicopatologia, ainda que não se caracterize como um distúrbio psicossomático verdadeiro. A gênese, a dinâmica e a forma de se tratar um problema psicossomático depende da categoria na qual ele se enquadre. Ao sistematizar e analisar esse material apresentado por Winnicott procurou-se contribuir para o aprofundamento de sua teoria e para a resolução do problema empírico-clínico dos fenômenos psicossomáticos.

Year

2022

Creators

Faria, Cláudia Mezzarano

Direito Educacional em cursos de Direito de Campinas: o que pensam os discentes e coordenadores

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Villanova, Camilla de Caprio

Do ciclista ao cicloativismo: a praça do ciclista e o uso da bicicleta na cidade de São Paulo

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Year

2022

Creators

Silva Junior, Reinaldo Ricarte da

Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância

Este estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada.

Estilos de criar em líderes organizacionais

A liderança e a criatividade vêm despertando atenção crescente de diversos pesquisadores nas últimas décadas considerando a importância daquelas para as empresas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi verificar o estilo de pensar e criar em líderes e não-líderes organizacionais, bem como comparar se existem diferenças significativas nos estilos de pensar e criar entre profissionais que exercem ou não liderança e entre o gênero dos líderes. A amostra foi composta por setenta e seis participantes, sendo metade de líderes e o restante de subordinados, todos da área administrativa e operacional convidados pelos Recursos Humanos de duas empresas particulares e de uma empresa estatal da região de Campinas que participaram, voluntariamente, da pesquisa. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Estilos de Pensar e Criar e o Inventário de Percepção de Criatividade e Liderança que foram respondidos, individualmente, pelos participantes. A escala é do tipo Likert, composta por 100 itens sobre a área cognitiva, afetiva e social que foram denominados como sete fatores: Confiança Motivadora, Inconformismo Inovador, Sensibilidade Interna e Externa, Fluência Flexível e Original, Investimento Intuitivo, Síntese Humorística, Tolerância Parcial e Ousadia Intuitiva. O inventário é constituído de três questões abertas onde os participantes atribuíram nove adjetivos que caracterizassem o líder, a pessoa criativa e a semelhança entre eles. Foi feita a Análise de Variância Univariada para comparar cada fator de estilo da escala entre líderes e não-lideres. Quanto ao inventário, foi realizada a Análise de Conteúdo e após, o Qui-quadrado. Os resultados indicaram que houve diferenças significativas (p<0,01) entre líderes e não-líderes nos fatores Inconformismo Inovador, Investimento Intuitivo e Ousadia Intuitiva. Os líderes do sexo feminino apresentaram diferença significativa (p<0,01) em relação aos homens apenas no fator Sensibilidade Interna e Externa. Além disso, os adjetivos honesto, compreensivo, objetivo, criativo, flexível e seguro caracterizaram o líder. Conclui-se que é possível identificar líderes e não-líderes criativos através do seu estilo de pensar

Year

2022

Creators

Mundim, Maria Célia Bruno

A desconexão contemporânea da práxis da arquitetura e do urbanismo no Brasil

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Year

2022

Creators

Linardi, Fabricio de Francisco

A pandemia do COVID-19 no Brasil e seus reflexos na economia compartilhada

Este projeto aborda as plataformas de economia compartilhada Uber, Airbnb e iFood com o intuito de verificar a relação entre tecnologia, força de trabalho e as suas ligações durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Este trabalho busca colocar um olhar nestas empresas para além da superfície do sucesso, pois se faz necessário que outros aspectos sejam apresentados, nem sempre tão positivos, das relações sociais estabelecidas entre empresas e sujeitos, usuários e parceiros. O objetivo é investigar o modelo de economia compartilhada, compreender as suas conexões, efeitos, e postura durante a pandemia, de forma a apontar os vínculos entre as partes que se colocam como "colaborativas". Observamos, ainda, a precarização e o afrouxamento das leis trabalhistas nas economias compartilhadas no Brasil durante esse período. Busca, por fim, analisar a postura das empresas de economia compartilhada, considerando soluções não só para o enfrentamento da crise de seus negócios, mas também nas alterações da vida cotidiana de seus parceiros.