Repositório RCAAP
AÇÕES DE DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR EM PROCESSOS DE ADOÇÃO NO RIO DE JANEIRO: VALORES MORAIS E PRÁTICAS LEGAIS.
O objetivo do artigo é compreender como são conduzidas as “ações de destituição de poder familiar” (DPF) de crianças e jovens em processo de adoção. Interessa também analisar como são julgados esses processos quando as “genitoras” cumprem pena privativa de liberdade em instituições prisionais. Propomos análise comparativa em ações cujas mães de nascimento não são privadas de liberdade, buscando apreender se há alguma especificidade nas situações que envolvam mulheres presas e sua prole. Almejamos entender, a partir da análise de quarenta e nove processos, quais são os valores e saberes produzidos pela equipe técnica das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (psicólogos e assistentes sociais) em seus pareceres técnicos para convencer juízes sobre a viabilidade de uma DPF. Com o intuito de materializar esses objetivos, acreditamos que, apesar de haver variação de conteúdos nos “autos” coletados, a análise de três dessas ações nos possibilita inferir como diferentes práticas de justiça em âmbito da Infância e da Juventude estão organizadas. Acreditamos que há uma estreita relação entre pressupostos morais familiares, suportados nas relações de gêneros, assim como em concepções sobre garantias de direitos e em visões científicas sobre a pessoa nas práticas de justiça em questão.
PARTICIPAÇÃO E PLANEJAMENTO NO SUS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS PLANOS NACIONAIS DE SAÚDE
O presente texto tem como objetivo apreender as referências ideopolíticas em relação aos espaços de participação no SUS. Se trata de um estudo bibliográfico e documental por meio dos Planos Nacionais de Saúde de 2004 a 2023, principal instrumento de gestão do sistema público no país. A participação na gestão e no planejamento do SUS não é apenas um processo jurídico-institucional, mas tem o objetivo, desde a o Movimento da Reforma Sanitária, recuperar a dívida histórica de autoritarismo e falta de participação popular na administração pública do país. Por isso, a participação na política de saúde emergiu com um radical sentido democrático-popular e ao longo dos 30 anos do SUS acompanha diversas tendências teórico-políticas. Este estudo evidencia que as referências aos espaços de participação nos Planos Nacionais de Saúde, reproduzem o requisito legal da participação no SUS e a progressiva perda do sentido da radicalidade democrática que o estruturou. As diretrizes até 2016 propunham em grande medida um fortalecimento genérico da participação no SUS, para contemplar segmentos historicamente excluídos, melhorar a infraestrutura dos colegiados e realizar capacitações. Por fim, o Plano Nacional de Saúde de 2020 a 2023 aponta para um apagamento da palavra e do sentido participação, reproduzindo apenas as referências legais do Conselho.
CULTURA E MEMÓRIA EM PERSPECTIVA: REFLEXÕES SOBRE OS ACERVOS HISTÓRICO-CULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados preliminares do projeto de pesquisa Memória Pública e Memória Cultural: um estudo histórico comunicacional, no que diz respeito à problemática do registro, conservação e acesso aos acervos histórico-culturais no município de São Borja-RS. Em sua primeira fase a pesquisa buscou realizar análises em Atos, decretos e leis ordinárias municipais relacionadas às políticas culturais do município. Posteriormente, diante da dificuldade de acesso aos materiais, descaso e evidente falta de conservação arquivística ampliou-se o escopo da pesquisa para a conservação da memória, especificamente da memória pública e cultural. O estudo fundamenta-se teoricamente na abordagem da Semiótica cultural (LOTMAN, 1998) e desenvolve-se metodologicamente a partir de pesquisa exploratória de campo, entrevistas exploratórias e pesquisa bibliográfica com base em dados primários e secundários. Apresentam-se aqui os resultados preliminares referentes ao levantamento inicial sobre os acervos histórico-culturais existentes no município de São Borja, bem como as possibilidades e limitações para a sua preservação.
2021
Conceição dos Santos, Larissa Pereira Machado, Anna Clara Amorim, Catarina Maria
Imagens de si, do outro e da cidade: uma experiência educomunicativa com educandos no interior gaúcho
Este texto tem por objetivo apresentar o relato de experiência de uma prática educomunicativa com educandos no município de Nova Boa Vista, interior do estado do Rio Grande do Sul. A prática teve por objetivo sensibilizar o olhar dos sujeitos a partir de imagens sobre si, das pessoas do contexto escolar e da cidade. Acreditamos que o uso das tecnologias, em especial do smartphone, podem suscitar práticas educativas que transformem a percepção do uso das tecnologias no âmbito escolar.
2020
Signor, Patrícia Tondo, Rômulo Oliveira Schumacher, Jacson Dreyer
PROGRAMA ANÁLISE CRÍTICA DE PRODUTOS MIDIÁTICOS UFRGS/COMUNIDADE
O Programa Análise Crítica de Produtos Midiáticos UFRGS/Comunidade, existente há 7 anos, objetiva construir com estudantes, professores e comunidade um processo de análise crítica de produtos midiáticos, refletindo sobre gramáticas, enquadramentos, representações midiáticas e suas relações com a construção da realidade social. Com três eixos de atuação, o Programa conta com oficinas em escolas públicas para alunos do ensino médio, minicursos para professores e palestras sobre estudos de comunicação abertas à comunidade em geral.
2020
Baldissera, Rudimar Vinhola, Bruno Garcia Rossato, Jean Felipe Dutra, Isadora Porn
Dados Editoriais
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Dados Editoriais
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NARRATIVAS SOBRE ATENÇÃO PSICOLÓGICA E HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO
Este estudo discorre sobre Grupo e o Plantão Psicológico como possibilidade de promoção à saúde da gestante. Para tal, buscou compreender a vivência das gestantes assistidas durante o pré-natal pelo Grupo Psicoeducativo centrado na gestante e Plantão Psicológico. É um estudo experiencial de natureza qualitativa, caracterizado como psicológico fenomenológico. Participaram desta pesquisa cinco mulheres grávidas que experienciaram atenção psicológica mediante encontros grupais e plantão psicológico. Todos os encontros em grupo foram filmados, os Plantões gravados, posteriormente transcritos e compreendidos fenomenologicamente, discutidas as vivências e sentidos das experiências das gestantes a luz da Abordagem Centrada na Pessoa. Os resultados apontaram a vivência do grupo como uma atenção e cuidado importantes para o momento do parto, espaço de troca de experiência e rede de apoio. O plantão se configurou com espaço que oportuniza o cuidado com a mulher para além das questões gestacionais, fomentando o mergulho nas questões subjetivas e reorganização. Palavras-chave: Narrativas; Gestantes; Grupo; Plantão psicológico; Abordagem centrada na pessoa.
2021
Abreu, Cíntia Souza de Magalhães, Fernanda Cândido Delmondes, Pâmela Thais
PSICOLOGIA ESCOLAR E NARRATIVAS: EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE
Este artigo tem como objetivo apresentar o grupo de trabalho (GT) “Diretrizes de apoio à permanência de estudantes na Universidade de Brasília”, coordenado por psicólogas escolares, e mostrar possibilidades de atuação da Psicologia Escolar na universidade, reflexões dessa área a partir das narrativas apresentadas pelos membros desse grupo, e os resultados proporcionados por esse trabalho. O GT, criado em 2017 na Universidade de Brasília, era composto por docentes, técnicos administrativos e discentes da universidade e foi designado para analisar as políticas de permanência, os instrumentos legais e os fluxos de trabalho existentes para a garantia dos direitos dos alunos de graduação em situação de vulnerabilidade acadêmica. Manteve encontros quinzenais ao longo de um ano e meio e se configurou como um grupo de trabalho intersetorial e multiprofissional. Para o desenvolvimento deste artigo, nos apoiamos, entre outros, no trabalho de Hannah Arendt (2011), que nos mostra a ligação existente entre natalidade, educação e narrativas e como o diálogo com o passado pode proporcionar novos diálogos e novas práticas para o mundo. Assim, acreditamos no potencial das narrativas como ferramenta de trabalho, em contribuir para a formação e construção da identidade institucional e para mudanças culturais importantes na instituição, além de proporcionar integração e rede entre os serviços da universidade. Palavras-chave: Psicologia Escolar; Narrativas; Grupo de trabalho; Identidade profissional; Universidade de Brasília.
2021
Nóbrega, Juliana Regina Avelar da Rosa, Glenda Matias de Oliveira Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
A NARRATIVA DE VIDA NOS ESTUDOS DE GÊNERO: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E IDENTIDADE
As narrativas de vida têm sido vistas como um método privilegiado para os estudos de gênero. Por meio do relato do vivido, as mulheres, antes meros objeto de estudos, têm espaço agora para narrar, com um lugar de fala que lhes é próprio. A fim de tratar do significado do ser mulher no contexto atual, é necessário enfatizar o caráter histórico de várias características e atribuições que são tidas como naturais da mulher. Esse desenrolar histórico não pode ser dissociado do aprofundamento e consolidação do capitalismo, que se funda na divisão sexual do trabalho. Neste estudo, nosso objetivo é investigar o significado do ser mulher associado à divisão sexual do trabalho, do modo como este é construído em uma narrativa de vida. Esta pesquisa foi realizada com uma aluna de um curso técnico do Instituto Federal de Brasília, que também era mãe e trabalhadora. Foi realizada uma entrevista individual com a intenção de que a participante narrasse sua história de vida. A entrevista foi transcrita e foi realizada uma análise interpretativa da narrativa. Na fala da participante, fica claro como está submetida, desde criança, à rígida divisão sexual do trabalho, que baseia uma construção identitária. Trabalhar e buscar uma formação profissional são fatores que podem reafirmar ou transgredir essas construções. Palavras-chave: Narrativa; Gênero; Divisão sexual do trabalho; Educação profissional.
2021
Pedroza, Regina Lúcia Sucupira Alves, Cândida Beatriz
“PONER EL CUERPO”. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE MAESTRAS SOBRE SU FORMACIÓN Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS
Desde la psicología cultural se entiende que la narrativa constituye un modo de dar sentido a la experiencia vivida y que a través de ella se construyen dos panoramas de forma simultánea. En este trabajo se estudiaron las narrativas autobiográficas de maestros, con especial atención a los relatos que dan cuenta de la corporalidad docente construida durante la formación y puesta en acto en sus modos actuales de enseñar. Se realizó un estudio cualitativo con entrevistas, observaciones participantes y grupos focales. Participaron once maestras de primer ciclo de educación primaria, de la provincia de Entre Ríos, Argentina. Los relatos fueron analizados mediante análisis temáticos. Los principales temas encontrados se refirieron a los espacios formativos y la escisión cuerpo-mente y el cuerpo en la práctica docente como espacio del vínculo social y afectivo con los estudiantes. Los resultados indican que existe una escasa conceptualización de lo corporal en la dimensión de la actuación educativa, y que aparecen algunas reflexiones en relación a lo corporal y su valor educativo como espacio para las emociones y los vínculos. Palabras-claves: Narrativa autobiográfica; Corporalidad; Formación de maestros; Prácticas pedagógicas; Confinamiento.
2021
González, María Fernanda Miotto, Patricia
INTERAÇÕES EM PESQUISA: A ÉTICA DA PESQUISA E A PESQUISA ÉTICA COM NARRATIVAS DE VIDA
O presente artigo tem por objetivo discutir acerca das narrativas como uma possibilidade de trazer para primeiro plano questões éticas e políticas de construção do conhecimento científico. Para tanto, o artigo se divide em três partes. Na primeira, aprofundamos na discussão sobre a ética da pesquisa em humanidades, tendo como base o compromisso ético-político da pesquisa. Em seguida, apresentamos a narrativa como uma possibilidade de pesquisa, destacando-a como uma forma de investigação da realidade que possibilita a escuta de sujeitos socialmente silenciados e invisibilizados na nossa sociedade. Para encerrar, apresentamos nossas considerações finais, enfatizando as possibilidades que as narrativas apresentam à Psicologia. Palavras-chave: Narrativas; Ética; Pesquisa; Psicologia.
2021
Lima, Priscilla Melo Ribeiro de Santos, Lívia Gomes dos
FILME COMO MEDIADOR: NARRATIVAS, DIALOGISMO E POSICIONAMENTO ÉTICO
Este artigo apresenta e discute o uso do cinema, mais especificamente do filme, como mediador nas interações dialógicas e desencadear de posicionamentos éticos entre um grupo de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Os dados apresentados emergiram no decorrer de uma pesquisa que tinha como intuito analisar como as atividades artísticas se relacionam com o desencadear de posicionamentos éticos. Para a construção desta pesquisa, de cunho qualitativo, o objetivo foi analisar as identificações de oito crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos com os posicionamentos dos personagens do filme tendo como foco a mediação do filme “Sing – quem canta seus males espanta”. O encontro configurado como roda de conversa foi videogravado e as análises realizadas numa perspectiva temática dialógica. A análise revela processos dialógicos que perpassaram acontecimentos do filme, dando sentido e significado a situações cotidianas experienciadas pelos participantes da pesquisa, favorecendo posicionamentos éticos. Palavras-chave: Cinema; Narrativas; Dialogia; Posicionamento ético.
2021
Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira
NARRATIVAS NAS DINÂMICAS DE POSICIONAMENTO E IDENTIDADE EM TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS EM TRANSIÇÃO
Este artigo tem por objetivo analisar narrativas nas dinâmicas de produções de posicionamento e de identidade em atualizações de trajetórias profissionais. Foi realizado o recorte de 2 estudos sobre trajetória profissional em transição. Para a produção dos dados, em ambos os estudos, optamos pelo uso de multimétodos, havendo aproximação de campo com a Teoria Fundamentada. Realizamos recortes dos dados a fim de escolhermos apenas 1 participante de cada estudo. Os recortes produziram documento único, no qual aplicamos a análise dialógica temática. A narrativa permitiu identificar a dinâmica existente entre as identidades em processos de posicionamentos por meio do jogo de aproximação e distanciamento dos atos de identificação, a qual chamamos de irisação identitária. Os resultados sugerem que: a) o sistema de valores é a força motriz que atualiza os significados, é o que permite o arranjo e rearranjo das ações em busca da vivência do equilíbrio subjetivo entre lazer e trabalho, deslocando o sentido orientador das trajetórias das participantes do profissional para o pessoal (profissional-pessoal); e, b)Durante a trajetória profissional, houve situações que promoveram a atualização da carreira, gerando repercussões e reverberando em pontos de mudança e novos significados. Palavras-chave: Narrativa; Posicionamento; Identidade; Valores; Trajetória profissional.
2021
Forcione, Thaís Lanutti Neves, Flávia Silva Prata, Danilo Nogueira
Dados Editoriais
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Avaliação histológica do processo de reparação da superfície articular de coelhos
O processo de reparação da superfície articular foi avaliado microscopicamente em uma falha osteocondral produzida no sulco troclear esquerdo de 12 coelhos adultos. Observou-se preenchimento inicial com tecido de granulação, com diferenciação tecidual em cartilagem hialina e reposição parcial do osso subcondral excisado sete semanas após a cirurgia. Houve formação de fendas entre o tecido de reparação e o tecido ósseo adjacente, sempre em áreas onde não ocorreu remodelação óssea. Nos animais em que o fundo e as laterais da falha osteocondral eram constituídos por osso subcondral compacto, contendo poucos vasos sangüíneos, não foi observada remodelação óssea e o tecido de reparação que preenchia a falha não foi integrado ao tecido ósseo adjacente. Os resultados evidenciam a importância da remoção completa do osso subcondral compacto nos procedimentos cirúrgicos em superfícies articulares, possibilitando melhor afluxo sangüíneo a partir do osso esponjoso subjacente e, conseqüentemente, melhor remodelação óssea e integração do tecido de reparação ao fundo da falha.
2000
Souza,Tayse Domingues de Del Carlo,Ricardo Junqueira Viloria,Marlene Isabel Vargas
Ramos do arco aórtico de bubalinos
Os ramos do arco aórtico (Arcus aortae) em bubalinos foram investigados neste trabalho. Assim, foram dissecadas as artérias oriundas desse arco previamente injetadas com solução corada de látex Neoprene 650â (Du Pont do Brasil S.A.) em 20 fetos dessa espécie, machos e fêmeas com idades entre 4 e 8 meses de gestação. Em 80% dos casos, observou-se que o tronco braquiocefálico (Truncus brachiocephalicus) emite a artéria subclávia (Arteria subclavia) esquerda, artérias carótidas comuns (Arteria carotis communis) esquerda e direita, sem caracterizar tronco bicarotídeo (Truncus bicaroticus), e a artéria subclávia direita. As artérias subclávias direita e esquerda originam em comum o tronco costocervical (Truncus costocervicalis), a artéria cervical superficial (Arteria cervicalis superficialis), artérias axilares (Arteria axillaris) e artéria torácica interna (Arteria thoracica interna). Em 20% dos casos, o tronco braquiocefálico origina a artéria subclávia esquerda em comum ao tronco costocervical esquerdo; em seguida, emite a artéria carótida comum esquerda e termina trifurcando-se em artéria carótida comum direita, artéria subclávia direita e tronco costocervical direito, sendo que as artérias subclávias direita e esquerda têm origem comum com as artérias cervical superficial, axilar e torácica interna, com a presença do tronco bicarotídeo, característico dos bovinos.
2000
Cortellini,Leandro Marcel Fernandes Machado,Márcia Rita Fernandes Oliveira,Fabrício Singaretti de Miglino,Maria Angélica Artoni,Silvana Martinez Baraldi
Humoral immune response in cattle experimentally infested with larvae of Dermatobia Hominis
Six bovines were infested with 60 first instar larvae of Dermatobia hominis. The animals were bleed weekly, and their antibodies levels to D. hominis L1, L2 and L3 instars measured during the time, following the infestation course. The antisera were submitted to a titration against optimal dilutions of antigen coated wells of microplates, previously sensitized with L1, L2 and L3 preparations, respectively. The ELISA assay was used to test single dilutions of antisera, which results were comparatively analyzed with a control of not infested animals. Antibodies against L1 were detected between the first and 21st day post-infestation (DPI) and, from the 42nd DPI on. Anti-L2 antibodies, could be detected on the 21st DPI and from the 35th DPI until approximately the 49th DPI, when it was observed a decreasing of antibodies titration equivalent to the control group. No antibodies were detected against the L3 instar-antigens. Antibodies levels against L1 showed absorbance higher than 1.500 O.D. at 492nm in the ELISA assay, when compared to the 0.096 O.D. observed to the negative animals. High anti-L2 antibodies were also detected on the 21st DPI, where two animals showed O.D. of 0.450 and 0.900 at 492nm, with a cut-off estimated on 0.110 O.D. It was also demonstrated a rising of anti-L2 antibodies in the same four animals, which presented antibodies response against L1 instar. The obtained results, with an estimated prevalence of 50%, were comparatively evaluated, taking the double diffusion immunoassay precipitation test as a standard, and showed a concordance of 98%. The association between infestation and presence of specific antibodies was also discussed.
2000
Barbosa,Celso Guimarães Sanavria,Argemiro Freire,Ronald Bastos
Transmissão transovariana de Babesia bovis em Boophilus microplus: obtenção de cepa de carrapato livre de Babesia spp.
O presente trabalho objetivou o estudo de parte do ciclo da Babesia bovis no seu hospedeiro invertebrado, o carrapato Boophilus microplus. Analisou-se a capacidade de infeccção e transmissão transovariana de B. bovis em partenóginas de B. microplus, alimentadas em bovinos portadores e enfermos por esse protozoário. No 18º dia após a infestação, coletaram-se partenóginas diretamente do corpo dos bovinos e teleóginas após o desprendimento natural, a partir do 21º dia. Todos os grupos foram incubados a 27ºC e umidade relativa superior a 70%. No 5º dia após o início da postura, realizou-se o exame de hemolinfa a fim de diagnosticar a infecção dos ínstares por B. bovis. A ausência de infecção detectada no exame de hemolinfa foi confirmada posteriormente com o teste biológico, revelando que partenóginas não transmitem B. bovis transovarianamente. Esses resultados oferecem uma técnica simplificada para a obtenção de cepas de carrapatos livres de B. bovis.
2000
Santos,Tânia Regina Bettin dos Gonzales,João Carlos Chies,Jocelei Maria Farias,Nara Amélia da Rosa